sábado, 8 de março de 2014

Nossa homenagem a esse dia tão especial!

Nossa homenagem a todas as mulheres que com sua existência tornam o mundo mais humano, mais belo e mais sensível... A todas vocês um grande abraço e que suas lutas, seus desejos e sonhos possam se tornar realidades e vitórias ...

Um grande abraço hoje e sempre e que esse reconhecimento não aconteça apenas no dia 08 de março, mas em todos os dias de suas vidas. Parabéns!!!!

Canindé Rocha - Professor da rede pública.




Oportunidade >> Estado abre mil vagas de trabalho temporário na Arena das Dunas

 
O Governo do Estado, por meio da Secretária Extraordinária Para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (SECOPA) e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SETHAS), abriu na manhã desta sexta-feira (07) as inscrições on-line para o processo de seleção de 1000 vagas de trabalho temporário nos 60 bares que irão funcionar na Arena das Dunas durante os quatro jogos do Mundial em Natal.

As inscrições serão feitas exclusivamente no site www.querovestiracamisa.com e se destinam a vagas de supervisor e líder de lojas, caixas e atendentes de unidades móveis. Os candidatos precisam ter, no mínimo, o Ensino Fundamental completo e estarem com todos os documentos em dia.

O período de avaliação de currículos vai de 10 de março a 15 de abril e o treinamento para os aprovados acontecerá em maio, em data a ser definida.

“Destacamos três funcionários no posto do SINE, na Cidade da Esperança, para auxiliar aqueles interessados que tiverem alguma dificuldade em preencher o cadastro em casa”, garantiu a secretária da SETHAS, Shirley Targino.

Para Demétrio Torres, titular da SECOPA, os postos de trabalho temporário que serão abertos, somados aos 4500 existentes durante a construção da Arena das Dunas, já se configuram em legados intangíveis do Mundial em Natal. “As pessoas selecionadas receberão remuneração acima do mercado, alimentação, uniformes de trabalho, capacitação e o certificado de que trabalharam numa Copa do Mundo”.

Fonte: Jornal de Fato

Eleições 2014 >> TSE explica prazos para candidatos desocuparem cargos

TSE: tribunal alerta eleitores brasileirosTSE: tribunal alerta eleitores brasileirosO programa Brasil Eleitor desta semana vai mostrar que para concorrer a um cargo eletivo é preciso se afastar do emprego ou função pública. Os prazos variam de acordo com a ocupação, mas, em regra geral, como é o caso de ministros de Estado, para não ficar impedido de se candidatar, é necessário deixar o cargo nos seis meses que antecedem a eleição. O programa vai ao ar pela TV Justiça neste domingo (9), às 20h30.

Este ano, mais de 23 milhões de brasileiros serão identificados por meio das digitais na hora da votação. Esta edição vai mostrar que todo o processo de escolha das cidades que já passaram ou estão passando pelo recadastramento biométrico é fundamentado na legislação eleitoral e em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda neste programa, o especialista em Direito Eleitoral Silvio Salata  responde a perguntas  dos eleitores do bairro do Bexiga (SP), que tem dúvidas sobre temas como a aplicação da Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), a obrigatoriedade de votar, o que fazer quando se é convocado para ser mesário e a votação em trânsito.

No Amazonas, a exigência do título de eleitor para a retirada de outros documentos oficiais e para cadastramento em programas sociais triplicou a procura dos cidadãos aos serviços dos cartórios. Diariamente, cerca de mil senhas estão sendo distribuídas e o Brasil Eleitor vai mostrar o atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas aos eleitores.

Em outra reportagem, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras do grupo Corpo de Minas Gerais faz uma reflexão sobre cidadania, política e acesso à cultura.

Série Urna
O sexto episódio da “Série Urna” vai mostrar como é feita a totalização dos votos eletrônicos. Assim que termina a votação na seção eleitoral, os dados são enviados aos Tribunais Regionais Eleitorais por meio digital e, no caso de presidente da República, ao TSE. Os arquivos são assinados digitalmente e criptografados, o que garante a segurança do voto.

Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país. O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no  endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

(Fonte: TSE)

08 de Março >> Avanços e desafios marcam o Dia Internacional da Mulher

Elita Pereira: exemplo de mulher que ocupa hoje profissão tipicamente masculinaElita Pereira: exemplo de mulher que ocupa hoje profissão tipicamente masculinaQue a mulher não é mais o sexo frágil, a grande maioria já não tem dúvida. Elas vêm conquistando, cada vez mais, seu espaço na sociedade. Mas, diante de tantos avanços, ainda é possível identificar, no Dia Internacional da Mulher, uma série de desafios, que inclui a busca por respeito, autonomia, direitos, igualdade.

Para o sociólogo Aécio Cândido, um dos principais obstáculos enfrentados pelas mulheres atualmente diz respeito à própria formação de movimentos sociais que buscam a garantia de direitos. "Parte desses grupos, fechados, passa a se comportar como guetos, há um certo racionalismo, um paradoxo para a classe", argumenta.

Ainda segundo o especialista, as conquistas alcançadas pelo sexo feminino nos últimos tempos são resultados, além do esforço das próprias mulheres, dos avanços tecnológicos que permitiram às esposas, mães de família, se desvincular de atividades antes inevitáveis:

"Há uma crítica exagerada à ciência, mas vejam só, praticamente tudo que as mulheres conquistaram foram a partir das mudanças tecnológicas, do surgimento de equipamentos que facilitaram a vida delas, liberando-as para pensarem, reivindicarem", defende Aécio Cândido.

Na visão da professora Telma Gurgel, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEM/Uern) e militante feminista, o desafio principal da mulher na sociedade continua sendo a busca pela igualdade, em diversos aspectos.

"Conquistamos, sim, demandas históricas do feminismo, como direito à educação, ao trabalho, divórcio, também do ponto de vista da liberdade sexual, mas são conquistas que não significam necessariamente igualdade. Continuamos presenciando uma divisão sexual no trabalho, com distinção de salários e funções, por exemplo", aponta Telma Gurgel.

A ineficiência de políticas públicas voltadas para as mulheres também é um obstáculo a ser superado, conforme argumenta Telma Gurgel. "Hoje, temos políticas incipientes, fragmentadas. Para reverter esse quadro, de forma geral, é preciso promover mudanças na base estrutural da sociedade", opina.

Mulheres se destacam em profissões tipicamente masculinas
Hoje, as mulheres vêm se destacando e optando cada vez mais por profissões antes tipicamente masculinas. É o caso, por exemplo, da eletricista de auto Elita Pereira, que há nove anos decidiu abandonar a vida de lavadeira para se dedicar a um sonho.

Sem que ninguém soubesse, Elita participou de quatro cursos profissionalizantes no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e rapidamente conseguiu um emprego na área. Hoje ela é uma das eletricistas mais solicitadas na oficina em que atua, no bairro Santo Antônio. "A mulher tem o direito de fazer o que gosta, se identifica", relata.

Aos 41 anos, mãe e avó, Elita Pereira confessa que o preconceito ainda está presente diariamente em sua profissão, mas que já aprendeu a lidar com situações embaraçosas. "É hoje o meu principal desafio. Alguns clientes questionam minha sexualidade ao meu patrão, ficam em dúvida sobre a minha competência. Fico triste, até desanimada às vezes, mas aprendi a enfrentar esse preconceito", conta.

Até mesmo na família o preconceito é evidente. Tanto que o primeiro marido de Elita até hoje não aceitou o papel que a mulher exerce. "A gente se separou por conta disso. Há três anos estou casada novamente. O meu atual marido me conheceu assim e é preciso aceitar. Sou muito feliz aqui, não me vejo fazendo outra coisa", diz, acrescentando que pretende investir cada vez mais na área.

Olímpio Procópio fechará suas portas

Foto: Júnior Martins
Uma das escolas mais tradicionais da cidade de Lajes está com os dias contados. Na última quarta-feira (12), a escola completa seus 33 anos de muitas histórias e realizações nas vidas de muitos lajenses ex-alunos daquela instituição de ensino.

Numa reunião nesta quinta-feira (06) na 8ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), onde esse blogueiro que é o Coordenador Administrativo e Financeiro da escola participou – lembrando que a escola está sem diretor desde 28 de dezembro – foi comunicado pela Diretora da 8ª DIRED que não haviam condições do funcionamento por falta de alunado mínimo para formar as turmas. A quantidade mínima exigida pelo novo sistema da educação do estado do RN, o SigEduc, é de 20 alunos por turma.

Interrogada sobre o destino dos 08 funcionários e 07 professores que a escola tem a professora Gílcia Soares, diretora da DIRED, disse que ia solicitar das outras escolas estaduais a necessidade para que sejam remanejados assim que possível. As outras escolas são Pedro II e EEFOC.

A escola conta com 05 salas de aula, espaço para laboratório de informática, refeitório, biblioteca, secretaria, direção, almoxarifado, sala para dossiê, banheiros, cozinha, quadra poliesportiva que está sem uso devido a cobertura está destruída pela força dos ventos e um campo de futebol. Além da estrutura física, a estrutura pedagógica e de apoio tem um quadro considerado de funcionários, que como dissemos mais acima, serão remanejados para as outras escolas.

Mas há de se celebrar uma decisão que pode ajudar a não “destruição” da escola. A diretora da DIRED disse que pode haver uma proposta de cessão do prédio para a Prefeitura de Lajes em comodato. A prefeitura iria usar a escola para a Educação de Jovens e Adultos. No ano de 2013 a escola funcionou em uma parceria entre governo do RN e prefeitura de Lajes, onde funcionou o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) funcionando nos três turnos com turmas de 4º ao 9º ano e EJA. 

Nos últimos meses a escola foi vítima de vários arrombamentos e pequenos assaltos.

Pequeno histórico sobre a escola

A Escola Estadual Olímpio Procópio de Moura foi fundada no dia 12 de março de 1981, mas sua estrutura data do ano anterior onde por dois anos funcionou como Ginásio Estadual de Lajes (79 e 80) passando a chamar-se Olímpio Procópio na data acima citada.

Passaram por lá alunos de nome como o prefeito Benes, vice-prefeito Marcão, ex-vice prefeito Mário Sérgio que também foi diretor da escola, Chagas Fernandes, Irene Martins que também foi diretora da escola e professora, dentre outros. Também passaram pela direção da escola a professora Lúcia Vale, Izete, Zélia Pegado, Gilberto Alves, Conceição Brito, Vênus Ferreira, Eliene Martins, Aparecida Martins e Canindé Trindade.

No esporte a escola foi líder por 5 anos dos Jogos Escolares de Lajes (JEL’S) conquistando vários troféus.

Fonte: Blog de Júnior Martins

sexta-feira, 7 de março de 2014

Rede Estadual de Educação >> Greve na rede estadual continua

Na manhã dessa sexta-feira pós-carnaval (07), em assembleia geral da rede estadual, os trabalhadores em educação decidiram que a greve continua. Segundo a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, os motivos para a manutenção do movimento grevista são os mesmos. 

A sindicalista aponta que o governo não enviou dois dos cinco projetos de lei para a Assembleia Legislativa, um deles trata da manutenção da letra. 

Além disso, Fátima afirma que a categoria garantiu que irá permanecer com os braços cruzados até que seja pago os salários dos grevistas que tiveram o ponto cortado.

Na próxima segunda-feira (10), um ato de Protesto contra o desconto nos salários dos grevistas será realizado. A concentração acontecerá em frente ao IFRN Campus Central, na Av. Sen. Salgado Filho, a partir das 8 horas. Haverá caminhada até a governadoria.

Na quarta-feira 12 de março, às 14h30, na E. E. Winston Churchill, uma nova assembleia da rede estadual será realizada para avaliar a greve.

Fonte: site do SINTE/RN

COMUNICADO

A presidência da Câmara Municipal de Lajes vem comunicar que conforme estava marcada, a presença do Sr. Prefeito Benes Leocádio a tribuna da Câmara Municipal na noite de hoje, teve que ser adiada em virtude do prefeito municipal ter outros compromissos. Ficando a ida do mesmo a tribuna para a próxima reunião ordinária.

Atenciosamente,

Clóvis Secundo Vale - Presidente da Câmara Municipal de Lajes.

