sábado, 22 de setembro de 2018

EM AÇÃO >> Coordenação Municipal de Meio Ambiente de Lajes realizou ação de arborização no dia da árvore.


A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Canindé Rocha Rocha, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre

Na manhã de ontem, 21/09, em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA, realizou o plantio de algumas mudas de árvores nativas, na Praça Monsenhor Vicente.

Esse momento em comemoração ao Dia da Árvore, foi o  marco inicial de um projeto de arborização que a SEMAGMA estará realizando nos vários espaços públicos de nossa cidade.


Participaram dessa ação, além dos integrantes da SEMAGMA, também o Presidente da Câmara Municipal de Lajes, Manoel Querino e as escolas Pedro II, CIEJA e CEMEI.

Foram ainda parceiros nessa ação: a Secretaria Municipal. de Obras e a Mineradora Nosso Senhor do Bonfim. 

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para a realização dessa ação, lembrando que para ela ter sucesso necessita de colaboração e de todos!

Por Canindé Rocha - Coordenador Municipal de Meio Ambiente

Abaixo, mais imagens da realização dessa nossa ação:

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre

HOJE MANUELA D'ÁVILA ESTARÁ EM PARNAMIRIM E NATAL >> Carreta com Fátima em Parnamirim neste sábado terá presença de Manuela D’Ávila

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto
Candidata à vice-presidente da República, Manuela D’Ávila (PCdoB) participa neste sábado (22) de carreata da candidata ao Governo do RN Fátima Bezerra (PT), em Parnamirim. A concentração está marcada para 15h, em frente ao Parque Aristótenes Fernandes, às margens da BR-101.
Manuela é gaúcha e vice na chapa do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT), indicado pelo ex-presidente Lula para substituí-lo nas eleições em razão do impedimento na Justiça Eleitoral.
A programação de Manuela D’Ávila em Natal se estenderá até a noite, quando a candidata participa de um grande ato com a juventude “Pro dia nascer feliz”. O encontro será no hotel Praia Mar, em Ponta Negra, a partir das 18h. Também já foram confirmadas as presenças do presidente da UBES Pedro Gorki e da presidente da UNE Marianna Dias.
A chapa Haddad/Manuela foi confirmada dia 11 de setembro e já está em 2º lugar nas pesquisas de intenção de votos.

UMA CANDIDATURA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O INTERIOR >> No Seridó Fátima reafirma: “Caramuru é um companheiro de muita história”


A 2ª Caravana pelo Seridó começou na quinta com Caramuru Paiva ao lado da nossa futura governadora Fátima Bezerra e toda comitiva percorrendo os municípios de Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova e Carnaúba dos Dantas.

Ao falar nos municípios de Bodó e Carnaúba dos Dantas, a candidata Fátima Bezerra se referiu a Caramuru Paiva como “um companheiro do partido com muita história em prol da agricultura familiar do RN” e “o Federal do interior”.

Caramuru Paiva é engenheiro agrônomo com especialização em gestão ambiental e mestrando em desenvolvimento territorial pela UERN. Profissionalmente Caramuru acumula as experiências de ter atuado com o tema da agricultura familiar nos governos Lula e Dilma; e na equipe da Senadora Fátima Bezerra.

Fonte: http://robertoflavio.com.br/blog/politica/no-serido-fatima-reafirma-caramuru-e-um-companheiro-de-muita-historia/

MEIO AMBIENTE & SOCIEDADE >> Mudanças climáticas aumentam o número de “refugiados ambientais”

