sábado, 20 de junho de 2020

LAJES E O ISOLAMENTO SOCIAL >> Quando a teimosia de parte da população favorece a proliferação do vírus!

Esse dado, 33,33% infelizmente mostra não apenas o índice de isolamento, mas sobre tudo, a falta de amor de parte da população não apenas com sua própria vida, mas também das outras pessoas.

E chegamos a um ponto que não adianta jogar a culpa nas autoridades, mas sim cada um olhar o que está fazendo para contribuir com as inúmeras medidas que tem sido tomadas pelos governos estadual e municipal com o objetivo de combater o alastramento dessa pandemia. 

E torna-se importante reforçar que a poucos dias aqui em Lajes, tínhamos menos de dez (10) caso confirmados, hoje já são 28 ...

Nenhuma descrição de foto disponível.

O RISCO DA DIZIMAÇÃO DESSES POVOS>> Nações indígenas necessitam de apoio na luta contra a COVID-19

Projeto financiamento coletivo
Os povos indígenas no Brasil travaram uma luta histórica e contínua contra o desmatamento generalizado, invasões ilegais de terra, mineração de ouro, incêndios e violência. Agora, com a crise do Covid-19, eles enfrentam uma ameaça extrema à própria sobrevivência - uma única infecção pode acabar com comunidades inteiras.
Os Kuikuro são uma comunidade de cerca de 800 pessoas que vivem com outros 15 povos indígenas no Território Indígena do Xingu, uma área protegida de mais de 2,6 milhões de hectares. Os líderes indígenas do Xingu estão chamando suas comunidades a aderirem a um bloqueio em suas aldeias e a parar de ir e vir de e para cidades, temendo que o coronavírus possa ser devastador para aldeias com acesso muito limitado a cuidados médicos. É comum que as pessoas viajem de e para cidades próximas para trabalhar e fazer compras e existe uma preocupação óbvia de reduzir isso a um mínimo absoluto no momento.
A AIKAX (Associação Indígena Kuikuro Alto Xingu) estabeleceu uma maneira pela qual itens essenciais são comprados de fornecedores confiáveis na cidade mais próxima de Canarana, a 200 km, levados pelo rio e coletados por um membro designado da vila para minimizar qualquer risco de exposição. . Eles estão ficando sem dinheiro para pagar por suprimentos de frete e higiene e itens médicos, cestas básicas, gasolina para barcos de pesca e diesel para o gerador. Seu apoio significa uma quantidade incrível para proteger a comunidade Kuikuro.
Estamos com muito medo. Pedimos sua doação para que possamos parar de viajar para a cidade para comprar as coisas que precisamos para sobreviver. É preciso um de nós para trazer o vírus para a vila. Todos nós vivemos e trabalhamos juntos, será muito fácil espalhá-lo para nossas famílias. Não temos hospitais, não temos remédios. Não temos como transportar pacientes de emergência para a cidade. "- Takumã Kuikuro

COMO SEMPRE, ENTRE OS PIORES >> Nenhuma novidade para quem se elegeu e se sustenta usando fake news como sua principal armadura!


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


O governo de Jair Bolsonaro não aderiu a uma iniciativa de países de todo o mundo para estabelecer um compromisso de não difundir desinformação em meio à pandemia.⠀
O documento foi assinado por 132 países e autoridades. Aliados do governo Bolsonaro como Israel, Índia, Hungria e Japão assinaram a declaração. Até mesmo o governo dos EUA de Donald Trump aderiu, assim como o Reino Unido de Boris Johnson.

Na América do Sul, só o Brasil ficou de fora. Procurado, o Itamaraty não retornou aos pedidos de esclarecimento sobre a decisão de não aderir à iniciativa. Países comunistas como China, Cuba e Coreia do Norte tampouco aderiram ao projeto. O governo russo foi outro que ficou de fora, além de Filipinas.

"Desde o surto do vírus covid-19 e a declaração da pandemia, o secretário-geral da ONU e outros líderes das nações unidas e suas instituições têm chamado cada vez mais a atenção para o desafio da "infodemia" ou da desinformação pandêmica", diz o texto.

