sábado, 29 de maio de 2021

EM LAJES >> A que ponto chega a falta de noção e de criatividade da atual gestão municipal


Desde ontem está circulando no Instagram da Prefeitura de Lajes, https://www.instagram.com/prefeituradelajes/  o post acima, em que, para dizer o pagamento dos servidores está em dia, acabam atacando os profissionais que tem dois vínculos. 

Parece piada mas foi isso mesmo! O que serve para nos mostrar o nível de marketing (comunicação)!

Nesse sentido seguem alguns esclarecimentos:

1. Pagamento em dia e também antecipado em Lajes, não é nenhuma novidade, vem acontecendo initerruptamente desde a ano de 2009, e agora é que não há motivos para atrasos, já  que a prefeitura está recebendo recursos extras (impostos pagos pelos empreendimento eólicos);

2. Se uma parte dos funcionários efetivos tem dois vínculos funcionais, isso ocorre graças a competência de terem sido aprovados(as) em concurso público;

3. Considero necessário realmente é preocupar-se sim em diminuir a quantidade de funcionários contratados e comissionados, pois essa era uma das principais "promessas" da atual gestão...

Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

LUTA PELA TRANSPOSIÇÃO >> Deputado Francisco do PT tem buscado a agilização para que as águas do São Francisco cheguem ao nosso estado!

O Deputado Estadual Francisco do PT realizou mais uma visita técnica ao ponto limite da obra do PISF é mais um passo no mais gigantesco projeto hídrico já realizado no Brasil.

A concretização dos quase 600 km de condução de água vai abastecer e reforçar a segurança hídrica de metade do Rio Grande do Norte. 

Dentro da obra uma disputa política enorme. Ai tem Rogério Marinho e o tema que trará Bolsonaro ao RN. Eles tentam afirmar que os 6% restantes é mais importante do que os 94%  feitos por Lula e Dilma.

Além disso querem entregar essa obra como um "presente" do bolsonarismo. 

A nossa versão conta outra história. 

Primeiro o povo nordestino esperou por mais de 1 século, desde 1846. Depois Lula colocou efetivamente a obra pra andar e Dilma fez chegar muito perto da conclusão. 

Mais recentemente, a luta pela conclusão foi retomada com duas grandes passagens: 1) a 1a Caravana das Águas, liderada por Fátima Bezerra; e 2) A 2a Caravana das Águas, coordenada por Francisco do PT.

Segue a luta pela conclusão da Transposição do São Francisco.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

DESESPERO >> Em ano pré-eleitoral, oposição a Fátima protocola CPI para investigar contratos do Governo na pandemia no RN

Na tentativa de criar um fato político para as eleições de 2022, além de desviar o foco da CPI da Covid no Senado que apura graves indícios de irregularidades em atos e omissões do governo Bolsonaro para combater a pandemia, deputados de oposição ao governo Fátima protocolaram nesta quinta-feira (27) uma CPI para apurar contratos relacionados a covid-19 no Estado.

Um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e encaminhado à CPI da covid-19 no Senado nesta semana apontou irregularidades na aplicação de recursos federais destinados ao combate à pandemia em 20 estados e no Distrito Federal. O Rio Grande do Norte não aparece na lista.

Em abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também atestou a lisura no uso de recursos federais enviados ao Rio Grande do Norte e também no contrato que envolve a compra de respiradores via Consórcio do Norte, um dos alvos da CPI. Os aparelhos não chegaram, mas foi o próprio Governo que denunciou o extravio dos equipamentos pela empresa contratada. O caso segue na Justiça.

Assinaram a CPI 10 deputados de oposição: Gustavo Carvalho (PSDB), José Dias (PSDB), Kelps Lima (SDD), Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Tomba Farias (PSDB), Coronel Azevedo (PSC), Subtenente Eliabe (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Galeno Torquato (PSD). Eram necessárias oito assinaturas, no mínimo.

Um fato interessante: Torna-se importante mostrar que, seis deputados que assinaram CPI da Covid pediram suspensão da CPI da Arena das Dunas! Fonte:https://www.saibamais.jor.br/deputados-de-oposicao-ao-governo-protocolam-cpi-da-covid-no-rn/

Segue abaixo outra matéria sobre o assunto:

Francisco do PT questiona instalação da CPI da Covid-19 para investigar governo Fátima na ALRN

Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira 26, o deputado estadual Francisco do PT usou o horário do grande expediente para falar sobre a possível instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 na Casa Legislativa. 

O parlamentar disse estar tranquilo quanto a legitimidade do instrumento que é prerrogativa do parlamento e por confiar na honestidade e transparência do Governo da professora Fátima Bezerra (PT). “Não temos o que temer. Estamos diante de um governo honesto e transparente.

Que veio para tirar o RN de um abismo profundo”, ressaltou Francisco, dizendo que espera que a Casa Legislativa tenha com a CPI da Covid-19 o mesmo tratamento que vem tendo com mais duas CPI´s instaladas na Assembleia. “Espero a mesma conduta. 