Nesta sexta tem Feira de Ecosol em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


 

A Feira Metropolitana de Economia Solidária retoma suas atividades neste ano e será realizada sexta-feira, 07, das 12h às 19h, no Espaço Cultural Ruy Pereira (ao lado do IFRN - Cidade Alta). Essa edição trará produtos especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

A atividade é uma realização da Rede Metropolitana de Economia Solidária, com apoio do Mandato do deputado Fernando Mineiro, Sebrae/RN e IFRN Cidade Alta. A Feira ocorre na primeira sexta-feira de cada mês.

A Rede é fruto de uma articulação iniciada em 2012 por diversos praticantes da Economia Solidária, com o objetivo de fortalecer e a apoiar essas pessoas e pequenas empresas. Atualmente expõem 10 associações (com mais de 100 mulheres vinculadas) e artesãs individuais que estão se organizando em rede solidariamente.
 
Fonte: Assessoria do Mandato do Deputado Fernando Mineiro

Prefeito Benes Leocádio fara leitura da mensagem anual amanhã na Câmara Municipal.


O prefeito Benes Leocádio fará a leitura anual da mensagem do executivo municipal nesta sexta-feira, 07 de março, às 20:00 hs no plenário da Câmara Municipal de Lajes. 

Na oportunidade será feita também a prestação de contas do ano 2013 aos Lajenses e ao Poder Legislativo, cumprindo assim o preceito constitucional.

Fonte: Blog de Lajes

Desrespeito >> Estátua de Iemanjá tem braço destruído na praia do Meio, em Natal

Estátua de Iemanjá tem braço destruído na praia do Meio, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Monumento de concreto e ferro fica na praia do Meio, zona Leste da cidade.

Federação de Umbanda e Candomblé vai providenciar reparos.

Do G1 RN

A estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, na zona Leste de Natal, teve parte do braço esquerdo destruída . O monumento tem 15 anos, é feito de concreto e ferro e é mantido pela Federação de Umbanda e Candomblé do Rio Grande do Norte. Na umbanda, a orixá Iemanjá é considerada a divindade do mar.

O presidente da Federação, Maciley Maciel, confirmou que enviará uma equipe ao local para avaliar os danos e providenciar os reparos. Ainda não se sabe se a depredação foi um ato de vandalismo ou mesmo de preconceito religioso.

Em janeiro de 2012 a estátua foi alvo de vandalismo, quando teve as duas mãos arrancadas. Estátua de Iemanjá fica na praia do Meio, zona Leste de Nata.

Lajes >> MP quer a realização de concurso público para a Câmara Municipal



Fonte: Diretoria de Comunicação do MP/RN, em 6/3/2014 

 O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Lajes, entrou com Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para anular as nomeações para cargos comissionados promovidas pelo presidente da Câmara Municipal, Clóvis Secundo Vale.

Em 2012, o MP constatou em investigações que vários cargos na Câmara são preenchidos ilegalmente por comissionados, diante disso, a Promotoria requisitou ao presidente do legislativo municipal a relação dos servidores que prestam serviços a casa e solicitou a idealização de concurso para ocupar as vagas. Já o presidente da câmara informou que o planejamento orçamentário do ano de 2013 havia sido feito, impossibilitando o projeto para seleção de novos servidores.

Segundo a Promotoria de Justiça, “o que se objetiva é o cessamento da imoralidade no trato da coisa pública, em completa incongruência com as normas constitucionais que regem a espécie. A contratação sem critério ou base legal, fora dos casos constitucionalmente admitidos, está proximamente relacionada, e em confronto direto, com a moralidade administrativa, vez que o serviço público está privado do recrutamento dos melhores indivíduos, escolhidos mediante um critério objetivo (concurso público).”

Cidadania >> Índios pedem rejeição de projetos que ferem direito dos povos indígenas

Principal reivindicação é a rejeição da PEC que submete ao Congresso Nacional a decisão sobre as demarcações de terra

Escrito por: Agência Senado

Cerca de 30 representantes das etnias tupi, guarany e kayowá pediram aos integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, nesta quarta-feira (26), mais atenção para os problemas enfrentados por eles. O ex-cacique Lindomar Terena ressaltou que existem projetos que são prejudiciais aos povos indígenas. "Que todos os projetos de lei que ferem o direito dos povos indígenas, seja a PEC 215/00, o PLP 227/12 e tantas outras que tramitam nesta Casa. Que essa comissão de Direitos Humanos se posicione duramente contra."
 
A principal reivindicação dos índios é a rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215) que submete ao Congresso Nacional a decisão final sobre as demarcações. A proposta é polêmica porque - para aqueles que defendem os direitos indígenas - pode representar o fim de novas demarcações.
 
Comissão especial
Ao final da reunião na Comissão de Direitos Humanos, o grupo de cerca de 30 índios se dirigiu à reunião da comissão especial  que analisa a PEC 215/00. Logo na chegada foram impedidos de entrar. Depois, cinco representantes do grupo foram autorizados a permanecer na comissão, mas decidiram se retirar como forma de protesto.
 
O presidente da comissão especial, deputado Afonso Florence (PT-BA), afirmou que a medida foi tomada para que o excesso de pessoas não prejudicasse o andamento dos trabalhos. "Não houve nenhum cerceamento no ingresso de cinco porque o plenário já estava cheio. Nós estávamos com uma condução difícil, muitas divergências."
 
Os integrantes da comissão aprovaram requerimentos para a realização de reuniões em 11 cidades entre elas, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Boa Vista, em Roraima.
 
Íntegra das propostas: PEC-215/2000 e PLP-227/2012

Fontes alternativas de Energias >> Infográfico resume momento das eólicas no RN

Jean-Paul Prates, site Nominuto.com
 
A equipe técnica do CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia - preparou um infográfico sobre o atual momento da geração de energia a partir de fonte eólica no Estado do Rio Grande do Norte. 

Publicamos aqui para referência este resumo das informações atuais sobre o setor.

http://www.cerne.org.br/pt-BR/noticias/entenda-a-evolucao-das-eolicas-no-rn

quinta-feira, 6 de março de 2014

Rede Estadual de Educação >> SINTE/RN convoca trabalhadores da rede estadual para assembleia de greve

APRENDIZAGEM >> Qual atividade extracurricular mais combina com o seu filho?

Faça o teste e descubra qual é a atividade ideal para o seu filho no contraturno

1) Qual é a brincadeira preferida do seu filho?
 
artes
Foto: Dreamstime

Pega-pega e esconde-esconde. Ele não para: adora ficar correndo para lá e para cá.

Adora faz de conta. Finge que é mãe das bonecas ou professor dos amigos.

Adora ficar no computador e desmontar tudo o que vê pela frente!

Gosta de fazer experiências. 

Fonte:  http://educarparacrescer.abril.com.br/

DENÚNCIA >> Filhos e netos lideram violência a idosos; mulheres são principais vítimas

Secretaria de Direitos Humanos quer adotar expressão "pessoa idosa" em vez de "idoso". Foto:Divulgação Denúncias pelo Disque 100 subiram 65% em 2013. Negligência, violência psicológica e abuso financeiro são maiores queixas

Filhos e netos são os principais agressores de idosos e as mulheres são as principais vítimas, de acordo com dados de 2013 do Disque 100, o serviço gratuito de denúncias por telefone da secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.

O número de denúncias cresceu 65,7% em 2013. Foram 38.976, contra 23.523 em 2012. O aumento é atribuído à maior divulgação do serviço, iniciado em 2011, e ao aumento da conscientização da população a respeito da proteção ao idoso.

Entre 71.358 suspeitos de agressão mencionados nas denúncias, os filhos foram apontados como agressores em 36,6 mil vezes, ou 51,5% do total. Os netos estão entre os responsáveis por 5,9 mil casos, ou 8,25%. As vítimas são do sexo feminino em 28,3 mil, ou 64% dos casos. “É natural que filhos e netos sejam a maioria dos agressores porque são os que estão mais próximos. Infelizmente, a violência vem de quem tem oportunidade”, afirma a promotora Cláudia Maria Beré, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

A predominância dos casos em âmbito familiar reflete a dependência da renda dos idosos, avalia Neusa Müller, coordenadora geral dos direitos da pessoa idosa da SDH. “A população idosa sustenta muitas famílias. O País tem uma das maiores coberturas previdenciárias do mundo. Nas regiões menos favorecidas, isso gera conflito não só intrafamiliar, por ele ser o provedor, mas quando chega em idade e nível de maior dependência é vítima de violência financeira.

Receita Federal começa hoje a receber declarações do Imposto de Renda

Prazo vai até 30 de abril. Smartphones e tablets poderão ser usados neste ano.

Agências nacionais,  
 
A Receita Federal começa a receber, nesta quinta-feira (6), a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, ano-base 2013. O prazo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. O programa já está disponível para "download".

Neste ano também está permitida a entrega por meio de tablets e smartphones desde o início do prazo legal. 

A utilização dos tablets e smartphones para o IR, entretanto, não é possível em alguns casos, como, por exemplo, para quem tenha recebidos rendimentos do exterior, com exigibilidade suspensa, com valores acima de R$ 10 milhões, ou que tenha registrado ganhos de capital na alienação de bens e direitos, entre outros.

Nos últimos dez anos, a entrega começou um pouco antes, em 1º de março. A exemplo de anos anteriores, a data limite para apresentação do documento foi mantida no dia 30 de abril.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda - caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e se estendem até dezembro, geralmente em sete lotes.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.

Formas de entrega
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2014 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou por meio de dispositivos móveis tablets e smartphones (m-IRPF).

Neste ano, não será mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, como aconteceu até 2013. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.

MEC muda regras do ProUni e do Fies



O Ministério da Educação (MEC) mudou este ano algumas regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). No Fies, o contrato passa a ser casado ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), antes opcional. No ProUni, a isenção fiscal passa a ser feita com base nas vagas preenchidas e não mais nas vagas ofertadas, como era até o fim do ano passado.

O FGEDUC existe desde 2009. O fundo cobre a partir de 80% dos contratos não cumpridos. Para isso, a mantenedora paga uma taxa de 5,63% sobre o total do financiamento mensalmente, ou 6,25% da parcela das operações de financiamento. Sem o FGEDUC, caso o estudante ficasse inadimplente, a instituição pagava 15% do valor.

Para os estudantes, a adesão ao FGEDUC faz com que seja dispensada a necessidade de fiador, o que facilita a contratação do Fies. Para as instituições, os custos aumentam, mas, segundo entidades do setor, os dois programas ainda são atrativos. Procurado, o Tesouro disse que não comentaria o impacto nas contas públicas.

O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto, disse que cerca da metade das instituições já tinha aderido ao FGEDUC. "Com a mudança, quase a totalidade das instituições já fez adesão ao FGEDUC e permaneceu no programa. O nosso objetivo é democratizar ainda mais o acesso à educação superior na medida em que a adesão favorece os estudantes de baixa renda, que têm dificuldade de conseguir um  fiador".

Em encontro no mês passado, as instituições particulares discutiram as mudanças. Segundo o diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP), Rodrigo Capelato, a participação não deve diminuir.

O cenário atual é o seguinte: em média, 17% do total de alunos nas particulares contratam o Fies, e o fundo representa em torno de 25% da receita das instituições. Já o ProUni gera uma economia, em média, de cerca de 10% das despesas das instituições. O impacto calculado por Capelato deve ser uma redução de 2% ou 3% dessa economia, que é o percentual das vagas não preenchidas.

O professor de finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB), José Matias-Pereira, explica que as alterações do Fies podem ter sido feitas para facilitar o cumprimento da meta de superávit primário. "O governo está desenvolvendo ações no sentido de viabilizar o superávit primário e quando mexe nesses fundos, certamente há um impacto positivo", explica.

"Por trás desse financiamento existe um risco, o Estado aparece como avalista. Se não houver pagamento, o Estado tem que honrar o compromisso. O que o governo está tentando é retirar da responsabilidade do Tesouro determinadas rubricas", disse.

(Agência Brasil)

quarta-feira, 5 de março de 2014

CF 2014 >> Arquidiocese lança campanha da fraternidade

Neste ano, a Campanha da Fraternidade abordará o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” em todos os estados do Brasil.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade abordará o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” em todos os estados do Brasil.

A Arquidiocese de Natal promove o lançamento da Campanha da Fraternidade - CF 2014 na próxima quinta-feira (6) às 9 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales.

Durante o lançamento, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o coordenador arquidiocesano da Campanha, Padre João Maria do Nascimento e autoridades locais comentarão o tema: combate ao tráfico humano.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade abordará o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” em todos os estados do Brasil.

Saúde >> Programa Mais Médicos avança para atender a demanda dos municípios mais pobres

Com esta etapa, a população diretamente beneficiada pelo #MaisMédicos passará de 23 milhões para 33 milhões de brasileiros. 
 

Política e comunicação >> Guerrilha cibernética e imobilismo

“A guerrilha cibernética vai permitir que minorias barulhentas derrubem governos eleitos por maiorias que ficam em casa.”

A frase acima foi postada pelo senador e professor Cristovam Buarque (PDT-DF) em seu endereço próprio no Twitter.

Pode parecer exagero, mas sua observação merece nossa análise.

Oportunidade para debatermos qual nosso papel na sociedade lá fora e nesta infovia. Por que alguns têm tanta coragem na Web e não se mobilizam lá fora.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Destaque >> Mulher do RN conquista prêmio nacional de empreendedorismo

Rosângela de Melo é proprietária da empresa Produtos Regionais, em Natal (Rodrigo de Oliveira)Rosângela de Melo é proprietária da empresa Produtos Regionais, em Natal (Rodrigo de Oliveira)O Rio Grande do Norte ficou com o troféu de ouro mais importante da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A solenidade de entrega da premiação, na manhã desta terça-feira, em Brasília (DF), sagrou a empresária Rosângela Machado de Melo como campeã na categoria ‘Pequenos Negócios’, a mais tradicional do prêmio. 

Ela é proprietária da empresa Produtos Regionais, uma fábrica de biscoitos caseiros, localizada no conjunto Santa Catarina, bairro Potengi, zona Norte de Natal, e, ao longo da trajetória empresarial, tem demonstrado visão inovadora ao comandar a empresa. Além da potiguar, o Sebrae também premiou Regina Célia de Oliveira, de Vila Velha (ES), e Maria de Fátima Mota Barbosa, de Camalaú (PB), vencedoras das categorias ‘Microempreendedora Individual’ e ‘Produtora Rural’.

As três empreendedoras levaram o troféu de ouro nas respectivas categorias. A final foi disputada por 66 mulheres, sendo que nove foram premiadas, três em cada categoria. Todas receberam um selo específico da etapa e uma viagem de capacitação em território nacional. Além de uma viagem internacional, este ano as nove vencedoras contarão com uma novidade: o Google vai oferecer ainda uma visita guiada, em São Paulo, chamada de Google Day, em que as empreendedoras vão conhecer soluções on line para os negócios. 

Rosângela de Melo se destacou entre as mais de 6 mil candidatas ao prêmio na atual edição, que bateu o recorde de 6.987 inscrições. “Diante de tantos obstáculos, percebo que sou exemplo para outros empreendedores”, relata a vencedora.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, o troféu conquistado por Rosângela de Melo é o reconhecimento de que as mulheres potiguares estão gradativamente se tornando mais empreendedoras ao verem em cenário uma oportunidade de negócio. 

“Cada vez mais, o empreendedorismo feminino no Rio Grande do Norte ganha força ao se basear na inovação e no acesso a novos mercados. Rosângela de Melo é uma prova da evolução das mulheres potiguares no mundo dos negócios, que, no Nordeste, ainda é predominantemente masculino”, analisa o superintendente.

terça-feira, 4 de março de 2014

Algumas imagens do carnaval 2014 em Lajes >> Muita folia, animação e irreverência

Fonte: Facebook da Prefeitura de Lajes 

 

  



 


 

Eleições 2014 >> Critério do prefeito Carlos Eduardo poderá ajudar chapa de Robinson e Fátima Bezerra

UYKUYKYUKWEWFonte: Jornal de Hoje

Se o critério a ser utilizado pelo presidente do PDT, prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, para definir apoio nas eleições para governo e Senado, for quem ajudou Natal, o chefe do executivo municipal apoiará a chapa Robinson Faria (PSD) governador, Fátima Bezerra (PT) senadora.

A constatação é do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), em entrevista exclusiva a’O Jornal de Hoje. Segundo o petista, o argumento do prefeito para apoiar o PMDB – o partido, através do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, estaria ajudando Natal -, favorece a também deputada federal Fátima Bezerra.

“Se for esse o critério, acho que a decisão de Carlos Eduardo vai ser para apoiar a aliança PSD/PT, com Robinson e Fátima. A deputada Fátima foi a pessoa que talvez mais tenha ajudado Natal nos últimos anos”, diz.

PT e PSD devem se reunir com Carlos Eduardo após o carnaval. O apoio do prefeito e do PDT é tido como decisivo para fortalecer o palanque. Para a decisão do PDT, Mineiro diz esperar que “a unidade em torno de propostas político-administrativas seja superior à unidade familiar”.

JH – A aliança do PT com o PSD é fato consumado?
FM – A aliança está sendo construída. Está em processo de debate, de aproximação, de discussão, de afinação de discurso. O PSD com a candidatura de Robinson e o PT com Fátima são os únicos que têm candidaturas majoritárias nesse Estado. Os demais não têm nome. Então, é mais que natural. O processo está sendo construído. Tem um calendário pós-carnaval, dividido por regiões. Tem encaminhamento, tem andamento.

JH – O bloco PT/PSD deverá ter uma reunião após o carnaval com o prefeito Carlos Eduardo. PT e PSD foram importantes na eleição dele. Robinson apoiou logo no início, o PT apoiou no segundo turno, enquanto que o PMDB quis derrotá-lo, inclusive tornando-o inelegível. O que acha que vai pesar na decisão?
FM – Não tenho ideia. Não participei de nenhum diálogo com o prefeito Carlos Eduardo. Eu espero que prevaleça a aglutinação de um polo mais avançado político administrativo, que apresente propostas mais avançadas para o Estado. Espero que a unidade em torno de propostas político-administrativas seja superior proposta de unidade familiar para definir a aliança. É uma discussão que está em aberto, com PDT, com PC do B. E tem muitas conversas pela frente.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Carnaval em Lajes >> Mais uma vez uma grande festa popular

 

Mais uma vez a nossa cidade mostra que é além de outras coisas, também um lugar de gente festeira. Pois devido a recomendação do MP/RN, a realização do maior carnaval da região que sempre era organizado Prefeitura Municipal não teve como acontecer. Porém, Lajes vem mostrando que um bom carnaval também se faz com alegria e criatividade.

Temos visto em em nossa cidade durante esses dias de carnaval, diversão para os gostos, desde os tradicionais blocos e escolas de samba que saem nas tardes pelas ruas, até os arrastões que levam grande quantidade de foliões.

E durante as noites estão acontecendo bailes no Parque Cabugi, (com entrada gratuita) e também na União Caixeiral (com entrada paga),  no estilo dos antigos carnavais.

Mais uma vez torna-se importante PARABENIZARMOS A  TODOS que tem se empenhado em contribuir para fazer desse, um grande momento festivo em nossa cidade.

TRADIÇÃO >> FAMÍLIA DE CÍCERO LISBOA ANIMANDO O CARNAVAL DE LAJES

Essa família dar uma grande contribuição à alegria que toma conta da terrinha no período do Carnaval independente da realização deste em praça pública ou não. Seu Cícero Lisboa, mais conhecido como Cícero Trombone, assim como Antônio Cruz, Pilão, Benedito Cruz, Paulo Nóbrega e, tantos outros da velha guarda, foi responsável pela popularização das marchinhas de carnaval em nossa cidade, inclusive com composições próprias. 
 
Todo período de carnaval, seus familiares se juntam e fazem aquela festa em sua casa. Neste carnaval eles estão voltando uma antiga tradição: andar com uma charanga  pelas ruas da cidade. Parabéns Pessoal pela grande contribuição à cultura de Lajes.
 
Imagens facebook de Flaudenízia Silva e texto do Blog de Cícero