"À medida que a COVID-19 se espalha, um tsunami de desinformação, ódio, bode expiatório e assustador foi desencadeado", alerta. Segundo os governos, em tempos de crise de saúde, "a propagação da "infodemia" pode ser tão perigosa para a saúde e segurança humana quanto a própria pandemia". "Entre outras consequências negativas, a COVID-19 criou condições que permitem a disseminação de desinformação, notícias falsas e vídeos para fomentar a violência e dividir as comunidades", alertam os governos.

O documento, que elogia os trabalhos da ONU e OMS, ainda confirma o "papel fundamental da imprensa livre, independente, responsável e pluralista para aumentar a transparência, a responsabilidade e a confiança, o que é essencial para alcançar o apoio adequado e a conformidade do público em geral com os esforços coletivos para conter a propagação do vírus".



sexta-feira, 19 de junho de 2020

O DIA DO PRESIDENTO ONTEM >> Não poderia deixar de fazer esse registro!

A imagem pode conter: texto

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM AÇÃO >> Mais uma excelente iniciativa em atuação no IFRN Campus Lajes/RN

A imagem pode conter: texto

A IFSol é um projeto de extensão do IFRN que nasce da inquietude de servidores em trabalhar com empreendimentos associativos, dentro dos princípios da educação popular, aliando a teoria e a prática para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem dos nossos discentes, bem como cumprir o papel social da Instituição. 


Com isso, a Incubadora tem como objetivo contribuir no processo de formação e melhoria da qualidade de vida dos(as) trabalhadores(as) envolvidos nos empreendimentos econômicos solidários, bem como aproximar os servidores e discentes na discussão do tema de economia solidária, por meio de assessorias na área de comercialização e articulação em rede, desenvolvida pelos professores, técnicos e discentes, atrelando os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a prática junto aos empreendimentos.🌻

ATENÇÃO PROFESSORES(AS) >> Fiquem atentos a essa data e colaborem para a valorização de nossa categoria

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

É hora de pressionar deputados/as para votar favorável ao Novo Fundeb (PEC 15/2015) no dia 23 de junho de 2020. Converse com parlamentares do seu estado - marque nas redes sociais.

MANDATO ATUANTE >> Deputado Francisco do PT faz mobilização virtual em defesa do FUNDEB com a participação da Governadora Fátima

image.png












"A importância da aprovação do Novo FUNDEB para a educação do RN" foi tema da reunião remota da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN, realizada hoje (18), e que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, além de parlamentares, gestores e demais representações da sociedade.
Para o presidente da Comissão de Educação, deputado estadual Francisco do PT, o futuro da educação do país estará ameaçado caso a PEC que prorroga a vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) não seja aprovada. “Se a PEC 15/2015 não for aprovada as finanças dos estados e municípios entrarão em colapso, os gestores não terão recursos sequer para pagar o piso do magistério”, alertou o parlamentar.
Francisco do PT agradeceu a disponibilidade de todos e todas em participar do debate e deliberou a necessidade de que a Comissão dialogue com a bancada federal do RN pelo apoio do novo FUNDEB.
Fonte: Assessoria do Mandato do Deputado Francisco do PT

LITERATURA & MEMÓRIA HISTÓRICA >> Prêmio Literário enfatizará vida e obra de Nízia Floresta em versos de cordéis

Apesar da importância histórica e literária de Nísia Floresta não só para o Brasil, mas para o mundo, a autora ainda continua desconhecida por uma grande parcela da população. Esse fato tem sido explicado pelo aspecto da escritora ter vivido grande parte da sua vida no exterior.

Mas, estudo aprofundados sobre o tema ressaltam que essa pouca difusão da autora se deve ao silêncio imposto à voz das mulheres, principalmente a Nísia, que numa época de poucas liberdades ousou contestar a dominação histórica do sistema patriarcado. Soma-se a isso o descuido com a memória nacional e a ausência de políticas públicas que reparem essa dívida histórica.