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, até 2020, cerca de 50 milhões de pessoas devam migrar de seus lares por causa da seca, erosão dos solos, desertificação, inundações, desmatamento, mudanças climáticas e outros problemas ambientais. São os chamados “refugiados ambientais”, termo utilizado para se referir a pessoas que fogem de onde vivem por causa de problemas ambientais. A migração causada por eventos climáticos não é nova, mas deve se intensificar com as mudanças climáticas. Esse processo irá afetar as plantações e aumentar os preços dos alimentos, intensificando a fome e atingindo diretamente as populações mais pobres.
Seca, fome e migração, são temas bem atuais. No entanto, há 80 anos, na obra Vidas Secas, o escritor Graciliano Ramos já tratava, embora com outras palavras, dos hoje chamados de “refugiados do clima do Semiárido brasileiro”. O romance Vidas Secas, considerado um clássico da literatura brasileira, foi publicado em março de 1938. Conta a estória de uma família do Nordeste brasileiro – formada pelo casal Fabiano e Sinhá Vitória, juntamente com os dois filhos, a cachorra Baleia e o papagaio – que migra da Caatinga para fugir das consequências da seca.
A obra foi ambientada na Caatinga, mas sua universalidade é incontestável, por tratar de temas contemporâneos e cada vez mais comuns a diversos países, especialmente aqueles considerados em desenvolvimento. Transcorridas todas essas décadas de publicação da obra Vidas Secas, o impacto da sua leitura permanece atual, firme e intacto. Várias lições podem ser retiradas da obra para o Semiárido brasileiro dos dias atuais. Neste post, são listadas as 7 lições que Vidas Secas pode trazer para um Semiárido mais sustentável.
Fonte e matéria completa: http://www.letrasambientais.com.br/posts/vidas-secas,-80-anos:-7-licoes-que-continuam-atuais

A IMPORTÂNCIA MUNDIAL DE LULA >> Noam Chomsky visita Lula. 'Uma das figuras mais significativas do século 21', diz

noam chomsky e alozio mercadante em curitiba
O linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky, nesta quinta-feira (20), foi mais uma das inúmeras personalidades mundialmente importantes que visitaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua cela na Polícia Federal, em Curitiba. “Ele está com muita energia e fiquei muito feliz de saber que está com essa energia. 
É encorajador encontrá-lo e passar um tempo com ele, que por direito deveria ser o presidente do Brasil. Lula é uma das figuras mais significativas do século 21”, disse Chomsky, 89 anos e um dos pensadores mais importantes da atualidade.
Para ele, Lula “é uma fonte de energia”. "O encontro foi uma experiência tão boa quanto na última vez em que nos encontramos. Com a ajuda de pessoas como vocês, ele pode voltar a ocupar a posição que deve ocupar e superar os terríveis problemas que o Brasil está enfrentando.”
O grave momento por que passa o país pode resultar em dois cenários, segundo suas expectativas. “Não preciso dizer que é um período terrível, que pode se transformar num declínio permanente ou no colosso do Sul, como foi anunciado há um século e começou a se tornar possível durante a liderança de Lula.”
Segundo Noam Chomsky, “essas são as escolhas que os brasileiros têm num futuro muito próximo”. Ele acrescentou, em alusão às eleições presidenciais: “Dado o significado do Brasil no mundo, as escolhas que vocês fizerem vão ser historicamente muito importantes.”
O filósofo encerrou sua fala fazendo coro à militância que está na Vigília Lula Livre na capital de Curitiba. “So, Lula livre”, afirmou – frase que sua mulher, a brasileira Valeria Wasserman, que traduziu a entrevista, não precisou verter ao português.
O ex-ministro Aloizio Mercadante acompanhou Chomsky e Valéria durante a visita. Segundo ele, Lula enviou alguns recados à militância. O primeiro é o de que ele tem "convicção" de que o candidato do PT, Fernando Haddad, será eleito presidente da República. 
"O crescimento nas pesquisas nesse curto período é o maior que um candidato já teve. Isso se deve à força do legado dos governos Lula. As pessoas querem o Brasil de volta e sabem que o caminho é Haddad", disse.
Segundo ele, Lula pediu que os eleitores e movimentos sociais não se limitem a esperar resultados das pesquisas, mas precisam "ir à rua e amassar barro". "Em nome dele, eu digo que ele sabe que venceria no primeiro turno, mas aquele que tem tido a lealdade, discutindo cada passo da campanha com ele, é Haddad. Por isso ele pede que o mesmo compromisso que tinham com ele, tenham com Fernando nessas eleições."
O terceiro recado do ex-presidente é para que a coordenação da campanha discuta a viabilidade de realizar caminhadas pela paz no Brasil. "A nossa proposta é de mais livros, mais escola, mais museu, mais cultura, e enfrentar com essa proposta de paz a cultura de mais faca, mais revólver, mais fuzil e mais violência. Nós somos a candidatura da paz e do diálogo", concluiu Mercadante.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

HOJE EM LAJES >> Em comemoração ao Dia da Árvore, a SEMAGMA realizará ação de arborização em alguns espaços públicos.


