quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

POR UM MUNDO SEM FRONTEIRAS >> Natal na fronteira dos EUA com o México, 2019. Que o amor vença o ódio e o separatismo!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

POSICIONAMENTO: MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE >> Há uma única luta agora - pela sobrevivência!


Mobilize-se agora

11 mil cientistas acabaram de anunciar que as mudanças climáticas nos conduzirão a ‘um sofrimento humano incalculável’ e as Nações Unidas afirmaram que um colapso dos nossos ecossistemas poderia levar um MILHÃO de espécies à extinção.


E nós poderíamos ser uma delas.



No passado, havia muitos "problemas ambientais". Mas agora, todos eles se resumem a uma única luta: pela sobrevivência. Não somos separados da natureza -- nós SOMOS a natureza e nessa luta, podemos encontrar nossa verdadeira essência: não como um vírus que destrói o planeta, mas como uma espécie que protege todas as vidas.



Milhões de pessoas como nós apoiaram campanhas da Avaaz pedindo energia 100% limpa e o "50/50", um plano revolucionário para proteger metade do nosso planeta e, assim, salvar a natureza. Mas para vencermos, precisamos juntar essas duas campanhas em um movimento gigantesco para proteger todas as vidas -- e precisamos fazer isso rapidamente.

Mudanças climáticas catastróficas poderiam acabar com a vida na Terra. Mas a nossa proteção mais poderosa contra essas mudanças é a própria vida -- vastas florestas e pastagens que transformam nossas emissões de carbono em água e oxigênio. No entanto, desde 1970, já extinguimos 60% dos mamíferos, pássaros, peixes e répteis. Se salvarmos tanto o clima quanto a natureza, acabaremos salvando a nós mesmos.

Mas para isso precisamos ir às ruas mais uma vez antes dessas cúpulas -- e com muito mais força que antes.

Sabemos como fazer isso -- antes da Cúpula do Clima em Paris, nosso movimento ajudou a organizar DUAS marchas que quebraram recordes! Combinamos o calor das ruas com campanhas inteligentes, estratégias de mídia e incidência política inspiradoras e vencemos!

Precisamos agir mais uma vez. Em 12 meses, o destino de milhões de espécies -- talvez até mesmo a nossa -- poderá ser redefinido para sempre.

SEGUNDO ELE, EM NOME DE DEUS E DA FAMÍLIA >> Bolsonaro extingue mais de 27 mil cargos efetivos e acaba com programa de agentes de saúde do SUS


Por meio de um decreto de Jair Bolsonaro, o governo decidiu extinguir 27.611 cargos efetivos do seu quadro de pessoal. O texto proíbe também a realização de concursos públicos para vários cargos de instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), de acordo com informações de O Globo.

Não haverá demissões, ainda que os cargos sejam extintos. Já estão desocupados 14.227 e 13.384 vagas ainda estão ocupadas. A extinção ocorrerá quando essas pessoas se aposentarem. Não foi informada a estimativa de redução de gastos.

Entre os cargos extintos estão o de mateiro, discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro.

Serão cortados 22.476 cargos do Ministério da Saúde, o que representa cerca de 81% do total. Apenas para o programa Agente de Saúde Pública serão extintos 10.661 cargos.

“Isso não terá repercussão no âmbito do Ministério da Saúde e se deve, em grande parte, à extinção de cargos de natureza operacional no combate e controle de endemias, e de cargos vagos de unidades hospitalares, que hoje já são de competência de outros entes federativos”, afirmou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, por meio de nota.

Concursos
Ainda será proibida a abertura de concurso público para cargos técnicos e administrativos das instituições de ensino. São aproximadamente de 20 mil vagas do Ministério da Educação e  instituições federais de ensino. São 68 tipos de cargos, ou funções para as quais não haverá concurso.
Lenhart disse, também, que o decreto não acaba com os cargos, mas veda a realização de novos concursos. Entre esses cargos estão: técnico em alimentos e laticínios, técnico em audiovisual e tradutor intérprete de linguagem de sinais.

O governo afirmou que a maioria das atribuições dos cargos pode ser exercida por novos meios, como a descentralização para outros entes da federação e terceirização, por exemplo.

“O objetivo é evitar contratações desnecessárias e o desperdício de recursos, pois estes são cargos obsoletos e em funções que não devem mais ser repostas”, disse o secretário.

Fonte: revista Fórum

O REFLEXO DO GOVERNO BOLSONARO >> Denúncias de ataques a religiões de matriz africana sobem 47% no país

 Presidente do Movimento Umbanda do Amanhã, Marco Antônio Pinho Xavier (no centro) já registrou mais de 30 boletins de ocorrência relacionados a intolerância religiosa Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo
 Presidente do Movimento Umbanda do Amanhã, Marco Antônio Pinho Xavier (no centro) já registrou mais de 30 boletins de ocorrência relacionados a intolerância religiosa: “Recebo muito xingamento, ameaça de morte” Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

Armados, seis homens acabam com uma cerimônia de saudação a Oxalá em Camaçari (BA). Enquanto roubam as vítimas, agridem verbalmente os presentes, adeptos do candomblé, associando a religião a demônios. O babalorixá Rychelmy Esutobi, líder do local, é espancado.

O caso, ocorrido no último dia 13, é um exemplo da violência sofrida por líderes religiosos ligados a matrizes africanas no Brasil, como o candomblé e a umbanda.

— É um momento de muita dor e reflexão. A gente ver o nosso sagrado ser profanado e ser agredido nos dói muito, mas também nos fortalece — afirmou o babalorixá Rychelmy em vídeo postado em uma rede social.

Nos últimos anos, os ataques contra os seguidores dessas religiões aumentaram. Segundo dados do Disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que concentra denúncias de discriminação e violação de direitos, foram feitas 213 notificações de intolerância religiosa a matrizes africanas, de janeiro a novembro de 2018. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

O número é 47% maior do que o registrado em todo o ano de 2017, quando foram recebidas 145 denúncias. Se em 2014 elas correspondiam a 15% do total de denúncias, hoje representam 59% do número total de reclamações.



DENÚNCIAS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL


Ataques a religiões de matriz africana são os mais numerosos


Total de denúncias de intolerância religiosa


Matriz africana








2018
até novembro


Fonte: Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos

Na contramão do total

O movimento ocorre num momento em que o país vê o número total de denúncias de intolerância religiosa diminuir. Os dados ainda não estão fechados, mas tudo indica que 2018 terá sido o ano com menos queixas desse crime desde 2014 — de janeiro a novembro, foram 360. Há quatro anos, eram 556.
 
Sônia Giacomini, professora da PUC-Rio e uma das autoras da pesquisa que resultou no livro “Presença do axé: mapeando terreiros no Rio de Janeiro”, cita um “clima de muita disputa, muita agressão e muito medo”, que se acirrou a partir da última campanha eleitoral.

— O aumento da notificação está ligado ao aumento do fenômeno e, na conjuntura atual, não é difícil imaginar os motivos. A última campanha eleitoral teve uma expressão muito evidente das formas intolerantes, elas tenderam a se multiplicar.

Entre os tipos de ataque mais comuns, Giacomini lista as agressões verbais e físicas, as pichações nas casas de culto e mesmo uma guerra sonora, em que vizinhos usam som em alto volume para impedir que os religiosos escutem as cerimônias.
 
Presidente do Movimento Umbanda do Amanhã (Muda) e liderança à frente da Tenda Espírita Caboclo Flexeiro, em Santíssimo, no Rio, Marco Antônio Pinho Xavier já registrou mais de 30 boletins de ocorrência relacionados a intolerância que, segundo ele, nunca viraram processos.

— Eu recebo muito xingamento, ameaça de morte, as pessoas entram com facão tentando me matar, xingam as crianças de filho de demônio. Uma vez prenderam um cara em flagrante que ofendeu crianças, foi solto um mês depois. Hoje ele está aí me insultando novamente.
 
