sábado, 23 de janeiro de 2021

O PT NO RN AINDA MAIS FORTALECIDO >> Fátima Bezerra perde um secretário, ganha um deputado e celebra: “mais uma vitória da democracia"

Na equação da política potiguar reformulada pela Justiça Eleitoral, a governadora Fátima Bezerra vai perder um secretário de Estado, mas em compensação ganhará um deputado a mais na bancada federal.

Sai o bolsonarista Beto Rosado (Progressista) e entra Fernando Mineiro (PT), atual secretário especial de Gestão e Projetos e terceiro deputado mais votado nas eleições de 2018 que tomará posse assim que o TRE publicar o acórdão da decisão e refizer a contagem dos votos, agora sem computar os 8.990 votos de Kériclis Alves Ribeiro, que teve o registro da candidatura indeferido.

Assim como a militância petista, Fátima não esperou a publicação do acórdão e já começou a celebrar a mudança nas redes sociais. Para a governadora do Estado, “o Rio Grande do Norte recebe de volta um deputado sério, dedicado e comprometido”, disse.

Parlamentares do PT também comemoraram vitória de Mineiro na Justiça

Os dois parlamentares do PT da bancada federal também comemoraram a vitória de Mineiro no Tribunal Regional Eleitoral. A deputada Natália Bonavides, que terá a companhia do colega de partido, disse no twitter que a Justiça foi feita após dois anos:

– Após 2 anos a justiça finalmente foi feita! Será muito bom ter você na Câmara Federal. A luta da classe trabalhadora do RN ganhará um importante reforço nesses tempos tão difíceis. Seguiremos no enfrentamento ao bolsonarismo e construindo o impeachment!”, disse.

O senador Jean Paul Prates também foi na mesma linha:

– Foi feita a Justiça! A devolução do mandato de  @mineiroptrn é uma vitória para o povo potiguar e um grande ato de retidão da Justiça Eleitoral do RN. Ficamos muito felizes com o resultado do julgamento e agora teremos mais uma voz que grita pelo povo na Câmara Federal. Parabéns!”, afirmou.

A presidenta municipal do PT, a vereadora Divaneide Basílio definiu a vitória como “felicidade sem tamanho”:

– Uma vitória da Justiça que deve devolver o mandato de deputado federal de @mineiroptrn, ratificado nas urnas por mais de 98mil potiguares. Sou felicidade sem tamanho”, disse.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/fatima-bezerra-perde-um-secretario-ganha-um-deputado-e-celebra-o-federal-ta-on-em-mais-uma-vitoria-da-democracia/

EDUCAÇÃO >> Governo do Rio Grande do Norte convoca 726 novos professores

A edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE) traz a convocação de 726 novos professores para os quadros da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (Seec). Foram convocados 709 professores temporários, 14 professores efetivos e 3 especialistas em educação. Os novos educadores atuarão nas quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. 

A convocação cumpre com a promessa firmada pelo Governo do RN ao final de 2020, de renovação dos quadros efetivos e temporários da rede estadual de educação. Na época, 593 efetivos foram nomeados. 

Os professores temporários substituirão educadores afastados por motivo de licença médica, licença para estudo e nos casos em que o professor titular assume função de direção, deixando a vaga em sala de aula. Esses profissionais farão parte do processo de retomada das aulas presenciais, que está previsto para ser iniciado a partir do dia 1º de fevereiro. 

A lista completa pode ser consultada no DOE, onde também constam as informações sobre documentos e exames de saúde necessários à admissão no quadro de servidores estaduais. Para acessar a publicação com a convocação clique aqui.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Governo do Estado sanciona leis para melhorias na saúde, agricultura e direitos humanos

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (21) traz uma série de leis sancionadas pela governadora Fátima Bezerra que vão ampliar benefícios para o povo do Rio Grande do Norte. As publicações autorizadas pela chefe do Executivo tratam de vários projetos apresentados por deputados estaduais ao longo desta legislatura, tratando de áreas como saúde, agricultura, direitos humanos e cultura.