Em 2020 é comemorado os 210 anos do nascimento da escritora. E para celebrar à altura uma data tão importante, o Museu Nísia Floresta e o Centro de Documentação e Comunicação Popular - CECOP, lançam o Prêmio Nísia Floresta de Literatura – 210 anos.

O Prêmio, de abrangência nacional, contemplará a seleção e premiação de obras literárias inéditas no gênero literatura de cordel, escrita no idioma português do Brasil, aberto à participação de poetas populares, natos ou naturalizados, a partir dos 18 anos de idade.

“O Prêmio Nísia Floresta de Literatura tem como objetivo contribuir para a difusão da memória, história e da obra da escritora Nísia Floresta através da instituição de um prêmio. E através dessa prática, incentivar a produção literária em todo o território nacional a partir da literatura de cordel” – afirmou Talita Barbosa, coordenadora do Museu Nísia Floresta.

O concurso realizará a seleção e premiação de obras literárias inéditas no gênero literatura de cordel, aberto à participação de poetas populares. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e os 20 melhores textos em cordéis irão compor a publicação de um livro. O Prêmio Nísia Floresta de Literatura é parte das ações do III Festival Literário Nísia Floresta que foi contemplado no edital de seleção pública Feiras e Ações Literárias do Ministério da Cidadania.
Para Raimundo Melo, coordenador do CECOP, num momento de crise política, sanitária, de isolamento social e ataques virulentos à cultura brasileira, o Prêmio Literário Nísia Floresta estimula um mergulho na vida e obra dessa importante escritora potiguar, ao mesmo tempo que estimula a produção e difusão do cordel como patrimônio imaterial do país.

As inscrições para participação no prêmio literário serão realizadas no período de 18 de junho até às 23h59 do dia 01 de agosto de 2020, através do endereço eletrônico:  premionisiafloresta@gmail.com . O resultado final tem previsão de anúncio para o mês de outubro de 2020. Informações sobre o Prêmio Nísia Floresta de Literatura, Edital e demais anexos necessários à inscrição, estão disponíveis no site: www.premionisiafloresta.com.br/


MAIS INFORMAÇÕES: Raimundo Melo (84) 9 9950-4984

quinta-feira, 18 de junho de 2020

EM LAJES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA >> A esperança de que possamos ter no futuro a construção do mundo que tanto desejamos hoje!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Realizamos no período de 03 a 05 de junho a Semana do Meio Ambiente na qual esse ano trabalhamos de forma virtual e tivemos como foco principal a questão da Educação Ambiental, inclusive com a participação através de lives das escolas das redes municipal, estadual e federal.
Dentre o que conversamos com os professores/gestores um dos pontos abordados foi exatamente sobre a realização de atividades concretas no tocante às questões ambientais. E ontem (17/03), recebi da profª Edna Edvino, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Francisco Garcia (Distrito de Firmamento), as imagens acima, que nos mostra as crianças fazendo Educação Ambiental de forma prática, como parte das atividades escolares que mesmo à distância, continuam acontecendo e sendo avaliadas. Dessa vez com a realização de um plantio de mudas de árvores frutíferas no quintal de suas residências no Assentamento 03 de Agosto e também do Distrito de Firmamento.
Ainda segundo a profª Edna Edvino, esse trabalho teve início durante a semana do meio ambiente, com os alunos do 4° e 5° anos e terminou ontem com as turmas da pré-escola e 1° ao 3°. Foram plantadas mudas de: goiabeira, acerola, limão e mamão.
Ficam aqui os nossos PARABÉNS a todos os envolvidos nessa atividade e também a certeza de que esse é o caminho para a construção do mundo que tanto desejamos!

Canindé Rocha - Professor e Coordenador Mul. de Meio Ambiente

CONTRA A REABERTURA DO COMÉRCIO >> É preciso que o trabalhador que enfrenta essa situação e deseja reabertura do comércio pense nisso!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "Nenhum daqueles que fazem carreata contra o isolamento social está nesta foto."

