quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Caravana da Vitoria 55 com ROBISON - Visitando novamente Lajes nesta sexta-feira (17)

 

PROGRAMAÇÃO: 
10 hs - Santa Maria
11 hs - Riachuelo
12 hs - Caiçara do Rio dos Ventos
13 hs - Lajes
15 hs - Santana do matos
17 hs Jucurutu
20 hs Caicó

SEMEC realizará Festa dos Professores nesta sexta- feira, 17


É por isso e muito mais que estou com Dilma e não abro ! >> ESPECIALIZAÇÃO FINANCIADA

ESPECIALIZAÇÃO FINANCIADA 

O #Fies foi ampliado e servirá, também, para financiar cursos de mestrado e doutorado.

Com a nova modalidade, cerca de 30 mil alunos dos mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu serão beneficiados.

“Este é mais um avanço na reconhecida pós-graduação brasileira”, afirmou o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Mas atenção! O Fies Pós-Graduação não valerá para cursos de especialização (lato sensu), nem cursos de ensino a distância.

Quem recebe bolsas do Capes também não poderá solicitar o financiamento.

Leia mais na Agência PT de Notícias http://bit.ly/1rYqcYw O ‪#‎Fies‬ foi ampliado e servirá, também, para financiar cursos de mestrado e doutorado.

Com a nova modalidade, cerca de 30 mil alunos dos mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu serão beneficiados.

“Este é mais um avanço na reconhecida pós-graduação brasileira”, afirmou o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Mas atenção! O Fies Pós-Graduação não valerá para cursos de especialização (lato sensu), nem cursos de ensino a distância.

Quem recebe bolsas do Capes também não poderá solicitar o financiamento.

Leia mais na Agência PT de Notícias: http://bit.ly/1rYqcYw

Estiagem >> Lagoa do Piató, em Assu, chega ao seu ponto mais crítico desde 2001

Imagem inline 1
Foto: Antônio Cavalcante
Sem receber água do rio Piranhas/Açu, através de um canal que está obstruído, a Lagoa do Piato, em Assu, agoniza. Chega ao seu nível mais baixo desde 1999, quando secou e os peixes morreram, causando prejuízo aos moradores da região e aos empresários que trabalham com irrigação com água do lagoa.

O registro do nível baixo da Lagoa do Piató é do fotógrafo assuense Antônio Cavalcante. "Dá tristeza ver este lago assim", diz o fotógrafo.

A Lagoa do Piató ocupa uma área superior a 10 km de extensão. É responsável por diversos projetos de irrigação de grande, médio e pequeno porte. Também é fonte de renda para dezenas de pescadores. O lago passou a enfrentar dificuldades depois da inauguração da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em 1985.

É que antes da barragem, a água não ficava repressada e abastecia o canal que por sua vez abastece o lago. Com o barramento de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água entre Assu e Jucurutu, a Lagoa do Piató deixou de receber água permanentemente.

Num tentativa de fazer reviver a lagoa, o Governo do Estado, em 2007, investiu mais de R$ 7 milhões para reabrir o canal, porém tão logo a obra terminou, veio uma cheia no rio Piranhas/Açu e destruiu todo o canal, permanecendo até hoje este cenário.
 

“Povo do RN elegeu a primeira senadora de origem popular”, destaca Fátima

Senadora eleita do PT analisou quadro eleitoral no segundo turno.

Pela primeira vez, Fátima Bezerra (PT) conseguiu superar Wilma de Faria (PSB) em um confronto direto, a deputada federal petista foi eleita senadora no último dia 5. Nos anos anteriores, Fátima foi derrotada por Wilma nas disputas municipais. Para comentar o assunto, a nova senado do estado esteve no RN Acontece da Band, desta quarta-feira (15).

Fátima fez uma avaliação da disputa. “Pela primeira vez o representante do povo do RN no Senado Federal não é alguém que tenha sobrenome tradicional, que vem das oligarquias ou que adentrou na política através do poder econômico, ou seja, o povo do RN elegeu a primeira senadora de origem popular”.
E completou. “Eu tenha uma reeleição a deputada federal, sem falsa modéstia, assegurada, mas o desejo de me apresentar diante de um novo desafio era muito forte. Eu acho que esse gesto de desprendimento que tive, essa coragem que eu fui buscar nas lutas, junto ao sentimento popular, isso foi determinante para tomarmos essa decisão”.

A senadora eleita ainda comentou disputa direta com Wilma de Faria (PSB). “Enfrente uma aliança muito forte. Uma aliança gigantesca. A candidata adversária tinha em torno dela as forças políticas de perfil mais poderoso do RN, ela tinha um aparato financeiro forte, aparato midiático forte”.

E emendou. “Valeu a pena ter sonhado esse sonho e esse sonho só foi possível porque a maioria do Rio Grande do Norte sonhou junto comigo”.

