sábado, 12 de abril de 2014

Secretaria de Mul. de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA - lança projeto para implantação da Educação Ambiental na escolas de Lajes

Coordenador de Meio ambiente, Profº Canindé Rocha e a Secretária Jane Carla fazendo a apresentação do Projeto aos diretores de escolas
A Secretaria de Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lajes, lançou nesta quinta-feira, dia 10 de abril, o projeto Educação Ambiental nas Escolas.

Esse projeto realizará ações socioambientais nas escolas onde os alunos trabalharão e desenvolverão atividades relacionadas a coletas seletivas, reaproveitamento de resíduos sólidos, alimentação alternativa e oficinas relacionadas ao tema do projeto. Esse projeto será realizado uma vez por mês em cada escola no município, o qual terá o seu início no centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI.
 
O projeto tem uma parceria das escolas do município, secretarias municipal, prefeitura, uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Fonte: Leandro Souza

Mais uma vez Rosalba (DEM) não aceitas críticas a seu péssimo governo e discute em evento

SOS Municípios >> Governadora e deputado partem para bate-boca em evento 
Arengueiros precisaram ser contidos durante evento - Marcos Sá Dantas

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) protagonizaram bate-boca público, hoje, na Assembleia Legislativa. Foi durante o evento “SOS Municípios”. Veja foto que ilustra matéria, com ajudante de ordens e outra pessoa puxando Rosalba.

- Peço que o Governo do Estado pague as nossas emendas para beneficiar os municípios do Rio Grande do Norte – Cobrou ele diretamente à governadora, presente na iniciativa provocada pela Federação dos Municípios do RN (FEMURN), com presença até do deputado federal Fábio Faria (PS), presidente em exercício da Câmara Federal.
Rosalba retrucou, pegando outro microfone.

Em vez de dar resposta direta, utilizou artifício de devolver outra cobrança. Pediu aprovação na AL de empréstimo de R$ 850 milhões e outro que tramita na Casa, para que o Governo pudesse liberar as emendas parlamentares solicitadas pelo parlamentar.

O deputado não se conteve. Nelter disse que pagamento das emendas são aprovados juntamente com o Orçamento Geral do Estado (OGE), não precisando ser vinculada a aprovação de nenhuma outra matéria, como argumentou a governadora, falsamente.

Os dois precisaram ser contidos pela turma do “deixa disso”, para que a arenga não desvirtuasse o cerne do debate, que é a penúria financeira dos municípios.
Fonte: Blog de Carlos Santos

MP recomenda a retirada de pocilgas da área urbana de Lajes



MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Promotoria de Justiça da Comarca de Lajes
Rua Ramiro Pereira, Centro
Lajes CEP:59535-000
Telefone/Fax:(84)3532-3578 - mp-lajes@rn.gov.br


Recomendaçãonº0006/2014/PJL-RN


Lajes/RN, 10 de abril de 2014.

                        O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Promotora de Justiça da Comarca de Lajes/RN, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no artigo 129, inciso II da Constituição Federal, no artigo 27, caput e parágrafo único, inciso IV da Lei nº 8.625/93, que instituiu a Lei Orgânica do Ministério Público, no artigo 69, caput e parágrafo único, alínea “d” da Lei Complementar nº 141, de 09.02.96, Lei Orgânica do Ministério Público do Rio do Grande do Norte, e

                        CONSIDERANDO ser função institucional do Ministério Público a proteção dos interesses difusos, entre eles a defesa do meio ambiente, cabendo a este Órgão zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Brasileira, promovendo as medidas necessárias à sua garantia;

                        CONSIDERANDO que o art. 225, caput, da Constituição Federal de 1988, dispõe que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”;

                        CONSIDERANDO que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos”, nos termos do artigo 196, da Constituição Federal de 1988;

                        CONSIDERANDO que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”, conforme preceitua o artigo 225, § 3º, da Carta Magna de 1988 e Leis Federais n. 6.938/81 e 9.605/98;

                   CONSIDERANDO as constantes denúncias encaminhadas a este Órgão Ministerial proveniente da comunidade local, a respeito da criação irregular de porcos em área urbana e residencial, que vem incomodando o sossego e tranquilidade da comunidade, em face dos transtornos dela decorrentes;

                   CONSIDERANDO que o Coordenador da Vigilância Sanitária de Lajes, em reunião nesta Promotoria de Justiça no dia 20 de março de 2014, expos a preocupação com a saúde da população em virtude da existência de diversas pocilgas no centro urbano deste Município, violando todas as normas legais acerca da criação de animais desta natureza;

                        CONSIDERANDO que “somente na zona rural são permitidas a criação de porcos e instalação de chiqueiros ou pocilgas, que devem estar localizadas a distância suficiente da divisa dos terrenos vizinhos e da frente das estradas”, consoante o art. 26 do Decreto nº. 8739, de 13 de outubro de 1983, que regulamentou a Lei Complementar nº. 31, de 24 de novembro de 1982;

                        RESOLVE

                        RECOMENDAR a todos os criadores de porcos do Município de Lajes que desativem as pocilgas localizadas na zona urbana, no prazo máximo de 30 dias, sob pena de serem adotadas as medidas judiciais cabíveis, inclusive no âmbito criminal.

                        Encaminhe-se a presente recomendação para publicação no Diário Oficial do Estado, bem como se encaminhe cópia ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente.

                        Encaminhe-se cópia da recomendação aos veículos de comunicação do município de Lajes para que seja providenciada a sua divulgação.

Lajes/RN, 10 de abril de 2014.


Juliana Alcoforado de Lucena
Promotor de Justiça

Sempre presente >> No ato com prefeitos, Fátima defende federalização do Piso do Magistério e PEC 341


 A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou nesta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa, de ato realizado pela Federação dos Municípios do RN, que faz parte do Dia Nacional de Paralisação dos Municípios pela reivindicação de aumento no repasse do FPM, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 
 
Na ocasião, Fátima Bezerra ressaltou as iniciativas do Governo Federal em atendimento as reivindicações dos prefeitos, defendeu a federalização do Piso Nacional do Magistério e declarou total apoio a PEC 341/2013, que aumenta em mais 2% o repasse da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
 
“Sabemos que a maioria das prefeituras não tem condições de pagar o Piso do Magistério, por isso sou defensora que o Piso seja federalizado, para isso é fundamental a aprovação do novo Plano Nacional de Educação, com 10% do PIB e a destinação dos 75% dos royalties do Pré-Sal para educação”.
 
Fátima Bezerra acrescentou ainda que os prefeitos podem contar com o seu apoio para que a PEC 341/2013, que representa R$ 6,1 bilhões de recursos a mais para os municípios, seja aprovada no Congresso Nacional.
 
A deputada também ressaltou a importância de intensificar a pressão junto ao Supremo Tribunal Federal para que seja consolidada a legislação que trata da redistribuição dos royalties arrecadados com a exploração do petróleo.
 
Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra - PT

Mobilização social >> PT Aprova Resolução Sobre a Reforma Política







Brasília, 11 de abril de 2014


Prezados(as),
 
O Partido dos Trabalhadores elaborou um projeto de iniciativa popular para coletar 1,5 milhão de assinaturas a fim de propor alguns pontos de mudança na nossa política. Já estamos nas ruas com uma campanha nacional em busca do apoio da sociedade. No ano passado para a campanha foram enviados documentos e um formulário para recolhimento de adesão/assinaturas. O intuito era que no processo do PED, pudéssemos ter arrecadado o máximo de assinaturas possíveis. Ocorre que alguns estados e municípios ainda não enviaram para o Diretório Nacional.

Iniciaremos a partir de maio próximo a 2° etapa da Campanha, com o objetivo de envolver toda a sociedade civil e queremos fazer do PT o protagonista da grande e necessária Reforma que certamente, mudará os rumos das eleições em nosso país.
A proposta do PT é Fundamentada basicamente em quatro pilares:
  • FINANCIAMENTO PÚBLICO E EXCLUSIVO DE CAMPANHA;
  • VOTO EM LISTA PRÉ-ORDENADA PARA OS PARLAMENTOS;
  • AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA;
  • ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA;
Para esta nova etapa, iremos percorrer todo o Brasil, construindo o debate com a nossa base social, levando uma nova narrativa ainda mais convicta da precisão desta Reforma. Haverá também um novo material, com mais didática e acessibilidade levando em conta todo o movimento de junho/2013. Em breve nossa campanha estará nas redes, nas caixas de correios e sobretudo nas mentes e corações de quem quer um Brasil sem corrupção.

Desta forma é fundamental, que você identifique em seu município se houve a campanha, se colheram as assinaturas e por fim que nos envie com grande rapidez, pois precisamos concluir esta 1º etapa até 30 de abril.

Solicitamos que faça contato conosco, através do e-mail:reformapolitica@pt.org.br
Os Formulários já preenchidos e assinados deverão ser enviados para a nacional até 30 de abril para o seguinte endereço:
 
DIRETÓRIO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES SCS, Quadra 02, Bloco C, nº 256, Edifício Toufic – 1° ANDAR - Brasília/DF – CEP 70302000

Divulgação >> VT do SINTE/RN mostra quem é o verdadeiro culpado do caos na educação

Um vídeo sobre a falta de estrutura nas escolas públicas do Rio Grande do Norte será divulgado a partir desta quarta-feira (9), e vai até o dia 17 de abril. O VT será veiculado nas emissoras afiliadas da Rede Globo, SBT, Bandeirantes e Rede TV no Estado, durante os intervalos da programação local e em horários nobres da TV Brasileira.

Segundo a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, o objetivo do anúncio na televisão é denunciar o verdadeiro responsável pelos problemas na educação: o governo. "A sociedade precisa saber que não são os trabalhadores em educação os culpados pelos problemas do ensino público. E que a greve é um instrumento de denúncia dessa situação", explica Fátima.

Assista ao vídeo AQUI.

Fonte: site do SINTE/RN

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Avanços tecnológicos mudarão vida humana e trarão novos dilemas éticos, diz cientista


C&T

Cientista venezuelano falou aos senadores sobre as mudanças que a ciência provocará nos próximos 20 anos, como o fim das doenças

Um futuro sem doenças e sem envelhecimento; um mundo sem lixo ou poluição; computadores comandados pelo pensamento e o domínio da inteligência artificial. As previsões são do cientista venezuelano José Luis Cordeiro, convidado da audiência pública sobre as novas fronteiras do conhecimento promovida ontem pela Comissão de Educação (CE).
— Nos próximos 20 anos haverá mais mudanças que nos últimos 2 mil anos. Vamos viver um período incrível da civilização humana — afirmou Cordeiro, professor da Singularity University, uma parceria da Nasa (a agência espacial americana) com o Google, conhecida como universidade do futuro.

A instituição fica no campus da Nasa no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), onde estão as principais empresas de tecnologia do mundo. Entre os temas em debate, se destacam a nanotecnologia, a biotecnologia e a robótica, consideradas as áreas responsáveis pelas descobertas mais recentes e pelos avanços mais importantes nas novas fronteiras do conhecimento humano.

O professor também apresentou o conceito de “singularidade tecnológica”, o momento no qual a inteligência artificial vai alcançar a inteligência humana, estimado entre os anos 2029 e 2045.

Imortalidade
Entre as consequências das inovações, estaria o fim das doenças, do envelhecimento e até da morte. Ele prevê que em cinco anos todas as pessoas poderão, a baixo custo, sequenciar o próprio genoma, descobrir os principais riscos de doenças e evitá-las. A medicina deixará de ser curativa, para ser preventiva.

Nas palavras de Cordeiro, será uma ciência exata, que permitirá ainda o controle do envelhecimento. Em laboratório, os cientistas já conseguem criar ratos que vivem três vezes mais que a sua expectativa de vida normal, que é de um ano e meio. Será possível ao homem viver com qualidade e chegar aos 100 anos com idade biológica de 20 anos. — Será a morte da morte. Envelhecer, assim como morrer, será uma opção — enfatizou o palestrante.

