sábado, 8 de fevereiro de 2014

Consumo consciente de água >> Uma ideia que precisa URGENTEMENTE ser compartilhada por todos...


Nesses últimos meses temos visto inúmeras matérias nos diversos tipos de mídias alertando sobre a risco de um colapso no abastecimento de água, como já está acontecendo em vários municípios, caso não volte a chover regularmente e, principalmente se NÃO houverem mudanças em nossos hábitos relacionados ao modo de consumo desse líquido essencial à vida dos seres vivos..

Mesmo com todo esse período de estiagem pelo qual estamos passando, ainda é comum passarmos pelas ruas de nossa cidade e vermos algumas pessoas lavando seus carros ou até mesmo as calçadas de suas residências, sem nenhuma preocupação com o desperdício. Outro fator bastante importante ao falarmos em desperdício, parte muitas vezes do próprio órgão responsável pela distribuição da água (CAERN), no que diz respeito a manutenção e a conserto dos vazamentos que acontecem na rede e que são motivos de grande desperdício.

Imagem: Facebook da Profª Flaudenízia: Abastecimento de água em Lajes na época do trem da água 
Tenho publicado aqui mesmo nesse blog várias matérias que mostram o baixo nível em que se encontram nossos reservatórios, o que já deveria ser um sinal de alerta principalmente para nós dessa região, principalmente de Lajes que sabemos melhor do que ninguém, o que significa sentir na  pele a falta d'água.

Na zona rural essa situação já crítica há baste tempo, onde muitos moradores somam grande prejuízo com a perda da criação e a água que chega através dos carros pipa é usada exclusivamente para o consumo humano. Mesmo com o serviço de abertura de cacimbas que tem sido realizado, ainda não chega a ser suficiente para suprir as necessidades diárias nas comunidades rurais.

Tenho dito inúmeras vezes que na zona urbana, pelo menos por enquanto, não temos sentido muito esse problema em virtude de a todo momento termos bastante água em nossas torneiras e talvez ignorarmos, ou mesmo não nos sensibilizamos com a situação, por não estarmos ainda sentindo na pele o que é conviver diariamente com a falta d'água, como sofreram as gerações das décadas de 80/90 e de outros períodos anteriores, que tinham que carregar água em galões, baldes, latas... para o abastecimento diário de suas residências.

Por Canindé Rocha - Professor da rede pública e Coordenador de Meio Ambiente

O desenvolvimento do Turismo Rural em Lajes >> Hoje a TV Ponta Negra exibirá matéria realizada com os Trilheiros da Caatinga

Confirmado! neste sábado à partir das 12:10, Programa Mais. Já que em Lajes não temos o sinal da TV Ponta Negra no momento, vocês podem acompanhar no site: www.tvpontanegra.com.br

Essa trilha foi realizada no dia 30 de janeiro e tivemos conosco uma equipe da TV Ponta Negra. Essa matéria que foi feita durante a Trilha de Verão será exibida em duas partes.

Confira a matéria publicada sobre essa trilha:

http://cicerolajes.blogspot.com.br/2014/01/trilha-de-verao-com-os-trilheiros-da.html

Educação >> 10 dicas para descomplicar o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

1.  Antes de tudo, escolha um TEMA que você goste e tem curiosidade, caso contrário, ficará mais difícil acompanhar o ritmo das atividades ao longo do semestre; Caso você ainda não tenha um tema em mente, comece a observar os conteúdos que mais lhe atraem dentre as disciplinas do curso, ou áreas da profissão que você pensa em trabalhar ou se especializar; Lembre-se: o trabalho será assinado por você, levará o seu nome! Portanto escolha algo que realmente você irá defender com ‘unhas e dentes’, e claro, com argumentos concretos e imparciais! Pois é, quem disse que seria fácil? 

2.  Escolhido o tema, delimite o universo da PESQUISA, quanto mais específico melhor! Escolha um objeto de estudo, que basicamente pode ser um autor, um livro, um site, uma empresa, uma teoria, um exemplo específico, case de mercado (um exemplo que já ocorreu), uma instituição, pessoa, etc; Lembre-se: tudo vai depender do foco que você quer dar à sua pesquisa;

3.  Esta é curta e direta: antes de pesquisar e estudar o seu tema, estude METODOLOGIA DE PESQUISA! Leia sobre o assunto e converse com o seu professor Orientador! Não fique com dúvidas! Ler outros TCCs também ajuda muito nesta etapa! Procure trabalhos na biblioteca (ou na Hemeroteca) da sua Universidade;

4.  Se a sua intenção é escrever um PROJETO EXPERIMENTAL, propondo novas ideias para um determinado campo, atente para a importância de fundamentar o projeto teoricamente. O TCC não pode ser construído apenas com ideias soltas baseadas no senso comum, tudo deve estar bem explicado, argumentado com bases teóricas! Prepare-se, não tenha preguiça e pesquise!

5.  Crie uma AGENDA de estudos especial para o TCC! Leve em consideração seu dia-a-dia, suas outras disciplinas no curso, seu trabalho externo e também o seu tempo para o lazer, afinal, nem só de pesquisa vive o formando né! O ideal é separar um horário diário para o TCC, caso não seja possível, separe um horário mais estendido nos dias que são possíveis, na semana ou durante o fim de semana. Torne isso visível para você, num quadro no seu quarto, por exemplo, no seu escritório, ou até mesmo na porta da sua geladeira (risos). Importante: vá marcando as etapas vencidas, super ajuda a acompanhar o CRONOGRAMA! E ainda: avise toda a família que o seu semestre será diferente, especial! É importante que todos lhe apoiem neste período!

Política >> Apoio de Carlos Eduardo a Fátima e Robinson pode melar coalizão de Henrique

CARLOS_ROBINSON_FATIMA_370

Por Diógenes Dantas, no site Nominuto.com

PT e PSD abriram na última quinta-feira (6), um diálogo que pode resultar numa chapa majoritária para o pleito estadual deste ano.

