sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre o anúcio da construção de presídios no interior do RN


Esses últimos dias foi bastante noticiado em vários jornais e blogs a notícia de que a governador Rosalba (DEMO) vai assinar ainda esse ano, a ordem de serviço para que tenham início a construção de mais cinco novos presídios no interior do estado, (e, entre esses um aqui em Lajes), usando o velho discurso de que isso reduzirá os problemas causados pela superlotação, rebeliões ...  E, consequentemente as fugas de prisioneiros, que infelizmente algo rotineiro onde tem esses presídios.



Acredito que seja importante lembrar aos nossos leitores que esse assunto no ano de 2009 já esteve na pauta do dia aqui em Lajes, e naquela oportunidade a população se mobilizou e saiu às ruas mostrando toda sua insatisfação com esse presente de grego, pois foram mostrados todos os pontos negativos que podem vir a ocorrer até de forma rotineira com a chegada desse “empreendimento”.


 

Há poucos dias, nossa cidade passou por uma séria crise no setor de saúde pública, quando por vários meses o nosso Hospital ficou fechado, deixando a população sem ter se quer um local para as mulheres poderem realizar seus partos e nessa situação a governadora Rosalba(DEMO), não teve a sensibilidade (ou a capacidade) de nos socorrer... Algo que esperamos bastante já que essa foi uma de suas promessas de campanha feitas no palanque junto a seus correligionários locais...


Voltando a questão da construção dos presídios o caminho deveria ser outro: investir na Educação (valorizando os seus profissionais), equipando as escolas, investindo em Cultura, geração de empregos... Pois, esses são segmentos que se bem cuidados, podem vir a diminuir a população carcerária em todos os lugares e dessa forma não precisar da construção de presídios que em muitos casos só serve para transferir os problemas (rebeliões, fugas, tráfico) de um lugar para outro ( e nesse caso, trazendo o problemas para nossa cidade).

Brasil tem alto desempenho no desenvolvimento humano e é modelo para o mundo, diz ONU



A classificação de “alto desempenho” foi dada aos países que: tiveram desenvolvimento humano significativo pois, além de experimentar aumento do rendimento nacional, registram valores superiores à média nos indicadores de saúde e educação; reduziram o hiato necessário para alcançar o teto do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – igual a 1 –; e tiveram desempenho melhor em relação a seus pares – países que se encontravam em patamares semelhantes em 1990.

A estratégia de política estrutural de longo prazo adotada pelo Brasil, com a universalização do bem-estar social, foco na redução das desigualdades e redução da pobreza, coloca o país em posição de destaque no Relatório deste ano, ao lado de outras nações em desenvolvimento como China e Índia. “A promoção da coesão e da integração sociais, um objetivo declarado nas estratégias de desenvolvimento de países como o Brasil, tem por base o manifesto impacto positivo que uma sociedade unificada tem sobre o desenvolvimento. As sociedades mais igualitárias tendem a produzir melhores resultados na maioria dos parâmetros relativos ao desenvolvimento humano”, diz o Relatório. 

Brasil, China e Índia estão remodelando a dinâmica mundial no contexto amplo do desenvolvimento humano. Diante do peso crescente que estes países exercem na economia mundial, seja pelo comércio, pelo acúmulo de reservas internacionais, pela aposta na cooperação Sul-Sul ou pelas medidas inteligentes de combate a conjunturas adversas, o Relatório afirma que é necessário que se promova um debate sobre o remodelamento da geopolítica global. 

“Pela primeira vez em 150 anos, o produto combinado das três principais economias do mundo em desenvolvimento – o Brasil, a China e a Índia – é aproximadamente igual ao PIB combinado das antigas potências industriais do Norte: Canadá, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos”, diz o Relatório. Até 2050, prevê-se que Brasil, China e Índia, em conjunto, sejam responsáveis por 40% do produto mundial. “A ascensão do Sul tem decorrido a uma velocidade e escala sem precedentes.”

Câmara aprova projeto que fortalece magistério

Imagem Interna


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (12) substitutivo do Senado ao projeto de lei (PL 5395/09), do Executivo, que fixa prazo de seis anos para os professores que atuam na educação básica com formação em nível médio concluírem curso de licenciatura ou graduação plena em curso superior. A deputada Fátima Bezerra foi relatora na Comissão de Educação. O texto segue para sanção presidencial.
 
Para a deputada Fátima, o projeto fortalece a política pública de valorização profissional do magistério brasileiro. “Trata-se de uma positiva sinalização de política pública de formação profissional. É positivo estabelecer prazo para que os professores possam prosseguir no seu processo de formação”, ressaltou.

O texto aprovado incluiu destaque do PT que impede a inabilitação do professor que não cumprir o prazo de seis anos para concluir curso de licenciatura. “É positivo estabelecer prazo, entretanto, não é adequado punir o professor que, naquele período, por alguma razão, não teve condições, no prazo estipulado, de prosseguir no seu campo de formação”, explicou a deputada Fátima Bezerra.
 
Portal da Deputada Fátima Bezerra

quinta-feira, 14 de março de 2013

Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim elegerá nova Diretoria



Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim se reuniram na quinta-feira (14), no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Será a Primeira Reunião Ordinária do colegiado no ano de 2013.

 Na pauta os seguintes pontos: Informes das atividades desenvolvidas pelo Comitê, a posse dos novos representantes do Poder Público Municipal e a eleição e posse de uma nova diretoria. De acordo com o regimento interno do Comitê, a cada dois anos se elege uma nova diretoria e a cada quatro renovam-se os membros.

A bacia do rio Ceará Mirim está inserida nos municípios de Angicos, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Ceará Mirim, Extremoz, Fernando Pedrosa, Jardim de Angicos, João Camara, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino, Poço Branco, Riachuelo, Ruy Barbosa, São Tome e Taipu.

Seguindo a legislação federal que institui a Política Nacional de recursos hídricos, a Semarh tem investido na criação de Comitês de Bacia, para que a gestão dos recursos hídricos existentes possa ocorrer de forma descentralizada e participativa, envolvendo os setores dos usuários de águas, entidades civis e poder público, visando a sustentabilidade socioambiental.

Escola Estadual Pedro II em Lajes adere a parada da rede estadual de Educação

Os professores da Escola Estadual Pedro II em Lajes decidiram, após conversarem entre si, a aderirem a parada de advertência que está sendo realizada pelo Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande Norte - SINTE/RN nos dias 14 e 15 de março, que tem por objetivo mais uma vez pressionar o governo do Estado  no atendimento de  antigas reivindicações da categoria, no que diz respeito aos seguintes pontos:

Revisão do plano de cargo e carreira dos professores;
Pagamento do plano de cargo dos funcionários,;
Piso, carreira, jornada e profissionalização dos funcionários da Educação.

Inscrições abertas para Doutorado em Ciências Climáticas da UFRN


 

O programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para seleção do curso de doutorado em Ciências Climáticas, para o semestre 2013.1. O período de inscrições segue até o dia 6 de abril. São oferecidas 6 vagas.

Podem se candidatar ao processo seletivo graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) e portadores de título de mestre obtido em programa de pós-graduação, aprovados ou reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em qualquer área do conhecimento que tenha afinidade com as linhas de pesquisa do doutorado do PPGCC.

As inscrições devem ser feitas online através do link: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=5211.

Após a inscrição, os candidatos devem encaminhar a documentação exigida no edital digitalizada para o e-mail ppgcc@ccet.ufrn.br ou entregar na secretaria do programa no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no seguinte endereço: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas, Departamento de Física Teórica e Experimental, Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) – Campus da UFRN - CEP 59078-970 Natal – RN.

Para conferir o edital completo e informações sobre as linhas de pesquisa, a documentação exigida e cronograma, acesse o site: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=5211.

Fonte: UFRN