sábado, 31 de janeiro de 2015

Posse >> Fátima Bezerra será empossada senadora neste domingo, 1° de fevereiro


A senadora diplomada, deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN), recebeu comunicado de convocação para a sessão preparatória para posse dos senadores eleitos e eleição da mesa diretora do Senado Federal, que ocorrerá neste domingo (01 de fevereiro), às 15h, no plenário do Senado Federal.

Por sua vez, no dia 02, às 15h, no plenário da Câmara dos Deputados, ocorrerá sessão solene do Congresso Nacional de abertura dos trabalhos. Já na terça-feira (03), às 14h, terá início a primeira sessão deliberativa ordinária de 2015.

Fonte: Portal Fátima Fezerra

Oportunidade >> Ciee abre cadastro para estagiários e aprendizes em diversas áreas


Com relação aos estágios, há vagas disponíveis para estudantes de Administração, Contabilidade, Letras, Pedagogia, Marketing, Enfermagem, Técnico em Informática e Ciência e Tecnologia.
A Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), está com inscrições abertas para o processo seletivo 2015 do Programa de Estágio Formando Profissionais e Cidadãos. As inscrições, iniciadas no dia 26 de janeiro, seguem até o próximo dia 6, até as 17h (horário de Brasília) no site do Ciee. De acordo com Fernanda Lopes, coordenadora da unidade Ciee Mossoró, podem participar da seleção estudantes do nível médio e técnico.

O programa de estágio da Caixa é realizado em nível nacional,  sendo  que  o atual processo seletivo é voltado para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Para concorrer às vagas é preciso fazer o cadastro no portal (http://www.ciee.org.br/) e entregar a documentação no Ciee mais próximo. Fernanda Lopes ressalta que as vagas são para cadastros de reserva. “O número de vagas depende muito das reposições, como há agências em todo o Rio Grande do Norte, estudantes de todo o Estado podem concorrer”, ressalta.

A coordenadora explica ainda que muitos contratos de estágio terminaram no final do ano, outros estão sendo concluídos, por isso há necessidade de reposição. “Conforme vão terminando, automaticamente é feito o encaminhamento”, esclarece.

VAGAS
O Ciee também está com vagas abertas para estagiários e aprendizes em diversos setores. Fernanda Lopes diz que no início do ano a rotatividade é comum, porque vários contratos de estágio terminam e as empresas procuram o Centro para contratar outros estudantes. “Até março o fluxo é muito grande. Muitos estudantes estão de férias, outros começando, outros retornando. Esse é um período de muitas vagas para estagiários e aprendizes porque as empresas estão fazendo a reposição dos contratos que terminaram em dezembro”, explica.

Depois do cadastro é feita a seleção dos estudantes e a capacitação dos selecionados. A capacitação é oferecida pelo próprio Ciee. Fernanda lembra que todos os serviços oferecidos pelo Ciee são gratuitos, mas que é preciso fazer o cadastro no site. “Tudo é gratuito. Formação profissional, capacitação, palestras, lanche e fardamento”, afirma.

Com relação aos estágios, há vagas disponíveis para estudantes de Administração, Contabilidade, Letras, Pedagogia, Marketing, Enfermagem, Técnico em Informática e Ciência e Tecnologia. Nessa modalidade podem participar estudantes do nível médio, técnico e superior, a partir de 16 anos. Já para o Programa Aprendiz Legal, são disponibilizadas vagas praticamente todos os dias em diferentes setores. Podem participar do programa, jovens com idade entre 14 e 24 anos.

Fernanda explica que há leis diferentes para as duas modalidades. “O estagiário não tem vínculo com a empresa. Já o aprendiz tem, inclusive com Carteira de Trabalho”, explica. Tanto o estágio quanto o programa de aprendiz tem como meta a qualificação profissional e ensino dos jovens.
NOVO ENDEREÇO
O Ciee está funcionando em novo endereço e com novo telefone, mas ainda na Av. Alberto Maranhão. A nova sede funciona no prédio onde antes era a Microlins, próximo ao Restaurante Popular. O novo telefone é o (84) 3323-7450. Fernanda Lopes pede para os estudantes que têm documentação para entregar, que procurem o novo endereço.

O novo local é mais amplo, comporta seis salas de aula e mais sala de processo seletivo, onde as empresas realizam as seleções dos novos estagiários e aprendizes. O ambiente possui toda a estrutura necessária para capacitar o jovem estudante que inicia no mercado de trabalho. “Aqui é bem melhor, mais central, com parada de ônibus próximo”, diz.