Entre as novas leis está a que assegura aos portadores de diabetes que vivam no RN um atendimento prioritário em toda rede de saúde, seja pública ou privada. A lei nº 10.846, que entra em vigor agora, é fruto de uma proposta do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira.

No âmbito das políticas públicas para os trabalhadores do campo, o Governo sanciona nesta quinta a Política Estadual de Sementes de Cultivares e Mudas Crioulas do RN, proposta pela deputada Isolda Dantas. A medida, que ainda necessita de um decreto governamental para regulamentar sua implementação, soma-se aos esforços da gestão estadual, que promove o programa de distribuição de sementes crioulas, com mais de 100 toneladas a serem disponibilizadas para os pequenos agricultores do estado.

Também propostas da deputada Isolda Dantas, a Política Estadual de Convivência com o Semiárido e o Sistema Estadual de Convivência com o Semiárido tornaram-se lei a partir dessa publicação no DOE.

A nova legislação vai cooperar com o trabalho coordenado do Governo, envolvendo diversas secretarias e órgãos de Estado, para levar melhorias aos moradores do semiárido potiguar, com ações nas áreas hídrica, de infraestrutura, de educação, entre outras. Tanto a política como o sistema estadual de convivência com o semiárido também necessitam de decreto regulamentador.

E na área hídrica, uma nova lei, esta fruto de proposição do deputado Francisco do PT aponta para a instalação de “sistema de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais em edificações e empreendimentos do Poder Público do Estado do Rio Grande do Norte”.

SOCIAL

O deputado Francisco do PT tem outra lei inclusa nas sanções publicadas no Diário Oficial. A lei nº 10.844 passa a proibir o corte em vésperas de feriados, feriados, sextas-feiras e finais de semana do fornecimento de água, energia elétrica, gás canalizado e telefone dos potiguares que estejam inadimplentes.

Seguindo na área social, o pacote de sanções traz uma lei oriunda de ideia apresentada pelo parlamentar Kleber Rodrigues. A legislação pontua sobre a emissão de certidões de registro civil em braile para pessoas com deficiência visual no RN.

Por fim, o Governo passa a ter, a partir de proposta aprovada da deputada Isolda Dantas, o seu Conselho Estadual de Políticas Públicas de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, envolvendo poder público e sociedade civil. A medida segue a política de proteção das minorias reforçada pelo poder público estadual desde 2019, instituindo a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

CULTURA

A partir desta quinta-feira, uma das mais antigas manifestações populares de Natal e do RN passa a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado: a feira livre do bairro do Alecrim, que completou 100 anos em 2020. A proposta sancionada pela Governadora Fátima Bezerra foi apresentada ao Legislativo pelo deputado Ubaldo Fernandes.

Outro reconhecimento cultural importante é a instituição do município de Brejinho, no Agreste Potiguar, como a “Terra da Farinha” no RN, seguindo proposta oriunda do deputado Kleber Rodrigues.

Finalizando a lista de sanções, o DOE traz a criação de duas datas comemorativas: o Dia Estadual do Profissional da Fiscalização Agropecuária, proposta de Isolda Dantas, e o Dia Estadual do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro - Dia do Oficial R-2, proposição do deputado Coronel Azevedo, a ser celebrado no dia 4 de novembro.

Fonte: https://defato.com/estado/93716/governo-sanciona-leis-para-melhorias-na-sade-agricultura-e-direitos-humanos

LITERATURA >> Conheça os livros mais vendidos no Brasil em 2020

O livro mais vendido no Brasil em 2020 foi Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho. Com esse título publicado em novembro de 2018 e que fechou 2019 na terceira posição do ranking, Thiago Nigro, criador do canal Primo Rico, desbancou Mark Manson – A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, do americano, ficou no topo durante dois anos consecutivos -, e confirmou o bom desempenho durante os primeiros meses da quarentena. 

