sábado, 17 de novembro de 2012

Nota do PT sobre a Ação Penal 470 >> Rui Falcão, presidente nacional do PT,junto com o secretário de Comunicação, André Vargas

 

Leia o documento aprovado nesta quarta-feira durante reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, em São Paulo

O PT E O JULGAMENTO DA AÇÃO PENAL 470

O PT, amparado no princípio da liberdade de expressão, critica e torna pública sua discordância da decisão do Supremo Tribunal Federal que, no julgamento da Ação Penal 470, condenou e imputou penas desproporcionais a alguns de seus filiados.

1. O STF não garantiu o amplo direito de defesa

O STF negou aos réus que não tinham direito ao foro especial a possibilidade de recorrer a instâncias inferiores da Justiça. Suprimiu-lhes, portanto, a plenitude do direito de defesa, que é um direito fundamental da cidadania internacionalmente consagrado.

A Constituição estabelece, no artigo 102, que apenas o presidente, o vice-presidente da República, os membros do Congresso Nacional, os próprios ministros do STF e o Procurador Geral da República podem ser processados e julgados exclusivamente pela Suprema Corte. E, também, nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os ministros de Estado, os comandantes das três Armas, os membros dos Tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática em caráter permanente.

Foi por esta razão que o ex-ministro Marcio Thomaz Bastos, logo no início do julgamento, pediu o desmembramento do processo. O que foi negado pelo STF, muito embora tenha decidido em sentido contrário no caso do “mensalão do PSDB” de Minas Gerais. Ou seja: dois pesos, duas medidas; situações idênticas tratadas desigualmente.

Vale lembrar, finalmente, que em quatro ocasiões recentes, o STF votou pelo desmembramento de processos, para que pessoas sem foro privilegiado fossem julgadas pela primeira instância – todas elas posteriores à decisão de julgar a Ação Penal 470 de uma só vez.

Por isso mesmo, o PT considera legítimo e coerente, do ponto de vista legal, que os réus agora condenados pelo STF recorram a todos os meios jurídicos para se defenderem.

2. O STF deu valor de prova a indícios

Esquadrilha da Fumaça realizará apresentação em Florânia/RN

Neste domingo (18), o céu de Florânia será tomado pelos pára-quedistas da Força Aérea Brasileira e pelo Esquadrão de Demonstrações Aéreas, chamado de Esquadrilha da Fumaça. 

O evento acontece dentro da programação da festa de N. Srª das Graças, co-padroeira do município. Segundo o prefeito Sinval Salomão, o evento é de porte internacional e movimentará a economia local. O evento está marcado para iniciar às 15:00 horas, e acontecerá na Área de Lazer Parque da Cidade. 

Turistas de todo o país são aguardados para prestigiar as apresentações.

5317 
 
 Fonte: Blog do Marcos Dantas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PNE e royalties: como superar os impasses?


A derrota do substitutivo do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que previa o investimento na educação pública de 100% dos recursos oriundos dos royalties destinados a estados e municípios, através de fundo especial, e mais 100% do fundo de participação da União nos contratos de concessão das plataformas continentais, compromete a estratégia do Governo em financiar as metas do novo Plano Nacional de Educação, recentemente aprovado na Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado.

Em razão dessa irresponsabilidade dos/as senhores/as deputados/as, a CNTE e outras entidades defensoras da educação pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada lançaram a campanha Veta tudo, Dilma!

Consideramos que o caminho mais adequado para enfrentar a armadilha do Congresso de conceder aos entes federados praticamente um cheque em branco para aplicarem os recursos dos royalties - não obstante as inúmeras incoerências legislativas e jurídicas que permeiam o Projeto de Lei aprovado, e que serão alvos de ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal - seja o veto integral da Presidente da República ao PL 2.565/11.

A campanha #VETAtudoDILMA! já está nas redes sociais e a CNTE imprimiu cartazes para divulgá-la em grande parte das escolas do Brasil, além de ter disponibilizado abaixo-assinado eletrônico em sua página na internet. Esperamos contar com o apoio de todos/as aqueles/as comprometidos/as com o futuro do país, e que poderão participar da campanha promovendo tuitaços, subscrevendo o abaixo-assinado, publicando artigos na mídia ou emitindo declarações em rádios, TVs e tribunas sobre a importância dos royalties para a educação e, consequentemente, para o combate às desigualdades e para a promoção da tão sonhada equidade social no Brasil.

