sábado, 9 de junho de 2018

UMA BELA INICIATIVA >> Hemonorte e ABC promovem a campanha de doação ”sangue alvinegro”



Durante o período da campanha, o Clube alvinegro disponibilizará 300 ingressos arquibancada para o jogo do ABC contra o Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste.
DO BLOG: Independente do time que torcemos, quero aqui fazer referência a essa CAMPANHA por sua importância social e sobretudo, por seu caráter HUMANO, no sentido de que com essa doação de sangue poderemos estar salvando vidas! Seria bom que todos os outros times também fizessem isso!
SEGUE ABAIXO A MATÉRIA:
Começa nesta segunda-feira (11) e prossegue até o dia 23 de junho, a campanha de doação “sangue alvinegro”, uma parceria entre o Hemonorte e o ABC Futebol Clube, que tem por objetivo aumentar as doações de sangue e equilibrar o estoque para o período das festas juninas e férias.
A ação faz parte das comemorações alusivas aos 103 anos do ABC Futebol Clube. Durante o período da campanha, o Clube alvinegro disponibilizará 300 ingressos arquibancada para o jogo do ABC contra o Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste. Os demais participantes da campanha estarão concorrendo a duas camisetas do Clube autografadas pelos jogadores.
Podem doar sangue pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal), pesar acima de 50kg, repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, vir alimentado e portar um documento oficial com foto.

TEMER O E MODELO DE EDUCAÇÃO EXCLUDENTE >> Em um governo fraco e golpista, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

A imagem pode conter: texto
Indígenas e quilombolas que deixaram suas comunidades para fazer um curso superior em uma cidade com universidade, de uma hora para outra, não podem mais contar com bolsa de estudo. Temer cortou a ajuda mensal de 900 reais para moradia, alimentação e material escolar que os poucos jovens de comunidades tradicionais recebiam. 
A bolsa foi criada em 2013 e permitiu que 18 mil jovens pudessem buscar uma graduação fora de suas comunidades e longe de suas famílias e cultura.

A prioridade é cortar bolsas de estudos de indígenas e quilombolas, mas jamais pensa em cortar a isenção fiscal de agrotóxicos.
Seria incompetência, maldade, preconceito, corrupção ou todas as opções anteriores?
Saiba mais:
"Governo Temer corta bolsa para estudantes indígenas e quilombolas" - Folha de S. Paulo, 06/06/2018: https://www1.folha.uol.com.br/…/governo-temer-corta-bolsa-p…

sexta-feira, 8 de junho de 2018

MEIO AMBIENTE, ECONOMIA E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS >> O Brasil perde R$ 5,7 bilhões por ano ao não reciclar resíduos plásticos

Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos todos os anos, trazendo graves prejuízos para o meio ambiente

O Brasil produz mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, dos quais 13,5% – o equivalente a 10,5 milhões de toneladas - são de plástico. Se o total desse montante de plástico fosse reciclado, seria possível retornar cerca de R$ 5,7 bilhões para a economia, segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb).

“O Brasil ainda destina inadequadamente cerca de 40% de todo o resíduo gerado no país. São bilhões de reais que poderiam ser revertidos para a construção ou modernização de aterros sanitários, ampliação dos serviços de coleta e outras atividades relacionadas à limpeza urbana. O gerenciamento de resíduos envolve uma rede complexa de atividades e a reciclagem é um pilar que precisa começar a ser desenvolvido como oportunidade de negócio. Do contrário, não terá resultado concreto”, explica Marcio Matheus, presidente do Selurb.

Previsão de crescimento

Uma das alternativas em relação à gestão de resíduos sólidos apontadas pela entidade seria a erradicação dos quase 3 mil lixões existentes no país e a implantação de uma rede regionalizada de aterros sanitários, para tratar adequadamente os resíduos.A entidade avalia que os números refletem uma realidade mundial e que o aumento do poder de compra da população e os altos investimentos em novas fábricas e tecnologias serão responsáveis por um crescimento de cerca de 30% na produção de plástico em menos de 10 anos.
“Se ilude quem acha que é possível fazer reciclagem em um país continental sem buscar soluções de escala. A reciclagem só será possível quando houver viabilidade econômica, o que inclui incentivos governamentais, com isenções fiscais, e estrutura logística para tal. A primeira medida é desenvolver soluções logísticas que concentrem esses materiais, como ecoparques – que apresentam, também, a estrutura dos aterros legalizados. A partir disso, será possível diluir os altos custos logísticos e trazer viabilidade econômica para que os materiais recicláveis cheguem à indústria a um preço atrativo, como aconteceu nos EUA”, aponta o engenheiro especialista em sustentabilidade, Carlos Rossin.


EM NATAL >> Tradição da Feira do Milho se iniciará nesta sexta-feira e irá até 29 de junho


No espaço serão montadas 30 barracas (15 para venda do milho e 15 para comercialização de comidas típicas) 

A tradicional Feira do Milho realizada com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte – Ceasa/RN terá início na próxima sexta-feira, 8.
A edição 2018 da Feira do Milho funcionará de 08 a 29 de junho, durante todo o dia, no Largo do Nazaré, na Rua Hidrógrafo Vital de Oliveira, no trecho entre as avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré. No espaço serão montadas 30 barracas (15 para venda do milho e 15 para comercialização de comidas típicas), reunindo produtores e comerciantes.
OBJETIVO
A Feira do Milho tem como objetivo promover a concentração do milho verde para a comercialização no período junino, proporcionando aos produtores potiguares espaço para vender e, aos consumidores, opção para escolha e aquisição do produto de melhor qualidade com preço mais baixo. Destacando a oportunidade dos produtores estarem em contato direto com os consumidores, sem a presença dos atravessadores.

EM MOSSORÓ >> Uso inconsciente do Parque Municipal pode prejudicar fauna e flora

Comemorar aniversários ou realizar confraternizações em espaços públicos são ótimas opções para fugir da rotina nesses momentos de festa. Mas, em Mossoró, muitas pessoas estão usando o espaço do Parque Municipal Maurício de Oliveira de forma incorreta, sem preservar o meio ambiente. O lixo deixado no local acaba interferindo na função ecológica do local.

No último final de semana, ocorreu uma comemoração no local, sem aviso prévio e autorização por parte da direção do parque. A direção do parque explicou que, para realizar qualquer tipo de evento no local, é necessário pedir uma autorização na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

“Eventos, pesquisas e atividades escolares devem ser feitas às solicitações de autorização com 15 dias de antecedência, justamente para que sejam passados os procedimentos do parque e para a pessoa ficar responsável pelo espaço, porque muitas pessoas fazem as atividades sem nenhuma autorização, sem saber o procedimento do que pode e não pode no parque, montam grandes estruturas em um ambiente que não sabem como funcionam”, explicou a diretora do local, Raphaela Araújo.

Ela disse ainda que, por se tratar de uma área ambiental, precisa ser tratado como tal pela população e que todos que visitam o Parque Municipal têm que ter consciência da função ambiental daquele local. “O parque é uma área de preservação ambiental, de proteção permanente, uma área verde em uma área urbana e, por isso, precisa de cuidados ambientais. E, para isso, precisa que a população contribua para essa atividade. Nisso, a gente ainda tem problemas, principalmente com restos de resíduos provenientes de atividades configuradas como eventos (aniversários, encontros, confraternizações). Esses eventos estão deixando o parque bem desgastado, justamente porque as pessoas não têm esse cuidado”, explicou.

Raphaela Araújo disse ainda que, caso alguém queira realizar eventos no local, é preciso ter consciência de que ficará responsável pela limpeza do ambiente, não deixando resíduos, que podem prejudicar os animais que lá vivem. “As pessoas acham que tem uma pessoa que vai lá e faz a limpeza do lixo deixado por eles. Elas têm que entender que o parque não é buffet; é uma área de preservação. As pessoas têm que ter esse cuidado”, finalizou.

Parque Municipal tem regras para visitação

Para poder visitar o Parque Municipal Maurício de Oliveira, é preciso seguir algumas regras estipuladas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e pela direção do local. Essas regras são de suma importância para a manutenção do espaço, que, antes de ser uma área de lazer para os mossoroenses, é uma área de preservação ambiental.

Raphaela Araújo, que está na direção do parque, disse que, além de comunicar a realização de eventos, é importante que os visitantes não utilizem bexigas e nem alimentem os animais silvestres. Ela explica que alguns animais possuem a audição mais sensível do que a dos humanos e podem se assustar com as bexigas, principalmente quando elas estouram.

“Os animais possuem a audição melhor do que a do ser humano, alguns, por exemplo, podem ouvir em frequências acima de 80 kHz, enquanto o ser humano é capaz de ouvir 20 kHz apenas. Dessa forma, muitos animais se assustam no momento em que a bexiga estoura, além de gerar o resíduo e eles tentar se alimentar, consequentemente se engasgando e mais um problema sendo ocasionado”, contou.

“Em relação a alimentar os animais, os nossos animais silvestres não podem ser alimentados, porque eles têm o horário próprio de alimentação. Se as pessoas levam alimentos para eles, eles vão se habituar a isso, e quando essas pessoas não levarem mais, eles não saberão mais caçar”, disse.

Ela comentou ainda que é preciso ter cuidado com o uso de cigarros no local, devido ao bioma da região (caatinga) ser propício para o início de queimadas, além de desgastar toda a fauna. No que diz respeito aos brinquedos que existem no local, Raphaela Araújo comentou que muitos deles são indicados para crianças pequenas, e que o uso inadequado por adultos pode acabar danificando os equipamentos.

“Em relação ao plantio, é importante verificar com a secretaria sobre as regras do parque. Porque tem os espaçamentos, tem o local de arborismo de sombras, locais nos quais faremos algumas obras. Então, nada deve ser plantado de forma aleatória, porque dessa forma teremos que retirar futuramente. Para evitar problemas futuros, é melhor não plantar ou entrar em contato com a gente, para a gente estar fazendo essas atividades”, finalizou Raphaela Araújo.

O AGRO É SOBRETUDO CAUSADOR DE MORTES >> Segundo a Fiocruz, Pacote do Veneno trará impactos graves à saúde pública


Segundo a centenária Fundação Oswaldo Cruz, o PL 6299/2002 desmonta a regulação dos agrotóxicos vigente no país e ameaça a saúde da população

Por Bruno Taitson

“O texto do PL 6299/2002 desconsidera os impactos para a saúde, o meio ambiente e a economia da nação”. Com essas palavras, o especialista em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Guilherme Franco Netto, resumiu alguns dos problemas do projeto de lei, também conhecido como o Pacote do Veneno, que pode ser votado nesta terça (29/5) em uma comissão especial da Câmara dos Deputados. 

A apresentação de Franco Netto foi realizada na última quarta (23/5), em audiência pública requerida pelo deputado João Daniel (PT-SE) na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. De acordo com o especialista, que tem pós-doutorado e doutorado em epidemiologia, além de mestrado em saúde pública, o PL representa um grave retrocesso para o país. 

“O projeto tenta fazer um desmonte da regulação de agrotóxicos no Brasil, que é uma conquista derivada da Constituição de 1988, sob um espírito republicano. Esse PL tem como objetivo flexibilizar as regras e reduzir custos para o setor produtivo”, criticou.    

A apresentação do especialista da Fiocruz – órgão centenário e mundialmente reconhecido pela excelência em ciência e tecnologia em saúde – apontou diversas consequências negativas advindas do uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo, que serão potencializadas caso o PL 6299/2002 seja aprovado. 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para 25 milhões de casos anuais de intoxicação por agrotóxicos no mundo, com mais de 20 mil mortes/ano. No Brasil, números extremamente subnotificados, segundo Franco Netto, dão conta de 100 mil intoxicados todos os anos em decorrência do uso de veneno na agricultura, com 3,5 mil óbitos. “Há informação e evidências científicas expressivas e robustas mostrando danos em humanos decorrentes da exposição aos agrotóxicos”, salientou. 

Câncer e mutações genéticas

A apresentação destacou, utilizando como fonte ampla literatura nacional e internacional, correlação direta entre o emprego de agrotóxicos e diversos tipos de câncer, como linfomas, leucemia, sarcomas, tumores cerebrais e cânceres de mama, de testículos e de próstata. De acordo com Franco Netto, o projeto de lei, se aprovado, faria com que pesticidas cujas substâncias causem esses efeitos possam ter o registro homologado.

Desregulações endócrinas

Para a Fiocruz, não há dúvidas: “os agrotóxicos podem suprimir, reduzir ou aumentar a liberação de hormônios, afetando diversos sistemas, podendo levar, inclusive, a atraso na puberdade e infertilidade”, potencializando os riscos de enfarto agudo do miocárdio, obesidade e diabetes tipo 2. “Os agrotóxicos agem em nossas glândulas e em nossos sistemas hormonais, produzindo alterações significativas em processos regulatórios biológicos”, observou o especialista da entidade. Pelo texto do PL 6299/2002, esses impactos “deixarão de ser proibitivos no registro de agrotóxicos”.

Outras consequências

Ainda de acordo com Franco Netto, o projeto de lei traz uma enormidade de impactos negativos para a saúde humana. O texto facilita significativamente o registro de agrotóxicos com substâncias que possam afetar o sistema neurológico, além de aumentar a frequência da doença de Parkinson, de depressão e até mesmo de suicídio, informou o pesquisador. 

Também segundo a apresentação, engrossam a lista de impactos potencializados pela nova lei “atraso no desenvolvimento motor, comportamental, intelectual, reprodutivo , hormonal e imunológico, abortos, mortes fetais relacionadas a anomalias congênitas, redução da viabilidade e da motilidade espermática, diminuição no número de espermatozoides, perda da libido e impotência sexual, dentre outras consequências”. 

A comissão que analisa o PL 6299/2002 (Pacote do Veneno) se reuniu já com objetivo de votar o projeto, que tem parecer favorável do relator e apoio da bancada ruralista.     


MALHA FERROVIÁRIA >> A situação atual e necessidade de melhoras...



Um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mostra que mais de 30% da extensão de trilhos ferroviários do país estão inutilizados e 23% estão sem condições operacionais.
O estudo, denominado “Transporte ferroviário: colocando a competitividade nos trilhos”, integra uma série de 43 documentos sobre temas estratégicos que a entidade entregará aos candidatos à Presidência da República.
No documento, a sugestão é que o caminho para a superação dos gargalos no setor passa necessariamente pelo aumento da conectividade do sistema, do tamanho da malha e da velocidade média dos comboios.
Problemas
Para os especialistas, a malha ferroviária do país é um sistema com deficiências e dificuldades específicas envolvendo as concessionárias, além da ausência de concorrência no mercado e falhas na interconexão das malhas. Segundo o estudo, as características dos contratos de concessão firmados na década de 1990 geraram esses problemas.
O gerente executivo de Infraestrutura da CNI, Wagner Cardoso, disse que uma forma de buscar a recuperação do setor é autorizar a prorrogação antecipada desses contratos de concessão, de forma que as concessionárias passem, a partir da renovação, a serem obrigadas a reservar uma parcela da capacidade instalada da ferrovia para compartilhamento e a investir valores preestabelecidos na melhoria e ampliação das malhas.
“Não renovar os contratos significa prolongar pelos próximos dez anos o reduzido volume de investimento e, consequentemente, os gargalos e trechos saturados disseminados no sistema ferroviário, congelando a atual capacidade de transporte das ferrovias do país”, afirmou Cardoso.
Por Agência Brasil

quinta-feira, 7 de junho de 2018

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE >> O judiciário e sua "preocupação" com as questões ambientais...


REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> SINTE/RN pressiona e agora Governo promete pagar o Piso nesta sexta (08)



O retroativo e o Piso Salarial da Rede Estadual serão pagos nesta sexta-feira (08). É o que promete o governo Robinson Faria. A promessa foi feita após a pressão e exigências feitas pelo SINTE/RN, conjuntamente com os trabalhadores em educação, em uma assembleia de protesto realizada no Centro Administrativo na manhã desta quarta-feira (06).
A perspectiva de pagamento foi apresentada pelo Secretário Adjunto de Administração, Hebert, e a chefe de operação da Folha de Pagamento, Sinara, em conversa com a comissão que representou os trabalhadores. Os membros do governo prometeram que a folha de pagamento chegará ainda nesta quarta (06) na Secretaria Estadual de Educação (SEEC). Questionada pelo SINTE/RN, a responsável por direcionar a folha de pagamento, da SEEC até o banco, disse que efetuará esta operação assim que a folha chegar. Segundo ela, o pagamento deverá acontecer até o final desta sexta-feira (08).
A direção do SINTE/RN avalia que, diante das inúmeras promessas já descumpridas pelo governo, a gestão Robinson Faria não merece credibilidade e por isso o Sindicato seguirá pressionando, como tem feito até o momento.

ATITUDE COERENTE >> Messi demonstra que além de craque é também sintonizado com as causas humanísticas


Lionel Messi: “como un embajador UNICEF no puedo jugar contra personas que han asesinado a inocentes niños palestinos. Tuvimos que cancelar el partido porque somos humanos antes que futbolistas”.

Lionel Messi: " como um embaixador UNICEF não posso jogar contra pessoas que mataram inocentes crianças palestinianas. Tivemos que cancelar o jogo porque somos humanos antes dos futebolistas ".


quarta-feira, 6 de junho de 2018

MEIO AMBIENTE E QUALIDADE VIDA >> Algumas práticas ambientais que contribuem para a melhoria de vida no planeta!

AJUDE O PLANETA:

NO SENADO >> Fátima Bezerra - PT/RN realiza audiência para debater a chegada da transposição do Rio São Francisco ao RN.

A imagem pode conter: 2 pessoas
Em audiência pública realizada a pedido da senadora Fátima Bezerra PTRN, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o ministro da integração Pádua Andrade informou que o calendário da transposição do Rio São Francisco está mantido para 2018. Segundo ele, até o final de agosto, as águas chegarão ao Ceará. "No Rio Grande do Norte, as águas chegarão entre setembro e outubro", garantiu, após ser questionado pela senadora, que preside a comissão.
O gestor informou também que o projeto do ramal do Apodi está pronto e espera lançar o edital ainda este ano. "Após a conclusão dos eixos da transposição do Rio São Francisco, o desafio será dar andamento as obras complementares, como os ramais do Apodi (RN), do Piancó (PB) e do Agreste (PE)”, disse. “O edital (do Apodi) está pronto. No entanto, para lança-lo, é preciso já termos recursos para executar a obra. O valor do Ramal do Apodi é de R$ 2,2 milhões", completou.
A senadora Fátima lembrou que a Comissão de Desenvolvimento Regional tem desempenhado papel muito importante no acompanhamento e na fiscalização da obra da transposição. “Esperamos que esse calendário seja mantido. Temos que estar cada vez mais mobilizados, para que este novo calendário não sofra mais atrasos”, enfatizou.
A parlamentar informou que a CDR continuará realizando audiências púbicas regionais. Em junho, acontecerão audiências no Rio Grande do Norte, na região do Oeste e no Seridó, e na Paraíba.

Oiticica 
Na próxima quarta-feira, por sugestão da senadora, parlamentares da bancada do Rio Grande do Norte debaterão com o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, a liberação de R$ 238 milhões para a barragem de Oiticica. O encontro contará com a presença ainda do ministro da Integração Nacional e o governador do estado também foi convidado. “O ministro informou que só tem orçamento para mais quatro meses de obra. Esses recursos têm que aparecer. Precisamos lutar pela conclusão da barragem, para garantir segurança hídrica para a população”, reiterou a senadora.

Participaram da audiência pública na CDR os senadores Paulo Rocha, Elmano Férrer, Garibaldi Alves, Agripino Maia, Raimundo Lira e Humberto Costa. Também estiveram presentes os deputados Zenaide Maia, Raimundo Gomes de Matos, Gonzaga Patriota, Jony Marcos e Marcondes Gadelha.
Fonte: Fátima Bezerra

SUSPENSÃO >> Justiça do Trabalho suspende privatização da Eletrobras



Justiça do Trabalho suspende privatização da EletrobrasA 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro determinou a suspensão do processo de privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias. 
Segundo a Justiça do Trabalho, a empresa precisa apresentar, no prazo de até 90 dias, um estudo sobre o impacto da privatização nos contratos de trabalho da estatal e das empresas vinculadas a ela.
A medida atinge tanto a empresa principal (holding) quanto as subsidiárias Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia, Eletroacre, Companhia Energética de Alagoas e Companhia Energética do Piauí.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) pela própria Eletrobrás, em comunicado ao "mercado".

O QUE A MÍDIA BURGUESA NÃO MOSTRA >> Cuba premiada com o título de !pais mais seguro" na Feira de Turismo de Madri



Durante a Feira Internacional de Turismo de Madri, FITUR 2018, Cuba recebeu a honra de ser declarada “país mais seguro” – um título que orgulhosamente detém e que desmascara completamente certas alegações feitas recentemente pela administração de Trump que visam manchar a impecável reputação de segurança da ilha. Este reconhecimento prova que Cuba é um dos países mais seguros para os turistas visitarem, não apenas no Caribe, mas em todo o mundo.

Madri celebrou sua famosa Feira Internacional de Turismo (FITUR 2018) em abril, onde Cuba recebeu o Prêmio Excelencia de “País Mais Seguro”, título que foi entregue ao ministro do Turismo de Cuba, Manuel Marrero, que também liderou a delegação da ilha na feira deste ano.

O prêmio foi recebido com aplausos por parte dos presentes, que incluíram grandes operadoras de turismo e hoteleiros com grande presença em Cuba, como as redes hoteleiras espanholas Melia Hotels International e Iberostar, bem como o grupo canadense Blue Diamond. Este último tem crescido a um ritmo incrível ao longo dos últimos anos em Cuba, com um portfólio de 17 propriedades em toda a ilha (nomeadamente em Havana, Varadero, Cayo Coco, Cayo Santa Maria, Jibacoa e Holguin).

Mas a Espanha tem a presença mais forte em Cuba quando se trata do número de hotéis operados por cadeias hoteleiras espanholas. O maior operador hoteleiro espanhol em Cuba (e também o mais antigo) é Melia, com um total de 31 propriedades espalhadas por toda a ilha (Havana, Varadero, Cayo Santa Maria, Cayo Coco, Cayo Guillermo, Cayo Largo, Cienfuegos, Holguin e Santiago de Cuba) e planos para expansão adicional.

Iberostar também tem aumentado sua presença em Cuba nos últimos dois anos, com um total de 13 propriedades em cidades e resorts de praia (Havana, Trinidad, Varadero, Cayo Coco, Cayo Largo, Cayo Ensenachos e Cayo Guillermo) e a lenda dos anos 50. Habana Riviera é a sua mais recente aquisição.

Comemorado de 17 a 21 de janeiro e inaugurado pelo Rei Felipe VI e Rainha Letizia da Espanha, a FITUR é a maior e mais importante feira de turismo da Espanha, tendo recebido este ano 251.000 visitantes, um novo recorde histórico. A participação internacional também cresceu 13% em relação ao ano anterior.

A Espanha é uma importante fonte de turistas entrantes para Cuba e no ano passado o mercado espanhol cresceu 10,5% na ilha, de acordo com um relatório divulgado pelo Ministério do Turismo de Cuba (MINTUR). Durante a celebração do FITUR 2018, foi revelado que Cuba continuaria trabalhando para melhorar a diversificação de seu produto turístico em 2018, enquanto as empresas espanholas confirmaram que iriam solidificar e fortalecer sua presença na ilha ao longo deste novo ano.

Fonte: https://dinamicaglobal.wordpress.com/2018/05/18/cuba-premiada-com-o-titulo-de-pais-mais-seguro-na-feira-de-turismo-de-madri/#fim

terça-feira, 5 de junho de 2018

A TERRA É PARA TODOS >> O meio ambiente só está por inteiro quando TODOS podem desfrutar dele!

Indígenas de 255 povos, ribeirinhos, quilombolas, caiçaras, seringueiros, quebradeiras de coco-de-babaçu e outras tantas populações tradicionais. Se queremos aprender a conviver em equilíbrio com a natureza, elas têm muito a nos ensinar. Afinal, socioambiental se escreve junto!

A imagem pode conter: texto, atividades ao ar livre, água e natureza

EM LAJES >> Acontecerá logo mais embaixo da Tamarineira Centenária, a abertura da Semana do Meio Ambiente

Com o tema: "O meio Ambiente somos todos nós", o município de Lajes dará inicio a suas atividades relacionadas Semana do Meio Ambiente.

O evento acontecerá no largo da Praça Manoel Januário Cabral, embaixo da Tamarineira Centenária, árvore tombada como o primeiro Monumento Ambiental de Lajes.

Resultado de imagem para flilajes
Foto de Cícero Eleutério - FliLajes 2017
Será um momento em que todos os presentes dialogarão sobre a necessidade e importância de nossas ações para que venhamos a ter um meio ambiente e consequentemente uma sociedade com uma melhor qualidade de vida. 

A imagem pode conter: texto

MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA >> Como preservar rios e nascentes


O Brasil é um país privilegiado em recursos hídricos, sendo responsável por abrigar 12% de toda a reserva de água doce do mundo. Apesar da aparente abundância de água, os brasileiros já começaram a passar por situações que mostram como é importante


A conservação de um rio começa pela preservação de sua nascente. Uma das principais medidas para garantir a preservação da água é o enriquecimento da mata que cerca a nascente, uma vez que a vegetação funciona como uma barreira viva de proteção. Além disso, é fundamental preservar a vegetação já existente.
Alguns dos principais vilões que levam à diminuição do volume e da qualidade da água dos rios são o desmatamento das encostas e o uso inadequado dos solos. Nesse sentido, todas as pessoas podem ajudar a preservar rios e nascentes por meio do correto descarte de lixo. Bitucas de cigarro, por exemplo, podem levar a queimadas, enquanto o acúmulo de materiais nas encostas pode mudar o volume de água dos rios.
É importante, ainda, reduzir a poluição proveniente de fossas, currais, chiqueiros e galinheiros. Além disso, o uso de adubos e agrotóxicos não deve ser feito em áreas de várzea e próximas às nascentes e rios. Para manter a água das nascentes pura, recomenda-se cercá-las a uma distância mínima de 50 metros de raio, evitando a entrada do gado e, consequentemente, a contaminação da água.
Além disso tudo, é preciso consciência. Afinal, a água é um recurso natural insubstituível e que deve ser valorizado e utilizado sem excessos.
iStockphoto.com / diegocardini As nascentes devem ser protegidas contra qualquer agente externo que venha a romper seu equilíbrio, diminuindo a quantidade e a qualidade da água.

EM MOSSORÓ >> Vai ter início mais uma temporada do espetáculo Chuva de bala no país de Mossoró

Nenhum texto alternativo automático disponível.
O espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró mostra a resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião e é encenado no adro da Igreja de São Vicente, uma das trincheiras dessa batalha. 

A estreia acontece no dia 7 de junho e as apresentações seguem até dia 29, de quinta a domingo, a partir das 19h. 

O Chuva de Bala faz parte da programação do Mossoró Cidade Junina, o são joão mais cultural do Brasil.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

FORMATURA >> IFRN Campus Lajes realiza a sua primeira formatura

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
Na noite da última quarta-feira (30/05), alunos do curso técnico em Administração, na modalidade Subsequente, colaram grau e se consagraram como a primeira turma de formandos do IFRN Campus Avançado Lajes. A solenidade foi realizada no auditório do Campus, Osvaldo Lamartine, e reuniu pais e familiares, convidados, servidores do Campus, além de autoridades locais.

 A composição da mesa de honra, estavam presentes o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Wyllys Farkatt Tabosa; a diretora-geral Campus, Pollyanna de Araújo Ferreira Brandão; o diretor acadêmico do Campus, André Luiz Bezerra; o professor Dr. Marcos Paulo da Silva, escolhido pelos alunos para dar nome a turma concluinte; a paraninfa do curso técnico de administração, Prof. Patrícia de Albuquerque Maia; e o coordenador do curso, Prof. Ermerson de Oliveira Capistrano.

Após a entrega dos diplomas de técnicos aos concluintes, o IFRN prestou sua homenagem à aluna Maria Darliane de Lima, concedendo-lhes o diploma de distinção (aluno laureado), em que se destacou pelo seu desempenho acadêmico durante sua permanência no curso técnico em administração, na modalidade subsequente, obtendo a melhor média global de toda a turma.
Vocês são do tamanho dos seus sonhos. Tracem o próprio destino, conquistem novos horizontes, sigam firmes na caminhada. Façam a diferença”, disse a paraninfa da turma, a Prof. Patrícia Maia, ao proferir o seu discurso aos formandos.

No discurso de encerramento da cerimônia, o Reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, destacou a importância da Instituição na formação dos jovens.
“O maior valor que destacamos nesta noite é o aprendizado de todos vocês e a importância da Instituição na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Para além da conclusão do curso e formação técnica, vocês tiveram um outro tipo de formação, cheia de riquezas, densa e com uma propriedade absolutamente singular: tornaram-se pessoas formadas para a cidadania, para o mundo do trabalho”, disse.


PRORROGAÇÃO >> Novo prazo para inscrição no CAR vai até 31 de dezembro


Resultado de imagem para adiamento do car para 31 de dezembro
De acordo com a secretaria, até o fim de maio o estado tinha 60.687 imóveis inscritos, o que representava 82% do total. 

Das propriedades registradas, 39.482 têm até quatro módulos fiscais, o que as enquadra como de pequeno porte.

INICIATIVAS POPULARES >> Um mandato a serviço do povo!

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
A Senadora Fátima Bezerra - PT/RN esteve participei na manhã deste domingo (3), em Campo Grande (RN), do Congresso do Povo Brasileiro, junto aos meus companheiros Caramuru Paiva, Jean-Paul Prates, padre João Batista, pastor Tito e outras lideranças partidárias e de movimentos sociais.
Um processo de mobilização muito importante para debatermos e unificarmos a força popular nesses tempos de afronta à democracia. 


Uma oportunidade para debatermos o RN e o Brasil com quem mais interessa: os norte-rio-grandenses, os brasileiros e as brasileiras. De dialogarmos sobre os efeitos do golpe, as perspectivas de futuro, o lugar onde queremos viver!
A imagem pode conter: 2 pessoas, textoMais do que nunca, a iniciativa da Frente Brasil Popular se faz imperativa para contrapor os ataques sistemáticos aos direitos humanos e a entrega das nossas riquezas.
Fico muito feliz em ver tantos jovens, mulheres e homens do campo lutando pelo nosso RN e pelo nosso Brasil em um domingo como este! O Congresso do Povo é a pedagogia da esperança e luta que Paulo Freire nos ensinava!

A CRISE, A CONCORRÊNCIA E O PODER MUNDIAL...

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Entende por que o Brasil passou por esse golpe e ainda está passando? Entende agora por que a Venezuela precisa de uma "intervenção humanitária" feita pelo exército dos EUA?
Para compreender corretamento o gráfico:
Ainda não está comprovado que o Brasil possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo como o gráfico dá entender! Na verdade, o valor de 198,6 bi é a soma das reservas PROVADAS (12,6 bi) + ESTIMATIVA do Pré-Sal. 
Ou seja, a real mensagem de quem fez o gráfico foi mostrar o potencial do pré-sal, o qual, se comprovadas as estimativas, poderá nos colocar na terceira posição mundial de reservas de petróleo.
Acervo do Conhecimento Histórico