sábado, 9 de maio de 2015

Escola Estadual Pedro II se prepara para comemorar seus 88 anos...

No próximo dia 24 de maio a Escola Estadual estará comemorando seus 88 anos e estamos preparando uma grande homenagem. 
Alunos, ex-alunos, funcionários do presente e do passado, enfim, toda a comunidade lajense sinta-se convidada a fazer parte conosco desse momento festivo.
Em breve mais informações sobre esse grande evento...
São 88 anos formando gerações...
Muitas histórias já passaram por aqui! ‪#‎aniversáriodoPedroII‬ ‪#‎aguardem‬‪#‎eufaçopartedessahistória‬ 

Felicitações >> Nossos parabéns a esse grande amigo!


Luta pela Sustentabilidade >> As razões do Dia Mundial contra a Monsanto

150506Monsantoe1430939972374485x383.jpg
Dezenas de países preparam, em 23/5, protesto contra transnacional que, além de atentar contra ambiente e agricultores, envolveu-se com submundo da política e dos exércitos privados
Você sabia que existe um Dia Mundial Contra a Monsanto? Muitos não conhecem a empresa pelo nome, ou talvez tenham apenas ouvido falar dela, sem saber ao certo seu setor ou posicionamento. Entretanto, quase todo mundo faz uso contínuo de alimentos a base dos organismos geneticamente modificados (OGMs) produzidos e vendidos pela corporação.
O fato é que este ano a Marcha Mundial Contra a Monsanto ocorrerá no dia 23 de Maio e levará milhares de pessoas as ruas, por todo o mundo, para protestar contra a atuação e práticas da corporação. Mas por que existe um dia mundial dedicado exclusivamente à denúncia deste gigante da agroquímica? O que de tão nefasto representa esta empresa? Vamos tentar relembrar os principais fatos da trajetória da Monsanto que a fizeram se considerada pela revista Fortune como “possivelmente a corporação mais temida da América”. Prejuízos aos pequenos agricultores, possíveis danos à saúde e meio ambiente, formação de lobby, manipulação de pesquisas científicas e até a contratação de mercenários são algumas das polêmicas nas quais a empresa se envolveu ao longo de seus 103 anos de existência.
A Monsanto é uma multinacional de alcance global da área de agricultura e biotecnologia. É especializada em engenharia genética (produção de organismos geneticamente modificados), sementes e herbicidas. Criada em 1901 como uma companhia novata na área da engenharia química, aos poucos tornou-se a maior empresa do mundo no setor, fornecendo produtos à base de organismos geneticamente modificados para gigantes como a Coca-Cola, a Pepsico e a Kraft. Hoje, controla 90% do mercado de sementes transgênicas do mundo – consagrando-se como um dos maiores monopólios já vistos. O crescimento da empresa foi vertiginoso. Recentemente, ela adquiriu diversas empresas na América do Sul e no Leste Europeu, dominando consistentes fatias de mercado em países como Argentina, México e Brasil – onde está presente há quase 60 anos.
Este crescimento tem representado uma ameaça real à sobrevivência de pequenos produtores em todo o mundo. Em seus contratos de venda de sementes, a Monsanto prevê que os pequenos produtores não poderão guardar nenhuma semente e são obrigados a permitir que a empresa vistorie suas plantações a qualquer momento. Além disso, as sementes geneticamente modificadas são apenas tratadas com os herbicidas vendidos pela própria companhia, fato que condiciona os agricultores à dependência. De todo modo, os impactos dos produtos geneticamente modificados comercializados pela Monsanto vão além da esfera socioeconômica. 

Violência >> Estudo demonstra que negros têm 2,5 vezes mais risco de ser assassinados

Estudo demonstra que negros têm 2,5 vezes mais risco de ser assassinados Por Divaneide Basilio Secretaria de Juventude - Governo do Estado do Rio Grande do Norte
O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, destacou nesta quinta-feira (7) a importância do envolvimento de todos os atores da sociedade no enfrentamento da violência contra a juventude. “O fenômeno é multidimensional, e qualquer solução isolada é temerária. É preciso uma abordagem integral que promova, de fato, a garantia de direitos humanos”, afirmou o ministro durante debate sobre o relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial (IVJ).

“O levantamento mostra claramente que existe um componente de discriminação racial e outro territorial”, afirmou o ministro. Segundo o relatório, os jovens negros são as principais vítimas e estão em situação de maior vulnerabilidade à violência no Brasil. Os negros de 12 a 29 anos correm mais risco de exposição à violência do que brancos da mesma faixa etária. No caso específico dos homicídios, o risco de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é, em média, 2,5 vezes maior do que uma pessoa branca.

No Nordeste situação é mais grave - Os dados de homicídios foram obtidos no Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. O Nordeste é a região com maior distância entre a taxa de homicídios de jovens negros e brancos. Em 2012, foram assassinados 87 jovens negros para cada grupo de 100 mil jovens negros na região, ante 17,4 jovens brancos para cada grupo de 100 mil jovens brancos. Em outras palavras, o risco de um jovem negro nordestino ser assassinado era quase quatro vezes maior que um jovem branco nordestino.

O relatório é resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Ministério da Justiça e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. O IVJ será utilizado pelo Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude, para orientar políticas públicas de redução da violência contra jovens no país.

Participaram do debate o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina; o ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro; a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto; a representante especial das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças, Marta Pais; e o secretário-executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul, Paulo Abrão.

Capacitação >> Você que deseja ser um Conselheiro Tutelar ou já exerce a função, saiba das atribuições que lhes incumbe

Este curso é GRÀTIS. Aproveite! Totalmente livre de mensalidades.

Atribuições do Conselheiro TutelarNo intuito Orientar quem deseja ser um Conselheiro Tutelar e também auxiliar os conselheiros tutelares no bom desempenho do encargo que lhes incumbe e na incessante luta pela defesa dos interesses das crianças e adolescentes, compilando diversos dados, elaborou o presente Guia, a servir como valioso instrumento de respeito desses sujeitos de direitos a serem incondicionalmente preservados. O Material foi produzido pelo Ministério Público do Estado de Goiás

Com o seguinte conteúdo programático:
Lição 01: Considerações Iniciais
Lição 02: Características do Conselho Tutelar
Lição 03: Funções Legais
Lição 04: Atribuições do Conselho Tutelar
Lição 05: Criação do Conselho Tutelar
Lição 06: Habilidades Básicas
Lição 07:  Principais Interlocutores
Lição 08: O dia a Dia do Conselheiro Tutelar
Lição 09: O que é Um Caso relevante para o Conselho Tutelar?
Lição 10: Como entender e encaminhar um caso prático
Lição 11: Modelos
Lição 12: Bibliografia 
FICHA DE INFORMAÇÕES
Embasamento Legal: nossos cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99.
Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo.
Carga Horária do Certificado: 60 horas
O objetivo:-  O aluno vai aprender as  três partes: a primeira trata das atribuições do Conselho Tutelar, sua competência, o processo de escolha de seus membros, sua atuação diante das várias situações, a fim de garantir a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a aplicação de medidas cabíveis
Vantagens do Certificado:
  • Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;
  • Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);
  • Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades);
  • Progressão Funcional para Servidores Públicos;
  • Pré-Requisito para concursos e cursos.






sexta-feira, 8 de maio de 2015

Combate a dengue >> Secretaria de saúde de Lajes informa os dias que o carro fumacê estará em nosso município

A SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA QUE NO PERÍODO DE 08 A 10 DE MAIO (DE SEXTA A DOMINGO), O CARRO FUMACÊ ESTARÁ CIRCULANDO EM NOSSO MUNICÍPIO. 

É IMPORTANTE QUE A POPULAÇÃO DEIXE AS PORTAS E JANELAS ABERTAS PARA QUE O AMBIENTE ABSORVA O MÁXIMO POSSÍVEL DA FUMAÇA COM INSETICIDA, NA TENTATIVA DE COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE.


LAJES EM AÇÃO CONTRA A DENGUE. VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELO FIM DESTA DOENÇA.
.
REALIZAÇÃO:
PREFEITURA DE LAJES
SECRETARIA DE SAÚDE
III REGIONAL - SESAP
Fonte: http://lajesnewsrn.blogspot.com.br/

Sociedade >> Imposto de renda X sonegação


Inclusão social >> Mineiro participa de lançamento de projeto que vai capacitar catadores

    O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (7), do lançamento do Projeto Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do RN. O evento aconteceu na Casa de Governo, Centro Administrativo, e a ação é uma iniciativa dos Governos Federal e Estadual.
O objetivo do projeto é promover a inclusão dos catadores e seus familiares atuantes prioritariamente nas ruas e lixões e fomentar empreendimentos econômicos solidários nos municípios, disponibilizando o acesso a políticas públicas, máquinas e equipamentos, além de assessoramento técnico e qualificação profissional.
No estado, o projeto é executado pela Fundação Para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep) e vai beneficiar mais de 30 cidades. Ao final das ações, será realizado um diagnóstico sobre a cadeia produtiva de materiais recicláveis no RN.
Mineiro registrou a participação no lançamento durante a sessão plenária de hoje. “Tem um grande impacto social. O programa estava parado, o convênio foi assinado há mais de três anos e trata de uma questão importante e muitas vezes invisível, que é a capacitação dos catadores”, destacou o parlamentar.
O deputado ressaltou que está em curso o debate sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e que o RN ainda não tem uma política pública que defina a destinação do lixo. “Sabemos do caos que é a existência dos lixões a céu aberto”, disse. “O objetivo é que sejam implantados aterros sanitários em consórcio com municípios potiguares”, afirmou.
Na gestão de Rosalba Ciarlini, Mineiro aprovou, à unanimidade na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei criando uma política de reciclagem nos órgãos públicos estaduais, que foi vetado pela governadora. “Imagine a quantidade de resíduos, de papel, por exemplo, que são jogados fora diariamente na Assembleia e secretarias e poderiam estar se transformando em renda para os catadores”, observou.
De acordo com Mineiro, o mandato está articulando, junto à Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), rediscutir a ideia do Projeto de Lei, para que, enfim, se inicie uma política de reciclagem no estado.

Cresce número de mulheres no muay thai

Principal busca das mulheres no muay thai é para perder medidas. Foto: Reprodução
Principal busca das mulheres no muay thai é para perder medidas. Foto: Reprodução

Se antes eram cinco ou seis que treinavam, agora elas se multiplicaram e são 10, 15 ou 20 dependendo do horário do treino.

A ascensão do MMA trouxe também o crescimento e a popularidade de outras artes marciais, entre elas o muay thai. Em Mossoró, o número de praticantes praticamente triplicou, bem como os locais para treino. O principal aumento foi do público feminino. Se antes eram cinco ou seis que treinavam, agora elas se multiplicaram e são 10, 15 ou 20 dependendo do horário do treino.
Com o ‘boom’ feminino já está se tornando comum a presença das mulheres no tatame junto com os homens. Se antes a modalidade era vista com maus olhos e de certa forma violenta, hoje o muay thai é uma das artes que mais cresce e ganha adeptos, principalmente pela facilidade em perder medidas, melhorar o condicionamento físico e proporcionar uma defesa pessoal. Nas academias da cidade, o tatame está sempre lotado e diariamente chegam novos alunos, cada um com seu objetivo bem particular.
A universitária Nayara Pinto, 22 anos, pratica muay thai há dois anos e diz que percebe inúmeras melhorias no seu corpo, principalmente na respiração, postura e disposição. “Esse esporte difundiu muito e hoje vemos pessoas de diferentes faixas etárias praticando. Eu indico pra todas as amigas e é sempre uma reação positiva quando falo que treino muay thai. O preconceito que existia acabou”.
Algumas mulheres também têm reduzido o tempo na musculação e estão investindo em lutas para obter uma boa forma física. Palloma Ticianne, 21 anos, já treinou taekwondo e capoeira, mas foi com o muay thai que ela mais se identificou. Treinando desde novembro de 2014, ela diz que o aumento na resistência, a maior disposição e o enrijecimento muscular são os principais benefícios nesses primeiros meses de treinamento. “Tenho notado que meu corpo mudou e estou cada vez mais focada nos treinos para que os resultados apareçam”. 
(Com informações do site Esportes Agora)

Telefonia >> RN fecha o mês de março com 4,7 milhões de linhas ativas

O Rio Grande do Norte fechou o mês de março com 4.711.940 de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 137,32 acessos por 100 habitantes, aponta o último levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgado na última quarta-feira, 6.
Já o Brasil registrou no terceiro mês do ano 283,4 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 138,98 acessos por 100 habitantes. No mês, os acessos pré-pagos totalizavam 213,92 milhões (75,48% do total) e os pós-pagos 69,48 milhões (24,52%).
Os dados atualizados sobre os acessos em operação por prestadora, Código Nacional (DDD), Unidade da Federação (UF), pré-pago e pós-pago podem ser consultados na pasta "Total" -> "csv", arquivos "Acessos_SMP_200902-2014_Pré_Pós_Total" e "Acessos_SMP_2015-2016_Pré_Pós_Total", disponível na área de Dados do portal da Agência na internet (www.anatel.gov.br), ou pelo endereçohttp://ftp.anatel.gov.br/dados/Acessos/Movel_Pessoal/.
Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 5 de maio de 2015 e podem sofrer alterações.

Acessos em operação
Densidade (acessos por 100 habitantes)
Brasil
283.400.167
138,98
Distrito Federal
6.325.391
218,90
Goiás
9.611.156
146,03
Mato Grosso
4.752.085
146,18
Mato Grosso do Sul
3.870.970
146,56
Região Centro-Oeste
24.559.602
159,86
Alagoas
4.214.715
126,41
Bahia
18.977.729
125,04
Ceará
11.781.282
132,54
Maranhão
6.712.395
97,56
Paraíba
5.203.832
131,40
Pernambuco
13.194.785
141,55
Piauí
4.266.711
133,27
Rio Grande do Norte
4.711.940
137,32
Sergipe
2.704.999
121,00
Região Nordeste
71.768.388
127,18
Acre
922.677
115,51
Amapá
937.862
123,08
Amazonas
4.263.142
108,86
Pará
9.386.911
115,37
Rondônia
2.469.789
140,18
Roraima
516.117
102,43
Tocantins
2.054.902
136,17
Região Norte
20.551.400
118,19
Espírito Santo
4.430.762
113,22
Minas Gerais
26.975.916
129,54
Rio de Janeiro
25.035.662
151,47
São Paulo
68.869.229
155,48
Região Sudeste
125.311.569
146,46
Paraná
15.368.356
137,95
Rio Grande do Sul
16.618.516
147,82
Santa Catarina
9.222.336
135,89
Região Sul
41.209.208
141,28
Fonte: Anatel

quinta-feira, 7 de maio de 2015

LAJES >>SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


Exibindo vacinação.jpgA Secretaria Municipal de Saúde de Lajes informa o início da CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE para indivíduos com 60 anos ou mais idade, trabalhadores de saúde, crianças de 06 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas (com prescrição médica).

A campanha acontecerá de 04 a 22 de maio. O dia D da vacinação será neste sábado dia 09/05, onde todos os postos de saúde funcionarão das 08:00 as 17:00 horas.

Quem se enquadra dentro do grupo prioritário deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa a partir do dia 04/05 para tomar a vacina. É necessário levar a carteira de vacinação.

Vale ressaltar que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito. A principal intervenção preventiva é a vacinação.

Por leandro@trilheirosdacaatinga.org