PRORROGAÇÃO JÁ >> ‘Auxílio emergencial precisa ser estendido, e no mesmo valor’, afirma diretor do Dieese


image.png


O auxílio emergencial precisa ser estendido por mais tempo e no mesmo valor de R$ 600. Na avaliação do diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, as famílias brasileiras dependem desse benefício atualmente, e continuarão precisando dele no pós-pandemia.
Na avaliação do especialista, é preciso vontade política da equipe econômica do governo Bolsonaro, porque o momento é fora do comum. “O auxílio precisa ser estendido e no mesmo valor. Na época, o governo propôs R$ 200 e os parlamentares colocaram em R$ 600. 
Porém, a gente viu, durante esses meses de pandemia, que o benefício é fundamental para garantir a sobrevivência de milhões de famílias”, afirmou, em sua coluna no Jornal Brasil Atual.
Enquanto não aprovamos esta prorrogação, as comunidades carentes ainda passam dificuldades com a falta de apoio do governo e por isso estamos com uma campanha para ajudar os mais necessitados, aceitamos qualquer contribuição , segue maiores detalhes nos nossos sites : 

quarta-feira, 17 de junho de 2020

DIA MUNDA DE COMBATE A DESERTIFICAÇÃO >> Um prolema que avança silenciosamente!


🏜 MARCO COMEMORATIVO: No dia 17 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. A data foi instituída em 1994 com a criação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), da qual participam 193 países, incluindo o Brasil.
🌎 DEFINIÇÃO DO FENÔMENO: a desertificação é definida como o processo de perda da produtividade das terras secas em regiões de climas áridos, semiáridos e subúmidos secos, resultantes das atividades humanas, de variações climáticas ou de fatores naturais.
🌵 IMPACTOS NEGATIVOS DO FENÔMENO: De acordo com a ONU, cerca de 120 mil quilômetros quadrados de terra se tornam inférteis todos os anos por causa da desertificação. A organização internacional ainda estima que, até 2030, 135 milhões de pessoas migrem em todo o mundo, devido à deterioração da terra onde vivem.
🛰 No Brasil, as áreas mais afetadas estão no localizadas no Semiárido brasileiro. Segundo dados do LAPIS, entre os anos de 2013 e 2017, a desertificação atingiu 13% do semiárido brasileiro e ameaça conservação da caatinga. Ou seja, considerando uma área total de 1.127.953 km² dessa região, 126.336 km² estão se transformando em deserto.
🏜 CAUSAS DA DESERTIFICAÇÃO: As causas da desertificação pela ação humana estão relacionadas ao empobrecimento dos solos provocado pelas atividades econômicas. O desmatamento e as queimadas estão entre as práticas mais destrutivas, pois deixa a terra vulnerável às intempéries climáticas e reduz a retenção de água e nutrientes. Outras ações que contribuem para agravar o problema são o uso intensificado do solo em áreas agrícolas, a contaminação de rios e esgotamento de recursos hídricos, além da atividade de mineração.
🛠 FORMAS DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA: Para minimizar o impacto destes fenômenos, no Brasil, foi instituída, por meio da Lei 13.153, de 30 de julho de 2015, a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca e seus instrumentos.
👁 SOLUÇÕES: Dentre as práticas que auxiliam na luta contra os processos de seca e desertificação destacam-se: uso sustentável e consciente da água e de outros recursos naturais; recuperação das matas ciliares; reflorestamento; uso de cisternas-calçadão (tecnologia que permite a captação de água da chuva e possui reservatório para armazenagem de água); adoção de técnicas agrícolas sustentáveis e adequadas, de acordo com as características geográficas de cada região; utilização de barragens sucessivas, que reduzem o assoreamento de rios e reservatórios; etc.
Neste dia comemorativo, recomendamos que veja este post aqui 🎯 http://letrasambientais.org.br/posts/5-perigos-da-desertificacao-no-semiarido-brasileiro
FAÇA A SUA PARTE NA PRESERVAÇÃO DOS SOLOS E DA ÁGUA!!

ATENÇÃO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO >> O Deputado Estadual Francisco do PT promove debate sobre a importância do Fundeb para o RN

Debater a continuidade e a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é a pauta da próxima reunião (online) da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN (AL-RN), nesta quinta-feira (18), às 14h. 

Propositor da iniciativa, o deputado estadual Francisco do PT, que preside a Comissão de Educação da AL-RN, tem colocado a temática como uma das agendas centrais do seu mandato, para isso já realizou audiência pública, pronunciamentos na Casa, debates em diversas cidades, além de ter apresentado requerimentos solicitando apoio da bancada federal e cobranças ao governo federal pela renovação do fundo.

“Além de ser um tema que desde o início do meu mandato de deputado estadual carrego para onde vou, assim que assumi a condição de presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa coloquei o Fundeb como prioridade para esse ano”, explicou o parlamentar.

A atenção que o deputado Francisco do PT tem dado ao Fundeb se justifica pelo fato de que o fundo, criado em 2006 no governo Lula, vence agora em 2020, portanto a sua renovação é urgente. “O Fundeb é extremamente importante para o país, pois trata não apenas da distribuição de recursos entre estados e municípios, mas também do incentivo à educação de qualidade. Sem os recursos do Fundeb, por exemplo, a maioria dos municípios não teria condições sequer de manter o piso do magistério”, alertou o deputado.

A transmissão da reunião será via canais da TV Assembleia e redes sociais do deputado estadual Francisco do PT (@franciscodopt). Foram convidados representes da FEMURN, SEEC/GOVERNO DO RN, SINTE/RN, FETAM, UNDIME, APES e FECAM.

Fonte: Assessoria do Gabinete do Deputado Francisco do PT

O FASCISMO EM ALTA >> Deputado Girão tem sigilo quebrado pelo STF no inquérito de atos antidemocráticos


Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), dez deputados federais e um senador têm os sigilos bancários quebrados como parte do inquérito que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. Na lista está o deputado do PSL-RN, General Girão O pedido foi feito, de acordo com a apuração da CNN, pela Procuradoria-Geral da República

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), dez deputados federais e um senador têm os sigilos bancários quebrados como parte do inquérito que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. Na lista está o deputado do PSL-RN, General Girão

O pedido foi feito, de acordo com a apuração da CNN, pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na tarde desta terça-feira (16), mais três suspeitos foram presos pela PF, investigados por participação na organização destes atos. Todos os 11 parlamentares compõem a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional, sendo que nove pertencem ao PSL, ex-partido do presidente.
Na lista, está o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi alvo de mandado de busca e apreensão e também intimado a depor na superintendência da PF, em Brasília. Em entrevista à CNN, o deputado afirmou “desconhecer atos de empresários ou núcleos que financiam as manifestações, mas sei de histórias de doações para ajudar nas manifestações. Sobre os empresários investigados, conheço alguns, mas não estamos ligados e não patrocinamos os atos”, afirmou.
A produção da CNN procura os citados. São eles:
Deputados:
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Junio Amaral (PSL-MG)
Pelas redes sociais, o deputado Junio Amaral afirmou ter sabido da decisão pela imprensa, disse “pouco importar para o que verão lá”, mas que “chegamos ao extremo”.

ATITUDE CORRETA PELA VIDA >> Governo do RN prorroga data de reabertura do comércio


Nenhuma descrição de foto disponível.

NOTA DO BLOG: Temos visto a todo momento a pressão das entidades empresariais que na busca pelo lucro desenfreado brigam com governos estaduais e municipais para que relaxem nas meidadas de isolamento! 

Porém, nesse contexto é bom lembrarmos que o empresário (patrão) permanece isolado em casa ou em seu escritório e quem estará exposto ao vírus, são os trabalhadores (empregados desses comércios e serviço).

Segue a matéria:

O Estado do Rio Grande do Norte não atingiu as metas sanitárias para a retomada da economia, prevista para esta quarta-feira (17), conforme publicado no Decreto Estadual nº 29.742, de 04 de junho de 2020, e prorrogou a reabertura gradual das atividades econômicas por mais uma semana (24). 

Conforme acertado entre governo e as entidades Fecomércio, Fiern, FCDL e Sebrae, foi planejado um cronograma para reabertura gradual das atividades econômicas. 

