sábado, 21 de fevereiro de 2015

Bolada >> Mega-sena acumulada pode sortear R$ 15 milhões neste sábado

trevo
A Mega-Sena continua acumulada e pode pagar 15 milhões de reais neste sábado (20) ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso 1.680.

O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da Caixa, que está estacionado na Rua São José, em Flores da Cunha (RS).

A aposta mínima na modalidade custa 2,50 reais e pode ser feita nas casas lotéricas até as 19h (horário de Brasília). Clientes da Caixa também podem realizar a aposta pelo internet banking.

Câmara Municipal de Lajes abre inscrições para o Curso de Informática Básica

O presidente da Câmara Municipal de Lajes, vereador Manoel Querino da Costa, comunica a toda população lajense que no período de 23 a 26 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o curso de informática básica no horário das 08:00 as 13:00 horas, na Câmara Municipal.


Sociedade >> É preciso conhecer para falar


Artigo >> O que fizemos da água?

Resultado de imagem para O que fazemos da água?Por Paiva Netto

Volto a falar-lhes do gravíssimo problema da falta d’água, que persiste em invocar nossa meticulosa atenção, seguida de atitudes acertadas.

Na série de palestras que proferi no início dos anos 1990, a respeito do Apocalipse de Jesus, a fim de torná-lo mais acessível aos simples de coração, trouxe, por exemplo, ao debate a questão da possível guerra pela água em várias regiões do planeta, já àquela altura noticiada pela imprensa.

Com tristeza e preocupação, vivenciamos nos dias atuais, até mesmo em metrópoles brasileiras, o trágico fantasma da carência de água.

Além dos fatores climáticos, que, desde a Revolução Industrial, mais fortemente influenciamos de forma condenável, o que temos feito com esse precioso líquido, fator básico da vida?

É fácil observar no mundo o ato criminoso do desperdício. Às crianças, aos jovens e aos adultos, insisto neste ensinamento: a migalha de hoje é a farta refeição de amanhã. E, por extensão, a gota d’água de hoje é o abundante manancial do amanhã. E, nestes tempos, de agora mesmo. Ajudemos a evitar o pior.

Em “Apocalipse sem medo” (2000), ressaltei que, apesar dos esforços ecológicos de muita gente boa, o ser humano ainda vive a poluir tudo, como na advertência do Profeta Isaías, 24:5: “Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a Aliança Eterna”.

A água tornou-se pouca em diversos pontos do orbe, mas continua sendo maltratada. E o líquido potável corresponde a menos de 3% do que existe no planeta. O restante é principalmente água salgada, em torno de 97%. Como é que as coisas ficam? (...) Preservá-la não se resume a medidas de governos. Exige decisivos cuidados que precisamos nós, cidadãos, ter também com ela. É necessário que deixemos de ser meros observadores e passemos a atuar como ativos participantes. Afinal de contas, está em jogo a nossa própria existência. Exato: nossa própria vida! E a correção disso demanda Justiça e Boa Vontade, vistos como antídoto contra a ganância, que, de tão cega, não percebe estar cavando a sepultura inclusive para si mesma.

AQUECIMENTO GLOBAL
No dia 16/1, a Agência Brasil divulgou que 2014 foi o ano mais quente desde o início dos registros de temperatura, em 1880. A informação é da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. O órgão norte-americano acrescenta que “o aumento da temperatura se espalhou por todo o mundo. As regiões onde foram registrados recordes de calor estão no extremo Leste da Rússia, a Oeste do Alasca, no interior da América do Sul, na maior parte do continente europeu, no Norte da África e também nas regiões costeiras do Leste e do Oeste da Austrália”.

A cada pesquisa nova apresentada, a Ciência se convence de que a atuação humana tem apressado o aquecimento global. E as consequências estão aí, à vista de todos. A complexidade dos desafios se intensifica, incluída a que afeta diretamente a economia das nações.

O Apóstolo Paulo, há dois milênios, em sua Epístola aos Gálatas, 6:7, deu uma lição que poderia repetir hoje literalmente: “Ninguém se iluda, porque Deus não se deixa escarnecer. Aquilo que o homem semear, terá de colher”.