Em comemoração ao Dia da Árvore, neste dia 21/09, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA - estará em parceria com a Secretaria Mul. de Obras e Serviços Urbanos,  realizando o plantio de algumas mudas de árvores nativas na Praça Monsenhor Vicente (Praça da Matriz), a partir das 8:00 h. 

Essa ação tem como objetivo mostrar a importância da arborização com a vegetação nativa, que além do aspecto paisagístico, também tem uma boa cobertura (sombra) e contribui para que passemos a conhecer mais sobre a nossa flora, sua beleza e importância para a nossa região.

Esse momento no dia 21, será apenas o marco inicial e terá continuidade com esse trabalhado de arborização chegando em outros vários espaços públicos de nossa cidade.

Para essa ação, contamos com as parcerias das secretarias municipais, também a Mineradora Bonfim, que foi a responsável pelas doação das mudas de plantas nativas.

EM DEBATE >> MPF discute andamento de obra e de estudos relacionados à Barragem de Oiticica


Resultado de imagem para MPF discute andamento de obra e de estudos relacionados à Barragem de OiticicaIphan embargou parte da área, mas Dnocs prevê que recursos a serem levantados permitirão conclusão até o fim de 2019

O Ministério Público Federal (MPF) se reuniu, em Caicó, com representantes de diversos órgãos envolvidos na construção da Barragem de Oiticica, em Jucurutu. No último dia 29, membros do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/RN) relataram detalhes da obtenção de recursos para conclusão dos trabalhos, enquanto cinco dias antes foi a vez de o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tratar das questões ligadas aos sítios arqueológicos existentes na área. Um novo encontro com a participação do Iphan foi realizado nessa segunda-feira, 17, em Jucurutu.

As duas primeiras reuniões foram promovidas pela procuradora da República Maria Clara Lucena, na sede da PRM-Caicó, como parte do inquérito civil aberto para acompanhar e fiscalizar as obras sociais relacionadas à barragem. Na do dia 29, o diretor administrativo do Dnocs, Gustavo Henrique de Medeiros, afirmou existir para este ano R$ 76 milhões já empenhados e outros R$ 56 milhões decorrentes de emendas de bancada aprovadas – mas ainda não empenhados -, totalizando R$ 132 milhões.

Para 2019 existe no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) R$ 2,5 milhões a serem aprovados, somado a uma emenda de mais R$ 32,5 milhões. O valor atual da obra é de R$ 550 milhões. Parlamentares potiguares, porém, teriam assegurado, em reunião com a comunidade, que irão garantir os recursos para a conclusão da obra até o fim de 2019, através de emendas de bancada.

Também participaram da reunião o procurador do Estado Francisco de Sales e o titular da Semarh, José Mairton França, que levaram informações sobre os valores investidos na realocação dos moradores da região, bem como a respeito das desapropriações e dos respectivos pagamentos. A procuradora da República alertou que uma perícia do MPF já apontou graves falhas estruturais na construção das casas que receberão os moradores realocados.

Quando o laudo definitivo sobre essas falhas for concluído, o documento será encaminhado à Semarh. Os representantes da secretaria afirmaram que a queda de alguns painéis e paredes de alvenaria foi ocasionada por fortes ventos e pela falta de cintas de amarração, mas que não houve queda de casas e o prejuízo caberá à empresa construtora.

Falta de estudos – Na reunião do dia 24, o superintendente substituto do Iphan no Rio Grande do Norte, Márcio Alekssander Granzotto, esclareceu a situação dos embargos. A chamada bacia hidráulica (área alagável da barragem) está totalmente embargada até que seja feito o resgate arqueológico ou a adoção de medidas compensatórias. Além disso, a área da chamada Barragem Auxiliar II e da Jazida Santa Clara estão momentaneamente embargadas, já que ainda não houve renovação do contrato de monitoramento desses espaços (feito por arqueólogos).

Segundo o Iphan, todas as pendências poderiam ter sido evitadas se, durante o licenciamento ambiental da obra, o Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema/RN) tivesse acionado o Iphan - bem como a Funai e a Fundação Palmares - para que fossem realizados na área os trabalhos que subsidiariam a chamada Licença Cultural.

De acordo com Márcio Alekssander, se tivesse conhecimento da existência dos sítios arqueológicos antes do início da construção, o Iphan poderia ter solicitado mudanças no projeto para que não fossem atingidas áreas de relevância cultural, evitando os embargos. As obras, no entanto, iniciaram em 2011 e somente em 2013 o instituto tomou conhecimento de ocorrências arqueológicas na área. Houve então um embargo inicial e o Governo do Estado apresentou um diagnóstico que identificava apenas dois sítios de gravura e dois sítios líticos (de objetos/rochas).

No entanto, novas informações foram surgindo e dão conta da existência de outros sítios arqueológicos e painéis de gravuras (mais de 90 no total). O superintendente explicou ainda que tanto a apresentação do diagnóstico quanto do relatório de prospecção - que deveriam ter sido elaborados antes da obra - são obrigações do empreendedor.

TAC - Atualmente, indica o Iphan, cabe ao Governo do Estado promover um novo diagnóstico, com uma “reprospecção” da área, “uma vez que o estudo inicial foi mal feito”. Esses serviços duram, em média, um ano. O instituto propôs que o trabalho seja feito em etapas, permitindo à Semarh controlar o enchimento da barragem à medida que o estudo for sendo concluído.

Caso as medidas necessárias não sejam adotadas, a obra deve continuar embargada, daí a importância de o Governo do Estado agilizar as providências. Para o MPF, é fundamental que o Iphan cobre as ações necessárias, evitando que a barragem fique pronta ainda com as pendências, o que resultaria em muita pressão, inclusive da comunidade, pelo fim dos embargos, independente das solução dos problemas.

A procuradora da República se dispôs, caso necessário, a acompanhar as negociações, inclusive ressaltando a possibilidade de assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual poderiam ser definidos prazos e sanções. A Semarh, por sua vez, alegou que precisa de uma definição do Iphan quanto aos serviços necessários para o licenciamento cultural e questionou o elevado custo de alguns dos serviços solicitados. Um contato com um arqueólogo já vinha sendo buscado pela Semarh e, após a apresentação dos projetos, o termo de referência deverá ser encaminhado ao Setor de Perícias em Arqueologia do MPF, para análise.

Licenciamento - No último dia 17, uma nova reunião foi realizada a respeito do assunto, tendo sido promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Caicó e presidida pelo juiz de Direito Adriano da Silva Araújo, na Câmara de Vereadores de Jucurutu. Na ocasião, o representante do Iphan, Márcio Alekssander, expôs a problemática do licenciamento cultural da barragem ao público em geral e aos representantes dos órgão públicos presentes, além da importante participação do Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas obras da Barragem de Oiticica.

Ele relatou o histórico do licenciamento e afirmou que o termo de referência listando os serviços necessários já havia sido encaminhado à Semarh. O Iphan agora aguarda as providências a serem tomadas pelo empreendedor para dar prosseguimento ao licenciamento cultural.

COMO O MUNDO TRATA BOLSONARO >>The Economist classifica Bolsonaro como ‘a última ameaça da América Latina’

The economist
“Revista diz que vitória do capitão da reserva representaria uma ameaça para o Brasil e para a América Latina”
The Economist, publicação semanal  inglesa de notícias e assuntos internacionais, editada em Londres, dedicou sua capa ao candidato a presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. A ppublicação destaca o deputado como “a última ameaça para a América Latina” , considerando que um eventual governo Bolsonaro seria “desastroso” para o Brasil e para a América Latina.
A matéria compara o avanço de Bolsonaro e de suas propostas ao avanço do populismo nos Estados Unidos, com Donald Trump; na Itália, com Matteo Salvini; e nas Filipinas de Rodrigo Duterte. Para a Economist, Explorando a combinação de recessão econômica, descrédito com a classe política e aumento da violência urbana Bolsonaro soube ocupar espaço junto aos brasileiros insatisfeitos com a atual situação do país. E alerta os brasileiros para o fato de Bolsonaro ter uma admiração preocupante por ditaduras. comparando-o ao ditador chileno Augusto Pinochet. “A América Latina conheceu homens fortes de todo tipo e a maioria dessas experiências foi horrorosa. Provas recentes disso são a Venezuela e a Nicarágua.”
A revista lembra ainda que o próximo governo precisará do apoio do Congresso e dificilmente Bolsonaro terá maioria parlamentar. “Para governar, Bolsonaro poderia degradar o processo político ainda mais, potencialmente abrindo caminho para algo ainda pior”, diz o texto.

EM BUSCA DE AÇÕES CONCRETAS >> Comissão Nacional de Combate à Desertificação é reinstalada


image.pngA Comissão Nacional de Combate à Desertificação, que estava com as atividades paralisadas, sem reuniões, foi reinstalada ontem (20) em Brasília. Na cerimônia, novos integrantes foram empossados. 
Segundo o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, uma nova reunião deverá ocorrer em novembro.
Conforme o ministro, neste fim de governo o objetivo da Comissão será deixar um planejamento pronto de atividades para a próxima gestão. Duarte destacou o avanço da desertificação no semiárido e efeitos prejudiciais do fenômeno, como a migração de pessoas da região para médias e grandes cidades.
“A frustração da vida no campo faz com que pessoas abandonem suas casas. Isso vem se acentuando e há indicações de que este processo migratório tende a aumentar, talvez chegue a 20% dessa população do semiárido nas próximas décadas”, disse.
O representante da sociedade civil na cerimônia, José Procópio, ressaltou a importância da retomada da Comissão, criticando o tempo perdido durante seu período de inatividade. “Estamos há quase 2 anos sem a comissão funcionar. A retomada tem que ser aplaudida, mas temos que lamentar o seu silêncio. Um assunto desta magnitude precisa estar na agenda do Brasil”, pontuou.

Exploração agropecuária

O secretário-adjunto de meio ambiente do Ceará, Fernando Bezerra, apontou como um dos problemas principais da desertificação o descaso com as áreas pela população, o que reforça o processo de desertificação. “Há desinformação de cidadãos, que procuram desmatar pra fazer agricultura e pecuária. Esse comportamento poderá ser trabalhado se houver ação de educação para evitá-lo”, comentou.
Na avaliação do pesquisador Carlos Nobre,do Centro de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, um dos desafios que deve estar em debate é a construção de um modelo agrícola adaptado à caatinga, bioma da região. “O modelo agrícola não pode representar o de outras regiões mais úmidas e com menos vulnerabilidade. Temos que desenvolver de maneira original uma agricultura que possa ser produtiva, economicamente viável, mas que leve em consideração as especificidades do semi-árido”, defendeu, em conversa com jornalistas após o evento.

Metas concretas

A secretária de extrativismo e desenvolvimento rural sustentável do MMA, Juliana Ferreira, defendeu que a comissão contribua com sugestões para que o Brasil possa discutir junto a outros países metas mais concretas relativas à convenção internacional sobre o tema.
“Quando falamos da convenção de mudanças climáticas, ela tem metas e compromissos concretos. Quando falamos da convenção de desertificação, temos conjunto de intenções mas não temos compromissos concretos dos países. Essa comissão pode apoiar de trazer alguns compromissos mais concretos pra essa convenção”, afirmou.
A Comissão, que tem a finalidade de debater políticas de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, é composta por representantes de setores da sociedade civil, dos governos federal, estaduais e municipais e do setor produtivo relacionados com o tema.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

PRESO NO CORAÇÃO DO POVO! >> O rápido crescimento de Haddad nas pesquisas apenas comprova a grandeza de Lula para o povo brasileiro!

image.png

O que é o Ibope desta terça? É a pesquisa da fulminante arrancada de Haddad de 8% para 19% das intenções de voto em uma semana? Não! Porque Fernando Haddad não teria pernas nem fôlego para uma arrancada destas. Nem ele nem ninguém. Esta pesquisa é a consagração de Lula e sua tática para as eleições. É a arrancada da chapa Lula-Haddad-Manuela num feito que já pode ser considerado histórico no Brasil. É mais que isso: é o atestado de que Lula comanda as eleições de 2018 mesmo encarcerado e amordaçado como preso político.

É a vitória de Lula e do povo brasileiro e a derrota do golpe. Uma lição para todo o país: só Getúlio aproximou-se de Lula em sua ligação visceral, racional e emotiva com o povo brasileiro; ambos geniais em sua intuição para saber a "direção do vento".

Perderam os que apostaram que a prisão levaria Lula ao ostracismo, como a direita cantou em prosa em verso em abril. Perderam os que apostaram que o lulismo estava em declínio, como alguns setores da própria esquerda anunciaram meses a fio. Perderam os que consideraram que Lula estava numa "egotrip" e conduzindo o PT para uma aventura tresloucada.

Lula esteve e está no comando. Sem ele, não há o candidato Haddad -com o próprio o reconhece, com humildade e admiração. Sem ele, a esperança fenece, a perspectiva de volta dos bons tempos fenece, as elites de agigantam.

Houve desprezo e desespero. "O timing!", gritavam, como se a tática do PT de esticar a corda ao limite para viabilizar a candidatura de Lula e deixar para fazer a passagem do bastão na undécima hora fosse rematada loucura.

Lula acertou, quem apostou contra ele está derrotado. 

Isso quer dizer que as eleições estão decididas,que Haddad pode considerar-se presidente? Longe disso. Bolsonaro, o candidato fascista, movimenta inseguranças e medos de amplas parcelas da população brasileira que serão manipuladas em larga escala pela mídia de massas conservadora sob a liderança da Globo; o mercado, mais uma vez, anunciará o armagedom, semeará o pânico para chantagear o povo brasileiro. Será uma batalha épica. 

Mas as forças democráticas têm seu grande comandante e ele de fato comanda, da prisão. A pesquisa do Ibope é uma enorme injeção de ânimo das pessoas que se levantam contra o fascismo e a destruição do país. Mas ela tem uma mensagem muito específica: confiem em Lula.

GESTÃO EFICIENTE >> Prefeito José Marques Fernandes (Marcão) reúne-se com Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN


image.pngNa última terça feira (17), o prefeito José Marques Fernandes esteve reunido na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte - ARSEP/RN.
.
O objetivo do encontro foi à assinatura do convênio de delegação, para a ARSEP executar as atividades de regulação e fiscalização dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no município de Lajes.
.
A agência tem como princípio, promover e zelar pela eficiência econômica e técnica dos serviços públicos, fornecendo ainda, subsídios aos processos de reajustes, revisão e definição de tarifas para os serviços, regular e fiscalizar a atuação dos prestadores de serviços públicos no Estado do Rio Grande do Norte.  

FANTASMAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA >> Chefe de Gabinete do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), tem prisão temporária


A chefe de Gabinete do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, está em prisão temporária no Complexo Penal Doutor João Chaves, em Natal. Foi levada para lá à manhã de segunda-feira (17).
Quanto à Ana Augusta, o Ministério Público do RN (MPRN) a acusa de ser peça-chave de esquema com uso de servidores fantasmas lotados no gabinete do seu chefe, Ezequiel Ferreira.Ana está no Pavilhão Feminino (para nível superior), dividindo cela com Carla Ubarana. Sua companheira de cárcere é ex-chefe da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Encabeçava uma quadrilha que desviou R$ 14.195.702,82 em precatórios do Tribunal de Justiça do RN (TJRN).
Milhões
Teriam sido desviados mais de R$ 2,440 milhões, desde 2015, atesta o parquet estadual.
Ela cumpre modalidade de prisão cautelar (são cinco dias), que pode ser prorrogada em até cinco dias. Não deve ser descartada hipótese de pedido de prisão preventiva. Ana Augusta foi alcançada pela “Operação Canastra Real” (veja série de postagens AQUI),
Veja AQUI e AQUI série de postagens sobre o escândalo da “Operação Judas” no TJRN .

MOBILIZAÇÃO NACIONAL >> Judeus criam movimento contra Jair Bolsonaro

"O candidato é representante de uma visão intolerante, racista, machista, misógina e homofóbica que ameaça a frágil democracia brasileira", diz o texto

Um grupo de judeus criou um abaixo-assinado no site Change.org contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). Nesta quarta-feira, 19, um dia depois do lançamento do manifesto — que coincide com o Yom Kippur (Dia do Perdão), data importante para o povo judeu —, o texto já tinha mais de três mil assinaturas.

“Nós, brasileiros abaixo-assinados, judeus e judias identificados com várias candidaturas à Presidência do Brasil, viemos a público para deixar claro nosso repúdio ao candidato Jair Bolsonaro, representante de uma visão intolerante, racista, machista, misógina e homofóbica que ameaça a ainda frágil democracia brasileira”, diz o início da publicação, intitulada “Judeus contra Bolsonaro”.

Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/judeus-criam-movimento-contra-jair-bolsonaro/

PREPARAÇÃO >> Asa Brasil organiza Encontro de Mulheres do Semiárido

image.png
“A Convivência com o Semiárido e as mulheres – nossa luta, nossa voz, nossa construção” é o tema do Encontro de Mulheres do Semiárido, promovido e organizado pela Asa Brasil, de 16 a 18 de outubro, em Recife-PE.
A proposta é reunir 60 mulheres, representantes de diversas áreas de atuação, como mulher agricultora, técnica, coordenadora de Asa Estadual, de organizações feministas que atuem diretamente na construção da Asa e uma para apresentar uma experiência do P1MC do Rio Grande do Norte.
A Asa Potiguar realizará reunião extraordinária no próximo dia 21 de setembro, às 9 horas, no Centro Terra Viva, em Mossoró-RN, com o objetivo dar encaminhamentos sobre a participação de mulheres potiguares no Encontro de Mulheres promovido pela Asa Brasil, em Recife. O Rio Grande do Norte deverá ser representado por seis mulheres que atuam ou têm relação com a Asa Potiguar.
O Encontro de Mulheres em Recife tem cinco objetivos: Visibilizar e sistematizar o processo desenvolvido pelas mulheres na construção da ASA; Compreender o processo de construção do feminismo dentro da ASA; Compreender se existe e como se dá a construção de autonomia das mulheres via o Programa de formação e Mobilização para a Convivência com o Semiárido da ASA; Avaliar a partir dos debates realizados os desafios e potencialidades para o fortalecimento de uma participação autônoma das mulheres em todos os espaços da ASA; e Levantar propostas de ações concretas no âmbito da ASA que potencializem a autonomia das mulheres do semiárido.
Fonte: https://www.seapac.org.br/blog/asa-brasil-organiza-encontro-de-mulheres-do-semi%C3%A1rido

RECONHECIMENTO >> A arte da Literatura de Cordel agora é Patrimônio Cultural da Humanidade

Nenhum texto alternativo automático disponível.
A literatura de cordel foi reconhecida, nesta quarta-feira (19), como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. 

O título foi concedido por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A reunião ocorreu no Rio de Janeiro, com presença de representantes do Ministério da Cultura e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Fonte: Página do Facebook de Claudia Borges