sábado, 26 de julho de 2014

Atenção galera >> Será amanhã dia 27 de julho a partir da 9:00 horas...

Parabéns!!!!

I Fórum Comunitário de Lajes- Selo Unicef edição 2013-2016... Participe!!


Foto: I Fórum Comunitário de Lajes- Selo Unicef edição 2013-2016...Participe!!

Concurso >> Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero está com inscrições abertas

Estão abertas, até 28 de novembro, as inscrições para o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, edição 2014, concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área de relações de gênero, mulheres e feminismo. São cinco categorias de participação: redação, para estudantes do ensino médio, e artigo científico voltado a estudantes de graduação, de mestrado e de doutorado, graduada e graduado e mestra e mestre. 

O concurso premia a Escola Promotora da Igualdade de Gênero, para valorizar projetos e ações pedagógicas desenvolvidos em escolas de nível médio.

A seleção é feita em duas etapas. A primeira é por unidade da federação, em que é escolhida a melhor redação dos 26 estados e do Distrito Federal. Na sequência desta fase, são escolhidas as três melhores redações entre as selecionadas na etapa anterior. O Prêmio tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Para a coordenadora de Relações de Gênero Inês Almeida, a participação dos professores é muito importante tanto para a divulgação das ações desenvolvidas quanto para a contribuição com projetos que podem transformar outras realidades. “Precisamos dá visibilidade a tantas práticas revolucionárias que estão sendo desenvolvidas em nossas escolas”, destacou.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), no âmbito do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC); a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a ONU Mulheres.

Mais informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br

Alcoólicos Anônimos completa amanhã 39 anos com histórias de recomeço

Para muitas pessoas, o álcool é um tipo de droga menos nociva e até casual. O alcoolismo, por sua vez, não é assimilado como uma doença por grande maioria da população, que prefere taxar o dependente do álcool como alguém passível de recuperação a qualquer momento. Porém, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é uma patologia nociva à vida e que mata mais de três milhões de pessoas por ano em todo o mundo.
No Rio Grande do Norte, os Alcoólicos Anônimos (AA) completam amanhã 39 anos. Durante décadas, os grupos existentes em Mossoró participaram ativamente de uma diversidade de histórias de superação de dependentes químicos, que começaram uma nova vida a partir do esforço e coragem de membros da instituição.
De acordo com P.A.C. (os nomes dos membros do AA precisam ser mantidos em sigilo, por respeito às regras da organização), que é um dos organizadores do AA em Mossoró, comenta que o trabalho da instituição é fruto do voluntariado e da opção dos próprios membros de lutar contra a doença. Ele ressalta que por anos viveu afundado em meio ao vício, e graças ao AA conseguiu reconstruir sua vida com muito esforço.
"Eu vivi por muitos anos refém da bebida, bebia um dia sim, um dia não, mas estava sempre sob os efeitos do álcool. Eu chegava a ponto de desmaiar, de apagar todos as lembranças das noites na bebedeira. Hoje estou há 21 anos sóbrio, nunca mais encostei em uma gota de bebidas alcoólicas", comenta.
Entre os membros do AA de Mossoró, novos membros também mostram que a busca pela recuperação do vício não tem idade. Para N. P.Q, de 47 anos e que somente há dois meses integra o quadro de dependentes que buscam a reabilitação, comenta que decidiu por conta própria se internar. "Eu bebia todos os dias e de repente percebi como estava me destruindo e destruindo minha família. Recebi apoio dos companheiros do AA e estou há dois sem consumir nenhuma bebida alcoólica", ressalta
B.N.A. conta que sua história com o AA envolvia outro drama que agravava sua situação: o vício em outros tipos de drogas. "Eu era dependente químico e alcoólatra, e na primeira vez que entrei no AA passei apenas três meses sóbrio, com a recaída me afastei dos encontros e passei longo tempo imerso nas drogas novamente. Um dia por acaso resolvi voltar às reuniões. Estou há 11 anos longe do álcool e também das drogas graças ao AA", comenta.
Outro exemplo interessante do trabalho do AA é o trabalho acompanhando mulheres alcoólatras. Por mais que não seja tão comum encontrar casos de mulheres alcoólatras como de homens, estudos do Ministério da Saúde apontam que o número de mulheres que se utilizam e são dependentes do álcool tem aumentado rapidamente nos últimos anos.

Lazer, cidadania e meio ambiente >> ECO PRAÇA: Edição Resíduos. Dia 27/07 na Praça dos Eucaliptos em Candelária

#AgendaCultural ECO PRAÇA: Edição Resíduos. Dia 27/07 na Praça dos Eucaliptos em Candelária.

Vamos reunir a família, os amigos e participar de um dia inteiro de atividades na Praça dos Eucaliptos em Candelária. Domingo é dia demais uma edição do projeto Eco Praça! Nos vemos por lá!

PROGRAMAÇÃO COM HORÁRIOS:
09:00 Abertura+ Piquenique+Tenda da saúde
10:00 Abertura da feira de adoção de gatos e da feira de troca
10:30 Slackline
10:30 Oficina de Compostagem
11:30 Roda de conversa sobre resíduos
12:00 Abertura da praça de alimentação e feira de troca.
14:00 Discotecagem Eco Praça
15:00 Teatro de Mamulengo - Heraldo Lins
16:30 Baile Skarimbó
18:30 Cine Eco Praça - A História das Coisas
Você que está em Natal e quer aproveitar melhor o domingo que tal reunir a família, os amigos e participar de um dia inteiro de atividades na Praça dos Eucaliptos em Candelária. 

Domingo é dia demais uma edição do projeto Eco Praça! Nos vemos por lá!

PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS:

09:00 Abertura + Piquenique +Tenda da saúde
10:00 Abertura da feira de adoção de gatos e da feira de troca
10:30 Slackline
10:30 Oficina de Compostagem
11:30 Roda de conversa sobre resíduos
12:00 Abertura da praça de alimentação e feira de troca.
14:00 Discotecagem Eco Praça
15:00 Teatro de Mamulengo - Heraldo Lins
16:30 Baile Skarimbó
18:30 Cine Eco Praça - A História das Coisas

Edital aberto para Seleção de Tutores Presencias e a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UERN está com Edital aberto para Seleção de Tutores Presencias e a Distância para atuar em curso de Licenciatura (modalidade a distância) de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas.

Gostaria de contar com o apoio de vocês para a divulgação de nosso edital nas Secretarias, em redes sócias e outros meios de comunicação aos quais vocês tenham acesso e possam ajudar na divulgação.
Prazo de inscrição: 25 a 30 julho e 2014.


Desde já, agradeço a atenção e colaboração de todos e de todas,

Geane Oliveira - Coordenadora PROINFO/UNDIME-RN

Fonte: Facebook de Irene Martins

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Postura independente perante o massacre palestino >> Brasil volta a repudiar covardia de Israel, que responde

Brasil reforça crítica a Israel por morte de 700 palestinos em Gaza e retira embaixador do país. Governo israelense responde com duras críticas: "país irrelevante"

O governo brasileiro voltou a criticar nesta quarta-feira (23/07) a ofensiva de Israel em Gaza, pediu a implementação de um cessar-fogo e chamou para consultas o embaixador do país em Tel Aviv. Na semana passada, Dilma chamou de “desproporcional” a invasão de Israel a Gaza.

O Ministério das Relações Exteriores, em comunicado, considerou “inaceitável a escalada de violência entre Israel e Palestina” e condenou “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza”.

Este foi o segundo comunicado oficial do governo sobre o conflito desde que Israel lançou há duas semanas uma ofensiva contra o Hamas em Gaza.

Nos 16 dias que duram as hostilidades, pelo menos 700 palestinos e 35 israelenses perderam a vida e há registros de 4,3 mil feridos.

Israel rebate o Brasil 

Após gesto diplomático do governo brasileiro, que convocou ontem seu embaixador em Tel Aviv, Henrique Pinto, para consulta sobre a morte de 700 palestinos, chancelaria de Israel respondeu duramente: “Seu comportamento nesta questão ilustra a razão por que esse gigante econômico e cultural permanece politicamente irrelevante”.

O comentário do governo de Benjamin Netanyahu foi recebido com indignação por autoridades do governo da presidente Dilma Rousseff. O Palácio do Planalto e o Itamaraty avaliaram juntos qual seria a melhor reação para um comentário “tão duro”.

VEJA TAMBÉM:  

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, rebateu as declarações do porta-voz da chancelaria de Israel. “Somos um dos 11 países do mundo que têm relações diplomáticas com todos os membros da ONU e temos um histórico de cooperação pela paz e ação pela paz internacional. Se há algum anão diplomático, o Brasil não é um deles”, disse a jornalistas.

Eleições 2014 >> Depois do Baile dos Coroas em Caicó, Wilma vai depor na Justiça Eleitoral

Wilma com seu amigo Carlos Eduardo Alves que deixou ela numa bananosa

Depois que Wilma tirar a maquiagem do Baile dos Coroas em Caicó, ele voltará para Natal, na segunda-feira para depor na Justiça eleitoral..

O juiz Carlos Virgílio Fernandes Paiva intimou a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que nessas eleições disputa mandato de senadora pela coligação “União pela Mudança”, que tem ainda Henrique Alves (PMDB) disputando o governo do Estado, a prestar depoimento, no processo de impugnação que tramita contra ela no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte. Wilma deverá comparecer à sede do TRE na próxima segunda-feira, às 9h, para prestar depoimento pessoalmente.

A bronca é em razão da viagem do prefeito Carlos Eduardo Alves para Espanha oportunidade que Wilma não assumiu o cargo e também não renunciou a vice-prefeitura..

Avanço social >> O Bolsa Família é a revolução do Brasil

 O site FiveThirdEight Economics publicou um artigo com o título Lessons From Brazil's War on Poverty (link is external) (Lições da luta do Brasil contra a pobreza, em tradução livre), de autoria de Berk Ozler, professor de economia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. No texto, Ozler analisa, principalmente, o papel do Bolsa Família na diminuição das desigualdades sociais do nosso país.

Nos anos 90, éramos um dos países mais díspares do mundo em termos sociais. O artigo lembra que, em 2001, o coeficiente de Gini (que mede a desigualdade com índices de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais desigual é o país) era superior a 0,60 e, em 2007, atingiu o menor nível em mais de 30 anos: abaixo de 0,55. Em menos de uma década, o Brasil conseguiu diminuir pela metade a população vivendo em extrema pobreza. Essa queda está diretamente ligada à introdução de políticas públicas como o Bolsa Família que, em 10 anos, se tornou uma referência mundial.

Criado para reduzir a pobreza a curto prazo, o Bolsa Família inovou ao injetar dinheiro diretamente no bolso das famílias mais pobres, sendo 93% chefiadas por mulheres. Isso permitiu que elas investissem mais na educação, saúde e nutrição de seus filhos, já que para ser beneficiário do programa, deve-se atender a uma série de condicionalidades. Assim, desde sua criação, 40 bilhões de reais foram destinados a 14 milhões de famílias (50 milhões de pessoas). Vale ressaltar a influência do programa no empoderamento das mulheres (link is external) no sertão. 

Muitos pesquisadores já estudaram a diminuição da pobreza extrema no Brasil. Em 12 anos, são mais de 40 milhões de pessoas que saíram da condição de pobreza extrema. Eles apontam que, além da influência direta do Bolsa Família, outro fator importante foi o aumento de salário entre os mais pobres. Em setembro de 1994, o empregado brasileiro recebia R$ 70,00. Em 2015, esse valor deve ser R$ 779,79. Nos últimos dez anos, houve um aumento real superior a 70%, uma conquista dos trabalhadores, tornada realidade na gestão do ex-presidente Lula, que implantou a política de valorização do salário mínimo.