Há menos autoajuda (pessoal ou financeira) entre os 15 livros mais vendidos de 2020 do que tinha em 2019 – foram 9 agora e 13 antes (os outros dois eram títulos infantis de Luccas Neto). Se em 2019 nenhuma ficção chegou à lista, agora temos dois de George Orwell às vésperas do domínio público – A Revolução dos Bichos, em 7º lugar, e 1984, em 10º -, e Sol da Meia-Noite, de Stephenie Meyer, em 14º. O livro de Meyer, aliás, que resgata os personagens e o universo de sua saga best-seller Crepúsculo, foi o único publicado em 2020 a entrar no ranking dos mais vendidos. 

Outras duas novidades, em não ficção: Pequeno Manual Antirracista, obra de Djamila Ribeiro lançada em 2019, ficou em 12º, e Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, livro de Yuval Noah Harari que chegou às livrarias brasileiras em 2015, voltou à lista, na última colocação. 

Entre os autores best-sellers, apenas quatro são mulheres (eram duas em 2019): Clarissa Pinkola Estes, Carol S. Dweck, Djamila Ribeiro e Stephenie Meyer. 

O grupo Companhia das Letras tem mais títulos na lista – 5, contando os selos Objetiva e Companhia das Letras. HarperCollins Brasil e Intrínseca aparecem com dois livros cada uma. 

Os livros mais vendidos de 2020 

Do Mil ao Milhão, de Thiago Nigro (HarperCollins Brasil) 

A Sutil Arte de Ligar O F*da-Se, de Mark Manson (Intrínseca) 

Mulheres que Correm Com Os Lobos, de Clarissa Pinkola Estes (Rocco) 

Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill (Citadel) 

O Milagre da Manhã, de Hal Elrod (Best Seller) 

Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker (Sextante) 

A Revolução dos Bichos, de George Orwell (Companhia das Letras) 

O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason (HarperCollins Brasil) 

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg (Objetiva) 

1984, de George Orwell (Companhia das Letras) 

Mindset, de Carol S. Dweck (Objetiva) 

Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro (Companhia das Letras) 

Pai Rico, Pai Pobre (Edição de 20 Anos Atualizada e Ampliada), de Robert Kiyosaki (Alta Books) 

Sol da Meia-Noite, de Stephenie Meyer (Intrínseca) 

Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (L&PM

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

FISCALIZAÇÃO >> MPRN recomenda que Prefeituras controlem despesas com combustíveis em Angicos, Afonso Bezerra e Fernando Pedroza

Municípios devem seguir normativas e fiscalizar, além de desautorizar pagamento nos casos de descumprimento de documentos exigidos por lei

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação sobre despesas com combustíveis para os Municípios de Angicos, Afonso Bezerra e Fernando Pedroza. O objetivo é que o fornecimento do insumo seja devidamente fiscalizado, assim como todo o processo de distribuição obedeça à legislação pertinente.
 
Para isso, o MPRN orienta que cada Município designe servidor efetivo (ou uma equipe) para recebimento de combustíveis e lubrificantes fornecidos à Prefeitura. Estes encarregados não podem ser os mesmos que já atuam na contratação e negociação de preços e de aditivos com o fornecedor.

Os Municípios devem determinar aos fiscais de contrato de fornecimento de combustíveis que obedeçam ao disposto na legislação financeira, em especial: à necessidade de recebimento provisório e definitivo dos combustíveis e lubrificantes fornecidos; ao que dispõe a lei sobre os processos de pagamento e de liquidação de despesas; e à necessidade de exigir o registro da placa do veículo abastecido e a quilometragem no cupom fiscal de abastecimento e em todos os documentos referentes ao fornecimento, juntando, ao final do mês, todos esses documentos no respectivo processo de pagamento.

Quando essas disposições não forem cumpridas, o MPRN recomenda que os Municípios não autorizem o pagamento de despesas.

