quarta-feira, 18 de março de 2020

A IGNORÂNCIA E A INCOMPETÊNCIA COMO REGRA >> Bolsonaro pressiona Mandetta a negar recomendações médicas e científicas

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta
Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta (Foto: PR | ABr)
Bolsonaro ataca ministro da Saúde, único centro de racionalidade na crise do coronavírus e põe país ainda mais sob ameaça
Jair Bolsonaro está pressionando o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, atacando-o nos bastidores do governo, para que ele passe a adotar o discurso negacionista sobre a pandemia do coronavírus. Para Bolsonaro, Mandetta estimula "histeria".
Ele tem dito deputados bolsonaristas que Mandetta tem que adotar a retória de Paulo Guedes e defenda a manutenção da atividade econômica normlamente. Mais ainda, ele quer que o ministro apoie sua tese de liberação de protestos nas ruas contra o Congresso e o STF.
Ele também tem considerado que o tom adotado pelo Ministério da Saúde tem gerado "histeria", relatam os jornalistas Gustavo Uribe e Natália Cancian na Folha de S. Paulo.
Com um discurso técnico, em consonância com os protocolos internacionais de saúde pública, o ministro tem defendido, por exemplo, que as pessoas não participem de aglomerações e adotem medidas de precaução, além de ficarem em isolamento se tiverem sintomas.

CORONAVÍRUS >> Prefeitura de Lajes/RN emite nota comunicando paralisação das escolas como forma de combate ao coronavírus


CIDADANIA >> “Evitem utilizar transporte público”, diz STTU, ao anunciar medidas de prevenção Coronavírus

A Prefeitura do Natal tornou público nesta terça-feira (17) um conjunto de medidas para a prevenção contra o novo Coronavírus no transporte público da capital potiguar.
A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STTU) declarou estar acompanhando, estudando e adotando medidas de prevenção e deve reforçar a limpeza nas estações de transferência. A Secretaria recomendou ainda que as operadoras reforcem as limpezas dos veículos da frota e dos terminais, táxis, veículos escolares e de aplicativos também estão orientados a reforçar a higiene.
Entretanto a STTU recomendou que os usuários que estejam em qualquer grupo de risco evitem deslocamentos desnecessários. “Recomenda-se que os usuários idosos e com baixa imunidade evitem deslocamentos desnecessários e, quando precisar fazê-los, evite utilizar o transporte público. Contudo, se não possuir outra opção de deslocamentos, recomenda-se que seja realizado nos horários de entre pico, como forma de evitar a lotação existente no horário de pico”, comunica a pasta.
A recomendação é impossível de ser seguida por trabalhadores e trabalhadoras que ainda não tem liberação de seus expedientes e só possuem o transporte público como meio de deslocamento. Na margem do grupo de risco, a diarista Rosa Nascimento, de 59 anos, é um dos exemplos que ficam esquecidos pelas recomendações de reclusão causados pela pandemia do Coronavírus.
“Estão falando tanto em limpeza e quem limpa é a gente empregada, depois de passar um bom tempo no ônibus lotado e no engarrafamento, porque é isso que a gente tem que fazer pra chegar no serviço. Pior é que se eles – os patrões – dispensam a gente, não pagam nada e eu e muitas outras ficamos sem renda”, relata Rosa.

terça-feira, 17 de março de 2020

GOVERNO A FAVOR DA DEVASTAÇÃO >> Ibama aplica menor número de multas ambientais em 24 anos


O Ibama aplicou no ano passado o menor número de multas por violações a leis de conservação, desde 1995, afirma a assessoria de imprensa do órgão ambiental federal. A assessoria da agência disse que o Ibama aplicou 12.266 multas por infrações ambientais em 2019, queda de 17% em relação ao ano anterior. O órgão não forneceu explicações para o recuo. Durante sua campanha à Presidência, Bolsonaro se mostrou um crítico do que chama de "indústria das multas", que ele alega estar fora de controle e ter sido perpetuada pelo Ibama. A retórica do presidente teve um efeito desanimador sobre a agência, com o governo controlando a capacidade de enfrentar criminosos ambientais, disseram fontes do órgão no ano passado.
Enquanto isso, a destruição da floresta amazônica aumentou desde que Bolsonaro assumiu o cargo em 2019, com o desmatamento atingindo o maior nível em 11 anos, de acordo com dados do governo. Ambientalistas afirmam que os pedidos do presidente para que áreas protegidas possam receber atividades agrícolas e de mineração incentivaram a extração ilegal de madeira, a pecuária e a especulação fundiária. Grandes incêndios atingiram a Amazônia no ano passado, desencadeando protestos globais de ativistas, além de comentários de alguns líderes mundiais, que disseram que o Brasil não está fazendo o suficiente para proteger a floresta. Bolsonaro diz que as críticas não se justificam, considerando que a maior parte da Amazônia brasileira ainda está de pé.
As multas ambientais, embora raramente pagas, são uma das principais ferramentas do Ibama para fazer com que leis de conservação sejam cumpridas. A anotação de uma multa nos registros pode dificultar o acesso de agricultores ao crédito. O número de multas aplicadas pelo Ibama vem diminuindo constantemente desde 2016, com a agência sofrendo cortes no orçamento e no pessoal, depois de o país passar por uma profunda recessão, da qual ainda se recupera.
Reuters / https://domtotal.com/

COMPROVAÇÃO >> MP/RN recomenda comprovação de residência para cadastro no SUS em 4 municípios


Resultado de imagem para MPRN recomenda comprovação de residência para cadastro no SUS em 4 municípios

Municípios de São Paulo do Potengi, Riachuelo, Santa Maria e São Pedro devem se abster de realizar cadastro ou atualizações em a apresentação de comprovante de residência dos requerentes
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que os secretários municipais de Saúde de São Paulo do Potengi, Riachuelo, Santa Maria e São Pedro se abstenham de realizar atualizações, cadastros ou emissões do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), sem que o respectivo requerente apresente, além dos documentos de praxe, documentos comprobatórios de residência. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (13).
 
O tema é objeto de Procedimento Administrativo instaurado para acompanhar o cumprimento da recomendação que objetiva disciplinar o meio de atualização, emissão ou transferência do cartão SUS, a fim de combate possível fraude eleitoral.
 
Na recomendação, de autoria da Promotoria de Justiça de São Paulo do Potengi, o MPRN explica que para realizar o cadastramento no SUS, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto (RG, CNH, passaporte etc.), certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência.
 
No que pertine ao comprovante de residência, este deverá estar em nome do paciente a ser cadastrado no SUS, podendo ser aceitos como comprovantes de endereço, por exemplo o recibo de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel), ou comprovante de residência em nome do pai ou da mãe para menores de 18 anos.
 
Os gestores municipais têm 10 dias para remeter ao MPRN informações sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.
 
Para ler o ato publicado no DOE, clique aqui.

PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS >> UERN suspende aulas presenciais e orienta uso de sistemas online para encerramento do semestre

A medida segue a política de ações preventivas e de proteção da comunidade acadêmica, orientada pela declaração de pandemia decorrente da contaminação com o novo coronavírus (COVID-19), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, e pelo Decreto Estadual 29.512, de 13 de março de 2020.
Esta e outras medidas constam na Portaria 346/2020-GP/FUERN, assinada pela presidente em exercício da FUERN e reitora em exercício da UERN, Profa. Dra. Fátima Raquel. Pela portaria ficam suspensos todo e qualquer evento acadêmico ou administrativo que resulte na aglomeração de pessoas.
“Um dos nossos principais objetivos é garantir a proteção dos nossos estudantes, servidores e comunidade em geral, neste momento em que precisamos colaborar com esta questão de saúde pública mundial”, declarou Fátima Raquel, que é enfermeira atua no sistema de saúde pública.
Na sexta-feira, a UERN já havia instituído o Comitê COVID-19, para acompanhamento das ações preventivas e de combate à presença do vírus no âmbito da universidade. Com mais de 12 mil alunos circulando diariamente em seus campi, somente nos cursos de graduação, a Administração Superior entendeu ser necessária a medida.
Dúvidas sobre a aplicação das medidas previstas na portaria podem ser esclarecidas juntos às pró-reitorias específicas.
Veja AQUI a Portaria na íntegra.

segunda-feira, 16 de março de 2020

NOSSA SAÚDE >> O que precisamos saber e fazer para combater o coronavírus!

O nível de "consciência social" dos participantes do protesto convocado pelo troço transvestido de presidente!


CORONAVIRUS >> IFRN emite nota informativa com orientações à comunidade acadêmica

IFRN emite nota informativa com orientações à comunidade acadêmica
O IFRN, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass) e da Diretoria de Atividades Estudantis (Digae), informa a toda a comunidade acadêmica as medidas que estão sendo adotadas em razão da proliferação do Coronavirus.
O informativo tem como base o fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter decretado pandemia por coronavírus, no dia 11 de março. Considerando que o Instituto é um ambiente de ensino, com grande circulação de pessoas, os setores responsáveis pelo acompanhamento da saúde de estudantes e servidores recomendam as seguintes medidas de prevenção: 
- Lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 70%;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lavar sempre as mãos como já indicado;
- Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;
-Utilizar recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros.
A coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor, Cintia Gouveia, orienta ainda que todos os servidores (efetivos, visitantes, substitutos, terceirizados e estagiários) e estudantes que tenham regressado nos últimos 14 dias de países em que houve casos confirmados da doença e/ou estejam sendo monitorados pelo Ministério da Saúde, que comuniquem o fato imediatamente ao setor, através do email: saudeservidor@ifrn.edu.br. A recomendação também vale para os que ainda se encontram nessas localidades. A situação será analisada de forma particular, podendo gerar indicação à medida de isolamento/quarentena. 
Para mais informações sobre o novo Coronavírus, a instituição indica o acesso ao aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde (Coronavírus – SUS) para iOS e Android, com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.
O Coronavirus (Covid-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. A Instituição está acompanhando a proliferação no país e, diante de qualquer novidade, informará à comunidade através de seus meios de comunicação oficiais.