Em outra frente de luta, a CNTE mobilizará sua base, em parceria com outras entidades educacionais, a fim de pressionar o Senado Federal a promover o debate sobre o financiamento das metas do PNE, porém, não perdendo de vista a necessidade de aprovar o Projeto ainda este ano. Contamos com o apoio de todos/as.

Fonte: CNTE

APAMI de Lajes está em contagem regressiva para reabrir suas portas

Há várias semanas venho acompanhando a reforma do Hospital Maternidade Aluízio Alves, hoje fui registrar o desempenho da mão de obra voluntária em apoio ao nosso Hospital, no Ateliê Maria Moça de minha amiga e professora, batalhadora de 20 anos de conhecimento Juracy Soares, onde lá encontrei a mão de obra de voluntários e funcionários na área da saúde para ajudar esta causa mais do que nobre e importante da reabertura daquela entidade. 

Lençóis e toalhas que foram doadas por várias pessoas, lençóis estes que receberam sua marca em pintados através de telas com o nome da APAMI. Que bom que ainda existem pessoas que abraçam causas e ajudam pessoas de alguma forma. Em fim, uma mão ajuda a outra.

Com informações do Blog Cabugi Notícias

Universidades podem aderir ao ProUni a partir de hoje

O período de adesão vai até o dia 5 de dezembro de 2012, exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni).

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir, a partir de sexta-feira (16), prazo para as instituições de ensino superior interessadas em aderir ao Programa Universidade para Todos (ProUni). O período de adesão vai até as 23 horas e 59 minutos do dia 5 de dezembro de 2012, exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni), disponível no sítio eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br

De acordo com a portaria, divulgada hoje (14) no Diário Oficial da União, as instituições devem informar o tipo de bolsas de estudo que pretendem oferecer aos estudantes de baixa renda - integral ou parcial de 50% e 25% - em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

O cálculo do valor da bolsa deve incluir, além das mensalidades, a matrícula e os custos extras, como no caso de estudantes que precisam refazer uma matéria em caso de reprovação. As instituições não podem cobrar taxas na seleção, devendo informar previamente aos estudantes pré-selecionados quanto à sua natureza e critérios de aprovação, que não poderão ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos estudantes selecionados em seus processos seletivos regulares.

No América, férias só depois do jogo contra o ABC

  Apesar de não ter mais grandes objetivos neste Campeonato Brasileiro, a equipe do América dá sinais de que vai continuar buscando as vitórias até as últimas partidas. Os jogadores titulares treinaram forte na tarde de quarta-feira (14) e adiaram suas férias. Todos devem entrar em campo contra o América-MG, neste sábado (17), em Goianinha, e no clássico rei contra o ABC, dia 24 no Frasqueirão.

“Nosso pensamento é de sairmos de férias somente após o jogo com o ABC”, afirmou o atacante Isac. Com 17 gols na Série B, o vice artilheiro do campeonato vai em busca de uma marca pessoal. “Vou jogar para tentar alcançar os 20 gols nesse campeonato. O Luiz Carlos (do Criciúma) está muito na frente, mas se Deus quiser vou alcançar os 20 gols nos próximos jogos”, declarou.O lateral Norberto destaca a boa campanha feita este ano para justificar o empenho dos atletas nos últimos dois jogos. “Nós fizemos uma campanha vitoriosa este ano e não podemos terminar o campeonato de outro jeito que não seja vencendo”, disse.

Outro fator de motivação da equipe alvirrubra é o jogo contra o ABC na última rodada da Série B. O time americano vai em busca da sexta vitória sobre a equipe alvinegra neste ano e isso tem deixado os jogadores com vontade de fechar o ano com chave de ouro. Tanto que, de acordo com o técnico Roberto Fernandes, esta é a data oficial de liberação dos jogadores para o período de férias. “Um minuto após o apito final do jogo contra o ABC toda equipe está oficialmente de férias”, disse o técnico. O retorno dos atletas do América para a pré-temporada 2013 foi marcado para o dia 26 de dezembro.

Fonte: Jornal de Fato

Comércio vai ter que informar tributos nas notas fiscais ao consumidor

nota-fiscalOs impostos incidentes sobre produtos e serviços terão que ser discriminados nas notas fiscais ou afixados em cartazes em todos os estabelecimentos comerciais do país. É o que prevê projeto de lei aprovado no último dia (13) pela Câmara dos Deputados, que seguirá para sanção presidencial.

De autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a proposta prevê a divulgação dos valores aproximado dos impostos correspondentes à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência contribui para a formação dos preços de venda.

Pelo projeto, a apuração do valor dos tributos deverá ser feita em relação a cada mercadoria ou serviço, separadamente, inclusive nas hipóteses de regimes jurídicos tributários diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de serviços.

De acordo com o texto aprovado pelos deputados, o estabelecimento que descumprir a norma estará sujeito à multa, apreensão do produto e até a interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade.

Deverão ser discriminados nas notas fiscais tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) e Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR), entre outros.

Depois de sancionada, as empresas terão prazo de seis meses para se adequarem às novas regras.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Imagem e estandarte de Nossa Senhora da Conceição segue para Pedra Preta

 
Durante todo o dia de hoje (15), na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Alto da Beleza, teremos a Adoração ao Santíssimo e às 18h o nosso Pároco Padre Zezinho dará a bênção e logo após, o estandarte e a imagem de Nossa Senhora sairá em carreata para a cidade de Pedra Preta, onde ficará lá até o dia 20.

O padre convoca todos os motoristas para fazer essa grande carreata. Chegando em Pedra Preta terá a Santa Missa. Da Capela sairá um ônibus, às 18h30, para os que não poderão ir em carro próprio.

De lá a imagem segue para Caiçara do Rio dos Ventos e fica lá até a Festa da Padroeira, no dia 28.
 
Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

Movimentos sociais pedem saída de Rosalba do governo

O potiguar aproveitou o feriado desta quinta-feira (15) para proclamar a sua insatisfação com o governo de Rosalba Ciarlini (DEM).

Enquanto médicos, dentistas e ativistas sociais caminhavam pelas ruas de Natal e faziam o enterro simbólico do governo em frente ao maior hospital do Estado, internautas realizaram um tuitaço utilizado a bandeira #ForaRosalba.

A insatisfação se deve, principalmente, ao caos na saúde pública, onde diariamente pacientes morrem por falta de atendimento ou de material necessário a cirurgias e pequenos procedimentos. 

sinmed-fora-rosalba-2

A falta de segurança, o descaso com a educação e o não cumprimento dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários de diversas categorias dos servidores também foram motivos bem explicitados pelos ativistas cibernéticos.

O movimento, que também utilizou a hastag #CaiForaRosalba, alcançou o 1º lugar nos TTs mundiais, se configurando como o assunto mais comentado no twittwer em todo o mundo.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Reconhecimento >> Botafogo presta homenagem ao ídolo potiguar Marinho Chagas


O Botafogo/RJ realiza o projeto ‘Time do Século’, que homenageia ídolos do clube carioca. O escolhido da vez é o potiguar Marinho Chagas, eleito o melhor lateral esquerdo da Copa do Mundo de 1974 e um dos maiores craques da história botafoguense.

O jogador potiguar chegou ao Botafogo/RJ em 1972 depois de uma passagem espetacular pelo Náutico e ter saído do ABC.

Confira a ficha do craque:
Nome: Francisco das Chagas Marinho
Nascimento: 08/02/1952, em Natal (RN)
Posição: Lateral-esquerdo

Clubes em que atuou: Riachuelo, ABC, Náutico, Botafogo, Fluminense, Cosmos, Strikers-EUA, São Paulo, Bangu, Fortaleza, América-RN, LA Heat-EUA e Harlekin-ALE
Jogos pela Seleção Brasileira: 36; Gols: 4.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

EMPREGO » Riachuelo abre 8 mil vagas temporárias; 400 no RN


A Riachuelo está com mais de 8 mil vagas temporárias abertas no Distrito Federal e em 23 estados brasileiros. De acordo com a empresa, as contratações ocorrerão ainda neste mês. Os interessados devem se cadastrar até o dia 20 de novembro por meio do link trabalhe conosco no site da Riachuelo. As vagas são temporárias, mas a Riachuelo afirma que há possibilidades de efetivação. A rede também oferece oportunidades de emprego para pessoas com deficiência. Clik no link abaixo:

Detalhes das vagas
 
São 1.800 vagas em São Paulo, 900 no Rio de Janeiro, 400 no Distrito Federal, 400 em Goiás, 40 no Tocantins, 200 em Mato Grosso do Sul, 200 em Mato Grosso, 400 no Ceará, 100 no Piauí, 300 no Maranhão, 400 no Rio Grande do Norte, 400 em Pernambuco, 200 na Paraíba, 200 em Alagoas, 500 na Bahia, 170 em Sergipe, 300 no Amazonas, 250 no Pará, 70 no Acre, 340 no Espírito Santo, 450 em Minas Gerais, 120 no Rio Grande do Sul, 80 em Santa Catarina e 250 no Paraná.

As oportunidades de emprego são para cargos comerciais, financeiros, administrativos e operacionais para candidatos de ambos os sexos em funções de assistentes e auxiliares de loja, vendas, estoque, caixa, atendimento (crediário) e visual merchandising e promotores de cartão.

Benefícios

A empresa oferece plano de carreira e, entre os benefícios, estão vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde e participação nos lucros. Os candidatos devem ter ensino médio completo, ser maior de 18 anos, ter disponibilidade de trabalho aos finais de semana e feriados, afinidade com moda e varejo e bom relacionamento interpessoal.
 

Fonte: site  Correioweb

As novidades do Flipipa para esse ano. Vale a pena conferir!



                  Luis Fernando Veríssimo
  Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, mais de 30 personalidades literárias vão estar na Pipa debatendo livros, ideias e literatura

Entre os autores convidados estarão Luís Fernando Veríssimo, Sérgio Sant’Anna, João Paulo Cuenca, Zuenir Ventura, Reinaldo Moraes, Ana Miranda, Tatiana Salem Levy, Bené Fonteles, Antônio Cícero, Joyce Pascowitch, Nelson Xavier, Rafael Gallo

Dos nomes regionais o Flipipa terá Suely Costa. Nonato Gurgel, José Luiz Ferreira, Humberto Hermenegildo, Neroaldo Pontes, Carlos Braga, Tácito Costa, Eliana Lima, Woden Madruga, Mayara Costa Pinheiro, Lívio Oliveira, Carmen Vasconcelos, Mário Ivo Cavalcanti, Paulo Wanderley, Marcos Lopes, Henrique Fontes, Vicente Serejo, Napoleão Paiva Souza e Cassiano Arruda Câmara.

Nomes consagrados da literatura, muita cabeça pensante em debates envolventes, tendo como cenário uma das mais paradisíacas faixas litorâneas do Rio Grande do Norte. Eis o apelo irresistível para quem é apaixonado por ideias e livros, belezas naturais e aprecia um turismo de conteúdo numa região de perfil multicultural: esse lugar é a praia da Pipa, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, na 4ª edição do Festival Literário da Pipa-FLIPIPA.

O cenário é perfeito para atiçar o caldeirão fervilhante de ideias e escritas de algumas personalidades brasileiras cujas obras tem projeção mundial. Vão estar lá Luís Fernando Veríssimo, Sérgio Sant’Anna, João Paulo Cuenca, Zuenir Ventura, Reinaldo Moraes, Ana Miranda, Tatiana Salem Levy, Bené Fonteles, Antônio Cícero, Joyce Pascowitch, Nelson Xavier e Rafael Gallo; todos debatendo com um batalhão de nomes locais e regionais da crônica, do jornalismo, da literatura e do academicismo, como Suely Costa. Nonato Gurgel, José Luiz Ferreira, Humberto Hermenegildo, Neroaldo Pontes, Carlos Braga, Tácito Costa, Eliana Lima, Woden Madruga, Mayara Costa Pinheiro, Lívio Oliveira, Carmen Vasconcelos, Mário Ivo Cavalcanti, Paulo Wanderley, Marcos Lopes, Henrique Fontes, Vicente Serejo, Napoleão Paiva Souza e Cassiano Arruda Câmara.

As abordagens vão transitar entre romance, ficção e memória a partir da obra dos próprios autores convidados ou em seus objetos de estudo; pela poesia de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Itajubá e Câmara Cascudo, na via do modernismo; a literatura e dramaturgia na obra de Jorge Amado; mais o jornalismo cultural, vida e obra de Luiz Gonzaga, literatura transgressora, crônica e muito mais.

O QUE ABRE E FECHA » Comércio abre em horário diferenciado neste feriado em Natal; confira


Do DN Online

Nesta quinta-feira, 15 de novembro, quando é comemorada a Proclamação da República Brasileira, o comércio de Natal funciona com em horário diferenciado.  A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) informa o funcionamento dos principais pontos comerciais durante 15 de novembro:

Comércio de Rua

Alecrim: A abertura é facultativa, porém, a maioria das lojas abrem das 08h às 13h.

Centro da Cidade: A abertura também é facultativa, mas grandes magazines abrem em horários diferentes, como a C&A (09h às 15h), Riachuelo (08h às 16h) e Lojas Americanas (09h às16h).

 Zona Norte: Abertura facultativa até 12h, mas a maioria das lojas fecham.

 Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer: 11h às 22h.

Lojas:12h às 21h.

Natal Shopping

Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.

Lojas e Quiosques: 14h à 21h.


Norte Shopping

Praça de Alimentação: 11:30h às 22h.

Lojas e Quiosques: 15h às 21h

Praia Shopping

Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.

Lojas e Quiosques: 15h às 21h.


Shopping Cidade Jardim

Praça de Alimentação: A partir das 11h.

Lojas e Quiosques: 14h às 20h.

Shopping Via Direta

Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.

Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h.


Supermercados

Funcionamento normal das grandes redes em dias de feriado, das07 às 22h.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SINTE/RN >> CTE é repaginada para acolher melhor trabalhadores em Educação


Sob nova direção, a Casa dos Trabalhadores em Educação (CTE) passou por algumas mudanças para melhorar ainda mais o atendimento ao público. As alterações foram sugeridas pelos próprios hóspedes associados.

Uma das novidades é o cardápio que foi reformulado e agora conta com a orientação de uma Nutricionista. “Substituímos salsicha ao molho por frango, tapioca pronta por tapioca feita na hora e acrescentamos granola, aveia e ovos”, conta a diretora Simonete Carvalho de Almeida. Atualmente é servido cuscuz, carne, frango, presunto, ovos, macaxeira, inhame ou batata doce, mungunzá e tapioca, além de queijo, bolo, café, leite, chá, suco, fruta, aveia, granola, pão e biscoito.

Outra novidade é que a equipe de funcionários recebeu um treinamento para preparar e servir o café da manhã com mais qualidade. “Compramos mais louças e equipamentos para a cozinha e confeccionamos o fardamento completo para os funcionários”, acrescenta a diretora.

Filme mostra a maior epidemia infantil da história

Um dos cinco melhores documentários da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em votação popular, foi o filme “Muito Além do Peso”, que aborda “a maior epidemia infantil há história – a obesidade”.

Crianças com doenças de adultos e números alarmantes transbordam da tela, revelando um jogo de responsabilidade entre Estado, família, escola, publicidade e indústria alimentícia. O documentário foi filmado em regiões do Brasil e dos Estados Unidos.

Em breve o filme estará nos cinemas brasileiros. No próximo dia 12 de novembro, 20h, acontece a pré-estreia, no Ibirapuera, em São Paulo. Após a exibição do filme, haverá um debate sobre obesidade infantil, com abertura de Amit Goswami e mediação de Cazé Peçanha. Debatem o assunto: Ann Cooper, Frei Betto, Amélio Godoy e Estela Renner.

A produção é da Maria Farinha Produções e do Instituto Alana, entidade de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Entre os especialistas que participam do documentário, uma é a professora Elisabetta Recine, da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Clique aqui para assistir o trailer do filme. 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

Imagem: Revista Ponto Com

Secretarias de educação estaduais e municipais de todo o Brasil e instituições que incentivam pesquisas na educação básica podem enviar, até 22 de novembro, propostas para a realização, em 2013, de olimpíadas científicas e de feiras e mostras de ciências.

As chamadas públicas, já abertas, foram lançadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A evolução da ciência é que faz com que a humanidade se aperfeiçoe continuamente”, diz Carmem Moreira de Castro Neves, diretora de formação de educação básica da Capes. “E incentivar a investigação científica é um trabalho das escolas, dos professores.”

As olimpíadas e as feiras e mostras são, segundo ela, uma forma de melhorar o ensino fundamental e médio, identificando jovens talentosos. É o terceiro ano em que Capes e CNPq lançam conjuntamente editais de incentivo a eventos científicos para estudantes. No ano passado, 76 propostas foram aprovadas de acordo com editais lançados pelos dois ministérios. “Este ano, foram realizadas 48 feiras municipais, 23 estaduais e cinco grandes feiras nacionais”, assinalou Carmem.

Para a realização de olimpíadas científicas, há um orçamento previsto de R$ 3,3 milhões, valor que pode ser utilizado para compra de material de consumo, passagens e diárias e material bibliográfico. O MEC vai apoiar a realização de olimpíadas internacionais no Brasil.

Mais R$ 9 milhões são previstos pela Capes e pelo CNPq para financiar projetos de feiras e mostras científicas. Há previsão também de apoio às mostras científicas itinerantes, em especial planetários móveis.

As chamadas públicas para envio de propostas para olimpíadas científicas e para feiras de ciências estão disponíveis pela internet.

“No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão”



PROGRAMA: CONVERSA COM A PRESIDENTA

Vimos em uma reportagem que iria diminuir a conta de luz em janeiro e ficamos felizes. Porém, em um jornal local, recebemos a péssima notícia de que a conta vai ficar mais cara. Me explica isso, por favor?

Clarice Antonieta Torino, 62 anos, costureira de Mogi das Cruzes (SP) 

Presidenta Dilma - Clarice, são duas coisas distintas. No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão. Será a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil e vai ocorrer porque o governo vai renovar agora as concessões para as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que venceriam entre 2015 e 2017. Os novos contratos não embutirão mais a amortização dos investimentos feitos pelas empresas, pois já foram pagos pelos consumidores ou serão indenizados pelo governo. Também eliminaremos algumas taxas da conta de luz, como a que financia o programa Luz para Todos e a Tarifa Social de Energia. Mas esses programas não serão interrompidos, serão financiados com recursos do Tesouro Nacional. Entretanto, as medidas anunciadas não alteram os contratos atuais, que prevêem revisão anual de tarifas, que em Mogi das Cruzes resultou no reajuste de cerca de 7% neste ano. Mas no ano que vem, Clarice, haverá sim a redução da conta de luz, o que trará menos gastos para as famílias e mais competitividade para nossas indústrias, que poderão oferecer produtos mais baratos para toda a população.

Fonte: Secom.gov.br

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pais de 64% dos universitários têm ensino superior


 
Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que é relativamente alta a escolaridade dos pais dos estudantes universitários brasileiros, em relação ao total da população. De acordo com os dados, dois terços do total de jovens (64,6%) consultados têm pelo menos um dos pais que chegaram ao ensino superior, e 12,3% dos pais de universitários têm pós-graduação. Entre as mães, o percentual é de 15,4%. Os dados estão no relatório "Estudo comparado sobre a juventude brasileira e chinesa – Dados preliminares do Brasil".

A maior parte dos estudantes, 71,5%, declara que dedica até 10 horas semanais aos estudos fora da sala de aula. Neste grupo, a parcela de quem investe menos de cinco horas por semana para esse fim é alta: 37,1%. Apenas 7,2% utilizam 16 horas ou mais na semana para estudar fora de sala.

A maioria dos estudantes também trabalha: 52% têm atividade remunerada, ao passo que 13,3% estão desempregados. Os que não trabalham representam 27,1% da amostra, e 6,3% exercem trabalhos sem remuneração.

Quanto à escolha do curso, 82,8% dos estudantes afirmam que não trocariam de curso se pudessem, mas 16,7% fariam a troca, enquanto 24,1% apresentam trajetória não linear entre a saída do ensino fundamental e o ingresso na universidade, devido à dificuldade na seleção de vestibulares muito concorridos ou de desistência de outros cursos superiores.

Metodologia