sexta-feira, 17 de novembro de 2017

EDUCAÇÃO EM DEBATE >> Lajes realizará no próximo dia 20, o II Fórum Municipal de Educação

Nenhum texto alternativo automático disponível.

GREVE DA UERN >> Instituições de Ensino Superior emitem carta de apoio a greve dos docentes da UERN

A imagem pode conter: texto

CANCELAMENTO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA >> Senadora Fátima Bezerra emite notas sobre acidente com equipe da TV Senado no RN


A imagem pode conter: texto

Uma equipe com três profissionais da TV Senado e o motorista Francisco de Assis foram vítimas de acidente na BR-304, próximo ao município de Angicos, quando retornavam a Natal na noite de ontem após realizar cobertura jornalística no interior do RN. A equipe está no Estado para produzir um documentário sobre a Transposição do Rio São Francisco.
Eles estão sendo atendidos pelo corpo médico do hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. O quadro dos pacientes é estável. Uma equipe médica enviada pela TV senado está sendo aguardada ainda hoje.
A senadora Fátima Bezerra está acompanhando o ocorrido desde ontem e agradece a assistência prestada pela equipe do hospital Tarcísio Maia com todos os envolvidos neste lamentável acidente.
NOTA
Em virtude do lamentável acidente envolvendo profissionais da TV Senado e o motorista da senadora Fátima Bezerra, a presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) informa o cancelamento da audiência pública “Gestão das Águas e Segurança Hídrica nas regiões Norte e Nordeste”, que seria realizada nesta sexta-feira (17), às 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Senadora Fátima Bezerra – presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

GESTÃO HÍDRICA >> Comissão presidida pela Senadora Fátima Bezerra PT/RN debate gestão das águas e segurança hídrica nas regiões Norte e Nordeste


A imagem pode conter: texto

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR), presidida pela senadora Fátima Bezerra, fará reunião externa de avaliação das políticas públicas sobre segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste, no próximo dia 17, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
O regimento interno do Senado prevê que a Casa realize a avaliação das políticas públicas do governo federal, a fim de adequar a legislação às necessidades da população. Nesse sentido, a CDR entendeu que acompanhar as obras do projeto de integração do Rio São Francisco no Nordeste, onde as águas do Velho Chico ainda não chegaram ou chegaram parcialmente, é fundamental, diante das crises hídricas enfrentadas sobretudo pela população do semiárido brasileiro, que abrange mais de mil municípios em nove estados brasileiros, onde vivem 22 milhões de pessoas.
Por outro lado, a região Norte, segundo dados de 2008 do IBGE, é a região com os piores índices de abastecimento do país, com 54,7% de domicílios, ou 12 milhões de residências sem acesso à rede de abastecimento de água – situação não menos preocupante. Para a senadora Fátima, relatora da matéria, avaliar as políticas públicas é tarefa que merece foco, dado o curto período disponível até dezembro de 2017, quando o relatório deverá ser entregue à deliberação da comissão.
“Assegurar água para o abastecimento humano é o fundamento do conceito de segurança hídrica. Neste curto período, vamos debater o tema em três audiências públicas”, completa. 
Para o debate no estado do Rio Grande do Norte, foram convidados parlamentares das bancadas federais dos estados do Nordeste envolvidos (Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba), da Igreja Católica, de representantes dos legislativos estaduais e municipais, além de prefeitos e da sociedade civil organizada, como o Fórum do Oeste Potiguar pela Integração das Águas do Rio São Francisco. Estarão presentes ainda representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO >> Aplicativo permite que pais acompanhem o desenvolvimento escolar dos filhos no RN


02171458257422

Desde a última sexta-feira, 10, os pais de alunos da Rede Estadual de Educação podem acompanhar o desenvolvimento escolar dos estudantes através de aplicativo. O SIGEduc Familiar, desenvolvido pela equipe do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN,  disponibiliza para os pais dados como notas, frequências e disciplinas ministradas em sala de aula durante o ano letivo nas escolas.
O SIGEduc é uma ferramenta de acesso dos alunos, e agora, dos pais. Cada estudante, assim como os pais, receberam um usuário e senha para acessar o canal de informação. Todos os estudantes da rede já possuem acesso ao programa, implantado no ano de 2014, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.
O aplicativo permite a informatização cada vez mais avançada do sistema de educação e pretende expandir o benefício da ferramenta nos próximos anos. “Essa é uma iniciativa de grande importância para os pais, alunos e também para a secretaria. Antes essa tecnologia só era presente em escolas particulares, hoje, os nossos estudantes e seus familiares também podem contar com esse serviço”, destacou Ana Paula Oliveira, coordenadora do Grupo de Processamento de Dados, da SEEC.
O aplicativo encontra-se disponível na Google Play e pode ser baixado por todos os pais de alunos da Rede Pública. Para instalar, basta conectar o celular à internet e baixar o aplicativo. A partir daí o usuário já terá acesso as informações disponibilizadas pela ferramenta.

NATUREZA & SAÚDE >> As folhas da graviola são 1000 vezes mais fortes pra matar células do câncer que a quimioterapia!


matar-celulas-cancer

Chá ótimo para tratamento Entre todos os produtos saudáveis por aí, há uma planta, cujas folhas trará benefícios para a saúde como você nunca imaginou antes!
As folhas da graviola são 1000 vezes mais forte na luta contra o câncer, sem qualquer quimioterapia ou outros tratamentos radicais.
Você pode não ter ouvido falar da graviola ainda, mas nós prometemos que este é um milagre para sua saúde. É na verdade uma fruta exótica com um sabor muito específico. As pessoas comparam seu sabor a uma combinação de morangos e abacaxi.
Além de ser super saudável, esta fruta também oferece benefícios surpreendentes para a saúde. Ela é poderosa o suficiente para tratar alguns problemas graves de saúde, e o segredo está em suas folhas. Aqui está o que você precisa saber:
Combate o câncer
Podem ser o tratamento mais eficaz contra o câncer. É completamente natural e usadas na medicina alternativa para matar células cancerosas. Ele não traz quaisquer efeitos colaterais logo, você pode usá-las o tanto quanto você quiser. O fruto é especialmente benéfico para câncer de pulmão, mama e próstata.
Receita de chá com folhas de graviola:
Pique 10 folhas de graviola finamente e ferva em 3 xícaras de água. Retire do fogo quando 2/3 da água evaporar e restar apenas 1/3. Deixe o chá esfriar e beba como de costume.
Tratamento de infecção do trato urinário
Muitas pessoas estão lidando com infecção urinária. Os sintomas incluem infecção bacteriana da uretra, bexiga, ureteres e rins. Para evitar isso, beba chá de folha da graviola e cure sua infecção do trato urinário. Você também pode consumir o chá diariamente para prevenir completamente. de gota
Chá ótimo para tratamento de gota
A gota é um problema seguido de articulações inflamadas e doloridas, especialmente as articulações. Ao beber folhas de graviola você não vai enfrentar mais problemas deste tipo. O que este chá faz é liberar os canais urinários e remover o ácido úrico do sangue, o que realmente causa inflamação.
Eficaz Contra o Reumatismo
Dolorosos inchaços nas articulações também podem ser resultado de reumatismo. Também traz dor nas costas e cintura dolorida. Neste caso, porém, os músculos são afetados também.
As pessoas que sofrem de reumatismo tomam anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs, mas apenas um chá simples das folhas resolve. Ferva várias folhas de graviola e amasse bem, depois a aplique nas áreas doloridas duas vezes por dia até que os resultados apareçam).
Perfeito para Eczema
Ao tratar o eczema, as pessoas costumam consumir uma grande quantidade de medicamentos baseados em esteroides que não trazem resultados. Se você quiser curar o eczema, ferva e amasse as folhas já como descrito acima. Aplique nas áreas afetadas e aproveite as melhores propriedades anti-inflamatórias que você já viu.
Melhorar o sistema imunológico
O sistema imunológico é muito frágil em muitas pessoas e quando é perturbado pode levar a complicações, como resfriado, tosse, gripe e outras infecções. Devido a isso, o chá de graviola é altamente recomendado. Ele fornece enormes propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias que acalmam o sistema imunológico maravilhosamente bem e curam o problema.

EDUCAÇÃO E CIDADANIA >> Hoje, programa do canal TV Escola discute a educação nas escolas quilombolas


A imagem pode conter: texto

O Salto para o futuro desta semana discute a educação voltada para crianças e jovens moradores de quilombos. 

As convidadas falam sobre como os saberes tradicionais estão presentes nos currículos e também sobre a importância de materiais didáticos específicos e de formação continuada para os professores quilombolas. 

Contamos com a participação de Rita Gomes do Nascimento, diretora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, e de Benedita Rosa da Costa, professora de comunidades quilombolas.

Fonte: TV Escola

terça-feira, 14 de novembro de 2017

ALERTA >> Denatran alerta que 85% dos recalls em airbags não foram feitos

Resultado de imagem para Denatran alerta que 85% dos recalls em airbags não foram feitos
O airbag dos veículos automotivos vendidos no Brasil é o componente que mais tem apresentado problemas que resultaram na necessidade de se fazer campanhas de recall. No entanto, 84% dos mais de 2,2 milhões de veículos que se encontram nessa situação não o fizeram, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

De acordo com o diretor do Denatran, Elmer Coelho Vicenzi, 85% dos recalls dirigidos a veículos automotivos podem causar lesões. No caso das motos, acrescentou, 60% dos problemas identificados implicam em risco de queda. “No caso dos airbags, apenas 16% dos recalls foram atendidos. Isso significa que 84% desses veículos estão andando pelas ruas com seus airbagsdefeituosos”, informou Vicenzi nesta segunda-feira (13) após participar do programa Por Dentro do Governo, na TV NBR. O programa é produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, com a participação de emissoras de rádio de todo o país.

Os números citados pelo diretor constam do Boletim Recall. O documento mostra que, entre 2013 e junho de 2016, o airbag foi o componente mais afetado pelas campanhas de recall. Ele representa mais de um quarto (26%) dos componentes que apresentaram problemas. No período foram, ao todo, 60 pedidos de recall em airbags. O problema afetou mais de 2,2 milhões de veículos. Em segundo lugar ficaram os freios, com 17% do total de componentes defeituosos responsáveis por pedidos de recall; em seguida, o sistema de combustível (16%); motor (11%); problemas na direção (9%); e cinto de segurança (7%).

Em parte, a ineficiência das campanhas de recall se deve à dificuldade de o consumidor saber se seu veículo está entre os que tiveram o chassi informado nas campanhas. A fim de dar mais eficiência a essas campanhas, o governo pretende fazer uma parceria com as empresas do setor, a fim de fornecer “apenas para essa finalidade” o nome e o endereço do proprietário do veículo que precisa passar por recall. “Vamos fiscalizar o recall para garantir que o uso dessa informação está restrito a esse serviço”, garantiu o diretor do Denatran.

O diretor recomenda que os consumidores recorram ao site do Denatran para saber se o seu veículo precisa passar por algum ajuste. “Tem uma área do site onde ele pode digitar o número do chassi para ver se há algum recall pendente”, acrescentou Vicenzi.

Recall é um chamado público feito pelas empresas quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A medida está prevista no artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Semáforos sonoros.

Durante a entrevista à TV NBR, Vicenzi disse que o Brasil está padronizando os semáforos sonoros, dirigidos a pedestres com deficiência visual. Ele explica que essa falta de padronização dificulta a autonomia das pessoas com deficiência, porque cada parte do país tem uma padronização diferente.

“Será uma padronização única nacional e passará por campanhas educativas. A ideia é que, ao segurar por mais de 3 segundos o botão do sinal, ele, ao ficar verde [para o pedestre] emita um sinal sonoro que vai diminuindo, de forma à pessoa saber que o tempo [para a travessia] está encerrando”, explicou o diretor.

Da Agência Brasil

BIOMETRIA EM LAJES >> O cartório eleitoral de Lajes informa:



Serão aceitos como comprovação de domicílio eleitoral
a) - conta de água, luz, telefone, internet ou envelopes de correspondência, emitidos ou expedidos nos últimos três meses, no qual conste o endereço do local, em nome do requerente ou, não sendo possível, em nome de seus pais, cônjuge ou filhos, casos em que será necessário anexar documentação que comprove o parentesco;
b) - contracheque do requerente, acompanhado de declaração do setor pessoal, no caso de órgão público, ou portaria designando o requerente para exercer função comissionada acompanhado de declaração do setor pessoal, no caso de órgão público;
c) - contrato de trabalho por tempo indeterminado em nome do requerente; ou CTPS devidamente assinada, no caso de instituição privada, pessoa física ou jurídica, domiciliada no município; ou declaração do empregador, sob as penas da lei, e com firma reconhecida, asseverando o vínculo empregatício com o requerente; em todos os casos, nos documentos deverão constar o endereço profissional do eleitor;
d) - comprovantes de matrícula ou de frequência em escolas, creches ou universidades do próprio requerente ou seus dependentes, emitida nos últimos três meses, que infiram pertencer ao município de domicílio, devendo constar na referida declaração a identificação, seja através de nome ou de matrícula funcional, do servidor (a) que assina;
e) - contrato de compra e venda de bem imóvel registrado em ofício próprio ou com firmas reconhecidas em cartório, ou escritura pública ou particular de imóvel em nome do requerente, seu cônjuge, seus pais ou filhos;
f) - guia de recolhimento de IPTU ou ITR, emitida ou expedida no ano corrente, ou Certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis, da qual resulte comprovada a propriedade do bem imóvel na circunscrição do município;
g) - fatura de cartão de crédito, comprovante de titularidade de conta ou aplicação bancária, ou carnê de crediário, emitidos por empreendimento localizado no município, com indicação de dados que possam identificar o eleitor, ressalvado o caso de carnês manuscritos;
h) - correspondências expedidas por órgãos oficiais (bancos públicos, Receita Federal, INSS e assemelhados), recebida em nome do requerente, seu cônjuge, pais ou filhos, desde que comprovado o parentesco;
i) - contrato vigente de aluguel de imóvel, em nome do requerente, seu cônjuge, seus pais ou filhos, com firmas reconhecidas em cartório;
j) - contrato de arrendamento rural vigente, registrado ou com assinaturas reconhecidas em cartório, em nome do requerente, seu cônjuge, seus pais ou filhos;
k) - comprovação de cadastro de benefício social recebido pelo requerente, seu cônjuge, seus pais ou filhos, na circunscrição do município (bolsa família, fome zero etc.), no qual conste o endereço do requerente, acompanhada de declaração da respectiva Secretaria Municipal com nome, matrícula e assinatura do servidor responsável pela emissão do referido documento;
l) - caderneta de vacinação, que comprove a utilização de serviços no município nos últimos 3 (três) meses, em nome do requerente ou de seus dependentes;
m) - cartão da gestante, que comprove a utilização de serviços no município nos últimos 3 (três) meses, em nome do requerente ou de seus dependentes;
n) – cópias de ficha clínica e do respectivo Prontuário de unidade(s) de saúde municipal, que comprove a utilização regular de serviços de atendimento pelo requerente ou seus dependentes nos últimos 3 (três) meses, devendo a cópia estar devidamente autenticada por funcionário, mediante aposição de assinatura, sob carimbo, preferencialmente, contendo nome e matrícula ou número de documento de identificação;
*****LEVE ORIGINAL E CÓPIA LEGÍVEL*****
***Procure o Posto de Atendimento, na Praça Monsenhor Vicente e faça sua revisão. 
NAO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA!

EXCELENTE ARTIGO >> O Futuro do Brasil


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
O Brasil pode estar caminhando para uma fase que no futuro chamaremos de "2º Período Colonial", no qual a soberania popular foi substituída pela partilha do país entre as grandes corporações estrangeiras, a escravidão foi reimplantada de forma mais sofisticada e as igrejas fundamentalistas passaram a doutrinar ideologicamente a massa emburrecida pelo jogo de aparências das redes sociais.
Da mesma forma que o Chile de Pinochet foi o laboratório do neoliberalismo via "doutrina de choque", o Brasil de Temer é um tubo de ensaio para um novo colonialismo com a destruição dos Estados e nações, tendo o consentimento das oligarquias locais que rejeitaram um projeto de país e que aceitaram serem sócias menores do grande capital apátrida.

Enquanto isso, grupos privados bilionários financiam "movimentos" de direita para convencerem pessoas desinformadas a acreditarem que a agenda dos bilionários de privatização e desmanche do Estado é boa para a população.
Agora, até grupos separatistas aparecem como se surgissem por geração espontânea, sem sequer ser investigado quem os financia.
O Brasil sangra enquanto sua riqueza é roubada e seu povo explorado. Proliferam oportunistas de toda espécie e a resistência está no Facebook, preocupada em saber quantas curtidas terá, sem se ligar que esta rede social é parte central no processo de controle social e ideológico das massas.
Se tenho esperanças? Sim, por que enxergo as coisas numa perspectiva histórica. Mas já estou preparado para viver uma idade das trevas e a dar a contribuição que for possível para revertê-la no longo prazo.

Por Thomas de Toledo - Professor de Relações Internacionais da UNIP, historiador pela USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e especialista em BRICS.

domingo, 12 de novembro de 2017

DIVULGANDO >> Rock Locação 84 999840505 / 84 999840511

Faça seu agendamento para sua confraternização de final de ano.

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: céu, casa e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza


A imagem pode conter: piscina, mesa e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: céu, noite e atividades ao ar livre

E para hoje fiquemos com essa bela reflexão !

A imagem pode conter: texto

EVENTO >> Show 40 anos de Zé Ramalho acontece no dia 24 de novembro na Arena das Dunas

Arena das Dunas
Celebrando seus 40 anos de carreira, Zé Ramalho está na estrada com os clássicos de seu repertório, pela primeira vez em voz e violão. As canções espalham-se em viscerais registros, que poderão ser vistas e ouvidas ao vivo no show comemorativo trazido pelo Sehrs Grande Hotel e o Música na Arena para Natal, no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 21h.  

O palco de “Zé Ramalho – 40 Anos” será montado no gramado da Arena das Dunas, com espaço para pista, em formato de anfiteatro, voltado para a Área Premium, onde é possível assistir a esse grande momento dos camarotes individuais ou lounge.  
Desde o lançamento do primeiro álbum solo do artista paraibano que emplacou de cara o hino “Avohai”, Zé Ramalho traça uma ponte de uniãoentre  Pink Floyd, Beatles, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, e muitos tantos outros artistas. Cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste. Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial.  Há mais de 40 anos, o brasileiro sabe que assistir Zé Ramalho ao vivo é uma experiência única em uma espécie de pacto de fidelidade que se renova ano a ano.  
A tour 2017 traz Zé Ramalho revisitando alguns de seus maiores êxitos que venderam milhões de discos, mantendo o respeito da crítica especializada, em rara unanimidade. “Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos” são apenas algumas das inúmeras pérolas que Zé Ramalho lançou e riscam o Brasil de Norte a Sul, derrubando fronteiras e provando que a grande música é universal. Todas estão presentes no novo show, que traz ainda releituras de Raul Seixas (Trem das Sete e Medo da Chuva) e o grande sucesso Sinônimo, que retorna a trilha sonora da novela Além do Tempo da Rede Globo. 
LINK DO EVENTO NO SITE DA ARENA: https://arenadunas.com.br/agenda-evento/ze-ramalho/404