A recomendação ministerial também é direcionada aos controladores municipais de Angicos, Afonso Bezerra e Fernando Pedroza para que efetivamente fiscalizem as disposições normativas mencionadas e que não autorizem o pagamento de despesas que descumpram tais normas.

Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.

COMUNICADO >> IDIARN emite comunicado sobre a 2ª etapa da campanha para declaração do rebanho

Devido a pandemia do novo coronavírus, o atendimento do IDIARN está sendo realizado até às 13 horas.


Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ATENÇÃO VOCÊ QUE NÃO CONCLUIU O ENSINO BÁSICO >> Inscrições para o Encceja 2020 terminam no dia 22 de janeiro

No dia 22 de janeiro encerram as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. 

O exame é formado por quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo 30 questões de múltipla escolha cada uma e uma redação. 

A aplicação das provas está marcada para o dia 25 de abril de 2021 

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. Essas pessoas precisam ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. 

Além disso, estão liberados os resultados dos inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso.

CARTÃO VIRTUAL DE VACINAÇÃO >> Mais de 300 mil pessoas já se inscreveram na plataforma RN + Vacina. Inscreva no link abaixo

Até as 12h30 desta terça (19), 316.320 já tinham se inscrito na plataforma RN + Vacina. O sistema foi criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/ UFRN) em parceria com o Governo do Estado, para fazer o monitoramento das doses das vacinas contra covid-19 que chegam ao Rio Grande do Norte.

Cada pessoa que se inscreve no sistema cria um cartão virtual de vacinação e é avisado através de notificações sempre que estiver na época de se vacinar. O sistema também permite rastrear as vacinas desde a chegada à Central Estadual de Rede de Frio do estado até a aplicação na sala de vacina, o que permite maior controle do estoque e evita o desperdício.

O cadastramento é voluntário e não obrigatório, porém é importante para direcionar as ações da Secretaria Estadual de saúde Pública (Sesap) quanto à vacinação no RN. As 82.440 doses que chegaram ao Rio Grande do Norte nesta terça, serão aplicadas em 39.259 pessoas, que receberão a primeira dose e a segunda, 28 dias depois. No total serão utilizadas 78.518 doses, sendo o restante reservado a uma margem de 5% de segurança, necessária por causa dos desperdícios.

Para se cadastrar na plataforma RN + Vacina clique aqui.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/mais-de-300-mil-pessoas-ja-se-inscreveram-na-plataforma-rn-vacina/

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

A LUTA DE LUTO >> O RN perde Olavo Ataíde, um dos grandes militantes pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna

Faleceu ontem, o ex-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Olavo Ataíde.

Olavo lutava contra um câncer no estômago e na manhã de ontem, sofreu uma parada cardíaca, não resistindo e chegando a óbito.

Militante histórico do partido, Olavo foi presidente do partido, assessor da então deputada federal e senadora, hoje governadora Fátima Bezerra. Atualmente Olavo era assessor parlamentar do deputado estadual Francisco do PT.

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores - PT no município de Lajes/RN vem externar sua tristeza e saudade com a partida desse grande companheiro. Ele que sempre foi uma das figuras bastante presente na construção partidária e na luta junto aos movimento sociais e sindicais. 

Descanse em paz companheiro! 

Olavo, Presente! 👏👏👏✊✊✊

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

VIVA A CIÊNCIA, VIVA A VACINA! >> Mais uma vez o coiso (Bolsonaro), teve que engolir a seco o besteirol que costuma arrotar para seu gado!


