sábado, 19 de setembro de 2015

ONU premia Lula “Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome” >> A mídia, a oposição e a elite brasileira vão "morrer do coração".

ONU.
“Presidente, você deu o produto mais precioso para seu povo: esperança”, disse a representante da ONU em seu discurso. De acordo com Sheeran, 93% das crianças e 83% dos adultos brasileiros passaram a ter três refeições por dia, no governo Lula.

O presidente Lula recebeu o prêmio concedido pelo Programa Alimentar Mundial (PMA), vinculado às Nações Unidas (ONU) em reconhecimento ao seu trabalho no combate à fome e à desnutrição infantil.

O título “Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome” foi entregue pela diretora Executiva do PMA da ONU, Josette Sheeran, durante a abertura da reunião Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Palácio Itamaraty.

Na reunião, ministros e especialistas discutirão as alternativas para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento rural, com o objetivo é fortalecer a cooperação entre o Brasil e África.

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> SINTE/RN convoca trabalhadores em educação para assembleia geral

A direção do SINTE/RN está convocando os trabalhadores em educação da rede estadual para participar de mais uma assembleia geral da categoria. 
A reunião acontece no dia 24 de setembro, às 14h30, no Winston Churchill.
Na ocasião, estará em pauta a Campanha Salarial/Educacional 2015, desde a revisão da carreira, o plano estadual de educação e os direitos funcionais da categoria.

País conectado >> Pela 1ª vez, 50% das casas no Brasil têm acesso à internet

O número de lares brasileiros conectados à internet chegou ou 32,3 milhões de domicílios em 2014. Pela primeira vez, 50% do total das casas estão conectadas, mostra a pesquisa TIC Domicílios 2014, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) e apresentada nesta terça-feira (15).
O Cetic, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), elaborou a pesquisa a partir de entrevistas a moradores de 19 mil domicílios em mais de 350 municípios de todo o Brasil entre outubro de 2014 e março de 2015.
Em 2013, 43% das casas no Brasil estavam conectadas. O salto para 50% ocorreu porque, a partir da edição de 2014, a TIC Domicílios passou a incluir na conta dos lares conectados as casas com acessos feitos pelo celular.
81,5 milhões acessam por celular
“O smartphone têm sido um dispositivo que permite a inclusão de cidadãos que não usavam a rede”, afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic. A pesquisa aponta que 47% dos brasileiros com mais de 10 anos, ou 81,5 milhões de pessoas, navegaram na internet por meio de um celular em 2014.
Diferentemente dos dados da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), que mostra o número de linhas de celular, a pesquisa traz a quantidade de pessoas que de fato usaram celular. Em 2014, o Brasil atingiu 148,2 milhões de pessoas com acesso ao aparelho. Segundo a Anatel, o país fechou o ano com linhas de 281,1 milhões – densidade de 138 conexões móveis a cada 100 habitantes.
Apesar da alta penetração, 14% da população ainda não usa celular, mostra o estudo do Cetic. Segundo Winston Oyadomari, coordenador da pesquisa, esses excluídos móveis estão na classe C e D (32% não usa celular) e na zona rural (26% não usa celular).

Reforma Política >> Fim da doação empresarial é passo importante para reforma política democrática

Exibindo Na última quinta-feira (17/9), cinco anos após o início da ação, STF julgou inconstitucional o financiamento de empresas
O fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas foi julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na noite da última quinta-feira (17/9), abrindo caminho para a conquista de uma reforma política democrática no país.
Com o placar de 8 votos a favor da inconstitucionalidade da prática e 3 contrários, as campanhas eleitorais agora só poderão ser financiadas por pessoas físicas ou por recursos do fundo partidário (públicos, em sua maior parte). As novas regras já podem valer para as eleições municipais de 2016, conforme proclamado pelo presidente da STF, Ricardo Lewandoski.
Para a presidenta da UNE, Carina Vitral, esta foi uma grande vitória na luta pela reforma política democrática. “É uma decisão histórica que mexe com a origem da corrupção eleitoral: o financiamento das campanhas. Estamos vencendo’’, declarou.