Não é hora de colocar o carro na frente dos bois. As duas legendas precisam de tempo para afinar o discurso e encontrar um caminho comum. Mais do que isso: os petistas e o grupo de Robinson Faria precisam firmar uma aliança que soe natural para o eleitor do Rio Grande do Norte.

E o fio condutor deste acordo já foi estabelecido pelo dois grupos na reunião de ontem, realizada na sede do PT: a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Robinson Faria foi o primeiro a declarar aos jornalistas que o foco dos partidos é a campanha de reeleição da presidente da República.
A estratégia está correta. A reeleição de Dilma pode atrair aliados importantes e históricos como o PDT e PCdoB.

Se Carlos Eduardo Alves topar uma aliança com Robinson Faria e Fátima Bezerra, a coalizão de forças pretendida por Henrique Eduardo Alves ficará desidratada.

O prefeito de Natal é simpatizante do projeto senatorial de Fátima Bezerra, mas tem se dado muito bem com Henrique Eduardo e com Garibaldi Filho nos últimos tempos.

Agnelo Alves, pai de Carlos, me dizia uma dia desses que o PDT aguarda o candidato do PMDB ao governo e cobrava uma posição de Henrique Alves.
O deputado pedetista deu a entender que o seu partido já está fechado com o PMDB. Será?

A presença de Carlos Eduardo no palanque de Robinson e Fátima Bezerra pode desequilibrar o jogo traçado por Henrique Eduardo Alves, principal jogador do processo eleitoral.

Maurício Marques, prefeito de Parnamirim, já avisou que vai com Fátima Bezerra para onde ela quiser. Não sei se o compromisso se estende para o acordo com o PSD de Robinson, mas Maurício tem sido claro no apoio a Fátima.

Na próxima semana, o PT tem conversa marcada com o PDT na sexta-feira (14). No dia seguinte, será a vez do PCdoB.
 
Robinson Faria e Fátima Bezerra, Carlos Eduardo Alves e os comunistas são mais do que bem-vindos. São fundamentais.

Emater agiliza projetos para a assistência e extensão rural

A liberação de recursos financeiros para a execução de programas e projetos para a agilização da assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Norte. Este é um dos objetivos da viagem do diretor técnico da Emater-RN, Aristides Bezerra, a Brasília. 

Segundo o diretor técnico da Emater-RN, o repasse financeiro será aplicado em ações direcionadas à agricultura familiar em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, através de ações que começam com a capacitação dos extensionistas rurais da instituição e dos pequenos produtores.

Aristides Bezerra disse que essas ações têm como finalidade habilitar os agricultores familiares para uma melhor qualidade de vida obtida com a ocupação e renda. Entre outras atividades, ele destaca a realização de oficinas temáticas, dias de campo, circuito de tecnologias, seminários, cidadania no campo. Também constam nos projetos a aquisição de veículos e equipamentos.

CONAB aguarda carregamento de milho
Enquanto a direção da Emater/RN trabalha a liberação de recursos para agilizar projetos no campo, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), responsável pelo Programa Vendas em Balcão que promove a venda de milho a preço subsidiado pelo Governo Federal, aguarda a liberação de novo carregamento de milho. A Superintendência Regional do Rio Grande do Norte (Sureg/RN) espera que a chegada de 10 mil toneladas de milho que serão comercializadas nas unidades armazenadoras de oito municípios chegue agora em fevereiro.

O montante será assim distribuído: Assú (1.156 mil t), Caicó (1.156,2 mil toneladas), Currais Novos (1.124 mil t), Mossoró (1.569,7 mil t), João Câmara (896 t), Umarizal (1.037,6 t), e nas duas unidades de Natal, que juntas somam 2.300 mil toneladas de milho, e no polo de Lajes (804 t).

produto é dividido em duas remessas. A primeira – com 1,84 mil toneladas – já começou a chegar no RN. A segunda remessa, de 8,2 mil t, cujo frete foi contratado em leilão no dia 28/01, tem previsão para chegar a partir do dia 17. Neste ano, a Conab vendeu 2,3 mil toneladas do grão no RN, beneficiando 2,3 mil criadores. O milho é oriundo do Mato Grosso.

Por Assecom/Emater

Esportes radicais >> Competição de skate escolherá melhores atletas

Os três melhores colocados em cada categoria ganharão materiais esportivos e acessórios para os skates

No próximo dia 15 serão conhecidos os melhores skatistas de Mossoró e região. O 2º King of Skate Park (o Rei do Skate Park, em português) vai premiar, com materiais esportivos e acessórios para os skates, os atletas que mais se destacarem nas categorias Mirim, Iniciante e Amador Open, na modalidade street park.

Em cada categoria, o competidor terá direito a dar duas voltas (de um minuto) no circuito, valendo a melhor delas. As oito melhores performances levam os atletas à final. Na decisão, os skatistas terão mais duas voltas para apresentar suas habilidades, valendo a melhor delas. O que obtiver a melhor nota leva o prêmio de melhor de sua categoria.

As inscrições podem ser feitas momentos antes do início da competição, previsto para as 15h. As taxas cobradas são de R$ 10,00 (Mirim), R$ 15,00 (Iniciante) e R$ 20,00 (Amador Open). O evento acontece na Praça de Skates, na Avenida Rio Branco.

Durante a programação haverá apresentações de atletas com patins, bicicleta e até motocicletas demonstrando habilidades, equilíbrio e levando emoção ao público que poderá assistir tudo gratuitamente.

A expectativa da organização é de reunir mais de 50 atletas. "Realizamos a primeira edição em 2012 e foi muito bem recebida pelo público. Este ano melhoramos a preparação, a competição em si e a perspectiva é de reunir muitos atletas bons que temos na cidade, na região e até um pessoal de fora que está vindo de Natal, Fortaleza e de outros Estados", comenta o organizador Pedro Xexa.