Ele, que por inúmeras vez relinchou que não iria de forma nenhuma adotar a vacina Coronavac, para distribuição no Brasil. Em sua arrogância, ignorância e estupidez, deu os piores exemplos de comportamento durante a pandemia, fez deboche ideológico ao chamar a Coronavac de vacina da China, afirmou várias vezes que ela não tinha a eficácia necessária, demitiu dois ministros da saúde por concordarem com a ciência com relação a gravidade da COVID-19 e mais recentemente obrigou (seu fantoche militar) o atual ministro da saúde a também afirmar que o governo federal não ira comprar a Coronavac. Mas ainda bem que a Terra é redonda e gira!
E ainda bem que mais uma vez, o bom senso, a ciência e a racionalidade prevaleceram e derrubaram esses posicionamentos retrógrados desse troço minúsculo que tem o apelido de presidente!
Para finalizar,
VIVA A CIÊNCIA!
FORA BOLSONARO!

Por Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Lajes/RN

COOPERAÇÃO HUMANITÁRIA >> Venezuela envia 130 mil litros de oxigênio e brigada com 107 médicos a Manaus. O povo brasileiro agradece!

A Venezuela confirmou o enviou de oito caminhões carregados com aproximadamente 130 mil litros de oxigênio para abastecer os hospitais de Manaus. Os dois primeiros carregamentos chegam neste final de semana na capital do estado Amazonas. 

Além disso, o governo bolivariano formou um contingente com 107 médicos brasileiros e venezuelanos, graduados na Escola Latino-Americana de Medicina Salvador Allende, em Caracas, para ajudar a combater a pandemia no Amazonas. De acordo com o chanceler Jorge Arreaza, os profissionais procuraram o consulado da Venezuela em Boa Vista, propondo a criação da brigada Simón Bolivar.

"Foi um gesto muito bonito, muito bolivariano. Espero que possa ser assumido assim pelo Brasil. Estamos fazendo isso com total desapego, não queremos nada em troca. O que queremos é salvar essas vidas e dar tranquilidade a estas famílias brasileiras", declarou em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato

Segundo o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS), o Amazonas acumula 229 mil casos e 6.123 falecidos pelo vírus sars-cov2 até a última quinta-feira (14). Desde a última quarta-feira (13), foi decretado toque de recolher das 19h às 6h na capital amazonense, para tentar diminuir os contágios. Do outro lado da fronteira, a situação é bastante diferente. A Venezuela possui 118.856 casos, com 95% de taxa de recuperação e 1101 falecidos. O estado Bolívar, divisa com Roraima, registra 3.664 infectados, apenas cinco pacientes permanecem em observação, com 96% dos leitos hospitalares desocupados. 

A situação no lado venezuelano já foi muito mais crítica. No início da pandemia 1.400 pacientes chegaram a permanecer internados, a maioria eram casos importados do Brasil. Para o governador Justo Noguera, a resposta imediata das autoridades foi o segredo para o sucesso na contenção da pandemia. 

"Praticamente enviamos toda a nossa equipe para fazer esse cerco epidemiológico e, junto com a Força Armada Nacional Bolivariana, asseguramos as vias de passagem ilegal, as chamadas "trochas", para impedir que entrasse qualquer vetor. Todas as pousadas e hotéis de Santa Elena de Guairén se transformaram em Postos de Assistência Social Integral (PASI)", afirmou. 

: Venezuela irá vacinar 10 milhões de pessoas em 90 dias, incluindo estrangeiros :: 

A Venezuela será capaz de enviar oxigênio ao Brasil, porque em 2019 conseguiu reativar uma unidade da empresa estatal Siderúrgica do Orinoco (Sidor), na cidade de Puerto Ordaz, estado Bolívar. A unidade separadora de ar IV era responsável por produzir oxigênio, nitrogêneo e ar comprimido para a produção de aço e outros metais derivados. Diante da pandemia, voltou a sua produção de oxigênio para abastecer os hospitais. 

A lotação dos hospitais pelo aumento nos casos de covid fez o número diário de mortos em Manaus bater novos recordes / Arte: Paloma Guimarães Fonte: Semulsp

Apesar da diminuição de 80% do fluxo migratório na fronteira Brasil-Venezuela, o governador venezuelano afirma que a partir deste sábado (16) voltará a instalar seu gabinete na cidade fronteiriça de Santa Elena de Uairén para evitar o aumento de contágios. 