Para Xavier, o Estado “não garante o direito do cidadão com relação a laicidade”. A intolerância, segundo ele, não está presente somente nos ataques, mas no tratamento dado em diversos espaços públicos, com ataques a pessoas que portam marcas que as identificam como adeptas de religiões de matriz africana.
— Se você chega com algo ligado à religião no pescoço, as pessoas já começam a olhar torto, param de conversar. Ultimamente tem sido bem nítida a discriminação.

Sônia Giacomini associa o acirramento da violência contra as religiões de matriz africana ao crescimento das denominações evangélicas, registrado no último Censo do IBGE (2010) — 42,3 milhões de fiéis, ou 22,2% da população brasileira.

— O aumento dos evangélicos, sobretudo dos neopentecostais, vem trazendo a prática da persuasão através de uma retórica religiosa muito forte. O neopentecostal tem como missão ganhar adeptos e, quanto mais distante do campo evangélico eles estiverem, mais importante é considerada a missão. Desse ponto de vista, os mais “demonizados” são justamente os adeptos das religiões de matriz africana.
Para a especialista, é necessário garantir a liberdade religiosa:

— Cada vez que se agride, que se impede a realização de um culto, esse direito é desrespeitado. Isso é muito sério.

Procurado para falar sobre as políticas desenvolvidas para a redução da discriminação religiosa, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos não respondeu à reportagem.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

NOSSO PRESENTE PARA LAJES >> Deputada Federal Natália Bonavides (PT/RN) destina recursos financeiros para Lajes

Mais um ano chegando ao seu final e aproveitamos esse período para trazermos boas notícias para nossa cidade. 

Esses dias tive o prazer de receber enquanto presidente do DM PT/Lajes, um comunicado do gabinete da Deputada Federal Natália Bonavides PT?RN, que dentre suas demandas parlamentares, nos atendeu destinando uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o custeio da saúde em nossa cidade. Conforme documento abaixo.

Quero aqui publicamente AGRADECER a Deputada Natália Bonavides por essa importante ação que com certeza, servirá para ajudar nas ações direcionadas para saúde de Lajes. 


Por Canindé Rocha - Presidente do PT Lajes/RN

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

HOJE EM LAJES >> Mais um ano a prefeitura realiza o Natal das crianças, com lanches, brincadeiras e shows para toda criançada!


SINAL FECHADO >> MPF ingressa com ação de improbidade por esquema de inspeção veicular no Detran/RN

Resultado de imagem para Sinal Fechado: MPF ingressa com ação de improbidade por esquema de inspeção veicular no Detran/RN
Agripino Maia e Rosalba Ciarlini receberam mais de R$ 1 milhão como “caixa dois” em troca de promessa da manutenção de contrato irregula

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com Ação Civil por Ato de Improbidade Administrativa (AIA), na Justiça Federal no RN, contra o ex-senador José Agripino Maia, Rosalba Ciarlini – ex-governadora e atual prefeita de Mossoró – e seu marido Carlos Augusto Rosado. Eles responderão por solicitação e recebimento de mais de R$ 1 milhão em propina para manter contrato de inspeção veicular ambiental com o Detran/RN, obtido irregularmente através de licitação fraudada, em 2010. O dinheiro foi utilizado como “caixa dois” na campanha de reeleição do parlamentar e de eleição da ex-governadora.

Na investigação, o MPF constatou que os valores foram pedidos a George Anderson Olímpio da Silveira, que tinha interesse em pagar para assegurar o contrato celebrado com o Consórcio Inspar, administrado por ele. Em colaboração premiada, o empresário afirmou que também houve acordo para o pagamento mensal de vantagens indevidas. A propina foi negociada diretamente pelo ex-senador e Carlos Augusto Rosado.

O valor de R$ 1.150.000, pedido como “doação eleitoral” extraoficial, foi repassado de forma fracionada. Os primeiros R$ 300 mil vieram de recursos próprios do empresário e os demais R$ 850 mil através de empréstimos junto a agiotas (aos quais pagou juros até o início de 2011) e a uma empresa do próprio Agripino Maia (R$ 150 mil). O suplente do senador, José Bezerra de Araújo Júnior – conhecido como “Ximbica”–, e o assessor parlamentar Antônio Marcos de Souza Lima, também alvos da AIA, participaram da estratégia de ocultação e dissimulação dos valores.

O MPF requereu a indisponibilidade de bens dos réus. Caso condenados, eles poderão ser sentenciados ao ressarcimento integral do dano, à perda da função pública, à suspensão dos direitos políticos, ao pagamento de multa e à proibição de contratar com o Poder Público. A AIA tramita na 5ª Vara da Justiça Federal no RN sob o número 0813396-88.2019.4.05.8400.

Denúncia – Em 2018, o MPF denunciou, na esfera penal, os “não detentores de foro” envolvidos no esquema. Já Agripino Maia e Rosalba Ciarlini foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República no Inquérito n. 4011/DF do Supremo Tribunal Federal. A investigação foi desmembrada e remetida à Justiça Estadual. O Ministério Público do Estado do RN pediu declínio para a Justiça Federal, diante da incompetência da Justiça Estadual para o caso, e a decisão é aguardada.

Sinal Fechado – A operação foi deflagrada pelo Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte com o objetivo de apurar esquema de fraude a licitações, corrupção e lavagem de dinheiro relacionado ao Detran/RN, entre os anos de 2008 e 2011.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

PREVISÃO CLIMÁTICA >> Verão 2020 será mais chuvoso em algumas regiões brasileiras

Enquanto muitos enfeitam seus lares, compram presentes e comidas para celebrar o Natal, planejam férias, uma das perguntas mais comuns que nos chegam é: “Como ficará o clima neste verão? Vai haver El Niño ou La Niña?”.
Na madrugada deste domingo, dia 22 de dezembro, começou o verão no Hemisfério Sul. Já adianto que o El Niño Oscilação Sul (Enso) está firmemente neutro atualmente, nas regiões central e leste do Pacífico tropical.
Desde julho de 2019, divulgamos aqui que esse fenômeno oceânico-atmosférico, que tanto influencia o clima nas regiões do Planeta, esteve ausente, permitindo que outros sistemas influenciassem o clima no Brasil.
Atualmente, as condições de neutralidade do El Niño continuam sólidas no Pacífico equatorial, com tendência ara permanecer por mais alguns meses.

Neste post, vamos mergulhar um pouco no que está acontecendo agora nos oceanos, explicando a previsão climática esperada para o verão 2020, em todas as regiões brasileiras. A análise é baseada em dados observados no período de meados de novembro a meados de dezembro de 2019.
Entramos em contato com o meteorologista Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), para obter informações sobre a previsão climática durante este verão que se inicia.
O pesquisador comentou a atual situação dos oceanos Pacífico e Atlântico, sua influência nas condições climáticas do Brasil, no próximo trimestre. Também destacou outros sistemas atmosféricos que terão impactos nas chuvas e temperaturas, nas regiões brasileiras. Confira, a seguir, a análise completa. Ao final deste post, apresentamos a previsão climática para cada região do País.

1) Atualização do El Niño: dezembro de 2019



Regiões do Pacífico equatorial. Fonte: Blog da NOAA.

Vários pontos têm sido favoráveis às condições de neutralidade do El Niño, no Pacífico equatorial, tanto do ponto de vista da temperatura das águas da superfície do Oceano quanto da resposta da atmosfera, e ainda do comportamento dos ventos alísios.
No final de novembro, a temperatura da superfície do mar, nas áreas central e leste do oceano Pacífico tropical, ficaram em 0,5 oC. Nas últimas semanas, tem sido em torno de 0,3 oC. Apesar de estar atualmente acima da média histórica, a anomalia de temperatura não é suficiente para configurar um El Niño.
De acordo com analistas da NOAA, o recente aquecimento oceânico reflete a variabilidade sub-sazonal e não é indicativo de evolução em direção a um El Niño.
Para se configurarem as condições de um El Niño, é necessário que o Índice Niño 3.4, utilizado para identificar a formação do fenômeno no Oceano, permaneça igual ou superior a 0,5 oC, por pelo menos três meses consecutivos. Também é exigido que os padrões atmosféricos mudem, em resposta ao clima tropical central mais quente. Esses requisitos não estão presentes atualmente.
No geral, em todo o Pacífico tropical, ao longo do Equador, as temperaturas da superfície do oceano estão quase nulas, bem próximas à média histórica.
Isto ocorre em função do deslocamento de águas mais quentes e de águas mais frias para o leste (onda de Kelvin de afundamento e de ressurgência, respectivamente), movendo-se a partir de diferentes profundidades e áreas oceânicas.
Assim, em média, as temperaturas da região Niño 3.4, do Pacífico, permanecem bastante neutras. O Niño 3.4 é a região que os centros internacionais utilizam para calcular o Índice Niño (que define eventos de El Niño e La Niña).
Além da temperatura neutra da superfície do mar, existem outros fatores que favorecem a ausência do El Niño Oscilação Sul, como o comportamento “neutro” da atmosfera e a velocidade dos ventos alísios do Pacífico, que também estão em torno da média.
Quando se forma um El Niño, não é apenas uma corrente marítima quente que se desloca no Pacífico. Há também um aquecimento anormal do sistema oceano-atmosférico, na zona tropical daquele Oceano. 
Ou seja, para se configurar o fenômeno El Niño, consideram-se não só as águas, mas as mudanças atmosféricas próximas à superfície ao Oceano. Os ventos alísios também se tornam mais fracos naquela área.
Já quando ocorre um evento de La Niña, a velocidade dos ventos alísios aumenta, empurrando as massas de águas superficiais e quentes para o oeste do Pacífico. Como consequência, desencadeia-se uma quantidade maior de águas frias expostas na região oriental do Pacífico. 
Tais cenários de El Niño ou de La Niña não se observam, nesse momento, no Pacífico equatorial. Pelo contrário, oceano,  atmosfera e ventos alísios, naquela região, apresentam comportamentos que indicam neutralidade. E a tendência é de que permaneçam assim por vários meses.
Analistas do Centro de Previsão Climática (CPC), da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), estimam haver 70% de chance de as condições neutras durarem até o verão e 65% de chance de continuarem no outono.
É claro que temperaturas levemente acima da média, no oceano Pacífico, são uma das razões pelas quais não podemos descartar um El Niño. Porém, a chance é de apenas 25 a 30% de o fenômeno se configurar, durante o outono. Ou seja, a possibilidade de continuação da neutralidade climática continua bem maior do que haver a formação de um El Niño.
Por causa da condição neutra no oceano Pacífico, outros padrões climáticos estarão em jogo, durante o verão 2020, e as precipitações acabam ocorrendo devido aos efeitos locais/regionais.
No Brasil, terá mais importância a temperatura das águas do oceano Atlântico Sul, que banha toda a costa leste do País. Essa será a principal influência a definir o padrão de chuvas e temperaturas das regiões brasileiras, durante este verão. Mas outros sistemas atmosféricos também atuarão no aumento das precipitações, em algumas regiões, conforme explicaremos a seguir

2) Com El Niño neutro, que fenômenos influenciarão o clima brasileiro neste verão

WWF-Brasil >> Chegamos ao final de 2019...


Nós acreditamos que transformações concretas só são alcançadas pelo trabalho coletivo, com respeito e valorização do melhor de cada pessoa.
Agradecemos por estar com a gente na causa que busca uma enorme transformação onde a sociedade e a natureza, da qual fazemos parte, finalmente estejam em harmonia, com justiça e inclusão social.
Que possamos seguir juntos em defesa da vida no planeta, em 2020 e sempre!
Um grande abraço,
Equipe WWF-Brasil