sábado, 20 de abril de 2019

O LADO NEGRO DO CHOCOLATE >> As 7 marcas de chocolate acusadas de utilizar trabalho escravo infantil


Em setembro de 2015, foi apresentada uma ação judicial contra a Mars, a Nestlé e a Hershey alegando que estas estavam a enganar os consumidores que “sem querer” estavam a financiar o negócio do trabalho escravo infantil do chocolate na África Ocidental.
Crianças entre os 11 e os 16 anos (por vezes até mais novas) são fechadas em plantações isoladas, onde trabalham de 80 a 100 horas por semana. 
O documentário Slavery: A Global Investigation (Escravidão: Uma Investigação Global) entrevistou crianças que foram libertadas, que contaram que frequentemente lhes davam murros e lhes batiam com cintos e chicotesOs espancamentos eram uma parte da minha vida, contou Aly Diabate, uma destas crianças libertadas. Sempre que te carregavam com sacos [de grãos de cacau] e caías enquanto os transportavas, ninguém te ajudava. Em vez disso, batiam-te e batiam-te até que te levantasses de novo.
Em 2001, a FDA queria aprovar uma legislação para a aplicação do selo “slave free (sem trabalho escravo) nos rótulos das embalagens. Antes da legislação ser votada, a indústria do chocolate – incluindo a Nestlé, a Hershey e a Mars – usou o seu dinheiro para a parar, prometendo acabar com o trabalho escravo infantil das suas empresas até 2005. Este prazo tem sido repetidamente adiado, sendo de momento a meta até 2020. Enquanto isto, o número de crianças que trabalham na indústria do cacau aumentou 51% entre 2009 e 2014, segundo um relatório de julho de 2015 da Universidade Tulane
Como uma das crianças libertadas disse: “Vocês desfrutam de algo que foi feito com o meu sofrimento. Trabalhei duro para eles, sem nenhum benefício. Estão a comer a minha carne.
As 7 marcas de chocolate que utilizam cacau proveniente de trabalho escravo infantil são:
  1. Hershey
  2. Mars
  3. Nestlé
  4. ADM Cocoa
  5. Godiva
  6. Fowler’s Chocolate
  7. Kraft
Assista abaixo ao documentário “O lado negro do chocolate” 👇👇👇

sexta-feira, 19 de abril de 2019

QUE HOJE POSSAMOS REFLETIR SOBRE ISSO >> Jesus no apoia violência, ódio e tortura. Ele foi vítima de tudo isso!


Todo dia era Dia de Índio >> Hoje 19 de abril de 2019, bastava apenas que compreendêssemos a letra dessa música!

Como um dos primeiros atos de governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) editou uma medida provisória e um decreto que esvaziam as principais atribuições da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Ele deslocou para o Ministério da Agricultura, instituição que representa interesses do setor agropecuário brasileiro, a prerrogativa de delimitar terras indígenas e de quilombolas, e de conceder licenciamento para empreendimentos que possam atingir esses povos.
Diminuir a concessão de demarcações de terras e destravar obras, como ferrovias e rodovias, em áreas próximas a comunidades indígenas eram reivindicações da Frente Parlamentar Agropecuária da Câmara, que representa os interesses de produtores rurais. Mas a decisão do novo presidente saiu melhor que a encomenda, segundo parlamentares do grupo, a chamada "bancada ruralista".

DIREITOS HUMANOS EM FOCO >> Marielle se torna comenda de Direitos Humanos pela Câmara de Vereadores de Natal

A imagem pode conter: Divaneide Basílio, óculosDepois de mais de três horas de sessão, conseguimos aprovar nesta quarta-feira, 17, a comenda Marielle Franco de Direitos Humanos de Natal. 
A propositura foi do vereador Raniere Barbosa, subscrita e resgatada pelo nosso mandato. As várias tentativas de obstrução dos trabalhos e as manobras regimentais e políticas não foram suficientes para impedir que a maioria dos vereadores de Natal aprovassem a honraria que será concedida às mulheres que lutam contra o racismo, o machismo, a lgbtfobia e defendem os direitos das populações mais periféricas na capital potiguar. 
Essa vitória só foi possível porque contamos com o apoio dos movimentos sociais, dos parlamentares de esquerda e de todas as pessoas e coletivos que se organizaram para pressionar o legislativo potiguar à aprovar o PL. 
A luta de Marielle Franco é a luta de todas e todos que constroem um mundo melhor e mais justo. Marielle é de todo lugar. É o símbolo que traz a esperança de um país mais igualitário, com justiça social e democracia fortalecida.
Abaixo mais imagens desse momento:
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 6 pessoas
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Divaneide Basílio, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Divaneide Basílio, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 23 pessoas, incluindo Divaneide Basílio, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo Divaneide Basílio, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Com imagens de Vlademir Alexandre
Por Divaneide Basílio em sua página no Facebook

A LUTA E A TRAJETÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS POTIGUARES NA TELA >> Filme sobre comunidade indígena potiguar estreia em festivais nacionais


O povoado do Eleotério do Katu, localizada entre os municípios de Canguaretama e Goianinha, que possui a única escola indígena do RN, foi objeto de uma reportagem do Dia do Índio feita pelo jornal Tribuna do Norte em 2007. E foi nessa ocasião que começou a saga audiovisual que deu origem “A TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA - KATU”.

O filme narra um recorte do desdobramento da vida desses jovens que foram entrevistados na época, para através deles, abordar histórias coletivas abrangentes, que transpassam suas trajetórias individuais na comunidade indígena, ressaltando a questão da herança cultural e étnica desses povos.

A intenção da obra é valorizar as narrativas orais e as memórias dos excluídos, trazendo maior luz à reconstrução da história marginal dessas comunidades. Dessa forma pretende-se compreender como tem sido a reconstrução social e sobrevivência dos povos indígenas em nosso estado.

PRÉ ESTREIA DE A TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA - KATU

Dirigido e roteirizado por Rodrigo Sena, o filme que começou em 2007, tem em 2019, o seu ano de estreia e circulação por festivais do Brasil. Ainda nesse mês de abril o filme fará uma pré estreia na 12º edição do Festival Curta Taquary, que acontece na cidade de Taquaritinga do Norte, agreste de Pernambuco. “Estamos aguardando resultados de outros festivais importantes do país, o nosso desejo é de circular ao máximo com esse filme”, afirma Arlindo Bezerra, produtor executivo do filme.

Para Rodrigo Sena este ano é um marco muito importante em sua trajetória, sobre isto diz: “Esse filme está na minha cabeça desde 2007, ficava por vezes imaginando o que teria acontecido com aqueles adolescentes que participaram do ensaio fotográfico, reencontrá-los adultos 12 anos depois e saber da jornada de vida de cada um deles, é emocionante”.

DE FILME À SÉRIE

O filme agora, além de circular pelo país, está sendo formatado para ser vendido como série para televisão. O material captado durante as filmagens do curta se mostrou bastante denso, e com potencial suficiente para estender a narrativa, transformando-a em uma obra seriada, capaz de descrever mais detalhadamente a questão indígena no RN.

Com esse intuito foi elaborado o prospecto da série A TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA - KATU que, após esse redimensionamento, está dividida em 3 capítulos com duração de 52 minutos cada. Nesses episódios será possível, acompanhar parte das trajetórias pessoais de jovens da comunidade do Katu e saber como as visões de mundo ligadas ao ideário da cultura indígena foram sendo transformados no decorrer dos anos, acomodando-se ao enquadramento maior da tradicional família brasileira.

O filme é uma realização da ABOCA Audiovisual, Ori Audiovisual e Studium Produções. Com patrocínio da Prefeitura do Natal, BRDE, FSA e ANCINE, através do edital Cine Natal 2014.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

FÁTIMA BEZERRA >> Uma Governadora competente, comprometida e sobretudo popular!

A Governadora Fátima Bezerra (PT) como uma boa abcdista assistindo ao jogo: ABC x América no Frasqueirão na noite de ontem pela final do Campeonato Estadual 219.

IFRN CAMPUS/LAJES >> MULHERES MIL Divulgada a lista de alunos classificados para 2ª fase de seleção para bolsista do Programa Mulheres Mil


Divulgada a lista de alunos classificados para 2ª fase de seleção para bolsista do Programa Mulheres Mil
A coordenadora do projeto de extensão intitulado “Auxiliar em Administração – Modalidade Mulheres Mil edital 015/2018 -PROEX/IFRN” divulgou, nesta segunda-feira (15/04/2019), a lista de classificados para segunda etapa de seleção de aluno bolsista para atuação no Programa Mulheres Mil – edição 2019. 
A segunda etapa consistirá de entrevistas com os classificados para análise de perfil mais adequado para auxiliar no andamento do projeto que envolve mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social, visando incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.
 As entrevistas ocorrerão na Coordenação de Extensão, Pesquisa e Inovação (COEXPEIN), na quinta-feira (18/04/2019), nos turnos da manhã e tarde, seguindo a seguinte sequência:
Tabela resultado seleção bolsistas mulheres mil 1a fase






O resultado final será publicado até o dia 22 de abril de 2019 no local onde foi realizada as inscrições   e no site do IFRN/Campus Avançado Lajes.

EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE >> Campanha nacional é lançada em defesa das Universidades Públicas

context/imageCaption

Encabeçada pela Andifes, a campanha engloba todas as 63 universidades públicas brasileiras com vídeos produzidos pelas Ifes
Está sendo lançada nesta sexta-feira (8), em todo o Brasil, a Campanha da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em defesa da universidade pública e gratuita. No primeiro vídeo, pesquisadores falam da importância das instituições, como elas impactam na vida de um estado e das pessoas.
Acompanhando a mobilização, a Universidade Federal de Alagoas também vai disponibilizar os vídeos nas redes sociais oficiais. A reitora Valéria Correia está engajada no mote da campanha, que continua durante as próximas semanas.
“O conjunto de 63 universidades públicas brasileiras tem um impacto imensurável na sociedade e em todas as áreas do conhecimento. Desde a descoberta do pré-sal teve uma influência forte, como também nas novas tecnologias de informação, na descoberta de fármacos, o conjunto dos 48 hospitais universitários. Em todas as áreas da pesquisa tem um impacto muito grande”, explicou a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia. A reitora também falou sobre como essas universidades geram inclusão social das populações mais vulneráveis socialmente, atribuindo-lhes acesso ao conhecimento.

UM GOVERNO DE AVANÇOS >> Ações do Governo Cidadão são aprovadas pelo Banco Mundial e seguem até 2021


Resultado de imagem para fátima bezerra

A missão de fiscalização do Banco Mundial às ações do Governo Cidadão, financiadas pela instituição financeira, foram encerradas no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Salles, em Natal.
As ações compreendem as áreas de Educação, Saúde, Segurança, Turismo e Agricultura. Iniciado em outubro de 2013, com previsão para encerrar este ano, em maio, o programa – coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão de Projetos – teve o contrato de empréstimo renovado, na ordem de R$ 600 milhões, e será estendido até 2021.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da continuidade das obras e projetos que têm beneficiado a população do Estado.
“Temos muitas ações sendo realizadas e poderíamos nos deparar com um cemitério de obras caso o convênio fosse encerrado e não recebêssemos esses recursos”, afirmou a governadora. O secretário de Estado de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, que tem sido um importante articulador junto às comunidades, organizações da sociedade civil e outras esferas do poder público para solucionar entraves, declarou que está bastante otimista quanto aos novos desdobramentos do Governo Cidadão. “Foi uma semana inteira de trabalho, de reconhecimento às ações, e agora teremos 22 meses a mais para tocar o programa. Vamos fazer o possível para realizar os investimentos que o RN precisa”, disse.
A gerente do banco para o Governo Cidadão, Fátima Amazonas, que conduziu o evento, destacou a participação efetiva do governo em todas as etapas dos projetos desenvolvidos. “Isso está fazendo a diferença. Essa participação do governo mostra o compromisso que tem em levar os investimentos aos maiores beneficiários, que é a população. Existem desafios a serem resolvidos e já estão sendo feitas reuniões para encontrarmos as soluções”, enfatizou.
O especialista do Banco Mundial, André Loureiro, ressaltou os resultados significativos que vêm sendo implementados na área de Educação e falou acerca das quatro novas escolas construídas, das quais duas já foram inauguradas, mais as escolas que serão reformadas, sendo 10 em processo de contratação e 17 em licitação. “O projeto de alfabetização no campo é bastante inovador e pode se tornar referência no Brasil e no mundo. São 100 alfabetizadores e 100 técnicos agrários em formação. Debatemos o combate à violência nas escolas, principalmente no Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental e constatamos a necessidade de ação preventiva nessa área”.
Inclusão produtiva
As ações de inclusão produtiva foram apresentadas por Ditmar Zimath, consultor do Banco Mundial, que relatou acerca das visitas aos 10 subprojetos de agricultura familiar, em Touros, Pedro Velho, São José de Mipibu, Vera Cruz, Currais Novos, Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra, onde mais uma vez a equipe do banco percebeu uma mudança de posicionamento do governo em relação à execução do projeto e um envolvimento efetivo dos secretários e diretores.  “Discutimos também um plano de sustentabilidade para a Cecafes”, referindo-se à Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizada na esquina das avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, importante ponto de venda de alimentos saudáveis e produtos artesanais.
Também participaram da missão do banco o especialista Ezaú Pontes, que tratou das ações na área de Saúde, e Juliana Paiva, que destacou o teor social. “A educação incorporou a preocupação social nas obras das escolas e isso tem condições de se transformar em boas práticas. Visitamos a RN-087 e conseguimos a anuência do último morador que faltava para destravar a obra”, afirmou.
Ao final, Fátima Amazonas destacou a importância do Governo Cidadão para área do turismo. “Temos resultados impressionantes na dinamização do turismo nas serras do agreste potiguar. Foi um investimento relativamente pequeno que está trazendo grandes resultados”, disse. Através do programa, a cidade de Passa e Fica tem agora a primeira agência de viagens do município.

NATAL REGIÃO METROPOLITANA >> Trens Urbanos terão funcionamento alterado durante o feriado da Semana Santa

Resultado de imagem para cbtu natal
A CBTU informa à população que durante o feriadão da Semana Santa (18 a 21/04) os trens urbanos terão seu funcionamento alterado.
Confira os detalhes sobre o funcionamento do sistema durante o feriado:
18/04 – Quinta – O sistema irá operar normalmente a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal;
19/04 – Sexta – Não haverá circulação de trens;
20/04 – Sábado – Haverá trens para as linhas Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/Parnamirim). O primeiro trem sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 05h20min e o último sai de Natal com destino a Ceará-Mirim às 15h26min. Já na Linha Sul, o primeiro trem sai de Parnamirim com destino a Natal às 05h40min e o último de Natal com destino a Parnamirim às 14h.
21/04 – Domingo – Não haverá circulação de trens;
22/04 – Segunda – Os trens voltam a circular normalmente.

VIOLÊNCIA E SOCIEDADE >> Negros representam 71% das vítimas de homicídios no país, diz levantamento

Negros representam 71% das vítimas de homicídios no país — Foto: TV Globo/Reprodução

De 2005 a 2015, número de brancos assassinados caiu 12%, e o de negros subiu 18%.


Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra como a população negra está mais exposta à violência no Brasil. Os negros representam 54% da população, mas são 71% das vítimas de homicídio.
O levantamento mostrou que o abismo entre brancos e negros aumentou na última década. Entre os mortos nos homicídios registrados de 2005 a 2015, o número de brancos caiu 12%. E o de negros, aumentou 18%.
Negros representam 71% das vítimas de homicídios no país.
“Nós temos um legado histórico que nunca foi enfrentado”, diz Samira Bueno, coordenadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “São mais de três séculos de escravidão e nós nunca direcionamos, de forma efetiva e consistentes, políticas públicas para tirar essa população negra, que foi escravizada por tanto tempo, dessa situação de vulnerabilidade.
Esta semana, um ator negro foi vítima de racismo e violência em São Paulo. Diogo Cintra, de 24 anos, ainda exibe as marcas da violência pelo corpo: pés, braços, rosto marcados pelas pauladas, socos e mordidas de cachorro. Cintra conta que voltava de uma festa da companhia de teatro na qual trabalha quando foi abordado por dois homens pedindo que entregasse o celular e dinheiro. Como estava perto do terminal de ônibus, ele correu para pedir apoio aos vigilantes do local.
“Cheguei no Terminal pedindo ajuda para a vigilância e a vigilante falou: ‘Corre, sai daqui. A gente não tem como fazer nada, só corre'", disse em entrevista ao G1.
Cintra afirma que, após entregar o celular, foi "entregue" pelo segurança aos assaltantes, que o levaram para fora do terminal. Um dos vigilantes chegou a perguntar aos rapazes o que eles fariam. “Falaram que iam me levar para o rio que tem ali do lado. Comecei a me debater de desespero e os caras começaram a me bater. Socos, chutes, bater com pau”, relata.
image.jpeg
Ator Diogo Cintra revela ter sido assaltado, agredido e vítima de racismo na madrugada de quarta-feira (15), den.ro do Terminal Parque Dom Pedro II, no Centro de São Paulo. — Foto: reprodução
Ator Diogo Cintra revela ter sido assaltado, agredido e vítima de racismo na madrugada de quarta-feira (15), den.ro do Terminal Parque Dom Pedro II, no Centro de São Paulo. — Foto: reprodução
A Polícia Civil investiga a agressão a Diogo. Procurada, a São Paulo Transporte (SPTrans) diz, por meio de nota, que solicitou esclarecimento à SPURBANUSS, responsável pela administração do Terminal Parque Dom Pedro II, e que "vai colaborar com as autoridades para elucidar os fatos."
"A SPTrans repudia quaisquer atos de agressões e racismo e, se comprovadas as denúncias, solicitará o afastamento imediato dos envolvidos."

A REVISTA ÁGUAS DO RN é o relatório dos primeiros 100 dias de trabalho do IGARN/SEMARH-Governo do RN.

Clique e leia as principais ações em gestão das águas potiguares de 2019.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

NOSSA SAÚDE >> Síndrome mão pé boca está se espalhando em escolas. Os pais devem estar atentos aos sintomas e medidas preventivas


image.pngNão temos ouvido falar desta virose, mas o fato é que há um alerta para que os pais estejam atentos à ela. Trata-se da doença conhecida como “ Síndrome mão pé boca ” (HFMD, sigla em inglês), uma virose bastante contagiosa, provocada pelos sorotipos do Vírus Coxsackie. De acordo com um estudo publicado na RPMGF – Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar é a segunda infeção viral mais frequente (logo a seguir às infeções respiratórias comuns), mas muitas vezes tratada como “alergia”.
Segundo Dr. Drauzio Varela, este vírus normalmente habita nosso sistema digestivo e podem provocar sintoma como estomatite. O alerta para os pais de crianças em creches e pré-escola. Isso porque, o vírus costuma atacar o organismo de crianças até 5 anos. Apesar de que, outras idades da infância e adultos também podem se infectar e transmitir a virose.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e falta do apetite. Há, também, garganta inflamada intensa. Mas a característica principal da doença é o desenvolvimento de muita coceira com bolhas muito pequenas nas mãos e nos pés. O prurido dói quando pressionado ou tocado.
Todo cuidado é pouco, pois o vírus encontra facilmente um caminho para infectar as crianças através de secreções das vias respiratórias, secreções das feridas das mãos ou dos pés e pelo contato com fezes dos pacientes infectados. Isso quer dizer que beijinhos, contato com catarro, dividir copo, brinquedos, roupas e objetos, por exemplo.
O vírus costuma contaminar na primeira semana, quando ainda está em um período de incubação, que leva de 3 a 7 dias. Os pais se quer sabem que o filho está contaminado quando, ele mesmo já está espalhando a doença nos amiguinhos.

SINTOMAS DA SÍNDROME MÃO PÉ BOCA

estudo acima citado deixa claro que na maioria dos casos da Síndrome mão pé boca as crianças são as mais atingidas e as manifestações clínicas são típicas: febre, erupção cutânea nas palmas das mãos e planta dos pés, com ou sem presença de vesículas na cavidade oral. Normalmente a infeção é auto-limitada mas podem surgir complicações cardíacas (miocardiopatia, pericardite) e neurológicas (meningite viral, encefalite), potencialmente fatais.
Mas os pais devem estar mais preocupados com o grau de desidratação que essa virose pode levar. O estudo diz que o problema mais comum na Síndrome mão pé boca é a desidratação secundária a odinofagia intensa causada por úlceras orais dolorosas. Tais sintomas devem ser tratados com analgésicos e hidratação oral (preferencialmente a ingestão de líquidos frios que são analgésicos).

PREVENÇÃO

Não há vacina para a Síndrome mão pé boca. Normalmente, assim como ocorre com outras infecções virais, ela tende a regredir de forma espontânea. A melhor forma de evitar a doença é intensificar a higiene do seu filho.
Conforme explicou o site MD Saúde, pessoas contaminadas devem ficar em casa. Crianças não devem ir à creche ou à escola até todos os sintomas terem desaparecidos. Quando a Doença mão pé boca em adultos acontece, eles também devem faltar o trabalho.
Como o vírus ainda pode ser eliminado nas fezes mesmo após melhora dos sintomas, é importante lavar as mãos sempre. Isso, principalmente após ir ao banheiro e antes de manusear comida. Nas creches, é preciso ter muito cuidado com a higiene das mãos na hora de trocar as fraldas. Isso porque, os profissionais não transmitam o vírus de uma criança pra outra e ao mesmo tempo não se contaminem.
Roupas comuns e roupas de cama podem ser fontes de contágio (principalmente se houver secreção das lesões da pele) e devem ser trocadas e lavadas diariamente. Brinquedos também devem ser lavados com frequência.
Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.