"Hoje vamos outra vez para lá, para estabelecer-nos na fronteira, para novamente cumprir os protocolos de maneira rígida, porque esse novo brote no Brasil pode nos afetar e como governo responsável vamos para lá. À distância não há ação", declarou Noguera.

:: Dias antes da falta de oxigênio em Manaus, bolsonaristas comemoraram fim de lockdown :: 

As articulações foram feitas entre o Estado venezuelano e governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), já que o Governo Federal se negou a aceitar ajuda da Venezuela em mais de uma ocasião e propõe romper completamente as relações diplomáticas. O ministro de Relações Exteriores da Venezuela afirmou que esperam que o governo brasileiro volte a estabelecer uma relação bilateral de respeito com o país vizinho.

"Esperamos que exista alguma reflexão do governo brasileiro para entender a necessidade de ter relações de boa vizinhança. No aspecto político aspiramos ter uma relação de respeito e tolerância às diferenças ideológicas, no entanto pelas condições e características daqueles que governam o Brasil, parece não ser possível", concluiu Arreaza.

O Brasil nunca havia vivido uma escassez de oxigênio. Entre 2020 e 2021, enquanto o governo de Jair Bolsonaro diminuiu os impostos de importação de armas de fogo, aumentou em 14% os impostos para importação de cilindros de ferro e 16% para cilindros de alumínio, utilizados para armazenar gás oxigênio. 

Depois da pressão nacional e internacional, o governo brasileiro anunciou que usaria o avião da força aérea para levar cilindros de oxigênio de campinas, interior de São Paulo, a Manaus.

A aeronave iria partir para Índia, em busca de um novo lote de vacinas, mas teve sua entrada negada no país asiático.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2021/01/17/venezuela-envia-130-mil-litros-de-oxigenio-e-brigada-com-107-medicos-a-manaus

DEMOCRACIA >> Oposição cobra do Congresso reação à tragédia humanitária provocada pelo governo Bolsonaro na pandemia

Os presidentes de 6 partidos de oposição – PT, PDT, PCdoB, PSOL, PSB e Rede – divulgaram neste sábado (16) uma carta aberta aos presidentes da Câmara e do Senado Federal em que enumera 5 ações urgentes a serem apreciadas pelo Congresso como forma de reduzir os efeitos da crise humanitária provocada por uma série de ações tomadas pelo governo Bolsonaro.

A situação dramática de Manaus é citada no documento, bem como os mais de 200 mil mortos de covid-19 em todo o país. Entre as ações, os presidentes das siglas pedem a aprovação da permanência do auxílio-emergencial para as famílias que mais precisam do benefício até período em que a crise sanitária perdurar, sem prejuízo de avaliar a ampliação do Bolsa Família.

O documento é assinado por Gleisi Hoffman (PT), Carlos Lupi (PDT), Luciana Santos (PCdoB), Juliano Medeiros (PSOL), Carlos Siqueira (PSB) e Pedro Ivo Batista e Laís Garcia (Rede)

Abaixo, a carta na integra:

CARTA ABERTA AOS PRESIDENTES DA CÂMARA E DO SENADO

É PRECISO AGIR DIANTE DA TRAGÉDIA QUE ATINGE O BRASIL

O Brasil vive horas dramáticas que exigem respostas urgentes e de extrema responsabilidade, em defesa da vida e do país, por parte dos representantes eleitos desta Nação.

A tragédia humanitária que assistimos em Manaus é consequência direta do desgoverno, do descaso e da conduta criminosa do atual presidente da República e seus ministros. Mas é também um grito de alerta que não pode ser ignorado pelas instituições, especialmente o Congresso Nacional.

Não estamos lidando apenas com o negacionismo, o obscurantismo, a mentira e a manipulação política de uma gravíssima crise sanitária, que marcaram esse triste período desde a chegada da pandemia ao país, há quase um ano.

Estamos lidando agora com suas consequências mais trágicas, diante da certeza cruel de que a situação irá se agravar e se estender a todo o país, caso a irresponsabilidade e a desumanidade não sejam detidas por quem recebeu do povo a delegação para agir, legislar e governar em sua defesa.

A tragédia humanitária de Manaus era previsível e poderia ter sido evitada, assim como eram previsíveis e poderiam ter sido evitadas, em parte muito significativa, as mais de 200 mil mortes que fizeram do Brasil um macabro recordista no cenário mundial da pandemia.

Da mesma forma, é previsível e pode ser evitado um agravamento ainda maior da situação econômica e social do país, devido à recusa do atual governo em manter o auxílio emergencial aprovado pelo Congresso, que tem sido o único meio de sobrevivência de dezenas de milhões de famílias.

Faltou-nos, até este momento, um governo federal minimamente capaz de planejar, organizar e prover o enfrentamento da crise, como era sua obrigação.

Faltou-nos, desde sempre, um presidente da República com senso de seus deveres e o mínimo sentido de solidariedade, empatia e respeito pela vida que caracterizam um ser humano.

No momento em que o presidente da República volta a tentar confundir a opinião pública com novas mentiras, é importante recordar que foi a ação legislativa do Congresso que garantiu medidas como o já mencionado auxílio emergencial, o socorro financeiro aos Estados e Municípios para enfrentar a pandemia, o apoio às empresas para reduzir as demissões e continuar funcionando durante a crise.

Nesta hora gravíssima, o Congresso Nacional está diante da responsabilidade histórica de assumir mais uma vez as responsabilidades que o governo federal recusa e adotar as medidas que a crise impõe.

Em nome da vida e do povo brasileiro, dirigimo-nos aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para que convoquem imediatamente o Congresso Nacional em sessão extraordinária, suspendendo o recesso, com o objetivo de votar, aprovar e fazer valer uma Pauta de Emergência diante da crise nacional.

O Congresso Nacional não só pode como deve votar projetos de lei, emendas constitucionais e decretos legislativos para:

1) Socorrer imediatamente, com recursos federais financeiros, médico-hospitalares, logísticos e de pessoal, as populações de Manaus e outras regiões mais gravemente afetadas pela pandemia;

2) Determinar o planejamento, organização e execução de um plano e de uma campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o território nacional, com a urgência necessária, de forma a cumprir com a devida seriedade ordem neste sentido do Supremo Tribunal Federal; determinar também a realização dos testes recomendados internacionalmente para conhecer o avanço da pandemia entre a população;

3) Aprovar auxílio-emergencial às famílias afetadas pelas consequências econômicas da crise sanitária, enquanto esta perdurar, sem prejuízo de avaliar a ampliação do Bolsa Família;

4) Avaliar as demais medidas de ordem econômica e social necessárias para proteger os trabalhadores, as pequenas e médias empresas e especialmente a população mais pobre nesta crise, revogando medidas que a agravam como é o caso da limitação do BPC;

5) Convocar o Ministro da Saúde e todas as autoridades públicas federais da área de Saúde para que prestem contas de seus desmandos e apresentem a real situação administrativa, financeira e logística, bem como os recursos humanos, técnicos e médico-hospitalares de que dispõem, as informações e dados oficiais sobre a pandemia, os planos e contratos em andamento ou planejados para enfrentamento da crise.

É hora de agir como determina a Constituição e honrar o compromisso do voto. Nem a tragédia do presente nem o julgamento do futuro podem admitir que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal permaneçam em recesso enquanto brasileiros e brasileiras são literalmente sufocados pela omissão do governo e pelo descaso com a vida humana.