O skatista e também organizador do evento, Berguinho SK8, destaca que em Mossoró existem muitos talentos neste e em outros esportes sobre rodas. "Nós temos ótimos atletas no skate, patins, bicicleta e também corredores de rua. O que falta é apoio por parte dos poderes público e privado. Nós temos muita gente qualificada aqui que precisa de incentivos financeiros", disse.

Além de realizar competições, os organizadores têm um projeto maior de incentivo ao esporte. "Nós buscamos levar qualidade de vida, prática desportiva, promover atividade de cultura e lazer para crianças, jovens e adultos. A ideia é tirar essas pessoas da ociosidade, do perigo da violência, das drogas e levá-las a praticar esportes", ressalta Pedro Xexa.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Solidariedade >> LBV realiza campanha para doação de material escolar em Natal

Campanha da LBV ajuda crianças carentes com doações de material escolar (Foto: Divulgação/LBV)
Campanha da LBV ajuda crianças carentes com
doações de material escolar (Foto: LBV)

Capital potiguar será uma das beneficiadas pela iniciativa. Projeto atende cidades em todo o Brasil.

A Legião da Boa Vontade (LBV) deu início no Rio Grande do Norte à campanha Criança Nota 10. Para este ano, o tema escolhido foi 'Proteger a infância e acreditar no futuro" - que visa a manutenção das escolas e dos programas socioeducacionais promovidos pela instituição em todo o Brasil, mobilizando a sociedade em prol do incentivo ao protagonismo e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante a campanha, cerca de 14 mil kits de material escolar e pedagógico devem ser distribuídos. Segundo a própria LBV, Natal é uma das cidades do país que serão beneficiadas.

Com a ação, a LBV amplia o trabalho que já é desenvolvido nas unidades de atendimento em que é oferecido apoio para crianças e adolescentes.

Com os kits que serão entregues para as crianças e adolescentes dos projetos da instituição, o o bejtivo é motivar que eles prossigam nos estudos, além de representar um importante apoio aos pais que não têm recursos para adquirir o material escolar.

Os kits são compostos de acordo com a faixa etária dos estudantes. Entre os diversos itens, há estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, mochila, régua, dicionário da língua portuguesa (com a nova ortografia) e de inglês.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Natal está localizado na rua dos Caicós, 2148, no bairro Dix-Sept Rosado.

Para outras informações sobre a campanha, estão disponíveis o telefone 0800 055 50 99 e o site www.lbv.org.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Governo Federal investindo na qualificação dos jovens >> Encontro do Prodecentro apresenta o PRONATEC Campo

Na manhã desta sexta-feira, 7, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Lajes um encontro com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Sr. Dário Andrade Alves para apresentar aos membros do território o Pronatec Campo.

Estiveram presentes secretários municipais de todas as cidades participantes do território, vereadores, representantes de associações rurais, presidentes de sindicatos e entidades do gênero que conheceram e discutiram o tema.

O objetivo é promover a inclusão social de jovens e trabalhadores do campo por meio da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da oferta de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores de acordo com os arranjos produtivos rurais de cada região.

A ação é por meio da interface com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, o PRONACAMPO que promoverá o acesso à educação profissional e tecnológica aos jovens e trabalhadores do campo e quilombolas, disponibilizando vagas nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e no Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). O Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA é o demandante desta ação e Institutos Federais, escolas vinculadas às Universidades federais, CEFET e redes estaduais são instituições ofertantes.

Como Acessar: Os cursos estão disponíveis no endereço http:/pronatec.mec.gov.br.

Por Assessoria de Comunicação com Imagens de Robson Cabugi

Situação de risco >> Mais de 40 cidades do RN estão com alto risco de epidemia de dengue

É preciso que estejamos todos (população, Secretaria Mul. de Saúde, Agentes de Endemias), pois nossa cidade aparece no mapa classificada como de alto risco.
As mortes causadas pela dengue sofreram um aumento de 30% em relação ao ano de 2012

Dados divulgados nesta segunda-feira (3) pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do NOrte apontam que pelo menos 43 municípios do estado estão com risco muito alto para uma epidemia de dengue este ano. Entre as cidades em situação mais crítica estão Natal, Parnamirim e Macaíba, todas na Região Metropolitana.

As informações compõem o Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência de epidemia, que foi elaborado de acordo com os seguintes critérios: incidência da doença nos últimos dez anos; índice de infestação predial (porcentagem de imóveis que possuem focos positivos de dengue); índice de pendências (porcentagem de imóveis onde não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e densidade demográfica.

O mapa deve auxiliar nos trabalhos para a delimitação das áreas que necessitam de fortalecimento das ações de combate ao vetor, desde a intensificação da eliminação de criadouros até o controle de formas aladas, permitindo a focalização e racionalização dos recursos.

De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue, até o dia 28 de dezembro de 2013, foram notificados 24.559 casos suspeitos de dengue, sendo 9.809 confirmados. Os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram: Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323). 

Já a taxa de óbito alcançou 50 casos suspeitos, sendo 26 óbitos por dengue confirmados no ano de 2013. Esse número significa um aumento de 30% em relação ao ano de 2012.

Imagem: divulgação Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte

Política >> PT/RN se articula para as eleições 2014

Reunião PT-PSD

Hoje à noite, a Comissão Política do PT-RN se reuniu com dirigentes do PSD. Na pauta, discussão sobre o cenário nacional e a construção de um projeto que aponte para novos rumos políticos-administrativos para o nosso Estado, com vistas a reconstruir o que foi destruído pelo (des)governo do Dem e seus aliados.

Reafirmamos nossa intenção de contribuir para a formação de um forte e nítido palanque pro Dilma-Temer no RN para fazer frente às candidaturas adversárias no plano nacional.

Reafirmamos, também, a candidatura de Fátima ao Senado e o PSD fez o mesmo em relação à candidatura de Robinson Faria ao Governo do Estado. Novas reuniões ficaram agendadas para dar sequência às discussões entre PT e PSD. 

Semana que vem daremos sequência às reuniões com outros partidos da base de sustentação do Governo Federal. Já acertadas reuniões com o PR e o PDT. 

De acordo com o calendário nacional do PT, até final de março decidiremos quais caminhos seguir no RN.

Uma coisa é certa: o PT do RN não aceitará veto à candidatura de Fátima ao Senado e nem participará de palanques que fortaleçam e apoiem candidaturas adversárias a Dilma-Temer. Nosso projeto é sintonizar o RN com as transformações que acontecem no Brasil.
                        Reunião PT-PSD
 Ontem à noite, a Comissão Política do PT-RN se reuniu com dirigentes do PSD. Na pauta, discussão sobre o cenário nacional e a construção de um projeto que aponte para novos rumos políticos-administrativos para o nosso Estado, com vistas a reconstruir o que foi destruído pelo (des)governo do DEM e seus aliados.

Reafirmamos nossa intenção de contribuir para a formação de um forte e nítido palanque pro Dilma-Temer no RN para fazer frente às candidaturas adversárias no plano nacional.

Reafirmamos, também, a candidatura de Fátima ao Senado e o PSD fez o mesmo em relação à candidatura de Robinson Faria ao Governo do Estado. Novas reuniões ficaram agendadas para dar sequência às discussões entre PT e PSD.

Semana que vem daremos sequência às reuniões com outros partidos da base de sustentação do Governo Federal. Já acertadas reuniões com o PR e o PDT.

De acordo com o calendário nacional do PT, até final de março decidiremos quais caminhos seguir no RN.

Uma coisa é certa: o PT do RN não aceitará veto à candidatura de Fátima ao Senado e nem participará de palanques que fortaleçam e apoiem candidaturas adversárias a Dilma-Temer. Nosso projeto é sintonizar o RN com as transformações que acontecem no Brasil.

Alerta >> Mais quatro cidades do Seridó enfrentam um desabastecimento provocado pela seca

Mais quatro cidades do Seridó potiguar enfrentam um desabastecimento provocado pela seca. As cidades de Caicó, São Fernando, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, abastecidas pelo rio Piranhas, estão sem o fornecimento regular de água, devido à baixa vazão no manancial.

O rio Piranhas está com o seu nível abaixo do necessário para fornecer água. Ele é abastecido pelo sistema Curema-Mãe D’água, localizado na Paraíba, que é administrado pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sendo a gestão da água realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Em virtude do longo período de estiagem e da necessidade de controle do volume de água no reservatório, para garantir o abastecimento humano, a ANA vem sistematicamente diminuindo a abertura das comportas do açude Curema.

Porém, a vazão liberada desde o início da semana não está sendo suficiente para atender o RN. Mesmo já tendo sido realizadas sucessivas reuniões para gestão da água, sendo a Caern representada pelos engenheiros Geny Formiga e Welligton Queiroga, o nível de vazão solicitado e ideal para abastecimento não tem sido cumprido. 

Assim, a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) se viu obrigada, pela vazão insuficiente no rio, a suspender as captações para a cidade de Jardim de Piranhas e para a adutora Manoel Torres, que atende às cidades de Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

A Caern solicitou à ANA, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o aumento da vazão. Assim a Agência autorizou nesta quinta-feira (06) ao DNOCS realizar nova operação nas comportas de Curema-Mãe D’água, como tentativa de liberar água suficiente para atender o abastecimento humano, sendo este o uso prioritário.

Quando a vazão do rio permitir a captação, o abastecimento será normalizado. Por isso, a recomendação é de utilizar a água de forma racional, uma vez que a medida é preventiva, observando a possibilidade de não haver chuva nos próximos meses.

Como forma de melhorar as condições de captação, seguindo uma recomendação da ANA, a Caern está colocando um barramento provisório no Rio Piranhas, junto da captação da cidade de Jardim de Piranhas, permitindo assim uma melhor reserva da água. Este serviço será realizado neste momento em que o rio se encontra baixo e deve ser finalizado em aproximadamente oito dias.
 
CIDADES
As cidades de São Fernando e Timbaúba dos Batistas estão com o abastecimento parado desde a terça-feira (04). No início da tarde da quarta-feira (05), foi o sistema de abastecimento de Jardim de Piranhas que deixou de operar. A cidade de Caicó está passando por uma redução no abastecimento, já que conta apenas com a contribuição do Açude Itans para o abastecimento.
 
Da assessoria de imprensa da CAERN

Mau exemplo >> Vereador desafia a polícia e articula protesto contra uso do capacete

Motociclistas prometem ocupar ruas de Florânia no próximo sábadoMotociclistas prometem ocupar ruas de Florânia no próximo sábadoO clima esquentou na cidade de Florânia, região do Seridó. A fiscalização da polícia no intuito de cobrar o uso do capacete por motociclistas acabou resultando numa guerra de nervos que tem estimulado protestos e desafio nas redes sociais.

No último sábado, dezenas de motociclistas saíram às ruas sem capacete como forma de repúdio à fiscalização realizada no município. Na última terça-feira, a polícia anunciou reforço nas ações de fiscalização.

Foi o suficiente para que os motociclistas iniciassem um novo protesto, marcado para o próximo sábado. Uma postagem na rede social Facebook mostra o vereador Jonas Moreira, “Jonas da Padaria”, como um dos articuladores do movimento.

Em sua conta na rede social, Jonas desafia a polícia e anuncia um protesto ainda maior do que o realizado no último sábado.

“Estamos reunidos para a grande manifestação de sábado. Participação de 300 motos, CPtran, GTO, Bope de Caicó e spray de pimenta à vontade, e a TV a cabo de Currais Novos”, postou o vereador em seu Facebook.

A atitude do vereador deverá render desdobramentos judiciais que podem resultar inclusive na perda de mandato do parlamentar.

