sábado, 10 de março de 2018

EM LAJES >> Hoje é dia de eleição!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em péNenhum texto alternativo automático disponível.

Neste domigo, 11 de março, acontecerá a eleição para a nova diretoria da ADESC - Associação Comunitária, Cultural, Social e Desportiva de Lajes/RN, para o triênio 2018/2021, conforme o edital de convocação devidamente publicado de acordo com o que rege o Estatuto Social da referida entidade. 

O atual presidente e candidato à reeleição, Adeison Fernandes, que foi também o idealizador dessa entidade e que ao longo do tempo tem buscado promover várias ações positivas relacionadas ao desenvolvimento cultural, esportivo e social das crianças e adolescentes de nossa cidade, sempre de forma gratuita, com todas as dificuldades que o trabalho voluntário tem, simplesmente por acreditar que para termos um FUTURO melhor, devemos investir AGORA, oferecendo-lhes as essas novas gerações as oportunidades para um desenvolvimento integral. Sabemos que ações como essa são caminhos que, juntamente com a família, a escola e a religião podem transformar para melhor essa sociedade que muitos julgam perdida.

Nossos parabéns a essa associação, a todos os seu sócios e aqueles que sem fazerem parte de seus quadros, reconhecem e contribuem para que o desenvolvimento de suas atividades.

ATUAÇÃO >> Caramuru Paiva sempre na luta pelo desenvolvimento regional


A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Caramuru Paiva e Canindé Rocha Rocha, pessoas sentadas e área interna

Na última terça-feira, 06 de março, o Engenheiro Agrônomo Caramurú Paiva e Pré-Candidato a Deputado Federal pelo PT/RN, esteve em Pedro Avelino, onde foi ter uma conversar política com alguns companheiros (as) do partido naquela município e aproveitou para também participar da reunião do Território Sertão Central e Litoral Norte, que lá estava sendo realizada.

Os Territórios da Cidadania são um modelo de política pública que enquanto esteve como Delegado Federal, à frente do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) aqui no RN, sempre buscou fortalecer, por acreditar no poder das organizações sociais para o Desenvolvimento Regional. Ele aproveitou para rever alguns companheiros(as) de caminhada e reafirmar seu intuito de sempre continuar trabalhando pela busca de melhorias para as várias regiões do Estado. 

Ao fazer uso da palavra, Caramuru Paiva expôs sobre a importância dessa política Territorial e sobre a atual situação em que encontram-se os demais territórios, depois que o golpista Michel Temer assumiu o governo central, extinguiu o MDA e reduziu drasticamente os recursos destinados a agricultura familiar.

SAÚDE & QUALIDADE DE VIDA >> 10 de Março: Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo alerta para importância de exercícios


Rio de Janeiro - Cariocas e turistas lotam praias da zona sul no último fim de semana de primavera. (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Hoje 10 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para colocar em pauta a importância de práticas saudáveis, como atividades físicas e alimentação adequada.

O sedentarismo está associado a doenças crônicas como o infarto, a hipertensão e a diabetes. Ele tem como resultado direto o aumento do sobrepeso e da obesidade, hoje problemas crescentes no país.

Segundo o último levantamento, por telefone, do Ministério da Saúde, o Vigitel, realizado em 2016, a obesidade era uma condição para 18,9% da população, quase 10 pontos percentuais acima do índice registrado dez anos antes (11%). O sobrepeso atingia 53,8% dos entrevistados. No mesmo período, de 2006 a 2016, o diagnóstico de diabetes passou de 5,5% para 8,9% e o de hipertensão foi de 22,5% para 25,7%.

Alto índice
O levantamento do Ministério da Saúde também revelou que 62% dos entrevistados não praticavam esportes. Apenas 37,6% das pessoas estavam envolvidas com alguma modalidade. Entre esses, a ocorrência era maior em homens (46,6%) do que em mulheres (29,9%). O sedentarismo também aparecia mais entre os mais jovens: em moças e rapazes de 18 a 24 anos o índice subia para 52,2%, enquanto entre aqueles com 65 anos ou mais ele caía para 22,3%.

TECNOLOGIA >> Lajes integrado ao programa Internet Para Todos

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Os pontos em destaque vermelho serão os locais em que o programa Internet para todos será instalado

Até a última quinta-feira, 08 de março, pelo menos 80% dos municípios do Rio Grande do Norte fizeram o cadastro para participarem desse programa. O RN é o estado com o segundo maior percentual de inscrições do país, perdendo apenas para São Paulo. Ao todo, 132 cidades potiguares e quase 2700 brasileiras estão cadastradas no Internet para Todos, das quais aproximadamente 2400 já estão aptas para assinar o termo de adesão.
Na próxima segunda-feira, 12 de março, o Prefeito José Marques Fernandes estará em Brasília,  participando do ato de assinatura desse programa. Os municípios beneficiados nesta primeira fase começarão a receber as antenas no mês de maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.
Em Lajes a prefeitura municipal está realizando o georreferenciamento dos locais, tanto na zona urbana como também em parte da zona rural do município em que esse programa será instalado.

O “Internet para Todos” não oferecerá conexão de internet banda larga gratuita para a população, mas a preços reduzidos. Hospitais, escolas e outros espaços públicos terão acesso gratuito, por meio de convênios estabelecidos.

VERGONHOSO >> Judiciário atuando de forma cada vez mais seletiva

Mais uma vez vemos de forma escancarada e vergonhosa, o posicionamento do judiciário brasileiro, mais uma vez sendo favorável e cúmplice com vários políticos corruptos, que por serem representantes de partidos ligados a elite, sempre mantém seus privilégios e sua reputação protegida... E vejo que a maioria da população anestesiada, tem recebido isso como algo "normal". 

Porém, quando a questão é relacionada a Lula, ao PT, aos  demais partidos de esquerda, movimentos populares e sindicais, observa-se o lincamento jurídico-midiático já com o veredito da incriminação definido. 

Vemos a todo momento surgirem "novas denúncias" já com as devidas comprovações  contra o golpista Michel Temer  e seus aliados políticos e nesse sentido nada avança.

Trabalhadores dos Correios no RN iniciarão greve a partir da 2ª feira, dia 12

Os trabalhadores dos Correios do Rio Grande do Norte se reuniram na noite desta sexta-feira, 9, para deliberar sobre o início da greve a partir da 0h desta segunda-feira, 12. 

Com a aprovação da greve geral por tempo indeterminado, em defesa do Plano de Saúde e contra o desmonte dos Correios, a categoria decidiu realizar um ato público já no primeiro dia de paralisação. Será na segunda (12), às 8h, no Complexo dos Correios da Hermes da Fonseca. Contamos com a presença de todos os companheiros e companheiras!

Segundo o sindicato que representa a categoria, com os salários mais baixos entre as estatais brasileiras, o Plano de Saúde é um dos benefícios mais importantes para os ecetistas, os quais contestam a justificativa da má situação financeira da Empresa para a instaurar a mudança.

Além das alterações no Plano de Saúde, os ecetistas listam outros ataques por parte da gestão dos Correios, como o fechamento de agências, a extinção do cargo de Operador de Triagem Transbordo e suspensão de férias. Os ecetistas potiguares se juntarão ao movimento nacional dos trabalhadores dos Correios, que também participarão de assembleias deliberativas por todo o país.

Resgatando uma lembrança:

Uma imagem que foi muito propagada com relação aos funcionários dos Correios, foi essa, em que eles queimando uma bandeira do PT, como forma de "protesto", tentando mostrar que a culpa por sua situação estaria ruim por causa do governo petista. Porém, tiraram a presidenta Dilma do governo e com isso a situação deles  piorou, o que serve para comprovar que essa imagem da queima da bandeira do PT, nada mais foi do que uma forma deles servirem como bucha de canhão, massa de manobra... para a mídia golpista e para os patrões que tinham com objetivo apenas tomar o governo...

sexta-feira, 9 de março de 2018

MULHERES DE LUTA >> As redes sociais a serviço da Democracia!

Dando continuidade as várias atividades organizadas como reflexões relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, teremos a partir das 15:00 horas de hoje através do Facebook do SINTE/RN, duas referências femininas de luta por justiça e igualdade.

Quero aqui parabenizar as companheiras Divaneide Basílio e Laíssa Costa pelo comprometimento e pela disposição em está sempre buscando a construção de um mundo melhor!

A imagem pode conter: Divaneide Basilio e Laíssa Costa, pessoas sorrindo

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CEARÁ-MIRIM >> Conheça um pouco mais sobre essa bacia hidrográfica que começa aqui em Lajes e abrange 16 municípios.



Nesse blog tenho postado várias matérias as quais sempre tenho me referido as ações do CBH (Comitê de Bacia Hidrográfica) do Rio Ceará-Mirim. Porém, dessa vez trago alguns dados relacionados especificamente a essa bacia hidrográfica, com o objetivo de contribuir para que  nossos leitores possam conhecerem um pouco mais sobre esse rio que é nosso, e que tão pouco conhecemos dele.

A área total da bacia é de: 2.635 Km² e banha quatro regiões de nosso Estado: nascendo no Sertão Central, na zona rural de Lajes e percorrendo as regiões do Mato Grande, Agreste e Litoral, onde deságua no município de Extremoz (conforme nos mostra o mapa acima).

Nesse trajeto, o Rio Cerará-Mirim corta os seguintes municípios: Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Santa Maria, Jardim de Angicos, Bento Fernandes, João Câmara, Poço Branco, Taipu, Ielmo Marinho, Ceará -Mirim e Extremoz, totalizando 16 (dezesseis) municípios da nascente até a foz.

O TRECHO SECO E UMA LUTA ANTIGA:
No trecho dessa bacia hidrográfica em que limitam-se os municípios de Lajes, Pedra Preta, Jardim de Angicos e Caiçara do Rio dos Ventos (área do mapa destacada de marrom), há décadas existe uma luta histórica para que venha ser construído um reservatório de grande capacidade de armazenamento d'água, já até denominado: Barragem do Alívio, que  amenizaria a situação de abastecimento desses municípios em períodos de estiagem.

Confira a Situação Volumétrica
Por sua nascente ser em uma região semiárida, esse rio percorre boa parte de sua extensão, quase sempre seco, porém quando ele chega a região do Mato Grande, ele torna-se um rio perene, alimentando um grande reservatório hídrico, a Barragem de Poço Branco, que possui uma capacidade volumétrica de 136.000.000,00 (m³) d'água.

Daí em diante, ele segue seu curso perenizado, estando entre as principais fontes de desenvolvimento econômico, propiciando  lazer, turismo, pesca e irrigação para as áreas de plantações e ainda alimentando o lençol freático de toda essa área, proporcionando assim riqueza hídrica para a região. Outra grande potencialidade que essa bacia hidrográfica traz para a região de Ceará-Mirim é a inundação de áreas conhecidas como vales úmidos, o que permite uma grande produção agrícola.

Mesmo existindo em seu percurso, inúmeros problemas causados por questões de ordem ambientais e também outros, gerados por interesses econômicos, faz-se necessário que possamos reconhecer mais um pouco da importância que tem essa bacia hidrográfica para nossa região e para o estado.

Por Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Ensino e Ambientalista.

ARTIGO: CURANDEIROS >> Uma prática que já foi bastante presente no interior, e que possuíam "poder da cura"



benzedeira2
Artigo escrito por Geraldo Maia do Nascimento- gemaia1@gmail.com / www.blogdogemaia.com

São pessoas que dizem ou julgam poder curar outros. Também chamados de benzedor ou ervanários, já que os seus medicamentos são sempre a base de ervas, com chãs e unguentos. No sertão nordestino, pelo isolamento que vivia no passado e pela falta de estrutura, principalmente de assistência médica, o curandeiro era uma figura presente e estimada por todos, não raro sendo tomado como padrinho de crianças. A eles era atribuído poderes místicos.
Ninguém duvidava dos seus atributos. O poder de curar era, sem dúvida, uma extraordinária demonstração do domínio da vontade sobre certos fenômenos e atos da vida natural. Por isso o curandeiro era respeitado e temido por todos. Suas curas se davam por meio de rezas fortes. Segundo a tradição, o bom curandeiro era capaz de salvar vidas de criaturas, quase à beira da cova, se conseguisse chegar a tempo de “tomar o sangue de palavra”. Tomar “sangue de palavra” é um benzimento com palavras cabalísticas tomadas a religião, como nos explica Rodrigues de Carvalho. Nem todo curandeiro pode tomar sangue de palavras. Só aqueles chamados de “useiros”, que têm naturalmente dons magnéticos, influenciadores da cura.

UAB REALIZA ABERTURA DO ANO LETIVO >> SEDIS realiza encontro com Coordenadores dos Polos de Apoio Presencial

encontro

Na segunda-feira, 19 de fevereiro, dia que marcou a abertura do semestre letivo para os acadêmicos presenciais e a distância dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a SEDIS realizou, em Natal, mais um encontro com os Coordenadores dos Polos de Apoio Presencial.
Participaram do evento os Coordenadores dos Polos de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz, Guamaré, Lajes, Macau, Currais Novos, Caicó, Caraúbas, Grossos, Martins, Marcelino Vieira e Luís Gomes.
Quem coordenou os trabalhos foi a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo. Entre os assuntos que foram discutidos, destaque para a atuação da tutoria presencial, a aplicação de provas e as ações de extensão nos Polos.

quinta-feira, 8 de março de 2018

08 DE MARÇO >> Dia Internacional da Mulher, mas nem tudo são flores...

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória de uma greve, realizada no ano anterior, que mobilizou as operárias na indústria do vestuário de Nova York contra as más condições de trabalho. A 25 de março de 1911, às 5 horas da tarde, ocorreu um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que matou 146 trabalhadores: 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus. A fábrica empregava 600 , em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, entre 13 e 23 anos. Uma das consequências da tragédia foi o fortalecimento do Sindicato Internacional de Trabalhadores na Confecção de Roupas de Senhoras, conhecido por sua sigla inglesa ILGWU. A acadêmica Eva Blay considera "muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres".

Que essa data não seja usada apenas para elogios muitas vezes apenas formais, "já que para alguns é uma data socialmente importante...". e não usem esse discurso que as mulheres já conseguiram atingir todos os espaços sociais... 

Mas que tenhamos a consciência e o compromisso permanente da buscar  pela igualdade, o por direitos, e por respeito que tanto as (esposas, amigas, filhas, enfim todas as mulheres) ainda tanto necessitam!

Basta vermos as recentes pesquisas divulgadas sobre questões como salário das  mulheres quase sempre inferior ao dos homens, mesmo executando funções iguais; o preconceito, e o  feminicídio... Eis porque no título dessa matéria, coloquei que nem tudo são flores.!

E a hoje a história se repete: Trabalhadoras fazem ato em frente a Guararapes em Natal/RN, uma das fábricas "modernas" que ainda tenta atuar como as fábricas de 1909...


A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco

Por Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Ensino

NÓS E A LITERATURA >> Lições que aprendemos com personagens da literatura

O que nos ensinam as histórias e personagens marcantes da literatura.

A literatura é uma manifestação artística centenária e está entre as 7 maiores formas de arte produzidas pelo homem. Com a capacidade de expressar as emoções, anseios e dilemas humanos, os livros fazem muito mais do que transportar o leitor para outro universo – eles inspiram e ensinam lições que podem durar uma vida inteira. Todos nós temos aquelas histórias que marcaram nossas vidas, como também aqueles personagens que parecem tão próximos que tornam-se amigos e, principalmente, conselheiros nos momentos difíceis.
Selecionamos 10 histórias que são repletas de personagens inspiradores e falamos um pouco do que podemos aprender com eles. Afinal de contas, o final dos protagonistas já está traçado, alguns são felizes e outros aqueles que fazem os leitores se debulharem em lágrimas. Mas o importa é que a nossa vida não tem um final planejado e podemos buscar inspiração e aprender com todas as histórias que lemos.

Confira a lista!

  • O menino do pijama listrado, de John Boyne

    Bruno é apenas uma criança de nove anos que, obviamente, não sabe nada sobre o Holocausto. Também não faz ideia de que seu país está em guerra e muito menos de que sua própria família está envolvida no conflito. Após se mudar para uma região vazia e desolada, Bruno enxerga uma cerca da janela de seu quarto, com centenas de pessoas de pijama depois dela. Ao caminhar pelo terreno em busca de alguém para brincar, o menino conhece Shmuel, um garoto de sua idade que vive do outro lado da cerca, nascendo assim uma incrível, emocionante e inspiradora história que nos ensina o que é a verdadeira amizade.
    “A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda.”

EM NATAL >> 4 Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN será nos próximos dias 23 e 24, no Centro de Convenções de Natal

O número parcial de expositores da 4 Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) já revela amplo crescimento. O evento terá a presença de mais de 30 municípios, todos com estande próprio. Alguns deles: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul/Pipa, Canguaretama, Caicó, Grossos, Santa Cruz, Extremoz, Guamaré, Macau, Nísia Floresta, Baía Formosa, Touros, Rio do Fogo, Ceará Mirim, Pedra Grande, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Assu e Jucurutu, entre outros.

A iniciativa privada também marcará boa presença. Empresas de receptivo como Wheltour e Marazaul terão amplos estandes, assim como a Natal Bus, responsável por passeios em ônibus panorâmicos. Operadoras como a CVC, agências de viagem como a Dandara Turismo e meios de hospedagem como o Serhs Natal Grand Hotel serão outros destaques da feira, assim como empresas especializadas em aplicativos turísticos e organizadores de eventos.

Entre as atrações voltadas para o entretenimento e lazer, a Femptur terá espaço gastronômico com nove operações, ampla feira de artesanato, feira de agricultura familiar, exposição do acervo do Museu da Rampa,  exposições fotográficas de Carla Belke e de Canindé Soares, além de mostra de óleos sobre tela do artista Eliezer Andrade.

A 4 Femptur e o 9 Fórum de Turismo do RN contam com o apoio do Governo do Estado do RN (Governo Cidadão), Prefeitura de Natal, Sistema Fecomércio, Sebrae e Banco do Nordeste. ABIH-RN e Natal Convention Bureau também apoiam os dos eventos, assim como a Data Show e o Serhs Natal Grand Hotel.


quarta-feira, 7 de março de 2018

LISTA DE APROVADOS >> Prefeitura de Lajes divulga resultado do Processo Seletivo para alunos concluintes do Ensino Mèdio

Conforme consta no Edital 001/2018, foi publicada a relação dos alunos(as) aprovados(as) no referido Processo Seletivo para atuarem como auxiliares de turma nas Escolas Municipais de Educação Infantil. A relação completa encontra-se exposta na Prefeitura Municipal para publicitação e consulta.

Nossos parabéns aos aprovados(as) e o desejo de que obtenham sucesso nessa nova jornada.


PROCESSO SELETIVO >> O município de Lajes realizou mais um processo seletivo para estágio remunerado

Resultado de imagem para estagio
Dando sequência a uma ação positiva que já é realizada pela Prefeitura de Lajes, aconteceu nos dias 01 e 02 de março, mais um processo seletivo, dessa vez para a contratação de estagiários que irão atuar como auxiliares de turmas na Educação Infantil.

Conforme o Edital 001/2018, foram abertas 12 vagas para estudantes que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio, para um período de duração que vai até o dia 31 de dezembro do corrente ano, com uma bolsa no valor de 600,00 reais mensais.

Essa é mais uma ação da gestão do Prefeito José Marques Fernandes que visa a geração de emprego, dessa vez oportunizando a juventude, que através desse incentivo poderá também aproveitar isso como uma contribuição para uma futura carreira profissional.

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL >> A importância dos Territórios para o desenvolvimento regional no RN

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Caramuru Paiva, pessoas sorrindo

Nesta quarta feira a Rede Estadual de Colegiados Territoriais se encontram para debater assuntos importante. O engenheiro agrônomo, Caramuru Paiva que é profundo conhecedeor desse assunto dos territórios será o palestrante do dia. Ele que tem uma atuação sempre voltada para as organizações sociais, teve um papel importante para a execução dessa política, seja enquanto delegado federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), ou mesmo como integrante do Projeto Dom Helder Câmara, sempre trabalhando junto ao aspecto da organização social como forma de desenvolvimento sustentável e solidário.

É importante dizer que essa luta dos territórios sempre contou com o apoio e a presença constante de Caramuru Paiva que compreende essa organização como uma ferramenta de fortalecimento dos nossos territórios e tem o registro de homens e mulheres que sonham e luta por um mundo melhor.

FOME >> Evento com mais 30 países debate combate à fome na América Latina e Caribe



A fome, o sobrepeso e a obesidade, a pobreza rural, as ameaças à agricultura pelas mudanças climáticas e a piora nas condições do meio ambiente são problemas que acometem a região da América Latina e Caribe. Para debater como superar esses desafios, representantes de governos de 33 países, além de integrantes do setor privado e da sociedade civil, reúnem-se na Jamaica, a partir de hoje (5), na 35ª edição da Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O evento vai até quinta-feira (8).
O objetivo do encontro é discutir os obstáculos que impedem as pessoas da região de ter uma alimentação adequada e diversa, produzida a partir de sistemas agrícolas justos e em uma relação sustentável com o meio ambiente, promovendo a segurança alimentar e a alimentação como um direito humano.
Fome e obesidade
Uma preocupação central da Conferência será o combate à fome, uma das metas definidas como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a FAO, depois de décadas o problema voltou a crescer na região. Entre 2015 e 2016, mais 2,4 milhões de pessoas entraram nessa situação, totalizando 42,5 milhões de cidadãos sem alimentação adequada.
Ao mesmo tempo, a obesidade e o sobrepeso também cresceram. Na abertura do evento, o oficial de Segurança Alimentar da FAO, Ricardo Rapallo, chamou a atenção para esse quadro. “O sobrepeso e a obesidade aumentam na América Latina e Caribe. Do total, 24 países da região apresentam taxas maiores que 20% de sua população”, afirmou.
A declaração, assim como a de outros representantes da FAO, foi reproduzida nas contas oficiais da FAO e do evento no Twitter.
Pobreza
Benjamin Davis, oficial do Programa Estratégico de Redução da Pobreza da FAO, destacou a importância de atacar o problema da pobreza rural, que atinge quase metade das pessoas nessas áreas de acordo com a FAO. "Para diminuir a pobreza rural, é necessário inovar nas políticas públicas, revitalizar territórios rurais, renovar estratégias de Desenvolvimento Rural e reduzir assimetrias", defendeu.
Uma das iniciativas de promoção da segurança alimentar que está sendo analisada na reunião é a garantia de alimentação a alunos por meio de programas governamentais. Julio Berdegué, representante regional da FAO para as Américas, destacou a disseminação dessas medidas assegurando, ao mesmo tempo, a promoção da produção pela agricultura familiar.
"Conseguimos estabelecer programas de Alimentação Escolar em 100% dos países da região; e em um terço deles estes programas adquirem parte dos alimentos da Agricultura Familiar", pontuou Berdegué.
O evento também discute o uso de recursos naturais, como é o caso da água. Jorge Meza, oficial de Florestas da FAO, alertou para os prejuízos do desperdício lembrando que dos cerca de 70% de consumo de água empregados na agricultura quase a metade (45%) é desperdiçada.
Brasil
Durante a reunião, o governo brasileiro vai apresentar as ações realizadas por diversos ministérios em relação ao tema. Uma das agendas a ser reforçada será a da agricultura familiar.
“A agricultura familiar é o público mais numeroso no meio rural em todos os países da região. É a que produz a maior parte dos alimentos consumidos em todos os países e, na verdade, a missão é dizer para a FAO continuar trabalhando para desenvolver políticas para o meio rural, como a política de crédito, de assistência técnica e extensão rural, crédito e regularização fundiária”, diz o secretário especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac.
Na sessão de abertura, o Brasil foi elogiado pelo representante da FAO para as Américas, Julio Berdegue, como um dos países que têm contribuído em projetos de cooperação Sul-Sul, juntamente com México e Venezuela.
 JONAS VALENTE/REPÓRTER AGÊNCIA BRASIL 

terça-feira, 6 de março de 2018

PRATICIDADE >> Opção de alugar espaço para “guarda-móveis” chega a Natal

Resultado de imagem para Opção de alugar espaço para “guarda-móveis” chega a Natal

Com o crescimento da população, as casas e os apartamentos estão com os espaços cada vez mais limitados e, é pensando, também, na praticidade e no bem estar, que chega a Natal o primeiro guarda-móveis. O modelo “self storage” vem se popularizando no Brasil principalmente por sua versatilidade.
O serviço, que já é bastante conhecido nos Estados Unidos e na Europa, tem conquistado adeptos em vários estados brasileiros. Seu funcionamento é simples: guardar com segurança e praticidade objetos para pessoas ou empresas.  Em Natal, a Guarde Mais chega como pioneira no ofício, sendo a melhor opção para quem quer guardar estoques, documentos, móveis ou qualquer outro item. No total, possui 123 boxes, variando de 2m³ a 40m³.
Se vai viajar, fazer mudança, o ambiente em casa ou na empresa está reduzido, o “self storage” possui custo-benefício comprovado, economia e liberdade para guardar pelo tempo que quiser, sem burocracia e segurança 24 horas. A Guarde Mais passou a funcionar neste mês de março, na Av. Interventor Mário Câmara, 1665. Loja 1 – Alecrim – (84) 2226 8885 / 99113 6834.

POLÍTICA E SOCIEDADE >> Espero que os coxinhas quando reclamarem da falta de recursos para a saúde e educação, lembrem-se disso!


CAMPANHA EM DEFESA DOS ANIMAIS


FISCALIZAÇÃO >> MPRN apurou que duas empresas mossoroenses, embora estejam ativas, não possuem registro no órgão competente


Mossoró: empresas de venda de água de coco terão que ter registro no Mapa da Vigilância Sanitária 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Mossoró, recomendou que duas empresas que comercializam água de coco procedam imediatamente o registro de seus estabelecimentos empresariais junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (2).
 
Os produtos foram objeto de um inquérito civil público, que foi instaurado para apurar a venda de água de coco resfriada em Mossoró sem registro no mapa da Vigilância Sanitária. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as empresas que comercializam os produtos citados, embora estejam ativas, não possuem registro no órgão competente.
 
De acordo com a lei federal que regulamenta a produção e o comércio de bebidas, é obrigatório o registro, a padronização, a classificação, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas, o que deverá ocorrer por meio do Mapa ou pelo órgão estadual competente credenciado.
 
As empresas têm 30 dias para cumprir a recomendação, sob pena de responder as medidas judiciais cabíveis.  Para ler o documento do MPRN, clique aqui.

segunda-feira, 5 de março de 2018

PREJUÍZO PARA OS TRABALHADORES >> DIEESE: Órgão técnico de assessoria sindical para a classe trabalhadora está ameaçado

Independente da posição política dos que discordam do que aqui é publicado, faz-se necessário que, no mínimo, haja um pouco de bom senso que permita perceber e/ou concordar que a extinção de um órgão como o DIEESE será um prejuízo sem precedentes para a sociedade brasileira, que tem nesse órgão uma referência para as análises e posições técnicas referentes às questões relacionadas à economia e sua relação com a vida do trabalhador. 

A imagem pode conter: 1 pessoa

SAÚDE & QUALIDADE DE VIDA >> Benefícios da caminhada diária para nossa saúde

DOAÇÃO DE SANGUE >> Com pouca doação, estoque de sangue do Hemonorte está em estado crítico


Com estoque de sangue em estado crítico, o Hemocentro do RN está convocando doadores e a população em geral para abraçar esta causa. No momento a unidade conta com pouco mais de 100 bolsas de sangue, quantidade insuficiente para atender às demandas, o que põe em risco a segurança transfusional dos hospitais.
De acordo com a chefe do Departamento de Apoio Técnico, Márcia Capistrano, a procura para doação está sendo baixa e a campanha de carnaval não foi suficiente  para manter o estoque equilibrado. “Mais uma vez contamos com a solidariedade da população para vir doar e nos ajudar a salvar vidas. O Hemonorte abastece toda rede pública hospitalar além de alguns hospitais da rede privada”.
Os interessados em doar sangue podem se dirigir à sede do Hemonorte localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, nº 1800, Tirol, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h ou no Posto de Coleta da Zona Norte, na Av. Itapetinga, nº 1430, Conjunto Santarém e funciona de segunda a sexta das 7h30 às 17h e no sábado até 12h.
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal), pesar mais de 50 quilos,  estar com boa saúde, estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis.

LITERATURA >> Campus do IFRN em Lajes abre inscrições para curso de extensão em Literatura e Língua Portuguesa


Campus Lajes abre inscrições para curso de extensão em Literatura e Língua Portuguesa

O IFRN – Campus Avançado Lajes abre inscrições para o Laboratório de Leitura, Performance e Escrita Criativa – fase II, curso de extensão dedicado a criar um espaço democrático e formativo voltado ao campo da Língua Portuguesa e Literatura, por meio de oficinas, leituras coletivas, autoria de textos e declamações abertas ao público.
São oferecidas 20 vagas para o público interno e 20 vagas para o público externo, às terças-feiras respectivamente no turno matutino e vespertino. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.  O curso será ofertado no período de 13 de março a 24 de abril de 2018.
As inscrições podem ser realizadas no Campus Avançado Lajes, de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h, de 28 de fevereiro até 09 de março, na COAPAC, ou por meio do formulário eletrônico no link: https://goo.gl/forms/YSVLGGQSLZ0ukoSU2
Então, se você tem interesse em Literatura, gosta de escrever poemas, ou dizê-los, ou tem interesse e deseja descobrir esse universo, inscreva-se já!  

domingo, 4 de março de 2018

EM LAJES >> Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, IGARN e SEMAGMA realizam vista Ténica ao açude Caraúbas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, nuvem, montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

Na última sexta, dia 02 de março, aconteceu uma visita técnica ao Açude Caraúbas em Lajes, para se verificar a situação do sangradouro que foi destruído a alguns anos atrás. Essa visita contou com a presença de Lucimar Lopes - Presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim; Canindé Rocha - Coordenador Municipal de Meio Ambiente; do Professor Riqueto, especialista em barragens e da Geógrafa Gorete Santos, representando a associação rural daquela região. 

A imagem pode conter: nuvem, céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza

Além da situação do sangradouro, constatou-se também que existe a necessidade de um trabalho de reparação na parede, já que apresenta várias rachaduras (erosões), que são provenientes do escorrimento da água, que com o passar do tempo essas erosões tem aumentado. 

Nessa visita foi realiza uma avaliação técnica da situação, co orientações sobre o que deverá ser feito para que o Açude Caraúbas possa  melhorar sua capacidade de armazenamento da água com mais segurança. Ficou definido que após essa visita será elaborado um relatório e encaminhado aos órgãos de competência estadual e municipal para que esse trabalho venha ser realizado o mais breve possível.

Vale lembrar ainda que, desde o ano de 2013 a Secretaria Mul. de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA, tem solicitado dos órgãos estaduais competentes, a realização desse serviço já que o açude em questão é de responsabilidade do Estado. 



Segue abaixo mais algumas imagens da visita na última sexta-feira, dia 02:

A imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, atividades ao ar livre, natureza e água
                                     Açude Caraúbas já com água das últimas chuvas

A imagem pode conter: árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza
Alguns assoreamentos na parede principal

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, céu, planta, montanha, atividades ao ar livre e natureza
Verificação da situação da parede do açude


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza
Sangradouro ou barramento que foi destruído 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, nuvem, céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza
        Erosão já afetando poste de iluminação

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza
       Erosões que afetam a parede do açude 

LIÇÃO PARA OS MIDIOTAS BRASILEIROS >> Enquanto no Brasil a mídia burguesa o condena diariamente, o mundo reconhece seu grande legado



Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, o ativista Adolfo Pérez Esquivel disse em seu site que irá propor o nome do ex-presidente Lula para receber o prêmio. Esquivel esteve no Brasil e se encontrou com o ex-presidente no Instituto Lula, na sexta-feira (2).
“A chegada do PT e Lula à presidência marcou um antes e depois para o Brasil, a ponto de se tornar uma referência internacional no combate à pobreza. Mais de 30 milhões de pessoas foram resgatadas da pobreza extrema (um país inteiro), diminuiu a desigualdade e aumentou o índice de desenvolvimento humano”, afirmou Pérez Esquivel. “Seu governo foi crucial para a paz dos brasileiros e foi um exemplo para o mundo.”
Fonte: https://www.revistaforum.com.br/vencedor-do-nobel-da-paz-perez-esquivel-vai-indicar-lula-para-receber-o-premio/ 

DICA DE LIMPEZA E SAÚDE>> Como limpar cama box encardida ou até mesmo seu colchão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
Algo que acontece com frequência e que muitas pessoas não sabem como resolver. Já que o colchão pode também vir a contribuir para o aparecimento ou até para  aumento dos problemas respiratórios, pois ele pode acumular uma grande quantidade de poeira, fungos...

Essa dica de limpeza serve para qualquer tipo de colchão. Você sabia que todo colchão deve ser limpo pelo menos 1 vez no mês? Para isso você vai precisar:

1 copo de álcool
3 copos de vinagre de álcool
2 colher de bicarbonato de sódio
2 colheres de amaciante, só para deixar um cheiro
1 toalha de rosto

Modo de Preparo
Em um balde, faça a mistura acima detalhada. Molhe a ponta da toalha e esfregue vigorosamente em todo o colchão. Quando acabar esse procedimento, deixe a cama exposta ao sol intenso. Caso você more em apartamento e não há possibilidades de pegar sol, o secador de cabelo pode ser utilizado, porém o gasto de energia é enorme. 

Se houver uma boa ventilação no apartamento, deixe a cama nessa área, com isso a utilização do secador de cabelo pode ser desconsiderada. Faça isso pelo menos 1 vez no mês para a sua saúde.