O que há 30 anos parecia ficção, hoje é realidade. Os computadores pessoais, a rede mundial e os smartphones são um exemplo da rapidez nas mudanças, lembrou o professor. Mesmo assim, alertou, tudo isso estará obsoleto em poucos anos.

Os computadores começam a ser controlados pela transmissão do pensamento com os mesmos impulsos elétricos que podem mover o braço de um robô; já iniciamos o caminho para a criação de cérebros artificiais equivalentes aos cérebros humanos, com projetos em andamento no Japão, na Europa e nos Estados Unidos.

A nova neurociência, que une cérebro e máquinas, com destaque para o pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, aperfeiçoa a conexão com os robôs, que em 15 anos terão muitas das características humanas.

Os benefícios são variados. Graças a essa tecnologia, um tetraplégico dará o pontapé inicial na abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014, usando uma veste robótica controlada pelo pensamento. E em 2016, na Suíça, será realizada a primeira olimpíada para atletas ciborgues, em que os competidores controlarão um avatar por meio de um computador conectado ao cérebro.

Na opinião do palestrante, a formulação de políticas para as novas gerações deve levar em conta as questões éticas, políticas e legais, “porque essas tecnologias vão mudar os humanos”, concluiu.

Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Pós-Graduação >> Seleção de Mestrado em Educação abre inscrições dia 14



Brasão UERNA Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN) para o processo de seleção e inscrição de candidatos para o Mestrado em Educação.

As inscrições ocorrem entre 14 e 30 de abril no horário das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17h na Secretaria do Mestrado em Educação, localizada no Bloco da Faculdade de Educação, no Campus Universitário, BR 110, Km 46, Bairro Costa e Silva, CEP: 59.600-970, Mossoró-RN.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100, a ser depositada na conta corrente de nº 7367-9, agência 0036-1, Banco do Brasil (UERN/Mestrado em Educação).

Serão ofertadas 18 vagas para o Mestrado em Educação, sendo 16 para o público em geral e duas para candidatos com deficiência.

O curso de Mestrado em Educação oferece duas linhas de pesquisa: “Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente” e “Políticas e Gestão da Educação”.

A seleção será por meio de prova escrita, análise de anteprojeto e do currículo lattes e e proficiência em língua estrangeira em inglês ou espanhol.

O calendário prevê que a homologação das inscrições está prevista para 5 de maio e a prova inscrita para o dia 9. O resultado da prova sai no dia 23, enquanto que análise dos anteprojetos de 28 de maio a 3 de junho. O resultado sai no dia 4 acompanhado do calendário de entrevistas. As entrevistas ocorrem entre 9 e 11 de junho e o resultado sai no dia 13.

O resultado final da seleção está marcado para o dia 28 de julho.
Já as matrículas estão previstas para os dias 11 e 12 de agosto de 2014, no horário de 7h30 às 11h30 e de 14h às 17h na Secretaria do POSEDUC. As aulas começam em 1° de setembro.

Veja o edital e a ficha de inscrição AQUI

Igreja Católica divulga programação da Semana Santa em Lajes

CCidadania e Justiça >> "Racismo no Brasil causa um prejuízo que já pode ser mensurado", diz Luiza Bairros


Ministra da Igualdade Racial afirma que é preciso acelerar inclusão para que a população negra faça parte a "janela demográfica"

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, afirmou em evento do Grupo Temático sobre Gênero, Raça e Etnia do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), que a não inserção da população negra gera custos para a sociedade e os prejuízos causados pelo racismo no Brasil já podem ser mensurados. No evento, nesta terça-feira (9), ela disse também que o processo de inclusão racial tem que ser acelerado agora para que a população negra brasileira, estimada em quase 100 milhões de pessoas, faça parte do contexto de desenvolvimento projetado para o país até 2030.

