sexta-feira, 28 de março de 2014

CONVITE >> Câmara Municipal e Igreja Católica discutem sobre a Campanha da Fraternidade 2014


 

 Acontecerá na noite de hoje, 28 de março, a partir das 19:00 h, no Centro Pastoral de Lajes uma Audiência Pública que abordará o tema da Campanha da Fraternidade 2014 que trata sobre o tema: Fraternidade e tráfico Humano.

A referida audiência está sendo realizada pela Câmara Municipal de Lajes através de uma solicitação  do  Padre Zezinho, visando informar ao poderes públicos constituídos sobre o tema da CF no ano de 2014.

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

ARTIGO >> Marco civil da internet: vitória da democracia e da soberania nacional


Fátima Bezerra DO NOVO JORNAL
Após meses de muito debate, a Câmara dos Deputados aprovou no último dia 25 de março o PL 2126/11, elaborado pelo Poder Executivo, que trata do Marco Civil da Internet.

A internet sempre foi sinônimo de modernidade e liberdade, mas por isso mesmo poucos países ousaram regulamentar o uso e o acesso no interior de suas fronteiras geográficas, preconceituosamente vista como um território isento de qualquer necessidade de controle social, como território exclusivamente concebido e organizado pela livre iniciativa do mercado.

Desconstruindo esse preconceito movido pela ideologia neoliberal, o governo brasileiro, ameaçado inclusive pela espionagem internacional, elaborou uma proposta de regulamentação do setor, dialogando com os movimentos sociais e com especialistas na área, baseada nos princípios da democratização do acesso, liberdade de expressão, privacidade dos usuários, neutralidade da rede e soberania nacional.

Na Câmara Federal, o deputado Alessando Molon (PT/RJ) assumiu a relatoria do projeto, desempenhando um papel fundamental junto aos líderes do governo e do PT na Câmara para tornar possível sua aprovação.

Após muito diálogo e articulação política conseguimos minar as resistências ao PL e numa votação simbólica aprovar o Marco Civil da Internet. Trata-se de um marco político extremamente importante para o Brasil e com certeza de uma referência igualmente importante para as nações que ainda não regulamentaram o acesso e o uso da rede em seus territórios.

Não podemos confundir regulamentação e controle social com censura, a exemplo do falso discurso que busca impedir a democratização das comunicações no Brasil. No momento em que se completam 50 anos do golpe militar de 1964, devemos resgatar a memória e a verdade, bem como prosseguir lutando em defesa da democracia plena. Não restam dúvidas de que o Marco Civil da Internet representa mais um passo para o fortalecimento da democracia brasileira. Nas redes e nas ruas seguiremos construindo um novo Brasil.

Lagoa de Pedras deve criar lei para registro de ciclomotores >> Projeto de lei disciplina o registro e licenciamento de ciclomotores

Fonte: jornal de Fato, em 26/03/2014

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Santo Antônio, expediu recomendação ao prefeito de Lagoa de Pedras, Raniere César Amâncio da Silva, para que encaminhe à Câmara Municipal projeto de lei disciplinando o registro e licenciamento de ciclomotores no município, no prazo de 30 dias. 
 
O MP recomenda também ao presidente do legislativo municipal, vereador José Jonas da Silva, que adote todas as medidas necessárias para aprovação do projeto no prazo 30 dias após o recebimento do documento. 
 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, cada município é responsável por registrar e licenciar veículos de propulsão humana, ciclomotores e de tração animal. Segundo o Ministério Público apurou, não existe legislação municipal em Lagoa de Pedras sobre o licenciamento de veículos, impedindo que qualquer órgão autuador fiscalize às exigências dos artigos 120 e 130 do CTB.
 
O crescente aumento no número de mortes causadas por acidentes envolvendo transporte de duas rodas é preocupante, diante disso, se faz necessário esse tipo de normatização pois não há como aplicar qualquer auto de infração de trânsito a veículos sem o  registro no órgão de trânsito. Também existe a preocupação com relação à utilização desses veículos para prática dos mais variados crimes.
 
A Prefeitura e a Câmara Municipal devem encaminhar à Promotoria de Justiça informações quanto às medidas tomadas para o cumprimento da recomendação.

Eleições 2014 >> Henrique, o sonho da chapa única e a vontade de rebanho

wilma-henrique-gari-e-jaja
Fonte: site Carta Potiguar
Henrique Alves, provável candidato ao governo do RN, pressionou a cúpula nacional do PT para que esta forçasse o PT local a retirar a candidatura de Fátima ao senado e para que todo o partido da estrela vermelha aderisse ao seu chapão.

Henrique sonha com uma eleição de chapa única. Alguém duvida?

Para tanto, desenha uma coligação que reúne quase 20 partidos (DEM, PSB, PDT, PMDB, PROS, etc), mais de 130 prefeitos, quase toda a assembleia legislativa do RN, 6 dos oito deputados federais, os três senadores do RN, etc.

Terá ao seu lado Garibaldi Alves, José Agripino, Wilma de Faria, os Rosados, João Maia, além do apoio branco de Rosalba Ciarlini e seu marido Carlos Augusto Rosado, caso a “Rosa” não seja candidata a reeleição (alternativa mais clara).

A nau é gigantesca.
O discurso é similar ao que pautou a campanha de Rosalba Ciarlini, em 2010, em coligação encabeçada pela mossoroense, por Garibaldi e José Agripinio: o da “reconstrução” do RN.

Henrique ainda batalha para que Dilma e Lula não interfiram na disputa, não peçam voto para Robinson Faria (PSD) e Fátima (PT), provável chapa de oposição. O PT nacional – além do local – não se dobrou a pressão titânica.

Henrique só está esquecendo de combinar com o eleitor. E num contexto pós-manifestações, não está dado que o norte-riograndense se comportará como se fizesse parte de rebanhos guiados passivamente por terceiros. 

O cenário é propício a surpresas.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Lajes sediará o lançamento do RN Sustentável nesta quarta - feira - 27de março

 
 A governadora Rosalba Ciarline (DEM) estará presente em nossa cidade na manhã de hoje para o lançamento do Programa RN Sustentável para o Território Sertão Central.  

Esperamos que, pelo menos este seja um programa que verdadeiramente venha funcionar e não seja igual a tantos outros que esse governo tem lançado e que não passa de propaganda. 

Pois é importante lembrarmos que esse é um dos pios governos que o RN tem tido.

CARTA ABERTA AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Foto: CARTA ABERTA AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Encerramos mais uma greve. Esse recurso extremo que arranca de patrões insensíveis aquilo que deveria ser conquistado de forma natural, pelo reconhecimento do nosso trabalho. Por uma questão de princípios quero comemorar antes de lamentar e parabenizar antes de denunciar. 

Comemorar o fato de termos conquistado vitórias históricas em um governo falido, cuja governadora sofre constantemente ameaças de afastamento do cargo e que tem como Secretária de Educação uma pessoa que não se incomoda em proferir inverdades e perseguir os que defendem a educação e seus trabalhadores. 

Note que em vez de acordos saímos com Leis aprovadas e que todas as conquistas representam ganhos salariais que repercutem na qualidade do ensino público. Seja por motivar o profissional ou por colocar organização nas escolas. 

Faço questão de parabenizar a todos os que aderiram a greve e desse conjunto, quero parabenizar os que participaram das ações do Sindicato. Vocês são o combustível dessa vitória. 

Aos que não aderiram, espero que ao se deparar com o resultado salarial dessa conquista em seus contracheques, sejam gratos aos que lutaram. E que essa gratidão se transforme na decisão firme de participar da próxima luta, que certamente virá. 

Aos funcionários, esquecidos pelo Governo Rosalba, fica o nosso compromisso de continuar a luta em sua defesa e o alerta de que os resultados que alcançamos são diretamente proporcionais à participação de cada um na luta. 

Aos que foram vítimas da injustiça do corte de ponto, fica a nossa garantia de defesa intransigente do Sindicato pela via judicial. Esse foi o caminho, compreendido pela maioria, como mais eficaz. 

Lamentamos que para muitos a decisão de voltar ao trabalho aconteça à revelia da decisão da assembleia. Fomos informados que depois da aprovação dos projetos reivindicados por nós, estava programado o retorno em massa ao trabalho mesmo se a assembleia decidisse o contrário. Seria então, esticar uma greve enfraquecida e desgastada causando prejuízos políticos em vez de vitória. 

No início da greve a Secretária vociferou que nós somos insaciáveis. Na verdade, somos incansáveis e conscientes. Sabemos que o que conseguimos arrancar é motivo de alegria e comemoração, mas sabemos também que apenas triscamos a rocha da injustiça que pesa sobre os direitos da nossa categoria. Por isso, queremos mais e vamos lutar por isso. 

Como já dissemos em outros momentos, a luta sai das ruas e vai agora para o interior das escolas. As conquistas alcançadas nesse momentos serão usadas como elementos de motivação para as lutas que haverão de vir. A hora agora é de celebrarmos juntos a nossa coragem, a nossa força e a nossa capacidade de enfrentar e superar desafios. Parabéns companheiros trabalhadores em educação essa vitória é de cada um de nós. 

              Rômulo Arnaud
     Coordenador Geral do Sinte-RN

Encerramos mais uma greve. Esse recurso extremo que arranca de patrões insensíveis aquilo que deveria ser conquistado de forma natural, pelo reconhecimento do nosso trabalho. Por uma questão de princípios quero comemorar antes de lamentar e parabenizar antes de denunciar.

Comemorar o fato de termos conquistado vitórias históricas em um governo falido, cuja governadora sofre constantemente ameaças de afastamento do cargo e que tem como Secretária de Educação uma pessoa que não se incomoda em proferir inverdades e perseguir os que defendem a educação e seus trabalhadores.

Note que em vez de acordos saímos com Leis aprovadas e que todas as conquistas representam ganhos salariais que repercutem na qualidade do ensino público. Seja por motivar o profissional ou por colocar organização nas escolas.

Faço questão de parabenizar a todos os que aderiram a greve e desse conjunto, quero parabenizar os que participaram das ações do Sindicato. Vocês são o combustível dessa vitória.

Aos que não aderiram, espero que ao se deparar com o resultado salarial dessa conquista em seus contracheques, sejam gratos aos que lutaram. E que essa gratidão se transforme na decisão firme de participar da próxima luta, que certamente virá.

Aos funcionários, esquecidos pelo Governo Rosalba, fica o nosso compromisso de continuar a luta em sua defesa e o alerta de que os resultados que alcançamos são diretamente proporcionais à participação de cada um na luta.

Aos que foram vítimas da injustiça do corte de ponto, fica a nossa garantia de defesa intransigente do Sindicato pela via judicial. Esse foi o caminho, compreendido pela maioria, como mais eficaz.

Lamentamos que para muitos a decisão de voltar ao trabalho aconteça à revelia da decisão da assembleia. Fomos informados que depois da aprovação dos projetos reivindicados por nós, estava programado o retorno em massa ao trabalho mesmo se a assembleia decidisse o contrário. Seria então, esticar uma greve enfraquecida e desgastada causando prejuízos políticos em vez de vitória.

No início da greve a Secretária vociferou que nós somos insaciáveis. Na verdade, somos incansáveis e conscientes. Sabemos que o que conseguimos arrancar é motivo de alegria e comemoração, mas sabemos também que apenas triscamos a rocha da injustiça que pesa sobre os direitos da nossa categoria. Por isso, queremos mais e vamos lutar por isso.

Como já dissemos em outros momentos, a luta sai das ruas e vai agora para o interior das escolas. As conquistas alcançadas nesse momentos serão usadas como elementos de motivação para as lutas que haverão de vir. A hora agora é de celebrarmos juntos a nossa coragem, a nossa força e a nossa capacidade de enfrentar e superar desafios. Parabéns companheiros trabalhadores em educação essa vitória é de cada um de nós.

Rômulo Arnaud - Coordenador Geral do Sinte-RN

quarta-feira, 26 de março de 2014

MODELO DE SUCESSO >> Representante do MDS visitam Moçambique e África do Sul para dar início à segunda fase do PAA África

Objetivo da missão é apresentar experiência brasileira que une a produção da agricultura familiar com programa de acesso à alimentação
Brasília, 21 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa, a partir de segunda-feira (24), de uma missão no continente africano para apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e contribuir na segunda fase do Purchase form Africa for Africans (PAA África) – projeto inspirado a partir da experiência brasileira em compras institucionais. A diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar, Denise Reif Kroeff, é uma das representantes do governo brasileiro na visita à África do Sul e a Moçambique.

Na segunda (24) e terça-feira (25), em Pretoria, Denise Kroeff e os representantes da Coordenação das Ações Internacionais de Combate à Fome, do Ministério das Relações Exteriores, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentação (PMA) se reúnem com o governo sul-africano e com a sociedade civil para reforçar o diálogo voltado para a compra local de alimentos para abastecer as escolas, além de fortalecer parcerias regionais.

Uma visita de campo na província de Tete, em Moçambique, está marcada entre os dias 26 e 28 de março para conhecer a forma de execução de compras institucionais da agricultura familiar no país.

DEM cada vez mais fraco >> Nunca antes na história do RN tivemos um Governo assim…

Nunca antes na história política do Rio Grande do Norte, um governante ficou fora das discussões e articulações de sua própria sucessão. É o caso de Rosalba Ciarlini (DEM).

É ignorada. Ninguém lembra seu nome ou a procura para qualquer reunião partidária ou interpartidária.

Um fim melancólico, antecedido no pleito municipal de 2012 por aviso de que o pior estava por vir.

Nas eleições daquele ano, ela já tinha sido colocada longe de quase todos os municípios.

Nenhum aliado, à exceção de três ou quatro candidatos a prefeito, se arriscaram a tê-la em palanque.
No mesmo período de sua gestão, não foi apenas o Rio Grande do Norte que encolheu. Seu partido, idem.

Não teve qualquer adesão de prefeito ou liderança expressiva, algo incomum para quem está no poder.

Na Assembleia Legislativa, da larga vantagem obtida no início da gestão, há meses convive com desvantagem numérica e a frieza dos parlamentares que sobraram na base.

Dos partidos que a apoiaram na eleição de 2010, quase nenhum permanece em seu entorno e o próprio DEM avisou que não lhe dará legenda à tentativa de reeleição.

Fonte: Blog de Carlos Santos

Algo bastante necessário aqui em Lajes >> Campanha educativa do Detran/RN incentiva prática de gentileza no trânsito


O Detran/RN iniciou no último final de semana a divulgação de uma campanha educativa direcionada ao fortalecimento da consciência cidadã no trânsito. As peças publicitárias têm o foco no tema "+ Gentileza - Acidentes" e estão sendo veiculadas nos diversos tipos de mídias de âmbito estadual.

O principal objetivo da campanha educativa é instruir a sociedade a manter uma ação proativa de cordialidade no trânsito e com isso edificar a geração de um tráfego mais humano e menos violento. "Pretendemos fomentar na sociedade o respeito e a cortesia no trânsito e com isso reduzir o número de acidentes e, consequentemente, o de vítimas mortas", ressaltou o coordenador de Fiscalização e Educação de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa.

A ação ilustra diversas situações cotidianas vividas por todos que fazem parte do trânsito, seja ele motorista, passageiro ou pedestre, e fortalece o conceito do respeito à vida, da obediência às leis de tráfego, do mérito das atitudes cidadãs e, principalmente, da importância de preservar as regras da boa convivência com o outro, tudo isso em troca da construção de um trânsito melhor para todos.
A campanha aborda atitudes simples como não parar em cima da faixa de pedestre, não estacionar em vagas especiais, não beber antes de dirigir, não discutir no trânsito e, acima de tudo, cativar o respei1to, a paciência e a prudência, que podem tornar o dia a dia do tráfego urbano ou rodoviário menos estressante.

Segundo a subcoordenadora de Educação do Detran/RN, Lígia Fagundes, a campanha também deve ser levada para as escolas públicas onde serão empregadas palestras e distribuição de cartilhas com crianças e jovens. "Iniciamos o planejamento e nas próximas semanas estaremos em cidades do interior com ações pedagógicas trabalhando o tema de gentileza no trânsito", disse.

Fonte: Jornal O Mossoroense

terça-feira, 25 de março de 2014

Momento histórico >> Sessão solene homenageia 92 anos do PCdoB

Em comemoração aos 92 anos de existência do Partido Comunista do Brasil (PC do B), o deputado estadual Fábio Dantas reuniu membros, lideranças políticas, além de convidados da legenda, em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 24,na Assembleia Legislativa.

O deputado Fábio Dantas (PCdoB), autor da propositura, contou a história do partido desde a sua fundação, em meio a realização da Semana de Arte Moderna, em 1922, até os dias atuais, citando as bandeiras defendidas e dificuldades enfrentadas ao longo de mais de nove décadas. “Hoje temos mais de 400 mil filiados e marcamos presença institucional em todas as esferas: municipal, estadual e federal. São muitos desafios, mas destacamos que 92 anos não são 92 dias. Viva o velho partido, das pessoas comuns, que desejam simplesmente o bem de todas da sociedade”, homenageou.

Fonte: Blog do Robson

Inverno >> Meteorologistas reafirmam chuvas dentro da normalidade até junho

A partir da próxima quarta-feira, 26, devem ocorrer precipitações em todo o estado.

Meteorologistas reafirmam tendência de chuvas próximo da normalidade no período de abril a junho de 2014, tanto para a região norte como para o setor leste da região Nordeste. Os meteorologistas do Nordeste estiveram reunidos nos dias 20 e 21, em Recife, para uma nova previsão climática da região, para o período. O Rio Grande do Norte esteve representado através da equipe da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). 

Nas últimas duas semanas, praticamente todas as regiões do RN registraram chuvas. Em algumas cidades, choveu acima de 100 mm

Existe uma tendência de que as chuvas para os setores Norte e Leste da região Nordeste do Brasil, durante os próximos três meses, variem entre normal a acima da normalidade, com grande variabilidade temporal e espacial, conforme os seguintes percentuais: Normal: 45%; Acima do Normal: 35%; Abaixo do Normal: 20%. As estimativas foram baseadas nas análises dos parâmetros climáticos globais referentes ao mês de fevereiro de 2014 e os resultados dos principais modelos oceânicos e atmosféricos.

No primeiro momento da reunião, os Estados apresentaram as condições pluviométricas referentes ao mês de fevereiro e a primeira quinzena de março de 2014, destacando a ocorrência de chuvas na categoria próxima da normalidade para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para os Estados de Pernambuco e da Bahia, enquanto que no setor leste a chuva ocorrida apresentou bons índices acumulados, no interior as chuvas apresentaram uma irregularidade bastante acentuada, evidenciando a predominância de chuvas na categoria abaixo do normal.

De acordo com o relatório final, “na primeira quinzena de março, as chuvas associadas à presença da Zona de Convergência Intertropical apresentaram uma melhor configuração, tanto nos volumes como na distribuição, principalmente nos Estado do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Com relação à condição hídrica, as chuvas ocorridas até o momento ainda não provocaram mudanças significativas nos níveis de armazenamento de água nos principais reservatórios, prevalecendo alta deficiência no armazenamento de água nos principais reservatórios na região semiárida, que atualmente apresenta um armazenamento em torno de 25% a 30% da sua capacidade máxima”.

Em seguida, os meteorologistas apresentaram os parâmetros atmosféricos que influenciam diretamente na ocorrência de chuvas na região, com destaque à condição de temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico. Essa variável, mesmo apresentando um comportamento próximo do normal, tanto no Atlântico Norte como Atlântico Sul continuou apresentando evolução favorável em relação aos meses anteriores, com o Atlântico Norte mais frio do que o Oceano Atlântico Sul. No oceano Pacífico, as águas continuaram apresentando anomalias negativas em tono de 0,5ºC, evidenciando uma condição de neutralidade. A próxima reunião, no mês de abril, será realizada em Maceió, com data ainda a ser definida.

Para estes próximos dias, o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Gilmar Bistrot, acredita que o Estado continuará numa situação sem chuvas, pelos menos nas próximas 48h. “Há uma parada das chuvas desde o final de semana e devem continuar nas próximas 48h. A tendência é melhorar e nos próximos dias volte a ter chuvas no estado”, relata. A partir da próxima quarta-feira, 26, devem ocorrer precipitações em todo o estado.

Fonte: Jornal  Tribuna do Norte

Literatura >> Feira do Livro de Mossoró é lançada com homenagem a incentivadores da leitura

Feira do Livro será realizada em agostoFeira do Livro será realizada em agostoNa noite de hoje, será lançada a 10ª Feira do Livro de Mossoró, que já chega trazendo uma série de novidades que irão inovar um dos mais importantes projetos de fomento ao acesso à literatura no Estado. O lançamento da feira, que acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 19h, contará com o show do contador de histórias e humorista Jessier Quirino, importante nome da literatura nordestina.

De acordo com Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro de Mossoró, o objetivo principal do evento é conseguir estender a feira para além dos cinco dias de exposição e palestras. Ele revelou que as datas do evento já foram escolhidas e que atrações de relevância nacional possivelmente estarão presentes.

"A Feira do Livro acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto, e nosso grande objetivo é conseguir realizar cinco meses de atividades voltadas para a literatura, para a troca de experiências com livros, que vão ampliar o panorama do nosso evento. Quanto às atrações, posso dizer que teremos nomes para todos os públicos, desde aqueles mais conhecidos, até escritores locais", comenta Rilder.

O organizador comenta que alguns projetos paralelos já estão preparados para serem lançados em consonância com a feira. Ele ressalta os projetos "Poesia de Guardanapo", que percorrerá os bairros da cidade, produzindo e divulgando poesia, e "Liberte um livro", que promoverá doação e distribuição de livros usados.

Rilder Medeiros confirmou que o local de realização da feira será informado hoje no lançamento, serão apresentados também alguns dos nomes já confirmados para as palestras e programações do evento. "Em Mossoró, a literatura popular tem muita força, acredito que seja por conta dos principais nomes da literatura da cidade, como Antônio Francisco", comenta Rilder, falando sobre os possíveis convidados para a feira em 2014.

Outro momento interessante no lançamento da feira acontecerá com a homenagem a escritores e apoiadores da literatura local. Será entregue o Troféu Niná Rebouças aos 10 grandes parceiros da leitura em Mossoró, entre eles, o editor-geral do O Mossoroense, Cid Augusto; e o poeta e cordelista Antônio Francisco, que receberá o título de patrono da Feira do Livro.

As outras homenagens da noite serão destinadas à Companhia Energética do Rio Grande Norte (Cosern) e à Fundação José Augusto, grandes patrocinadores do evento nestes 10 anos, e também para a própria Niná Rebouças, falecida em 2010 e uma das fundadoras da Feira do Livro de Mossoró, que será homenageada com a entrega de um troféu póstumo para seu marido Elviro Rebouças.

O "matuto" Jessier Quirino vem a Mossoró para lançar Feira do Livro
O poeta e contador popular de histórias Jessier Quirino é o grande nome do lançamento da Feira do Livro 2014. O "matuto" é reconhecido nacionalmente pelo estilo peculiar de recontar histórias do imaginário nordestino. O show começará às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, dentro do lançamento da feira.

De acordo com o organizador da feira, Rilder Medeiros, Jessier já era um antigo sonho dos organizadores, que sempre era inviabilizado por um motivo distinto, mas que em 2014 foi concretizado. Ele ressalta que a participação do artista que possui escrita de caráter popular já dá o tom do que será a feira em 2014, com um olhar bem íntimo para a literatura regional e popular.

"Jessier é um grande contador de histórias, é um homem que relata com precisão histórias que transitam no imaginário popular do nordestino, e isso é muito importante, pois tem muita relação com nosso trabalho na Feira do Livro. Já tínhamos tentado trazê-lo outras vezes, mas sempre fomos inviabilizados por questões estruturais", comenta Rilder, comemorando a vinda do artista.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Está chegando a hora >> Arquidiocesse de Natal e Pastoral da Comunicação realizarão Miss@o.com 2014 em Lajes


A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação inicia o ciclo de encontros nos zonais, denominados “Miss@o.Com”. Trata-se de um encontro de formação, envolvendo os agentes das equipes paroquiais da Pascom, de cada zonal. O primeiro Miss@o.Com deste ano será realizado dia 29 deste mês, reunindo as equipes das paróquias do 5º Zonal.


O encontro será realizado no Centro Pastoral Monsenhor Vicente, na cidade de Lajes, das 8 às 16 horas. Na parte da manhã, serão proferidas duas palestras: a primeira sobre o que é Pastoral da Comunicação, com Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana; e a segunda será sobre “os desafios de um comunicador”, com o comunicador Tárcio Araújo, de Mossoró. À tarde, serão oferecidas, simultaneamente, duas oficinas: Fotografia, assessorada pelo Diác. José Bezerra, e formação para os leitores das missas, com os seminaristas Antônio Roberto e Rodrigo Paiva.

Cada participante deve colaborar com uma taxa de cinco reais.


A coordenação arquidiocesana pede as equipes confirmem presença até o dia 25 de março, com o articulador da Pascom no 5º Zonal, Júnior Martins, através do e-mail: jrmartinslajes@outlook.com.
 
Fonte: Pascom

Artigo >> O professor no contexto atual


Ser professor não é tarefa fácil na sociedade moderna. Pois, é atribuído e/ou exigido dele competências, que não tem condições de assumir, quais sejam: aconselhar, nivelar por baixo o rendimento dos alunos, orientar, rever as avaliações cotidianamente.

Neste contexto, como pode melhorar o processo ensino aprendizagem, se aprendizagem em si fica em segundo plano? São questionamentos que se fazem necessários para que possamos redimensioná-lo na busca de novos objetivos, de maneira que os alunos das classes populares possam ascender socialmente através da escola.

Com efeito, as políticas de letramento vigentes têm demonstrado ser deficientes, pois não adianta encher e/ou superlotar as salas de aula com discentes, sem que exista a qualidade esperada. É óbvio que a educação é um direito do cidadão e dever do Estado, no entanto é fundamental que aprendamos exigir dos governantes os investimentos essenciais a sua materialização.

Consoante este pensar, não acreditamos na educação sem que não haja investimento na formação e na valorização do professor, pois este deverá ser mediador do processo ensino aprendizagem. Para tanto, essa mudança de concepção pedagógica exige que paradigmas estruturalistas e/ou tradicionais de ensino sejam ultrapassados, principalmente para aqueles que não fazem sentido na contemporaneidade, isto é, a pedagogia da cópia, do livro texto, da decoreba, sem que se operacionalizem novas estratégias e procedimentos didáticos voltados à consecução dos novos objetivos.

Assim sendo, o professor precisa de incentivo, de um piso salarial digno para que este possa trabalhar com dignidade, se isso acontece cotidianamente, este poderá ser um agente de mudança e de transformação social in loco de sala de aula, ou seja, possibilitará políticas de leitura e de escrita “não silenciadas” (MUSSALIN, 2005), consequentemente, despertará assim, a participação coletiva dos alunos, através da interação dos sujeitos reais na construção de aprendizagens interativas.

Logo, ser professor é uma árdua função, portanto exige compromisso, responsabilidade para com a melhoria do processo ensino aprendizagem dos sujeitos do quais lidamos. Nesse sentido, é preciso rever práticas, métodos, estratégias de ensino para que os alunos sejam os mais beneficiados, já que estes necessitam de um ensino de qualidade, decerto que possam crescer e atingirem aos objetivos pretendidos.
 

Saúde, Cidadania e Mobilidade >> Bicicleta Para Todos em Brasília

Por: Daniel Guth via Change.org mail@change.org

Na semana passada estivemos em Brasília para tratar sobre o IPI Zero para bicicletas, partes e peças. Representantes da Rede Bicicleta para TodosVá de BikeUCB – União de Ciclistas do Brasil, Transporte AtivoABRADIBI Rodas da Paz. Nossa agenda intensa incluiu 4 Senadores, deputados federais e lideranças de bancadas.

Vamos começar pelos agradecimentos:
1) Aos amigos e parceiros que toparam ficar horas e horas em gabinetes e correndo pelos corredores e galerias do Congresso Nacional.

2) Ao Itaú Unibanco, que nos apoiou com as passagens aéreas e com uma boa assessoria parlamentar em Brasília. MUITO OBRIGADO!

3) A todas as pessoas que estão lutando por isto há anos, pois a batalha pela desoneração - à luz do interesse público de aumentar o uso e o acesso à bicicleta – não se iniciou agora.

4) Às assessorias dos parlamentares que nos receberam e que foram sensíveis e compreensivas com o tema a ponto de abrir suas agendas.

Fomos e retornamos de Brasília como um coletivo unido. Este foi o espírito norteador da nossa ida, em todas as agendas.


Abaixo está uma notícia recém-publicada no vadebike.org, do parceiro Willian Cruz, detalhando tudo o que fizemos em Brasilia. Recomendamos a leitura e pedimos a divulgação desta notícia pelas redes sociais!

Nosso último e-mail pedia uma mobilização para alcançarmos 50 mil assinaturas no abaixo-assinado. Extrapolamos nossa meta e agora queremos chegar a 100 mil assinaturas (pois já estamos com quase 90 mil!). OBRIGADO pela rápida mobilização detodos. Foi incrível. Muito obrigado,
 
Bicicleta Para Todos

Cobertura na imprensa: