sábado, 10 de setembro de 2011

Parnamirim: Recursos da educação são investigados

Fonte:  Assessoria de Imprensa do MPRN
A Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim, Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira de Melo, instaurou Inquérito Civil Público nº 19/2011 para apurar a regularidade do repasse dos recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino no município, no ano de 2011, para o órgão responsável pela educação. As informações da Secretária Municipal de Educação são de que o órgão somente recebe a título de recurso o valor de R$ 4 mil. A prefeitura terá 10 dias para prestar informações quanto à existência de uma conta específica para administrar os recursos próprios da Educação, bem como explique qual secretaria é responsável pela movimentação dos recursos. Informe, ainda, qual o número da conta em que são movimentados os recursos do Fundeb.

“Quase dobramos o número de universitários em oitos anos”

“Quase dobramos o número de universitários em oitos anos”


Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro desta sexta-feira (9), o ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou o plano de expansão da rede federal de ensino, que prevê a criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campi universitários e 208 novas unidades dos institutos federais de educação profissional e tecnológica no País. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.

Prioridade ao interior
Quando você leva um campus universitário e um instituto federal para o interior do País, você ajuda a descentralizar as atividades econômicas, levando emprego, renda e qualidade de vida para a cidade de médio porte. Nós vamos desinchar as regiões metropolitanas e fazer crescer, com qualidade, as cidades de 100 a 500 mil habitantes. 

Desenvolvimento
Sabemos que Educação é um gargalo importante a ser superado. Não podemos cometer, no Século XXI, o mesmo erro que cometemos no Século XX: subinvestir em educação, na contramão do que os países desenvolvidos fizeram, sobretudo, no pós-guerra. 
Integração com comunidade
O MEC recomenda uma interação muito grande da universidade com a comunidade do estado, empresários, trabalhadores, movimento social, para que os cursos oferecidos tenham aderência em relação com os arranjos produtivos locais e também com a perspectiva de futuro do próprio estado. Isso tem sido observado em todo o Brasil. 

Critérios para expansão
No caso das universidades, verificamos o número de vagas públicas federais por habitante, em cada estado, e concluímos que há um conjunto de sete estados que ficavam abaixo da média nacional. No caso das unidades dos institutos federais, o critério foi pobreza. Estamos avançando nas cem cidades do País com o maior número de habitantes, mais de 80 mil, e a arrecadação per capita, ao ano, inferior a R$ 1 mil. E nos Territórios de Cidadania, que são aquelas regiões onde há pouco investimento público e privado. 

442 institutos em 12 anos
Ao longo de quase um século, a União instalou 140 unidades de educação profissional no País: de 1909 até 2002. Depois de 2003, entregamos 214, em oito anos, e agora serão mais 208 nos próximos quatro. Ou seja, é uma mudança de paradigma. Um Estado que não investia em educação profissional vai, ao longo de 12 anos, construir 422 unidades. 
Perspectiva
A juventude fazia o Ensino Médio sem saber o motivo, e alguns poucos conseguiam ingressar na universidade. Hoje, a juventude do instituto federal sabe por que faz o Ensino Médio, se profissionaliza, tem acesso à cultura, ao esporte. E uma parte vai para a universidade, pois o acesso também foi ampliado. 

63 universidades
Nós temos, hoje, 59 universidades federais, com a aprovação de mais quatro, chegaremos a 63, tendo partido de 45, em 2002; dobramos as vagas de ingresso no parque federal, de universidades públicas, e isso é muito importante para o Brasil, que vinha engatinhando na oferta de vagas. Saímos de 3,5 milhões de matrículas, em 2002, e vamos atingir, em 2010, alguma coisa em torno de 6,4 milhões de matrículas, ou seja, quase dobramos o número de universitários no Brasil em apenas oito anos. 

Faculdades não autorizadas
O estudante é lesado nos seus direitos por instituições sem compromisso com a lei e com a qualidade do ensino. Recomendo aos estudantes que visitem o portal do Ministério da Educação. Se o curso não tem autorização oficial, não faça a matrícula. Não é difícil verificar se a instituição está regular antes da matrícula. Depois, é muito difícil garantir o direito a reembolso. 

Analfabetismo
O Brasil está empenhado em diminuir as taxas de analfabetismo. Nas cidades, a taxa já é inferior a 5% para a população de 15 a 59 anos. O nosso problema é que a população que não aprendeu a ler e escrever, em geral, está no campo, onde a taxa é superior a 18%. A alfabetização no campo tem uma dificuldade muito grande, começando pela questão do transporte, do acesso à consulta oftalmológica, produção de óculos, porque essa população, em geral, tem mais de 40 anos. A média de idade do analfabeto brasileiro é de 55 anos. 