“Até 2030, o País poderá se beneficiar do que os analistas chamam de janela demográfica ou bônus demográfico. O momento em que a quantidade de trabalhadores e trabalhadoras é maior do que a de pessoas que não trabalham, as crianças e os idosos. Esse é o momento de criar riquezas e de acumular até o ponto em que essa relação se inverte. Vamos ficar uma população parecida com a europeia, em que o número de crianças e de adultos vai ser pequeno relativamente ao número de idosos”, afirmou a chefe da Seppir.

“Se não fizermos um esforço de aumento de escolaridade dos nossos jovens e adultos jovens agora, principalmente os negros, onde e como estaremos em 2030?”, perguntou a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, durante a palestra “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Promoção da Igualdade Racial”, que proferiu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), ontem, em Brasília.

Promovida pelo Grupo Temático de Gênero, Raça e Etnia do Sistema das Nações Unidas no Brasil, a atividade teve a participação de representantes de instituições parceiras do Sistema ONU e de suas agências (Unesco, Pnud, Unfpa, OIT Brasil), além de convidados da sociedade civil organizada, a exemplo do Cfêmea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), da ONG Criola e do Geledés (Instituto da Mulher Negra), que permanecem em oficinas do GT hoje e amanhã (09 e 10), também em Brasília.

“O racismo é um elemento deprimente da natureza humana e nós, do Sistema ONU, não podemos aceitar o racismo, que se contrapõe à Declaração dos Direitos Humanos”, destacou o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, segundo o qual é preciso olhar a lição do governo brasileiro, “que tem adotado medidas eficazes para enfrentar o racismo institucional, cultural e acadêmico”. Também compuseram a mesa, Nadine Gasman (ONU Mulheres no Brasil), e o embaixador Carlos Paranhos, representando o Itamaraty.
Década dos Afrodescendentes
A Década Internacional dos Afrodescendentes, declarada por resolução da Assembleia Geral da ONU também foi lembrada pela ministra. Ela acredita que o decênio pode ser usado como motivação para novas abordagens do tema, semelhante ao que ocorreu no processo preparatório para a III Conferência Mundial contra o Racismo, realizada em Durban, África do Sul, em 2001.

Década Internacional dos Afrodescendentes será iniciada em 1° de janeiro de 2015 e concluída em dezembro de 2024, e tem o objetivo de assegurar maior consciência das sociedades no mundo quanto ao combate ao racismo e intolerâncias correlatas. O decênio versará sobre o tema Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento, três eixos que, de acordo com a ministra, “dão bem a dimensão de como podemos nos apropriar da criação da Década para fazer avançar o combate ao racismo”.

Bairros ponderou ainda a importância da Década dos Afrodescendentes servir como momento de reafirmação de Durban, que gerou documentos por ela conceituados como mais compreensivos sobre o racismo que atinge os descendentes de aficanos no mundo. “O Plano de Ação e a Declaração de Durban são documentos que ainda encontram muitas resistências para sua adoção, uma vez que desde a Conferência em 2001, foram marcados pelas disputas que motivaram a retirada dos Estados Unidos e de Israel de Durban”, disse.

Cooperação internacional

Educação >> Análise do Plano Nacional de Educação é adiada mais uma vez


 


Previsão é que o texto seja votado na próxima reunião da Comissão Especial, na semana que vem

Escrito por: CNTE

Mais duas reuniões esta semana e nenhuma votação. Há quase 4 anos o projeto tramita no Congresso Nacional e o país caminha sem um Plano Nacional de Educação. Nessa quarta-feira, dia 9/4, o relator do PNE, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), insistiu em incluir nos 10% do PIB (antes destinados para educação pública) programas como o Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), executados por instituições privadas.

Após um bate-boca sobre a existência de um voto em separado, os deputados entraram em acordo sobre a leitura do substitutivo do deputado Paulo Freire (PR-SP), que solicita a retomada do texto do Senado no artigo que trata da questão de gênero, citando genericamente discriminações e preconceitos (com a “promoção da cidadania e a erradicação de todas as formas de discriminação”). A proposta é contrária à posição da CNTE, por uma educação inclusiva e para a diversidade, que apoia a redação da Câmara, que, no inciso do artigo 2º, define a superação das desigualdades educacionais, “com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual e na erradicação de todas as formas de discriminação”.