PAUTA DA UNE

Em agosto de 2013, a UNE e diversas outras entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criaram o movimento intitulado Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas com o intuito de angariar apoio da população e pressionar o Congresso por uma reforma política justa no país, afastando a influência do poder econômico nas eleições.
De lá pra cá, já foram coletadas mais de 800 mil assinaturas em apoio à proposta. São necessárias 1,5 milhão. A Coalizão defende um modelo misto, com financiamento público de campanha em que o cidadão participe com doações limitadas a até R$ 700. Além disso, o projeto prevê uma maior participação de mulheres e mais transparência política com o fim do financiamento privado. A coleta de assinaturas continua a todo vapor. (Conheça a proposta aqui)
No ano passado, o fim da doação de empresas chegou perto de ser conquistado. No entanto, no mês de abril o ministro Gilmar Mendes pediu vistas  do processo, atrasando o julgamento em 17 meses.
Na ocasião, a UNE participou da campanha #DevolveGilmar, como intuito de pressionar o ministro a liberar o andamento da pauta no STF.
Segundo a vice-presidenta da UNE, Moara Sabóia, a proibição votada ontem pelo STF representa uma grande vitória do povo brasileiro. ‘’Depois de mais de um ano e meio sentando em cima do processo, Gilmar Mendes foi derrotado. Lutar contra a corrupção é lutar contra o poder econômico nas eleições. O empresário não pode financiar campanha, o povo é que tem que realmente participar’’, destacou.
Para o secretário-geral da UNE, Thiago Pará, esta decisão é fruto de muitas mobilizações do povo brasileiro. ”O povo não admite mais a farra e o império do dinheiro na política. É preciso avançarmos para a conquista da uma Constituinte Exclusiva e Soberana para rever e reestruturar todo o nosso sistema político, que ainda padece de outros males, como subrepresentação, minoria de mulheres, negros e jovens.”

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

RECONHECIMENTO POPULAR >> O que representou o Governo Lula para o povo brasileiro!

SOLIDARIEDADE >> Renda da Campanha do Outubro Rosa em Lajes será revertida para a APAMI.

Foto de Ana Karina Araújo.

Gostaríamos de informar que a partir do dia 22/09, a APAMI estará lançando a Campanha Outubro Rosa, onde estará vendendo as camisas, cuja renda será revertida em prol do nosso Hospital. 

Convocamos a todos que puderem participar mais uma vez, dessas causas nobres.

Por Ana Karina Araújo -  Presidente da APAMI/Lajes

O Brasil não confia no PSDB >> Leitores não acreditam que Aécio estaria melhor que Dilma


Resultado de imagem para Leitores não acreditam que Aécio estaria melhor que Dilma
Enquete realizada pelo blogdobarbosa onde a pergunta era “se Aécio Neves estivesse governando o Brasil o país estaria melhor?”, encerrada ontem, revela que para 76% das pessoas que participaram da avaliação, a situação não estava melhor do que está. Apenas 24% dos leitores consideraram que o Brasil poderia estar melhor economicamente.
Isso revela que mesmo com o resultado das eleições presidenciais mostrando um país dividido, o senador tucano não é merecedor de credibilidade capaz de tirar o país da crise em que se encontra. Prova maior disso é que o senador tucano, antes de sair candidato a Presidência da República, foi governador de Minas Gerais, seu estado natal, e mesmo assim perdeu as eleições lá pra Dilma.
Fato é que Aécio Neves não merece a confiança nem dos seus colegas tucanos nem de parte do eleitorado. Certamente a oposição preferiria ver hoje Michel Temer (PMDB-SP), vice-presidente, governando o Brasil, em caso de Dilma sofrer impeachment do que ver Aécio Neves ser eleito numa nova eleição presidencial.
Aécio Neves não é bem o que se pode chamar de um líder político, apesar de ser neto de Tancredo Neves (já falecido) e um dos políticos mais influentes no processo de redemocratização do país.
Os tucanos que me perdoem, mas o PSDB se ressente de uma grande liderança. Fernando Henrique Cardoso, seu capitão-mor, que poderia ser essa grande liderança, já colocou o pijama. José Serra, o eterno candidato, não tem carisma. E o governador Geraldo Alckmim, um desastre na gestão de São Paulo. Ide o colapso no abastecimento d`água.
Portanto, difícil acreditar mesmo que se o Brasil estivesse nas mãos dos tucanos estaria melhor. A enquete comprovou isso.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Comunicado >> SEMAGMA realiza hoje a Feira da Agricultura Familiar em Lajes

 
Resultado de imagem para feira da agricultura familiarA SEMAGMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) comunica a população que nesta 5ª feira, dia 17 de setembro, estará acontecendo a Feira da Agricultura Familiar, que acontece na Praça Coronel Miguel Teixeira, a partir da 7:30 h, próximo ao Mercado Público Municipal, onde serão comercializados produtos oriundos dos pequenos agricultores de nosso município.

A feira acontece com os seguintes produtos: pimentão, tamarindo, quiabo, ovos caipira, coentro, tomate, cereja, berinjela, coco, limão, queijo de coalho, macaxeira, pimentão, cheiro verde. Também estarão sendo comercializados produtos do artesanato. 

Segundo a secretária de Agricultura e meio ambiente, Jane Carla Felipe, essa é uma forma de incentivar a produção familiar, também dinamizar a economia local e ainda oferecer a população produtos sem o uso de componentes químicos (agrotóxicos) que são causadores de tantos males à saúde das pessoas. Jane também afirma que a ideia é fazer com que essa feira aconteça periodicamente e que a cada edição venha a ter mais produtores e consumidores aderindo a essa prática sustentável.

Esclarecendo >> A Verdade sobre a Suspensão dos Concursos


Resultado de imagem para A Verdade sobre a Suspensão dos ConcursosA notícia da suspensão dos concursos caiu como uma bomba no meio dos concurseiros, deixando muitos frustrados, desapontados e até mesmo desesperados. Sei o que é se matar de estudar e ainda ter que ouvir estas notícias. Contudo, tenho experiência no tema e direi aqui o efeito real dessa medida. A primeira coisa que digo a você é: calma! Vamos analisar a situação com clareza, técnica e visão macro, e sob a luz de 30 anos como concurseiro. O dano pela notícia-bomba é mais psicológico do que efetivo, pelos motivos que seguem.
Primeiro ponto. Isso é do jogo. É normal que em início de governo surjam medidas como estas. Também há o mau costume de, quando se anuncia algum corte em gastos, colocar na lista os concursos públicos. Tolice, porque o governo não pode contratar sem concurso, uma vez que todos os anos há aposentadorias, falecimentos e exonerações que precisam ser repostas, já que o país está em franco crescimento econômico e populacional etc., o que demanda mais servidores. Parar os concursos é estancar o país.
Já vi esse filme antes e asseguro: isso passa. Quem duvidar disso pesquise na internet sobre a suspensão anunciada no início de 2008. Os concursos tiveram um soluço e continuaram. O governo não tem como evitá-los por muito tempo. Isso frustra? Esperar dói? Sim, claro, mas os concursos podem ser adiados, não eliminados. Quem continuar estudando irá enfrentá-los melhor do que aqueles que, entristecidos, pararem de se esforçar. Para quem continuar estudando, sob certo aspecto, há até uma boa notícia: os menos persistentes sairão da fila. Escrevo para que você continue nela. Ela vai andar. Fique no jogo, pois os melhores jogadores treinam durante as férias. Ou jogam em outros campos.
Segundo ponto. A suspensão é parcial. A suspensão ocorreu apenas no Poder Executivo da União e no Senado, não atingindo sequer todo o Legislativo nem o Judiciário Federal. Os Tribunais e o Congresso continuarão seus concursos. Os Estados da Federação e os Municípios, idem. Mais que isso: Banco do Brasil, Correios etc., como competem no mercado com bancos privados, continuarão tendo que contratar. As estatais, todas elas, não poderão deixar de cumprir as decisões do TCU de substituir terceirizados por concursados. Só a Petrobras terá que substituir, nos próximos cinco anos, 170 mil terceirizados. Como? Com concursos! O que posso dizer é que o Executivo Federal vai perder muita gente boa e bem preparada enquanto ficar parado. E a Presidenta da República não vem demonstrando ser do tipo de ficar parada.
Terceiro ponto. O País e o PAC não podem parar. A Presidenta Dilma não correrá o risco de fazer um retrocesso histórico no desenvolvimento do país. Os servidores são necessários não só para a economia, para reduzir o custo Brasil etc., mas também para os objetivos sociais do governo. Parte dos exuberantes resultados do país no Governo Lula decorreu da política histórica do PT de prestigiar os concursos e de colocar a máquina estatal com recursos humanos suficientes para cumprir seus deveres constitucionais. Mesmo quando anuncia a medida, a ministra Miriam Belchior destacou que cada pedido de seleção e convocação será avaliado com cautela. "Serão analisados caso a caso. Novas contratações serão olhadas com lupa", disse. Por isso, parece claro que áreas estratégicas como Polícia Federal (1.352 vagas), Polícia Rodoviária Federal (com seleção paralisada na Justiça no ano passado e 750 vagas) e INSS (2.500) devem ser mantidas. Não há como aumentar a arrecadação, nem combater crime organizado, tráfico e trabalho escravo sem a realização de concursos.
Quarto ponto. Dois votos de confiança. O primeiro é em mim. Acredite no que estou dizendo: quem continuar firme nos estudos não terá frustrada sua persistência, ao contrário. Segundo voto, na Dilma. Ela não comprou os aviões dos franceses; marcou reuniões nas sextas-feiras; acabou com a farra dos ministros usando aviões da FAB; visitou pessoalmente as vítimas da tragédia na Região Serrana; chamou atenção dos ministros responsáveis por problemas como o do ENEM e do apagão no Nordeste. A mulher está trabalhando! Nesse passo, o governo segurou o aumento populista do salário mínimo; anunciou corte recorde de R$ 50 bilhões no Orçamento 2011, inclusive congelando a maior parte do dinheiro das emendas de parlamentares; proibiu a compra de automóveis e imóveis; impôs um teto para gastos com passagens e diárias. Enfim, a suspensão dos concursos públicos não foi uma medida isolada, uma mudança de rumo, mas medida compatível com o pacote anunciado. Por mais tolo que seja parar os concursos, não podemos deixar de elogiar um governo que tem coragem de pisar no freio.
Recomendações do especialista. Valendo-me da gentil atribuição do "título" de especialista no assunto, veiculo aqui minhas sugestões:
  1. Não reduza em absolutamente nada seu esforço e dedicação, seus estudos e revisões;
  2. Faça os concursos que ocorrerão no Judiciário e no Executivo da União, nos Estados e Municípios e nas estatais;
  3. Espere com calma, pois ainda este ano ocorrerão concursos nas áreas estratégicas do Executivo Federal;
  4. Tranquilize-se, pois as vagas continuarão lá e precisarão ser preenchidas mais cedo ou mais tarde.
Seja em que hora for, esteja preparado. O futuro irá premiar aqueles que não desanimarem. Posso afirmar como fez o salmista (Salmo 126:6): "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo a sua colheita". Mesmo que a vontade inicial tenha sido a de chorar, não existe motivo para isso. Chorando ou não, contudo, lance as sementes. Asseguro que você irá colher o que está plantando e no tempo certo estará feliz por ter nas mãos seu merecido cargo.
OPINIÃO de quem entende do assunto. Então, antes de fazer alarde ... Continue com fé e segurança. "Já vi esse filme antes e asseguro: ISSO PASSA" (WILLIAM DOUGLAS).
William Douglas, juiz federal/RJ, Mestre em Estado e Cidadania - UGF, Especialista em Políticas Públicas e Governo - EPPG/UFRJ, professor e escritor.

Apresentação do Plano Safra 2015/2016


Governador assina decreto que renova concessões de licença-prêmio por assiduidade



Resultado de imagem para Governador assina decreto que renova concessões de licença-prêmio por assiduidade
Licenças serão concedidas, prioritariamente, aos servidores que tenham adquirido há mais tempo o direito ao seu gozo.

O governador Robinson Faria assinou hoje (16) o Decreto nº 25.513 que disciplina a renovação dos pedidos de concessão da licença-prêmio por assiduidade, prevista no artigo 102 da Lei Complementar Estadual nº 122, de 30 de junho de 1994. O Decreto será publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17).
De acordo com o Decreto, fica assegurado aos servidores públicos estaduais, que requereram o gozo da licença-prêmio por assiduidade, prevista no artigo 102 da LCE nº 122/1994, cujos processos tenham sido indeferidos ou se encontrem com a sua tramitação suspensa, o direito de renovar os correspondentes pedidos.
A referida licença estava suspensa por força do artigo 6º do Decreto Estadual nº 23.627, de 02 de agosto de 2013, que estabeleceu medidas de contenção de despesas públicas no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta Estadual.
A LCE nº122/1994 determina que após cada quinquênio (período de cinco anos) ininterrupto de exercício, o servidor faz jus a 03 (três) meses de licença, a título de prêmio por assiduidade.
A Administração organizará o cronograma destinado a viabilizar o gozo das licenças-prêmios por assiduidade de acordo com as necessidades do serviço de cada órgão. As licenças serão concedidas, prioritariamente, aos servidores que tenham adquirido, há mais tempo, o direito à sua fruição.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Esclarecendo sobre a "nova CPMF"

Foto de Ana Vilarino.

A velha mídia está ladrando porque a CPMF é um imposto que não dói no bolso do povão. Queriam mesmo era o fim do bolsa família.
(Quem ganha até 3 salários mínimos ficará insento)

POLÍTICA >> Representante do atraso: Senador José Agripino se destaca como político inoperante no Congresso Em Foco

images (1)O senador José Agripino Maia (DEM) e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) se destacam como os piores parlamentares potiguares no ano de 2015. Esse é o resultado parcial do Prêmio Congresso em Foco que aponta a senadora Fátima Bezerra (PT) como a parlamentar de maior destaque e que obteve, até o encerramento desta matéria, a maior votação no prêmio. Os deputados federais do Rio Grande do Norte não apresentaram desempenho de destaque e ficaram todos acima do 90º lugar geral.

Anualmente o site Congresso em Foco realiza, através de votação online (www.congressoemfoco.com.br), o Prêmio Congresso em Foco. A iniciativa tem a finalidade de distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, participando da vida política.
O Prêmio busca reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano. Além disso, se busca valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, ao mesmo tempo, que sinaliza ao eleitorado a qualidade política de seus representantes.
A organização do Prêmio Congresso em Foco recomenda, porém, que essa escolha leve em conta os seguintes aspectos: A trajetória de vida e a reputação do parlamentar e sua atuação legislativa, no que diz respeito à apresentação de projetos, discussão de propostas, participação em debates em plenário e nas comissões e ao papel exercido nas articulações com vistas à tomada de decisões.
A votação será concluída no dia 20 de setembro e a divulgação dos 10 senadores e os 20 deputados mais votados acontecerá no dia 08 de outubro e os vencedores serão premiados nas seguintes categorias: Melhor Senador do ano, Melhor Deputado do ano, Parlamentar do Futuro, Defesa da Agropecuária, Cidadania e Justiça Social, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Profissionalização da Gestão Pública.
Rio Grande do Norte
O desempenho dos deputados federais do Rio Grande do Norte não tem sido dos melhores. Até o fechamento desta matéria, a classificação geral dos potiguares é a seguinte:
1) Felipe Maia – DEM – 90º Lugar Geral – 144 Votos
2) Beto Rosado – PP – 215º Lugar Geral – 40 Votos
3) Walter Alves – PMDB – 237º Lugar Geral – 36 Votos
4) Antônio Jácome – PMN – 246º Lugar Geral – 34 Votos
5) Rafael Motta – PROS – 255º Lugar Geral – 31 Votos
6) Zenaide Maia – PR – 282º Lugar Geral – 23 Votos
Os deputados Fábio Faria (PSD) e Rogério Marinho (PSDB) não foram votados.
Já o desempenho dos senadores potiguares é a seguinte:
1) Fátima Bezerra – PT – 14º Lugar Geral – 706 Votos
2) Garibaldi Alves – PMDB – 39º Lugar Geral – 78 Votos
O senador José Agripino Maia (DEM) não foi lembrado nessa votação.

Intolerância religiosa está na pauta da CDH

Recentes casos de intolerância contra adeptos do candomblé serão tratados em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).  A audiência, marcada para a próxima quarta-feira (16), às 9 horas, irá analisar as perseguições contra praticantes de religiões de matriz africana.
No último final de semana, dois terreiros de candomblé foram incendiados em cidades do entorno do Distrito Federal. Outro caso recente de intolerância foi registrado em junho, quando uma menina de 11 anos foi agredida com uma pedrada na cabeça quando usava as roupas brancas do candomblé. Os agressores, segundo testemunhas, gritavam “Sai Satanás, queima! Vocês vão para o inferno”.
Foram convidados para a audiência os representantes religiosos Babalorixá Joel de Oxaguiãn, Mãe Railda Rocha Pitta, Babá Adailton Moreira Costa e Babalorixá Pecê de Oxumaré. Também devem participar o diretor-executivo da organização Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), Frei David Santos, além de representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da  Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).
O requerimento para a realização da audiência é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Fonte:  Agência Senado

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Seus direitos >> Fique atento...


Nenhum fornecedor é obrigado a aceitar como forma de pagamento o cartão de crédito. 

Mas, se aceitar, não pode haver diferenciação entre os preços praticados à vista.

Confira a Portaria n. 118/1994 do Ministério da Fazenda aqui: http://bit.ly/1x2a7oo.

Sangue na mídia >> De tanto ver esse tipo de coisa, o povo passa a acreditar que esse tipo de violância é algo normal


Eclipse lunar >> 6 locais para assistir ao eclipse lunar total

Resultado de imagem para 6 locais para assistir ao eclipse lunar totalApaixonados por astronomia, uni-vos! O eclipse da lua, um dos eventos astronômicos mais esperados, acontece no próximo dia 27 de setembro e poderá ser visto em todos os estados do país. Esse é o quarto e último eclipse de uma série chamada de tétrade lunar.
Os três primeiros eclipses dessa série aconteceram nos dias 15 de abril de 2014, 8 outubro de 2014 e em 4 de abril de 2015. Nesse último espetáculo astral, a lua começa a ser encoberta a partir das 21h12 e fica totalmente visível às 2h22, da segunda, dia 28. O auge do eclipse será às 23h47.

MPF lança seleção para estágio em Direito em Assu


Resultado de imagem para MPF lança seleção para estágio em Direito em AssuO Ministério Público Federal (MPF) divulgou edital para seleção de estagiários de nível superior na área de Direito. As vagas são para formação de cadastro de reserva exclusivamente para a Procuradoria da República no Município de Assu. As inscrições gratuitas poderão ser feitas de 15 a 28 de setembro. O formulário estará disponível no link concursos/estagiários, dentro do sitewww.prrn.mpf.mp.br.

Os interessados devem preencher a ficha online e apresentá-la na PRM/Assu, localizada na Rua Professora Sinhazinha Wanderley, 912, Centro, das 10h às 17h. O estudante deve levar o original e cópia da carteira de identidade e do CPF, declaração de matrícula expedida pela instituição de ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado e histórico escolar atualizado, em que conste o total da carga horária exigida para a conclusão do curso e o total já cursado.

Para participar da seleção, o estudante precisa estar matriculado em uma das Instituições de Ensino Superior conveniadas com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (lista abaixo). Além disso, são pré-requisitos: ter concluído, no período da inscrição, pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso e não concluir no primeiro semestre de 2016.

Haverá reserva de 10% das vagas que surgirem durante a validade do concurso para candidatos inscritos pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais e para candidatos com deficiência. O candidato que optar pelas cotas deve trazer declaração específica (anexa ao edital). Para estudantes com deficiência, é necessário apresentar laudo médico.

A prova será realizada na data provável de 18 de outubro, no horário das 9h às 13h. O local será divulgado no dia 6 de outubro no sitewww.prrn.mpf.mp.br e no quadro de avisos da Procuradoria da República no Município de Assu. Os candidatos farão provas objetivas e subjetivas.

A jornada semanal de estágio é de 20 horas e dá direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 850, mais auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. A aprovação não gera o direito à contratação, que poderá ser ou não realizada, a critério da Procuradoria da República em Assu.

Instituições de ensino conveniadas com a PR/RN:
Centro Universitário do Rio Grande do Norte – Uni-RN;
Centro Universitário Facex – UniFacex;
Faculdade Estácio de Natal – FAL;
Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar – FACEP;
Faculdade Mater Christi – FMC;
Faculdade Maurício de Nassau de Natal – FMN;
Faculdade Natalense de Ensino e Cultura – FANEC;
Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte – IES-RN;
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;
Universalidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA;
Universidade Potiguar – UnP.




Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675