Exames >> Caminhoneiros terão que fazer exame toxicológico


Fonte:  Agência Brasil
Os motoristas que forem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E serão obrigados, a partir de 30 de abril, a fazer exame toxicológico de "larga janela" – usado para verificar o consumo de drogas por longos períodos. Caso o laudo, que terá validade de 30 dias, constate o uso de drogas ou substâncias proibidas, o motorista será considerado inapto temporariamente.
O exame, que deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, vai testar, no mínimo, a presença de maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.
Para conseguir a autorização para obter ou renovar a CNH, o motorista deve obter resultados negativos para um período mínimo de 90 dias, retroativos à data da coleta. Para o teste, serão coletados material biológico que poderá ser cabelos ou pelos; na ausência desses, unhas.
De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União, os motoristas que não se submeterem ao exame também serão considerados inaptos temporários ou inabilitados enquanto não apresentarem o laudo negativo do exame toxicológico.
De acordo com o Contran, a medida atende a dispositivo da Lei 12.619, de 30 de abril de 2012, conhecida como Lei do Motorista, que obriga o condutor das categorias C, D e E a submeter-se a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica, instituído pelo empregador, com a ciência do empregado.

Norte Shopping lança mega saldão com até 70% de descontos para atrair consumidores


banc
Para começar fevereiro no ritmo do consumo o Partage Norte Shopping, localizado na Zona Norte e de Mossoró partem para promover neste sábado e domingo o Mega Saldão, como a primeira campanha institucional do ano com descontos de até 70% nas lojas que fazem o mix de vendas desses shoppings.

Segundo o marketing do Norte Shopping os consumidores poderão aproveitar para comprar peças de vestuário, acessórios, eletrônicos e outros artigos com preços irresistíveis.  
  “O Mega Saldão traz ótimas oportunidades para aqueles clientes que não dispensam adquirir produtos por valores mais acessíveis. Além disso, é um bom momento para os lojistas incrementarem as vendas nesse início de ano", afirma Elisângela Costa, Coordenadora de Marketing do ocorrerá de maneira facultativa.
banc2
  Para os dois dias de Mega Saldão, o Norte Shopping Natal estima um aumento de 30% nas vendas e no fluxo de clientes.

HORÁRIO ESPECIAL NO DOMINGO
Lojas e quiosques: 15h às 21h
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
Cinema: conforme sessões
O shopping abrirá a partir das 11h. Até às 15h, a abertura das lojas (exceto a Praça de Alimentação) 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Em ação >> A senadora Fátima Bezerra - PT garantindo ações para ajudar para o povo potiguar

Fátima recebe garantia do Governo de continuidade da Operação Carro-Pipa no RN

A pedido do presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Francisco José Júnior, a senadora diplomada Fátima Bezerra manteve contatos, na tarde desta quinta-feira (29), junto ao ministério da Integração (MI), para tratar da continuidade da Operação Carro-Pipa no RN. 

A interlocução da parlamentar se deu junto a representantes do MI e com o general Adriano Pereira Júnior, chefe da Defesa Civil Nacional.Ainda na tarde de hoje, o general Adriano Pereira garantiu à deputada que o Governo realizou a reabertura de um crédito, via Secretaria de Orçamento Federal (SOF), o qual garantirá a continuidade da Operação Carro-Pipa no RN. 

Os valores serão liberados até a próxima semana. Ele adiantou que o comando terrestre de operações do exército já foi informado destas providências. A senadora diplomada comunicou a notícia ao presidente da Femurn.

‪Em Ação >> ‎Secretária de Juventude Divaneide Basílio participa do II Encontro Regional Juventude‬ - MJPOP‬


Hoje e amanhã (30/01 e 01/02), as Juventudes do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba estarão reunidas para dizer basta ao Extermínio dos jovens, no II Encontro Regional de Juventude da Nordeste II, realizado pelo Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) em Fontainha/Aracati-CE.


Com o tema "Basta de Extermínio da Juventude Negra - Políticas Públicas para a Juventude em Nível Municipal, Estadual e Federal", o Encontro irá contar com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, a Secretária de Juventude do RN, Divaneide Basilio, a Secretaria de Cultura de Mossoró, Iralda Dantas e o representante do MJPOP no Conjuve (Conselho Nacional de Juventude) Paulo Lins.