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado na página da Secretaria de Imprensa da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br).

Fonte: Secom.gov.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma data importante!

A esses profissionais que têm um papel tão importante, pois cuidam daqueles que não podem falar o que estão sentindo. A todos vocês os nossos sinceros parabéns!



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Uern

Uma greve com 100 dias

São 100 dias de paralisação. A greve na Universidade do Estado do RN (UERN) parece sem fim. O professorado da instituição deflagrou greve no dia 31 de maio.

De lá para cá, uma guerra de informação e contra-informação, lapsos de intolerância de lado a lado, milhares de acadêmicos sem cumprimento do ciclo normal de atividades.

Está nas mãos da Justiça uma posição sobre o pedido de “ilegalidade” da paralisação, peticionado pelo Governo do Estado.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Comemorações do dia 07 de setembro


Paróquia de Lajes nos seus 90 anos de evangelização - Foto: robsoncabugi.com

O dia de ontem foi bastante movimentado em nossa cidade em virtude da comemoração do dia 07 de setembro.

Pela manhã tivemos um belíssimo desfile organizado pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição que encantou a todos. Padre Zezinho aproveitou  essa oportunidade para mostrar o grande trabalhado desenvolvido pelas pastorais, grupos e movimentos da Igreja Católica em virtude da comemoração dos 90 anos de nossa Paróquia. 

Á tarde aconteceu também o já tradicional desfile das escolas de nossa cidade, que de forma criativa levou para as ruas um pouco do que irá ser apresentado durante a culturarte que acontecerá neste mês de setembro.

Outro ponto que mereceu destaque à tarde foi a apresentação realizada pelo Coral coordenado pelo jovem Victor Polansk e o Projeto Pau & Lata que juntos interpretaram o Hino Nacional de forma bastante criativa e ainda apresentaram uma música de composição do jovem Cícero Eleutério que faz uma crítica sobre como é tratada a Educação em todos os níveis de governo.

Nossos parabéns a todos os envolvidos, principalmente aos professores e alunos de nossas escolas, que se envolveram bastante para que esse belo momento pudesse acontecer.

Educação: Gestores tentam novo recurso para não cumprir PSNP

Mais uma vez os governantes tentam contrariar a lei e se esquivar dos seus compromissos no que diz respeito à garantia do Piso Salarial Nacional Profissional do magistério (PSNP). Os gestores que haviam pedido a inconstitucionalidade do Piso ingressam com embargos junto ao STF questionando a sua aplicação.

Apesar dos pedidos de embargos, a decisão do STF continua mantida. Os pedidos não suspendem a constitucionalidade da lei, o que significar dizer que os estados e municípios devem cumpri-la. Os gestores alegam que existem pontos obscuros na lei, contradições e omissões. Para os trabalhadores, o que importa, no momento, é garantir que a lei seja cumprida.
É preciso que a categoria se mantenha atenta quanto ao cumprimento do piso como salário base. Para qualquer prefeitura, ou mesmo o governo do estado, que não cumprir a lei, a direção do Sinte fará uma reclamação direta ao STF. Portanto, se a negociação com o governo do estado for frustrada o Sinte já tem respaldo sobre qual caminho deve seguir.
Com relação ao cumprimento do 1/3 da hora-atividade, o Sinte recorrerá ao Tribunal de Justiça local. A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, informou que já conversou com os advogados para prepararem a ação do Estado e dos municípios para fazer valer a conquista do tempo de estudo e planejamento dos professores.

Atrasados judiciais
Sobre esse aspecto, a direção do Sinte está tomando providências em duas linhas: a primeira é preparar uma ação para cobrar do governo o atrasado que se acumula de 06 de abril até agora.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Meio Ambiente: Plano estabelece metas para destino correto de lixo urbano e empresarial

Fonte: Secom.gov.br

Sociedade pode contribuir com soluções que ajudarão o País a se desenvolver de forma sustentável numa perspectiva de 20 anos 

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos foi lançado nesta segunda-feira (5) e ficará aberto à discussão pública por, no mínimo, 60 dias. Além da possibilidade de encaminhar sugestões pela internet, o Ministério do Meio Ambiente planeja fazer cinco audiências públicas regionais e uma nacional para consolidar o plano, que tem um horizonte de 20 anos, com atualização a cada quatro anos. Haverá também uma série de seminários nos estados.

Uma das frentes na qual o público pode participar é o próprio diagnóstico da situação atual da coleta e destino correto dado aos resíduos sólidos das casas, instituições de saúde, construção, industrias, mineração e produção agrícola. Há uma falta de informações seguras e pode ser feito um detalhamento maior das características regionais, que os técnicos do Ministério do Meio Ambiente esperam colher nas visitas e debates regionais. Os dados da produção de resíduos pelas empresas e hospitais são particularmente deficientes e há a expectativa de serem melhorados durante o processo de consulta pública.

A política prevista no Plano segue a máxima conhecida como “três erres”: redução, reuso e reciclagem. Por isso, ele estuda toda a vida das mercadorias que, de uma forma ou de outra, se tornam resíduo sólido em algum momento. O objetivo é reduzir a produção de volumes e, uma vez descartado, valorizar o reuso e a reciclagem. Neste contexto, o Plano prevê o investimento maciço em coleta seletiva e reciclagem. Para isso, define um papel central aos catadores. A idéia em debate é oferecer apoio para a formação de cooperativas e à criação de negócios sustentáveis, com inclusão social, e dar qualificação profissional.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Estado e palavra: Servidores se preparam para outra “guerra”

Entidades sindicais ligadas a diversas categorias de servidores do Estado estão em sinal de alerta.

Esta semana promete ser de muita tensão, depois que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deu declarações que se chocam com promessas do seu próprio governo, feitas há pouquíssimas semanas.

Ficou o dito pelo não dito. Ou seja, servidores esperam cumprimento de aspirações salariais e o governo agora vem com a versão de que foi mal-interpretado. Agora é que fará avaliações para ver o que é possível fazer.

Se o clima nas repartições públicas estaduais já anda ruim, o ar promete ficar rarefeito daqui para frente.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Supermercado São Francisco agora têm Posto da COSERN

Essa talvez você ainda não sabia, mas em Lajes temos um Posto de Atendimento da Cosern no Supermercado São Francisco, localizado na Avenida Ulisses Vale, próximo ao Estádio de Futebol Severino Moura do Vale.

No Posto podem ser feitos atendimentos para solicitação do Beneficio da Tarifa Social, Cadastro para Débito em Conta Corrente, Denúncias, Inclusão ou Alteração de Endereço, Indenização por danos elétricos, ligação de energia para eventos, mudança de titular do contrato, entre muitos outros atendimentos.

O Posto da Cosern funciona no horário comercial (das 08 às 12 e das 14 às 17h), isso de segunda a sexta-feira.

Com informações do Robsoncabugi.com

domingo, 4 de setembro de 2011

Economia: Os ventos que movem o Rio Grande do Norte

Estado vai ganhar Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica, com foco na pesquisa e na formação de recursos humanos para o setor. 

Fonte: Nominuto.com
Pela intensidade e constância dos ventos que ocorrem no litoral potiguar, o Rio Grande do Norte é considerado como o que reúne as melhores condições para produção de energia eólica. Atualmente, o estado tem três parques eólicos em operação (Parque da Petrobras em Macau, Rio do Fogo e Alegria I em Guamaré), que, juntos, possuem capacidade instalada para produzir 140 Megawatts (MW). Esse número, porém, vai aumentar substancialmente com a entrada em operação, nos próximos anos, dos projetos contratados nos leilões federais de 2009, 2010 e 2011.
“Em termos de energia contratada, nossa potência instalada vai ser a soma dos leilões de 2009 (657 MW), 2010 (1.064 MW) e 2011 (458,2 MW). Mesmo tendo perdido a liderança para o Rio Grande do Sul no último leilão, nenhum outro estado vai alcançar a potência instalada do Rio Grande do Norte”, explicou o coordenador de Energia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Seedec), o engenheiro mecânico José Mário.

Os investimentos previstos para os próximos anos, com a instalação de novos parques, ultrapassam os R$ 6 bilhões. Esses dados, por si só, demonstram nosso potencial de geração desse tipo de energia renovável. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores universitários, gestores públicos e empresários, sob coordenação da Fapern (Fundação de Apoio e Pesquisa do RN), planeja criar o Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE).
 
O objetivo é formar uma rede de pesquisadores para desenvolver tecnologia e transformar o Rio Grande do Norte numa referência nacional e internacional em recursos humanos. Assim, o estado terá mão de obra capacitada para fazer frente à demanda técnica e científica que será criada com a expansão do números de parques eólicos.