sábado, 27 de setembro de 2014

A consolidação da vitória >> Dilma tem 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%, aponta Datafolha

 

A TV Globo e a Folha de São Paulo divulgaram ontem (26) nova pesquisa do Datafolha para a Presidência da República:

Dilma Rousseff (PT) está com 40%, e Marina Silva (PSB), 27%. Aécio Neves (PSDB) tem 18% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) estão 1%, cada um. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos somam 5%, e não sabe, 6%.

Segundo turno
Segundo o Datafolha, Dilma vence Marina por 47% a 43%. É a primeira vez que a presidente aparece numericamente à frente. Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%. Noutro cenário, Dilma vence Aécio por 50% a 39% (49% a 39% na semana anterior).

Espontânea
Na pergunta espontânea, Dilma tem 33%, seguida por Marina com 21%. Aécio tem 14%. Outras respostas, 2%. Brancos e nulos somam 5%, e não sabe 25%.

O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00782/2014.

A verdade >> New York Times confirma tese de Dilma e desmente Miriam Leitão

dilma miriam leitão bom dia brasilDilma Rousseff e Miriam Leitão divergiram sobre o crescimento da economia da Alemanha durante entrevista ao Bom Dia Brasil. Reportagem do The New York Times publicada nesta quarta-feira reforça que a presidente estava certa

Entrevista de Dilma Rousseff ao Bom Dia Brasil foi marcado por confrontos com os entrevistadores, principalmente com Miriam Leitã
 
Reportagem publicada pelo jornal mais importante do mundo, o The New York Times, reforça que a presidente Dilma Rousseff estava correta durante sabatina no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na última segunda-feira 22, enquanto a jornalista Miriam Leitão, que contestou os dados da presidente, errada. Veja aqui o confronto entre Dilma e Miriam.

A discordância de números e as interrupções foram fatores frequentes na entrevista de meia hora, exibida na íntegra pela emissora. Quando Dilma falou que a economia alemã ia mal, Miriam discordou, rebatendo que a mais forte economia da zona euro cresceria 1,5% esse ano, mais que o Brasil, cujo mercado espera crescimento de 0,3%.

A entrevistadora, no entanto, se referia à expectativa de crescimento da Alemanha, não um avanço real no PIB. Dilma disse que o país europeu havia crescido apenas 0,8% no segundo trimestre desse ano, dado que já foi calculado e divulgado oficialmente.

A reportagem do NYT, publicada nesta quarta-feira 24, aponta que um dos principais indicadores de confiança das empresas alemãs caiu na terça-feira mais do que o esperado, para o patamar mais baixo desde 2012, intensificando assim os temores de que a economia do país esteja ameaçada de entrar em recessão.

“A economia alemã já registrou um declínio no segundo trimestre, quando a produção caiu 0,2% em comparação com o trimestre anterior. Outro declínio trimestral consecutivo colocará o país em recessão”, diz a matéria, sobre a economia que, como diz o jornal, serviu de âncora para o restante da zona do euro durante quatro anos de crise intermitente e de crescimento irregular.

A crise internacional é justificativa frequente de Dilma para o baixo crescimento do PIB brasileiro. Com alguns adendos: enquanto países europeus desempregavam, o Brasil criava vagas, aumentava a renda, mantinha investimentos em infraestrutura e redução da desigualdade. A tese é rebatida por economistas e políticos da oposição. Mas não parece estar nem um pouco incorreta. Os dados da economia alemã são prova disso.

Tecnologia >> Clientes do Crediamigo terão acesso a maquinetas


Com a proposta de facilitar as vendas para os 2,4 milhões de clientes do Crediamigo - programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste, até o fim de novembro, todos os clientes do programa serão beneficiados com o acesso fácil a maquinetas de cartões de crédito e débito, que facilitarão as vendas e a gestão financeira de micros e pequenos negócios e de empreendedores individuais.
 
A ferramenta está sendo disponibilizada através de parceria entre a instituição financeira e as empresas Global Payments e Nexxpago e será disponibilizada de forma piloto pelo período de dois meses a 300 clientes do Crediamigo, nos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia. No Rio Grande do Norte, ainda não foi divulgada a data de quando a ferramenta será disponibilizada
 
A parceria inclui duas diferentes soluções que são os terminais POS - maquinetas independentes para pontos de venda fixos, e móbile POS - maquinetas menores com maior mobilidade. Ambas leem cartões de crédito e débito. Além de poder receber pagamentos no cartão, os clientes do BNB vão poder parcelar suas vendas, com segurança e mobilidade e com juros menores em relação ao mercado - fatores que devem impulsionar as vendas do setor.
 
De acordo com o presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza, o acesso facilitado e a simplicidade para operar a maquineta são os principais diferenciais da parceria. “Com essa maquineta, nossos clientes vão efetuar suas vendas sem precisar de internet, não pagarão por pacote de dados, não tem taxa e as vendas que eles fizerem ainda poderão antecipar o recebimento, com o financiamento do banco. Ou seja, é só facilidade”, destaca
 
Segundo ele, a máquina, de modelo mais compacto e com maior mobilidade, custa hoje R$ 368,00 e será financiada pelo banco, podendo ser paga em mensalidades a partir de R$ 10,00. “Estamos promovendo a inclusão financeira e bancária. Uma máquina de débito e crédito para o pequeno, que jamais teria condições de ter uma maquininha dessas, se não fossem as condições ofertadas pelo BNB", explica.
Empresários ficam livres de mensalidade
 
Além do custo para adquirir a maquineta, o empreendedor não terá mais que desembolsar nenhuma mensalidade nem taxa sobre as transações financeiras realizadas com a máquina. A taxa para compras a débito é de 2,39% ao mês e para as compras a crédito o juro será de 3,58%. "As taxas são as menores do mercado, mas a inovação é o acesso. É o que enche meus olhos".

Saúde >> Anvisa define regras para volta dos inibidores de apetite

 
Foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira a resolução (RDC 50/2014) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamenta o retorno da venda de inibidores de apetite com anfetaminas.
 
A medida foi aprovada pelo Senado em 2 de setembro. Na ocasião, o projeto de decreto legislativo (PDS) 52/2014 suspendeu resolução anterior da agência reguladora que proibia a prescrição e venda desses controladores de obesidade.

A resolução dispõe sobre as medidas de controle de “comercialização, prescrição e dispensação” dos medicamentos anorexígenos que contenham as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol e sibutramina, “seus sais e isômeros, bem como intermediários”. A norma estabelece as doses diárias recomendadas para cada uma dessas substâncias e proíbe que sejam prescritas acima dessas dosagens.
 
O documento também obriga os profissionais de saúde, farmácias e empresas detentoras do registro dos medicamentos a notificarem qualquer evento adverso relacionado ao uso de medicamentos que contenham essas substâncias.

Além disso, o regulamento estabelece que as prescrições médicas de produtos que contenham as substâncias deverão ser acompanhadas de Termo de Responsabilidade do Prescritor em três vias: uma para o prontuário do paciente, uma para a farmácia ou drogaria e outra para o paciente. O termo de ­responsabilidade, assinado pelo paciente, servirá como comprovação de que “recebeu as informações prestadas pelo prescritor” sobre a substância, suas contraindicações, efeitos colaterais e adversos e precauções durante o uso.

Novo registro
A resolução prevê também que as empresas interessadas em comercializar medicamentos contendo mazindol, femproporex e anfepramona deverão requerer novo registro à agência. A análise técnica dos pedidos levará em consideração a comprovação de eficácia e segurança dos produtos.

A sibutramina era a única dessas quatro substâncias anorexígenas que já era comercializada mesmo antes da aprovação do decreto legislativo pelo Senado, mas a nova resolução também traz recomendações sobre ela, classificada pela Anvisa como psicotrópico anorexígeno e vendida como medicamento tarja preta.

(Com informações da Anvisa e da Agência Brasil)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

7,7 milhões votaram no plebiscito popular da reforma política



7,7 milhões votaram no plebiscito popular da reforma políticaFrente ao boicote da imprensa tradicional e com a campanha presidencial em curso, entidades organizadoras consideram o resultado um sucesso

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, a coletiva de imprensa onde foram divulgados os dados do Plebiscito Popular da Assembleia Constituinte e Soberana da Reforma Política. Segundo as entidades organizadoras, 7,75 milhões de pessoas de todo o Brasil participaram do plebiscito. Deste número, 1,74 milhão de votos se deram na plataforma digital e 6,9 nas urnas físicas. 97,05% votaram favoráveis a uma constituinte da reforma política e 2,57% contra.

Para o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, o resultado é um sucesso. “Nós conseguimos coletar quase 8 milhões de votos, isso significa o país de Portugal e, para se ter uma ideia, no referendo da Escócia (pela independência do Reino Unido) votaram 4 milhões. Isso é um resultado extraordinário, levando em conta que a mídia tradicional boicotou o plebiscito”, avaliou.

Freitas considera que este resultado revela um Brasil “ávido por uma reforma política”. “Temos que ter o marco regulatório da comunicação para que não tenhamos essa desinformação”. Para o presidente da CUT, o papel da imprensa tradicional em torno do plebiscito, além do notório silenciamento, representou também uma forte desinformação. O sindicalista também informou que entre os dias 14 e 15 haverá um encontro com os representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para entregar os quase 8 milhões de votos. Um grande ato em Brasília também está previsto para acontecer nessas datas.

João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST (Movimento dos Sem Terra), considerou que a realização do plebiscito popular foi importante para colocar em pauta “o sistema político que queremos”. Para Rodrigues, a realização da consulta popular sobre a reforma política deixou três heranças: “1) demonstrou que a sociedade que fazer mudança, já que 97,5% votaram a favor; 2) esse resultado é fruto das mobilizações de rua; 3) uma ótima injeção de ânimo. Perdeu aqueles que ficaram de fora”.

Rodrigues também ressaltou que a reforma política vai beneficiar setores da sociedade que não são representados pelo Estado. “Essa reforma vai beneficiar a classe trabalhadora, mulheres, negros, sem terra, homossexuais, todos estes que ainda não têm representação no Estado”, finalizou.

Fonte: Plebiscito Popular

Alerta >> População deve denunciar comercialização da água mineral sem selo de qualidade

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (Suvisa), através da Secretaria de Estado da Saúde Pública, alerta a população sobre os riscos do consumo de águas envasadas que estão sendo comercializadas clandestinamente no Rio Grande do Norte. De acordo com nota oficial publicada nesta quinta-feira (25) os consumidores que observarem alguma irregularidade quando adquirirem o produto devem avisar imediatamente aos órgãos que atuam na vigilância sanitária no estado e municípios de forma a preservar a qualidade do produto e a saúde do consumidor.
 
Confira a nota oficial na íntegra:
“Em decorrência das inúmeras reclamações recebidas dos consumidores sobre águas envasadas clandestinamente e que estão sendo comercializadas no Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa-RN) e do Setor de Alimentos da Suvisa-RN, fazem os seguintes esclarecimentos à população:
 
1 – Consumidores de águas envasadas em garrafões de 10 (dez) e 20 (vinte) litros devem observar a integridade das embalagens, dos rótulos e dos lacres que envolvem os garrafões de águas envasadas (mineral e adicionadas de sais) sempre que adquirir esses produtos.
 
2 – É importante a lavagem e higienização dos bebedouros e dos garrafões antes de abastecê-los.
 
3 – Rejeitar embalagens sem rótulos ou com rotulagem rasurada e sem lacre.
 
Portanto, caso se depare com uma das situações citadas acima, a SUVISA recomenda que comunique imediatamente à Vigilância Sanitária do Estado, Regionais e Municipais e também aos órgãos de defesa do consumidor como o Procon-RN, para que as medidas administrativas contra os infratores sejam efetivadas, no sentido de preservar a qualidade do produto e a saúde do consumidor.
 
Telefones para contato da SUVISA/RN: (84) 3232-2562 ou 3232-2557. Endereço da Suvisa/RN: Avenida Junqueira Aires, 488 – Centro – Natal/RN. CEP: 59025-280”. 
 

Exemplo >> Representantes de 24 países devem acompanhar eleições no Brasil

Representantes de pelo menos 24 países, além de membros do Parlamento Brasileiro do Mercosul (Parlasur) e de organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), já confirmaram presença no Brasil durante as eleições no dia 5 de outubro. O objetivo das comitivas, entre as quais estão Angola, Zâmbia, Nicarágua, Canadá, Romênia e República Dominicana, é saber como funciona a votação por sistema eletrônico.
 
Os custos com hospedagem e passagem aérea são de responsabilidade dos interessados. A programação do grupo, que reunirá mais de 60 pessoas, começa quinta-feira (2), três dias antes do pleito, e inclui palestras sobre a organização das eleições gerais no Brasil e visitas ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e ao Museu do Voto, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tudo com tradução simultânea em inglês, francês e espanhol.
 
No dia da eleição, eles acompanharão a votação nas zonas eleitorais. “Eles poderão ver a abertura das urnas, o desenrolar da votação, o fechamento das urnas e, finalmente, a totalização dos votos no TSE”, explicou à Agência Brasil o chefe da assessoria de Assuntos Internacionais do TSE, Tarcisio Costa.
 
Ainda segundo o assessor, ao contrário de anos anteriores em que acadêmicos e integrantes de organizações não governamentais também acompanharam a votação, este ano apenas autoridades eleitorais de países-membros das Nações Unidas foram convidadas a conhecer o sistema de votação brasileiro.
 
Apesar de o TSE ter oferecido seis opções de capitais para que os convidados acompanhassem o dia de votação, todos os interessados, com exceção da comitiva camaronesa que vai a São Paulo, preferiram Brasília.
 
“Esse grau elevado de resposta [ao convite do TSE] é mais uma comprovação, um indício do reconhecimento internacional da excelência do nosso modelo eleitoral”, destacou o assessor internacional, acrescentando que a visita reforça a imagem positiva do Brasil no exterior.

Desemprego em agosto tem a menor taxa em 12 anos

Desemprego em agosto tem a menor taxa em 12 anosA taxa de desemprego de agosto de 2014 ficou em 5%. É a menor taxa registrada para o mês em 12 anos, desde o início da série história da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em 2002. Os dados foram divulgados hoje (25) pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação total ficou praticamente estável nos últimos meses.

Segundo dados do instituto, foi de 4,9% em julho, de 4,8% em junho e 4,9% em maio. Em agosto do ano passado, a taxa estava em 5,3%. As taxas são a média das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE mensalmente: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre.

O instituto registrou alta também no contingente de pessoas ocupadas, que subiu 0,8% em relação a julho e manteve-se estável comparado a agosto de 2013. Segundo a pesquisa, eram 23,1 milhões de pessoas ocupadas em agosto de 2014.

Outro dado animador foi o aumento do rendimento médio real habitual dos trabalhadores, que em agosto de 2014 foi de R$ 2.055,50, um crescimento de 1,7% em relação a julho, e de 2,5% comparado a agosto de 2013.

Na comparação mensal, o rendimento cresceu em todas as regiões: Recife (0,6%), Salvador (1,2%), Belo Horizonte (4,2%), Rio de Janeiro (1,2%), São Paulo (1,4%) e Porto Alegre (2,5%).
Em relação a agosto de 2013, o rendimento subiu no Rio de Janeiro (8,6%), Recife (3,6%) e São Paulo (1,4%), mantendo-se estável em Porto Alegre e recuando 2,4% em Salvador e 0,7% em Belo Horizonte.

A população desocupada (1,2 milhão de pessoas) e o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado (11,8 milhões) ficaram estáveis em ambas as comparações. O Estado do Rio de Janeiro foi o que apresentou os melhores índices. No mês de agosto, a taxa de desocupação nesta região metropolitana caiu de 3,6% para 3,0%, atingindo também o menor valor da série da PME em 12 anos.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Acontecerá hoje a abertura da Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Pedra Preta/RN

Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Pedra Preta/RN. Programação para hoje.

25/09/2014 – Quinta-feira – Abertura

18:00h – Caminhada com a Imagem de São Francisco saindo do Cruzeiro das Santas Missões Populares.

19:00h - Hasteamento das bandeiras e Missa Solene de abertura da Festa 2014.

Celebrante: Pe. José Roberto da Rocha

Noiteiros: Setores Missionários, Comunidades urbanas e rurais.

Responsáveis: Pastorais, Movimentos e Serviços.

Programação para hoje:

25/09/2014 – Quinta-feira – Abertura
18:00h – Caminhada com a Imagem de São Francisco saindo do Cruzeiro das Santas Missões Populares.
19:00h - Hasteamento das bandeiras e Missa Solene de abertura da Festa 2014.
Celebrante: Pe. José Roberto da Rocha
Noiteiros: Setores Missionários, Comunidades urbanas e rurais.
Responsáveis: Pastorais, Movimentos e Serviços.

Fonte: Pascom Lajes
 

Atenção >> Vítimas de ligações 06565 podem solicitar bloqueio

  • Telecom pode bloquear chamadas com iniciais 06565
O celular toca e o número que aparece no visor tem as iniciais 06565. Assim que é atendida, a ligação é finalizada. Se você ainda não viveu esta experiência, possivelmente deve conhecer alguém que passou por ela.

Isto porque casos como este têm se tornado frequentes na telefonia móvel baiana nas últimas semanas. E o mistério em torno da origem destas ligações também aumenta. Mensagens compartilhadas pelas redes sociais e aplicativos como o Whatsapp teorizam sobre seu verdadeiro objetivo. A maioria delas trata de um novo golpe aplicado por uma quadrilha que, supostamente, clona e rouba os dados pessoais cadastrados no celular.

Entretanto, isto ainda é uma incógnita, visto que seria necessário a própria pessoa passar suas informações para os criminosos. Outra teoria, defendida pelo professor Jorge Fernandes, do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UNB), é a de um golpe feito por um serviço de discagem.

"A pessoa contrata um serviço de discagem com minutagem e estipula um preço pelo minuto. É o mesmo funcionamento dos tele-sexos de antigamente", disse ele em entrevista ao jornal O Tempo, acrescentando que as pessoas que retornaram as ligações de seus celulares tiveram os créditos gastos rapidamente.

Uma das vítimas foi a técnica em Segurança do Trabalho Luciana Almeida, que recebeu a ligação no último domingo, 21. "Achei que era algum parente que mora em outra cidade, mas foi estranho porque foi apenas um toque. Antes de pensar em retornar, busquei logo na internet se havia casos parecidos e achei informações sobre um possível golpe", diz ela.

A reportagem do Portal A TARDE entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, por meio de sua assessoria, informou não atuar sobre casos criminosos. Já a Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (Dreof) de Salvador disse não ter conhecimento sobre a situação.

As reclamações sobre o recebimento de chamadas do tipo só aumentam. No site unknownphone.com, inúmeros usuários denunciam diariamente os números para tentar identificar a origem das ligações.

"Recebi uma ligação com esse número e com outro número com essa mesma inicial. A primeira ligação eu não atendi, porém retornei. Quando atenderam, foi uma voz de um computador desejando um ótimo dia e coisas do tipo", escreveu uma dos internautas, que não se identificou.

Bloqueio das ligações
Por conta do código de área 65, a operadora de telefonia Telecom 65 - com sede no Rio de Janeiro e atuação em diversas cidades, entre elas Salvador - foi apontada como autora das ligações e recebeu diferentes queixas sobre o caso, principalmente de vítimas que estavam sendo importunadas durante a noite e madrugada.

De acordo com a ouvidoria da empresa, quem se sentir lesado pode entrar em contato através dos canais de atendimento e pedir o bloqueio do celular para ligações com iniciais 065. Para isso, basta ligar para o número 10365 ou enviar um e-mail para cobranca@telecom65.com.br e informar o número do seu celular.

Em Lajes >> Encontro com gestantes para acompnahmento pré-natal

                                                                                       Por Josilanny Swerdy em seu facebook
Foto de Josilanny Swerdy.
Mais um encontro das gestantes do município de Lajes, encontro organizado pelo Nasf, Esf e Sms com o objetivo de proporcionar as gestantes conhecimento, lazer e integração entre os serviços de saúde, além de incentivar o acompanhamento do pré-natal!

Obrigada a todas as gestantes que estavam presentes, e aproveito pra convidar as que ainda não participaram a participar do próximo encontro!
 
Foto de Josilanny Swerdy.
Foto de Josilanny Swerdy.
Foto de Josilanny Swerdy.

Mobilização contra o os transgênicos >> Costa Rica declara inconstitucional a aprovação de transgênicos



Autorizar transgênicos viola os direitos das pessoas. A Costa Rica dá um grande passo à frente contra os transgênicos, que muitos esperam ser um exemplo para outros países. A Suprema Corte de Justiça, Sala Constitucional, com seu voto de 10 de setembro de 2014, decidiu que a maneira como são concedidas as licenças para autorizar os transgênicos é inconstitucional e viola os direitos dos cidadãos costarriquenhos.

A Suprema Corte de Justiça anula como inconstitucional o artigo 132 do Decreto Executivo do dia 20 de março de 1998. Esta sentença tem efeitos declarativos e retroativos à data de vigência da norma, sem prejuízo dos direitos adquiridos de boa fé.

A decisão se deu nas últimas semanas depois das medidas adotadas por diversos grupos ambientalistas e produtores que, em 12 de setembro de 2012, entraram com uma ação de inconstitucionalidade. O “Expediente Nº 12-017013-0007-CO de Ação de Inconstitucionalidade, acionante Yasy Morales Chacon e outros”, declara inconstitucional os artigos 117 e 118 do Regulamento da Lei de Proteção Fitossanitária, por violar o direito ao ambiente saudável e ecologicamente equilibrado. Assim como o direito constitucional à participação cidadã, princípio democrático, direito de participação em assuntos que possam afetar o ambiente, tutelado nos artigos 50 e 89 da Constituição.

Entre os fundamentos, além disso, cita-se que contravém instrumentos internacionais como o Convênio sobre Diversidade Biológica assinado por esse país. Os demandantes já haviam informado que as normas violam os direitos dos cidadãos, mas não foram tornadas públicas. Pelo contrário, a informação foi mantida oculta, técnica utilizada para aprovar o cultivo de OGM no território nacional.

O órgão judicial confirmou a objeção fundada e, desta maneira, assegurou-se de que os procedimentos para a autorização, a partir de agora, serão acessíveis a todos, o que permitirá que os cidadãos e as associações possam declarar sua oposição às licenças, já que colocam em graves riscos o equilíbrio dos ecossistemas e a saúde da população.

Também na Argentina, uma demanda coletiva contra o Estado Nacional (Poder Executivo e Poder Legislativo), as províncias de Buenos Aires, Santiago del Estero e Entre Ríos, o Conselho Federal de Meio Ambiente (CEFEMA), e as empresas Monsanto Argentina, Dow AgroSciences, Ninho, Ciba-Geigy, Novartis Agrosem, Agrevo, Syngenta Seeds, Syngenta Agro, Pionner, Bayer e Don Mario pede a suspensão da resolução da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca 167/96 e de todas aquelas resoluções similares e posteriores que concedem autorizações de “eventos” transgênicos em vegetais e animais para sua disseminação ou liberação irrestrita em grande escala em todo o território nacional. A demanda inclui a “Soja Liberty Link” e a “Soja Intacta RR2 PRO” e a venda e aplicação de glifosato ou os sais derivados deste ou glufosinato de amônia.

A resolução 2014-15017 representa a vitória de apenas uma das frentes da guerra contra os transgênicos, porque o julgamento em si mesmo não dá a oportunidade para a Costa Rica de forma permanente para livrar-se dos cultivos transgênicos, embora constitua um precedente importante.

Os movimentos ambientalistas costarriquenhos anunciaram que continuarão “com o compromisso, que não diminuiu para a eliminação total dos organismos geneticamente modificado”. Mas, adicionalmente, as licenças que se encontravam em andamento para liberar milho transgênico não podem ser outorgadas enquanto não ajustarem a norma às disposições da Sala Constitucional e garantam que os interessados cumpram os novos requerimentos que serão estabelecidos.

SINTE/RN pede bloqueio dos valores que foram descontados dos funcionários da educação

A diretoria do SINTE-RN protocolou na Secretaria de Administração do Estado um pedido de bloqueio dos 20 % que foram descontados indevidamente nos salários dos funcionários da secretaria estadual de educação neste mês de setembro. A assessoria também solicitou a suspensão de qualquer desconto futuro.

Confira o ofício enviado ao secretário de recursos humanos do Estado AQUI.

Este desconto, não autorizado pelo SINTE/RN, foi efetuado pela secretaria de administração do Estado para pagar os honorários dos advogados do SINAI-RN, autor da ação do PCCR dos servidores da administração direta.

Para a coordenadora geral do SINTE/RN em exercício, Luzinete Leite, a medida é absurda. “O desconto é totalmente ilegal. Os funcionários não possuem qualquer relação de filiação ou representação com o sindicato SINAI” afirmou a coordenadora.

A diretora de assuntos jurídicos do SINTE/RN, Vera Messias, disse que, numa ação impetrada pelo SINAI-RN, o Estado reconheceu o direito de todos os funcionários do Estado, implantando o Plano de Carreira dos Servidores da Administração Direta. Entretanto, não há nenhum fundamento legal para que se desconte qualquer valor dos funcionários da secretaria.

“Os processos estavam aguardando julgamento, inclusive uma ação movida pelo SINTE/RN. Porém, o processo movido pelo SINAI foi o primeiro a ser julgado. Assim, todas as ações que tratam da lei 432/2010 (PCCR) foram anuladas pelo Tribunal de Justiça” explica a sindicalista.

O coordenador geral do SINTE/RN, José Teixeira, disse que esse desconto foi uma surpresa. “Não aprovamos este desconto em nossas assembleias, não foi autorizado pelo SINTE/RN, muito menos pela justiça”, afirma.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Poticom - Fórum Potiguar de Comunicação‎ Mídia e Direitos Humanos


O Poticom - Fórum Potiguar de Comunicação convida todos para mais um debate de seu ciclo pró FNDC, desta vez com a mediação de Yuri Borges, Jornalista, Mestre em Estudos da Mídia e associado ao coletivo Intervozes.

O referido evento acontecerá a partir das 18:00h na UFRN.

Artigo >> Covardia contra crianças


Fechar os olhos para a violência contra as crianças e seus cruéis desdobramentos é uma barbaridade ainda muito presente no mundo. É o que nos mostra o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (o Unicef) “Ocultos à plena luz”, divulgado no dia 4/9 corrente.


Segundo esse órgão internacional: “É a maior compilação de dados jamais realizada sobre violência contra a criança”. O trabalho, com números coletados em 190 países, detalha as terríveis e duráveis consequências de agressões sofridas na fase infantojuvenil. As vítimas, posteriormente, se tornam adultos mais propensos a ficar sem emprego, a viver na pobreza e a manifestar comportamento agressivo. E aqui um ponto que deve ser levado em alta consideração. Os pesquisadores observam que o estudo diz respeito apenas aos indivíduos que puderam e quiseram responder aos questionamentos. Ou seja, as estimativas levantadas refletem pequena parte do problema.

Isso ocorre, porque as comunidades, as escolas, os lares não cumprem devidamente suas obrigações com os pequeninos. O dr. Anthony Lake, diretor-executivo do Unicef, é contundente: “São situações desconfortáveis — nenhum governo ou pai ou mãe quer vê-las”. No entanto, como ele mesmo enfatiza, devemos encarar os fatos se quisermos mudar a mentalidade que acha normal e permissível essa violência diária, em todos os lugares. E completa: “Embora a maior prejudicada seja a criança, também dilacera o tecido da sociedade, minando a estabilidade e o progresso. Mas essa violência não é inevitável. Pode ser prevenida — desde que nos recusemos a deixar que ela permaneça nas sombras”.

Alguns dos índices apontados pela pesquisa, em contextos mundiais, nos dizem que crianças e adolescentes com menos de 20 anos representam um quinto das vítimas de homicídio, o que resulta em perto de 95 mil mortes em 2012; cerca de 120 milhões de meninas com menos de 20 anos (aproximadamente uma em cada dez) foram forçadas a ter relações sexuais ou a praticar outros atos sexuais; e pouco mais de um em cada três estudantes entre 13 e 15 anos são vítimas frequentes de bullying na escola.

QUE PROVIDÊNCIAS TOMAR
O Unicef indicou estratégias para que toda a sociedade, desde as famílias aos governos, possa trabalhar para reduzir tamanha tragédia. Elas incluem “prestar apoio aos pais e desenvolver na criança habilidades de vida; mudar atitudes; fortalecer sistemas e serviços judiciais, criminais e sociais; e gerar evidências e conscientização sobre violência e seus custos humanos e socioeconômicos, visando à mudança de atitudes e normas”.

Dentre as numerosas frentes de trabalho da Legião da Boa Vontade, cuidar bem das crianças é uma de suas mais relevantes e reconhecidas ações. Tenho grande esperança na semeadura que fazemos há mais de 64 anos nos corações humanos e espirituais. A Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que desenvolvemos na rede de ensino da LBV, com o apoio do povo, possuem elevados propósitos de salvaguardar a infância e a juventude em risco social. A evasão escolar nas unidades da LBV tem índice zero, informa a diretora do Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, a doutoranda em Educação Suelí Periotto.

Não se tem qualquer garantia de futuro melhor para as nações sem respeito aos direitos fundamentais das crianças e dos jovens. E não se cresce, material e espiritualmente saudável, sem afeto, sem amor fraterno.

Cumprir com acerto as responsabilidades que nos cabem é atender ao alertamento de Jesus, o Cristo Ecumênico, isto é, Universal. No Seu Evangelho, segundo Mateus, 19:14, Ele diz: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, porque deles é o Reino dos Céus”

 Por José de Paiva Netto - Jornalista, radialista e escritor paivanetto@lbv.org.br

As eleições e o compromisso com as questões ambientais

Para você que está preocupado com as questões ambientais, acesse a carta Desenvolvimento para sempre: Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014. Confira as outras metas a serem atingidas nas áreas de florestas, mar e cidades durante o próximo mandato: http://bit.ly/cartasosma.
Para você que está preocupado com as questões ambientais, acesse a carta Desenvolvimento para sempre: Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014.

Confira as outras metas a serem atingidas nas áreas de florestas, mar e cidades durante o próximo mandato.

Click no link e confira: http://bit.ly/cartasosma.

Fonte:  Fundação SOS Mata Atlântica

Investimento Educacional >> Dos Brics, Brasil investe 2ª maior cota do PIB em educação

Segundo relatório, investimento brasileiro era de 5,8% do PIB em 2012, patamar que deve atingir 10% do PIB na próxima década

Brasil é o segundo país que gasta maior cota do Produto Interno Bruto (PIB) em educação entre os cinco principais emergentes.

O investimento era de 5,8% do PIB em 2012, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgado nesta segunda-feira, 22.

O levantamento considerou os Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O patamar deve atingir 10% do PIB na próxima década, como prevê o Plano Nacional de Educação, sancionado em junho.

No grupo, a maior fração do PIB investida na educação em 2012 foi a sul-africana, com 6,6%. As parcelas foram 4,1% na Rússia, 3,7% na China e 3,4% na Índia.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pesquisa aponta Robinson Faria na frente em Mossoró

Foto Editoria De Arte/Maxwell Ferreira

De acordo com dados da pesquisa Certus/GAZETA DO OESTE, na estimulada Robinson tem 30,20% enquanto Henrique aparece com 27,92% das intenções de votos entre os mossoroenses.

O candidato a governador Robinson Faria (PSD) cresce três pontos em uma semana e já aparece na frente do seu principal concorrente, Henrique Eduardo Alves. De acordo com dados da pesquisa Certus/GAZETA DO OESTE, na estimulada Robinson tem 30,20% enquanto Henrique aparece com 27,92% das intenções de votos entre os mossoroenses.

Robério Paulino (PSOL) aparece em terceiro com 1,27%, seguido de Simone Dutra (PSTU) que alcançou 1,02% do interesse do eleitorado da segunda maior cidade do Estado. Os demais candidatos não atingiram 1%. 29,44% disseram não votar em ninguém e 9,39% não souberam responder.

O candidato do PSD apresentou crescimento entre os eleitores com nível médio e superior, completos ou não, onde já tinha se destacado na pesquisa anterior publicada no domingo, 14. Houve crescimento ainda em quase todas as faixas etárias, com destaque para os que têm entre 25 e 34 anos que passaram de 19,35% para 39,13%.

A pesquisa do Instituto Certus Pesquisa e Consultoria, em parceria com o jornal GAZETA DO OESTE, ouviu 400 pessoas a partir dos 16 anos, entre os dias 19, 20 e 21 de setembro. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isso quer dizer que se forem realizadas 100 pesquisas com essa mesma base de dados, 95 delas darão o mesmo resultado.

A pesquisa foi protocolada no Tribunal Regional Eleitora (TRE/RN) com o registro nº 00033/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº 00742/2014.

Depoimento >> O reconhecimento pela grande atuação de Fátima Bezerra

Por Nizangela Alves em seu Facebook
 
#EuVotoEmFátima em reconhecimento aos seus mandatos como Deputada Federal, pelo compromisso da responsabilidade, do caráter de que um mandato é pra ser exercido, a favor daqueles que acreditam NÃO em promessas, mas em propostas concretas e muito trabalho. 
 
O seu compromisso com as causas da educação e da cidadania, além do seu histórico em defesa dos interesses do povo do RN, me dá a certeza que Fátima Bezerra é a pessoal ideal para representar os interesses do povo potiguar no Senado.
#EssaDeputadaEnsinouComo se faz.
#PorIssoEssaProfessoraAgora VaiSerSenadora
#PraFazerMuitoMaisIêêêê... Fatima!!!

Evento >> UFRN promove palestra sobre a Discriminação por orientação sexual no sistema escolar

Fonte: site Carta Potiguar 


 divul nuecsNo próximo dia 23, o Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades Contemporâneas e Direitos Humanos (NUECS-DH) proporcionará uma importante oportunidade para os que se interessam em discutir e acompanhar a premente questão da diversidade sexual na escola. Tema nuançado, objeto de variados investimentos institucionais e pedagógicos, e que, exatamente pela diversidade de atores e instituições que envolve, constitui matéria de disputa de diferentes discursos na esfera pública das sociedades contemporâneas. 

Nesse sentido, a palestra do pesquisador Juan Cornejo Espejo, da Universidade Católica do Maule (Chile), com respeito a discriminação por orientação sexual no sistema escolar chileno representa uma ocasião relevante precisamente porque permite suscitar o intercâmbio de experiências e olhares sobre a diversidade sexual e seus conflitos no âmbito escolar sob um perspectiva comparativa, a qual, diga-se, é indispensável para a compreensão aprofundada de uma questão tão multidimensional como a em pauta, assim como para a avaliação e formulação de políticas públicas eficazes em favor da promoção da convivência tolerante, esclarecida e com reconhecimento pleno acerca da legitimidade e do direito à integridade da expressão da diversidade sexual na escola.

Mobilização pela vida >> Sesap realiza caminhada para estimular doações

 Semana Nacional de Doação de Órgãos começa hojeA Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, realiza no sábado (27), a II Caminhada pela Vida, com saída prevista para às 7h30, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), da Avenida Senador Salgado Filho com destino ao Hemonorte. 
 
A Caminhada vai reunir transplantados, receptores e famílias de doadores, além dos diversos segmentos da sociedade, que se confraternizarão e falarão sobre suas experiências com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Segundo a subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Suerda, o evento vai celebrar a nova vida dos pacientes que foram transplantados, como também homenagear as famílias dos doadores de Órgãos. De acordo com ela, o alvo da caminhada é a sensibilização da população, já que o Rio Grande do Norte teve, ano passado, um índice de recusa familiar superior a 60%. Ou seja, de cada 100 famílias consultadas sobre a doação de órgãos do ente querido, 60 responderam “não”.

Segundo dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, o Estado registrou, até o primeiro semestre deste ano, uma média de 14,5 doadores efetivos por milhão de população (pmp), número acima da média nacional que, no mesmo período, foi de 13,5 doadores efetivos por milhão de população. Em relação ao ano de 2013, esse número também cresceu, considerando que em 2013 foi de 13,9 doadores pmp no RN.

Outro número que merece destaque no RN é o de transplantes de rim. Até agosto desse ano foram realizados 54 transplantes de rim, enquanto em todo ano de 2013 foram feitos 50. “Isso porque a maior parte (80%) dos rins captados no RN foi transplantada aqui mesmo, o que representa uma importante evolução, comparado ao ano de 2012 quando apenas 50% desses órgãos eram transplantados no RN e os outros 50% eram distribuídos a outros estados do país, através da Central Nacional de Transplantes (CNT)”, explica a subcoordenadora da Central de Transplantes, Patrícia Suerda Maciel.

O RN também conseguiu reduzir os índices de recusa familiar. No ano de 2013, esse índice era de 61% e, no primeiro semestre deste ano, caiu para 52%, graças ao trabalho educativo realizado pela Central de transplante em instituições hospitalares, municípios do interior do RN e nas instituições de ensino.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

COM LULA E DILMA OS PEQUENOS MUNICÍPIOS CRESCEM JUNTO COM O BRASIL.

Prezado(a) Companheiro(a),

Chegamos na reta final de campanha, momento em que devemos intensificar e estreitar ainda mais a comunicação direta com a população, momento em que todos os dirigentes, deputados(as), prefeitos(as), vereadores(as) e militantes devem dedicar maior tempo às atividades de rua, momento de mostrar os avanços e as conquistas do nosso governo, momento também de mostrar que vamos fazer mais e melhor no segundo mandato da presidenta Dilma.

Nos governos dos presidentes Lula e Dilma trabalhamos para diminuir a distância entre pessoas e regiões, para levar o desenvolvimento a todos e, hoje, um número cada vez maior de brasileiros tem condições de levar uma vida digna, qualquer que seja o seu lugar. Além de programas de alcance nacional, como o Bolsa Família, o PAC, o Mais Médicos e o Brasil sem Miséria, realizamos ações específicas para os municípios menores. É o caso do Luz para Todos, do Pronaf e do Caminho da Escola, do programa de expansão e interiorização das universidades e dos institutos entre tantos outros.

Nos dias 27 e 28 de setembro organize atividades de rua em sua cidade, procure o coordenador em seu estado e mobilize sua cidade com caravanas, caminhadas, passeatas de bicicletas, panfletagem em feiras e em esquinas, nas praças, enfim, toda e qualquer atividade que chame atenção e leve ao conhecimento da população as nossas propostas que mudaram e irão mudar ainda mais o nosso país com Dilma Presidenta. 

Utilize também sempre que possível os vídeos gravados, pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma, especialmente para os pequenos municípios, falando dos investimentos, dos programas das ações desenvolvidas e dos compromissos futuro, em reuniões com as comunidades, comícios e outros atos de campanha.

Vamos as ruas, vamos intensificar a campanha Dilma e Temer em sua cidade, a eleição não se ganha só na TV, mas na militância dos partidos nas ruas. Você faz a diferença.

Contamos com você.

Esclarecendo >> Fique ligado!

Se mais da metade dos eleitores optarem por anular o voto nas eleições, o pleito será invalidado, como muita gente acredita? E uma nova disputa terá que ser organizada num prazo de 40 dias, com novos candidatos?
A resposta, em ambos os casos, é: NÃO.
A confusão ocorre por uma interpretação equivocada do artigo 224 do Código Eleitoral, que prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside justamente no que se identifica como “nulidade”.
De acordo com o TSE, essa nulidade não representa os votos nulos ou brancos - mas, sim, a votação em decorrência de fraudes, falsidades, coação, interferência do poder econômico e desvio e abuso de poder, além de propaganda ilegal que beneficiem um candidato em uma disputa majoritária.
Leia a matéria completa: http://goo.gl/sHsOVGSe mais da metade dos eleitores optarem por anular o voto nas eleições, o pleito será invalidado, como muita gente acredita? E uma nova disputa terá que ser organizada num prazo de 40 dias, com novos candidatos?

A resposta, em ambos os casos, é: NÃO.
 
A confusão ocorre por uma interpretação equivocada do artigo 224 do Código Eleitoral, que prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside justamente no que se identifica como “nulidade”.
 
De acordo com o TSE, essa nulidade não representa os votos nulos ou brancos - mas, sim, a votação em decorrência de fraudes, falsidades, coação, interferência do poder econômico e desvio e abuso de poder, além de propaganda ilegal que beneficiem um candidato em uma disputa majoritária.
 
Leia a matéria completa: http://goo.gl/sHsOVG

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A Senadora Fátima Bezerra estará em Lajes na tarde de hoje

Atenção juventude, professores, estudantes... Hoje Lajes estará recebendo a futura Senadora Fátima Bezerra a partir das 17:00 horas.

Fátima garante que no Senado vai ajudar prefeitos a melhorar ainda mais as cidades >> E Lajes sabe muito bem disso...

Lagoa de PedrasUma das prioridades da candidata Fátima Bezerra, eleita senadora, será continuar a parceria com os prefeitos para ajudar a melhorar a vida nas cidades. “Quero ajudar os municípios ainda mais. 

No meu mandato de deputada, pude contribuir em muitas áreas, seja com a destinação de recursos via emendas, seja com a interlocução junto ao Governo Federal para investir de diversas formas. No Senado, serei a mesma incansável”, disse ela, durante a Caravana da Liberdade neste domingo (21).

Ao lado do candidato ao Governo, Robinson Faria, Fátima assinalou que pretende ajudar o futuro governador a implantar políticas públicas que combatam a violência e que melhorem as condições dos hospitais e o atendimento aos doentes. Na área da educação, destacou ela, dará continuidade às ações que visam oportunizar a todos o ensino de qualidade e o acesso ao ensino superior.

“Vamos continuar o trabalho em prol de novas creches e novos IFs para o RN; mais vagas do ensino técnico e superior; valorização do magistério, entre outras coisas”, enfatizou a candidata ao Senado.

Meio ambiente e mobilidade >> Cidades celebram hoje o Dia Mundial sem Carro


Hoje é o Dia Mundial sem Carro, que tem o objetivo de estimular a reflexão sobre os problemas causados pelo número crescente de automóveis nas ruas e incentivar as pessoas a experimentar formas alternativas de deslocamento. O dia surgiu na Europa, em 1997, e marca o encerramento da Semana da Mobilidade.

Várias cidades do Brasil e do mundo programaram atividades especiais, como passeios ciclísticos, caminhadas e gincanas.

Hoje, para celebrar a data, o programa Conexão Senado, da Rádio Senado (no ar das 7h50 às 9h), terá reportagens especiais sobre o tema e apresentar impressões sobre as alternativas de mobilidade nas cidades.
.
O programa terá entrevistas e reportagens especiais relacionadas à mobilidade urbana e às alternativas ao automóvel como meio de transporte.

Fonte: Jornal do Senado

Robinson empata para Governo e Fátima amplia vantagem para Senado >> E hoje as 17:00 horas, o candidato Robinson estára realizando carreata em Lajes...

Banner Pesquisa SETA GOVERNO

A nova pesquisa Seta/Nominuto, divulgada neste domingo, 21, mostra o crescimento das intenções de voto de Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT), candidatos a governador e senadora, respectivamente, pela coligação “Liderados pelo Povo”. 

De acordo com o levantamento, Robinson está tecnicamente empatado com Henrique Alves, candidato do PMDB. 

Já Fátima ampliou a vantagem sobre sua principal adversária, Wilma de Faria, candidata do PSB.

A pesquisa indica que a corrida pela sucessão estadual deverá ser decidida no segundo turno. Robinson saltou de 28,2% na semana passada para 31,2%. Enquanto isso, Henrique caiu um ponto percentual, marcando agora 34%. Os demais candidatos, somados, têm 3,5%. Os indecisos somam 10,1%. Votos brancos e nulos chegam a 21,3%.

Já na disputa pelo Senado, Fátima cresceu de 33,9% na última pesquisa para 38,2%. Já Wilma caiu de 29,8% para 27,3%. A vantagem de Fátima agora é de 10,9 pontos.

O Instituto Seta de Pesquisa ouviu 1.700 eleitores entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TRE é o RN-00029/2014.