Mas o Bolsa Família não mexe só no bolso e na mesa dxs brasileirxs, ele é responsável por uma melhoria expressiva na educação. Os pesquisadores Paul Glewwe, da Universidade de Minnesota e Ana Lucia Kassouf, da USP, fizeram um estudo (link is external), lançado em 2012, apontando que o Bolsa Família melhorou o desempenho das crianças das famílias beneficiadas na escola: levantamento oficial indica que os beneficiários do Bolsa Família tiveram, em outubro e novembro de 2013, 96% de frequência escolar e um desempenho superior (link is external) à média registrada por estudantes da rede pública de ensino que não recebem benefício.

O programa causou uma revolução tão grande no Brasil e é tão bem visto lá fora que tem muita gente reclamando a paternidade do filho bonito. Mas o Bolsa Família é uma conquista social de toda população. É a conquista de um trabalhador, que teve a ousadia de distribuir renda ao chegar à Presidência da República, e de uma mulher que teve a coragem de expandir esses benefícios. "O pobre está mais livre para exercer sua cidadania, não precisa mais trocar o seu voto por feijão, por jabá, por comida", como afirmou (link is external) o ex-presidente Lula, em cerimônia dos 10 anos do programa. Essa distribuição beneficia indiretamente a todxs xs brasileirxs, já que movimenta a economia. É mais Brasil pra todos nós.

Uso racional >> 6 técnicas para fazer reuso de água em casa

Como a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão entre as grandes pautas atuais em todo o mundo, é muito comum que um número excessivo de informações sobre esses temas nos seja repassado diariamente, seja na internet, na televisão ou nos jornais. Isso faz com que muitas pessoas acabem por não assimilar as informações e deixem de colocar em prática ações simples e eficazes na preservação de recursos.
 
© Depositphotos.com / SSilver Com atitudes simples, podemos evitar o desperdício de água.
Assim, como a reutilização da água é uma ótima forma de preservar esse recurso natural tão importante, separamos algumas dicas bem simples para que você possa fazer o reúso da água em sua própria casa, confira!
  •  A água proveniente do banho pode ser canalizada para utilização na descarga sanitária, bastando, para isso, de uma pequena obra no encanamento. 
  •  Na cozinha, a água também pode ser reutilizada. A água proveniente do cozimento de legumes, por exemplo, é extremamente rica em sais minerais e vitaminas. Utilize essa água para cozimento de outros alimentos ou mesmo no preparo de pratos, tais como sopas.
  •  A água que escoa de pavimentos domésticos, tal como o telhado, pode ser direcionada por uma calha para uma cisterna. Assim, é possível aproveitar essa água.
  •  Para as pessoas que vivem em casa, coletar a água da chuva é uma ótima maneira de conservação, visto que essa água é ótima para inúmeros afazeres domésticos, como regar plantas ou lavar uma área.
  •  A água que sai da máquina de lavar também pode ser reutilizada, principalmente na descarga de bacias sanitárias. Para isso, basta armazená-la.
  •  O simples ato de lavar a louça com bacias e não com água corrente da torneira aberta, já é uma maneira de reúso da água. Para tornar a lavagem da louça ainda mais eficiente, utilize duas bacias: uma para ensaboar e a outra para enxaguar as louças.
Ideias muito simples e bastante eficientes, não é mesmo? Então, antes de colocar em prática, atente-se para esse dado chocante sobre o consumo de água diário: a vazão média de uma torneira é de impressionantes 12 litros por minuto!

Portanto, lembre-se sempre de manter a torneira fechada quando estiver realizando tarefas cotidianas diárias, tais como ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça. Lembre-se que, com atitudes simples, podemos promover em nossos lares uma bela economia de água e evitar o desperdício.

Fonte:http://www.fragmaq.com.br/blog/6-tecnicas-reuso-agua-casa/?utm_source=fanpage&utm_medium=3rs&utm_campaign=agua-reuso-reciclagem

Resultados de um mandato de grandes ações >> UFRN realiza aula inaugural do curso Multicampi de Medicina em Caicó

UFRN realiza aula inaugural do curso Multicampi de Medicina em Caicó

Nesta sexta-feira (25), a UFRN realiza, em Caicó, solenidade de Aula Inaugural do Curso de Medicina Multicampi. Evento ocorrerá no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, Campus Caicó.

A primeira turma da nova graduação inicia seu primeiro semestre letivo no dia 28 de Julho, com 40 alunos matriculados, distribuídos em três campi da UFRN: Caicó, Santa Cruz e Currais Novos, abrangendo as regiões do Seridó e Trairi.

O sonho de levar o curso de Medicina para o Seridó e região se concretizou graças, também, a luta e empenho da deputada federal Fátima Bezerra (PT), cuja atuação foi decisiva para que a UFRN não ficasse de fora da primeira fase da proposta de expansão da oferta de vagas do ensino médico.

É o que reafirma a reitora da UFRN, Ângela Paiva. “Faço novamente reconhecimento, de público, do papel fundamental que a deputada Fátima teve para garantir as vagas de medicina já nessa fase. A sua dedicação e insistência junto ao MEC resultou em mais essa grande conquista para o povo Potiguar”, frisa Ângela Paiva.

Segundo Fátima Bezerra, a aula inaugural será um dia de grande emoção e sentimento de dever cumprido, e que interiorizar a educação superior e o ensino técnico “significa oportunizar que jovens e adultos se formem, se qualifiquem sem necessariamente sair da sua região”.

Ao comemorar o início das aulas, a deputada Fátima relembra o passado. “Sou daquela geração que assistiu, com tristeza, a UFRN fechar campi, ameaçar diminuir o número de vagas/cursos diante da vergonhosa situação de abandono, de sucateamento que enfrentava. Agora, felizmente, graças aos governos Lula e Dilma a realidade é oposta. Além da reabertura dos campi temos mais cursos, mais vagas, mais investimentos. O desafio agora é avançar cada vez mais”, finaliza.

Nesta sexta-feira (25), a UFRN realiza, em Caicó, solenidade de Aula Inaugural do Curso de Medicina Multicampi. Evento ocorrerá no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, Campus Caicó.

A primeira turma da nova graduação inicia seu primeiro semestre letivo no dia 28 de Julho, com 40 alunos matriculados, distribuídos em três campi da UFRN: Caicó, Santa Cruz e Currais Novos, abrangendo as regiões do Seridó e Trairi.

O sonho de levar o curso de Medicina para o Seridó e região se concretizou graças, também, a luta e empenho da deputada federal Fátima Bezerra (PT), cuja atuação foi decisiva para que a UFRN não ficasse de fora da primeira fase da proposta de expansão da oferta de vagas do ensino médico.

É o que reafirma a reitora da UFRN, Ângela Paiva. “Faço novamente reconhecimento, de público, do papel fundamental que a deputada Fátima teve para garantir as vagas de medicina já nessa fase. A sua dedicação e insistência junto ao MEC resultou em mais essa grande conquista para o povo Potiguar”, frisa Ângela Paiva.

Segundo Fátima Bezerra, a aula inaugural será um dia de grande emoção e sentimento de dever cumprido, e que interiorizar a educação superior e o ensino técnico “significa oportunizar que jovens e adultos se formem, se qualifiquem sem necessariamente sair da sua região”.

Ao comemorar o início das aulas, a deputada Fátima relembra o passado. “Sou daquela geração que assistiu, com tristeza, a UFRN fechar campi, ameaçar diminuir o número de vagas/cursos diante da vergonhosa situação de abandono, de sucateamento que enfrentava. Agora, felizmente, graças aos governos Lula e Dilma a realidade é oposta. Além da reabertura dos campi temos mais cursos, mais vagas, mais investimentos. O desafio agora é avançar cada vez mais”, finaliza

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Brasil perde o escritor Ariano Suassuna

Bom dia!

Na foto, Ariano Suassuna, dramaturgo, romancista e poeta brasileiro.

O escritor Ariano Suassuna morreu na tarde desta quarta-feira (23). Ele passou mal em casa, na noite de segunda-feira (21), e foi levado ao Real Hospital Português, em Recife (PE), após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Infelizmente, assim como João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, Suassuna foi mais um, dos principais escritores brasileiros que faleceu neste julho de 2014

Suassuna, que tinha 87 anos, morreu às 17h15, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana.

Como pernambucana Luciana contou que esteve com Ariano em muitas situações e que ele sempre foi cordial e gentil no trato com as pessoas. “No nosso último contato direto, em ato da campanha, insistiu para me ceder o lugar em que estava sentado. Esse gesto de cavalheirismo, de preocupação e cuidado com o outro me vem com muita força nesse momento de despedida. Excelente contador de histórias, pessoa de agradável convívio, homem lúcido e íntegro, ícone da nossa cultura”.

A deputada salientou ainda que o escritor deixará marcas no imaginário popular. “De certa maneira, ele conseguiu entender a alma do povo”, ressaltou Luciana Santos.

O jornalista, escritor pernambucano e colunista do Vermelho, Urariano Mota, falou à Rádio Vermelho sobre Suassuna. “Um nacionalista sem trégua. Amante do povo brasileiro, amante incurável, sem remédio ou subserviência”.

Para Urariano, “o mais importante é destacar que ele era um humanista, um conhecedor de humanismo clássico, um homem cultíssimo, um erudito que se disfarçava bem na fala de sertanejo, no sotaque pernambucano, nordestino entranhado. No seu amor pelo povo, no nacionalismo que busca o melhor da civilização brasileira, era um exemplo a ser seguido por todos os escritores brasileiros”, disse.
Em vida

Nascido em João Pessoa, quando a capital paraibana ainda se chamava Nossa Senhora das Neves, em 1927, ainda adolescente, Ariano Vilar Suassuna foi morar no Recife, onde terminou os estudos secundários e deixou seu nome marcado na cultura literatura brasileira, especialmente no teatro e na literatura.

Em 1946, na capital pernambucana, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco, junto com o amigo Hermilo Borba Filho. No ano seguinte, escreveu sua primeira peça teatral, Uma Mulher Vestida de Sol, seguida de Cantam as Harpas de Sião e Os Homens de Barro. Em 1955, escreveu sua obra mais popular, Auto da Compadecida, que conta as aventuras de dois amigos, Chicó e João Grilo, no Nordeste brasileiro. A peça foi adaptada duas vezes para o cinema, em 1969 e 2000.

Suassuna continuou criando, escrevendo peças de teatro, romances e poesias. O Santo e a Porca, Farsa da Boa Preguiça e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta são algumas das dezenas de obras dele. A maioria delas foi traduzida para outros idiomas, como francês, alemão, espanhol, inglês e holandês. Em 1989, passou a ocupar a Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.

Carismático, Suassuna esbanjou simpatia por onde passou. Mais recentemente, apresentou sua “aula-espetáculo” por todo o Brasil, onde ensinou formas de arte para o público e mostrou a riqueza da cultura do país, contando histórias, “causos” e piadas. Suassuna mostrou ao povo brasileiro como ele é inventivo, engraçado, esperto e interessante e provou que não existe nada do lado de lá das fronteiras que possamos invejar.

Em uma de suas últimas passagens por Brasília, Suassuna encerrou a aula-espetáculo valorizando, não sua obra, mas a de outro brasileiro. O escritor citou o filósofo Matias Aires como exemplo da qualidade nacional, mas também como um resumo da sua própria trajetória, “e da de todos nós”, neste mundo.

“Quem são os homens mais do que a aparência de teatro? A vaidade e a fortuna governam a farsa desta vida. Ninguém escolhe o seu papel, cada um recebe o que lhe dão. Aquele que sai sem fausto, nem cortejo, e que logo no rosto indica que é sujeito à dor, à aflição, à miséria, esse é o que representa o papel de homem. A morte, que está de sentinela, em uma das mãos segura o relógio do tempo. Na outra, a foice fatal. E, com esta, em um só golpe, certeiro e inevitável, dá fim à tragédia, fecha a cortina e desaparece”, disse, então, Ariano Suassuna.

Da redação do Vermelho, com informações da Agência Brasil

Presidenta sanciona Lei que institui Política Nacional de Cultura Viva

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 13.018/2014, que estabelece a Política Nacional de Cultura Viva. Publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira (23), a lei tem como principal objetivo ampliar o acesso da população brasileira aos direitos culturais. Para isso, o documento conta com parcerias nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

A nova legislação transforma o Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural (Cultura Viva), idealizado em 2004, em política de Estado, que é viabilizada por meio de três instrumentos. O primeiro deles, chamado de “pontos de cultura”, compreende as entidades não governamentais sem fins lucrativos que desenvolvem ações culturais continuadas nas comunidades locais.

O segundo instrumento é chamado de “pontões de cultura”. São espaços culturais ou redes regionais e temáticas que articulam os pontos de cultura. A proposta permite a parceria entre ambos com escolas de ensino fundamental e médio de todo o País, para a divulgação de suas ações e bens culturais.

O terceiro pilar da nova política nacional é o Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, composto pelos grupos que desenvolvem ações culturais e que possuem certificação simplificada concedida pelo Ministério da Cultura.

A iniciativa também conta com ações estruturantes no apoio à cultura como: intercâmbio e residência artísticas, cultura digital, conhecimentos tradicionais, memória e patrimônio, entre outras.
Com a nova legislação, a União, por meio do Ministério da Cultura e dos entes federados parceiros, é autorizada a transferir de forma direta os recursos às entidades culturais integrantes do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, com a finalidade de prestar apoio financeiro à execução das ações da política nacional.

Portaria define regra para financiamento de produção agroecológica

Os agricultores familiares interessados em financiar projetos agroecológicos agora precisam seguir algumas regras.  As normas estão publicadas no Diário Oficial da União. No documento, constam também orientações para quem ainda não produz sem agrotóxicos mas deseja fazer a transição.

O agricultor não pode usar fertilizantes sintéticos de alta solubilidade nem reguladores de crescimento e aditivos sintéticos na alimentação animal. Também não são permitidos agrotóxicos, exceto biológicos e os produtos fitossanitários registrados com uso aprovado para a agricultura orgânica.

Para o financiamento, o produtor precisa ter um plano simplificado ou projeto técnico de crédito.  As instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) habilitadas para a elaboração desses planos ou projetos devem estar cadastradas nos banco ou agentes financeiros que operam o sistema de crédito para a agricultura familiar.

Mais detalhes, podem ser conferidos na portaria.
 

Entidades discutem projetos de reforma política


O bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, dom Joaquim Giovani Mol, participou de reunião, no dia 16, para tratar dos projetos de Reforma Política apoiados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e alguns organismos ligados à entidade. O encontro, realizado na sede da Conferência, em Brasília (DF), concluiu que as duas iniciativas caminharão juntas.

Os projetos que foram objetos de debate têm como objetivo modificar o cenário político do Brasil, com mais transparência e moralidade nos processos eleitorais e de governo. São eles: o projeto de lei de iniciativa popular, conduzido pela Coalizão Democrática para a Reforma Política e Eleições Limpas, e o Plebiscito Popular para convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para Reforma Política, liderado pela Plenária Nacional dos Movimentos Sociais Brasileiros.

Na reunião, em que estiveram presentes membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais Brasileiros e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), foi decidido que será enviada uma carta para explicar às entidades que as duas propostas podem ser desenvolvidas paralelamente e em conjunto. Em agosto, haverá um seminário para as organizações que conduzem os projetos.

Também foi estabelecido que, de 1 a 7 de setembro, será promovida a “Semana Nacional pela Reforma Política”. Na ocasião serão distribuídos por todo país pontos para coleta de assinaturas e votos para o plebiscito, em um ato conjunto dos dois projetos.

Saiba mais
O projeto de lei de inciativa popular para Reforma Política é uma iniciativa da CNBB e da OAB que deu origem à Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, apoiada por quase cem entidades e por 170 parlamentares.

O projeto pretende proibir o financiamento de campanhas eleitorais por empresas, com implantação do financiamento público e de pessoas físicas, ambos limitados; adotar o sistema eleitoral proporcional em dois turnos, no qual o eleitor inicialmente vota num programa partidário e posteriormente escolhe um dos nomes da lista ordenada no partido; promover a alternância de homens e mulheres nas listas de candidatos dos partidos, para aumentar o número de representações femininas nas casas legislativas, que hoje é de apenas 9% dos parlamentares; e fortalecer os mecanismos de participação popular como Plebiscito, Referendo e Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

A outra mobilização é o Plebiscito Popular. Trata-se de uma iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais Brasileiros, apoiado por diversas Pastorais Sociais e busca recolher votos para fazer com que haja a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para Reforma Política. A mobilização, segundo consultores da Semana Social Brasileira, pode ajudar no trabalho de educação política, com esclarecimento à população sobre o funcionamento dos poderes públicos e processos ali desenvolvidos.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/noticias/14590-projetos-de-reforma-politica-caminharao-juntos

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Educação >> MEC inicia construção de currículo nacional

 O Ministério da Educação (MEC) dá nesta quinta-feira, 3, o pontapé inicial para a construção da chamada Base Nacional Comum da Educação Básica, que prevê o que os estudantes brasileiros devem aprender a cada etapa escolar. Previsto na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), esse dispositivo nunca foi elaborado. É tido por especialistas como fundamental para avanço educacional e na garantia da qualidade do ensino.

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC recebe nesta quinta um documento que será o "desencadeador" do debate nacional sobre o tema. O texto foi coordenado pela ex-diretora de currículos e educação integral da pasta, Jacqueline Moll. "Estamos propondo uma discussão em regime de colaboração onde estejam presentes o MEC na condução, secretarias e uma participação mais ampla possível", disse ao Estado a titular da SEB, secretária Maria Beatriz Luce. "O MEC está aberto a construir conjuntamente se a Base Nacional será menos ou mais detalhada."

Depois do longo processo de discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no mês passado pela presidente Dilma Rousseff (PT), esse deve ser o debate que vai mobilizar o setor talvez nos próximos anos. A criação de uma base nacional sempre esteve acompanhada de resistência de setores de pesquisadores, que temem um engessamento da autonomia do professor. O respeito a diferenças regionais também é temido.

Além de definir com mais clareza o que se espera que os alunos aprendam nas determinadas fases escolares, a Base Nacional ainda guiará o processo de avaliação e da própria formação de professores. Hoje, as diretrizes da Prova Brasil (avaliação federal da educação básica) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) servem de indutores dos currículos municipais e estaduais, mas são considerados genéricos.

A articulação em torno do tema conta com a participação da União de Dirigentes Municipais e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e também do Conselho Nacional de Educação (CNE). "O compromisso com o CNE é que o MEC coloque o documento para a apreciação online, e todo o País envie sugestões. Isso deve acontecer até o final de agosto", disse Rosa Neide Soares, representante do Consed.

Um grupo de mais de 50 especialistas e entidades também conversam há mais de um ano sobre o assunto, reunindo evidências internacionais e agrupando interessados. "A gente tem se dedicado muito a levantar evidências, mobilizar e colocar o tema em voga", disse Alice Ribeiro, secretária executiva do projeto de construção de uma Base Nacional Comum da Educação. "Cada escola vai aperfeiçoar de acordo com sua realidade", afirmou a ex-secretária de Educação Básica do MEC Maria do Pilar Lacerda.

Eleição presidencial >> Dilma a favorita

A FAVORITA

Segundo o Índice Band, ferramenta do programa Band Eleições, a presidenta Dilma tem 50% do votos válidos para as #EleiçõesPresidenciais2014.

O índice, que será divulgado às segundas-feiras, indicará a evolução dos  candidatos na disputa.

A ferramenta é baseada nos dados de diversos institutos de pesquisa consolidados pelo cientista político Antonio Lavareda. 

Ele analisa os votos considerados válidos e faz uma média ponderada com a síntese dos dados.

Na primeira análise, a presidenta Dilma foi a predileta de 50% dos entrevistados. O tucano Aécio Neves alcançou 27%, Eduardo Campos (PSB), 14%;  e Pastor Everaldo (PSC), 4%.

Veja em http://bit.ly/1kNIYxj

Segundo o Índice Band, ferramenta do programa Band Eleições, a presidenta Dilma tem 50% do votos válidos para as EleiçõesPresidenciais2014‬.
O índice, que será divulgado às segundas-feiras, indicará a evolução dos candidatos na disputa.

A ferramenta é baseada nos dados de diversos institutos de pesquisa consolidados pelo cientista político Antonio Lavareda.

Ele analisa os votos considerados válidos e faz uma média ponderada com a síntese dos dados.

Na primeira análise, a presidenta Dilma foi a predileta de 50% dos entrevistados. O tucano Aécio Neves alcançou 27%, Eduardo Campos (PSB), 14%; e Pastor Everaldo (PSC), 4%.

Veja mais em: http://bit.ly/1kNIYxj

Gaza >> a situação de horror está piorando, mas essa parece ser a maior campanha já vista para acabar com este pesadelo e as empresas estão se pronunciando.



Uma nova onda de violência se espalha entre Israel e Palestina, e mais crianças foram mortas. Chegou a hora de uma ação pacífica para acabar de uma vez por todas com esse pesadelo. Nossos políticos e empresas continuam a financiar, apoiar e investir na violência, mas podemos impedir isso se exigirmos dos principais bancos, fundos de pensão e empresas que retirem seus investimentos -- junte sua voz agora:

assine a peticao
 
Uma nova onda de violência se espalha entre Israel e Palestina, e mais crianças foram mortas. Não basta apenas pedir mais um cessar-fogo. É hora de uma ação pacífica para acabar com esse pesadelo de décadas.

Nossos governos fracassaram. Enquanto falam de paz e aprovam resoluções da ONU, eles mesmos (e grandes empresas internacionais) continuam financiando, apoiando e investindo na violência. A única maneira de interromper esse ciclo infernal no qual Israel confisca as terras palestinas, famílias palestinas inocentes são punidas colectivamente diariamente, o Hamas continua a lançar foguetes e Israel não cessa seu bombardeio à Gaza, é tornando o custo econômico desse conflito alto demais.

Sabemos que essa estratégia funciona. Quando os países-membros da União Europeia emitiram diretrizes para não financiar os assentamentos israelenses ilegais, a medida fez o chão tremer nos gabinetes. E, quando uma campanha cidadã persuadiu com sucesso um fundo de pensão holandês, o PGGM, a retirar seus recursos dos assentamentos, foi um alvoroço político.

Talvez não pareça que esse tipo de ação acabe com a matança atual, mas a história nos ensina que aumentar o custo financeiro da opressão pode abrir o caminho para a paz. Clique para pressionar os 6 principais bancos, fundos de pensão e negócios com investimentos em Israel a retirarem tais investimentos. Se cada um de nós tomar essa atitude agora e ajudar a fazer pressão, eles poderão retroceder, a economia de Israel vai sofrer um impacto e poderemos derrubar os extremistas que lucram politicamente com essa situação infernal:

https://secure.avaaz.org/po/israel_palestine_this_is_how_it_ends_rb/?bCSTdbb&v=42868

Questão ambiental >> Declínio de aves insetívoras está associado ao uso de agrotóxico, afirmam especialistas

Este estorninho é uma das 15 espécies de aves cujo declínio na população tem sido associado ao uso de agrotóxicos na Holanda.
Pela primeira vez, pesquisadores traçam conexões claras entre os efeitos sistêmicos da imidacloprida, da família dos neonicotinoides, com a retração de populações de aves. 


Na Holanda, pesquisadores e ornitólogos preocupados com a redução de populações de aves insetívoras em áreas agrícolas avaliaram diversas causas e concluíram que isso está ocorrendo devido aos altos níveis de imidacloprida, um inseticida sistêmico.

Da família do neonicotinoide, a imidacloprida é muito utilizada na agricultura e horticultura para tratar sementes e bulbos, afetando o sistema nervoso central dos insetos e deixando-os desorientados ou paralisados antes de morrerem. O mesmo agrotóxico é ligado à mortalidade de abelhas e outros invertebrados.

Leia também: Cientistas descobrem o que está matando as abelhas, e é mais grave do que se pensava


Este é o primeiro estudo que correlaciona o agrotóxico com possíveis efeitos danosos – através da cadeia alimentar – para vertebrados.

“O uso do imidacloprida é o fator que melhor explica o declínio das populações em comparação com outros fatores, como o uso da terra”, explicou o professor Hans de Kroon, da Universidade de Radboud, que supervisionou o estudo, publicado na revista Nature.


“Nossos resultados indicam que o impacto dos neonicotinoides sobre o ambiente natural é ainda mais substancial do que tem sido relatado recentemente, e relembra os efeitos dos inseticidas persistentes do passado”, enfatizou.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Centro Sovon para Ornitologia de Campo, e abrangeu dados detalhados sobre as tendências e fatores ambientais que afetam as populações locais de 15 espécies de aves, como estorninhos e andorinhas.

Os biólogos combinaram informações da secretaria de água distrital com contagens sistemáticas das aves feitas antes e após a introdução da imidacloprida, em 1995.


Literatura >> Programação Flipipa 2014


Quinta, 7 de agosto

TENDA LITERÁRIA

[Mesa 1] “Jorge Mautner, o Filho do Holocausto”
O romance autobiográfico lançado em 2006, que resultou no filme dirigido por Heitor D'Alincourt, e Pedro Bial, é um dos temas dessa mesa.

[Mesa 2] “Toda a poesia mora em Paulo Leminski”, com José Miguel Wisnik
A poesia de Paulo Leminski revela uma síntese entre a coloquialidade e o rigor da construção formal, herdada da estética concretista.
+ Caminhão Bibliosesc - bliblioteca itinerante
Ação Sesc de Incentivo à Leitura com autores convidados
Tenda Sesc Literária
Grupo SESC Dramaturgia apresenta encenações de obras literárias
Cozinha Brasil SESI - oficinas e degustações
Tenda de Artesanato Sebrae/RN

Sexta, 8 de agosto

TENDA LITERÁRIA

[Mesa 3] “A Saga dos Lacerda: Do final do império a Era Vargas”, com Rodrigo Lacerda
Neto do político Carlos Lacerda, o escritor e historiador Rodrigo Lacerda falará sobre seu livro “República das Abelhas”, obra que descreve o percurso familiar de três gerações de políticos: do abolicionista Sebastião Lacerda; dos filhos Maurício, Fernando e Paulo; e do neto.

[Mesa 4] “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, com Mário Magalhães
A vida de Carlos Marighella (1911-69) foi tão frenética quanto surpreendente.
+ Caminhão Bibliosesc
Ação Sesc de Incentivo à Leitura com autores convidados
Tenda Sesc Literária
Grupo SESC Dramaturgia apresenta encenações de obras literárias
Cozinha Brasil SESI - oficinas e degustações
Tenda de Artesanato SEBRAE/RN

Sábado, 9 de agosto

TENDA LITERÁRIA

[Mesa 5] “Capinan e a Tropicália”, com José Carlos Capinan e Gereba Barreto
Palestra-recital marca o encontro deste que é um dos maiores poetas compositores do País, com o virtuosismo do cantor e violonista Gereba Barreto.
[Mesa 6] “O Romance no contexto do Nordeste Brasileiro”, com Ariano Suassuna
+ Caminhão Bibliosesc
Ação Sesc de Incentivo à Leitura com autores convidados
Tenda Sesc Literária
Grupo SESC Dramaturgia apresenta encenações de obras literárias
Cozinha Brasil SESI - oficinas e degustações
Tenda de Artesanato SEBRAE/RN

Fonte:http://www.flipipa.org/2014/07/programacao-flipipa-2014.html#.U85t_hEB-EA.facebook

terça-feira, 22 de julho de 2014

Rede Estadual de Educação >> Professores em exercício ou licenciados, são acusados pelo Governo de serem funcionários fantasmas


 Mais de 500 professores da rede estadual de ensino estão sendo acusados pelo Governo de serem funcionários fantasmas. A acusação foi feita por meio de uma lista divulgada no Diário Oficial do Estado.

Confira a lista AQUI

Segundo a direção do SINTE/RN, na lista há vários erros, onde educadores aposentados e outros em plena licença prêmio são citados, além de profissionais em pleno exercício de suas atividades.

O coordenador geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud, avalia que a situação escancara ainda mais o despreparo da atual gestão estadual. “Essa distorção mostra a incapacidade e falta de gestão do Governo, pois o executivo não tem capacidade de saber onde os profissionais da educação se encontram (lotados)”. O sindicalista lembra que na última lista, divulgada há cerca de dois meses, seu nome estava entre os convocados a prestar esclarecimentos. Porém, o coordenador/professor está lecionando normalmente desde fevereiro deste ano.

Um caso semelhante é o de Maria Beatriz, coordenadora da Regional de Mossoró. A professora está de licença especial, onde aguarda a publicação da sua aposentadoria. Entretanto, o nome da sindicalista também está na lista dos recrutados, divulgada no diário oficial. “Isso é uma total desorganização. Até parece perseguição política”, avalia. Maria Beatriz diz que não vem recebendo um centavo em seu contra cheque.

A direção do SINTE/RN exige que o Governo corrija estas distorções. Entretanto, o Sindicato deixa claro que não concorda com a existência de funcionários fantasmas. O SINTE/RN combate qualquer tipo de desvio, já que preza pelos princípios éticos em sua total amplitude.

Escola de Formação do SINSENAT debate dia Internacional da Mulher Negra


diadamulhernegraDia 25 de julho é o dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. 

A criação desse dia tem por objetivo debater, conhecer e visibilizar a condição de vida das mulheres dessas partes do mundo.

Nesse contexto, realizaremos na quarta-feira (23), às 9h da manhã, na biblioteca da Escola, localizada na sede do sindicato, oficina para debater a importância dessas mulheres para a sociedade.

Tod@s estão convidados. Participem!

www.sinsenat.org

Dez coisas que você precisa saber sobre o Marco Civil da internet

Os principais especialistas no assunto em todo o mundo elogiam o Brasil e o apontam como exemplo a ser seguido.

O projeto de um marco civil da internet ganhou força no ano passado, quando a presidenta Dilma decidiu prioriza-lo e pediu urgência para sua aprovação pelo Congresso.

Depois de aprovado, os principais especialistas no assunto em todo o mundo passaram a elogiar o Brasil e apontar o país como exemplo a ser seguido.

1)O BRASIL É PIONEIRO NO MUNDO
O novo marco civil da internet põe o Brasil na vanguarda quando o assunto é tecnologia. Fomos o primeiro país a garantir, por lei, direitos e deveres que garantem a liberdade na internet.

2)OS PRINCIPAIS ESPECIALISTAS ELOGIAM
Veja por exemplo o que disse Tim Berners-Lee, tido como o criador da World Wide Web (www): “Há uma tentação de se controlar a internet, seja por governos ou empresas. O Marco Civil do Brasil impede que isso aconteça “, Tim Berners-Lee, tido como o criador da World Wide Web (www)

3)PRIVACIDADE GARANTIDA
Antes, nada impedia que a navegação do usuário fosse gravada, identificada e até vendida. Agora, esse tipo de prática está proibida.

4)GARANTIMOS A NEUTRALIDADE DA REDE. MAS O QUE É ISSO?
Algumas empresas queriam cobrar a mais por certos tipos de conteúdo na internet, principalmente vídeos. A ideia era criar pacotes específicos de acesso à rede (um pacote para ler textos, mais barato; outro pacote com acesso a vídeos online, mais caro; e assim por diante…) A neutralidade da rede impede que elas façam isso, pois as obriga a tratar de forma igualitária os pacotes de dados, sem fazer distinção por conteúdo, origem, destino etc.

5)TEMOS AGORA A LEGISLAÇÃO MAIS AVANÇADA NO MUNDO
Sabe quem diz isso? Os maiores especialistas em internet, como Fadi Chehadé, o principal executivo da Icann, uma das organizações que controlam a estrutura da rede; Vint Cerf, vice-presidente do Google; e Nnenna Nwakanma, representante da sociedade civil e participante da fundação pelo software aberto África.

6)SEM CENSURA
O marco civil da internet assegura que só é possível retirar algum conteúdo da rede com ordem judicial, evitando a censura, privada ou governamental — a única exceção é para a retirada de imagens de nudez ou ato sexual de caráter privado, para garantir a privacidade das pessoas.

7)VÁRIAS INSTITUIÇÕES DE DEFESA DA DEMOCRACIA APOIAM
O marco civil da internet é apoiado por entidades de defesa da liberdade do Brasil e do exterior. Veja algumas delas: ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital), ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa Pós-graduação em Educação), ASL (Associação Brasileira da Software Livre), Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor); e as internacionais Asociación para el Progreso de las Comunicaciones, Center for Democracy and Technology, Reporters Sans Frontières, Mozilla Foundation, Human Rights Foundation.

8)A INTERNET PRECISA DE REGRAS?
Quando a rede mundial de computadores surgiu, há mais de 20 anos, os defensores da internet livre eram contra qualquer tipo de regulação. Com o tempo, isso mudou e eles passaram a defender regras que assegurem os direitos dos internautas. Foi assim que surgiu o marco civil da internet.

9) VEJA QUEM APOIOU O MARCO CIVIL DA INTERNET
Personalidades que defendem a internet livre e para todos se manifestaram a favor do projeto: o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, o humorista Rafinha Bastos, o ator Wagner Moura, o ator Gregório Duvivier, o apresentador Marcelo Tas…

10)VEJA O QUE DISSE PIERRE LÉVY
“O Brasil está na vanguarda. O marco civil da internet é muito bom e o melhor é que ele foi feito de forma colaborativa”.  Pierre Lévy é referência mundial em cibercultura. Ele é professor da Universidade de Paris e também defende o marco civil da internet aprovado no Brasil: “O Brasil está na vanguarda. O marco civil da internet é muito bom e o melhor é que ele foi feito de forma colaborativa”

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do site Dilma.com.br