Ouçamos o alertamento bíblico. O Pai Celestial certamente aguarda de nós bom senso e muito trabalho em prol do bem-estar da Humanidade. Peçamos a Ele proteção para as providências terrenas; chuva para os lugares secos; um clima mais equilibrado para a saúde das pessoas. E não desprezemos o poder da oração e da vigilância coletivas.

Tecnologia >> Veja cinco valiosos truques para deixar seu computador bem mais veloz

Resultado de imagem para cinco valiosos truques para deixar seu computador bem mais veloz
Procedimentos simples como deletar programas mais pesados e adotar versões online podem ajudar a melhorar a performance do computador.

“Mas acabamos de comprar o computador!”, você reclama. Na verdade, você o comprou há seis anos, quando fez aquela viagem e decidiu aproveitar o valor do câmbio. Mas por que é que agora os programas demoram tanto para abrir?
Se você não é especialista em TI, mas não quer trocar de computador como troca de roupa, a BBC Brasil compilou alguns truques para ajudá-lo a manter seu Mac ou PC – são passos simples e que podem ser usados por todos, independentemente do quanto você sabe sobre computadores.
1. Faça uma desfragmentação no disco rígido
Talvez você nem saiba o que isso significa, mas pode se surpreender com a importância do procedimento na manutenção do computador.
A desfragmentação acelera a forma como seu computador lê e navega pelos documentos, “limpando” e reorganizando os dados armazenados nele.
Até os discos rígidos modernos ficam mais lentos com o passar do tempo, por causa da forma como os arquivos são guardados. À medida que arquivos são criados e deletados, eles são fragmentados e guardados em diferentes partes do disco, em vez de ficarem todos juntos. Isso faz com que o acesso aos arquivos fique menos eficiente.
Ao organizar os blocos de informação espalhados no disco rígido, você não apenas aumenta o espaço disponível na memória, mas agiliza o acesso aos dados.
A desfragmentação é especialmente necessária em PCs, que possuem um programa especial para fazê-la. Outra opção é o programa gratuito Smart Defrag 3 (para Windows 8.1).
Em Macs, a Apple afirma que a desfragmentação dificilmente precisará ser feita, porque o sistema otimiza a organização dos arquivos automaticamente. Mas se o seu Mac estiver lento, é possível usar o programa Utilitário de Disco (Disk Utility) para consertá-lo.
Se quiser tentar a desfragmentação mesmo assim, o programa iDefrag (para Apple OS X) também é gratuito.
2. Apague arquivos desnecessários
Hoje em dia é muito fácil encher um disco rígido de menos de 200 GB. E quanto mais cheio ele fica, mais difícil fica para completar qualquer ação.
Você provavelmente tem muitos arquivos antigos que nunca usa, ocupando espaço valioso em seu computador.
E para descobrir quais são eles de maneira rápida, basta baixar um aplicativo.
Há muitos programas no mercado tanto para PCs quanto para Macs. Para usar no Windows, SpaceSniffer e WinDirStat, ambos gratuitos, ajudam a identificar os arquivos que ocupam mais espaço em seu disco rígido.
Se você usa o Mac, há um jeito ainda mais fácil de encontrar esses arquivos, usando o próprio Finder (programa padrão de gerenciamento de arquivos do OS X). Ele possibilita ver tudo o que está no Mac de maneira prática, incluindo aplicativos e programas, discos rígidos, arquivos, pastas e drives de DVD.
Você pode organizar seus arquivos e pastas por aí, buscar material em qualquer lugar em seu Mac ou deletar tudo o que não quer mais.
3. Evite executar programas automaticamente
Esta é uma das maneiras mais rápidas de deixar seu computador mais veloz – especialmente quando você liga a máquina.
Você pode ver quais programas estão sendo executados no computador em tempo real e fechá-los, se quiser.
Tanto o OS X, com o Monitor de Atividade, quanto o Windows, com o Gerenciador de Tarefas, permitem fazer isso.
Se você usa um Mac, procure em Preferências do Sistema, selecione “Usuários e Grupos” e clique nos processos que quer parar. Se você tem um PC, você pode usar o software gratuito Autoruns, que controla todos os programas executados automaticamente.
4. Elimine vírus e ‘malware’
Alguns insistem que é possível ficar sem um programa antivírus, afirmando que eles usam muita memória e poder de processamento, especialmente em PCs mais antigos.
Mas para quem não é especialista, é melhor se prevenir e instalar o programa.
É importante escolher o antivírus de acordo com as especificações do seu computador. Alguns dos programas que usam menos memória e processamento são o Microsoft Security Essentials, o Panda Cloud e o Avira. Para PCs, a lista é bem longa.
Apesar do mito popular de que Macs não são vulneráveis a vírus, suspeite se seu computador estiver mais lento do que o normal. Use uma ferramenta gratuita como o Avast ou o Sophos.
5. Use aplicativos web
Para que instalar o Office se você pode usar programas online gratuitos como Google Docs, o Adobe Buzzword ou com os conjunto de programas Zoho e Peepel?
Aplicativos web, abertos em um navegador, conseguem desempenhar quase todas as funções necessárias para criar ou compartilhar arquivos.
Eles também têm duas vantagens: são mais leves (por isso exigem menos poder de processamento para serem executados) e não enchem o disco rígido.
Se você tentar estes cinco passos e, mesmo assim, seu computador não executar as tarefas mais rápido, talvez seja a hora de chamar um técnico – ou de investir em uma nova máquina!
Fonte: Terra

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Chuva no interior >> Símbolo de esperança e vida para o sertão


Resultado de imagem para chuva no interior

Mais uma tarde com um clima chuvoso e bastante agradável, o que trás bastante alegria para nós que moramos aqui no sertão.


Política Estadual >> Fernando Mineiro - PT é indicado líder do bloco PT-PHS-PCdoB na Assembleia Legislativa

"Mineiro é indicado líder do bloco PT-PHS-PCdoB na Assembleia Legislativa

PT, PHS e PCdoB oficializaram nesta quinta-feira, 19, a formação de um bloco parlamentar na Assembleia Legislativa. O bloco atua como bancada, passando a ter assento no Colégio de Líderes, que define a agenda e o que vai entrar ou não na pauta de votação da Casa. 

Mineiro foi indicado líder do bloco, composto ainda pelo deputado Souza Neto (PHS) e pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB). Mais detalhes aqui: http://goo.gl/UARo2E"
PT, PHS e PCdoB oficializaram nesta quinta-feira, 19, a formação de um bloco parlamentar na Assembleia Legislativa. 
O bloco atua como bancada, passando a ter assento no Colégio de Líderes, que define a agenda e o que vai entrar ou não na pauta de votação da Casa.
O Deputado Fernando Mineiro - PT, foi indicado líder do bloco, composto ainda pelo deputado Souza Neto (PHS) e pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB). 

Literatura >> 15 dicas de literatura afro-brasileira e africana

Educar

Conheça mais sobre essa cultura tão presente no nosso  imaginário

Foto: Não tem maneira melhor para conhecer uma cultura do que com os livros!
                                 Não tem maneira melhor para conhecer uma cultura do que com os livros!

Literaturas que valorizam a diversidade étnica e cultural afro-brasileira e africana são uma ótima alternativa para abordar os conteúdos exigidos pela lei 10.639, que obriga o ensino da "História e Cultura afro-brasileira e africana" nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de todo Brasil.

Veja 15 dicas de livros recomendados para pais, filhos e professores sobre o tema. Confira também o índice de autores negros do Literafro, portal de estudos de literatura afro-brasileira da Universidade Federal de Minas Gerais.
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado



A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.
2. Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném - Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo



O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.
3. O Menino Marrom - Ziraldo



O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.

Oportunidade de emprego >> Assaí Atacadista abre mil vagas de emprego e loja de Natal também contratará

Foto: Divulgação


Entre as oportunidades, vagas para profissionais com deficiência


A rede Assaí Atacadista, com loja em Natal na BR 101, negócio de atacado do GPA, oferece mil vagas, entre elas oportunidades para profissionais com deficiência física, para 85 lojas da rede no Brasil. O processo seletivo acontecerá no dia 23 de fevereiro, às 9h da manhã. As vagas são para operador de caixa e repositor. É imprescindível facilidade de acesso à loja e disponibilidade de horário. Os candidatos interessados devem dirigir-se a loja do Assaí, munidos de carteira profissional, RG e CPF. O Assaí está presente em 13 estados brasileiros (AL, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP).
Sobre o Assaí Atacadista
Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço e está em plena expansão. Em 2013, a rede inaugurou 14 novas unidades no Brasil, chegando a cinco novos Estados e presença em quatro regiões do País. Em 2014 já são 8 novas unidades inauguradas. A rede fechou o 1º semestre de 2014 com avanço de 38% de crescimento na receita líquida, em relação ao mesmo período de 2013.
Fonte: 

MPF recomenda que Sesap e SMS criem plantões para receber decisões judiciais


Resultado de imagem para MPF recomenda que Sesap e SMS criem plantões para receber decisões judiciaisO Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) desenvolvam um sistema de plantão que permita o pronto atendimento das decisões judiciais dirigidas às duas secretarias, nos fins de semana, feriados e inclusive em dias úteis, após o encerramento do expediente normal.

A recomendação, de autoria do procurador da República Victor Mariz, aponta que atualmente nenhum dos dois órgãos mantém qualquer estrutura para recebimento dessas decisões, fora do expediente normal das secretarias. Dessa forma, muitas vezes os pacientes que necessitam de intervenção médica/hospitalar urgente não conseguem o acesso ao atendimento, mesmo após conquistar esse direito judicialmente.

O texto também recomenda às duas secretarias a divulgação - através da internet e diretamente à Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública – do contato telefônico das pessoas responsáveis pelo recebimento das decisões, durante esses plantões. As recomendações foram entregues no último dia 11 e preveem um prazo de 10 dias para que os secretários informem sobre as medidas adotadas.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cultura e Sociedade >> Auxílio-reclusão x ignorância


 Por  

O tema Auxílio-reclusão é constantemente utilizado de maneira equivocada em correntes de redes sociais. As pessoas compartilham o conteúdo sem ter o mínimo conhecimento sobre o assunto. Nas mensagens o benefício é chamado de “Bolsa Bandido” e o seu recebimento é vinculado a qualquer criminoso. 

Na verdade só tem direito a receber os valores mensais exclusivamente os dependentes dos segurados do INSS que estão presos, ou seja, não é qualquer apenado que pode ser contemplado. 

Em janeiro de 2012 o INSS pagou 33.544 benefícios de auxílio-reclusão. Levando em consideração que a população carcerária no Brasil em 2012 atingiu o número de 550 mil pessoas, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é possível concluir que apenas 6% do apenados brasileiros foram contemplados com o benefício.
Outra informação falsa de cunho político é que o Auxílio-reclusão foi criado pelo PT. Atribuir a sua criação ao PT, Sarney, FHC, Lula ou a qualquer que seja o político é uma ato de ignorância ou de desonestidade intelectual. De acordo com o Ministério da Previdência Social o benefício foi criado em 1960 através da lei nº 3.807 e ratificado pela constituição de 1988.
Uma pequena comprovação de que o assunto não é algo tão recente como dizem as falsas correntes das redes sociais.

Cuidado com as mãos >> Conheça alguns gestos simples que significam coisas bem rudes em outros países

É verdade que a gesticulação é de grande importância para a comunicação. Algumas pessoas gesticulam mais, outras menos, mas a verdade é que nosso corpo passa mensagens o tempo todo; tanto que, em várias sociedades, simples gestos passam uma significação inteira, sem a necessidade da pronúncia de uma palavra sequer.

Infelizmente, assim como a linguagem, os sinais corporais não possuem significação universal, de modo que mesmo simples gestos podem significar coisas bem ofensivas. Para você não passar vergonha – ou perrengue maior – conheça o significado de alguns desses sinais nos diferentes países do mundo.

A corna (Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Países Bálticos, Colômbia)


 Começando com um sinal que nos é familiar, fazer os chifres com a mão pode não ser identificado somente como o símbolo do rock ou parecido com “eu te amo” na língua de sinais. Assim como no Brasil, fazer a corna insinua que uma mulher é infiel, sendo um insulto aos homens. Em alguns países, é uma forma de mandar alguém “se danar”.

Esfregar o queixo (Bélgica, França, Tunísia, Nordeste da Itália)



Essa é para os barbados que adoram coçar o queixo: esse movimento praticamente instintivo para nós homens, pode significar algo bem ofensivo em alguns países. Esfregar o queixo para frente com os dedos da mão, significa “vai se danar” (ou “vai se f****”, pra ser mais preciso).

“Fedor de peixe” (Sudeste da Itália)





Pinçar o nariz com o indicador e o dedo médio quer dizer que alguma coisa é suspeita ou alguém não é digno de confiança. É como se você estivesse dizendo que “algo não cheira bem”.

5Moutza (Grécia, África, Paquistão)





Abrir as mãos rapidamente, com os dedos espaçados em direção a alguém, pode ser um erro grave. Amoutza significa que você está esbravejando “vai pro inferno!” e simboliza a mão que esfrega sujeira – ou cocô – no rosto do inimigo.

“Os cinco pais” (Caribe, países árabes)




Agarrar o indicador com os cinco dedos da outra mão, significa que você está dizendo que alguém possui uma má criação familiar, algo particularmente ofensivo na Arábia Saudita. Se você é ansioso e gosta de ficar segurando as mãos, tenha cuidado.

“Perda de tempo” (Grécia)





Muito cuidado com este aqui: fazer este gesto enquanto conversa com um grego, significa que você não está dando atenção àquela pessoa, insinuando que ela é perda de tempo. Algo bem rude, não?

Cutis (Índia, Paquistão)





O simples gesto de estalar o polegar nos dentes pode causar sérios problemas na Índia; significa que você não se importa com a pessoa ou com a família dela. Se você estiver hospedado na casa de alguém, esse pequeno ato pode te colocar na rua.

 Mesquinho (México, parte da América do Sul)



Cuidado com os cotovelos na hora das refeições: batê-los sobre a mesa pode indicar que a pessoa ao seu lado é mesquinha; o mesmo vale para o gesto popularmente conhecido aqui como “dor-de-cotovelo”.

Oficina Cultural

A Secretaria Estadual de Juventude e a Fundação José Augusto por meio do RN Criativo, realiza nesta sexta 20/02 no Solar João Galvão (Centro de Natal/Sede do RN Criativo) às 9 da manhã, uma oficina de capacitação para inscrições de projetos para o JOVEM.DOC.

O JOVEM.DOC é um concurso público para produção de dez documentários de 26 minutos sobre a relação do jovem com o espaço público, podem participar interessados de todas as regiões do Brasil, com idade entre 18 a 29 anos, protagonistas nas comunidades locais e nas virtuais. Inscrições até 27 de fevereiro. Participe!

+ info: http://bit.ly/1D8XNq4
A Secretaria Estadual de Juventude e a Fundação José Augusto por meio do RN Criativo, realiza nesta sexta 20/02 no Solar João Galvão (Centro de Natal/Sede do RN Criativo) às 9 da manhã, uma oficina de capacitação para inscrições de projetos para o JOVEM.DOC.
O JOVEM.DOC é um concurso público para produção de dez documentários de 26 minutos sobre a relação do jovem com o espaço público, podem participar interessados de todas as regiões do Brasil, com idade entre 18 a 29 anos, protagonistas nas comunidades locais e nas virtuais. Inscrições até 27 de fevereiro. 
Participe! + info: http://bit.ly/1D8XNq4

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A coisa é mais ou menos assim >> O carnaval terminou e agora a vida volta ao ritmo normal...


Política >> “Tivemos o cuidado de indicar bons nomes ao governador”, disse senadora Fátima


Encerrando sua agenda de carnaval, ontem (17), a senadora Fátima Bezerra (PT) prestigiou o desfile do Ala-Ursa do Poço de Sant’Ana, em Caicó. Na oportunidade, ela foi questionada sobre a participação do Partido dos Trabalhadores no governo Robinson Faria (PSD).
De acordo com a senadora, é obrigação do PT, como parceiro na sua vitória e de Robinson, é dar a contribuição para promover o incremento econômico e social que o estado necessita nesse momento. 
“Estamos participando de cinco secretárias, além da Emater, e tivemos o cuidado de apresentar bons nomes, que atendem o que pediu o governador para formar sua equipe com perfil técnico, ética e seriedade. E isso nos deixa mais motivados promover um ciclo de desenvolvimento”, lembrou Fátima.