sábado, 22 de janeiro de 2011

Notícias do dia

Um ano de evangelização no CEHAC

Neste dia 22 de janeiro o Ponto de Pregação da Igreja de Cristo em Lajes, no Conjunto CEHAC, completa um ano de existência, funcionando quatro dias por semana, na segunda-feira com Círculo de Oração, na quarta tem o Culto da Restauração, na sexta o Culto da Família e no domingo com a Escola Bíblica Dominical pela manhã para os adultos e a tarde para as crianças.

O Ponto de Pregação tem como Dirigente o Irmão Felipe Menezes, que convida toda população para participar da grande festa que acontecerá neste sábado dia 22 em frete ao templo a partir das 19h00min com o tema da festa está em 1 Samuel 7.12: “Até aqui nos ajudou o Senhor”, estará ministrando a Palavra de Deus o Pr. Gileno (Igreja de Cristo de São Paulo do Potengi), no louvor convidados de São Paulo do Potengi, Cantores de Lajes, entre eles Andréia Santos, o Ministério de Louvor da ICB de Lajes, entre outros.

Fonte: Robsoncabugi.com



Vem mais chuva por ai…

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) enviou para a governadora Rosalba Ciarlini, na manhã desta sexta-feira (21), o relatório com as informações climáticas para o período chuvoso deste ano no Rio Grande do Norte.

Os dados colhidos pelos técnicos da Emparn durante o mês de dezembro de 2010 mostram “a continuidade do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial”. La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico que ocorre nas águas do Oceano Pacífico. A principal característica deste fenômeno é o resfriamento (em média de 2 a 3 °C) fora do normal das águas superficiais nestas regiões do oceano Pacífico. Isso provoca aumento das chuvas na região nordeste do Brasil, entre os meses de dezembro a fevereiro.

O monitoramento das condições dos oceanos é realizado diariamente pela equipe de meteorologia da Emparn. Isso permite que os profissionais observem a ocorrência ou não de alguma mudança nas atuais condições, o que poderia alterar os dados apresentados no relatório para o período de chuvas no interior do Estado.
A maioria dos modelos de previsão da Emparn mostra que o fenômeno poderá permanecer até o mês de abril. Dessa forma, o documento relata que as condições oceânicas e atmosféricas para o período de fevereiro a abril deste ano irá provocar chuvas variando em torno da normalidade. “É importante ressaltar que o semi-árido potiguar tem como característica alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos. Isto significa que algumas localidades poderão receber uma quantidade de precipitação maior que outras”, descreve o relatório.

Fonte: Emparn



Mais incentivo para o uso da Internet

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (20) que o governo irá massificar o uso da internet no país até 2014. Para atingir o objetivo, Bernardo aposta no barateamento do Plano Nacional de Banda Larga, que está entrando em funcionamento no começo deste ano.

“A nossa ideia é massificar até o final do governo da presidenta Dilma o uso da internet”, disse, em debate na Campus Party, em São Paulo. “Até abril, fecharemos os acordos para baratear o preço da internet do plano. Uma das intenções é reduzir os impostos”.

Além de negociar com os estados a redução dos impostos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o ministro ressaltou que trata com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para colocar na política industrial do país cortes de impostos sobre os computadores e tablets – dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à internet. “O governo está fazendo uma reavaliação do que tem em termos de política industrial, e inclusive com a questão tributária”.

De acordo com Bernardo, hoje o preço da conexão do Plano Nacional de Banda Larga está em R$ 35 com a aplicação do ICMS, e em pouco menos de R$ 30, nos estados que o isentarão do imposto. “Falei isso com vários secretários de Fazenda, alguns governadores disseram que topam negociar isso [reduzir o ICMS]”.

Hoje a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações, a operar a internet banda larga. Apesar de a licença permitir que a empresa forneça o acesso ao consumidor final, o ministro afirmou que a Telebras não deverá fazê-lo. “Essa não é a vocação da Telebras. Mas onde ninguém fizer [o acesso a banda larga], nós vamos fazer”.

Fonte: Padua.com



Os mais bem pagos do Futebol

Um novo levantamento feito pela revista Sport Foot Magazine, apontou os dez jogadores mais bem pagos do mundo em 2011. O ranking não leva em consideração os direitos de imagem, patrocínios e outros métodos utilizados pelos jogadores para faturar mais. Confira o Top 10:

Cristiano Ronaldo (Real Madrid ): 12 milhões de euros por ano

Wayne Rooney (Manchester United): 11,5 milhões

Lionel Messi (Barcelona) 11 milhões

Yaya Touré (Manchester City): 10,8 milhões

Samuel Eto’o (Inter de Milão): 10,5 milhões

Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique): 9.7 milhões

Zlatan Ibrahimovic (Milan): 9 milhões

Kaká (Real Madrid): 9 milhões

John Terry (Chelsea): 9 milhões

Emmanuel Adebayor (Manchester City): 8,4 milhões

Fonte: Sport Foot Magazine



Requerimentos para pesquisa mineral cresceram 30% em 2010

A quantidade de requerimentos de pesquisa mineral no Brasil em 2010 atesta a plena recuperação do setor. O balanço divulgado na sexta-feira (21), pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), aponta que houve crescimento de 30% no número de requerimentos visando à descoberta de novas jazidas - ou depósitos - protocolados na Autarquia.

Em 2010, foram solicitados ao DNPM 20.982 pedidos de pesquisa mineral, contra 16.037 em 2009. Minas Gerais por sua tradição mineira lidera o ranking com 4.530 pedidos de pesquisa, o que corresponde 22% dos processos de requerimento. Em seguida, vem Bahia 14%, com 2.884 solicitações; Goiás aparece na terceira colocação 7%, com 1.508 pedidos de pesquisa.

O balanço traz também informações sobre os títulos minerários concedidos pelo DNPM em 2010. Segundo os dados, foram emitidos 18.299 alvarás para pesquisas de diversas substâncias, entre elas: ouro, minério de ferro, manganês, níquel e água mineral, além de calcário, fosfato e potássio, utilizados na produção de fertilizantes. Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul representam 58% dos alvarás de pesquisa outorgados em 2010.

Os registros de licença de sustâncias de empregos na construção civil ou como corretivo de solos, a exemplo de areia, brita, argila, saibro, e calcário dolomítico, saltaram de 1.132 autorizações em 2009, para 1.584 em 2010, um crescimento de 40%, impulsionado pelas obras da PAC e do programa Minha Casa Minha Vida.

O reaquecimento da demanda mundial por matéria-prima levou a as empresas a fazerem uma previsão de investimentos expressivos para o setor até 2014.

Fonte: SECOM

Nota do Blog: É imortante registrar que no ano passado tivemos a presença do Sr. Carlos Magno, Chefe do DNPM (Departamento Nacional do Produção Mineral) no RN, que compareceu a Câmara Municipa de nossa cidade a convite do Vereador Canindé Rocha - PT, para realizar uma explanação sobre a importância da mineração para o nosso município, por ser esta atividade uma de nossas principais potencialidades econômicas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Arte e Cultura em evidência

Prezados leitores, venho lhes indicar o blog http://maricalman.blogspot.com/ mais um veículo de comunicação local que aborda temas referentes a arte e a cultura de forma criativa e inteligente.

Vale apena conferir.

Regra da Anatel pode favorecer 68 milhões de usuários de telefone fixo

Quase 70 milhões de moradores em 560 municípios metropolitanos e de regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações telefônicas interurbanas para se comunicar com usuários de municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Essas ligações passarão a ter tratamento tarifário de chamada local, anunciou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um dia depois que seu Conselho Diretor aprovou a revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Ride (Regiões Integradas de Desenvolvimento).

As operadoras de telefonia terão que se adequar à nova prática em 120 dias, contados a partir da data da publicação do regulamento.


As regiões metropolitanas e Rides contempladas são:
Porto Alegre (RS)
Curitiba, Londrina e Maringá (PR)
Baixada Santista e Campinas (SP)
Belo Horizonte e Vale do Aço (MG)
Rio de Janeiro (RJ)
Vitória (ES)
Distrito Federal e entorno (DF/GO/MG)
Goiânia (GO)
Vale do Rio Cuiabá (MT)
Salvador (BA)
Polo Petrolina-Juazeiro (PE/BA)
Aracaju (SE)
Maceió e Agreste (AL)
Campina Grande e João Pessoa (PB)
Recife (PE)
Natal (RN)
Fortaleza e Cariri (CE)
sudoeste maranhense (MA)
Grande Teresina (PI/MA)
Belém (PA)
Macapá (AP)
Manaus (AM)
Roraima capital, região central e sul
Florianópolis, Chapecó, Vale do Itajaí, norte/nordeste catarinense, região carbonífera e Tubarão (SC).
Nas regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os municípios já são considerados integrantes de uma mesma área de tarifação local.

Fonte: Blog Terror do Nordeste

Organização do Fórum Social Mundial aguarda presença de Lula em Dacar

 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve voltar à cena política no Fórum Social Mundial (FSM), marcado para fevereiro, em Dacar, no Senegal. Para Lula, a escolha é oportuna, já que ele tem afirmado que o foco de sua atuação internacional será o combate à miséria e à fome na África.

A organização do FSM ainda aguarda a confirmação da presença do ex-presidente. Segundo Salete Canba, do grupo de apoio e reflexão do Fórum, o ex-ministro Luiz Dulci acenou com a possibilidade de Lula comparecer ao evento, em dezembro. De lá para cá, nenhum contato foi feito — e Salete espera justamente esta confirmação para apresentar uma agenda de atividades para o ex-presidente em Dacar. A assessoria de Lula afirma que a viagem só será avaliada em reunião nesta quinta-feira.

A juventude lajense se destacando

Imagem da notícia
No centro da foto: A adolescente Cinthya Karoline

Parabéns a todos os alunos aprovados no IFRN 2011, principalmente a aluna Cinthya Karoline 1º lugar em gestão ambiental e 3º lugar geral no IFRN 2011.

A adolescente Cinthia Karolinny Silva Forte é filha do casal Kátia Rodrigues e Cícero, Forte que é funcionário do Banco do Brasil em Lajes. Cynthia iniciou seus estudos no Instituto Pio X em nossa cidade. Apesar da pouca idade a adolescente já e defensora das questões ambientais.

Aqui vão os parabéns de seus familiares e amigos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mineiro: Rosalba usa "discurso padrão"

Para deputado petista, governadora não desceu do palanque e ataca antecessores para justificar falta de ações

Cotado para assumir a liderança da oposição na Assembleia Legislativa (AL) durante o governo do DEM, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) criticou, em entrevista ao Diário de Natal, a postura de ataque adotada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) nesse início de mandato. "Rosalba está usando o discurso padrão de quem assume a administração de adversários. Faz isso para justificar a não realização de projetos em prol do desenvolvimento do Estado", avaliou.

Questionado sobre as dívidas deixadas pelo governo do PSB, do qual o PT participou, Mineiro minimizou os problemas que a atual governadora declarou ter encontrado. Para ele, a exposição negativa da situação financeira do Estado faz parte da estratégia da democrata. "Até em São Paulo, onde Alckmin recebeu o governo de José Serra, que é seu aliado, essa mesma estratégia está sendo usada. Nada mais do que o previsível discurso padrão", comparou.

Na visão do deputado do PT, a governadora ainda não desceu do palanque. Ele disse que a governadora age, já no governo, da mesma forma que agia durante a campanha eleitoral. "Rosalba fez a campanha dizendo que o Estado estava falido e que iria mudar. Ela assumiu o governo e continua com a mesma postura de oposição. O que o povo espera dela são ações", afirmou. Mineiro disse que sua expectativa é de que a democrata continue com o mesmo discurso durante os primeiros 100 dias de gestão.

Fernando Mineiro foi o primeiro político integrante da base do governo passado a se pronunciar sobre as críticas de Rosalba Ciarlini às gestões dos ex-governadores Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira de Souza (PSB). Procurada anteriormente pela reportagem, Wilma disse que não vai comentar o assunto. "Estou em um momento de reflexão", desviou. Iberê Ferreira, que se recupera de uma cirurgia na próstata, avisou que só vai responder às críticas de Rosalba após sua recuperação.

Fonte: Jornal  Diário de Natal

PELC movimenta férias em Lajes

Algumas imagens das atividades realizadas pelo PELC




 Fotos: Equipe do PELC


Nesse período de férias, nossa cidade está bastante movimentada com as ações realizadas  pelo PELC - Programa Esporte e Lazer da Cidade - que tem realizado atividades voltadas para o Esporte e o lazer de todas as faixas etárias e tem sido bastante elogiado por todos os participantes, pela forma democrática e divertida com que esse programa tem atuado na comunidade.

Cronograma de atividades do PELC para esse período:

·     2ª feira: Escalada ao Pico do Cabugi;
·     3ª feira: manhã de lazer na AABB;
·     4ª feira: programação cancelada em virtude do sepultamento do Profº Edimilson Cunha;
·     5ª feira: manhã de lazer no Distrito de Firmamento;
·     6ª feira: Passeio ciclístico, às 16:00, saindo do Secretaria Municipal de Educação, pelas ruas de Lajes;

Com informações de Cícero Eleutério, monitor do PELC em Lajes/RN

América Latina: mídia versus democracia

Reproduzo artigo de Luiz Marques, publicado no sítio Carta Maior:

Sexo não é mais tema tabu, embora José Serra na última campanha tenha procurado englobar em um obscurantismo pautas correlatas: a livre orientação sexual, uma opção individual, e a prática do aborto, um problema de saúde pública. A picardia funcionou para associar a direita nativa às correntes internacionais extremistas do conservadorismo e catalizar o apoio de alas ultra-retrógradas, como a católica Opus Dei. Com o que, a candidatura do “bolinha de papel” atingiu o preocupante patamar de 43% dos votos no segundo turno, tendo por pano de fundo a herança cultural excludente e elitista do país.

Hoje, a censura da mídia patronal não recai sobre “a moral e os bons costumes”, mas sobre os esforços de democratização da América Latina. O bloqueio contumaz esconde os avanços no combate às desigualdades sociais. Os noticiários manipulam o imaginário social e ferem o direito à informação. À indagação do nacional-desenvolvimentista Celso Furtado, “saber se temos um futuro como nação no devir humano”, respondem buscando “interromper o nosso processo histórico de formação de um Estado-Nação”. A tática que adotam é a da omissão altista sobre as conquistas que distanciam-nos do passado colonial e escravagista, em combinação diuturna com as acusações histriônicas e gratuitas à suposta falta de moralidade nos atos das lideranças. A disco toca sempre a mesmíssima faixa.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Uma triste notícia para educação lajense.

É com grande tristeza damos a notícia do falecimento do nosso grande amigo e Professor Edimilson Cunha. Ele estava internado há vários dias e na tarde de hoje (18), veio a falecer. A família está providenciando para que ainda hoje a noite o corpo do Professor Edimilson chegue a Lajes, seguindo para a casa da sua mãe e amanhã pela amanhã irá para a Escola Estadual Pedro II, onde Edimilson trabalhava. 

Em breve voltaremos com mais informações.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Educadores do Brasil se reúnem em Brasília para discutir a Educação Nacional

  Fátima fala na abertura do Congresso de Educadores

Educadores de todo o país participam, em Brasília, do 31º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Os educadores também vão avaliar o projeto de Plano Nacional de Educação (PNE), enviado pelo MEC no fim de 2010 ao Congresso Nacional e que tem a deputada Fátima como relatora, e eleger a nova diretoria da Confederação para o triênio 2011-2014.

O Congresso reúne cerca de 2.500 participantes entre delegados, representantes de entidades ligadas à educação e ao movimento sindical de todo o Brasil, além de convidados de entidades internacionais da Alemanha, Angola, Argentina, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Espanha, Estados Unidos, França, Nicarágua, Noruega, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Suécia e Uruguai.
O Rio Grande do Norte está sendo representado por 70 participantes - 61 delegados e 10 suplentes - do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN).

A cidade de Lajes está representada nesse Congresso da CNTE, pelo Professor e Vereador Canindé Rocha que faz parte da Coordenação Estadual do SINTE/RN.