Hoje esse parlamento tem instalado a CPI da Arena das Dunas que está suspensa com a justificativa que não se tinha condições de tramitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o modelo de sessão remota”, disse. 

Francisco indagou os deputados com mandatos anteriores sobre a não instalação de CPIs em outros governos, além do atrasos de salários dos Governos passados. “É preciso que se questione. Estou em meu primeiro mandato e nos anos anteriores não vi os meus colegas deputados investigando temas como os citados acima”, indagou.

Deputado do RN pede desligamento de bloco partidário por não concordar com CPI da Covid

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) solicitou, na sessão desta quinta-feira 27 da Assembleia Legislativa, no horário destinado aos deputados, o desligamento do bloco partidário ‘PSD/PSC/DEM’, do qual faz parte. Além de Vivaldo, o bloco é formado pelos deputados Coronel Azevedo (PSC), Galeno Torquato (PSD) e Getúlio Rêgo (DEM). 

O parlamentar demonstrou indignação com o bloco por fazer parte de um grupo que assinou o requerimento com pedido de abertura de CPI para investigar a gestão da pandemia do governo Fátima Bezerra (PT). “Olhei atentamente a lista de governadores citados pela CPI do Senado e não constava o nome da governadora do Rio Grande do Norte e por que ela não está? Porque não existe nada contra. Fátima é ficha limpa”, justificou Vivaldo, relatando que os governadores convocados pelos senadores, têm suas gestões sob suspeita a partir de investigações do Tribunal de Contas da União e da Polícia Federal. “A CPI do Rio Grande Norte é politiqueira”, afirmou Vivaldo Costa, lembrando que a Casa tem uma CPI “que foi abortada sob argumento que teríamos que enfrentar a Covid. 

Assim foi adiada a CPI da Arena das Dunas”, disse Vivaldo, ressaltando que há uma “virulência” contra a governadora Fátima Bezerra. “Fiquei profundamente indignado. Peço desligamento do bloco tão grande é minha indignação”, atestou o deputado. O parlamentar afirmou ainda que em mais de 40 anos na Assembleia Legislativa, nunca ninguém o viu tão indignado. “Contra Fátima Bezerra não existe nada, quais instrumentos a Assembleia vai ter mais além do Tribunal de Contas da União?”, concluiu Vivaldo Costa, lembrando que a CPI da Arena das Dunas foi adiada a partir de um requerimento do deputado Getúlio Rêgo. NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avaliação: CPI contra Fátima em ano pré-eleitoral cheira a palanque político da oposição, diz deputado Ubaldo

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) protocolada nesta quinta-feira 27 na Assembleia Legislativa (ALRN) para investigar supostas irregularidades nos contratos no período da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte pode significar um palanque político da oposição ao governo de Fátima Bezerra (PT). 

O parlamentar reconhece que a instalação de CPIs é legítima, mas acredita que tal ação, realizada às vésperas das eleições gerais de 2022, pode gerar instabilidade política e administrativa. “Estamos em um ano pré-eleitoral, e essa CPI pode significar um palanque político da oposição ao governo do estado. Portanto, sou contrário, apesar reconhecer que a instalação de CPIs é um direito dos parlamentares. 

Fico preocupado com a politização que faz desserviço à sociedade”, argumentou Ubaldo Fernandes, que não assinou o protocolo que pede a instalação da CPI.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/cpi-contra-fatima-em-ano-pre-eleitoral-cheira-a-palanque-politico-da-oposicao-diz-ubaldo/ | Agora RN

quinta-feira, 27 de maio de 2021

ENISINO SUERIOR EM DEBATE >> Deputado Francisco do PT convida a população para debater sobre os cortes no orçamento das Universidades e Institutos Federais


 C O N V I T E 

A Assembleia Legislativa do RN tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar de audiência pública convocada pelo  Deputado FRANCISCO DO PT. O evento será realizado na modalidade online (remota).

TEMA: CORTE NO ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

 DATA: 27/05/2021

 HORA: 15:00

POLÍTICA ESTADUAL >> Reconhecimento do trabalho e da competência: Fátima Bezerra lidera pesquisa, consolida favoritismo e deve ser reeleita governadora do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, caminha para ser reeleita em 2022. A previsão é baseada na pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Agora Sei!, divulgada pelo Blog do BG nesta quarta-feira 26. O levantamentoquis saber do eleitoral potiguar qual a preferência deles para próximo gestor do Estado potiguar. 

Na pesquisa feita de forma estimulada, ou seja, com o entrevistado tendo acesso a uma lista com os nomes dos pré-candidatos, a governadora Fátima Bezerra lidera com 28,8% das intenções de voto, seguida pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, com 19,6%. Outro nome que apareceu bem citado foi o senador Styvenson Valentim com 10,9%. Os indecisos ficaram em apenas 10,9%. Brancos e nulos somaram 14,6%. 

A pesquisa do instituto Agora Sei!, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. 