Fonte: Jornal O Mossoroense

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Conselho Nacional de Procuradores de Justiça emite nota reforçando a proibição de venda de bebida nos estádios

NOTA  DO BLOG: publicamos no dia 16 de dezembro uma matéria mostrando como negativo socialmente, um "Projeto de Lei" apresentado pelo deputado estadual Zé Adécio (DEM), que permitia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol. Confira:  http://professorcaninderocha.blogspot.com.br/2013/12/na-contramao-dos-interesses-sociais.html. Porém, ontem (05/02/14), outra instância do Poder Judiciário mostrou-se também totalmente contrário a esse tipo de projeto que vai na contramão dos interesses sociais.

SEGUE A MATÉRIA:


Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério Público

O Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça (CNPG), através da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, emitiu nota na tarde desta quarta-feira, dia 05/02/2014, reiterando que se mostra imperioso “manter a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol”.


A restrição ao consumo de bebidas no interior dos estádios constitui uma diretriz de segurança, foi adotada em ação conjunta dos Ministérios Públicos Estaduais, por intermédio de Protocolo de Intenções entre o CNPG e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se deu em razão da escalada de violência, que colocava em risco a segurança e integridade dos torcedores, segundo o CNPG, contribuiu para o retorno das famílias aos estádios, mas proposições de lei promovidas pelas Assembleias Legislativas dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte surpreenderam os integrantes da Comissão.

Para a Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, do CNPG, iniciativas legislativas dessa natureza demonstra “patente que se está priorizando a visão econômica em detrimento da segurança, dando como certa a abolição das medidas restritivas ao consumo de bebidas alcoólicas, desprezando e aniquilando as conquistas e resultados alcançados”, traz a nota.

Confira aqui a íntegra do documento do CNPG.

Lajes >> Comunidades rurais são contempladas com o recebimento de filtros

Filtro com capacidade para oito litros d'água
O município de Lajes, através da SEMAGMA - Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Comissão Municipal de Defesa Civil estarão na manhã desta quinta-feira 06 de janeiro, realizando a entrega de filtros nas comunidades rurais que são atendidas pela operação pipa. O município de Lajes recebeu 665 filtros que serão entregues às famílias da zona rural.

A entrega desses filtros começará hoje pelo Assentamento 03 de Agosto e seguirá um calendário previamente definido pelos órgãos municipais responsáveis por essa distribuição.

No momento da entrega cada família beneficiada deverá preencher um cadastro que servirá como forma de controle e acompanhamento desse programa e ainda no ato dessa entrega serão transmitidas algumas informações relacionadas a importância do filtro para a qualidade da água a ser consumidas pelas pessoas, já que existem várias pesquisas relacionadas à saúde, demonstrando que uma água de boa qualidade interfere diretamente na melhoria de vida das pessoas.

Esse é mais um programa de combate aos efeitos da seca que visa integrar as várias ações realizadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal que vem somar a outras ações que já estão em andamento com relação ao abastecimento e a qualidade de água distribuída a essas comunidades.

Esses dias o nosso município também iniciou a instalação vários de poços tubulares e paralelamente está sendo realizado um trabalho de recuperação de barreiros e aberturas de cacimbas nas comunidades rurais, que têm como objetivo aumentar a capacidade de armazenamento de água nessas áreas, o que virá a propiciar aos agricultores uma maior reserva de água.

Aqui, uma provável explicação para mais um factoide criado pelo Ministro Gilmar Mendes.


 


Contrato do IDP com o TJ da Bahia foi firmado quando CNJ já investigava o tribunal



Para o evento de lançamento da parceria TJBA-IDP, Gilmar levou Ayres Britto, presidente do STF e do CNJ, quando o TJBA já estava na mira do CNJ.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem um belo pepino na mão.

Ontem, iniciou o que se anuncia uma "devassa" no Tribunal de Justiça da Bahia. Serão dois dias de trabalho intenso comandados pelo Ministro Francisco Falcão, cujo relatório definiu o afastamento, em novembro passado, do presidente do Tribunal, Mário Alberto Hirs (clique aqui).

Falcão foi firme nas suas declarações: "Vai ser apurado com todo o rigor. Doa a quem doer" (clique aqui).
Segundo o jornal "A Tarde", Falcão ficou "espantado" com o que encontrou. 

Além de suspeitas de vendas de sentença, de compras injustificadas, Falcão afirmou que "parece que a lei de licitações (na compra de serviços e produtos) jamais passou por aqui. (clique aqui). 
É aí que se entra na parte complicada da história.

Um dos maiores contratos firmados por Hirs foi com o IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), empresa que tem como proprietário o ex-presidente do CNJ Gilmar Mendes (clique aqui), quando o TJBA já estava na mira do CNJ.

É um contrato maiúsculo:
"A parceria prevê a implementação do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de magistrados e servidores em 2012 e 2013. A ação dará continuidade ao trabalho realizado pelo Programa de Capacitação em Práticas Judiciárias, que capacitou 58 turmas, sendo 25 na capital e 33 no interior, contemplando um total de 2,4 mil servidores".

Estima-se que deva passar dos R$ 10 milhões.
O contrato foi celebrado no dia 21 de abril de 2012 e visou capacitar os servidores para atender às exigências do proprio CNJ (clique aqui): 

Financiamento da Educação >> MP recomenda que gestores invistam corretamente verba do Fundeb



O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da  Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, expediu recomendação aos gestores de municípios da comarca para que apliquem os recursos  do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) exclusivamente na manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A recomendação visa acompanhar a execução orçamentária, financeira e patrimonial do Fundeb, regulamentada pela Lei nº 11.494/ 2007. Segundo o artigo 71 da  Lei nº 9.434/96 é proibido utilizar esses recursos como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, ações ou programas considerados como ação de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.

Os municípios da Comarca de Apodi receberam verbas consideráveis em 2013 através do Fudeb, em Apodi por exemplo, o valor é de R$ 7.654.008,27, seguido por Felipe Guerra R$ 2.178.341,30; Itaú R$ 1.997.261,27; Rodolfo Fernandes R$ 2.085.017,66 e Severiano Melo com  R$ 2.148.736,51.

O MP continuará acompanhando o andamento da execução do recurso, caso os prefeitos não cumpram a recomendação serão adotadas medidas judiciais cabíveis, correndo o risco do gestor ser denunciado como altor de ação de improbidade administrativa.
 
Do site do MP/RN.

RN é destaque no Programa Bolsa Família

O RN finalizou o ano com uma cobertura em saúde de 79,43% dos beneficiários do Bolsa Família

O resultado final do percentual de cobertura do Programa Bolsa Família (PBF), referente a 2ª vigência de 2013, foi divulgado na quarta-feira passada, 29, pelo Governo Federal e apontou que o Rio Grande do Norte finalizou o ano com uma cobertura de 79,43% dos beneficiários do PBF, o que representa um aumento de 2,69% em relação ao mesmo período no ano de 2012. Esse desempenho alcançado pelos profissionais da Atenção Básica dos municípios colocou o RN entre os seis Estados brasileiros com maior índice de cobertura e o 3º da Região Nordeste. Contando com 282.076 famílias totalmente acompanhadas com perfil saúde, o Estado ainda atingiu a meta nacional que é de 73,44%.

De acordo com Tereza Neuma Costa, responsável técnica estadual do Programa Bolsa Família na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), o bom resultado do RN se deve ao esforço e ao compromisso de todos os gestores de Saúde dos municípios que, em parceria com o Estado, desenvolveram com responsabilidade as ações do PBF. "Parabenizamos a todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família pelo esforço dedicado a garantir o acesso ao direito à saúde às famílias em situação de maior vulnerabilidade ou risco social, potencializando a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuindo para a sua inclusão social e melhores condições de saúde e nutrição", ressaltou Tereza Neuma.

CONDICIONALIDADES NA SAÚDE

GACC promove bazar solidário nesta quinta e sexta


 


São roupas, calçados, acessórios e objetos novos ou pouco usados que serão comercializados com preços promocionais.

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer realiza nesta quinta e sexta-feira, 06 e 07 de janeiro, mais uma edição do Mega Bazar Solidário. São roupas, calçados, acessórios e objetos novos ou pouco usados que serão comercializados com preços promocionais para arrecadar fundos para as atividades da instituição.
 
O objetivo é promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer assistidas. A sede do GACC-RN fica na Av. Floriano Peixoto, nº 383, Petrópolis.
 
 Marília Rocha, no site Nominuto.com

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Qualificação tecnológica >> Escola de Informática da Câmara Municipal de Lajes ofertará cursos de capacitação

 Exibindo BANNER 2.jpg

CRITÉRIOS PARA FORMAÇÃO DAS TURMAS:

- Data das matrículas: 15 de fevereiro (sábado), a partir das 9:00 horas.

- As matrículas serão por ordem de chegada e somente 120 vagas serão ofertadas.

- Serão distribuídas fichas antes do início das matrículas. 

- Requisitos para participação no curso:  Ter 16 anos e ensino fundamental completo (antigo 1º grau).

                 Obrigado.
Cristiano de Souza Moura
           Analista de Sistemas
      Prefeitura Municipal de Lajes

OPINIÃO >> A Greve, o governo Rosalba e a imprensa potiguar

                                                                                                           
    Por Canindé Rocha - Professor da rede pública de ensino

Tenho observado há alguns dias várias matérias veiculadas na mídia estadual noticiando que o governo do RN vai abrir processo seletivo para professores da Rede Estadual de Educação. Vejo essa notícia mais uma vez como uma forma do governo do Estado, juntamente com a mídia, querer continuar ludibriando a população, pois imaginemos o seguinte:

Temos ainda vários professores que foram aprovados no último concurso público realizado pela SEEC, que há bastante tempo lutam para serem convocados, tendo muitos destes, já recorrido até a justiça para assumir suas vagas;

Ano após ano, as escolas estaduais vêm terminando o ano letivo com um grande déficit de professores, o que tem causado prejuízo para os estudantes, que muitas vezes concluem o Ensino Médio sem terem tido aula de várias disciplinas e também para os gestores escolares que tem que “se virar” de qualquer jeito para completarem o quadro de professores;

Em virtude do SINTE/RN ter mobilizado a categoria e decretado a GREVE, rapidamente o governo passou a “adotar algumas medidas” buscando remendar uma situação que há bastante tempo vem se arrastando e prejudicando a todos: Professores, pais, estudantes e a sociedade como um todo. Porém, bastou a greve ganhar força que esse governo através de seus defensores começou a combater a luta da categoria usando desde mentiras, como o aumento de 91%, ameaça de corte do ponto dos grevistas e agora esse tipo de informação que tem por objetivo passa a falsa ideia de que a situação está sendo resolvida, quando na verdade o que está sendo feito, é mais uma vez querer nos enganar.

Diante da situação, torna-se necessário que todos aqueles que têm conhecimento dos fatos acima expostos, mostrem qual é a verdadeira situação da educação do RN, para que não apenas os professores entrem nessa luta, mas também os estudantes, seus pais e a sociedade como um todo, pois só dessa forma poderemos conquistar melhores condições de trabalho e consequentemente uma melhor qualidade nãos resultados da Educação de nosso Estado.

As teorias da direita comunistofóbica

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena

A situação é de um paradoxo brutal: por um lado, os direitistas brasileiros bradam que esquerda e direita “não existem mais”; por outro, tentam amedrontar os incautos com a ideia de que vivemos sob a iminente ameaça comunista. Desprezam o socialismo porque “fracassou”, mas morrem de medo dele e afirmam que os “vermelhos” irão nos dominar a qualquer momento. O muro de Berlim caiu em 1990 e a União Soviética se desfez no ano seguinte, mas os colunistas de alguns dos principais meios de comunicação do País não param de enxergar “bolcheviques” (!!!) por toda parte, como aquele espectro de que falou Karl Marx no Manifesto Comunista, 166 anos atrás.

Que água esse povo anda bebendo? Reuni cinco das mais absurdas teorias comunistofóbicas do Brasil e dos EUA. São tão assustadoras quanto a lenda do bicho papão, mas pelo menos rendem boas risadas.

1. Os Beatles eram comunistas

Em 1965, o pastor norte-americano David Noebel lançou o livro Comunismo, Hipnotismo e Os Beatles para divulgar sua teoria: os quatro rapazes de Liverpool na verdade integravam um plano da União Soviética para fazer lavagem cerebral na juventude. Letras mais inocentes e dançantes como I Wanna Hold Your Handserviam para hipnotizar garotos e garotas e deixá-los mentalmente incapazes, para então seduzi-los com as ideias comunistas através de canções com óbvias intenções bolcheviques como Back in the USSR. Não, nossos colunistas não seriam capazes de pensar nada tão alucinado (e divertido).

Aliás, teve também quem achasse que esta capa dos Beatles promovia o aborto. “Os quatro usam jalecos brancos cobertos com carne e bebês decapitados. John aparenta satisfação. Paul está feliz, até mesmo deleitado. Ringo parece deprimido (‘estou mesmo fazendo isso?’) e George é a encarnação do mal” (leia mais aqui).

2. Os Muppets são comunistas

Esta é mais recente: em 2011, um apresentador do canal direitista Fox News levantou a hipótese de que o recém-lançado filme dos Muppets escondia uma “agenda esquerdista” subliminar. Isso porque o vilão era representado por um bem-sucedido homem de negócios, um magnata do petróleo chamado “Richman”. Segundo o comentarista Dan Gainor, o filme estava deliberadamente fazendo lavagem cerebral nas crianças, “como acontece há décadas”. “Onde nós estamos, na China comunista?”, reclamou um dos convidados. “Eu gostaria que esses esquerdistas deixassem nossas crianças em paz!”, protestou outra.

3. Barack Obama é comunista

Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Ok, parei. Bem, uma das maiores “provas” de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é comunista (hahahaha –desculpem, foi mais forte do que eu) é que se você digitar no Google o endereço da casa dele em Chicago aparece um número de telefone que, na verdade, pertence ao Partido pelo Socialismo e Libertação (chequem a históriaaqui). Nossa, camarada Obama, você disfarçou muito bem ao criticar Raúl Castro em público no funeral de Mandela.

4. Médicos cubanos são espiões comunistas

Essa chegou a virar “notícia” na revista mais vendida do Brasil, a Veja. Segundo a publicação, a importação de médicos cubanos pelo programa Mais Médicos iria inundar o País de espiões comunistas. A cada cinco médicos exportados, disse a revista, Cuba enviaria junto um espião do regime castrista. Ridículo, mas chamam isso de “jornalismo”. O mais gozado é que a revista estacionou no tempo da guerra fria, mas costuma alcunhar “anacrônico” quem se define como socialista.

A Veja não deu, mas na semana passada o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, elogiou a medicina cubana. “Quero saudar o sistema de saúde de Cuba, baseado na atenção primária à saúde, que já rendeu resultados excelentes. Este é um modelo para muitos países em todo o mundo”, disse Ki-Moon (leia a íntegra aqui). Será o secretário-geral da ONU um espião norte-coreano disfarçado de sul-coreano? Esperemos ansiosamente novas “revelações” da revista dos Civita.

5. O Brasil está às vésperas de um golpe comunista

A história, na verdade, era uma piada, inspirada na comunistofobia que se alastra pelos meios de comunicação graças à “perspicácia” de nomes como Rodrigo “direita Miami” Constantino, Arnaldo “perigo vermelho” Jabor e um carinha do SBT do Paraná que disse que tem mais comunista no Brasil do que na China.

Inspirado por essa moçada paranoica que parou nos anos 1950, um estudante de 19 anos resolveu criar uma página no Facebook com esse título e conseguiu atrair mais de 30 mil pessoas. Só de onda, claro. Mas, por incrível que pareça, teve uma galera de direita que acreditou! E publicou A SÉRIO em um site que os comunistas irão mudar o nome de Brasília para Lulingrado assim que tomarem o poder. Sabem o que é pior? A página deles no facebook é seguida por 127 mil pessoas. Essa gente raciocina? E quer governar o Brasil? Socorro.

P.S.: O Blog do Cadu também reuniu outras lendas sobre a esquerda brasileira e Lula. Confira aqui.

Sec. Municipal de Saúde em Natal abre processo seletivo para preenchimento de 367 vagas

SAUDE-INT-PInscrições são gratuitas e podem ser feitas de 4 a 7 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Prefeitura www.natal.rn.gov.br

A Secretaria Municipal de Saúde abre está com inscrições ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais para trabalhar na Rede de Atenção à Saúde do Município. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (2) e prevê a contratação de 367 profissionais de Ensino Médio e Superior, sendo 18 vagas destinadas aos candidatos com deficiência.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 4 a 7 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Prefeitura (www.natal.rn.gov.br), através do preenchimento do Formulário de Inscrição. Os documentos necessários à inscrição deverão ser entregues no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, situado na Avenida Nilo Peçanha, s/n, Petrópolis (vizinho ao HUOL), em envelope tamanho ofício, com cópia do comprovante de inscrição emitido pelo sítio da Prefeitura Municipal de Natal; Currículo profissional com originais e cópias da documentação comprobatória das atividades realizadas.

O processo seletivo de que trata o edital terá como única fase a análise curricular do candidato juntamente com a apresentação da documentação exigida. O profissional selecionado deverá desenvolver suas atividades junto a Rede de Atenção a Saúde do município de Natal, prestando serviços por um período de 1 (um) ano, podendo o contrato ser prorrogado por igual período.

As vagas disponíveis são para assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, técnico de informática, recepcionista, agente administrativo, auxiliar de farmácia, auxiliar de manutenção, auxiliar de consultório dentário, arquivista, cozinheiro, copeiro e maqueiro.
Fonte: site Nominuto.com

Potiguar é eleito o novo líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados

Na ocasião, Vicentinho foi bastante aplaudido pelos deputados que relembraram sua trajetória de vida e lutas. Foto: Cedida

O ex-presidente da CUT reafirmou seu compromisso com a classe trabalhadora e defendeu a unidade da bancada

 

A Bancada do PT na Câmara formalizou ontem (03), por unanimidade, a escolha do deputado federal Vicentinho (SP) como novo líder da legenda. Ele que é nascido em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, mas viveu toda sua infância no município de Acari.


Na ocasião, Vicentinho foi bastante aplaudido pelos deputados que relembraram sua trajetória de vida e lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

A deputada Fátima Bezerra em sua fala disse que o povo do Rio Grande do Norte, principalmente de Acari, se sente muito orgulhoso desse novo desafio que ele acaba de assumir. “Vicentinho, sua história nos faz afirmar sempre que você é uma das referências mais generosas do nosso partido, naquilo que nossa legenda não perdeu até hoje, que é a luta em defesa dos trabalhadores e, contra qualquer tipo de opressão, preconceito e injustiça social. Parabéns!”, defendeu.

Em sua fala como novo líder, o ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores reafirmou seu compromisso com a classe trabalhadora e defendeu a unidade da bancada. “Este é um ano de eleições, e o lado de lá vem com ferocidade. Por isso, quero atuar mais com um portal voz da bancada para que não prevaleçam os interesses individuais, mas os interesses do conjunto da bancada”, disse.
Na ocasião, Vicentinho foi bastante aplaudido pelos deputados que relembraram sua trajetória de vida e lutas. Foto: Cedida

Atitude solidária >> Mulheres doam cabelos para pacientes com câncer

Aninha doou o cabelo ao projeto no dia que completou seis anos de idade ao projeto Rapunzel Solidária, que atua em prol de mulheres com câncer. Foto: Facebook / Reprodução

Projeto arrecada cabelos para doar para mulheres que passam por quimioterapia 

 

Aninha doou o cabelo ao projeto no dia que completou seis anos de idade ao projeto Rapunzel Solidária, que atua em prol de mulheres com câncer. 

 

Os cabelos tomam boa parte da rotina feminina: lavar, hidratar, cortar e manter brilho e movimento requer muito amor e disciplina. Para muitas mulheres, eles representam uma marca registrada, símbolo de feminilidade e beleza.

Agora imagine, do dia para a noite, ficar sem eles. Pois é isso que acontece com milhares de pacientes que enfrentam o câncer de mama, o mais incidente na população feminina não só no Brasil, como no mundo todo.

E foi se colocando no lugar destas mulheres que muitas outras, colaboradoras do projeto Rapunzel Solidária, se prontificaram a ajudar a causa. A iniciativa tem como objetivo arrecadar cabelos para serem doados às portadoras de câncer. O conceito é simples: ao apostar em um novo corte, ao invés de dispensar os fios, elas os guardam para serem usados por quem está passando por tratamento quimioterápico.

Fonte: Terra

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Assista ao vídeo: Por culpa do governo Rosalba, a educação está em greve

Greve da Educação no RN >> Estado terá de depositar correção do ajuste feito em prol do FUNDEB


Fonte: site do Ministério Público do RN

O Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal julgou procedente a Ação Civil Pública nº 0806553-78.2012.8.20.0001, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, através da 78ª Promotoria de Justiça, com o objetivo de compelir o Estado a realizar o ajuste contábil, do exercício financeiro de 2007, creditando o valor de R$ 802.100,67 devidamente atualizado em prol do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O Estado reconheceu o pedido formulado pelo Ministério Público Estadual, creditando o valor de R$ 802.100,67 em prol do FUNDEB, e requereu a extinção do feito por perda superveniente do interesse processual.

Contudo, o Estado não comprovou o depósito correspondente à correção monetária do  valor depositado, razão pela qual o MPRN requereu o prosseguimento da ação, com a finalidade de que o Estado fosse condenado ao pagamento total do débito do FUNDEB/2007, incluindo a devida atualização monetária.

Atendendo ao pedido ministerial, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, em sentença publicada no último dia 20 de janeiro de 2014, julgou procedente a ação, condenando o Estado a realizar a transferência do valor correspondente à correção monetária sobre o montante depositado, contado da data em que deveria ter sido realizada a transferência do percentual legal das receitas em prol do FUNDEB, ano-exercício 2007, até a data da quitação da dívida.

A importância de termos Fátima Bezerra - PT no Senado Federal, como legítima representante do povo potiguar:

A política tem umas coisas medonhas. Se você observar a história da participação do RN no Senado Federal, verá que TODOS os senadores do estado são oriundos de famílias tradicionais. São agropecuaristas, comerciantes, empresários ou gente ligada a esses setores.

Pois bem. Aí, agora nos aparece o nome de uma mulher natural de um pequeno município paraibano fronteiriço com o RN, que atualmente a população não chega a cinco mil habitantes. Uma professora cuja luta por melhores condições de vida para todos fez Deputada Federal.  
Deputada que, em 2011, pelos seus gestos em defesa da educação, fez um dos ícones do Senado Federal no Brasil, o senador Cristóvam Buarque (do PDT), bradar da tribuna do Senado: “O Brasil tem uma dívida muito grande com a deputada federal Fátima Bezerra...”.

E, em Parnamirim/RN, quando vejo uma jovem, de origem humilde, lutar com todas as suas forças para concluir a oportunidade que teve de entrar num Instituto Federal, me emociono porque há 30 (trinta) anos atrás não tive a mesma oportunidade. E sei que essa história e muitas outras da Educação no RN não têm como serem contadas sem passar pela história dessa Deputada que, agora, se apresenta como a primeira possibilidade do estado do RN de ter uma Senadora que carrega o cheiro, a cor, o jeito, a linguagem, os interesses, a força e a coragem do nosso povo simples. Desculpa aí, mas é tudo tão óbvio.
Texto de Haroldo Gomes, de Parnamirim via Facebook