Senadora minimizou a suposta pressão à Lula para não influenciar na campanha estadual do RN. “Isso não tem fundamento”.

Fátima descartou vinda de Lula ao estado. “Não tem previsão da vinda de Lula ao RN”.

A senadora ainda alfinetou aliados e partido do adversário de Dilma no segundo turno, Aécio Neves (PSDB). “Essa eleição é da comparação. É pensar o Brasil deles do desemprego O Brasil deles que não respeitava os direitos e as conquistas sociais. É o Brasil que não olhava para o povo pobre. E olhar para o Brasil de hoje”.

E, por fim, comentou o recente escândalo da Petrobras. “Nos governos do PT o malfeito é investigado e há punição. Gente, inclusive, vai preso. Nos governos do PT de Lula e Dilma ninguém bota mordaça não”.

Fonte: http://nominuto.com/noticias/rn-acontece/povo-do-rn-elegeu-a-primeira-senadora-de-origem-popular-destaca-fatima/117147/

Sábado é o ‘Dia D’ de Vacinação Antirrábica >> Este ano, a meta a ser vacinada no Rio Grande do Norte é de 714.015 animais, sendo 508.743 cães e 205.272 gatos.


A população a ser vacinada no Rio Grande do Norte é de 714.015 animais – Foto Reprodução
Neste sábado, 18, das 8h às 17h, a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) realiza o “Dia D” da campanha de vacinação contra a raiva. É o único sábado da campanha em que são disponibilizados, em grande número, postos fixos para vacinar cães e gatos. O período total da campanha no Estado compreende de 15 de setembro a 14 de novembro.

Este ano, a meta a ser vacinada no Rio Grande do Norte é de 714.015 animais, sendo 508.743 cães e 205.272 gatos. Para alcançar a meta de vacinação de 80% deverão ser vacinados 406.994 cães. Até a manhã de ontem, 14, já foram vacinados 82.234 cães no RN, que representam 16% da população estimada, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

A escolha dos locais dos postos leva em consideração o acesso de grande número de pessoas, como praças, escolas e unidades de saúde. Nesse dia espera-se vacinar o maior número de animais de todo o período da campanha, principalmente nos maiores centros urbanos.

No Rio Grande do Norte ocorreram no período de 2005 a setembro de 2014 oito casos de raiva em cão. 
Desde 2005 foram registrados três casos de raiva em felinos.

O RN apresenta circulação do vírus rábico em todas as regiões do estado nas diferentes espécies. Desde 2005 já foram registrados casos em 132 morcegos, 59 bovinos, 26 raposas, 8 cães, 8 equinos, 3 felinos, 2 ovinos, 1 asinino, 1 suíno e 1 humano. A alta positividade da raiva em morcegos e raposa é uma grande preocupação em função do contato que estes animais podem vir a ter com cães e gatos não imunizados, daí mais uma vez a importância de vaciná-los durante a campanha. Em 2014 chama a atenção os casos de raiva em herbívoros na região do Potengi, especialmente no município de São Paulo do Potengi, com 12 herbívoros positivos possivelmente infectados por morcegos hematófagos, revelando a alta circulação viral naquela região.

“A Vacinação Antirrábica Canina e Felina é ponto chave para a prevenção da raiva. Vacinar é uma medida de extrema importância para a proteção da saúde animal e, sobretudo da saúde humana”, explica a subcoordenadora de vigilância ambiental da Sesap, Iracy Nestor. Ela explica que, para caracterizar a campanha de vacinação em massa, com intuito de interromper a circulação viral, é necessário vacinar o maior número de animais em menor tempo possível. “Para alcançar a meta de vacinar 80% dos cães a recomendação do estado é começar a campanha na área rural, vacinando os animais casa a casa. Na área urbana dos maiores municípios a vacinação é concentrada principalmente no dia “D”. Porém cada município é autônomo para montar a estratégia que se adeque mais a sua realidade”.

A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e que se manifesta por sintomas neurológicos. É transmitida por mamíferos através de contato com a saliva do animal doente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Os sinais indicativos de raiva variam conforme a espécie. Geralmente nos animais carnívoros (cães, raposas, gatos) é observada agressividade (raiva furiosa), nos herbívoros é apresentada paralisia (raiva paralítica). Porém em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade para engolir; salivação abundante; mudança de comportamento; mudança de hábitos alimentares; mudanças de hábitos; paralisia das patas traseiras; nos cães o latido torna-se diferente do normal, parecendo rouco.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Neste 15 de outubro >> Professores(as) do RN com Dilma 13

 
Movimento dos Profissionais da Educação com Dilma Rousseff no dia 15 de Outubro, dia do Professor. 

ATENÇÃO Educação Básica do Estado e dos Municípios, IFRN, UFRN, UERN, UFERSA, Instituições Privadas de Ensino: mobilizem profissionais, alunos e ex-alunos.

Resultado de ações sociais >> A BBC foi ao Piauí investigar por que Dilma foi tão votada lá

Antes das cisternas, mulheres saiam de madrugada para buscar água com cabaças
Antes das cisternas, mulheres saiam de madrugada para buscar água com cabaças
“Esses aí tinham vida dura”, diz o agricultor Francisco dos Santos Nascimento ao apontar para quatro jumentos que repousam na sombra de um cumaru, uma das raras árvores frondosas do Semiárido.

Ali, no povoado Contente, sertão do Piauí, o equídeo costumava passar os dias com cangalhas no lombo carregadas de água ou lenha.

Então a luz elétrica chegou às 47 famílias do povoado. Depois, as cisternas, as motos e os ônibus escolares. A vida em Contente mudou, e os jumentos perderam funções. “Hoje, até eles estão mais gordos”.

Não por acaso, foi no Piauí que Dilma Rousseff obteve seu melhor resultado proporcional no primeiro turno: 70,6% dos votos, ante 14% de Marina Silva e 13,8% de Aécio Neves.

No Semiárido, que se estende por nove Estados e onde cerca de 40% da população ainda vive no campo, sua vantagem foi ainda mais folgada. No município de Paulistana, que abriga o povoado Contente, Dilma foi escolhida por 80% dos 11,5 mil eleitores, seguida por Marina, com 13%, e Aécio, com 5%.

“Se falar mal de Dilma aqui, periga apanhar”, brinca a mulher de Francisco, Erismar Celestina dos Santos, de 34 anos. E se Aécio vencer a eleição? “Não quero nem pensar, me dói o estômago.”

Em três dias de viagem pelos “interiores”, os povoados rurais da região, a BBC Brasil não topou com qualquer sinal da campanha de Aécio e encontrou um único pôster de Marina.

Já adesivos de apoio a Dilma e ao também petista Wellington Dias, reeleito ao governo piauiense no primeiro turno, eram avistados a cada instante nas portas das casas.

Dilma deve grande parte de sua força ali ao laço com Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo é tido como um marco na história da região. Nos povoados, cada um tem na ponta da língua os programas federais lançados pelo ex-presidente.

Maior marca de sua gestão, o Bolsa Família costuma ser o primeiro da lista. “É uma ajuda sagrada”, define Erismar, mãe de um filho e que recebe R$ 184 ao mês pelo programa.

A iniciativa, no entanto, é considerada apenas um ponto de partida para várias outras melhorias ocorridas nos anos seguintes.

As mudanças, conta a líder comunitária Jucélia Xavier, se intensificaram a partir de 2007, quando o governo federal reconheceu Contente e várias comunidades vizinhas como áreas remanescentes de quilombos.

Há muito, os mais velhos contavam histórias de antepassados vindos da África, e a comunidade ainda guarda os utensílios que embasaram o reconhecimento: objetos pontiagudos usados para mutilar escravos e fechaduras que, segundo se conta, pertenciam a uma senzala.

Segundo o Ministério da Cultura, há hoje 2,5 mil comunidades quilombolas no país, onde moram 130 mil famílias.

Como comunidades tradicionais e beneficiários do Bolsa Família passaram, nos anos Lula, a ter prioridade na aplicação de várias políticas públicas, logo os programas começaram a chegar.

Em pouco tempo, o Luz para Todos ligaria o povoado à rede elétrica. Hoje quase todas as casas de Contente têm TV, geladeira e máquina de lavar.

Cada residência também ganhou uma cisterna. Com o equipamento, que armazena a água das chuvas, as famílias garantem seu abastecimento até a estação chuvosa seguinte.

Nas secas mais severas, os reservatórios são reabastecidos pelo Exército, sem a intermediação de políticos locais. A prática golpeou a chamada indústria da seca, pela qual autoridades trocavam favores por votos.

Antes das cisternas, lembra Jucélia, todas as madrugadas as mulheres deixavam suas casas em carroças para buscar água com cabaças. “Tinha de cavar na cacimba com picareta e levar na cabeça”.

Com Lula, contam os moradores, também surgiram os primeiros programas de proteção a agricultores. O mais citado é o Seguro Safra, que em anos de colheita fraca, como este, efetua cinco pagamentos mensais às famílias. Em 2014, eles dizem que as parcelas foram de R$ 170.

15 de Outubro: Dia do Professor >> Nossa homenagem a um dos profissionais mais importantes para toda e qualquer sociedade


Turismo >> Nordeste tem a preferência dos turistas brasileiros e Natal é um dos locais mais desejados

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo até março do próximo ano os planos dos viajantes estão voltados para destinos de sol e praia e Natal como sempre se sobressai como capital mais desejada.
  
Os próximos seis meses serão de grande movimentação de turistas nas praias e no interior dos estados do Nordeste. A expectativa é da pesquisa do Ministério do Turismo que mostra que 42,2% dos brasileiros que pretendem viajar até março de 2015 apontam a região como destino principal. O período inclui, além das férias escolares, datas e eventos de grande movimentação de turistas, como as festas de fim de ano e o Carnaval.
  
O segundo destino escolhido pelos que pretendem viajar é o Sudeste, com 27,1% das sinalizações, seguido do Sul, com 18%, e do Norte e do Centro-Oeste, com 8,5% e 4,2%, respectivamente.  A maioria dos viajantes (58,3%) utilizará o avião como meio de transporte, enquanto 25,3% pretendem viajar de automóvel e 12,7% de ônibus.

“Os resultados da sondagem do consumidor mostram que o brasileiro continua disposto a viajar e reforça também a importância do turismo doméstico e dos destinos nordestinos para o país”, comenta o ministro do Turismo, Vinicius Lages, que lembra que capitais e municípios litorâneos da região estão entre os destinos mais visitados e mais desejados do Brasil.

Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é um levantamento feito pelo Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas. São ouvidos dois mil moradores de sete cidades do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, essas capitais representam 70% do fluxo doméstico de turistas do país.

Natal esta semana já disparou na frente com a pesquisa do site Decolar.com que mostra sendo a capital preferida para as férias de fim de ano. Para o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril essa é uma constatação que ninguém tira mais. “Agora é trabalhar divulgado o destino Natal, estamos trabalhando em várias frentes: trazendo a gravação de capítulos da novela “Chiquititas” do SBT para ser gravada no final de novembro, realização do press trip com jornalistas do Sul e Sudeste do País, para conhecer nossa cidade, participação em feiras em João Pessoa e Gramado”.  
  

Horário de verão terá uma semana a mais e economia menor

Verão: horário começa domingo (ABr)Verão: horário começa domingo (ABr)O horário de verão 2014/2015 deverá resultar em uma economia de R$ 278 milhões em termos de geração de energia térmica, informou hoje (14) o Ministério de Minas e Energia. Este ano o horário de verão, que começa à meia-noite de sábado (18), será estendido em uma semana, por causa do carnaval.

Pela estimativa, o ganho econômico deve ser menor que o do horário de verão 2013/2014, quando chegou a R$ 405 milhões a economia com a redução da necessidade de energia de térmicas.

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, explicou que o valor é menor devido à escassez de chuvas que elevou o uso da energia gerada pelas usinas térmicas. “Será menor que o valor do ano passado porque temos despacho maior de geração térmica pela situação hidrológica que passamos.”

De acordo com Ildo Grüdtner, o horário de verão representará ainda uma economia de R$ 4,5 bilhões em investimentos que não precisarão ser feitos pelo setor para a construção de usinas térmicas.

No Brasil, a estimativa é reduzir 4,5% na demanda de energia no horário de pico, entre 18h e 21h, o que representa 2.595 megawatts.

À meia-noite de sábado, os relógios têm de ser adiantados em uma hora nos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o horário de verão. A mudança de horário vai até 22 de fevereiro de 2015. A medida é adotada para economizar energia no horário de maior consumo. “Buscamos maior aproveitamento da luz do sol e maior racionalidade no uso da energia elétrica”, disse o secretário.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios. 

Fonte: Agência Brasil

Oportunidade de crescimento profissional >> Inscrições para o Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade estão abertas

Inscrições podem ser feitas até o dia 6 do próximo mêsInscrições podem ser feitas até o dia 6 do próximo mêsEstão abertas as inscrições para o processo seletivo no Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). 

Os interessados em participar da seleção podem efetuar sua inscrição até o dia 6 do próximo mês.
 
A pós-graduação oferece 26 vagas, sendo duas destinadas especificamente para servidores com vínculo com a Ufersa. De acordo com o edital do mestrado, a taxa de inscrição é de R$ 72,40.

Conforme a organização da pós-graduação, o processo seletivo será feito em três etapas, sendo composta de prova escrita, entrevista para defesa do pré-projeto de pesquisa e análise de currículo. Para cada orientador, serão classificados os candidatos com maior pontuação, respeitando o número de vagas para cada orientador.

Já os candidatos que disputarão as vagas pela Ufersa serão selecionados independentes do número de vagas destinadas ao professor-orientador.

O edital na íntegra, bem como a ficha de inscrição para o processo seletivo no Mestrado em Ambiente e Sociedade está disponível no site da Ufersa, no endereço eletrônico www.ufersa.edu.br.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Governo e Movimentos Socias >> Dilma recebe 7,5 milhões de assinaturas pela reforma política

Dilma recebe 7,5 milhões de assinaturas pela reforma política

As assinaturas foram coletadas pelo movimento “Plebiscito Constituinte”, com adesão de cerca de 480 entidades e movimentos sociais. Entre os pontos discutidos estão o financiamento público de campanha, o fim do voto secreto em deliberações do Congresso e das coligações partidárias proporcionais

Na segunda-feira (13), a presidenta e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, recebeu 7,5 milhões de assinaturas de pessoas que apoiam um plebiscito para a formação de uma assembleia constituinte que possa implementar a reforma política no país. As assinaturas foram coletadas entre os dias 1 e 7 de setembro pelo movimento “Plebiscito Constituinte”, com a adesão de cerca de 480 entidades e movimentos sociais. De um total de 7.754.436 participantes, 97,05% foram favoráveis à mudança das regras eleitorais em vigor.

Sobre o assunto, a presidenta reforçou a importância da participação do povo brasileiro em torno dessas reivindicações. “Não podemos achar que o Congresso Nacional se autorreforma. Eu acho que nenhuma instância se autorreforma sem a manifestação popular”, afirmou. No ano passado, Dilma já havia proposto uma constituinte para a reforma política, mas não teve apoio dos partidos e nem mesmo da comunidade jurídica, que temia uma mudança mais ampla na atual Constituição.

Entre os pontos discutidos pelos manifestantes estão o financiamento público de campanha, o sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital), a manutenção ou não da suplência para senador, o fim do voto secreto em deliberações do Congresso e as coligações partidárias proporcionais. No ato realizado ontem, em Brasília, a petista foi ovacionada pela militância, que interrompeu o discurso várias vezes para aplaudi-la.
Dilma aproveitou o evento para saudar a reeleição do presidente boliviano Evo Morales e criticar a política externa defendida pelo adversário Aécio Neves (PSDB), que, segundo ela, irá “voltar as costas” para a América Latina e retomar a proposta da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Capacitação >> Selo Unicef realiza capacitação com municípios do Rio Grande do Norte

O Unicef realiza de hoje até o dia 16 de outubro o 3º Ciclo de Capacitação com os municípios inscritos na Edição 2013 - 2016 do Selo Unicef.
 
Essa etapa terá uma metodologia dinâmica e participativa do Jogo Se Liga, que aborda a temática do Uso Seguro e Eficiente da Energia com jogos e dinâmicas para os articuladores municipais do Selo e adolescentes representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – Nuca, contribuindo para a realização de ações estratégicas de participação social. Outro tema que será tratado é a ação estratégica que propõe a implementação de atividades de proteção às crianças e adolescentes antes, durante e após desastres.
 
Essa nova etapa da capacitação é resultado de uma parceria entre o Unicef e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, no âmbito do programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel.
 
Estão inscritos nesta edição do Selo 148 dos 167 municípios do Estado. Para a capacitação foram convidados três representantes de cada municípios, sendo eles o articulador do Selo (pessoa que coordena as ações do Selo Unicef no município) e um casal de adolescentes. Os municípios foram divididos em grupos e cada grupo participará de um dia de capacitação.

Meio Ambiente >> O que é assoreamento dos rios e quais suas consequências para o meio ambiente


O assoreamento tem aumentado devido à ação do homem,
sobretudo pelo desmatamento das matas ciliares.
O assoreamento é um fenômeno que ocorre a partir de processos erosivos, provocando a desagregação do solo e rochas e acúmulo dos sedimentos no leito dos rios. Transportados pelas correntezas, esses sedimentos causam obstruções no curso da água, dificultando a navegação.

Esse é um processo natural, tão velho quanto o planeta. No entanto, o assoreamento tem sido intensificado graças à ação do homem, sobretudo pelo desmatamento das matas ciliares.

A diminuição da vegetação nativa ribeirinha provoca a erosão do solo nas margens dos rios. Esse volume de terra e areia acaba sendo transportado pela correnteza e acumula-se no fundo do rio.

 Além do desmatamento, a intensa exploração dos recursos hídricos, a poluição e a emissão de gases do efeito estufa – que provocam mudanças climáticas, aumentando a incidência de maremotos e furacões – também contribuem para ao agravamento do problema.

As consequências deste fenômeno são sentidas não só pelas populações ribeirinhas. O assoreamento de rios e lagos afeta a capacidade de navegação e pode provocar enchentes urbanas, uma vez que as obstruções causam desvios no curso d’água. Soma-se a isso a perda de vegetação subaquática e das condições de habitat para os peixes, dificultando sua reprodução.

Para combater o assoreamento, a conservação e recuperação da mata ciliar são fundamentais. Por este motivo, o novo Código Florestal, aprovado em 2012, denomina estes locais como “áreas de preservação permanente” e determina uma extensão mínima – que pode variar de 30 a 500 metros, dependendo do tamanho da propriedade – de mata ciliar que deve ser mantida nas margens de um rio.

A virada começou >> Vox Populi: Dilma tem 51% x 49% de Aécio

A presidente Dilma Rousseff tem 51% dos votos válidos contra 49% de Aécio Neves, segundo pesquisa do instituto Vox Populi divulgada esta noite no Jornal da Record. Como a margem de erro é de 2,2%, os candidatos estão em empate técnico, apesar da vantagem numérica da petista.

É a primeira pesquisa do Vox Populi no segundo turno.

Em relação a pesquisas anteriores, de outros institutos, é a primeira vez que a candidata à reeleição aparece em vantagem numérica, depois de uma semana de campanha agressiva na propaganda eleitoral transmitida por rádio e TV.

Dilma tem vantagem esmagadora no Nordeste: 67% a 26% — no cruzamento referente a votos totais –, o que pode representar, ainda que parcialmente, reação dos nordestinos à desqualificação que sofreram nas redes sociais por parte de eleitores de Aécio Neves.

Cidadania >> A Educação repudia o preconceito e a intolerância

A infeliz declaração de um dos mais impopulares ex-presidentes do Brasil - que não se cansa de servir de porta-voz a uma elite conservadora, mesquinha e preconceituosa - desencadeou uma onda nefasta de preconceito e intolerância contra a população nordestina, que votou massivamente na candidata Dilma Rousseff no último dia 5.

Tendo direcionado seu governo para um terço da população brasileira, deixando os 2/3 restantes à mercê do desemprego, da informalidade e da indigência, as declarações de Fernando Henrique Cardoso não soam estranhas, pois revelam exatamente sua visão de mundo atrelada aos interesses dos endinheirados. O problema, porém, são as consequências dessa atitude irresponsável!

A diversidade é a marca registrada do povo brasileiro, seja para o bem ou para o mal. Nossa miscigenação com os povos africanos, por exemplo, ao mesmo tempo em que nos proporciona dádivas na culinária, na música, na dança e na religiosidade, também nos remete ao compromisso de resgatar a dignidade e o respeito ao povo negro, historicamente marginalizado e empobrecido. No caso do Nordeste, de praias lindas, povo caloroso e receptivo, culinária de muitas iguarias, o processo de industrialização concentrado no eixo sul-sudeste impôs à Região miséria extrema, a qual se tenta, com sucesso, reverter na última década.

A verdade é que somos um único povo, ainda que com tantas diferenças, sobretudo sociais. E sobre o aspecto da injustiça, nossa Constituição não se omitiu em lançar as bases para a construção de um Estado com compromisso social. Diz o art. 3º da Carta, que o ex-presidente FHC sempre ignorou: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

Mesmo com toda força e dignidade que o povo nordestino possui para dar sua própria resposta a FHC e seus correligionários, a CNTE não poderia deixar de se manifestar sobre essa causa de conteúdo civilizatório e humanitário.

Lutamos por um país justo e sem apartheids! Contra todas as formas de discriminação e preconceito!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Hoje é o Dia Mundial do Escritor...

Bom dia, amigos! <3
Veja 8 dicas para estimular seu filho a escrever: http://abr.ai/JA7aaB 

Eleições 2014 >> Desmacarando a manipulação da Globo e da Folha de São Paulo.

Junia Marise, ex-senadora do PDT e atualmente filiada ao PMDB-MG, divulgou uma pesquisa interna do PMDB com as intenções de voto por estado.
 
Hoje vai sair o Datafolha, que vai trazer a avaliação dos impactos da divulgação da delação no Jornal Nacional, além das primeiras impressões sobre o horário eleitoral do segundo turno. Vejam:

Governo Dilma e os avanços na Educação

"Nesta quarta (25) a presidenta Dilma Rousseff sanciona o Plano Nacional de Educação (PNE). Sabe o que isso significa? Mais R$ 200 bilhões serão destinados a educação nos próximos 10 anos, com o investimento em educação chegando a 10% do PIB (hoje ele é de 6,4%). Serão R$ 20 bilhões a mais por ano, o equivalente a dois terços de tudo que foi gasto em sete anos para realizar a Copa do Mundo.

Também hoje, a presidenta deve anunciar o Ciências Sem Fronteiras 2.0, disponibilizando mais vagas para os estudantes brasileiros estudarem no exterior."

Saiba mais: http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/10-do-pib-para-educacao-dilma-sanciona-hoje-pne

Presidenta Dilma Rousseff sanciona o Plano Nacional de Educação (PNE). Sabe o que isso significa? Mais R$ 200 bilhões serão destinados a educação nos próximos 10 anos, com o investimento em educação chegando a 10% do PIB (hoje ele é de 6,4%). 

R$ 20 bilhões a mais por ano, o equivalente a dois terços de tudo que foi gasto em sete anos para realizar a Copa do Mundo.

Também hoje, a presidenta deve anunciar o Ciências Sem Fronteiras 2.0, disponibilizando mais vagas para os estudantes brasileiros estudarem no exterior."

Saiba mais: http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/10-do-pib-para-educacao-dilma-sanciona-hoje-pne

Saúde e qualidade de vida >> 6 Bons Motivos Para Beber Mais Água

Sabemos muito bem que a água é uma necessidade básica para a sobrevivência dos seres humanos. Entretanto, existem outros motivos para beber mais água do que a quantidade mínima que nosso corpo necessita para desempenhar suas funções. Estas são as 6 principais:

[agua
 
1- Melhora o humor
 
A água funciona como remédio natural para diferentes casos. Beber água ajuda a aliviar dores de cabeça ou nas costas causadas por desidratação. Além disso, ajuda a manter o corpo revigorado e com energia, fazendo-nos sentir mais ativos e de bom humor. 
 
[agua
 
2- Uma aliada contra as rugas
 
Se você já experimentou centenas de cremes antirrugas... por que não experimentar água? Além de reparar os tecidos da pele, essa bebida hidrata e devolve a elasticidade à pele. A água é, sem dúvida, um elemento fundamental para nos mantermos jovens.
 
[agua
 
3- Alivia a dor de cabeça
 
Tomar um analgésico atrás do outro não é a solução para dores de cabeça constantes. Você já experimentou beber água quando sente dor de cabeça? Os resultados podem ser ótimos, já que em 90% dos casos, a dor ocorre devido à desidratação do corpo.
 
[agua
 
4- Uma aliada para emagrecer
 
Se você não bebe a quantidade diária de água suficiente, o metabolisma se desacelera. Isso quer dizer que as gorduras não serão processadas tão rápido como deveriam. O seu corpo necessita entre 8 e 10 copos de água para manter o ritmo metabólico e para evitar a acumulação de gorduras.
 
[agua
 
5- A solução para a asma
 
A falta de vapor de água nos pulmões pode estreitar as vias respiratórias e produzir mucosidade nos pulmões, fato que aumenta a possibilidade de ocorrer um ataque de asma. Os médicos recomendam que as pessoas que sofrem com esse problema bebam pelo menos 10 copos de água com uma pitadinha de sal todos os dias. Inalar vapor também pode fazer muito bem nesses casos.
 
[agua
 
6- Melhora o funcionamento do sistema digestivo
 
A água ajuda a limpar e purificar o sistema digestivo de forma natural. Isto nos permite eliminar toxinas e outras substâncias nocivas para o corpo. Quando o sistema digestivo se encontra limpo, seu funcionamento é muito melhor. 
 
[agua

Política Externa >> Na Bolívia, possível vitória da direita brasileira é vista como “desastre continental”

Valeria Silva: “Brasil é imprescindível para um mundo multipolar”
Protagonistas no governo de Evo Morales, movimentos sociais bolivianos preocupam-se com o país vizinho: “Aécio Neves seria um duro golpe na integração latino-americana”

“Se perdermos o processo de mudanças sociais que existe no Brasil, perderemos muito em toda a América Latina”, decretou Valeria Silva, nesta sexta-feira (10), em La Paz, Bolívia. A historiadora, cientista política e representante da Generación Evo, “fenômeno” que tem agrupado de forma massiva a juventude engajada na transformação pelo qual passa a nação andina, avalia que “a volta do neoliberalismo significa o fim da soberania do povo brasileiro”.
 
Conforme defende a jovem – Valéria tem 24 anos e concorre, nas eleições gerais de 2014, a uma vaga como deputada suplente pelo Movimiento al Socialismo (MAS) –, o Brasil é referência no continente pela sua incidência internacional. “O que acontece no país reflete em todos os vizinhos”, argumenta. “Hoje não temos presença ou ingerência estrangeira no Brasil, na Bolívia, na Venezuela, no Equador. Se o Brasil voltar a flertar com o imperialismo, o que fatalmente acontecerá caso a direita triunfe, tenham certeza de que tentarão derrubar a todos”.
 
Yeanet Villegas Oblitas, comunicadora da Confederação Sindical Única dos Trabalhadores Camponeses da Bolívia (CSUTCB) e apresentadora do canal Bolívia TV, faz análise similar. Para ela, a interrupção do projeto popular brasileiro é um golpe à integração latino-americana. “Se não tivermos o Brasil ao nosso lado, perderemos em todos os sentidos. Boa parte da integração do continente, política, econômica e cultural, passa pela importância do Brasil, principalmente pelas transformações promovidas por Lula e, depois, por Dilma Rousseff”, aponta. A volta do neoliberalismo seria trágica para todo o continente”.
 
Evo, Lula e o gás
Valeria Silva recorda o episódio envolvendo o governo de Evo Morales e a Petrobras para exemplificar a importância da solidariedade entre os governos e povos de ambos os países. “O neoliberalismo fez contratos péssimos, que praticamente entregavam nosso gás aos compradores. O que o próprio Evo explicou para o povo boliviano foi que vendíamos o gás com determinados componentes que saíam praticamente de graça. Então, pediu a Lula para renegociarem e que o país vizinho pagasse um preço justo, levando em conta todos os componentes que estavam adquirindo. Lula, que consideramos um irmão de nossa gente, concordou e disse a revisão era justa, de fato. Na mesma linha política veio o governo Dilma, que manteve o acordo. No caso de uma guinada neoliberal, dificilmente os contratos serão renegociados.
 
“Somos internacionalistas”, declara a jovem boliviana. “Para nós, a revolução só é possível com articulação regional e o Brasil é imprescindível para os processos de mudança na Bolívia e em todos os países que desejam um mundo não unipolar, nem bipolar, mas multipolar”.
Por fim, Valéria enviou um recado ao povo brasileiro (veja o vídeo).
 
Se Aécio Neves vencer, avalia, “ressurgirão temas como bases militares estadunidenses no país e as fronteiras voltarão a se manchar de sangue, com perseguições em uma suposta guerra contra o narcotráfico que a própria direita controla”. Derrotar o neoliberalismo “não é votar apenas por suas famílias ou porque agora suas casas têm luz, mas votar por todos os povos latino-americanos e por todos os mortos vitimados pelo imperialismo”.
 
Movimentos sociais celebram ‘poder popular’
Mais que um governo que alavanca a economia, promove a redistribuição da renda e minimiza o abismo econômico entre as classes sociais (até o Fundo Monetário Internacional – FMI reconhece o crescimento e o acerto ao nacionalizar os recursos naturais), representantes do movimento social do país avaliam que, desde 2006, a Bolívia vem mudando paradigmas no mundo da política por um fator especial: a construção do ‘poder popular’.
 
“Para a ciência política, o que ocorre hoje no país é inexplicável”, afirma Valeria Silva “As lógicas políticas da Bolívia de hoje são inversas às lógicas tradicionais. Para nós, para o próprio governo, o político não tem que perguntar à base, pois o poder está na base, não na Assembleia”.
 
Ela explica que o MAS é um amplo conglomerado de movimentos sociais funcionando em um sistema partidário, “a via que escolhemos para por em marcha nosso projeto”. O principal componente que dá unidade à diversidade de atores, segundo Valeria Silva, é o anti-imperialismo – vale lembrar que, ao longo do histórico de golpes, regimes ditatoriais e governos entreguistas, os povos indígenas foram sistematicamente marginalizados e excluídos até a chegada de Evo Morales, de origem aymara, ao Palacio Quemado.
 
A Generación Evo, inclusive, “uma explosão inesperada e espontânea” na conjuntura das eleições de 2014, de acordo com Valéria Silva, ganhou o reconhecimento do presidente em plena CNN. Questionado sobre quem virá depois de Evo Morales, caso reeleito, o presidente foi enfático: “Talvez ainda não tenhamos um sucessor, mas recentemente apareceu a Generación Evo. Jovens do campo e da cidade com ótimo discurso e que devem formar grandes lideranças”.
 
Observadores populares acompanharão eleições
“Brasil é estratégico para as lutas populares no continente”,
diz Yeanet Villegas Oblitas

Yeanet Villegas Oblitas avalia que o poder popular é o motor da gestão assumida por Evo Morales e Álvaro García Linera (vice-presidente), em 2006 e, justamente por isso, tem criado “hegemonia” no campo político nacional.
 
Em entrevista coletiva na quinta-feira (9), a CSUTCB reuniu delegações de países como Chile, Brasil e Argentina para discutir suas atuações como observadores populares durante o processo eleitoral de 2014 – o país vai às urnas no domingo, 12 de outubro, data que marca o Dia Nacional da Descolonização.
 
A modalidade, batizada como ‘veedores populares’, soma lutadores sociais de diversas organizações do continente aos observadores internacionais de órgãos como a Unasul, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Parlamento Andino, fortalecendo as instituições democráticas e exemplificando o protagonismo dado aos movimentos sociais na política boliviana.

domingo, 12 de outubro de 2014

Hoje é 12 de Outubro >> Dia da Criança




Dizes que sou o futuro. Não me desampares no presente.

Dizes que sou a esperança da paz. Não me induzas à guerra.

Dizes que sou a promessa do bem. Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos. Não me abandones às trevas.

Não espero somente o teu pão. Dá-me luz e entendimento.

Não desejo tão só a festa do teu carinho. Suplico-te amor com que me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos. Peço-te bons exemplos e boas palavras.

Não sou simples ornamento de teu carinho. Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.

Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão. Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.

Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra… Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.