Cenário 2: Fátima tem 29,1%, Álvaro Dias tem 15% e Styvenson 12% 

Nesse levantamento feito de forma estimulada, ou seja, com o entrevistado tendo acesso a uma lista com nomes dos pré-candidatos, mas em um cenário Álvaro Dias no lugar de Carlos Eduardo Alves, a governadora Fátima Bezerra lidera com 29,1% das intenções de voto contra 15% do prefeito de Natal. 

Outro nome que apareceu bem citado foi o senador Styvenson Valentim com 12%. Os indecisos somaram 11,5%. Brancos e nulos, 11,5%. 

A pesquisa do instituto Agora Sei!, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. 

Pesquisa espontânea: Fátima tem 15,2%, Carlos Eduardo tem 4,8% e Alvaro 3,7% 

Nesse levantamento feito de forma espontânea, ou seja, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vem à cabeça, a governadora Fátima Bezerra aparece em primeiro com 15,2% das intenções de voto. Em segundo aparece o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, com 4,8%. 

Ainda pontuaram acima de 2%: o prefeito Álvaro Dias (3,7%), o ex-senador e ex-ministro Garibaldi Filho (2,4%) e o senador Styvenson Valentim (2,4%). O percentual dos eleitores que não vão votar em qualquer dos nomes postos somou 13,0%. Já os indecisos somara 52,1%. A lista completa: 

Rogério Marinho 1,6% 

José Agripino 1,1% 

General Girão 1,0% 

Rosalba Ciarlini 0,7% 

Robinson Faria 0,5% 

Fábio Dantas 0,4% 

Geraldo Melo 0,4% 

Benes Leocádio 0,3% 

Henrique Eduardo Alves 0,1% 

Gorete Silveira 0,1% 

Brenno Queiroga 0,1% 

Allyson Bezerra 0,1% 

A pesquisa do instituto Agora Sei, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. 

Ainda dentro dos estudos para o próximo chefe do Governo do Estado, o instituto Agora Sei! também fez um levantamento dos possíveis nomes que irão disputar o segundo turno. Nos confrontos estudados, a governadora Fátima Bezerra empata tecnicamente com o prefeito de Natal, Álvaro Dias. Ela com 37,4% e ele, com 36,3%, dentro da margem de erro de 2,4%. 

Nos possíveis confrontos contra o senador Styvenson Valetim e Rogério Marinho, a governadora venceria se as eleições fossem hoje. Contra Styvenson, ela faz 42,5% e o senador 28,4%. Contra Marinho, ela pontua 42,6% e ele 26,8%. A pesquisa do instituto Agora Sei!, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. 42,6% aprovam gestão Fátima Bezerra e 40% desaprovam 

Além dos números da pesquisa eleitoral, o instituto Agora Sei! também divulgou os números da chamada pesquisa administrativa, que nada mais é do que saber da população se aprovam ou não os trabalhos realizados pelos chefes dos poderes Executivo estadual e federal. Quanto aos trabalhos do Governo do Estado, 42,6% disseran aprovar a gestão da governadora Fátima Bezerra. Outros 40% disseram desaprovar. Indecisos somaram 17,4%. 

A pesquisa do instituto Agora Sei!, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Fátima Bezerra é a mais rejeitada com 36,4%, seguida de Girão com 25,1% 

Além das intenções de voto para o próximo governador, o instituto Agora Sei! quis saber do eleitorado a rejeição que eles têm dos pré-candidatos, ou seja, aquele em quem o eleitor não vota de maneira alguma e a governadora Fátima Bezerra e a líder da rejeição com a reprovação de 36,4%. 

Em segundo aparece o deputado General Girão com 25,1%. Na casa dos 24% ficaram: Rogério Marinho (24,5%), Fábio Dantas (24,4%), Tomba (24,1%) e Benes Leocádio (24,1%). A soma dos itens é superior a 100% por ter sido uma pergunda de múltima escolha. Indecidsos somaram 14,9%. A pesquisa do instituto Agora Sei!, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. 

Deputado estadual: Nélter, George, Dr. Bernardo e Francisco do PT lideram pesquisa para estadual; confira lista com todos os citados 

Como vários são os nomes dos pré-candidatos, esses levantamentos são feitos de forma espontânea, ou seja, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vêm à cabeça, sem acesso a qualquer lista. Na corrida por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, quem se destaca são os deputados 

Nelter Queiroz com 1,8%, 

Dr. Bernardo com 0,9%, 

George Soares com 0,9% e Francisco do PT com 0,8%. 

Com 0,6% apareceram Tomba Farias e Kleber Rodrigues. 

Com 0,5%: Adjuto Dias e Souza Neto. 

Com 0,4%, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza. Seguindo, aparecem com 0,3%: 

Albert Dickson, Getulio Rêgo, Isolda Dantas e Robinson Faria. Rosalba Ciarlini ainda pontuou em 0,2%. 

O total de indecisos atingiu 66,9%. A soma dos que afirmaram não votar em qualquer dos candidatos atingiu 19,2%. Ainda pontuaram: Chagas Catarino 0,1% Coronel Azevedo 0,1% Galeno Torquato 0,1% Hermano Morais 0,1% Ivan Júnior 0,1% Paulinho 0,1% Ricardo Motta 0,1% Fernando Mineiro 0,1% Gustavo Carvalho 0,1% Jacó Jácome 0,1% Larissa Rosado 0,1% Mada Calado 0,1% Marcia Maia 0,1% Raimundo Fernandes 0,1% Roniele Santos 0,1% Styvenson Valentim 0,1% Vivaldo Costa 0,1% Adão Eridan 0,1% Adir Bruno 0,1% Alan Silveira 0,1% Alda Leda Taveira 0,1% Allyson Bezerra 0,1% Álvaro Dias 0,1% André Janani 0,1% Benes Leocádio 0,1% Clarissa Tércio 0,1% Cristiane Dantas 0,1% Denis Targino 0,1% Eduardo Lemos 0,1% Eron 0,1% Fábio Faria 0,1% General Girão 0,1% Gustavo Costa 0,1% Ivanilson Oliveira 0,1% Janaina Guerreira 0,1% Jorge do Rosario 0,1% Júlio César 0,1% Kelps 0,1% Luiz Almir 0,1% Margarete Régia 0,1% Maurício Filho 0,1% Naldinho 0,1% Ney Lopes 0,1% Odon Júnior 0,1% Professora Nilda 0,1% Rafael Motta 0,1% Raulison Ribeiro 0,1% Sandro Pimentel 0,1% Subtenente Eliabe 0,1% Terezinha Maia 0,1% Ubaldo Fernandes 0,1% Ubiracy Pascoal 0,1% Vacio Pré-moldados 0,1% Walter Alves 0,1% Zezo 0,1% 

Deputado federal: João Maia lidera e sete nomes estão empatados em segundo; confira lista completa Como vários são os nomes dos pré-candidatos, esses levantamentos são feitos de forma espontânea, ou seja, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vêm à cabeça, sem acesso a qualquer lista. 

Na corrida por uma das oito cadeiras de representante do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados, João Maia lidera com 0,8% das intenções de voto. 

Em segundo estão empatados sete nomes na casa dos 0,6%. São eles: Fábio Faria, Garibaldi Filho, Natalia Bonavides, Walter Alves, Beto Rosado, Fernando Mineiro e Rafael Motta. Ainda foram citados acima de 0,1%: General Girão (0,4%), Rogerio Marinho (0,3%), Carla Dickson (0,3%), Salismar (0,3%), Henrique Eduardo Alves (0,2%), Lawrence Amorim (0,2%), Robinson Faria (0,2%), Benes Leocadio (0,2%) e Caramuru Paiva (0,2%). 

Os indecisos somaram 70,5% e brancos e nulos, 20,4%. Ainda pontuaram: Allyson Bezerra 0,1% Eudiane Macedo 0,1% Jacó Jácome 0,1% Jaime Calado 0,1% José Agripino 0,1% Zenaide Maia 0,1% Albert Dickson 0,1% André Janani 0,1% Carlos Eduardo Alves 0,1% Elídio Queiroz 0,1% Lilton 0,1% Raulison Ribeiro 0,1% Robson Carvalho 0,1% Rosalba Ciarlini 0,1% Souza 0,1% Tomba Farias 0,1% Senado: Garibaldi tem 4,1%; Fábio, 2,7%; e Styvenson, 1,6%; confira lista completa 

Em 2022, os potiguares elegerão um senador apenas, ao contrário do que aconteceu em 2018, quando dois foram eleitos. No estudo espontâneo, que é aquele em que o eleitor fala o primeiro nomes que lhe vem à cabeça, o ex-senador Garibaldi Alves filho foi o mais citado com 4,1% das intenções de voto. 

Em segundo aparece o ministro Fábio Faria (Comunicações) com 2,7%. Ele é seguido pelo senador Styvenson Valentim com 1,6%. Ainda apareceram bem na pesquisa José Agripino Maia (1,4%) e Rogério Marinho (1,2%). 

Os demais nomes não atingiram 1%. Vale lembrar que Styvenson e Zenaide Maia foram eleitos em 2018 para um mandato de 8 anos e que não irão concorrer no pleito do próximo ano. O senador Jean Paul Prates (0,6%), que assumiu o lugar após a eleição de Fátima Bezerra para o Governo do Estado, é quem tenta reeleição. 

Lula tem 56,6% das intenções de voto para Presidência; Bolsonaro tem 19,7% 

O instituto Agora Sei! também quis saber do eleitorado potiguar qual a preferência deles no voto para presidente de República tanto de forma espontânea, quanto de forma estimulada. 

No quesito estimulado, que simula o cenário real de uma eleição, com o eleitor tendo acesso aos nomes dos postulantes a chefe do Poder Executivo federal, o ex-presidente Lula tem 56,6% das intenções de voto. 

O presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo com 19,7%. O pré-candidato Ciro Gomes apareceu em terceiro com 8,2%. Brancos e nulos somaram 7%. Indecisos, 3,3%. 

Presidente espontânea: Lula tem 42,4% contra 16,8% de Bolsonaro O instituto Agora Sei! também quis saber do eleitorado potiguar qual a preferência deles no voto para presidente de República tanto de forma espontânea, quanto de forma estimulada. No quesito espontâneo, que é aquele em que o eleitor fala o nome que vêm à cabeça, sem interferência de ninguém, o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 42,4% contra 16,8% do presidente Jair Messias Bolsonaro. 

O pré-candidato Ciro Gomes ainda foi citado por 3,3%. Os demais nomes não atingiram 1%. Indecisos corresponderam a 27,4%. Já os que afirmaram não votar em qualquer dos nomes corresponderam a 7,9%. Confira a lista dos citados abaixo de 1%: João Doria 0,3% Fernando Haddad 0,3% Marina Silva 0,2% Danilo Gentili 0,2% Luiz Henrique Mandetta 0,2% Dilma Rousseff 0,1% João Amoêdo 0,1% Luciano Huck 0,1% Sergio Moro 0,1% Álvaro Dias 0,1% Fátima Bezerra 0,1% Geraldo Alckmin 0,1% André Japonês 0,1% Tiririca 0,1% Guilherme Boulos 0,1% Presidente: no segundo turno, Lula tem 64,4% e Bolsonaro tem 23,2% 

Ainda dentro dos números da corrida eleitoral para presidente da República em 2022, o instituto Agora Sei! quis saber dos eleitores em quem eles vão votar em um possível segundo turno disputado entre o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Messias Bolsonaro. 

Nesse confronto, o petista lidera com 64,4% das intenções de voto contra 23,2% do atual chefe do Poder Executivo federal. Nesse quesito, o total de indecisos correspondeu a 2,7% do eleitorado. Brancos, nulos e abstenções somaram 9,7%. 

Rejeição para Presidência: 

Bolsonaro é rejeitado por 61,3% dos eleitores e Lula por 25,6% 

Ainda dentro do levantamento para presidente da República, o instituto Agora Sei! quis saber da população a rejeição que eles têm dos pré-candidatos, ou seja, aquele nome em que o eleitor não vota de maneira alguma. Ao responder essa pergunta, 61,3% dos eleitores disseram rejeitar o presidente Jair Bolsonaro. A rejeição do ex-presidente Lula atingiu 25,6%. Em seguida apareceram: Marina Silva (24,2%), Ciro Gomes (23,5%), João Dória (23,3%), Danilo Gentili (22,3%), Luis Henrique Mandetta (21,2%) e João Amoedo (19,8%). Como esse quesito é de múltipla escolha, a soma dos percentuais é maior que 100%. 

O total de indecisos foi de 6%. 61,6% desaprovam governo Bolsonaro; 27,4% aprovam Além dos números da pesquisa eleitoral, o instituto 

Agora Sei! também divulgou os números da chamada pesquisa administrativa, que nada mais é do que saber da população se aprovam ou não os trabalhos realizados pelos chefes dos poderes Executivo estadual e federal. 

Quanto aos trabalhos da Presidência da República, 61,6% disseram desaprovar o governo Jair Bolsonaro. Outros 27,4% disseram aprovar. Um total de 11% não soube ou não respondeu à pergunta. A pesquisa 

A pesquisa do instituto Agora Sei, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. 

quarta-feira, 26 de maio de 2021

DEPUTADA NATÁLIA BONAVIDES PT/RN DESTINA RECURSOS PARA O IFRN >> Um mandato voltado para as causas sociais. A juventude agradece!

Você sabia que por conta dos cortes de Bolsonaro só este ano o IFRN perdeu mais de 4 milhões de reais só de Assistência Estudantil?

Hoje, fomos conversar com o reitor do IFRN Oficial, José Arnóbio e com membros da REGIF - Rede de Grêmios do IFRN para anunciar a emenda do nosso mandato de um milhão e meio no orçamento de 2021 que vai ser utilizado para Assistência Estudantil, amenizando assim um pouco do corte de Bolsonaro.

Ano passado, já havíamos enviado um milhão e meio, totalizando três milhões de reais para o IFRN.

O nosso mandato tem em suas bases a defesa da educação pública e não podíamos deixar de destinar emendas para o nosso Instituto Federal.

garantir a permanência dos filhos e filhas da classe trabalhadora nas instituições públicas.
Viva a educação pública, gratuita e de qualidade!

Fonte: Página da Deputada Federal Natália Bonavides no Facebbok

EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE >> Governadora envia ofício ao MS e solicita inclusão dos profissionais da educação no PNI

 

Documento enviado ao Ministério da Saúde enfatiza que a imunização de trabalhadores da educação supera interesses particulares e atinge a coletividade como um todo

A governadora Fátima Bezerra solicitou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (25), a inclusão dos profissionais da educação das redes pública e privada no próximo grupo prioritário de vacinação, via adequação do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O documento enviado ao Ministério da Saúde enfatiza que a imunização de trabalhadores da educação supera interesses particulares e atinge a coletividade como um todo, daí a necessidade de correção de distorções detectadas na ordem de prioridades do PNI.

“Esses trabalhadores precisam, com urgência, retornar às atividades pedagógicas regulares presencialmente de modo seguro a todos os integrantes da comunidade escolar”, destaca o ofício assinado por Fátima Bezerra. A governadora do Rio Grande do Norte requer, por fim, que as doses exclusivas de imunizantes contra a Covid19 para vacinação dos profissionais da educação para o RN e todos os demais estados do Brasil sejam enviadas “com a máxima urgência”.

“Não sossegarei enquanto não garantir que todos os professores e demais profissionais da educação sejam vacinados para que possamos garantir um ambiente mais seguro para o retorno das atividades escolares”, disse Fátima. O Governo do RN ingressou ainda, no Tribunal de Justiça, com pedido de suspensão de decisão que impedia a utilização de reserva técnica para imunização dos trabalhadores da educação. O pedido tem como alicerce decisão recente do ministro Fux.

terça-feira, 25 de maio de 2021

INCENTIVO A CULTURA E A PRODUÇÃO LITERÁRIA >> Prêmio Antônio Francisco de Literatura de Cordel com inscrições abertas e mais de R$ 12 mil em prêmios

Com o objetivo de estimular a leitura e a produção literária, fortalecendo a identidade cultural no Rio Grande do Norte, o Projeto Casa das Palavras realizará entre os meses de junho e julho, o Prêmio Antônio Francisco de Literatura de Cordel, que acontecerá de forma virtual, com inscrições abertas até o dia 10 de junho.

Patrocinado pela Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo e Fundação José Augusto, o prêmio homenageia o mestre Antônio Francisco, nome reconhecido nacionalmente como um dos grandes poetas vivos do Brasil. O tema desta primeira edição será “O sonho de cada um e quando todos sonham juntos!”

Dividido em três categorias - Estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);  Estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Universitário (graduação); e Categoria Livre -, o Prêmio distribuirá aos vencedores mais de R$ 12 mil em premiações, sendo para cada categoria R$ 2.000 para o primeiro, R$ 1.200 para o segundo e R$ 800 para o terceiro colocado.

Para participar, os candidatos deverão ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição, que estão disponíveis no site: https://linktr.ee/casadaspalavras.

“É uma alegria poder homenagear um dos maiores cordelistas em atividade no nosso país, que é do nosso Estado. A expectativa é que consigamos popularizar a e incentivar nossos jovens a conhecer e produzir cada vez mais literatura de cordel. Esperamos inclusive, nos próximos anos, dar continuidade ao Prêmio com mais categorias e ampliando o valor da premiação”, afirma o produtor cultural, Rilder Medeiros.

Sobre Antônio Francisco

Poeta e Cordelista da cidade de Mossoró. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré. Em dezembro de 2018 recebeu a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo reconhecimento do Senado Federal a personalidades e instituições que tenham uma contribuição relevante ao registro da cultura e do folclore no Brasil.

Fonte: https://www.omossoroense.com.br/premio-antonio-francisco-de-literatura-de-cordel-com-inscricoes-abertas-e-mais-de-r-12-mil-em-premios/

FRANCISCO DO PT E SEU COMPROMISSO COM O RN >> O Deputado destina recursos através de seu mandato para construção de cisternas em municípios do RN.

Já que o Governo Federal praticamente abandonou esse tipo de iniciativa que é tão fundamental para as vidas das famílias que vivem no semiárido, o nosso mandato tem buscado se empenhar nessa iniciativa, porque conhecemos de perto as necessidades.
As chuvas que esperávamos este ano vieram muito abaixo do que gostaríamos, mas as famílias que possuem cisternas construídas ainda no tempo dos governos Lula e Dilma conseguiram armazenar. As que não possuem, infelizmente sofrem mais.
Precisamos valorizar iniciativas de convívio com o clima seco e essa é uma boa alternativa.
Tratamos do assunto hoje numa reunião com a governadora fátima Bezerra, secretários e secretárias de estado, Igreja Católica representada pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira e Padre Ivanoff, além do coordenador do SEAPC RN, Procópio Lucena. A construção de cisternas será executada em parceria com o SEAPAC, que é o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários.
Na reunião, a governadora se comprometeu em fazer todo o esforço para a liberação dos recursos, justamente por entender a importância da iniciativa.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

EM LAJES >> Nossos parabéns a Escola Estadual que hoje comemora 94 anos de contribuição para a Educação lajense!

Orgulho, história e presença no desenvolvimento e na vida do município de Lajes/RN. A todos que, de alguma forma fizeram e/ou fazem parte dessa escola, os nossos parabéns!

Como o atual período nos impede de realizarmos atividades presenciais, iremos comemorar essa importante data com a Celebração virtual de uma Missa em Ação de Graças que acontecerá  ás 18:00h e ainda um Torneio de Games entre alunos que acontecerá ás 20:30 h.

Click nesse link e ouça o nosso belo hino: https://www.youtube.com/watch?v=GjoJ7bEpW8k

Seguem abaixo algumas imagens de nossa escola no decorrer desses 94 anos de existência. 

                                                                                                                                                         Por Canindé Rocha - Professor




O EXCELENTE EXEMPLO DADO PELO "PRESIDENTE" >> Bolsonaro e apoiadores podem ser responsabilizados por 9 infrações no passeio de moto no Rio

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participou, sem máscara, de uma manifestação no Rio de Janeiro neste domingo 23. O acessório é obrigatório em todo o estado e esta é uma das determinações que podem ter sido descumpridas por ele e por seus apoiadores, como mostra levantamento do G1. 

General da ativa, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello também participou do ato. O Regulamento Disciplinar do Exército prevê punição para o militar que se manifeste politicamente. 

As desobediências listadas são decretos, artigos do código penal e do código de trânsito brasileiro: 

Uso de máscara 

No protesto, Bolsonaro, políticos e muitos manifestantes não usavam máscara. A lei estadual 8.859 de 2020 prevê multa e advertência para quem não usá-la. 

Em caso de primeira autuação, a penalidade é de R$ 111,15. Se a pessoa for reincidente, vai a R$ 222,31, podendo chegar a R$ 1.111,59. 

Aglomeração 

O decreto municipal 48.893/2021 estabelece regras para a permanência de pessoas nas áreas públicas do município, suspendendo pelo menos até 31 de maio a realização de eventos. O decreto não cita nominalmente manifestações e se refere mais especificamente a atividades comerciais. 

As multas às pessoas físicas são de R$ 562,42. As infrações podem ser feitas “ainda que constatadas por outros meios que não a presença de agentes de fiscalização”. 

Vera Chemim, professora especialista em Direito Constitucional, analisou o decreto municipal. O primeiro artigo diz que dispõe sobre “funcionamento de atividades econômicas e à permanência de pessoas nas áreas públicas do município”. 

“A despeito desse artigo 1º está implícito por meio dos demais dispositivos do decreto que não pode aglomerar”, afirma. 

O texto autoriza também a apreensão de veículos automotores, incluindo a aplicação de multa. A Prefeitura não respondeu se alguém foi multado. Infração de medida sanitária O decreto municipal 48.893/2021 - sobre a permanência das pessoas em áreas públicas - cita ainda o artigo 268 do Código Penal Brasileiro, que dispõe sobre a infração de medida sanitária preventiva. 

O Código Penal Brasileiro prevê detenção de um mês a um ano, além de multa, para quem “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. Davi Tangerino, especialista em Direito Criminal, afirma que o artigo foi descumprido, inclusive pela falta do uso de máscara. Mas faz um alerta: 

“Pode ser a armadilha perfeita para, caso as pessoas forem às ruas protestar contra Bolsonaro, que se tente criminalizar por meio da medida de infração sanitária”. 

Uso de capacete 

O presidente da República andou de moto pela cidade com um capacete que não é autorizado pelo Inmetro. Para motociclistas, o equipamento deve ter proteção nas partes laterais e traseira, além de viseira. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, condutores de motocicletas “só poderão circular nas vias” com o equipamento. 

Desobedecer ao artigo é considerado infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir. Placa escondida Durante a manifestação, alguns participantes tamparam números ou letras das placas de trânsito. 

O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro considera infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e de apreensão do veículo, para quem conduz o veículo com a placa violada ou falsificada. Isto vale para “qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade”. 

Cinto de segurança 

Ao deixar o protesto de carro, Bolsonaro não usava cinto de segurança. Não usá-lo - tanto para o condutor, quanto para o passageiro - desobedece ao artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até que o infrator coloque o cinto. 

Corpo pra fora do carro 

No momento em que deixava a manifestação, Bolsonaro pôs parte do corpo para fora do veículo para cumprimentar simpatizantes. Conduzir pessoas ou animais nas partes externas do veículo é proibido pelo artigo 235 do Código de Trânsito brasileiro. A infração é considerada grave, podendo ser multada em R$ 195,23. 

Manifestação de militar General da ativa

Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, participou do ato político e falou ao público. É considerada transgressão militar “manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária”. O G1 questionou o Exército e o Ministério da Defesa se Pazuello tinha autorização, mas até a publicação desta reportagem os órgãos não responderam. 

O colunista do G1 Octavio Guedes conversou com militares do Alto Comando das Forças Armadas, que consideraram que Pazuello desrespeitou o Regulamento Disciplinar do Exército. São consideradas circunstâncias agravantes quando há reincidência, conluio, premeditação e presença de público. 

Pedido de intervenção militar 

Alguns manifestantes pediram a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a intervenção militar, o que é inconstitucional. O que dizem os citados 

O G1 entrou em contato também com a Prefeitura do Rio, o Governo do Estado, o Detran a respeito dos indícios de desrespeito às regras. Até a publicação desta reportagem, apenas o governo estadual retornou. 

A nota informa que o governador Cláudio Castro recepcionou Bolsonaro, “mas não acompanhou o ato”. A reportagem questionou quantas pessoas foram multadas por não usar máscara e se o presidente o foi, mas não houve resposta. 

“Importante destacar ainda que a fiscalização de eventos durante a pandemia da Covid-19 é de competência das vigilâncias sanitárias municipais, que podem solicitar o apoio das Forças de Segurança do Estado”, diz a nota.

domingo, 23 de maio de 2021

A BOLSONARO E SEUS APOIADORES! >> O povo brasileiro não precisa de armas, mas sim de COMIDA no prato e na mesa!

INVESTIMENTO TAMBÉM NA ÁREA CULTURAL >> Governo da Profª Fátima Bezerra restaura e amplia a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão

Os salões do prédio histórico de arquitetura neoclássica que abriga a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) já estão prontos para receber pliés e outros passos, beneficiando os cerca de 500 alunos e alunas atendidos anualmente pela instituição.
Referência para as artes do corpo no Rio Grande do Norte, a escola teve o seu prédio ampliado e restaurado pelo Governo do RN, com recursos viabilizados pelo Governo Cidadão junto ao Banco Mundial.
A governadora Fátima Bezerra recebeu o prédio da empresa executora, PS Engenharia, nesta quarta-feira, 19, ao lado do vice-governador Antenor Roberto, do secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, também coordenador do Projeto Governo Cidadão, da secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa, e do diretor da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto.
A unidade mantida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação, recebeu recursos da ordem de R$ 1,9 milhão, viabilizados pelo Governo Cidadão por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
Há mais de duas décadas sem receber sequer uma manutenção, o local passou por uma restauração integral e complexa. Como o imóvel é tombado, foi necessário um serviço de restauro qualificado prestado por um reduzido número de empresas. Tanto é que a licitação teve que ser realizada duas vezes para que a PS Engenharia LTDA fosse habilitada para tal.
REGULARIZAÇÃO DA OBRA
Iniciada na gestão do governo anterior e abandonada pela empresa executora em 2019, a obra passou por um detalhado processo administrativo de apuração de responsabilidades. Após um longo processo de tratativas entre o Governo do Estado, PS Engenharia e o Ministério Público do RN, junto ao Tribunal de Contas do Estado, ente fiscalizador da aplicação dos recursos do Banco Mundial, foi assinado um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). Em setembro de 2020, então, houve o retorno das obras da escola.
FOMENTO CULTURAL
Crispiniano Neto lembrou que “assim como a escola de dança do TAM, os principais equipamentos culturais do Rio Grande do Norte estão sendo reconstruídos, ação que em breve fortalecerá não somente a arte e a cultura, mas também o turismo do estado”.
Wanie Rose, diretora da EDTAM, detalha os benefícios que a reforma trará para a formação de profissionais da dança. O antigo piso desnivelado das salas, que sujeitava alunos a acidentes como torções no pé, foi substituído por um do tipo flutuante, comum às grandes escolas de dança, que garante um revestimento linear, absorve impactos e, consequentemente, é mais seguro, além de promover o isolamento acústico. Às três salas de dança, mais uma foi somada, totalizando quatro. Um elevador, rampas de acessibilidade, praça de alimentação e biblioteca também foram incluídos no prédio.
Wanie Rose ainda prestou uma homenagem ao bailarino, coreógrafo e professor de Artes da UFRN, Edson César Ferreira Claro, já falecido, fundador da Escola de Dança do TAM e um dos grandes nomes da dança do Brasil. Ex-aluna que tornou-se professora da escola, Gislane Cruz, morta há dois anos em um acidente de carro, também foi homenageada.
A expectativa é que agora a Escola de Dança do TAM possa voltar a receber em média 500 alunos e alunas anuais, número que havia sido reduzido à metade desde que a escola precisou deixar sua sede para abrigar-se provisoriamente no Memorial Câmara Cascudo.
EDTAM
A escola de dança que é referência no RN funciona em um sobrado de dois andares, no bairro histórico da Ribeira, na capital, que foi sede do governo no século XIX, além de um bar, ponto de encontro dos soldados americanos que em Natal viveram durante a Segunda Guerra. Desde 1986, mais de 10 mil alunos e alunas já tiveram acesso à formação e cultura através do ensino da dança no local, grande parte deles e delas, carentes e vindos de todo o estado.
O evento de entrega do prédio contou com uma pequena apresentação de dança das bailarinas Laura Eduarda e Margoht Lima, acompanhadas pelo músico da Orquestra Sinfônica do RN, Leixon Rodrigues. A poesia “Operário em Construção”, de Vinicius de Moraes, foi declamada pelo professor, escritor e ator Aécio Cândido, diretor Administrativo da FJA, homenageando as pessoas envolvidas na obra.
Também participaram do evento o diretor da FJA, Fábio Lima, e o secretário-adjunto da Infraestrutura, Haroldo Azevedo Filho, além de representantes das secretarias e órgãos.
Fonte: https://pantim.com.br/escola-de-danca-do-tam-esta-restaurada-e-ampliada/