sábado, 29 de outubro de 2016

LITERATURA EM TEMPOS DE GOLPE >> A necessidade de uma leitura voltada para uma visão mais cidadã...

Como hoje, 29/10 comemora-se o Dia Nacional do Livro, aproveitamos a oportunidade para mostrar que a luta contra o golpe se faz a partir de uma leitura que possa nos libertar do que tenta nos impor a visão conservadora, através de seus meios de comunicação...




29 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DO LIVRO >> Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. (Castro Alves)


Livros não mudam o mundo,

quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas. (Mario Quintana)

Em 29 de outubro de 1810 foi fundada a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) uma das dez maiores bibliotecas do mundo e a maior da América Latina. 

Em homenagem à fundação, comemora-se nesta data o Dia Nacional do Livro.

POSICIONAMENTO SOCIAL >> O pensamento conservador que habita a classe média...


Desenhando o pensamento acima:


Extraído do Facebook

REPORTAGEM TENDENCIOSA >> Coletivo negro de medicina emite nota contra matéria exibida pelo Fantástico no último domingo

Exibindo image.png
Por Pedro Borges Do Alma Preta

É com grande indignação que o coletivo NegreX de estudantes negras e negros da Medicina repudia, por meio desta, a reportagem acerca de fraudes no sistema de cotas em instituições públicas de ensino superior, exibida no dia 16 de outubro de 2016 pelo programa Fantástico da emissora Rede Globo. Extremamente tendenciosa, a reportagem se utilizou do mito da democracia racial para tratar o problema das fraudes nas cotas raciais como irremediável, respaldando a afroconveniência de estudantes fraudadores, bem como, questionando a validade das denúncias realizadas.

A reportagem foi um grande desserviço a toda mobilização e luta do povo negro para ocupar um espaço que lhe é de DIREITO nas universidades. Os responsáveis pela lamentável matéria jornalística parecem ignorar o cerne da existência das cotas raciais, o qual reside na reparação histórica por séculos de um regime escravocrata que, ainda hoje, se reflete no estado de fragilidade socioeconômica no qual a maior parte da população negra se encontra.

A reportagem expõe e culpabiliza, de maneira altamente irresponsável e desleal, uma mulher negra, líder quilombola, por assinar documentos sobre a habitação dos estudantes fraudadores. Tal exposição, além de tirar o foco dos verdadeiros infratores (isto é, quem frauda as cotas se fazendo passar por quilombola), coloca a líder e todo o seu quilombo em uma situação de maior vulnerabilidade e insegurança.

Além disso, para compor a reportagem, jornalistas da referida emissora requisitaram entrevistas com integrantes deste coletivo, que tiveram a oportunidade de colocar seu posicionamento. A despeito desse encontro, houve ocultação de boa parte das falas dos estudantes negros entrevistados e o seu tempo de exibição foi irrisório. Essa edição de conteúdo se configura em silenciamento, retirando a voz dos que se pronunciaram, sobretudo quando associada ao destaque dado para pessoas brancas e juristas que se mostram contra a existência de comissões avaliadoras e que não questionam as brechas da autodeclaração.

Não restam dúvidas de que estamos diante de uma mídia racista, golpista e parcial. A dificuldade de se identificar quem é negro por conta da miscigenação do país deixa de existir no momento em que a polícia decide quem vai levar o tiro. A dificuldade deixa de existir no momento em que se escolhe quem vai ser contratado para o emprego. A dificuldade deixa de existir no momento em que nós, universitários negros e negras, olhamos a nossa volta e não vemos com a frequência que deveríamos nossos iguais, porque tiveram seus espaços de direito ocupados por pessoas brancas incapazes de reconhecer seus próprios privilégios.

Quando falam ‘abaixo a corrupção’, sejam coerentes. Comecem denunciando quem frauda um direito. Quando dizem ‘não sou racista’, sejam coerentes. Comecem sendo aliados da luta do povo negro por reparação histórica.

Quantos negros tem na sua sala? Quantos deveriam ter?

É preciso defender a permanência da política de cotas raciais sempre e sua execução de maneira justa. O problema das fraudes nas cotas raciais EXISTE e nós não nos calaremos! 

DESRESPEITO E EXCLUSÃO >> Ministro diz que saúde indígena ‘é muita despesa e pouco resultado’

Imagem inline 1
Ricardo Barros defendeu que o atendimento a índios seja feito por Organizações Sociais, instituições privadas sem fins lucrativos.
Em áudio gravado na terça-feira (25) no Ministério da Saúde durante uma reunião com indígenas, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu que o atendimento à saúde indígena seja repassada a Oss (Organizações Sociais) vinculadas “às universidades”, que teriam “uma estrutura mais ampla de disposição de pessoas com conhecimento de história, de geografia, de tudo”.
Atualmente a saúde indígena é atendida pelo Ministério da Saúde por meio da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), que controla 34 DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) e atua em conjunto com organizações não governamentais que também recebem verbas federais. Pela proposta do ministro, seriam criadas Oss, instituições privadas sem fins lucrativos, necessariamente vinculadas a universidades.
Na reunião, Barros afirmou que a saúde indígena atualmente “é muita despesa e pouco resultado”. Ele criticou uma das principais parceiras do ministério no setor, a Missão Evangélica Caiuá, que ele chamou erroneamente de “Fundação Caiuás”, ao dizer que ela estaria fazendo “um lobby danado” para o sistema não mudar.
Barros alegou, na reunião, que teria economizado “R$ 1 bilhão” desde que entrou no ministério e que “dinheiro mal gasto é o que mais tem aqui nesse ministério, lamentavelmente”. “A gente olha uma despesa grande para a União mas não vê o índio atendido direito. Isso que nós temos que mudar. […] E o de vocês é um dinheiro mal gasto também”, disse Barros.
A reportagem apurou que a proposta citada pelo ministro deve ser apresentada oficialmente no dia 9 de novembro em reunião com representantes dos Condisi (conselhos distritais de saúde indígena). Apesar da transferência das decisões de atendimento à saúde, a ideia é manter o atendimento regionalizado e vinculado aos DSEIs.
RECUO
A reunião ocorreu após um recuo do ministério no mesmo tema da saúde indígena. Pressionado por protestos organizados por índios, incluindo ocupações de prédios públicos em dois Estados e o fechamento de uma rodovia em Santa Catarina, o ministério revogou uma portaria que havia sido baixada apenas seis dias antes e que retirava a autonomia da Sesai e dos DSEIs, submetendo todas as decisões ao Ministério da Saúde.
Com a portaria, gestores dos DSEIs ficavam impedidos de emitir notas de crédito, realizar despesas, conceder diárias e requisitar passagens e transportes de pacientes.
Após os protestos, Barros recuou da medida nesta terça-feira (25), em publicação no “Diário Oficial”. Manteve, no entanto, espaço para maior interferência da secretaria executiva da pasta. Em nota, o ministério informou que a medida “tem o objetivo de estabelecer um novo fluxo e modelo administrativo para o setor, corrigindo, por exemplo, distorções de compra de produtos com variação acima de 1.000%”.
A reportagem apurou que o ministro vai apresentar como justificativa da eventual entrada das universidades no setor a necessidade de apresentar uma “alternativa” diante de uma decisão judicial que obriga o governo a corrigir falhas no atendimento às comunidades indígenas e contratar profissionais para os DSEIs.
Apesar do recuo, a incerteza sobre o atendimento e a ameaça de mudanças provocaram novos protestos de índios em frente ao Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira. “Nós, povos indígenas, cobramos nossos direitos garantidos por lei”, informavam faixas colocadas na frente da pasta. Com informações da Folhapress.

PRESERVAÇÃO >> Onças pardas aparecem na Serra das Almas. A localização dos animais significa que o ambiente está preservado.

Extraído da página de Paulo Henrique Marinho no Facebook.

Crateús. Três felinos de grande porte foram observados recentemente na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), neste Município do Ceará. A Unidade de Conservação (UC) é administrada pela Associação Caatinga. Os pesquisadores Marina Zanin, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e Clotilde Estrada e Francisco Palomares, da Estação Biológica de Doñana, na Espanha, descobriram em suas pesquisas exploratórias que três onças pardas (Puma concolor), um macho e duas fêmeas, vivem na reserva. A localização dos animais significa que o ambiente está preservado e que a fauna é crescente.
A pesquisa tem por objetivo conhecer o comportamento das onças pardas. O trabalho de campo começou no segundo semestre de 2015. As visitas tiveram por objetivo coletar fezes dos animais, que foram analisadas em laboratórios na Espanha. A continuidade do estudo pode mostrar um número ainda maior de felinos. Além da onça parda, jaguatiricas e gatos maracajá e mourisco também foram identificados.
Thiago Vieira, gerente da RNSA, comemorou o resultado da pesquisa e ressaltou a importância das descobertas: "As pesquisas exploratórias são interessantes, não só para quantificar as espécies que vivem na Reserva, mas também para investigar seus hábitos e desenvolver estratégias de preservação".
Os ambientalistas esperam descobrir outras espécies para estimular a criação de novas UCs. O pesquisador Francisco Palomares já trabalhou em vários países da América do Sul com as onças pintadas e pardas. Segundo ele, a RNSA concentra uma das maiores quantidades de fezes de onça parda por quilômetro quadrado.
Os pesquisadores estiveram no Ceará entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. O trabalho foi considerado oportuno, com bons resultados. O esforço do grupo é para manter a unidade preservada, longe de caçadores. Infelizmente, muito moradores mantêm o hábito da caça, praticam a atividade como algo comum e regular, contribuindo para eliminar espécies nativas.
A Associação Caatinga é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) voltada à proteção do único bioma originalmente brasileiro, a Caatinga. Fundada em 1998, mantém a Reserva no sertão de Crateús, a 400Km de Fortaleza.
Tatu-bola
Recentemente foi realizada uma expedição pioneira ao Cânion do Rio Poty, entre Crateús e Piauí. A iniciativa da Associação Caatinga, com apoio da Fundação Grupo o Boticário, teve o objetivo de identificar novas áreas de ocorrência do tatu-bola, mapear áreas, aprofundar pesquisas e propor a criação de uma UC pública e de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Durante dez dias, um grupo de seis pesquisadores - biólogos, veterinários e geógrafos - fez incursões a partir de Crateús e percorreram Buriti dos Montes, Castelo Piauí e São Miguel do Tapuio. Trechos foram percorridos de carro, a pé, de caiaque e de barcos infláveis.
"É um lugar de rara beleza, com gigantescos paredões", frisou Samuel Portela, coordenador de áreas protegidas da Associação Caatinga. Para alegria dos pesquisadores, além da beleza cênica, foram localizados cinco tatu-bolas.

Moção de alerta à decisão do supremo tribunal federal, que autoriza o corte de salários de servidores públicos em greve

banner mocao
Em inaudita audiência de julgamento de recurso extraordinário datado de 2006, movido pelo governo do Rio de Janeiro contra a Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec daquele Estado, o Supremo Tribunal Federal decidiu julgar ação extemporânea, in casu concreto, a fim de criar jurisprudência a ser aplicada sobre todos os servidores públicos do Brasil que ousarem a praticar o direito constitucional à greve, a partir do dia 27 de outubro de 2016.

O direito de greve de qualquer categoria profissional encontra-se assegurado na Constituição Federal (art. 9º), embora os servidores públicos, desde 1988, aguardem a convocação do Congresso Nacional para participarem do debate de regulamentação da Carta Magna.
Em tempos de intensa retirada de direitos da classe trabalhadora, em especial dos servidores públicos – PEC 241, PLP 257, constitucionalidade da Lei 9.637, PL 4.330, entre outros –, é preocupante a decisão do STF que opta por precarizar o exercício de um direito constitucional ainda pendente de regulamentação parlamentar.
Não bastasse a presente decisão em tela, também nesta semana o STF cassou o direito dos/as trabalhadores/as aposentados/as de poderem rever seus benefícios previdenciários em caso de retorno ao trabalho – Desaposentação – e, há menos de duas semanas, o ministro Gilmar Mendes, em decisão monocrática liminar, suspendeu a decisão de plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que concedia direito às categorias de trabalhadores de manterem seus Acordos Coletivos ou Convenções de Trabalho vigentes até a aprovação de novo diploma para reger as relações de trabalho entre patrões e empregados. Em 2015, o Tribunal já havia julgado constitucional a ADI 1.923/1998, que permite privatizar escolas e terceirizar seus profissionais por meio de Organizações Sociais.
Entendemos que o equilíbrio entre capital e trabalho, largamente expresso na Constituição Cidadã, está em descompasso com as recentes decisões do STF, com clara preponderância para o lado economicamente mais forte, seja patrões da iniciativa privada ou gestores públicos que remuneram seus servidores.
E diante desses posicionamentos judiciais contra a classe trabalhadora, a CNTE, entidade representativa de mais de 4 milhões de trabalhadores em educação das escolas públicas do país, entre efetivos e contratados, ativos e aposentados, conclama sua categoria e a sociedade para requerer equilíbrio e justiça social nos julgamentos do STF e de quaisquer tribunais no país, sobretudo nos assuntos atinentes às relações de trabalho nos setores público e privado.
Brasília, 28 de outubro de 2016
Diretoria Executiva da CNTE

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

EM NATAL >> Meia Maratona do Sol abre inscrições para vagas remanescentes

Para os atletas que perderam o prazo ou não confirmaram o pagamento da inscrição para a terceira edição da Meia Maratona do Sol, a organização da prova oferece uma segunda chance de garantir presença na corrida.

Nesta sexta-feira (28), a partir das 14h, será possível realizar inscrições para as vagas remanescentes nas três opções de percurso, sendo eles de 21 km, 10 km e 5 km. A corrida acontece no dia 12 de novembro, com largada e chegada na Arena das Dunas, em Natal.
Para efetuar a inscrição, basta acessar http://www.meiamaratonadosol.com.br. Para os atletas interessados, estão disponíveis duas, das três, opções de kits. Trata-se do Kit 1 que conta com a inscrição na prova, camisa do evento, chip com numeração de peito, manual do atleta, kit fruta pós-prova e medalha; e o Kit 2 com o acréscimo de boné e saco mochila. O Kit 3 está esgotado.
Com mais de 5 mil inscritos já confirmados, a corrida de rua mais charmosa do Nordeste é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Cosern (Grupo Neoenergia), Midway Mall, Santa Maria, Unimed Natal, Hyundai Caoa, NET, Detran e Holiday Inn. As empresas WM Fitness, Ponta do Sol (TourismandTravel) e Café Santa Clara são os parceiros oficiais da prova, que conta, ainda, com colaboração social para o Armazém da Caridade.

POLÊMICA >> Historiador revela mais provas de que Brasil foi descoberto no RN

 Historiador revela mais provas de que Brasil foi descoberto no RN

Duas mil milhas separam a cidade de Touros, no Rio Grande do Norte, a Porto Seguro, na Bahia. Mas poucos sabem que ambas possuem um ponto em comum: o descobrimento do Brasil. Pois é. A polêmica em torno do lugar exato onde Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez no país voltará à tona nos próximos meses.

O professor universitário Lenine Pinto, historiador e responsável por uma ampla pesquisa em torno do assunto, está finalizando mais um livro, desta vez intitulado “O Bando do Mar”. Na obra, dará continuidade ao seu primeiro livro, que tornou famosa a polêmica tese de que o Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte.

No ano de 1998 Lenine Pinto publicou a primeira edição do livro, que tinha por título “A Reinvenção do Descobrimento”. Naquela época a publicação foi destaque nacional pela abordagem da temática do descobrimento, e rendeu ao professor a participação em diversas palestras e programas de televisão.

Em entrevista ao Portal Agora RN o docente afirmou estar animado com o novo trabalho, que ele já vem desenvolvendo desde 2007 e pretende lançar no próximo mês de novembro, durante um encontro de escritores em Natal.

“Neste novo trabalho pretendo apresentar aos leitores mais detalhes desse importante período de nossa história, detalhes estes que não estavam na primeira edição”, relatou.

Entre os pontos que o professor destaca como fundamentais para a tese da descoberta aqui no Rio Grande do Norte está o fato de Pedro Álvares Cabral, no dia em que implantou o Marco de Posse na praia de Touros, ter convocado todos os capitães para uma reunião em seu navio.

No encontro ele perguntou aos capitães se não seria conveniente enviar um navio de volta a Lisboa para contar ao rei Dom Manoel que eles tinham achado a terra. Ao saber da notícia, o rei de pronto já se dispôs a mandar, no ano seguinte.

Outro ponto que ele ressalta é que Pero Vaz de Caminha, ao descrever a descoberta da terra, disse que a primeira coisa que viu foi um monte alto e redondo, que seria o Pico do Cabugi, segundo a tese de Lenine Pinto. O Monte Pascal, na Bahia, é uma torre, é cortado e não tem pico. “Isso aí é um atestado claro do descobrimento aqui”, ressalta.

O professor também detalhou que o pau brasil nascia aqui no Rio Grande do Norte e se estendia até Cabo Frio, com uma interrupção na Bahia. “Em Porto Seguro não tinha Pau Brasil, muito menos açúcar, essenciais para a economia da época”, completou.

Reivindicação histórica

Questionado sobre a passividade de políticos do RN em reivindicar uma possível correção histórica sobre a descoberta do Brasil, o professor foi bem direto em sua resposta. “Os políticos do Rio Grande do Norte, em outro caso, entregaram a Pernambuco a Ilha de Fernando de Noronha; eles não têm interesse em ajudar a história, não ligam para o nosso registro”, desabafa.

Como benefício ao Estado por essa possível correção histórica, o educador prevê que a mudança poderia ajudar muito a atividade turística potiguar, gerando mais atratividade para o RN.

Fonte: Agora RN

DIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO >> O presente de Temer para os trabalhadores: a PEC 241


PENSÕES VITALÍCIAS >> Lutar contra bolsa família, contra creche para a população e fácil, acabar com essa mamata que é difícil!

    ZÉ De ABREU 5.0 

    DURMA COM ESSA! >> Após congelar gastos em saúde e educação, Câmara aumenta salários de servidores

    Resultado de imagem para congresso golpistaReajuste foi sacramentado apenas oito horas após a aprovação da PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos. No total, os aumentos aos servidores vão custar R$ 3,094 bilhões por ano ao Tesouro Nacional
    Apenas oito horas após a aprovação da PEC 241, que congela os investimentos em saúde e educação, a Comissão Especial do projeto sobre reajustes para carreiras de servidores aprovou na manhã desta quarta-feira (26) aumento salarial para policiais federais, policiais rodoviários federais, peritos federais agrários e servidores do plano especial de cargos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
    Os aumentos começarão a valer a partir de 2017 e serão parcelados em três vezes, até 2019.  No total, eles vão custar R$ 3,094 bilhões por ano ao Tesouro Nacional. O projeto seguirá direto para o Senado Federal.
    A aprovação do aumento aos servidores desnuda as reais intenções que o governo e sua base aliada tentam vender à sociedade com relação à PEC 241, que deveria ter como objetivo conter gastos para reequilibrar a economia. Ao congelar gastos com educação e saúde e aprovar aumento a servidores, governo e deputados indicam que a austeridade só deve bater mesmo à porta dos mais pobres.

    quinta-feira, 27 de outubro de 2016

    Meus parabéns a esse grande líder popular, que fez do Brasil um país melhor para todos!. VALEU LULA !!!!




    SEGUNDO A MÍDIA >> "Avançam as investigações" sobre políticos envolvidos em desvio de recursos públicos...


    IMPOSTA POR TEMER, REJEITADA PELO POVO!

    Está em debate na Câmara dos Deputados o congelamento dos investimentos dos próximos 20 anos. Votaremos uma política do não investimento pelos próximos cinco governos. Votaremos o futuro do Sistema Único de Saúde, o futuro dos Institutos Técnicos Federais, a expansão das Universidades Federais e a manutenção das políticas de redução das desigualdades. Votaremos o futuro de todos aqueles que utilizam os serviços públicos no Brasil.

    A proposta é fruto da articulação de Michel Temer, que parece pouco se importar com o apoio e o futuro da população. Até porque não foi eleito por ela. Está mais preocupado com seus correligionários, que o apoiaram e viabilizaram a tomada de poder via golpe parlamentar.
    A PEC 241 é um verdadeiro atentado contra o povo. Se aprovada, vai reduzir drasticamente o investimento proporcional do PIB em saúde e educação. Pior que isso. A PEC atenta contra a democracia ao impedir os governos futuros de manejar os investimentos federais. A população pode até eleger um futuro presidente ou presidenta que tenha um plano de governo para favorecer a saúde, ou a educação, por exemplo, mas o executivo ficará de mãos atadas, preso a uma decisão de um governo que não foi eleito.
    Ao vincular as receitas à inflação, a medida desconsidera qualquer tipo de epidemia de dengue, zika ou chikungunya, que exigem ações imediatas. Desconsidera o aumento da população idosa, o aumento da procura pelos serviços públicos e as metas estabelecida nos últimos governos, para a educação por exemplo.
    PEC 241 é retrocesso puro. Toda mobilização é necessária para barrar este absurdo. Ocuparemos as redes e as ruas.

    ENFRENTANDO A MÍDIA BURGUESA >> Professora se revolta com comentário do global Alexandre Garcia e vídeo explode nas redes sociais


    Um comentário do jornalista Alexandre Garcia, em um noticiário da Globo em Brasília provocou uma revolta entre alunos e professores da rede pública e também na comunidade acadêmica


    O jornalista afirmou que os alunos cotistas da Universidade de Brasília entrariam pelas costas na universidade pública, sem ter mérito para estudar nas instituições federais de ensino superior. De acordo com Garcia, eles estariam lá por “pistolão"
    “Temos que pensar na qualidade do ensino. Aqui no Brasil ele é todo assim por pistolão, empurrãozinho, ajuda. A tradução disso é cota. Aí põe lá um monte de gente… só 67%, você viu aí, passaram por mérito. Estão aprendendo como é a vida, a concorrência, sem nenhuma humilhação de receber empurrãozinho. O mérito é a base”, disse o jornalista.
    A interpretação de Alexandre Garcia gerou indignação e revolta na professora da rede pública Flávia Helen, que fez um vídeo que está bombando nas redes sociais.

    quarta-feira, 26 de outubro de 2016

    CONVITE >> A Quadrilha Junina do Ferroviário já se organizando para 2017


    INVESTIGAÇÃO E COMPROVAÇÃO >> Como pretendem provar o envolvimento de Lula nessas operações investigativas...





    O que nos aguarda nesses tempos sombrios...


    EM NATAL >> Audiência pública em defesa do MANGUEZAL e RIO POTENGI.


    Vamos participar da reunião (27/10) que tratará do futuro da APA 8 - Área de Proteção Ambiental. Os rumores é de que a APA será uma fonte de esgotamento sanitário. 

    Não podemos deixar isto acontecer. Quem quiser conhecer a beleza do local, visite a ONG Gamboa do Jaguaribe. 

    Além da educação ambiental, eles trabalham a cultura e história do RN.

    Local: CDL Natal: Rua Cará-Mirim, 322 - Tirol, as 09:00 horas.


    REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Servidores públicos do funcionalismo do RN aprovam adesão à greve geral marcada para 11/11


    Por unanimidade as entidades que representam os servidores públicos do funcionalismo do RN decidiram que vão aderir à greve geral que será realizada em 11 de novembro. A deliberação aconteceu na manhã da sexta-feira (21), em assembleia unificada.
    A atividade reuniu cerca de duas mil pessoas, entre trabalhadores em educação, estudantes universitários e secundaristas, servidores públicos de várias áreas do funcionalismo estadual e de Natal, bem como servidores federais. O SINTE/RN e outros sindicatos, centrais sindicais, entre elas à CUT, e movimentos sociais também participaram da manifestação.
    Após a assembleia os manifestantes marcharam pelas ruas do centro de Natal. A atividade foi encerrada com um ato público em frente à Assembleia Legislativa. (Vejas as fotos da manifestação clicando AQUI).
    SINDICATO CONSULTARÁ PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
    De acordo coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira, em breve uma assembleia da rede estadual será convocada, bem como serão realizadas assembleias com os educadores municipais, inclusive os de Natal. O objetivo, segundo ele, é consultar os profissionais da educação para saber se eles desejam seguir a recomendação da assembleia e participar da paralisação nacional marcada para dia 11/11.
    Fonte: site do SINTE/RN

    terça-feira, 25 de outubro de 2016

    "Prioridade" social...

    '

    Fonte: Facebook

    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA >> IFRN oferta 2450 vagas em editais de cursos na modalidade subsequente


    Resultado de imagem para ifrnA Pró-Reitoria de Ensino publicou na tarde de hoje (24), os editais Nº 35/2016 e Nº 36/2016, referentes, respectivamente, pelos processos seletivos de Cursos Técnicos do IFRN e do Programa Profuncionário, ambos na modalidade Educação a Distância.

    Os editais compartilham do mesmo cronograma. As inscrições devem ser realizadas entre às 14h do dia 25 de outubro e às 22h do dia 3 de novembro, através do site Processo Seletivo. A classificação para preenchimento das vagas, por campus/polo e por curso, acontecerá por meio de processo da ordenação crescente do número da inscrição dos candidatos regularmente inscritos. O resultado final será divulgado no dia 8 de novembro de 2016.

    O edital Nº 35/2016 está ofertando vagas para cursos de Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar, serão 1100 vagas divididas entre 12 campi do IFRN. Podem se inscrever no processo seletivo candidatos que: Possua o certificado de conclusão do Ensino Médio; Estiver em efetivo exercício de alguma função nas escolas das redes municipal, estadual ou federal de ensino, seja com vínculo direto com as mesmas ou através de prestação de serviço por meio de Empresa Terceirizada; e exerça, na escola pública a que está vinculado, função relacionada com a área do curso pretendido. 
    Já o edital Nº 36/2016 está disponibilizando 1090 vagas entre 15 campi e 250 entre os polos Assu, Grossos e Lajes. Para se inscrever é necessário que o aluno tenha concluído o Ensino Médio. Metade das vagas está reservada para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.  

    Confira os editais:

    Mais informações: Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria do IFRN
    (84) 4005-0757 / (84) 4005-0889

    APOIO INTERNACIONAL >> Sindicatos de 155 países diferentes preparam defesa internacional de Lula

    defesa

    A Confederação Sindical Internacional (CSI, federação que conta com sindicatos associados em 155 países) participa da campanha contra a prisão de Lula. A associação encaminhará à ONU e à OCDE um vídeo-denúncia que explica a perseguição por motivos políticos e ideológicos sofrida pelo ex-presidente e expõe a trajetória política e Lula .
    Dois diretores do Instituto Lula acompanharam, apenas para evitar inconformidades, a produção do material que será utilizado na campanha contra a prisão de Lula frente aos organismos internacionais.  O vídeo contesta às acusações infundadas, a falta de provas e o excesso de “convicções” que marcam a atuação do judiciário e de outras corporações estatais envolvidas na operação Lava Jato.
    O presidente da CSI, João Felício, demonstrou preocupação com as consequências da perseguição contra o ex-presidente:”Estou muito apreensivo e preocupado com o que pode ocorrer neste país. Prender uma pessoa assim, por mera suposição, é absurdo.”
    O vídeo que já foi gravado, é parte de outras iniciativas da CSI como a campanha “Stand with Lula” (“Estamos com Lula”) lançada nas redes sociais no final de setembro. É preciso continuar e aumentar a campanha contra a prisão do ex-presidente, iniciativas como essa da CSI são importantes para impulsionar e fortalecer a luta contra a prisão de Lula que é parte essencial da luta contra o golpe.

    POSICIONAMENTO DEMOCRÁTICO >> Papa Francisco cancela visita ao Brasil por não concordar com o Golpe de 2016

    Resultado de imagem para Papa Francisco cancela visita ao Brasil por não concordar com o Golpe de 2016
    Agora é oficial. O Papa Francisco não virá ao Brasil em 2017, no tricentenário da aparição da imagem de Aparecida. 
    Oficialmente, será noticiado que o papa se dedicará a receber os bispos do mundo que vão a Roma na chamada visita “ad limina” no próximo ano. 
    Porém, extraoficialmente, sabe-se que Francisco cancelou a visita por discordar do golpe ocorrido no país.
    Robson Sávio Reis Souza, doutor em Ciências Sociais e professor da PUC-Minas