A polêmica sobre o assunto marcou a reunião, que foi encerrada antes da votação do texto principal. Os 26 destaques apresentados também não foram lidos. A sessão foi suspensa às 16h30, devido ao início da ordem do dia no Plenário. A nova previsão é que o texto seja votado na próxima reunião da Comissão Especial, na semana que vem.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Boa iniciativa >> Prefeitura de São Paulo irá remunerar catadores por triagem de materiais recicláveis

lixosp_Avener-Prado_Folhapr.jpg
Reivindicação histórica foi contemplada no Plano de Gestão de Resíduos apresentado hoje. Objetivo é que até 2016 cidade recicle 10% de seu lixo
 
por Gisele Brito, da RBA publicado 02/04/2014 

O índice de reciclagem na maior cidade do país não chega a 2%, e a maior parte é graças aos catadores

São Paulo – A prefeitura de São Paulo irá remunerar catadores pelo serviço de triagem de materiais recicláveis. A medida faz parte das ações previstas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) da cidade, apresentado hoje (2) pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pelo secretário de Serviços, Simão Pedro. O plano ultrapassa o mandato atual e deve orientar o tratamento de resíduos sólidos e orgânicos provenientes da construção civil e rejeitos até 2033.

No dia 5 de junho entram em operação duas centrais mecanizadas de separação de recicláveis, que devem quintuplicar a capacidade de coleta seletiva da cidade. A meta da gestão Haddad é de que até 2016 a cidade recicle pelo menos 10% das 20,1 mil toneladas de lixo produzidas por dia na capital. Atualmente, esse índice não passa de 1,8%, a maior parte em função do trabalho dos catadores. 1,1 mil são credenciados pela prefeitura, mas o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis acredita que 25 mil atuem só na cidade.

O convênio que vigora atualmente com a prefeitura garante o pagamento de contas de luz, telefone e IPTU e o fornecimento de caminhões para 22 cooperativas, mas os catadores só recebem aquilo que conseguem vender. Com o modelo anunciado hoje, eles serão remunerados pelo serviço prestado e pela produção com recursos provenientes das usinas.

“Acho que São Paulo está dando um passo que a coloca na vanguarda da liderança ambiental do Brasil. Seremos a primeira cidade do Brasil e da América Latina a ter as primeiras centrais de triagem mecanizadas. Cada uma delas tem capacidade para 2,5% de todo o resíduo sólido produzido na cidade. Isso significa dizer que este ano ainda nós vamos superar os 6% de capacidade de coleta seletiva na cidade”, afirmou Haddad durante apresentação do plano, que tem mais de 500 páginas.

O prefeito garantiu que as centrais mecanizadas irão formar um sistema único com as manuais, de forma a não excluir os catadores. “Foram os pobres, os mais humildes que orientaram a sociedade como proceder. Nós tratávamos como lixo aquilo que eles tratam como material reciclável. A instrução veio dos mais humildes para os mais abastados. Então a coisa mais justa a fazer, nesse momento que nós temos uma sociedade mais afluente, é usar a tecnologia a favor daqueles que nos educaram e nos fizeram olhar de forma diferente para aquilo que era um problema e para eles é a solução”, enfatizou.


Metereologia >> Emparn prevê ocorrência de chuvas pelos próximos seis dias

As precipitações pluviométricas registradas nos últimos dias em Mossoró fizeram com que a cidade atingisse a marca de 291,7 milímetros de chuvas entre 1º de janeiro e 7 de abril de 2014, número que está dentro do prognóstico apresentado pelos meteorologistas para o período. Pelos próximos seis dias, a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta ocorrência de novas chuvas.
 
"Para esta quarta-feira, a previsão é de pancadas de chuvas fortes em Mossoró no período da tarde. A média deve ser de 20 milímetros. A partir da quinta-feira, as precipitações diminuem, mas devem continuar sendo registradas até a próxima segunda-feira", afirma o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.
 
Na última segunda-feira, a cidade contabilizou 37,3mm de chuvas, média considerada satisfatória pela Emparn. "Para a região Central e Oeste, essa é uma boa média. Em Mossoró, as chuvas começam a cair sempre no início da tarde, devido aos chamados ventos de Aracati, que se descolam daquela região vindo em direção ao Oeste potiguar", explica Gilmar Bistrot.
 
Os 37,3mm de chuvas foram suficientes para que a população voltasse a sofrer com os inúmeros transtornos decorrentes da infraestrutura deficitária de Mossoró. Ruas do centro da cidade alagadas, árvores derrubadas, entre outros problemas, são constatadas a cada nova precipitação ocorrida na cidade.
No último encontro entre meteorologistas de todo o Nordeste, realizado em Recife, no final de março, a tendência de chuvas dentro da normalidade na região foi reforçada. Na ocasião, os percentuais apresentados foram os seguintes: chuvas dentro da normalidade: 45%; acima do normal: 35%; abaixo do normal: 20%.
 
Se as previsões se confirmarem, até junho, Mossoró registrará o equivalente a 600 milímetros de chuvas. Em 2013, o município contabilizou pouco mais de 470mm, o que caracterizou o ano como seco. Já em 2012, foram cerca de 200mm, ano extremamente seco.

 Fonte: Jornal O Mossoroense

Uma data importante a ser comemorada >> Escola Agrícola de Jundiaí completou 65 anos nesta sexta-feira, 4


 
O diretor da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), professor Julio Cesar de Andrade Neto, emite nota comemorativa por ocasião dos 65 anos de fundação, a se completarem nesta sexta-feira, 4 de abril de 2014, daquela unidade acadêmica especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Abaixo, a íntegra da nota.
Fundada em 04 de abril de 1949, pelo Doutor Enock de Amorim Garcia, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) iniciou suas atividades com 05 professores e 20 alunos. Passados 65 anos, a instituição chega ao extraordinário patamar de 101 docentes efetivos, 65 técnicos administrativos efetivos, 120 servidores terceirizados e aproximadamente 29 mil alunos em todos os níveis de ensino – Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos, Curso de Tecnologia, Cursos de Graduação Bacharelado, Pós-Graduação em nível de Especialização e Mestrado, Ensino a Distância – e nos mais diversos cursos e programas.

A EAJ foi a escola pioneira no Ensino Agrícola no Rio Grande do Norte. Atualmente, é uma Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, com status de Campus Avançado da Universidade Federal do Norte/UFRN em Macaíba/RN.

Neste dia, em nome de todos e todas que fazem a nossa Instituição, reverenciamos ex-colegas docentes, servidores técnicos administrativos e alunos, em nome: doutor Nilo de Albuquerque Melo, o motorista José Borges de Oliveira, professor Rodolfo Helinski, Chiquinho Cozinheiro, professor Rivaldo D’Oliveira, Salviano Eletricista, Sr. Odilon da Marcenaria, professor Juvenal Lamartine Neto, José Firmino – Zé Cobaça, prof. Manoel Firmino de Medeiros, Dr. Túlio Bezerra, professora Adrimar Rocha, professor Sebastião Saldanha, professor Diniz Pipolo e tantas outras figuras ilustres.

Reverenciamos o passado, a história, aqueles que lançaram as bases da Escola Agrícola de Jundiaí, com um pé no presente e outro no futuro. Com alegria, a satisfação e a honra em termos juntos – os do passado e os do presente – construído uma instituição sólida, de qualidade, reconhecida por toda a sociedade e respaldada em todos os exames de verificação das competências dos nossos alunos, e com a união de esforços de todas e todos os que fazem a nossa escola, haveremos de continuar a trilhar o caminho da expansão e do sucesso, e seguiremos deixando a nossa marca na história da educação do Rio Grande do Norte.

Viva a nossa querida EAJ/UECIA/UFRN!!!!!