Brasília, 16 de janeiro de 2021

Carlos Lupi – PDT

Carlos Siqueira – PSB

Gleisi Hoffmann – PT

Juliano Medeiros – PSOL

Luciana Santos – PCdoB

Pedro Ivo Batista e Laís Garcia – REDE.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/oposicao-cobra-do-congresso-reacao-a-tragedia-humanitaria-provocada-pelo-governo-bolsonaro-na-pandemia/

domingo, 17 de janeiro de 2021

DESASTRE "PRESIDENCIAL" >> Cada um dá o que tem!

 

PARABÉNS GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA >> Estado define estratégias de segurança para a chegada das vacinas no RN

“Estamos prontos”. A frase é da governadora Fátima Bezerra e soma com o esforço da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ao longo dos últimos meses, para a criação de estratégias voltadas para o recebimento e distribuição dos imunobiológicos contra a Covid-19. 

Na manhã deste sábado (16), o secretário de Saúde Cipriano Maia, a secretária adjunta Maura Vanessa Sobreira, a subsecretária de planejamento e gestão Lyane Ramalho, a coordenadora de Vigilância em Saúde Kelly Maia, a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica Alessandra Lucchesi, a direção da Unicat, além da equipe do Corpo de Bombeiros, forças de segurança como a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal e equipe de apoio e logística da Sesap, finalizaram o alinhamento para a chegada e distribuição das vacinas em todo o estado. Na ocasião, houve uma simulação da operação e toda a logística está devidamente pronta com seringas separadas para a distribuição nas regionais de saúde. 

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 900 mil seringas em estoque e mais dois milhões adquiridas e destinadas especificamente à vacinação contra a Covid-19. Sendo que as que o Estado possui em estoque serão usadas na primeira fase da vacinação e o restante nas demais etapas. 

Além disso, o Estado conta com um ultrafreezer, sete câmaras frias de mil litros, 18 câmaras frias de mil litros (três para cada regional); no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais são duas câmaras frias de mil litros, uma câmara fria de 340 a 400 litros, além de 28 Câmaras frias de 340 a 400 litros distribuídas em quatro municípios (quatro em São Gonçalo do Amarante, quatro em Parnamirim, oito em Mossoró e 12 em Natal); possui ainda oito câmaras frias de mil litros: duas para cada município descrito anteriormente. Em parceria com a UFRN, são sete ultrafreezer para armazenamento das vacinas.

Esta semana, o Governo firmou uma parceria com a Cosern Neonergia com a aquisição de 95 refrigeradores científicos a serem distribuídos entre municípios potiguares para armazenamento das vacinas. Além disso, doou dois refrigeradores à Sesap com capacidade de 280 litros e 420 litros respectivamente, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml. A contribuição faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

CAPACITAÇÃO DOS VACINADORES

A Sesap, em parceria com as Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e com o apoio logístico do Município de São Gonçalo do Amarante, produziu uma capacitação inédita aos vacinadores que atuarão nas 711 salas de vacinação espalhadas pelo Estado. 

O objetivo é atualizar esses profissionais de saúde sobre as rotinas, organização, materiais a serem utilizados e, especialmente, a forma correta de aplicação do imunizante. O conteúdo, construído de forma inédita no Brasil, está disponível através do AvaSUS, plataforma que oferece cursos online na área da saúde.

SISTEMA RN MAIS VACINA

O Governo do Rio Grande do Norte desenvolveu, também em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), o sistema RN Mais Vacina que irá monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 em todo o território potiguar. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde. Foram distribuídos mil tabletes para as salas de vacina em todo estado.

Para os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, a Sesap preparou materiais online que utilizados em reuniões agendadas para os Coordenadores da Vigilância Epidemiológica, Coordenadores da Imunização e Secretários Municipais de Saúde. Também serão disponibilizados vídeos tutoriais visando auxiliar o profissional no dia a dia, caso surja alguma dúvida sobre a utilização do sistema.

Fonte:http://www.rn.gov.br/Conteudo.aspTRAN=ITEM&TARG=249105&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA