sábado, 11 de dezembro de 2010

I Fórum Estudantil sobre as Tecnologias da Informação e da Comuniciação - TIC's 

A Escola Estadual Pedro II mais uma vez se destaca de forma brilhante pela  realização desse fórum, em que discutiu-se sobre a importância da comuniciação e das  tecnologias no contexto educacional.
O evento, teve inicio no dia 09 e terminou ontem e  além dos alunos, professores e direção, algumas pessoas de nossa cidade que atuam na área da comuniciação e da tecnologia  estiveram presentes, como: Welingoton Santos, Cícero  Eleutério, Pedro Alves, Canelinha, Robson Oliveira, Abimael Jonatas e Carlos Everton foram espositores  falando sobre a tecnologia e comuniciação e o Professor e Vereador Canindé Rocha e o Professor Marcos Antônio também foram convidados para  falar sobre sobre as Tecnologias e a Educação. 
As professoras Nevonice Laureano e Vitória Avelino e todos os alunos participantes estão de parabéns!

Nove mil e quinhentos estudantes poderão refazer o Enem

O novo exame será na quarta-feira (15), mas os alunos convocados não são obrigados a fazer a prova
Nove mil e quinhentos estudantes poderão refazer as provas do Enem de ciências humanas e ciências da natureza.
O Ministério da Educação esperava terminar ainda na noite desta sexta-feira a convocação dos alunos por e-mail, celular ou telegrama.
O novo exame será na quarta-feira da semana que vem, mas ninguém será obrigado a refazer a prova. Para quem preferir não comparecer, valerá a nota da prova aplicada em novembro.

Fonte: g1.globo.com

Dissidente chinês preso é premiado

OSLO - O Comitê do prêmio Nobel da Paz realizou a cerimônia de entrega da premiação em Oslo, na Noruega, ontem, sem a presença do laureado, o dissidente chinês Liu Xiaobo, que está preso. O presidente do Comitê, Thorbjoern Jagland, exortou a China a libertá-lo.
Liu, um dos líderes dos protestos da Praça de Tiananmen de 1989 e autor principal da Carta 08, um manifesto pedindo reformas democráticas no país, foi condenado a 11 anos de prisão por subversão do poder do Estado. Sua presença na cerimônia foi representada por uma cadeira vazia, onde foram colocados o diploma e a medalha geralmente entregues ao laureado.

Jagland fez um longo discurso, no qual lembrou de outras ocasiões em que os laureados não puderam ir a Oslo, como em 1991, quando a ativista birmanesa Aung San Suu Kyi, então presa pelas autoridades, foi laureada, e no caso do ex-presidente polonês Lech Walesa.
Fonte: Tribuna do Norte

Apenas seis cidades concentram um quarto das riquezas nacionais

Um quarto das riquezas do Brasil se concentra em apenas seis cidades, onde vivem 13,5% da população brasileira: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus.

Os números divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE são referentes a 2008 e também mostram que as capitais perderam peso na economia. Ainda assim, elas detêm 33,9% do produto interno bruto (PIB) nacional.

Fonte: g1.globo.com

Centro Histórico de Natal agora é Patrimônio Cultural

O tombamento do Centro Histórico de Natal foi aprovado na última quinta-feira (9) pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Conselho esteve reunido nos dias 9 e 10 no Rio de Janeiro para discutir oito candidaturas.
Grande parte da história social, econômica, política e urbana de Natal, no Rio Grande do Norte, pode ser contada por seu centro histórico que mescla uma malha urbana colonial com um conjunto arquitetônico de todas as épocas, mas em que o século XX deixou a sua maior marca.
Apesar das intervenções contemporâneas incorporadas ao longo dos anos, a área que deu início à cidade ainda conserva conjuntos de edifícios e bairros com suficiente representatividade histórica, justificando o de sua preservação como patrimônio cultural brasileiro.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Escola Estadual Pedro II


Foto: Rafael - Debatentes da Mesa Redonda

Os alunos do Pedro II estão realizando o I Fórum das tecnologias da Informação e Comunicação. Ontem foi realizada uma mesa redonda com alguns comunicadores da nossa cidade, entre eles: Pedro Alves, F Cruz, Wellington, e eu (Cícero).
Hoje estão sendo realizadas oficinas de tecnologias, entre elas: segurança da Internet. À noite terá nova programação com apresentações dos alunos.

Foto: Rafael - Alunos do Pedro II
Do Blog: Queremos parabenizar a Escola Pedro II, seus professores e alunos por  essa excelente atitude de trabalhar um tema de tanta revelância social de forma tão prática e dinâmica. 

Fonte: Blog do Cícero

Show de Talentos - 2ª etapa

Como havia ficado programado, acontecerá amanhã, dia 11 de dezembro a partir das 20:00 h, a segunda etapa do SHOW DE TALENTOS, evento realizado pelo Coordenador da Casa de Cultura Popular, o nosso amigo Leal. A primeira etapa foi um grande sucesso e esperamos que a comunidade venha novamente prestigiar essa bela iniciativa cultural. O valor da entrada custa apenas 1,00 real. 

Notícias e curiosidades...

Dia Mundial dos Direitos Humanos 

10 de dezembro é o dia mundial dos direitos humanos. A data marca a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas (ONU), em 1948.
A DUDH é um marco na luta pelos direitos humanos em todo o mundo. Esta luta, no entanto, não se restringe a esta data; é uma luta permanente de todos/as que acreditam que a dignidade humana está acima de qualquer preço, aliás, nunca pode ter preço, mas só valor, e não está disponível em qualquer hipótese.
Mas, será que estamos convencidos/as de que direitos humanos se constituem em valor universal? O que significa defender direitos humanos? Quais são os principais desafios para realizar os direitos humanos hoje?
Refletir sobre estas questões é o chamamento deste artigo. Mesmo que não possa comportar todas as dimensões que as questões suscitam, apresenta alguns aspectos que podem ajudar a despertar consciências e a mobilizar práticas.
 
 
Uso da Internet sobrecarrega o cérebro, diz pesquisa

Uma pesquisa revela que as pessoas estão ficando sobrecarregadas com informações de computadores, telefones e e-mails, o que dificulta a concentração em uma única tarefa.
Segundo cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, usuários que passam muito tempo na internet podem sofrer do “Distúrbio de Déficit de Atenção”. Ou seja, esses internautas podem perder a habilidade de ler livros e assistir peças de teatro, já que estão acostumados com pequenas quantidades de informação, como os tuítes.
Conforme reportagem do jornal britânico “The Sun”, alguns cientistas dizem que o grande número de conversas instantâneas poderia, inclusive, prejudicar uma área do cérebro chamada “córtex pré-frontal”. Segundo o professor John Sweller, a quantidade de informações que recebemos pela internet pode exceder os limites, o que causaria os problemas de memória.
E-mail
Outra pesquisa mostra que alguns funcionários de escritório são viciados no e-mail. De acordo com os cientistas, receber um e-mail produz um hormônio de bem-estar nas pessoas. Além disso, a maioria dos adultos verifica sua caixa de entrada mais de 30 vezes por hora. A pesquisa é destaque da revista “Esquire” de janeiro.

Fonte: Portal G1

Fátima se solidariza com mobilização de jornalistas do RN por melhores salários


A deputada Fátima Bezerra - PT/RN se solidarizou à mobilização dos jornalistas do Rio Grande do Norte que estão na luta por um reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Fátima ressaltou os baixos salários desses profissionais. “Os jornalistas do meu Estado, o Rio Grande Norte, infelizmente recebem o mais baixo salário da categoria no País, apenas 900 reais. Diante desse quadro, os jornalistas estão mais uma vez em campanha salarial, lutando tanto por melhoria salarial, por melhores condições de trabalho.” 

Fátima disse esperar que empresários e jornalistas cheguem a um entendimento o mais rápido possível. “Quero mais uma vez reiterar o nosso apelo para que as empresas de comunicação cheguem a um acordo e que, de fato, possam tirar os jornalistas do Rio Grande do Norte desse patamar de receberem hoje infelizmente os mais baixos salários da categoria de jornalistas no nosso País. Os jornalistas continuam mobilizados, repito, lutando. Daí a nossa expectativa para que os empresários da comunicação cheguem a um acordo a fim de melhorar os salários e as condições de trabalho desses profissionais. Profissionais, todos sabemos, enfrentam forte estresse, trabalham sob pressão do horário de fechamento dos meios de comunicação, muitas vezes com até 12 horas de trabalho diário.”, ressaltou a deputada.       

Outro ponto de destaque no discurso da deputada foi a necessidade de aprovação de projeto de lei na Câmara dos Deputados que regulamenta a contratação de jornalistas profissionais na administração pública. “Importante passo para a valorização profissional dos jornalistas é a necessidade de esta Casa aprovar projetos de lei, como o do companheiro deputado Paulo Pimenta, o qual disciplina a admissão de jornalistas profissionais no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Quero inclusive saudar o companheiro deputado estadual do PT, Fernando Mineiro, e parabenizar a Assembléia Legislativa do meu Estado, Rio Grande do Norte, que aprovou iniciativa semelhante”.

Fonte: Blog da Fátima

União Européia recebe 1 milhão de assinaturas contra aprovação de transgênicos

As organizações Greenpeace e Avaaz entregaram nesta quinta-feira à Comissão Européia (órgão executivo da União Européia - UE) a primeira "iniciativa cidadã" do bloco, um pedido para que se aplique uma moratória à aprovação de produtos transgênicos assinada por mais de um milhão de cidadãos da UE.
O texto reivindica à Comissão Européia que detenha as autorizações ao cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) e que constitua uma autoridade reguladora "independente, ética e científica" encarregada de avaliar o risco destes produtos para a saúde humana e para o meio ambiente.
O pedido, que foi assinado através da internet por mais de um milhão de cidadãos dos membros da UE, representa "a grande brecha existente entre a opinião dos cidadãos europeus e as políticas da Comissão Européia", disse em entrevista coletiva o responsável pelo escritório europeu do Greenpeace, Jorgo Riss.
O órgão executivo da UE "ignorou as opiniões da comunidade científica e a oposição majoritária dos cidadãos" à aprovação do primeiro transgênico desde 1998, ressaltou Patel.
Em menos de um ano, as ONGs conseguiram obter um milhão de assinaturas e cumpriram assim as principais condições para apresentar uma "iniciativa cidadã européia".
A Comissão Européia estima que a iniciativa cidadã "não estará em vigor" até sua aprovação formal, por isso que afirma não ser "obrigada a responder" ao pedido apresentado nesta quinta-feira, disse em entrevista coletiva o porta-voz da UE Frédéric Vincent.
Mesmo assim, o comissário para a Saúde e Consumo, John Dalli, expressou sua vontade de "analisar seriamente a proposta" após recebê-la na manhã desta quinta-feira das mãos das ONGs.

Fonte: Portal G1

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ministro confirma dois milhões de residências de baixa renda até 2014

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, confirmou hoje, durante a 11ª Conferência das Cidades, que até 2014 o governo federal deverá construir mais dois milhões de residências para famílias com renda de até R$ 1.395, como parte do programa Minha Casa, Minha Vida 2.
Segundo informou, 810 mil dessas unidades já foram contratadas. Para o período de 2011 a 2014 o programa conta com previsão de investimentos de R$ 121,7 bilhões. Na primeira fase do programa, foi entregue um milhão de casas, disse Fortes.

Fonte: Agência Câmara

A volta da indiazinha Tainá

Você se lembra da Tainá, personagem vivida em filmes de 1998 e 2004? Pois ela está de volta! Na terceira edição da obra, a indiazinha, após a morte da sua mãe por piratas da biodiversidade que invadiram a floresta amazônica, é salva e criada pelo velho pagé Tigê. Passados cinco anos, a menina volta à sua aldeia, onde é impedida de se apresentar ao combate contra aqueles que estão destruindo a natureza por ser do sexo feminino. Porém, por herança de sua mãe, a última das Amazonas guerreiras, Tainá parte para derrotar os malfeitores com a ajuda de amigos, desvendando o mistério de sua própria origem.
Desta vez, Tainá não se restringe às telonas. Esse ano, a produção se uniu com o Programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia e traz muitas novidades em um site super interativo. Na página, além de acessar o “Diário do Filme” e a seção “Amigos da Tainá”, você pode plantar a sua árvore, escolhendo seu vasinho e decorando-o. Você deve voltar à página, se possível diariamente, para regar a sua mudinha, para que ela cresça feliz e forte. A melhor parte é que as árvores plantadas virtualmente serão realmente plantadas na Amazônia graças ao projeto!
Portanto, visite o site de Tainá 3, plante sua mudinha e contribua com o reflorestamento da Amazônia! Fique ligado também nas novidades sobre o filme

Do blog da Gisele

Otimismo para as vendas de Natal entre os varejistas é o maior desde 2005

SÃO PAULO - Os varejistas nunca demonstraram tanto otimismo com relação ao aumento das vendas e do faturamento como o verificado para o final deste ano.
Segundo a Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial para o Natal, divulgada nesta quarta-feira (8), 69% das empresas brasileiras esperam aumentar o faturamento em relação à mesma época de 2009. É o maior patamar desde o início da pesquisa em 2005, considerando todas as datas especiais do varejo.
Além disso, 22% acreditam na estabilidade do faturamento, ao passo que 9% estão apostando na queda. Segundo a Serasa, na média, o crescimento esperado é de 10,5% no faturamento sobre o Natal 2009.
Entre os empresários de pequenas empresas, 67% esperam avanço no faturamento para a época natalina.
A pesquisa foi realizada com 1.001 empresas do comércio de todo o País, entre os dias 10 e 19 de novembro. Elas foram segmentadas por porte (pequeno, médio e grande) e região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste).
Fonte: Jornal Estadão


Fim da reeleição na Assembléia Legislativa

Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta terça-feira 07, o projeto que acaba com a reeleição para a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Pela proposta, de autoria do deputado José Dias (PMDB), está proibido que um parlamentar seja candidato à reeleição ao mesmo cargo ocupado na Mesa Diretora da Assembléia, inclusive a Presidência. O projeto tramitou em uma Comissão Especial e recebeu o parecer favorável da deputada estadual Márcia Maia (PSB), que foi a relatora.

Fonte: Tribuna do Norte

Projeto de Lei para redução da jornada de trabalho chega à Câmara

Sem resposta da Prefeitura Municipal de Natal ou da Câmara de Vereadores, a direção do Sinte/RN saiu à procura de informações sobre o projeto de Lei que reduz a jornada de trabalho dos educadores. A resposta foi dada às dirigentes Fátima Cardoso e Vera Messias no final da tarde dessa terça-feira (7): o projeto seguiu para votação. O Sindicato fará um acompanhamento diário da tramitação. 

Fonte:  Sintern.org.br

Líder da bancada do agronegócio, senadora Kátia Abreu ganha  troféu motosserra dourada


Líder da bancada do agronegócio no Congresso e fiel defensora das propostas de mudanças no Código Florestal brasileiro, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) recebeu nesta quarta-feira o prêmio Motosserra de Ouro.
Ativista tenta entregar a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) réplica dourada de motosserra em hotel de Cancun, no México
A ativista presenteou a senadora com uma réplica dourada do instrumento usado para desmatar florestas, mas Kátia desprezou o agrado e, visivelmente irritada, deixou apenas os xingamentos a seus assessores.
A condecoração lembra que as alterações da lei representa uma ameaça ao ambiente e foi dirigida a ruralistas defensores do relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que defende a mudança.
O projeto ruralista anistia desmatadores e reduz o tamanho da área que o proprietário de terra e o Estado estão obrigados a conservar para o bem público.
"As alterações no Código Florestal representam um retrocesso em uma das legislações florestais mais avançadas do mundo", diz André Muggiati, representante da Campanha Amazônia do Greenpeace na COP-16, conferência da ONU para o clima.
O protesto teve apoio do GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) e da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira). 

 Fonte: Folha.com

Nadadora Potiguar Edênia Garcia vence o Prêmio Brasil Paraolímpico

A nadadora do RN Edênia Garcia, que conquistou este ano na Holanda o tricampeonato mundial dos 50 metros livre, ganhou ontem o prêmio Brasil Paraolímpico de melhor atleta do ano no feminino. O Prêmio é promovido pelo Instituto Superar e o comitê Para-olímpico Brasileiro.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE GANHA LIVRO QUE DESPERTA INTERESSE DE JOVENS

Fonte: Jornal O Mossoroense
Estudar História é considerado um "saco" para muitos estudantes que, acostumados ao famigerado "decoreba" de datas e fatos aparentemente desconexos, acabam desenvolvendo uma verdadeira ojeriza pela matéria. Incomodado com este fato, o professor Tales Augusto Oliveira, um apaixonado por história, e em especial pela história potiguar, se propôs ao desafio de mudar esta situação.
E conseguiu. O livro lançado na semana passada sob o título "História do RN para Iniciantes" para o público infanto-juvenil conquistou também muitos adultos, que também sofreram  com a chatice das aulas ministradas no seu tempo.
Com um texto leve, muitas vezes permeado de tiradas bem-humoradas, o conteúdo da obra aborda todos os fatos históricos importantes, ou no mínimo curiosos, do nosso Estado.  A atenção do leitor é presa não só através de imagens interessantes, mas também pelas imagens evocadas pela própria leitura. O livro transforma a nossa história em algo fascinante, onde os fatos e acontecimentos ganham corpo e dramaticidade.

Notícias e curiosidades...

O Livro 'mais caro do mundo' é posto à venda
Exemplar raro de 'Aves da América', obra do século 19 do naturalista John James Audubon, é estimado em pelo menos R$ 11 milhões.

Há menos pobres no mundo
Segundo estudos recentes, cerca de 350 milhões de pessoas deixaram de ser pobres na última década, mas 1,4 bilhão de pessoas ainda enfrentam a pobreza extrema.

Combate a Pedofilia na Internet

Uma Operação deflagrada nesta terça-feira (7) pela Polícia Federal está investigando a participação de pessoas em crimes de pornografia infantil na internet. A Operação Libra é um desdobramento de outra ação, realizada em maio do ano passado e que resultou em diversas prisões e apreensões de materiais pornográficos, que eram principalmente provenientes do Orkut.
UFRN realiza seminário sobre o papel da TV para a comunicação social
O papel da TV para a comunicação social é o tema do seminário promovido pela TV Universitária, UFRN, que será realizado nesta quinta-feira, 9/12. O evento tem o objetivo de refletir sobre a televisão como mídia em seu decurso
histórico e importância social, analisando sua contribuição para o campo da comunicação no Estado.
Segundo a diretora da Comunica - UFRN, Josimey Costa, o seminário vai marcar a comemoração do 38º Aniversário da Televisão Universitária do RN. A atividade ocorre no Auditório do LABCOM / Campus da UFRN, das 14h30 às 17h30 e 19h30 às 21h30, e é voltado para Profissionais e estudantes de Comunicação Social; interessados no tema.

Livro em homenagem a Natal será lançado no próximo dia 12
Carta aberta para a muito amada cidade de Natal. Esse é o tema do livro em homenagem a Natal, produzido pela Editora Universitária da UFRN e pelo artista Dorian Gray na comemoração dos 411 anos da cidade. O lançamento será no próximo dia 12, às 17h, na Livraria Siciliano do shopping Midway Mall. Na ocasião, o livro estará sendo vendido pelo valor de R$ 20 reais. A publicação contém reproduções de obras do artista e um poema de sua autoria, em um design diferenciado com folhas duplas.       

O livro foi lançado inicialmente no Festival Literário da Pipa (Flipipa), em novembro passado, como parte de um projeto junto à ONG Educapipa. Os 100 exemplares produzidos para a ocasião possuíam capa única, produzidas por crianças moradoras de Pipa. A nova edição traz uma pintura de Dorian Gray impressa na capa. 

O autor, Dorian Gray Caldas, nasceu em Natal no ano de 1930. Ele também é desenhista, escultor, gravador, ceramista, tapeceiro e escritor. Atualmente, é membro da Academia norte-rio-grandense de Letras.       
Fonte: UFRN

Senado abre 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
O Plenário celebrou, nesta terça-feira (7), a abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pelo programa Senado Inclusivo.
A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência busca incentivar debates e ações para inclusão de pessoas com deficiência. A programação tem início nesta terça-feira (7), com desfile de moda inclusiva com a participação do ex-jogador de futebol e deputado federal eleito Romário de Souza Faria e sua filha Ivy, que é portadora da síndrome de Down. Também será aberta a exposição Obraviva - Sonho e Realidade, com as obras de Arthur Bispo do Rosário.
Agência Senado

Teixeira dá nova chance para Natal sediar a Copa
A despeito de todos os atrasos cometidos pela secretaria estadual da Copa (Secopa), Teixeira reiterou então o interesse em preservar Natal como uma das doze sedes de jogos da Copa do Mundo de 2.014. Falando ao lado de outros integrantes do comitê nacional da copa, Teixeira repetiu o voto de confiança que tinha demonstrado em conversas anteriores com Henrique Eduardo, dando oportunidade para Natal readequar o projeto do estádio "Arena das Dunas".
 Ao deixar o local do encontro, Rosalba mostrava-se confiante, mas observou: "Estamos numa situação que não há como perder tempo".

 

Seturn vai doar 100 cadeiras de rodas neste Natal

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal, Seturn, distribuirá 100 cadeiras de rodas no dia 18 de dezembro, às 8h, no terminal de ônibus do Soledade II. É o Natal Solidário Seturn que irá selecionar 100 cartas com histórias de portadores de necessidades especiais que realmente precisam de uma cadeira de rodas para melhorar a qualidade de vida. As cartas devem ser entregues em um dos 10 postos de venda do NatalCard. Para concorrer, basta enviar uma cartinha dizendo porque seu parente, amigo ou vizinho merece ser beneficiado com uma cadeira de rodas. As cartas serão avaliadas pelo departamento de Assistência Social do Seturn.

Do Blog de Robson Carvalho


 A Assembléia Legislativa aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (7) dois projetos de lei de autoria do deputado Robinson Faria, presidente da Casa.
Um dos projetos acaba com a cobrança de estacionamento nos shoppings centers do Estado e o outro veda a cobrança no Rio Grande do Norte das tarifas de assinatura básica de serviços de telefonia, fixa e móvel. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade pelos deputados presentes à sessão.
Os dois projetos irão agora para sanção do Poder Executivo do Estado.

Blog do Oliveira Wanderley

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CONVITE:

A Câmara Municipal de Lajes convida os segmentos organizados da sociedade e também a população em geral para participar de uma Sessão Especial que discutirá sobre a Previsão Orçamentária para o ano de 2011.
O evento acontecerá nas dependências da Câmara Municipal nesta quinta-feira dia 09, a partir das 19:30 h. Participe.

Brasil está entre países que mais evoluíram em educação na década

É o que apontam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, divulgados hoje (7).

Por Agência Brasil
 
A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No ano passado, participaram 65 países.
O Brasil ingressou no Pisa em 2000. Desde então, a média entre as três provas – considerando os resultados em leitura, matemática e ciências - subiu de 368 para 401 pontos. Nesse mesmo período, apenas dois países conseguiram melhorias superiores aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37 pontos na média) e Luxemburgo (mais 38 pontos). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009, sem avanços.

O Brasil estabeleceu metas de melhorias no Pisa, como as que já existem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, o país precisa alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados desmontam a teoria de que o Brasil estaria sempre em defasagem em relação aos países desenvolvidos, já que somente em 2022 atingiria níveis semelhantes na avaliação. “O mundo está estagnado do ponto de vista da qualidade [da educação]. Embora alguns países da OCDE tenham melhorado, outros pioraram e, na média, ficaram estagnados. Em educação sempre há espaço para melhorar, mas o mundo desenvolvido está com dificuldade em fazer a sua média subir”, afirmou.

24 cidades brasileiras com risco de dengue


Vinte e quatro cidades brasileiras estão com risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde. O Ministério diz ainda que 154 cidades, incluíndo 14 capitais, estão em alerta. Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia, são duas capitais com risco eminente de surto de dengue de acordo com dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, realizado em 370 cidades.
As vinte e quatro cidades com risco iminente de surto registraram 4% das residências vistoriadas com a larva do mosquito. Dentre as outras 154 cidades com risco de surto — as quais têm entre 1% e 3,9% de residências com larvas — , estão Salvador, Rio de Janeiro, Cuiabá, Palmas, Maceió, Belém, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza, Vitória e Natal. 197 cidades apresentaram índice menor que 1%. A doença é mais comum no verão brasileiro que começa no dia 23.


Escola de Felipe Guerra ganha prêmio nacional

Com poucos meses que foi criado, o projeto "Horta Viva" da Escola Estadual Antônio Francisco (EEAF) na cidade de Felipe Guerra, região Oeste do Rio Grande do Norte, a maior escola pública do município fechará o ano de 2010 com mais uma grande conquista.

O Serviço Social da Indústria (SESI) do Rio Grande do Norte comunicou que a Escola Estadual Antônio Francisco (EEAF) foi a vencedora do prêmio Construindo a Nação 2010 - 2011 no âmbito do Rio Grande do Norte.      

Entre um dos objetivos principais do Prêmio Construindo a Nação 2010-2011 é estimular a cidadania nas escolas públicas e privadas a desenvolverem projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania, com a participação efetiva dos estudantes em todas as suas etapas, além de envolver alunos e professores, da comunidade escola.

Palestinos saúdam reconhecimento e dizem que Brasil é pioneiro

"Para governo palestino, o reconhecimento tem uma importância diplomática muito grande;
Governo de Abbas saúda Brasil e Argentina por reconhecer Estado
O porta-voz do gabinete palestino, Ghassan Hatib, declarou nesta segunda-feira (06), que os palestinos ficaram extremamente satisfeitos com a decisão da Argentina de seguir o exemplo do Brasil e reconhecer o Estado palestino com as fronteiras existentes em 1967.
'O Brasil é, sem dúvida, o pioneiro nesse processo, dando um exemplo que já foi seguido pela Argentina e que esperamos também seja seguido por outros países da América Latina', disse o porta-voz palestino à BBC Brasil.
Na sexta feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta a seu colega da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, declarando que o Brasil reconhece o Estado Palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, deflagrada em 1967, que incluem a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Correios passam a emitir o número do CPF na hora

mao cpf 150x149 Correios passam a emitir o número do CPF na horaA Receita Federal divulgou uma nota no último dia 01/12, informando que as 6.249 unidades próprias dos Correios já emitem na hora o número do CPF. Antes, o número podia levar até sete dias úteis para ser gerado.

Segundo a Receita, após o atendimento, o contribuinte poderá imprimir o comprovante de inscrição no CPF, pela página do órgão, na Internet, por meio de certificado digital ou código de acesso.

“Com isso, extinguiu-se a burocracia decorrente da emissão do cartão CPF em plástico, envelopamento manual, postagem, controle de cartões devolvidos, destruição de cartões não entregues etc.”, afirma a nota.

Vagas nas universidades federais aumentam 60% em seis anos

“Dados preliminares do Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), apontam um acréscimo de quase 60% no número de vagas oferecidas nas universidades federais em seis anos. Se em 2003 havia 106 mil vagas,em 2009 este número saltou para 195,3 mil. 
A previsão é de que, em 2012, o total de vagas oferecidas por essas instituições chegará a 234 mil. Em termos gerais, a soma de estudantes no ensino superior, público e privado, cresceu mais do que 3% entre 2008 e 2009.

Em cinco anos, de 2005 a 2010, o levantamento revela que 748 mil ex-alunos de escolas públicas tiveram acesso à bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Do total, 69% dos benefícios eram integrais – que custeiam 100% das mensalidades em faculdades privadas.

Brasileiros estão mais otimistas com futuro da economiza, diz Ipea

Pesquisa mostra que 56,3% dos entrevistados estão mais seguros para adquirir bens de consumo durável; segurança no emprego aumentou.

Nominuto.com
 
 
 

As expectativas são boas, pelo menos, é o que revela a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em relação ao otimismo dos brasileiros, no que diz respeito, ao futuro da economia. No levantamento, o Índice de Expectativas das Famílias (IEF) foi de 65,6 pontos, 3,5% acima do registrado em outubro (63,1 pontos).

O aumento ocorreu em todas as regiões, com o Centro-Oeste voltando a liderar a onda de otimismo, com 70,65 pontos, seguido pelo Sul (69,45 pontos). As demais regiões obtiveram índices similares: 64,73 pontos no Sudeste, 64,67 no Nordeste e 64,25 no Norte. A pesquisa indica que, valores entre 60 e 80 pontos indicam otimismo.

Por faixa de renda, não há grandes variações em relação à expectativa, com grau de otimismo entre 63% e 66%. A exceção ocorre entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos: 59,32% dos pesquisados afirmam ter perspectivas positivas para a economia.

Conferência das Cidades discutirá sustentabilidade urbana

A sustentabilidade das cidades é o tema da 11ª Conferência das Cidades, que será realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara nesta terça (7) e quarta-feira (8). O objetivo do tema escolhido - "O futuro das cidades no novo contexto socioambiental" - é identificar os problemas e propor soluções para que cidade e o meio ambiente coexistam de forma harmônica.
Serão discutidas as conquistas e os novos desafios do Estatuto da Cidade; o planejamento e a execução da política urbana para as próximas décadas; e o aproveitamento adequado dos recursos naturais nas cidades brasileiras.

Nos dois dias de seminário, serão realizados três painéis com dez palestras ministradas por pesquisadores e prefeitos. O primeiro painel apresentará um diagnóstico das cidades no mundo. Já o segundo tratará dos condicionantes para o desenvolvimento urbano e o enfrentamento das desigualdades no País. No terceiro painel, serão apresentadas as novas tendências para o planejamento urbano.

Agência Câmara


Deputado Fernando Mineiro - PT é o aniversariante do dia

O aniversariante desta segunda-feira(6) é o deputado estadual Fernando Mineiro(PT).

O parlamentar petista foi reeleito no pleito de três de outubro para exercer o seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa.

Mineiro é um dos deputados mais atuantes do Poder Legislativo Estadual.

Parabéns, deputado, e vida longa!

São os votos do PT - Lajes/RN

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cinco tremores de terra foram sentidos em João Câmara

Do Blog do Assis Silva

Em João Câmara há relatos de moradores de que pelo menos cinco pequenos tremores de terra foram sentidos neste sábado (04/12). Os abalos ocorreram durante o dia e início da noite.

Há exatos 24 anos, no dia 30 de novembro de 1986, o sismógrafo da Universidade Federal de Brasília (UnB) registrava a ocorrência de um tremor de terra de 5,8 graus na escala Richter (que vai até 9), na região de João Câmara, Rio Grande do Norte. O tremor foi sentido em outras regiões do Nordeste, como Recife e Olinda, em menor intensidade, e deixou pelo menos três mil casas abaladas, segundo o prefeito de João Câmara, José Ribamar Leite.

Com os abalos sísmicos, metade da população de João Câmara deixou a cidade. Vinte casas foram inteiramente destruídas e 1.500 foram parcialmente danificadas. Muitas casas desabaram também nos distritos de Poço Branco e Matão, e muitas construções foram abaladas, principalmente as mais antigas.