Professor Julio Cesar de Andrade Neto
Diretor

Oportunidades >> Senac anuncia 550 bolsas de estudos em cinco cidades do RN

Educação: bolsa de estudos disponíveis no SenacEducação: bolsa de estudos disponíveis no SenacO Senac anunciou abertura de inscrições, no último dia (8), para 552 bolsas de estudos em Natal, Mossoró, Caicó, Assú e Macaíba. São mais de 20 tipos de cursos, que começarão em maio. Pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos podem se candidatar pelo site www.rn.senac.br/psg até 14 de abril.

Formações como cabeleireiro, web designer, costureiro e gerência de loja são algumas das opções disponíveis. Os pré-requisitos para cada qualificação e o quadro de vagas completo podem ser consultados na página do Senac (www.rn.senac.br).

Apenas neste ano, até março, a instituição ofertou aproximadamente 3 mil vagas para a população de baixa renda nessa modalidade, o Programa Senac de Gratuidade. Até o final de 2014, mais de 10 mil bolsas serão disponibilizadas, o que representa um investimento superior a R$ 13 milhões.

Convocações
Logo após a inscrição, os candidatos com as melhores classificações serão convocados, através de publicação de listas no site da instituição, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Serão realizadas convocações ao longo o período de inscrição, até o preenchimento de todas as vagas.
Os processos seletivos para cursos inseridos no PSG são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas. Mais informações no telefone (84) 4005-1000 e no site www.rn.senac.br.

Cursos disponíveis:
Agente de viagem
Administrador der
Almoxarife
Atendente de lanchonete
Auxiliar administrativo
Auxiliar de pessoal
Balconista de farmácia
Cabeleireiro
Configuração de redes ponto a ponto
Costureiro
Depilador
Gerência de loja
Informações turísticas
Qualificação profissional técnica em assistente administrativo
Gestão de compras e estoques
Montador e reparador de computador
Negociação em vendas
Operador de computador
Operador de telemarketing
Organizador de eventos
Unhas decoradas
Vendedor
Web designer
Qualidade em serviços turísticos.

Fonte: Senac

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Fátima Bezerra rebate nota e diz que tem apoio do PT nacional para disputar Senado



Nota da deputada-senadorável Fátima Bezerra (PT), rebatendo notícia no Blog dando conta da intenção do PT nacional em tentar enfraquecer a candidatura dela ao Senado, em favor de compromissos com o presidente da Câmara e governadorável Henrique Alves:

Cara Thaisa
,
Sobre a nota divulgada sob o título “Lula designa Berzoini a convencer Fátima Bezerra a desacelerar campanha para Senado” quero deixar claro que, sem desmerecer a sua fonte, se alguém no PT tem qualquer intenção de que haja descontinuidade da nossa pré-campanha, certamente esse alguém não é o presidente Lula e tampouco o ministro Berzoini, com quem estive na semana passada e do qual só recebi incentivos. Também não é a vontade da direção nacional do partido, que conforme palavras do presidente Rui Falcão no Palácio do Planalto, por ocasião da posse do ministro Berzoini, “No RN a aliança do PT é com o PSD e Fátima só não será nossa senadora se não quiser”.
*
Entendo sim que existem “interessados” em criar descrédito e desânimo na nossa militância do PT, principalmente depois das grandes agendas que fizemos juntamente com o PSD nesse final de semana. Esses mesmos “interessados” devem estar preocupados com o peixe que venderam aos neo-aliados, ao perceberem que não terão condições de entregá-lo. Tanto é que nos últimos dias apontaram pro PT e para mim todas as metralhadoras, o que também é compreensível tendo em vista que precisam mostrar serviços e aparentar fidelidade aos mesmos neo-aliados.
*
Fica apenas o alerta para que a imprensa tome cuidado porque daqui pra fente não faltarão notícias fabricadas sob encomenda e divulgadas por fontes que se apresentarão como seguras.
A nossa disposição para a campanha que se avizinha é enorme. Quanto às eleições 2014, o Rio Grande do Norte inteiro sabe que estamos fortalecendo cada vez mais a aliança com o PSD, sabe também com quem estamos conversando para somar-se a essa frente e com quem não teremos a menor condição de caminhar.

Um abraço,
Fátima Bezerra