O calendário para a retomada e os protocolos para funcionamento dos estabelecimentos serão definidos em portaria, a ser publicada pelo Governo do RN. 

terça-feira, 16 de junho de 2020

PARABÉNS FETARN! Um trajetória de Lutas e conquistas para os agricultores(as)!

image.png
Há exatos 58 anos os Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte deram o seu grito de liberdade. Com muita garra e coragem fundaram a nossa Federação. A luta pela reforma agrária, saúde, educação no campo, previdência social, moradia digna e salário justo para os assalariados foi sempre a marca da FETARN, e nesse momento tão difícil de pandemia continuamos na luta em defesa dos direitos dos homens e das mulheres do campo.
Estamos junto com a base orientando os Sindicatos e Pólos Sindicais a se manter vigilante na defesa da nossa Agricultura Familiar. Aos Trabalhadores Rurais Agricultores/as Familiares do RN a nossa gratidão por estarmos juntos construindo no dia a dia a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte.
#agriculturafamiliar #fetarn58anos #pornenhumdireitoamenos #semprenaluta.

SEGURANÇA HÍDRICA DO ESTADO >> Governo do RN solicita apoio para projetos de gestão hídrica


A imagem pode conter: 11 pessoas
Na última sexta-feira (12) o Secretário João Maria Cavalcanti participou, junto com a governadora Fátima Bezerra, de uma videoconferência realizada com o superintendente da SUDENE, Evaldo Cruz Neto, para nivelar informações sobre os projetos em desenvolvimento pelo órgão especialmente na área apoio ao planejamento dos Estados.

A reunião contou com a presença de parte do secretariado e equipe técnica do Governo do RN, das áreas de recursos hídricos, planejamento, infraestrutura, estratégia e metas.

O projeto de Transposição do rio São Francisco foi uma dos assuntos discutidos na área de Recursos Hídricos. Na oportunidade a governadora reafirmou a importância da conclusão da obra de transposição para o Estado, porém, ressaltou que para se tornar realmente eficiente e válida para o RN, deve-se também incluir no projeto o ramal Apodi-Mossoró.

O secretário João Maria Cavalcanti informou que a Semarh está elaborando uma nota técnica que justifica a necessidade urgente de chegada do ramal na bacia hidrográfica, mostrando a insegurança hídrica, desde o setor produtivo até o abastecimento d'água. “Quanto à operacionalização do projeto, tem estamos nos reunido com gestores da Paraíba, do Ceará e de Pernambuco a fim de apresentar projetos unificados”.

Na ocasião, o titular da Semarh também solicitou apoio para que o Governo do RN, por meio da Semarh, possa elaborar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Apodi-Mossoró.

Para contextualizar o andamento das obras hídricas, a governadora citou o empenho de gestores também presentes à reunião como o presidente da Caern, Roberto Linhares, o secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre, o assessor técnico, Paulo Varella, e os demais participantes como Fernando Mineiro, à frente do programa Governo Cidadão, e de Aldemir Freire, da Seplan.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

HOJE EM LAJES >> NUCA: Núcleo de Cidadania dos Adolescentes realiza conversa sobre temas de relevância social. Acompanhe pelas mídias sociais!

Na conversa de hoje serão abordados temas relacionados a Lei Municipal nº 484/2009,  de nossa autoria enquanto vereador (2009/2012), que institui o dia 15 de Junho, como Dia Municipal de Combate às Drogas em Lajes/RN e também sobre outro tema de grande relevância que é o Combate ao Trabalho Infantil, comemorado na última sexta-feira, dia 12 de junho.

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Roh Mello, texto

EM NATAL >> A já tradicional Feira do Milho continua acontecendo no CECAFES, atendendo as recomendações em relação á COVID-19



Com o número reduzido de agricultores comercializando milho verde e seguindo todas as recomendações de saúde em relação à Covid-19, a tradicional Feira do Milho vem acontecendo no pátio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes) durante este mês junho. Com duração de 30 dias, a Feira teve início em 1 de junho e segue até 1 de julho, de domingo a domingo, das 6h às 18h.

"Este é um ano atípico para nós em virtude da pandemia. Tivemos que reduzir o número de barracas de 20 para 10 e diminuir a quantidade de vendedores. Além disso, estamos disponibilizando álcool em gel 70% em todas as barracas, respeitando o distanciamento social e controlando o acesso das pessoas à feira", disse Fátima Torres, gestora da Central.

De acordo com Fátima, a safra de milho deste ano deve superar a safra do ano de 2019. “A Central já tem a tradição de vender, todos os anos, cerca de um milhão de espigas de milho. Para 2020 estamos esperando uma super safra, e a nossa meta é vender muito mais que um milhão de espigas, que foram cultivadas por agricultores de Jandaíra, João Câmara, Pedra Preta, Vera Cruz e de alguns municípios do Seridó”, concluiu. O valor da "mão de milho", que é o equivalente a 50 unidades do produto, está variando de R$25 a R$30 reais.

Para o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, as festas juninas fazem parte da cultura nordestina e a feira é uma forma de vivenciar e celebrar o período. “Nós, enquanto Estado, apoiamos a iniciativa, tendo em vista a valorização e a comercialização do produto. Vale lembrar que a Cecafes é um equipamento público e que faz parte da estrutura organizacional da Sedraf, sendo sua gestão operativa realizada pela Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN, a Cooafarn”, disse o secretário.

A Cecafes está trabalhando também com o serviço de entrega. Ao acessar o site da Central (loja.cecafes.net.br), estão disponíveis, além do milho verde, outros produtos produzidos por agricultores familiares do Estado, como frutas, verduras, hortaliças, queijos etc.

REFORÇO PARA AS EQUIPES DE SAÚDE >> Governo do RN nomeia novo profissionais visando reforçar o trabalho na área de saúde


image.png
O Governo do RN nomeou 1.095 profissionais aprovados no concurso realizado em 2018. 

Além desses, contratou 800 por meio de processo seletivo de temporário e realizará a contratação de mais 1.138, por meio de novo processo já realizado.

No total, terão sido mais de 3 mil profissionais nomeados e contratados para atuarem no combate à pandemia.

Na quinta-feira (11 de junho), saiu o resultado do edital de contratação temporária de 1.138 profissionais de nível superior, médio e elementar. Foram selecionados 5.170 profissionais, como Médico Diarista (Intensivista); Médico Plantonista; Médico Parecerista (Infectologista e/ou Pneumologista); Enfermeiro; Farmacêutico; Bioquímico / Biomédico; Fisioterapeuta; Técnico em Enfermagem; Técnico em Radiologia; Técnico de Laboratório; Auxiliar de Cozinha, Copeiro, Cozinheiro, Higienista Hospitalar e Maqueiro.

domingo, 14 de junho de 2020

COMENTANDO >> A importância da leitura para nossa formação!

Nenhuma descrição de foto disponível.

Dentre os vários grupos que participo nas redes sociais, faço parte também em um formado por professores, e esses dias foi posto um DESAFIO no referido grupo para que cada um de nós colocássemos dez livros que influenciaram em nossa formação ou que tivessem sido lidos recentemente.

Considerei essa uma atitude bastante necessária para quem trabalha com a formação humana, pois a leitura deve ser a base maior de nosso conhecimento. 

Esses livros os quais postei são alguns que considero de grande importância, não apenas para o aspecto profissional (seja como Professor ou ambientalista), mas sobretudo, também como militante social e cidadão. 

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA >> Adutora Sertão Central comunica a população que passará por manutenção a partir de amanhã

A adutora Sertão Central Cabugi será paralisada na segunda-feira (15), às 17h, para conserto de vazamento em tubulação. 

Haverá suspensão do abastecimento das cidades de Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do  Rio dos Ventos, Pedra Preta, Jardim de Angicos e Riachuelo.

Além das comunidades de Cachoeira do Sapo, que é município de Riachuelo e de Mulungu, pertencente à Santana do Matos. O sistema deverá ser religado, às 18h, da terça-feira (16). Após a religação, são necessárias 48 horas para normalização.

CHEGA DE CHARLATANISMO! >> Além do presidento insano, ainda teremos que combater essas "ideias" absurdas ?!!!

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto