sábado, 28 de julho de 2012

Publicada a licitação para a construção da UPA

 

Fonte: Blog de Lajes

IDEMA INVESTE EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A promoção de educação ambiental, bem como a conscientização da sociedade para a preservação do meio ambiente, é um dever do poder público estabelecido pela Constituição Federal do Brasil. Seguindo essa diretriz, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está investindo em projetos e ações que buscam desenvolver uma população consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados.

Exemplo destes investimentos é o projeto de educação ambiental "Caravana Ecológica", no qual será investido agora o total de 1 milhão 625 mil reais, retomando e assegurando a sua realização até 2014. A Caravana é um projeto itinerante que percorre o interior do Estado criando condições para que a população potiguar conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região. Esse trabalho é realizado por meio da promoção de atividades educativas e recreativas. Nos últimos dois anos, o projeto percorreu 36 municípios do RN, beneficiando crianças, jovens e adultos.

O órgão ambiental também investiu no desenvolvimento e implantação dos projetos "Meu Município, Meu Ambiente" e "Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo". O primeiro deles, também itinerante, consiste na promoção de atividades ambientais com foco na geração de renda para a população local. Nesse projeto, a equipe do IDEMA trabalha principalmente com a promoção de oficinas sobre reaproveitamento e reciclagem de materiais para a confecção de objetos que possam ser futuramente comercializados. O projeto atendeu cinco municípios em 2011, e, até novembro deste ano, terá atendido outras oito cidades.

O "Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo" teve início este ano e também percorre o Estado promovendo atividades de educação ambiental. Nesse projeto, o objetivo maior do órgão é fomentar o turismo local, seja no litoral ou na zona rural. A iniciativa promove minicursos de turismo ambiental junto às escolas e comunidade locais, abordando conceitos de turismo, ecoturismo, legislação ambiental e visitas técnicas em áreas de proteção ambiental, áreas de preservação permanente e outros monumentos. Até agosto, o projeto terá atendido dez municípios potiguares.

Para a execução dos projetos "Meu Município, Meu Ambiente" e "Circuito Ecológico", o investimento final do IDEMA será de aproximadamente 650 mil, contabilizadas as edições de 2011 e 2012.

Fonte: IDEMA

LONDRES » Cerimônia de abertura das Olimpíadas é o assunto mais comentado na internet



Fonte: Correio Braziliense

Muita música, encenação e arte é o que mostra a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres. O assunto é o mais comentado no internet, de acordo com o Trending Topics (TTs - sistema que mede os termos mais falados), da rede social Twitter. A tag #olympicceremony está em primeiro lugar nos TTs mundiais e no Brazil desde o ínicio da festa.

Os comentários sobre a cerimônia são os mais diversos possíveis. Boa parte das pessoas que estão assistindo elogiam a produção e organização do evento. E a maioria decretou que o Brasil não tem chances de chegar perto da grandeza da apresentação de Londres. 

Nota do Blog:
A Rede Glogo por ter perdido esse ano, os direitos de transimição desse evento para a Rede Record, imaginou que essa olimpíada não viesse ter essa grande audiência em nosso país. Quebrou a cara!

Esse fato nos mostrou dois aspectos importantes sobre os meios de comunicação em nosso país: que a Rede Globo já não tem domínio total do mercado televisivo, como ocorria antes e também a força da Internet, que mostra esse importante fator para no processo de democratização das informações.

Cidades não comprovam investimento em Educação

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Levantamento realizado pela revista Educação mostra que, dos 5.564 municípios brasileiros, 1.234 estão com acesso bloqueado às transferências de convênios federais. Isso significa que 22,1% dos municípios brasileiros não terão direito, este ano, a utilizar os recursos de programas federais importantes, como o Caminho da Escola e o ProInfância porque não cumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Do total de municípios fora da Lei, 1.192 são considerados inadimplentes por não terem transmitido dados de 2011 ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e 42 não comprovaram o investimento mínimo de 25% de suas receitas em educação, como exigido pela Constituição.

Municípios e Estados tinham até maio para cadastrar as informações de 2011 no Siope. Os inadimplentes ainda podem acessar o sistema e regularizar sua situação, mas os que não comprovaram investimentos mínimos, se quiserem modificar as informações, terão de pedir a alteração judicialmente.

"O ente pode fazer uma retificação, caso alegue ter errado na declaração, mas precisa provar que errou de verdade, informando o balanço dos gastos. Comprovada a falha, o sistema libera a correção e os convênios são autorizados. Do contrário, continuam congelados", diz Paulo Cesar Malheiro, coordenador do Siope, conduzido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para o cálculo do valor mínimo de 25% em educação definido pela Constituição é considerada a arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Maquete da Arena das Dunas está exposta no Midway


  Foi aberta na manhã desta quinta-feira (26), a exposição das maquetes física e eletrônica do estádio Arena das Dunas, no shopping Midway Mall. 
A exposição está localizada na loja 312 do terceiro piso do Midway Mall.
A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil espectadores sentados durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Seu espaço interno contará com 24 bares e concessões, escritórios, áreas comerciais, espaço lounge e lounge VIP, com espaço para restaurantes, lojas e eventos. Além disso, o estádio terá amplo estacionamento, com 1.700 vagas.
 Informações e foto encaminhadas pela Assessoria de Imprensa do Governo do RN.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Acontecerá na próxima segunda, o maior evento de gestão pública do RN

O CONGESP objetiva gerar conhecimento na área de gestão pública, disseminando experiências inovadoras em todas as esferas de poder.

O Estado vai receber, na próxima segunda e terça-feira (30 e 31), gestores públicos de todo o RN para participar do Sexto Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, CONGESP. O evento é reconhecido com o maior do setor e tem como realizadores a Secretaria de Recursos Humanos, através da Escola de Governo, e o Conselho Regional de Administração, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – CONSAD.

Das mil inscrições para congressistas, 580 são de servidores do Governo do Estado nas diversas Secretarias e Autarquias. Criado em 2007, o Congresso já realizou cinco edições que tem causado grande repercussão entre todos os que fazem ou estudam a administração pública, face suas temáticas, com o que mais de moderno se prática e se discute no mundo.

Durantes os dois dias, uma diversidade de temas entram em pauta em plenárias e painéis. Na abertura do evento, o Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Álber Nóbrega, preside a conferência com o tema “Educação: Avanços Possíveis com a Melhoria da Gestão”, que tem como conferencista o Secretário de Articulação do MEC e Ex-Governador do ACRE, Arnóbio Marques.

Centro Histórico de Natal é tema de novo seminário na segunda-feira

Com base no convênio 740418/2010, referente à elaboração de estudos e projetos com vistas à reabilitação do Centro Histórico de Natal, cuja ordem de serviço foi recebida pela Empresa Cunha Lanfermann, vencedora do certame licitatório, no último dia 16, um novo seminário de conscientização será promovido na próxima segunda-feira (30), às 9h, no auditório da Fundação José Augusto.

O propósito do seminário, além de voltar a debater a necessidade imediata de Natal ter, definitivamente, um Centro Histórico preservado, é fazer o levantamento das informações que possam contribuir com a elaboração dos estudos e projetos, bem como envolver as instituições que farão parte da comissão de implantação de um novo corredor histórico-cultural em Natal.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Erenice inocentada. E a Folha e a Veja?

Por Altamiro Borges

Numa notinha de 2.158 toques, a Folha noticia hoje que a ex-ministra Erenice Guerra foi inocentada no inquérito que apurou seu envolvimento num suposto esquema de tráfico da influência na Casa Civil. O caso foi arquivado pela Justiça Federal por absoluta falta de provas e a sentença do juiz Vallisney de Souza Oliveira teve o apoio do Ministério Público e a PF, que acompanharam o processo aberto há um ano e sete meses. Em síntese: tratou-se de mais um assassinato de reputação patrocinado pela mídia!

A própria Folha confirma o seu ato irresponsável e criminoso. “Erenice perdeu o cargo de ministra da Casa Civil em 2010, em meio à disputa presidencial. A queda ocorreu no dia em que a Folha revelou que ela recebeu um empresário e o orientou a contratar a consultoria do seu filho para conseguir um empréstimo no BNDES”. O tal “empresário” era Rubnei Quícoli, um notório vigarista que o jornal utilizou como fonte das suas acusações levianas para fabricar um mais um escândalo político.

As razões políticas do escândalo fabricado
O escândalo não teve apenas razões comerciais, não visou apenas aumentar as vendas com base em matérias sensacionalistas. Ele teve conotação política. Visou interferir diretamente nas eleições presidenciais de 2010. Erenice era considerada o braço direito da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ocupou a pasta quando esta deixou o posto para disputar a sucessão. A mesma Folha se jacta, na maior caradura, que “o escândalo tirou votos de Dilma e acabou contribuindo para levar a eleição ao segundo turno”.

Além da Folha, a revista Veja fez da denúncia leviana uma corrosiva peça de campanha eleitoral. Num gesto criminoso, ela obrou a capa terrorista com o título “Caraca, que dinheiro é esse”. A “reporcagem” dizia que pacotes de até R$ 200 mil teriam sido entregues no interior da Casa Civil, então comandada por Erenice Guerra. Tudo a partir de denúncias em off, de fontes anônimas. A revista não apresentou qualquer prova concreta e, na sequência, também se gabou da degola da ex-ministra. Um crime!

Agora, Erenice foi inocentada pela Justiça. E como ficam os assassinos de reputações da Folha e da Veja?

Conheça os deputados e senadores candidatos à eleição municipal em 2012

eleicoes 2012Pelo menos 92 parlamentares ou 15,48% dos congressistas são candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito na eleição municipal de outubro de 2012. São 87 deputados, sendo 82 candidatos a prefeito e cinco candidatos a vice-prefeito, e cinco senadores, estes candidatos a prefeito. Concorrem à prefeitura de capital os cinco senadores, 41 deputados e os cinco candidatos a vice-prefeito. Veja lista completa.


Entre os partidos, o PT apresentou o maior número de candidatos, com 12 deputados e dois senadores disputando prefeituras. Em segundo lugar vem o PMDB, com 13 deputados candidatos. Em terceiro, o PSDB, com dez deputados e um senador. E, em quarto, o PSB, com dez deputados no pleito municipal.

Os partidos com maior número de parlamentares candidatos ao pleito municipal, curiosamente, são os mesmos que aspiram a Presidência da República, PT e PSDB, ou vice-presidência da República, PMDB e PSB.

A relação entre bancadas e número de candidatos, quatro partidos destoam para mais ou para menos. Para mais, o DEM, que concorre com oito deputados, e o PCdoB, que disputa com seis nomes, sendo quatro deputados e dois senadores. Para menos, o PP, com apenas dois candidatos, e PSD, também com dois.

O número de candidatos em 2012 não fugiu à media histórica: supera os pleitos de 1992 e 2008, mas é menor que em 1996, 2000 e 2004. O pleito de 1996 foi que mais teve parlamentares concorrendo: 109 deputados e quatros senadores.

Fonte: http://diap.org.br/

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festa de São Cristóvão Abre as Comemorações de Inauguração da Capela do Bairro Boa Esperança

Na noite de ontem (25), dia de São Cristóvão, iniciou-se os festejos de inauguração da Capela do Bairro Boa Esperança, que é dedicada ao Padroeiro do Bairro Santo Expedito e a São Cristóvão, o homenageado do dia. Sendo São Cristóvão o Padroeiro dos Motoristas, ficou por conta dos mesmos, juntamente com os motociclistas, realizarem uma bonita carreata que percorreu as principais ruas da cidade seguindo para o Bairro onde se realizou o primeira Missa desse tríduo. 

A Missa foi momento de contar um pouco da história de São Cristóvão, além de agradecer a todos que colaboraram para que chegasse esse momento tão festivo, foi uma celebração muito participativa. 

Fica o convite a todos para participar da segunda noite da celebração da Santa Missa hoje (26), as 19:00h no Bairro Boa Esperança.

Fonte: Blog A Voz da Imaculada/PascomLajes

Na imprensa >> Gestão Rosalba recebeu R$ 12 bilhões, o que dá mais de R$ 23 milhões por dia

Fonte: Site do SINTE/RN

O Governo do Estado não tem dinheiro e a Lei de Responsabilidade Fiscal impede que novos compromissos sejam assumidos. Quem é servidor público estadual, já cansou de ouvir isso nos últimos 18 meses, afinal, essas são as principais justificativas da gestão Rosalba Ciarlini para não atender aos pleitos dos trabalhadores. Contudo, se realmente não tem dinheiro, o motivo não é porque a volume de recursos que entra no Estado é pequeno. Afinal, com base no Portal da Transparência do Governo do Estado, em 18 meses de administração, Rosalba teve uma receita realizada superior aos R$ 12 bilhões, o que representa uma média de R$ 700 milhões por mês ou R$ 23 milhões por dia.

Para deixar claro, a receita realizada é o recurso “arrecadado previsto em legislação pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atendam as necessidades ou demandas da sociedade”. Neste ano, a receita realizada já está em cerca de 48% do total previsto, que são os “recursos previstos em legislação a serem arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atendam as necessidades ou demandas da sociedade”. No ano passado, o total previsto foi de R$ 9,4 bilhões e o realizado foi de R$ 7,7 bilhões, segundo o Portal da Transparência.

Somados os R$ 7,7 bilhões do ano passado com os R$ 4,5 bilhões deste ano, a quantia arrecadada chegou aos R$ 12 bilhões. Com o valor, o Governo do Estado poderia construir quase 300 mil casas populares no valor de R$ 42 mil cada uma. Ou então 1,2 mil hospitais infantis como o “São Cosme e Damião”, inaugurado no mês passado, em Porto Velho, que tem 95 leitos, três unidades intermediárias, 16 para observação, dois para isolamento e outros dois destinados a casos de emergência, e que custou R$ 9,7 milhões.

O Governo também poderia pagar, à vista, 30 estádios Arena das Dunas, no valor de R$ 400 milhões, e teria evitado de pagar um financiamento que custará aos cofres públicos mais de R$ 1 bilhão. Ou então construir 60 pontes como a Newton Navarro, que custou R$ 200 milhões, e foi considerada a maior obra da gestão Wilma de Faria, com indícios de superfaturamento, em tramitação na Justiça.

Se quisesse investir só na saúde pública, os R$ 12 bilhões permitiriam que o Governo Estadual injetasse 375 vezes, na Urgência e Emergência, os R$ 32 milhões anunciados quando a gestão decretou a “Situação de Calamidade”. E isso, vale lembrar, com recursos próprios, sem a ajuda do Governo Federal.

Entidades manifestam apoio a Chávez

Foto: Douglas Mansur/MST
Por Luiz Felipe Albuquerque, no sítio do MST:

 Movimentos sociais, partidos políticos e entidades brasileiras demonstraram o apoio e a solidariedade ao presidente venezuelano Hugo Chávez, que disputará eleições no dia 7 de outubro.


Durante o encontro realizado nesta terça-feira (24/7) – aniversário de Simon Bolívar – diversas organizações se reuniram na sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para manifestar apoio à chamada Revolução Bolivariana e discutir iniciativas de apoio o presidente Chávez no embate nos próximos meses.

Para João Pedro Stedile, da Direção Nacional do MST, o processo venezuelano é o centro da disputa dos projetos políticos em jogo no continente latino-americano. Ele avalia que o Império, representado pelos Estados Unidos, colocam toda sua energia e se utilizarão de todas suas armas para derrotar Chávez.

“Uma vitória do Chávez é uma vitoria de todo o povo latino-americano. Mas o contrário também é verdadeiro: uma derrota de Chávez seria uma derrota de todo o processo que está em curso nos últimos 12 anos na América Latina”, disse Stedile.

De acordo com Valter Pomar, secretário-executivo do Foro de São Paulo, que reúne organizações de esquerda do continente, as organizações progressistas precisam se empenhar para mobilizar a opinião pública contra o descrédito que constantemente é construído para prejudicar o projeto político de Chávez, organizar ações de solidariedade à Revolução Bolivariana e alertar a opinião pública sobre o plano posterior às eleições da direita para desmoralizar o processo eleitoral.

Estiagem e altas temperaturas elevam consumo de energia no RN

Conta de luz pesa no bolso do consumidor

O consumo de energia elétrica no Estado cresceu 7,2% no primeiro semestre deste ano em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O acréscimo foi impactado, principalmente, pela ocorrência de poucas chuvas e pelas altas temperaturas verificadas no período, que aumentaram a necessidade do uso de energia elétrica para a irrigação da lavoura e da utilização de aparelhos de ar condicionado nas residências.

A classe rural foi a que apresentou o maior percentual de crescimento do semestre, com expressivo aumento de 52,1% em comparação com os mesmos seis meses do ano anterior, com destaque para a irrigação, cujo consumo cresceu cerca de 134%.

Com informações da assessoria da Cosern

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Começa hoje a transmissão da Olimpíada pela Record

A transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, ao vivo, pela Rede Record começa nesta quarta-feira, dia 25. 

A primeira transmissão será do jogo de futebol feminino entre Brasil x Camarões, às 14:45 h.
 
CLIQUE AQUI para acompanhar toda programação e completo noticiário no portal R7.

Fonte: Jornal de Natal

LBV em campanha Eu ajudo a mudar!

Recebido por e-mail:  arivaldo oliveira arivaldoo@gmail.com

 https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=b94f8c3e28&view=att&th=138b4bd77e128872&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_h4zsht8m0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9GcaKNssyOryWLWkqw0X0F&sadet=1343229729279&sads=xR1-1_attUkU-G8iqFry5x6IgAI&sadssc=1

Você pode ajudar a mudar
  
A Legião da Boa Vontade (LBV) muito tem contribuído para que o Brasil vença os grandes desafios. Os programas socioeducacionais da Instituição atuam diretamente com ações que melhoram a qualidade de vida de seus atendidos, oferecendo-lhes educação e assistência social, valorizando assim o cidadão, com amparo as milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Transformar a realidade social brasileira exige o esforço de todos. Por isso, a LBV vem realizando a Campanha Eu ajudo a mudar!, que visa mobilizar as pessoas a contribuir para essa mudança.

Em Natal/RN, a Legião da Boa Vontade mantém o Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Rua dos Caicos, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações ligue (84) 3613-1655, acesse o site www.lbv.org.br ou www.euajudoamudar.org

Pediria a vossa colaboração da inclusão do Link da LBV neste Conceituado Site:

Produtor de leite no Semiárido receberá mais pelo produto

PAA Leite aumenta preço para apoiar atingidos por estiagem 


Fonte: secom.gov. br

Mais de 25 mil agricultores familiares do Semiárido que fornecem para o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade de incentivo à produção e consumo de leite (PAA Leite), passarão a receber mais pelo litro de leite bovino. Com os novos preços, que vão vigorar até dezembro (veja tabela), o valor pago por litro, que variava entre R$ 0,69 e R$ 0,76, passará a variar entre R$ 0,75 e R$ 0,83. “Constatamos que, em oito estados, os valores repassados aos produtores estavam aquém do mercado, o que poderia prejudicá-los na entressafra e em situações como a seca que os atinge no momento”, explica o coordenador do PAA Leite no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Sérgio Alves.

Na segunda-feira (23), o grupo gestor do PAA publicou uma resolução que altera a forma de cálculo do preço de referência para a compra do leite pelo programa nos nove estados da Região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Em alguns estados, é a maior seca dos últimos 40 anos.

Cálculo - Do total pago por litro, 60% em média ficam com o produtor e 40% com os laticínios, que pasteurizam, embalam e transportam o produto final até os pontos de distribuição às famílias que recebem o leite.


Última semana para envio do Censo Escolar 2012


Os gestores de todas as escolas públicas e privadas do país tem até a próxima segunda-feira (30) para concluir a coleta, digitação e exportação dos dados do Censo Escolar 2012, através do Sistema Educacenso na internet. O resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção das informações listadas nos relatórios.

O prazo final para a conclusão da primeira etapa se encerra no dia 30 de novembro, quando as instituições de ensino devem ter enviado ao Ministério da Educação os dados resultantes das correções e verificações do censo. Já a segunda etapa acontece de 1º de fevereiro a 25 de março de 2013.

O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil.

Fonte: Blog da Laurita Arruda

terça-feira, 24 de julho de 2012

BRASIL » Mercado brasileiro de TV fechada já tem 14,5 milhões de assinantes

O Brasil fechou o mês de junho com 14,5 milhões de domicílios com TV por assinatura. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o crescimento registrado representa uma evolução de 1,68% em relação a maio de 2012 e 30,85% a junho de 2012. Nos últimos 12 meses, foram mais de 3,4 milhões de novas assinaturas.

Ao considerar o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura estão distribuídos, atualmente, entre aproximadamente 48 milhões de brasileiros. Das 3,4 milhões de novas assinaturas, quase 2,5 milhões estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste.

Em junho, a participação dos serviços prestados via satélite atingiu 58,1% da base de assinantes e por meio de cabo 40,6%.
 
Agência Brasil

Educação do RN: Professores convocados em março estão sem salários

O Governo do Estado vai convocar 900 professores aprovados no último concurso. A medida busca preencher o quadro de pessoal e assegurar a manutenção do ano letivo nas escolas do Estado. A publicação no Diário Oficial do Estado é prevista para ocorrer amanhã, dia 25. O principal déficit, explica o secretário-adjunto de educação do Estado Joaquim Oliveira, é registrado entre escolas localizadas nas regiões do Mato Grande e do Alto Oeste, que estão sem aulas da maioria das disciplinas desde o início do ano.

Foto: Adriano AbreuSecretaria Estadual de Educação deve publicar, esta semana, convocação de 900 professores aprovados no último concurso 
Secretaria Estadual de Educação deve publicar, esta semana, convocação de 900 professores aprovados no último concurso

O encaminhamento dos professores obedecerá a um levantamento das necessidades de vagas, realizado pela SEEC, segundo Joaquim Oliveira. O secretário não antecipou quais escolas e municípios receberão os novos educadores.

Para que os professores assumam as salas e permaneça nos cargos, observa o coordenador geral do Sinte, Rômulo Arnaud, o Estado deverá resolver outro impasse que se coloca como principal entrave para que os aprovados assumam os cargos: o pagamento dos salários - uma das principais preocupações entre os que estão para ser chamados.

Há cerca de cinco meses, os professores convocados pelo Governo, em março, que já assumiram as salas de aula estão sem receber. Dos 1.013 professores convocados na primeira chamada do concurso, apenas 875 assumiram suas funções. "Deste total, boa parte já desistiu porque não há pagamento. Não há justificativa para isso. Não se pode alegar burocracia, quando há urgência para que a educação funcione", frisa Arnaud.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

O Esporte lajense está de Parabéns

O Subsecretario da Juventude Esporte e Lazer do nosso município e também professor de educação física da Escola Estadual Pedro II, Jose Laureano Alves , representará o Rio Grande do Norte em delegação dos jogos pre-olímpicos Escolares brasileiros na cidade de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais.

O Convite surgiu do próprio secretario de esporte do estado do RN, Jose Joacy Bastos, pelo brilhante trabalho que Laureano vem desenvolvendo a frente da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer de Lajes
 
                                                                   Professor Laureano
Parabéns!!!! 
Fonte: Blog de Lajes

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tensão >> Rosalba sai às pressas de caminhada para evitar protesto

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) teve que outra vez pegar um atalho, em Mossoró, para fugir de manifestações contra si e seu governo. Foi no início da tarde de sábado, perto do Mercado Central.

 Rosalba caminha na direção do carro, orientada por assessoria (Foto cedida: Rhuan Nascimento)

Ela participava de caminhada no centro da cidade, ao lado da candidata a prefeito Cláudia Regina (DEM), bem como sob companhia de outros candidatos e militantes, quando foi acossada por protestos de servidores demitidos do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). 

Veja postagem mais abaixo ou AQUI.

Sua presença na programação teve encerramento amputado, porque Rosalba foi aconselhada a sair antes do corpo a corpo, ainda à calçada da “Churrascaria A Gauchinha” – Rua Bezerra Mendes, 107 (Loja 11). Um carro parou para ela sair apressadamente, diante de um apitaço, vaias, palavras de ordem, faixas e a predominância da cor preta produzida pela manifestação.

Embaraçados com o incidente, os demais membros da mobilização em torno de Cláudia andaram apenas poucos metros e fecharam a programação da manhã. A própria candidata evitou se alongar em sua fala, ainda na Rua Bezerra Mendes.

Fonte: Blog de Carlos Santos

Cartório de Lajes sob investigação

Por Thaisa Galvão

O cartório do município de Lajes passará por investigação.

A promotora da comarca de Lajes, Juliana Alcoforado de Lucena, resolveu instaurar procedimento de investigação criminal no cartório para apurar possíveis atos praticados pela titular do cartório.

Falta de professores nas escolas estaduais do RN >> Vestibulandos aguardam professores

Fonte: Jornal Tribuna do Norte


Nesta segunda 23, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começa a receber as inscrições dos candidatos ao Vestibular 2013. É mais um passo na vida de milhares de jovens que desejam ingressar na maior universidade do Estado. Para alguns, a preparação para disputar uma das 3.015 vagas oferecidas começou há mais de um ano. A rotina é uma maratona de estudos, leituras e aulas. No entanto, essa não é a realidade para boa parte dos alunos da rede estadual de ensino. A três meses das provas, muitos não tiveram sequer uma única aula de disciplinas como Química, Física ou Inglês.
 aldair dantasVestibulandos da Escola Sebastião Fernandes estão desestimuladosVestibulandos da Escola Sebastião Fernandes estão desestimulados
 
A falta de professores com formação específica, aponta a secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), é a principal causa do problema. Na tentativa de contornar a situação e proporcionar mais preparação para os vestibulandos, algumas Diretorias Regionais de Educação Cultura e Esportes (Direds) estão disponibilizando "aulões" nos fins de semana. Para preencher o quadro de pessoal, o Governo do Estado anuncia, nesta semana, uma nova convocação de professores aprovados no último concurso público. Dessa vez, a lista terá 900 nomes.

Na última chamada, a SEEC convocou 1.013 professores. Deste total, 875 foram efetivados. "Os demais não compareceram ou pediram reclassificação no concurso", explicou Joaquim Oliveira, secretário adjunto da SEEC.   "Nessa chamada, vamos priorizar justamente as disciplinas mais carentes: Química, Física e Biologia", completou. 


Maioria das cidades do país não tem Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

A partir de 2 de agosto, a cidade que não tiver o planejamento fica impedida de solicitar recursos federais para limpeza urbana 


Por Mariana Branco, Agência Brasil

A maior parte dos estados e municípios brasileiros ainda não elaborou seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, apesar de o prazo para concluir o projeto – que deve indicar como será feito o manejo do lixo em cada localidade – estar próximo do fim. A partir de 2 de agosto, a cidade que não tiver o planejamento fica impedida de solicitar recursos federais para limpeza urbana. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, até o momento houve apenas 47 pedidos de verba para construção dos planos, entre solicitações de administrações municipais e estaduais.

Como não é obrigatório pedir auxílio da União para elaborar os planejamentos, pode haver projetos em curso dos quais o ministério não tenha ciência. Mas a avaliação do órgão é a de que o interesse pela criação dos planos de gestão é baixo, mesmo que se leve em conta estados e municípios atuando por conta própria. “O pessoal tinha outras demandas e foi deixando de lado. Agora o prazo está se esgotando e a maioria não elaborou [o projeto]”, diz Saburo Takahashi, gerente de projetos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

As cidades e unidades da Federação tiveram dois anos para construir seus planos de manejo de resíduos, cuja criação está prevista na Lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. As consequências do pouco comprometimento com a exigência federal poderão ser sentidas cedo por estados e municípios. “De acordo com a legislação, até 2014 devem ser eliminados todos os lixões do Brasil. Para isso, será preciso implantar aterros sanitários, o que não se faz da noite para o dia. As cidades e estados que não tiverem plano de gestão não vão poder solicitar recursos para fazer isso”, destaca Takahashi.


Jovens católicos em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude


Jovens de todas as pastorais de Natal se reuniram na tarde de hoje (22) para celebrar a contagem regressiva para a 27ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro daqui a um ano. Programou-se, em todas as capitais do país, uma caminhada para iniciar a contagem de um ano até que o evento seja realizado. Em Natal, foi realizada uma missa na Catedral Metropolitana, celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Segundo os organizadores, a caminhada é uma forma de lembrar e chamar a ala jovem de todas as pastorais e movimentos da Igreja Católica para o engajamento na 27ª Jornada Mundial da Juventude. "Trata-se de um evento programado pela CNBB e que irá dar o início a essa contagem de um ano até a realização da jornada", explica José Brendow, um dos coordenadores.

A caminhada teve como percurso as ruas do centro da cidade, terminando no Largo Dom Bosco, às portas do Teatro Alberto Maranhão, onde foram realizados shows com bandas gospel. 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte