sábado, 12 de fevereiro de 2022

SEM RUMO POLÍTICO >> Bolsonaro de bermudas lajense se rende a Governadora Fátima Bezerra - PT ?

 

Conforme já havia sido previsto aqui mesmo nesse blog, segue o link da matéria: https://professorcaninderocha.blogspot.com/2021/08/eleicoes-municipais-em-lajes-uma.html, o prefeito de Lajes, que segue bem direitnho a cartilha de Beto Rosado, Rogério Marinho, Fábio Faria, Gustavo Carvalho, dentre outras personalidades ligadas a esse grupo político, finalmente conseguiu agendar a reunião que era buscada por ele desde 2020, para poder tirar uma foto com a Governadora Fátima Bezerra - PT, usando para isso o velho argumento de uma pauta administrativa, buscando assim uma pontinha de sombra.

Será que o bolsomínion de bermudas  vai trair o próprio grupo de políticos que até agora lhe deram sustentação e ao qual tentou manter-se fiel até esse momento? E  como ficarão seus apoiadores evangélicos que tem Lula, Fátima e o PT como demônios comunistas e ele também deixará de lado seu presidenciável Bolsonaro?

A pressão nos bastidores

Outro fato que tem sido bastante comentado nos bastidores da política lajense é que a coerção junto seus agregados já teve início, a qual a ordem do gestor é a seguinte: caso algum de seus funcionários não admita votar em Rogério Marinho, Beto Rosado, Gustavo Carvalho e Jair Bolsonaro, será instantaneamente "convidado" a deixar a equipe

Torna-se importante também mostrar alguns dados relacionados a esse fato que o apoio desse Bolsonaro de bermudas a Governadora Fátima Bezerra - PT não será fator determinante para a vitória dela aqui em Lajes, pois isso, todas as eleições anteriores já mostram a preferência natural da população pela atual governadora.

Por Canindé Rocha - Presidente do Partido dos Trabalhadores em Lajes/RN

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

MAIS DESENVOLVIMENTO PARA O RN >> Governo Fátima Bezerra faz parceria com empresa norueguesa confirma construção de usina solar em Assu com investimentos de 1,7 bilhão de reais

Com investimentos de R$ 1,7 bilhão e início das obras previsto para abril, a norueguesa Scatec vai construir no Rio Grande do Norte o maior empreendimento global da empresa na área da energia solar. Os detalhes finais do Projeto Mendubim, que vai ocupar uma área de 1.200 hectares no município de Assu, foram apresentados na tarde da última quarta-feira (09) ao governo do Estado pelo diretor executivo Roar Haugland; vice-presidente de finanças e gestão de ativos no Brasil, Marcelo Dias, e a gerente de novos negócios, Deborah Canongia. 

A construção vai durar 17 meses, gerando 1.200 empregos diretos e indiretos ao longo do período, com prioridade para contratação de mão de obra local. Presente em 23 países, a Scatec desenvolve, constrói, mantém e opera usinas solares, eólicas e hidrelétricas e soluções de armazenamento.

O vice-governador Antenor Roberto, que conduziu a reunião, destacou o trabalho do governo do Estado para atrair investimentos e gerar empregos: “Na conversa eles falaram do empreendimento e da intervenção social que acompanha seus projetos. Através de sua assessoria, o governo apresentou reivindicações com relação à mão de obra feminina, incorporação de setores excluídos ao projeto. Desejamos pleno êxito e que essa atividade econômica traga os benefícios que a população espera.”

A reunião de hoje na Governadoria é o desdobramento da visita que uma comitiva do governo do RN fez a Oslo no final do ano passado, tendo à frente o senador Jean-Paul Prates e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado. “É um empreendimento que vai ter aproveitamento máximo de mão de obra local, inclusive com a capacitação que for necessária. A preocupação deles com o social, com a preservação do meio ambiente, com as questões sociais é simplesmente a melhor do mundo”, saudou Jaime.  

O complexo Mendubim é um dos mais de 40 projetos de energia solar com contrato fechado e assinado, previstos para operar no Rio Grande do Norte até 2026, representando um investimento total R$ 7 bilhões. Atualmente, existem duas usinas de grande porte em funcionamento no RN, uma em Assu e outra em Areia Branca.

Com capacidade para gerar 532 megawatts, Mendubim será o maior projeto solar do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil, segundo o coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca.

Fundada em 2007, com sede em Oslo, a Scatec é uma das principais produtoras de energia renovável do mundo. Em 2017, a empresa firmou parceria com a Equinor para o desenvolvimento de parques solares no Brasil. “Esperamos ser um bom vizinho”, disse o executivo Roar Haugland, ao final da exposição sobre o compromisso social da empresa nas comunidades em que opera.

Também participaram da reunião, Roberto Linhares, diretor presidente da Caern; Leon Aguiar, diretor geral do Idema e Inês Almeida, assessora do Gabinete Civil.

Fonte: https://opotiguar.com.br/

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

SEM ÁGUA DO VELHO CHICO >> Verdadeiramente um governo de paspalhões!

Não existe outro termo para definir tamanho mico do coiso e sua "trupe" ontem em Jardim de Piranhas/RN! Como é que uma equipe presidencial, que no mínimo deveria ter uma qualidade técnica a fim de atender as necessidades presidenciais, seja com informações e/ou ações necessárias a quem está no mais alto cargo do pais, porém não é isso que vemos acontecer, pois o presidento vive a cometer INÚMERAS GARFES, que o colocam com o título de presidento paspalhão.

A festa, o mico e a vergonha 

O presidente da República veio inaugurar uma obra histórica como essa e não ver a chegada essa água chegar ao local no momento do ato solene, tendo que trazerem as carreiras um carro pipa com água de chuva, o que foi tido por muitos como uma verdadeira uma palhaçada.🤡 

Foi exatamente isso o que aconteceu com o Bozo ontem durante a inauguração da Transposição do Rio São Francisco, pois as águas do Velho Chico só chegaram a Jardim de Piranhas/RN na noite/madrugada de hoje! 💦💦💦😅😅😅😅

MAIS AÇÕES DO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA EM LAJES >> Escola Estadual Pedro II recebe melhoria em sua estrutura física

 

Mais uma vez o Governo da Profª Fátima Bezerra - PT está atendendo aos anseios dos alunos, funcionários e professores da Escola Estadual Pedro II, que há bastante tempo aguardavam por essa melhoria em sua estrutura física. 

Durante a visita da Governadora, a Lajes, ainda no final de 2021  quando na oportunidade, a Governadora foi convidada a visitar a Escola Pedro II e em conversa da com a gestão também e com os professores presentes, foi mostrada a ela a necessidade da cobertura de um espaço que trará uma melhora significativa na acomodação dos estudantes na área do pátio da referida escola.

Conforme a Governadora prometeu à equipe escolar naquele momento, a ação foi concretizada, e com também com a participação efetiva da 8ª DIREC, que tem à frente a Profª Marileide Matias e toda equipe não mediram esforços para ver essa obre concretizada, demonstrando assim a presença e a preocupação do Governo da Profª Fátima Bezerra através dessa e também de várias outras ações que estão chegando em nosso município, às quais podemos citar: o sonho da Central do Cidadão, a melhoria da RN 129, que está sendo realizada em parceria com a Empresa ENGIE, o envio de um destacamento de policiamento rural, dentre outras coisas!

Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

DESESPERO >> Bolsonaro quer se salvar nas águas do São Francisco

Por Francisco do PT*

Nesta terça-feira (8), Bolsonaro está no nosso estado numa tentativa desesperada de recuperar a popularidade do seu governo às custas das águas da transposição do São Francisco. A data escolhida é para aproveitar a correnteza das chuvas que aconteceram neste momento no rio Piranhas para fakear o volume real da água realmente emitida pelo Velho Chico. Dizer que é uma obra dele será fake. Dizer que a obra está concluída também é fake. Então vamos aos fatos sobre o projeto bicentenário e seus verdadeiros protagonistas.

A Biblioteca Nacional assegura a existência de documentos de 1810, no final do Brasil Colônia, como primeira referência à transposição do São Francisco. No entanto, a ideia foi levada a cabo no período do Império, quando D. Pedro II, em 1847, ouviu a proposta de uma equipe de especialistas que ele havia indicado com o objetivo de apontar uma solução para a seca do semiárido nordestino. O imperador brasileiro foi taxativo ao afirmar que “gastaria até a última joia da coroa, mas realizaria o encanamento (este era o termo utilizado à época) que levaria água do rio São Francisco até o Ceará. Acabou o reinado de D. Pedro II e ele não gastou nenhuma das joias reais e muito menos fez sequer um milímetro de transposição.

Presidente Lula 

Veio a República e passaram 34 presidentes e quase 200 anos até que a primeira escavação fosse feita, o primeiro saco de cimento colocado e, depois disso, fossem construídos centenas de quilômetros de canais da transposição do São Francisco. Todos e todas sabem o nome do 35º presidente da República Federativa do Brasil, que tirou o projeto do papel. Ironicamente, foi um nordestino retirante da seca.

É ele mesmo. Todo o Nordeste sabe que a transposição deixou de ser conversa e se tornou realidade no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Lula começou, Dilma continuou e os dois juntos fizeram mais de 90% de uma obra gigantesca que, nos dias atuais, conta com 477 km de canais em dois eixos (leste e norte), contendo quatro túneis de 23 km de extensão, 14 aquedutos, 27 reservatórios, nove estações de bombeamento, nove subestações de 230 kv, 270 km de linhas de transmissão e seis ramais interligados.

Bolsonaro mentiroso – Diante deste banho de mais de 400 km de água fria nos planos de apropriação do mérito por Bolsonaro é necessário alertá-lo que até fake news tem limites. Negar esta história é desafiar a inteligência do povo nordestino. O que Bolsonaro tenta fazer neste momento é o mesmo que Temer quis realizar em 2017, quando inaugurou uma obra incompleta e sem nenhuma grandeza política, tentando convencer que a transposição do São Francisco era mérito de menos de um ano de seu mandato golpista. Nem era dele e nem estava completa.

De lá para cá, a sociedade civil organizada e as autoridades políticas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com a solidariedade de Pernambuco, lutaram pela conclusão da tão sonhada transposição do São Francisco. Relembro aqui episódios importantes, a começar pela memorável inauguração popular feita por Lula e o povo de todo Nordeste, na cidade de Monteiro/PB. Quis Deus que este professor de Geografia e neste momento deputado estivesse naquele ato histórico.

Pressão popular – E depois disso, Temer e Bolsonaro abandonaram o projeto da transposição, sendo necessária a realização de muita pressão popular para provocar a retomada da obra, como foi o caso da I Caravana das Águas, promovida pelos bispos do Nordeste com as participações dos comitês das bacias hidrográficas beneficiadas e a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, que era presidida naquele momento pela então senadora Fátima Bezerra.

Desde 2019, quando assumi o mandato de deputado estadual e passei a presidir a Frente Parlamentar das Águas, que participamos de visitas técnicas às obras do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), promovemos debates, integramos a Frente Parlamentar das Assembleias Legislativas dos estados receptores das águas do rio e articulamos a II Caravana das Águas, cobrando a conclusão da obra e a garantia da inclusão do ramal do Apodi. Tudo isso com o único propósito de não deixar a transposição cair no esquecimento.

Depois de tudo isso, chega o presidente Bolsonaro querendo convencer o Nordeste que este antecedente não é importante. Se a obra da transposição fosse comparada a um consórcio poderíamos dizer que Bolsonaro estaria reclamado o recebimento do bem depois que outro pagou mais de 90% das parcelas.

Obra não concluída – Além disso, se faz essencial alertar que a obra não está concluída. O projeto original da transposição do São Francisco prevê a entrada de água no Rio Grande do Norte por dois acessos. A primeira é pelo Seridó, através do rio Piranhas. E a segunda descarga da água do Velho Chico no estado será pelo Alto Oeste, por meio do canal do Apodi. Daí uma pergunta de mais de 100 km é aqui colocada: “Cadê o ramal do Apodi?” “Como dar por concluída uma obra que está incompleta?”.

Não aceitaremos menos do que 100% daquilo que o Rio Grande do Norte merece e a mesma motivação que o povo potiguar teve para pressionar a obra, fazendo com que ela andasse um pouco mais, é a energia que redobra a nossa disposição para seguir cobrando o canal do Apodi. Aproveitamos para alertar a Bolsonaro que acelere o passo em busca da recuperação da sua popularidade com ações concretas, que efetivamente melhorem a vida do povo nordestino, pois esse povo sabe muito bem quem assim atuou na Presidência da República e não hesitará em reconduzi-lo ao cargo, em 2023.

Bolsonaro é seca e o povo está querendo inverno.

*Francisco do PT é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores e líder do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

O RN SE DESEVOLVENDO EM TODAS ÁREAS >> Governo Fátima Bezerra entregou R$ 119 milhões em obras e ações via Governo Cidadão em 2021

O esforço integrado do Governo do Estado trouxe resultados significativos em 2021: a gestão entregou ao povo do Rio Grande do Norte quase R$ 119 milhões em obras, ações e equipamentos nas mais diversas áreas via Projeto Governo Cidadão. O destaque ficou na área da cultura, com a devolução à população de equipamentos como o Teatro Alberto Maranhão, Escola de Dança do TAM, Fortaleza dos Reis Magos, Pinacoteca do Estado, Biblioteca Câmara Cascudo e Espaço João Paulo II.

“Os resultados deste ano nos provaram que com gestão, compromisso e esforço conjunto, podemos destravar os problemas e mudar a realidade. Entregamos escolas, Centrais do Cidadão, estradas e equipamentos culturais que há anos estavam fechados e inacessíveis ao povo. São resultados significativos que mostram que estamos no caminho certo e o trabalho continua ainda mais forte no ano que vem”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Na educação, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), 11 escolas foram entregues ampliadas e reformadas para beneficiar milhares de alunos, professores e funcionários. Foram concluídas as obras das escolas estaduais Ubaldo Bezerra (Ceará-Mirim), José Avelino (Afonso Bezerra), Raimundo Soares (Natal), Domitila Noronha (Serrinha), Duque de Caixas (Macau), Frutuoso Gomes (Frutuoso Gomes), Gilberto Rola (Mossoró), Dinarte Mariz (Alexandria), Jerônimo Rosado (Governador Dix-Sept Rosado), Josefina Xavier (Lucrécia) e Zila Mamede (Natal), totalizando mais de R$ 25 milhões investidos.

“Quando assumimos a gestão em 2019, o Projeto Governo Cidadão tinha uma série de pendências que atingiam quase todas as ações em curso. Junto às secretarias vinculadas e às equipes, resolvemos os problemas e hoje colhemos os frutos desse trabalho. Foi um ano de resultados importantes, que precede resultados ainda maiores que queremos entregar em 2022”, frisa o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do projeto, Fernando Mineiro.

Na cultura, via Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o Projeto Governo Cidadão entregou R$ 37,5 milhões com a conclusão das obras dos equipamentos culturais. O povo norte-rio-grandense recebeu de volta o Teatro Alberto Maranhão, a Escola de Dança do TAM, a Fortaleza dos Reis Magos, marcada para reabrir no próximo dia 25, a Pinacoteca do Estado, a Biblioteca Câmara Cascudo e o Espaço João Paulo II, conhecido como Papódromo.

A governadora Fátima Bezerra ampliou o acesso da população à cidadania com a entrega de três novas Centrais do Cidadão, em Macaíba, Nova Cruz e Zona Sul de Natal. Os investimentos somaram mais de R$ 7 milhões e agora a população dos municípios conta com um atendimento mais ágil e moderno, além de uma estrutura que garante conforto e segurança aos usuários.

O setor de transportes também foi largamente beneficiado com a entrega da Estrada da Produção, em São Gonçalo do Amarante, e da Estrada do Melão III, conhecida como RN-015, totalizando mais de R$ 40 milhões em investimentos nas duas rodovias. “Investir em estradas não é somente assegurar a segurança de quem trafega, é também garantir emprego e renda tanto para o pequeno quanto para o médio e grande produtor”, disse a governadora.

Na agropecuária, o Governo também entregou dois grandes galpões para armazenamento de feno, que fazem parte do projeto de fortalecimento da pecuária leiteira, em parceria com as secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). Foram investidos R$ 980 mil nas duas construções que irão contribuir para o melhor armazenamento do feno, protegendo os fardos da umidade, de vento, luminosidade e, com isso, mantendo a qualidade nutricional da forragem.

Na área da segurança, o Governo concluiu uma importante etapa dos investimentos previstos na Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed). Foram R$ 4,2 milhões investidos para entregar o sistema de proteção contra descargas atmosféricas e as redes internas de cabeamento estruturado para redes de dados da Segurança. É mais tecnologia e aparelhamento para a Segurança Pública do RN.

Já na saúde, o Governo do Estado inaugurou o Centro de Imagens do Hospital de Pau dos Ferros, depois de investir na aquisição de um tomógrafo e construir o espaço para abrigar o equipamento.

“Celebramos as conquistas deste ano de olho nas próximas que virão. Em 2022, a saúde do Rio Grande do Norte dará um salto com a conclusão do Hospital da Mulher, que será o maior equipamento de saúde do Estado. Entregaremos ainda escolas, estrada e recuperação de barragem”, finaliza Fernando Mineiro.

Mais R$ 245,5 milhões em execução para serem entregues em 2022

Outros investimentos importantes estão em andamento – seja em execução ou em licitação. É o caso do Hospital da Mulher, cujas obras estão 39% executadas e têm previsão de conclusão em junho de 2022. Os investimentos somam R$ 124 milhões, sendo R$ 84 milhões em obras e R$ 40 milhões em equipamentos. Quando pronto, será o maior equipamento de saúde do RN, com 163 leitos, capacidade de 20 mil atendimentos por ano e área de abrangência de 60 municípios. A licitação para reforma do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, também já foi lançada e será mais uma obra entregue em 2022.

A recuperação da RN-233, na região Oeste, já teve seu edital lançado e será outra grande obra entregue em 2022. A estrada liga o Vale do Açu ao Oeste Potiguar e ao Jaguaribe cearense, sendo essencial para o escoamento da safra de frutas e de sal, bem como à produção de cerâmica para o Sul e Centro-Sul do país. Estão previstos investimentos de R$ 75 milhões para reestruturar os 41 quilômetros de extensão da rodovia.

As obras de recuperação da barragem de Lucrécia também estão programadas para acontecerem, bem como as da barragem de Pataxó. O Governo também planeja reformar e ampliar a Escola Estadual Vicente Lemos, em Senador Elói de Souza e concluir a segunda etapa de investimentos no Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA). O Parque Científico e Tecnológico, localizado em Macaíba, também ficará pronto após um investimento de mais de R$ 7 milhões.

Uma das metas é concluir as obras complementares da Central do Cidadão da Zona Oeste de Natal e devolver mais um equipamento importante à população do Rio Grande do Norte. A reestruturação dos postos fiscais de Caraú e Passa e Fica, que totaliza mais de R$ 10 milhões de investimentos em obras e equipamentos, também será entregue em 2022.

Fonte: http://www.governocidadao.rn.gov.br/?pg=noticias&id=2059

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

GOVERNO FÁTIMA BEZERRA E OS AVANÇOS SOCIAIS >> SESAP divulga resultado de concurso temporário com mais de 7 mil aprovados no RN; veja lista

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (7) a lista com 7.431 aprovados no processo seletivo para contratação temporária.]

A lista de aprovados pode ser conferida AQUI.

Os cargos de aprovados para nível médio são: Técnico em Biodiagnóstico, Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem com Experiência mínima de 90 dias em UTI Neonatal.

Já os para nível superior são: Médicos com especialidade em Clínica Geral, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia e Neurologia, além de arquiteto especialista em Arquitetura em Sistemas de Saúde ou Arquitetura Hospitalar.

O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), podendo ser prorrogado uma única vez por mais 12 meses.

A interposição dos recursos pode ser feita até 23h59min do dia 8 de fevereiro, através do site: https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/ .

De acordo com o edital, a contratação temporária de excepcional interesse público vai atender a necessidade de ampliação das UTIS dos hospitais da rede própria de Assistência à Saúde do Estado, assim como também a abertura do Laboratório de Anatomia Patológica e o reforço de equipes na área de Assistência Farmacêutica com profissionais de Técnicos em Farmácia.

O concurso também vai reforçar as equipes da rede de Laboratórios, o suporte à Fiscalização Sanitária dos serviços e ambientes em saúde, bem como novas demandas pertinentes aos serviços de saúde.

ATENÇÃO POPULAÇÃO >> Banco Central anuncia novo site para que público saiba se tem dinheiro a receber de bancos

O sistema do Banco Central (BC) que permite aos cidadãos checar se têm dinheiro a receber de instituições financeiras ganhará novo site a partir de 14 de fevereiro segundo o BC. O novo endereço para as consultas a valores esquecidos é valoresareceber.bcb.gov.br.

O Banco Central informou que caso exista algum valor a receber, no momento da consulta, será informada a data para conhecer esses valores e solicitar o pagamento que vai acontecer a partir de 7 de março de 2022.

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) permite a consulta de recursos remanescentes nas contas, para pessoas físicas e empresas, e facilita o processo de devolução. O sistema entrou em operação no fim do ano passado e oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros.

Segundo o Banco Central, um levantamento feito em junho de 2021 mostrou os clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões a receber dos bancos e que boa parte das pessoas desconhece ou não se lembra que tem esse direito.

De acordo com o BC, os dados estão disponíveis no Registrado e se referem a contas de depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

Funcionamento

A ferramenta entrou em funcionamento na última segunda-feira 24, mas com a alta demanda o site ficou fora do ar e impediu que usuários pudessem utilizar a funcionalidade.

Agora, em um aviso na página inicial, o Banco Central avisa que “a capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR) está sendo fortemente ampliada para atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança”.

“A capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR) está sendo fortemente ampliada para atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança. A partir do dia 14/02/2022 você poderá consultar se possui valores a receber. Pedimos desculpas pelo transtorno.”

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/banco-central-anuncia-novo-site-para-que-publico-saiba-se-tem-dinheiro-a-receber-de-bancos/

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

DESENVOLVIMENTO CENTÍFICO E TECNOLÓGICO >> Governo do RN concede licença para Parque Científico em Macaíba

O Governo do Estado, por meio  Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, emitiu, esta semana, a Licença de Instalação (LI) para a reestruturação de parte do prédio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O documento tem validade até 2026. O anúncio da obtenção do licenciamento concedido pelo Idema foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 1º.

O Parque Tecnológico Augusto Severo – PAX é um investimento estadual de R$ 8 milhões, via Projeto Governo Cidadão com empréstimo do Banco Mundial. Conta com 70 salas que irão abrigar centros de pesquisa e capacitação, laboratórios multiusuário, incubadoras tecnológicas e observatórios.

O Edifício Sede do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), administrado pela Universidade, consistirá em um complexo construtivo com capacidade para instalação e funcionamento de organizações e de empresas relacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação. O empreendimento está localizado na Avenida Alberto Santos Dumont, distrito de Jundiaí, zona rural do município de Macaíba.

Para a Assessora Especial da UFRN e Coordenadora do Projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Ângela Paiva, o início de 2022 é um momento muito importante para a consolidação do investimento do Governo do Estado para as obras da fase inicial do Parque.

“As obras já foram licitadas em 2021 e serão contratadas, o que só se dá com a Licença de Instalação (LI) do Idema, referente à reestruturação do Edifício Sede do PAX, em Macaíba. Gostaria de registrar o reconhecimento e agradecimento ao IDEMA pelo trabalho célere e qualificado, que em conjunto com a equipe da UFRN e das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais – SEGRI, resultou na emissão da LI no prazo desejado. Não fosse esse esforço institucional coletivo e a orientação firme do Diretor-geral, Leon Aguiar, e de seus assessores, haveria um sério prejuízo para a execução das obras”, disse.

Ângela acrescentou, ainda, que, para a UFRN e para o Estado, a emissão da LI é uma contribuição determinante do Idema para a implantação do Parque, que se configura um dos projetos mais impactantes para o desenvolvimento do estado nas próximas décadas.

Dentre as condicionantes estabelecidas na Licença, consta que o empreendedor deverá apresentar ao Idema, no prazo de 30 dias, a declaração, emitida pela Caern, de viabilidade técnica para abastecimento de água do empreendimento; que ele não poderá fazer qualquer intervenção na área do empreendimento. Com o avanço da obra, para as próximas etapas, a equipe da UFRN deve entrar com novos processos para análise de futuras supressões vegetais, antes da emissão da Autorização de Supressão de Vegetação, emitida pelo Instituto, via SINAFLOR; e, também, que o empreendedor fica ciente que deve implementar medidas sustentáveis, que promovam a arborização do espaço público, com o plantio de espécies preferencialmente nativas.

“Obras como esta, com atenção aos equipamentos de ensino, aproxima toda a comunidade científica, os gestores públicos e os investidores para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O valor social é muito grande, assim como os benefícios para os alunos com a otimização de estrutura pública”, finalizou o supervisor do Núcleo de Obras Públicas do Idema, Aluízio Nunes.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/governo-do-rn-concede-licenca-para-parque-cientifico-em-macaiba/

A CONJUNTURA POLÍTICA NO RN >> Como sempre, Fátima e Lula continuam em alta

Uma das informações mais interessantes nas entrevistas concedidas sábado (5) pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) ao blog do jornalista Dinarte Assunção e ao jornal Tribuna do Norte é quando ele diz que a Oposição o procurou de maneira mais firme após já ter tentado construir a candidatura de Ezequiel Ferreira (PSDB) como adversário de Fátima Bezerra:

 “As pesquisas já indicavam que minha postulação ao Governo era competitiva, mas a oposição nunca levou isso em consideração. Ao longo do tempo, lançaram Tomba, Benes, tentaram Ezequiel, Álvaro e vieram conversar comigo”, disse ao blog do Dina.

Além de confirmar que a Oposição está completamente perdida, a declaração sugere que o presidente da Assembleia Legislativa não ficou muito entusiasmado com o convite. Aliás, aqui nesta agência Saiba Mais, o jornalista Cefas Carvalho já havia apontado que a candidatura de Ferreira era comentada por todos, menos por ele mesmo. A velha estratégia baseada no “se colar, colou”. E se não colar “eu não tenho nada a ver com isso”.

Ezequiel é um político experiente e poderoso, senta há duas legislaturas na cadeira de presidente da Assembleia Legislativa e dificilmente deixaria que fizessem com ele o que o grupo dele fez com Fábio Dantas, em 2018. Na época, o vice-governador de Robinson acreditou no canto da sereia, o de que teria apoio suficiente da maioria dos deputados na ALRN e das prefeituras para disputar com chances a cadeira hoje ocupada por Fátima.

A história conta que a candidatura de Fábio não decolou nas pesquisas e o vice de Robinson, já rompido com o governador, terminou abandonado pelos “aliados” no meio do caminho.

Ao contrário de Dantas, Ezequiel Ferreira segue como principal parceiro político e administrativo do governo em exercício e, até o momento, não deu sinais de que vá romper essa parceria. Para ser ungido pela Oposição, o presidente da ALRN teria que subir no espalhafatoso palanque bolsonarista, o que também não combina muito com o estilo discreto e polido do tucano.

Num Estado onde as pesquisas apontam a preferência de quase 70% dos eleitores pelo ex-presidente Lula, defender o governo Bolsonaro é quase suicídio. E é impensável que o deputado mais votado da eleição passada, com mais de 50 mil votos, optaria por estratégia tão arriscada, já que tem uma reeleição garantida e com boas possibilidades de manter o controle do legislativo num eventual segundo mandato de Fátima.

Com o MDB sem espaço na chapa majoritária de Fátima, é possível que novos arranjos sejam testados. Mas qualquer um dos ministros como candidato ao Senado será um carimbo do bolsonarismo na chapa, um fardo difícil de carregar durante a campanha. A entrevista de Carlos Eduardo trouxe para a superfície uma oposição perdida e sem rumo.

domingo, 6 de fevereiro de 2022

UMA ANÁLISE NECESSÁRIA >> A quem interessa colocar as forças policiais contra o Governo do Estado?

 

O funcionalismo público estadual vem tendo uma atenção especial da governadora Fátima Bezerra (PT). Tanto os civis quanto os militares. O esforço para colocar a folha salarial em dia foi uma demonstração inequívoca disso.

Embora as vozes do caos digam que essa era uma questão elementar, importante destacar que a gestão do ex-governador Robinson Faria (PSD) não só deixou os trabalhadores sem 4 meses de salários, como foi  cruel e desrespeitoso com o servidor.

Dentre as categorias que integram o funcionalismo, aquelas que compõem as forças de segurança foram algumas das mais beneficiadas. Pela especificidade de sua atuação e pela necessidade de garantir condições para que a segurança deixasse de ser apenas um discurso e virasse prática efetiva de redução da criminalidade. Profissionais valorizados são questão fundamental nesse aspecto.

Para a Polícia Civil, realização de concurso público, melhoria das condições de trabalho e garantias de benefícios de carreira. Para a Polícia Militar, antecipação do pagamento dos salários, promoções e reforço do efetivo.

Pois bem, mesmo com os esforços da gestão para garantir, mesmo no cenário de desequilíbrio financeiro e fiscal deixado por Robinson Faria, vez por outra se lançam  questiúnculas que visam desviar o olhar da população para o grande trabalho realizado pela governadora. Com desonestidade, “forçação de barra” e fake news, busca-se atingir a gestão estadual. E por consequência a imagem pública da professora Fátima Bezerra.

O caso mais recente de uso político contra a governadora de problemas criados por outros diz respeito à situação dos Policiais Civis. O Ministério Público (MP) questiona a constitucionalidade do adicional por tempo de serviço pago aos policiais civis.  A Justiça acatou o pedido do órgão ministerial e impediu o Governo do Estado de continuar pagando o benefício. Vejam só: o MP originou a  situação que foi ratificada pelo Judiciário.

A despeito de o Executivo estadual não ter suscitado qualquer questão nessa situação, busca-se penalizar a gestão. Natural que os policiais civis lutem para garantir seus direitos. Ocorre, porém, que o lugar escolhido para os protestos, as manifestações, os atos públicos foi… Isso mesmo.  A governadoria, sede do Poder Executivo. Vejam só: o Governo do Estado não deu causa a coisa alguma, mas parece ter sido escolhido como bode expiatório.

Importante ressaltar que a gestão tem não só mantido o diálogo com os policiais, como buscado meios legais de reparar os prejuízos financeiros que a ação do MP tem acarretado.  Diante de tudo isso, uma questão precisa  ser respondida:  a quem interessa colocar as forças policiais contra o Governo do Estado?

Fonte: https://nabocadanoite.com.br/