#EncontroRegionalJuventude #MJPOP
Hoje e amanhã (30/01 e 01/02), as Juventudes do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba estarão reunidas para dizer basta ao Extermínio dos jovens, no II Encontro Regional de Juventude da Nordeste II, realizado pelo Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) em Fontainha/Aracati-CE. 

Com o tema "Basta de Extermínio da Juventude Negra - Políticas Públicas para a Juventude em Nível Municipal, Estadual e Federal", o Encontro irá contar com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, a Secretária de Juventude do RN, Divaneide Basilio, a Secretaria de Cultura de Mossoró, Iralda Dantas e o representante do MJPOP no Conjuve (Conselho Nacional de Juventude) Paulo Lins.

Mais informações:
http://juventudern.weebly.com/iniacutecio/secretaria-de-juventude-do-rn-participa-do-ii-encontro-regional-de-juventude-da-nordeste-ii

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Número de convocados do concurso de 2011 é insuficiente para atender demanda



O número de pessoas convocadas do concurso de 2011 não será suficiente para atender a demanda existente. É o que alerta a direção do SINTE/RN. O Sindicato recebeu os dados com os números de professores convocados por cada disciplina. Eis os números abaixo:

Polo I- Educação física 05, Geografia 01, Química 15.
Polo II- Especialista 20, Biologia e Ciências 37, Educação Física 23, Filosofia 10 ,  Geografia 19, História 10, Inglês 03, Português 25, Sociologia 04.
Polo III- Especialista 57, Biologia e Ciências 11, Educação Física 04, Filosofia 02, Geografia 05, Historia 04, Inglês 02, Português 03, Sociologia 02.
Polo IV- Especialista 30, Filosofia 05, Inglês 04, Sociologia 02.
Polo V- Especialista 68, Biologia 13, Educação Física 03, Filosofia 06, Geografia 01, História 06, Espanhol 13, Inglês 05, Português 04, Matemática 03, Sociologia 04.

De acordo com a Coordenadora Geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, o Sindicato vai buscar dialogar com o Secretario Estadual de Educação: “Vamos debater com o Secretário e mostrar que o atual número de convocados não é suficiente para atender a demanda e garantir o funcionamento das escolas”, afirma.

Fonte: Site do SINTE/RN

Líder histórico >> Fidel Castro tem encontro com Frei Betto em Cuba

Líder cubano e teólogo brasileiro tiveram 'afetuoso' encontro, disse jornal. Eles abordaram temas nacionais e internacionais na conversa.
CEBOOK
Frei Betto e Fidel Castro durante encontro neste domingo (16) (Foto: Cubadebate/AFP)
O líder cubano Fidel Castro teve um “afetuoso” encontro com o teólogo brasileiro Frei Betto, um expoente da Teologia da Libertação na América Latina, informou o jornal oficial cubano “Granma” nesta quarta-feira (28).

“O companheiro Fidel e o destacado intelectual brasileiro Frei Betto tiveram na tarde de ontem (terça) uma amistosa conversa, no curso da qual abordaram vários temas nacionais e internacionais”, disse o jornal.

“O encontro aconteceu em um clima afetuoso, característicos das amplas e fraternais relações existentes entre Fidel e Betto”, acrescentou o diário, sem publicar fotos da reunião.

Os dois já haviam se encontrado outras vezes, sendo a última em fevereiro de 2014.

“Na prática, Betto se referiu a seu encontro com o Papa Francisco, ocorrido em 9 de abril do ano passado, e comentou sobre as conferências das quais participou durante sua atual temporada em Cuba”, disse o “Granma”.O encontro ocorreu um dia após Castro, de 88 anos e fora do poder desde 2006, romper seu silêncio sobre a histórica aproximação entre Cuba e Estados Unidos para declarar que ainda que desconfie de seu velho inimigo, não se opõe a esse passo, o que foi qualificado como um sinal positivo por Washington.

O frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido por Frei Betto, é autor de "Fidel e a Religião" (1985), livro que se baseia em uma longa entrevista com o então presidente de Cuba, que falou sobre sua formação pessoal e sua visão de religião.

O silêncio de Fidel sobre a histórica reconciliação entre EUA e Cuba, anunciada por seu irmão e sucessor Raul Castro e pelo presidente americano, Barack Obama, em 17 de dezembro, levantou rumores sobre sua morte no começo deste mês.

Além do silêncio, os rumores foram alimentados pela ausência do líder em público desde janeiro de 2014. Sua última foto foi publicada em agosto do ano passado.

Atenção pais >> Um alerta sobre o uso da Redes Sociais

#Denuncie #Compartilhe

Pais, orientem seus filhos sobre os perigos do chat. Muitos aliciadores utilizam esses meios com a vantagem do anonimato.

Denuncie sempre em caso de suspeita. Acesse: http://www.safernet.org.br/site/denunciar

Pais, orientem seus filhos sobre os perigos do chat. Muitos aliciadores utilizam esses meios com a vantagem do anonimato.
Denuncie sempre em caso de suspeita. Acesse:http://www.safernet.org.br/site/denunciar

Saúde >> "Qualidade da água em Natal está inadequada", destaca diretor da Arsban

Os natalenses estão ingerindo água com níveis elevados de nitrato, coliformes fecais e falta de cloro. Esse é o relatório descrito pelo diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), Fábio Góis.
"Qualidade da água em Natal está inadequada. A ausência de cloro na água - importante para a desinfecção antes da distribuição - provoca preocupação com os padrões de potabilidade de água para o consumo humano", conta. 
O trabalho da Arsban segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que indica índices como a concentração de nitrato (que se torna prejudicial à saúde humana quando supera os 10 mg/l) e a quantidade de PH da água, cor, nitrato e coliformes fecais. 
Hoje, a Arsban apresentou um relatório do último quadrimestre em 180 pontos da cidade, principalmente em escolas, hospitais, postos de saúde e creches onde há maior movimentação de pessoas. 
"Em Natal, no bairro de Lagoa Azul na zona Norte encontramos contaminação da água por falta de cloro. O consumo da população na comunidade do cavaco chinês é feito através de poço de consumo de água direto", detalhou Fábio Góis. 
Na zona Sul, o relatório da Arsban apontou que dos 15 poços avaliados na Via Costeira, dois poços estavam com nível alto de nitrato. 
O problema com a qualidade da água desperta outras preocupações como a questão do sanitarismo e falta de saneamento. Em Natal, cerca de 70% da população natalense consomem água oriunda de poços tubulares. Os 30% restantes são abastecidos com as águas das lagos do Jiqui e de Extremoz. 


A população pode denunciar problemas com a qualidade da água, vazamento, falta de água e qualidade através do telefone 0800 281 5613.


Cidadania >> Campanha “Salve os Mangues do Potengi”

Caros amigos, assinem a petição “Salve os Mangues do Potengi” (Campanha no Avaaz) para agilizar a conclusão do processo de criação do Parque Estadual dos Mangues do Potengi, e a Regulamentação da Zona de Proteção Ambiental (ZPA) 8, prevista no Plano Diretor do Município de Natal.

A área do ecossistema manguezal do estuário do rio Potengi (ZPA 8) constitui-se numa das mais importantes zonas de proteção ambiental do município, que precisa ser urgentemente regulada por lei. Você é muito importante neste processo... Participe!!! Click no link abaixo e assine a nossa petição:

Fonte: Facebook de Haroldo Mota

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Desperdício >> RN desperdiça mais de 55% da água tratada, diz relatório nacional


O Rio Grande do Norte desperdiçou 55,3% de toda a água tratada em 2013, segundo o relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. A média brasileira é de 37%, e os potiguares estão em 2º lugar na região Nordeste em desperdício, perdendo apenas para Sergipe (59,3%).  
Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%. A principal causa apontada para a água que não chega ao consumidor são "vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões e reservatórios" das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento.
As regiões Norte e Nordeste são as únicas com taxas de desperdício maior que a média nacional, 50,8% e 45% respectivamente. Depois vêm as regiões Sul (35,1%), Centro-Oeste (33,4%) e Sudeste (33,4%). Entre os estados, o Distrito Federal teve o menor desperdício (27,3%), e o Amapá teve o  maior (76,5%).

No relatório, o SNIS ressalta que "em tempos de escassez hídrica, a gestão de perdas de água tem papel fundamental nas ações estruturantes nos prestadores de serviços". Também afirma que os dados apresentados mostram a necessidade de as empresas  responsáveis pelo abastecimento de água atuarem em ações para a melhoria da gestão, para a sustentabilidade da prestação de serviços, para a modernização de sistemas e para a qualificação dos trabalhadores.

Para o deputado Fernando Mineiro (PT), que em todos os seus mandatos dedica especial atenção à questão da água, do abastecimento e da seca, a gestão dos recursos hídricos deve ser uma questão prioritária para os atuais e próximos gestores. "Também enquanto sociedade precisamos mudar a cultura do desperdício, de pensar a água potável como algo infinito", destacou o parlamentar. "Até o próprio poder público, para citar um exemplo, cultiva hábitos nocivos, como o uso da água sem controle para aguar canteiros", disse.

"Precisamos, urgentemente, criar mecanismos que diminuam o desperdício de água. E isso só será possível melhorando a gestão dos recursos hídricos e mudando a mentalidade da população. O acesso à água tratada deve ser entendido como um direito humano fundamental", ressaltou Mineiro.

Confira a taxa de desperdício em cada estado, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento:

Região Norte
Acre: 55,9%
Amazonas: 47,0%
Amapá: 76,5%
Pará: 48,9%
Rondônia: 52,8%
Roraima: 59,7%
Tocantins: 34,3%

Região Nordeste
Alagoas: 46,1%
Bahia: 41,6%
Ceará: 36,5%
Maranhão: 37,8%
Paraíba: 36,2%
Pernambuco: 53,7%
Piauí: 51,8%
Rio Grande do Norte: 55,3%
Sergipe: 59,3%

Sudeste
Espírito Santo: 34,4%
Minas Gerais: 33,5%
Rio de Janeiro: 30,8%
São Paulo: 34,3%

Sul
Paraná: 33,4%
Rio Grande do Sul: 37,2%
Santa Catarina: 33,7%

Centro-Oeste
Distrito Federal: 27,3%
Goiás: 28,8%
Mato Grosso do Sul: 32,9%
Mato Grosso: 47,2%

Baixe e veja aqui o relatório completo

Fonte: Assessoria de Comunicação do Mandato Fernando Mineiro - PT

COMPORTAMENTO >> Como preparar seu filho para o Ensino Fundamental 1

Foto: A orientação dos pais é fundamental
A entrada no Ensino Fundamental 1 traz uma nova dinâmica para a vida escolar. Os pais devem estar preparados para as mudanças

A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental 1 marcam uma passagem importante na vida das crianças. Saiba o que muda e o que fazer para ajudar seu filho nessa transição.


Quando as crianças deixam a educação infantil e ingressam no Ensino 
Fundamental 1 é inevitável pensar: "meu filho já não é mais um bebê". E 
é natural que nesse momento apareçam também algumas dúvidas sobre 
como ele se sairá nesse novo momento de sua vida de estudante. De fato, 
a entrada no primeiro ano traz uma série de mudanças na rotina escolar. 
As brincadeiras ainda terão seu espaço, mas seu tempo será diminuído 
enquanto a hora de estudar ganhará mais importância. Na mochila, a 
boneca ou o carrinho ainda poderão entrar em alguns dias, mas dividirão 
espaço com livros e cadernos. As responsabilidades, aos poucos, também 
vão crescer: haverá mais lição de casa, provas e notas. 




Todas essas mudanças, porém, não devem ser encaradas como um 
problema. Elas fazem parte da evolução natural e saudável da vida da 
criança. E os pais podem - e devem - ajudar seus filhos a se preparar da 
melhor maneira possível para essa transição. "O importante é demonstrar 
segurança para a criança. Dizer que se ela está indo para essa nova fase 
é porque já tem idade para isso e está pronta", diz Rosana Ziemniak, 
coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo.

Sindijorn promove 1º Varal Fotográfico e Exposição de Câmeras Antigas


A Comissão de Imagem do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn) promoverá o 1º Varal Fotográfico e Exposição de Câmeras Antigas. O evento será realizado amanhã, a partir das 18h, na sede do Sindicato, em Natal. 

De acordo com Humberto Jales, membro da Comissão de Imagem do Sindijorn, a exposição terá tema livre e é aberta tanto para repórteres fotográficos quanto para fotógrafos amadores. A ideia, segundo ele, é aproximar a categoria do sindicato e promover um momento de confraternização. 

Ele destaca que os interessados em terem suas fotografias expostas do 1º Varal Fotográfico podem deixar suas fotografias na sede do Sindicato. "Os profissionais têm até hoje para deixar os trabalhos para incrementar a exposição. A proposta é reunir o maior número de profissionais no projeto", revela. 

Paralela a exposição, será realizada na área externa do sindicado o "Pescoção", jargão jornalístico para designar o adiantamento, na noite de sexta-feira e início da madrugada de sábado, do fechamento da edição do final de semana. O evento contará com música, churrasco e rodas de bate-pape entre os participantes.

Fonte: Jornal o Mossoroense