sábado, 2 de abril de 2016

O PT MAIS FORTE DO QUE NUNCA >> Um partido que conta com a força do POVO!!



HOJE, a partir das 17 horas, na Assembleia Legislativa do RN, o Diretório Municipal do PT de Natal realizará uma ação política desse tipo. 

“Temos recebido a procura de vários militantes de esquerda, de diferentes gerações, áreas de atuação, credos, etnias e orientações sexuais, buscando a filiação ao PT. 

Este fenômeno engrandece o nosso partido e nos sentimos muito honrados em receber esses novos filiados”, disse o presidente do PT de Natal, Juliano Siqueira.

APOIO AOS POVOS DO CAMPO >> Por que a elite quer tirar Dilma e Lula e o PT do governo!

Foto de Lindbergh Farias.

Por Lindbergh Farias
A presidenta Dilma Rousseff assinou, nesta sexta-feira (1º), 25 decretos de desapropriação de imóveis rurais para reforma agrária e regularização de territórios quilombolas, no total de 56,5 mil hectares. Segundo Dilma, 21 decretos vão assegurar 35,5 mil hectares de terras para a reforma agrária em 14 estados.
Na cerimônia no Palácio no Planalto, também foram assinados quatro decretos de regularização de territórios quilombolas, atendendo a 799 famílias no Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Sergipe, somando 21 mil hectares. Um hectare corresponde aproximadamente às medidas de um campo de futebol oficial.
A iniciativa é um marco importante. Há muito que sinalizamos que a retomada do programa de governo vitorioso nas urnas em 2014 é fundamental para a superação da crise.

Hoje, o governo fez um gol de placa!

Esses dias a elite nacional, representada pela FIESP colocou em frente ao Congresso Nacional um pato como símbolo de protesto contra o governo...

Talvez esse "ato" tenha sido até positivo, pois podemos usá-lo para mostrarmos na verdade o que ele significa, representa verdadeiramente relacionando-o  verdadeiramente a um presente de grego para o povo brasileiro (isso para os que conhecem a história do cavalo de Troia). 

E na segunda imagem temos por escrito os reais pelo Senador Roberto Requião (PMDB/PR) mostra os reais objetivos da oposição política e midiática que desejam o afastamento de Dilma e Lula do governo.


POLÍTICA >> Senadora Fátima Bezerra encabeça pedido de investigação contra Sérgio Moro no CNJ

Senadora potiguar assinou documento elaborado pela bancada do PT que pede investigação contra juiz responsável pela Operação Lava-Jato devido a supostos grampos ilegais e publicidade desses grampos
A bancada do PT no Senado decidiu enviar uma representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Sérgio Moro, responsável por comandar as investigações da Operação Lava Jato, devido à abertura do sigilo dos grampos que captam ligações do ex-presidente Lula (PT) com a presidente Dilma Rousseff (PT). A senadora Fátima Bezerra (PT) assinou o documento.

Os grampos, segundo o juiz, eram direcionados ao ex-presidente. Denunciado por ocultação de patrimônio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, o ex-presidente, que teve a prisão preventiva requerida pelo Ministério Público de São Paulo, é suspeito ainda de se beneficiar com o esquema de pagamento de propina de empreiteiras para firmar contratos com o governo.

O documento elaborado pela bancada do PT contra o juiz Sérgio Moro tem como destinatário o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também é o presidente do CNJ.

“A fundamentação dessa reclamação disciplinar são os grampos ilegais e a publicidade desses grampos feitas pelo juiz Sérgio Moro. Essa reclamação, de caráter funcional, é competência do CNJ para tratar dos abusos das autoridades do Poder Judiciário. Não trata do mérito. Quem trata do mérito é o Supremo Tribunal Federal afirmou o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE).

O argumento central da reclamação protocolada pelos senadores está na decisão de Sérgio Moro de enviar os grampos telefônicos, em “primeira mão”, à emissora Globo News, nos quais se ouvem uma conversa privada entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os senadores que assinam o documento cobram um relato detalhado do que efetivamente aconteceu para compreender como foi possível uma ação desta natureza e para localizar os responsáveis pela “ilegalidade perpetrada”.
Fonte: Agência Brasil
 

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Governador Robson Faria divulga em sua rede social a convocação de professores

Trago agora uma excelente notícia: vamos publicar no Diário Oficial deste sábado a convocação de 993 professores e especialistas da Educação para a rede estadual de ensino

Eles foram aprovados no último concurso realizado em janeiro e vão atuar em Natal e em vários municípios do interior do Estado, beneficiando milhares de estudantes.

Fonte: Página do Facebook de Robinson Faria 

RESULTADOS DA POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL DE LULA E DILMA >> Queda de natalidade é maior entre beneficiários do Bolsa Família, diz IBGE

Já se foi o tempo em que as famílias mais pobres eram sinônimo de filhos e mais filhos. Entre 2003 e 2013, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de filhos de até 14 anos caiu 10,7% no Brasil. No recorte das famílias 20% mais pobres do país, a queda foi de 15,7%. É justamente esse estrato social que inclui os quase 15 milhões de beneficiários do Bolsa Família.
A redução é ainda mais significativa no Nordeste, onde está mais da metade dos beneficiários do programa do governo federal. As famílias 20% mais pobres da região registraram queda de 26,4% no número de filhos --maior redução entre todos os estratos de renda e região.
Em 2013, as mães brasileiras tinham, em média, 1,6 filho até 14 anos. Entre aquelas 20% mais pobres do Nordeste, a média foi de dois filhos --quando era de 2,5 no início do século.
O recorte da Pnad foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que acredita que os números põem fim ao argumento de que as pessoas mais pobres engravidam para receber valores maiores do Bolsa Família.
"Quem diz isso não pensa quanto custa ter um filho. É óbvio que este valor não paga o leite da criança e as despesas que virão depois. O preconceito parte do princípio de que o que move as pessoas para a maternidade ou a paternidade é apenas uma motivação financeira", afirmou a ministra Tereza Campello. Segundo o ministério, o valor médio do benefício é de R$ 167 mensais. Para chegar ao valor final, o cálculo leva em conta diversos fatores, como análise se a família está em extrema pobreza, quantidade de filhos e se mulher é gestante.

Menos filhos no Nordeste

Maria Benedita, 30, mora em Messias (a 48 km de Maceió), em Alagoas, e com dois filhos está na média nordestina. Para evitar surpresas, fez uma laqueadura. "Para que ter muito filho? Pobre não é para ter tanto menino não", diz a beneficiária do Bolsa Família, sendo apoiada pela mãe. "Antigamente, todo mundo tinha trabalho, não faltava emprego. Hoje, os jovens estudam, mas não têm emprego, estão todos de cara pra cima sem ter o que fazer", disse Cícera da Silva, 55.
Maria Eliane, 35, também mora em Messias e recebe o benefício. Com três filhos, ela explica que o terceiro veio por um motivo especial. "Era para ser só dois, mas, como queríamos um casal e nasceram duas meninas, resolvemos ter o terceiro", disse.
Para perceber na prática que o tamanho da família diminuiu no Nordeste, basta conversar com pessoas idosas. Aos 83 anos, o pai de Maria Elaine, o aposentado José Fernando Melo, conta que teve 18 filhos e perdeu as contas de quantos netos tem. "Deve ser uns 30", brinca. "Naquele tempo, morava em uma fazenda lá em Murici. Era fácil criar criança: deixava solta e tava tudo certo. Hoje é muito trabalho."
Mas, mesmo em tempos de redução familiar, há quem renegue os métodos anticoncepcionais. Aos 34 anos, Fernanda da Silva esperou ter cinco filhos para fazer a laqueadura. "Nunca usei nenhum anticoncepcional. Os meninos vieram conforme Deus mandava. Não vejo problema em ter muitos meninos", afirmou. "Eu até gosto."

Fenômeno "recente" e "complexo"

Para o professor de economia popular da Universidade Federal de Alagoas Cícero Péricles Carvalho, a queda no número de filhos das famílias nordestinas mais pobres é um fenômeno complexo e recente.
Ele aponta a urbanização --75% da população já está nas cidades--, o maior acesso à informação com a chegada da energia elétrica e a entrada da mulher pobre no mercado de trabalho como fatores que explicam os números e o maior acesso a métodos anticoncepcionais.
"Nas zonas urbanas, existem maiores possibilidades na área educacional, de saúde e de acesso a outras políticas públicas. A energia trouxe a televisão, que chega a 96% dos lares nordestinos. Também é importante lembrar o colchão social que representa a combinação Previdência Social e Bolsa Família com 18 milhões de famílias", explicou.
O professor também vê influência financeira no planejamento familiar das famílias mais pobres. "Existe uma prioridade do pagamento do Bolsa Família às mulheres, que são chefes da família, o que dá maior grau de autonomia ao mundo feminino, assim como melhora sua autoestima. E isso tudo --renda, educação, trabalho, acesso à saúde pública, mais informação-- influencia decisivamente na queda do número de filhos por família", afirmou.
Fonte: Do UOL, em Messias (AL)

sexta-feira, 1 de abril de 2016

A DEMOCRACIA FALA >> Mais uma vez o povo foi as ruas para dizer NÃO AO GOLPE!


Na tarde/noite de ontem 31/03, Natal, igualmente as demais capitais e várias outras cidades, deram a maior resposta que poderia ser dada a esses golpistas que querem ganhar o governo a força. Dezenas, centenas e milhares de pessoas, saíram as ruas de todo o país reforçando o grito de NÃO VAI TER GOLPE! 

Muita animação, emoção e esperança foram sentimentos vistos na multidão composta por trabalhadores, movimentos sociais, sindicais e populares que compreendem a importância de defendermos esse governo que tem realizado a maior  política social de inclusão da história do Brasil, o que tem levado os setores reacionários (mídia, políticos conservadores, empresários...) a sentirem-se incomodados cm a ascensão de classe ocorrida nesses últimos 13 anos de governos petistas.

Mais uma vez tive a honra e a alegria de está presente também nesse ato e fazer história na luta pela construção do país que queremos, juntamente com tantos outros que igualmente reconhecem a importância de Lula e Dilma a frente do Governo do Brasil. Viva a Democracia, Viva a Lula, viva a Dilma!!!

Por Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de ensino de Lajes/RN



Mais algumas imagens:




Boa notícia para os municípios abastecidos pela adutora Sertão Central >> Barragem Armando Robeiro registra aumento em seu volume d'água

FOTO-BARRAGEM

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Assu, na região Oeste do Estado, subiu 29,8 milhões de metros cúbicos após as recentes chuvas que caíram na cidade. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), esse é melhor índice comparativo deste ano.
No levantamento do dia 22 de março o índice registrou 474,9 milhões de metros cúbicos. Agora, devido às precipitações na região, o nível do reservatório subiu para 504,7 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a um incremento da ordem de 29,8 milhões de metros cúbicos.
Apesar disso, atualmente a barragem Armando Ribeiro conta com apenas 21,03% do seu volume total de água. De acordo com o IGARN, em breve os técnicos do instituto realizarão os devidos levantamentos com as análises de todos os reservatórios do Estado.

MPF altera horário de atendimento de suas unidades no Rio Grande do Norte


Resultado de imagem para MPF altera horário de atendimento de suas unidades no Rio Grande do NorteMedida acompanha decisão do Conselho de Assessoramento do Ministério Público da União e visa adequar gastos à redução no orçamento para custeio

A partir deste mês de abril, as unidades do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) - localizadas em Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros – passarão a atender o público externo das 10h às 17h e terão seu funcionamento (incluindo o Setor de Protocolo) limitado ao período entre 9h e 19h, de segunda a sexta-feira.

A determinação, que consta da Portaria 63/2016, leva em consideração a necessidade de atender à redução das despesas de custeio determinadas pelo Ofício Circular 10/2016, da Secretaria Geral do Ministério Público Federal, e atende à Portaria 18/2016, da Procuradoria Geral da República. Essa última determinou que todas unidades do MPF devem adotar uma jornada máxima de 10 horas de funcionamento diário, além de aplicar outras medidas para economizar recursos.

O novo horário de funcionamento, das 9h às 19h, é válido até dezembro deste ano e abrange todas as atividades ordinárias desenvolvidas pelo órgão, tanto administrativas quanto jurídicas, com exceção dos plantões, do serviço eleitoral e das situações excepcionais. Além da alteração da jornada, o MPF/RN vem adotando outras medidas para diminuir as despesas, como controle do uso de ar condicionados, redução de gastos com diárias e revisão de contratos.

APAMI/Lajes no próximo sábado, dia 09/04 mais uma Festa Beneficente


Informamos que as senhas da Festa Beneficente para o Hospital já estão à venda na APAMI, no valor de R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia (mediante apresentação da carteira de estudante válida bem como a identidade no caso dos idosos).

quinta-feira, 31 de março de 2016

Não vai ter golpe!!!!


Melhor só que mal acompanhado >> Sem PMDB, governo tem mais motivos para se voltar aos interesses populares, diz coordenador da Consulta Popular

O PMDB oficializou, nesta terça-feira (29), a saída da base aliada do governo, dias antes da votação do impeachment contra a presidenta Dilma Roussef (PT). Sob a articulação do vice-presidente Michel Temer, peemedebistas deverão abandonar todos os postos ocupados no Executivo até o dia 12 de abril. 
Para o advogado e membro da Coordenação Nacional da Consulta Popular, Ricardo Gebrim, “é sem dúvida um momento difícil, mas era esperado que o PMDB rompesse”. No entanto, segundo ele, este também é o momento do governo retomar pautas à esquerda e mobilizar os setores que compreendem a importância da resistência.
Agora, segundo Gebrim, a possibilidade de barrar o processo deimpeachment na Câmara dos Deputados, que o governo acreditava ser possível através da articulação feita pelo ex-presidente Lula, se tornou mais complicada. “Sem dúvida que a saída do PMDB fortalece o impeachment, mas o PMDB nunca teve a tradição de atuar e ter controle de toda a sua base parlamentar”, explica.
O coordenador da Consulta acredita, porém, que a saída deste partido da base governista pode abrir uma brecha para a retomada do programa eleitoral que elegeu Dilma em 2014. Se o governo começar a assumir uma postura mais ousada, se ele dá essa guinada para o programa que foi eleito, eu acho que vai propiciando que as pessoas compreendam mais a natureza desse golpe”, afirma.
Confira alguns trechos da entrevista ao Brasil de Fato:
Brasil de Fato – Como fica o governo com a saída do PMDB da base aliada?
Ricardo Gebrim – Evidente que isso é uma notícia ruim, principalmente pelo impacto que ela causa e pela forma como ela foi feita. Esse procedimento do PMDB de aprovar a saída por aclamação é, na verdade, uma grande jogada. Mas, tradicionalmente, o PMDB sempre foi um partido que teve posturas divididas e evidente que essa não é uma posição unânime dentro do partido.
O que nós temos que considerar é que estão criando um clima de fato consumado. O grande noticiário de hoje, principalmente o da Rede Globo, que está na linha de frente, é como se fosse um fato consumado: “o impeachment está dado, é praticamente impossível reverter o impeachment”, mas o quadro não é esse.
A verdade é que a cada dia que passa aumenta a resistência, surgem mais elementos conscientes na intelectualidade, nos setores populares, no movimento sindical. Então, não está tão simples como eles estão dizendo.
Sem a presença do PMDB na base, teoricamente o governo perderia apoio no processo de impeachment. Como acredita que poderá ficar a votação na Câmara?
Sem dúvida que a saída do PMDB fortalece o impeachment, mas o PMDB nunca teve essa tradição de atuar e ter controle de toda a sua base parlamentar. Então, é bem razoável que uma boa parte dessa base não vá acatar o que o partido disser. 
Portanto, não dá para jogar a toalha nesse momento. Acho que tem alguns setores, alguns parlamentares que podem ser pressionados, tem setores que ainda podem ser convencidos. Eles têm que levar 342 deputados no dia da votação, pode ter parlamentar que não compareça. Isso não é tão simples assim. 
É sem dúvida um momento difícil, é um fato duro, é uma batalha complicada que perdemos no dia de hoje, mas era esperado que o PMDB se afastasse, rompesse e se articulasse em torno do Temer e do programa que eles estão lançando. A questão é que não quer dizer que o PMDB vai de forma unânime para o lado de lá. 
Sem os ministros do PMDB, que têm determinação de deixar o governo até o dia 12 de abril, como fica a composição do governo Dilma?
Sem o PMDB é mais um motivo para que o governo Dilma dê uma guinada e uma sinalização clara para os interesses populares. Assuma uma pauta que deixe claro seu compromisso com aquele programa que a elegeu em 2014, isso é fundamental. Se o governo não retomar essa sua pauta, se não for capaz, mesmo com essas dificuldades que tem hoje, com o Congresso paralisado, numa correlação de forças difícil, de apresentar medidas e planos que deixem claro que ele está disposto a construir com a maioria da população, com os setores populares, um outro projeto mais avançado, ele perde a capacidade mínima de mobilizar os setores que compreendem a importância da resistência.
O governo tem agora essa obrigação, livre do PMDB. Nada o prende neste momento de optar por medidas mais ousadas, que comecem a apontar para aquele governo no qual as pessoas votaram. 
É possível uma retomada à esquerda nesse momento de crise política e econômica?
As margens políticas são muito estreitas, evidentemente, tantos as margens econômicas, quanto as margens legais, uma vez que o Congresso Nacional, por onde passam muitas das medidas decisivas, está paralisado, apenas aguardando a votação doimpeachment. Mas existe sim uma margem, que pode ser exercida, que pode ser anunciada. 
Existem medidas que o governo pode tomar de forma mais enfática, que mostrem à população que esse governo tem compromisso com as transformações populares, tem compromisso com o povo brasileiro. Acho que se o governo fizer isso, dentro dessa margem pequena, por menor que ela seja, acho que ele dá uma sinalização, que alimenta, dá força para muita gente que, nesse momento, está percebendo o que está acontecendo e começa a entender, a cada dia que passa, o que está em jogo no país.
É interessante que a maioria da população não sabe que o impeachment da Dilma não tem nada a ver com corrupção, nem com qualquer outra acusação de crime, é só um problema orçamentário das pedaladas fiscais. Esse fato é ignorado pela grande maioria da população, as pesquisas estão mostrando isso. Então, se o governo começar a assumir uma postura mais ousada, mais clara, se ele dá essa guinada para o programa que foi eleito, honrando os compromissos daqueles que nele votaram, eu acho que o governo vai propiciando que as pessoas compreendam mais o que está em jogo nessa disputa e compreendam mais a natureza desse golpe.
Como você avalia que os movimentos populares recebem a saída do PMDB do governo?
Os movimentos nunca tiveram nenhuma esperança que o PMDB não traísse o governo. Nunca houve muita ilusão, principalmente que a figura do vice-presidente Michel Temer não tivesse uma postura de traição. Isso já era previsto, vinha se desenhando, e o próprio programa que o PMDB apresentou, com privatizações e mudanças do marco regulatório do petróleo, que é claramente neoliberal, já era uma sinalização do partido, para buscar compor essa conjunção de forças neoliberais que está empenhada no impeachment.
Na verdade, o que estamos percebendo é que a grande mídia está tentando criar, em torno dessa saída, a lógica do fato consumado, de que agora não tem mais chance de se resistir ao impeachment. Isso não é verdade, isso não é real.
Então, é possível dizer que as manifestações nas ruas devem ganhar corpo agora?
Primeiro, nós temos que exigir que o governo retome o caminho do programa que pelo qual foi eleito e até agora ele não demonstrou isso. Ele segue falando em ajuste fiscal, como se ele não estivesse compreendendo o momento histórico que estamos vivendo. E só tem um caminho hoje que pode gerar uma força social capaz de barrar o golpe: é a capacidade de mobilizar a classe trabalhadora, especialmente parar a produção e fazer mais do que atos. 
Os atos que foram feitos até agora, tanto contra quanto a favor do impeachment, eles se neutralizam no campo político. O único elemento diferencial que pode mudar essa qualidade é a paralisação de várias categorias importantes, um dia nacional de lutas que paralise a produção, como em julho de 2013, quando várias categorias importantes pararam. Isso pode mostrar aos setores golpistas, que haverá uma resistência forte, que ela tem uma base social. 

*Crédito foto capa: Agência Brasil

Tecnologia social para uma melhor convivência com o Semiárido

Construída dentro do chão para segurar a água da chuva que escorre por baixo da terra, ela funciona como um barramento, geralmente de lona plástica, que impede o escoamento e cria uma área de solo úmido, favorecendo o plantio e aumentando a oferta de água para o cultivo.
Além de aumentar a umidade do solo, criando ou elevando o lençol freático, importante para os cultivos e para a geração de forragem para os animais, a barragem subterrânea contribui para a diversificação da produção e para a segurança alimentar e nutricional de famílias sertanejas ao facilitar o acesso à água em todos os períodos do ano.
Para sua construção é fundamental a escolha de um local adequado – geralmente, áreas de baixio e leitos de riachos e terreno de pouca queda, não muito inclinado.  Vale saber também que para o bom funcionamento da barragem são necessárias análises frequentes da qualidade do solo e do nível da água.
Outra recomendação pode contribuir: retire a água da bacia de acumulação quando se iniciarem as primeiras chuvas do ano, renovando as águas armazenadas. Essa medida pode ajudar a evitar o processo de salinização progressiva.
Quer saber mais?

ARCA DAS LETRAS >> O Território Alto Oeste, no Rio Grande do Norte, vai receber 48 bibliotecas rurais nesta quinta-feira (31).

Ao todo, 19 municípios do território serão contemplados com a entrega. Destes, 12 recebem pela primeira vez uma biblioteca do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ação é uma parceria do MDA com o Programa Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os acervos doados, segundo a coordenadora do Programa, Dione Ferreira, serão compostos por um kit com 120 publicações impressas da Embrapa; oito DVDs com reportagens do programa Dia de Campo na TV; oito CDs com programas de rádio ‘Prosa Rural’; além de um conjunto de publicações didáticas e literárias enviadas pelo MDA. São 13 livros infantis, 18 livros de literatura jovem/adulto e nove livros didáticos - do 1º ao 5º ano. Para cada acervo será enviada, também, uma estante para a acomodação dos materiais.

As entregas de bibliotecas rurais possibilitam o acesso à leitura a mais comunidades do meio rural. “Ter uma arca na comunidade é muito importante para os agricultores. Eles recebem um acervo literário técnico voltado para quem vive no campo, além de romances, crônicas, poesia. Isso possibilita ainda que os estudantes tenham a oportunidade de fazer pesquisa escolar e que os agricultores busquem temas voltados à sua realidade, que estão no acervo técnico”, explica Dione Ferreira.

Na ocasião, também serão capacitadas 96 agentes de leitura, duas pessoas de cada comunidade beneficiada. Elas ficarão responsáveis por catalogar, cuidar e emprestar os livros, além de promover atividades de incentivo à leitura.

Arca RN
O Rio Grande do Norte é o quarto estado brasileiro com mais bibliotecas implantadas. Dos 167 municípios potiguares, 117 já foram beneficiados pelo Programa Arca das Letras. São717 bibliotecas rurais implantadas, que beneficiam aproximadamente 59 mil famílias de agricultores. Ao todo, 1.138 agentes de leitura foram capacitados para promover ações de incentivo ao livro e à leitura nas comunidades em que atuam.

Serviço
Data: 31 de março (quinta-feira)
Hora: 8h30 às 18h
Local: Instituto Federal do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros (RN)

Por Tássia Navarro - Ascom/MDA

UM EXCELENTE EXEMPLO >> A cidade brasileira que está plantando 2 árvores para cada habitante

Estamos cientes dos benefícios que as árvores trazem para nossas vidas, seja nos proporcionando ar puro ou simplesmente uma boa sombra para descansar. Por isso, qualquer iniciativa que pretende aumentar o número de árvores dentro dos espaços urbanos deve ser celebrada.

É o caso do que está acontecendo em Campina Grande, na Paraíba, que tem uma população de400 mil habitantes e cerca de 100 mil árvores dentro da cidade, o que totaliza aproximadamente uma árvore para cada quatro pessoas.

Esse número é considerado baixo, onde uma boa proporção seria de uma árvore para cada dois habitantes. Por isso, para ficar mais próximo de cumprir essa meta, estão sendo feitas diversas ações para distribuir e plantar novas mudas e também orientar a população sobre a importância que as árvores tem na melhora da qualidade de vida de todos.

Dentre eles, destaca-se um projeto que existe desde 2007. Trata-se do “Adote uma Árvore“, uma ação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que faz mutirões de plantio, distribuição de mudas de espécies nativas, capacitação de educadores e de moradores e estudantes.
unnamed-6-580x336Foto via
Além disso, foram criados os projetos “Minha Árvore” e “Habite-se Ecológico“, que além de distribuir mudas de graça, ajudam a fazer o controle da quantidade de árvores plantadas e a situação de cada uma delas. Todas as iniciativas são geridas por secretarias municipais.

Consequentemente, a Prefeitura tem conseguido realizar um censo oficial sobre a situação da arborização em Campina Grande e com isso conseguido controlar efetivamente o cumprimento de normas de respeito ambiental em construções novas e de adequação de espécies para cada lugar onde será plantada. A ação desdobra-se ainda em levar esse tema às escolas, com o intuito de mostrar para nossas crianças a importância de plantar e cuidar corretamente de cada árvore nova, aumentando (ainda mais) a consciência dos pequenos sobre a importância de cuidar e preservar essas árvores.


quarta-feira, 30 de março de 2016

Atenção pessoal amanhã é dia de luta. Não vai ter golpe!!!


VOCÊ É POVO OU ELITE? Uma imagem que me dá a certeza que esse Governo está no caminho certo!


Ao ver os que pedem a saída de Lula e Dilma, cada vez mais tenho a certeza de que esse é o melhor Governo para nosso POVO BRASILEIRO!

Temos constantemente sido bombardeados por notícias e atos da oposição reacionária, da elite e da mídia, que se fosse qualquer outro governo/partido não teriam resistido, porém, os governos Lula/Dilma por terem em sua base social os movimentos sindicais e populares, temos presenciado um grande exemplo de luta e resistência a caminho de mais uma vitória

Somando-se  a isso, o grande investimento em políticas públicas de inclusão social em todos os âmbitos, temos constantemente sentido o apoio do povão e contatamos que isso tem causado a raiva dos que historicamente sempre sobreviveram às custas da exploração das camadas mais pobres! Viva a Dilma, viva a Lula!!!!

Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Ensino

NÃO VAI TER GOLPE >> Aviso geral: O que o Brasil inteiro precisa saber - Compartilhe!

1. Dilma não obteve nenhum benefício pessoal e nem os seus piores inimigos conseguem acusá-la de qualquer ato de corrupção.
2.O impeachment é um golpe justamente por isso.
3.Ao contrário da presidenta Dilma, os políticos que pedem o afastamento estão mais sujos que pau de galinheiro.
4.Quem lidera a campanha pelo impeachment é o PSDB, partido oposicionista DERROTADO nas eleições presidenciais de 2014.
5.Se o golpe se consumar, a oposição colocará em prática todas as propostas elitistas e autoritárias que Aécio planejava implementar se tivesse ganho a eleição.
6.É um engano supor que a economia irá melhorar. A inflação continuará aumentando, e o desemprego também.
7.No plano político, o Brasil mergulhará num período caótico, de forte instabilidade.
8.O conflito dará a tônica da vida social. O líder dessa corrente de extrema-direita, o deputado Jair Bolsonaro, já defendeu que cada fazendeiro carregue consigo um fuzil para matar militantes do MST.
9.Os sindicatos e os movimentos sociais não ficarão de braços cruzados.
10. A opinião de cada um de nós a respeito do PT ou do governo Dilma já não é o que importa. Está em jogo a democracia. 

O verdadeiro motivo da demissão de Henrique Alves do Ministério do Turismo

IMG_0349
Garibaldi Alves descredenciou o primo Henrique Alves
O ex-ministro do Turismo Henrique Alves queria continuar no cargo, mas, foi chamado ao Palácio do Planalto. Indagado se teria o controle dos votos do senador Garibaldi Alves e do deputado Walter Alves contra a abertura do impeachment, Henrique respondeu que não. 

O Planalto já tinha conhecimento disso e sabia até que Garibaldi Alves tinha colocado o boneco ‘pixuleco’ no colo e se deixado fotografar numa manifestação.

Diante disso, Henrique Alves foi convidado a deixar o ministério, como ele já estava com a carta solicitando exoneração pronta, só fez preencher a data do dia 28 que estava em branco e pegou o beco.

O Ministério será negociado com um grupo de 10 deputados que votarão contra abertura do processo de impeachment da presidente Dilma.

Fonte: Renato Dantas.

LUTA EM FAVOR DA EDUCAÇÃO >> Fundeb: Senadora, vice-governador e prefeitos participam de audiência com ministro do STF

Foto de Fátima Bezerra.
A senadora Fátima Bezerra, o vice-governador Fábio Dantas e prefeitos do Rio Grande do Norte participaram de audiência nesta terça-feira (29) com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, relator do processo que trata do impasse em torno das compensações do ‪#‎Fundeb ‬para o estado.

A ideia era expor a situação do estado caso seja necessária a devolução dos R$ 192 milhões que a União repassou indevidamente, via Fundeb, face um erro de cálculo. Na ocasião, a senadora Fátima Bezerra ressaltou que, diante das dificuldades financeiras, o estado e os municípios não têm condições de devolver o dinheiro.
“Esperamos que pela sabedoria jurídica e sensibilidade social, o ministro aceite nosso pleito”, disse.
Marco Aurélio afirmou que analisará o caso levando em conta as considerações do governo e das prefeituras, além do governo federal, que é a outra parte do processo.
Também participaram da reunião o secretário Chagas Fernandes (Educação), os prefeitos João Paulo (Vera Cruz) e Driu (Santana do Seridó), a procuradora do Estado, Ana Cláudia, e representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.

NÃO VAI TER GOLPE: O QUE A MÍDIA ESCONDE >> Dilma precisa de 172 votos; Ela tem 191 votos e ainda conta com as abstenções ou ausências


Segundo os especialista que acompanham as movimentações em Brasília, a presidente Dilma Rousseff tem exatos 191 votos para barrar seu processo de impeachment no plenário da Câmara dos Deputados.
São necessários 172 votos para barrar o impeachment no plenário e Dilma ainda tem ao seu favor as abstenções ou ausências.
“A gente tem que esperar o processo acontecer. Mas eu tenho convicção de que teremos votos necessários para impedir o impeachment”, declarou a presidente Dilma.
Para especialistas, a presidente só cai se não houver traições na votação, pois votos necessários, ela tem.
O desafio maior será conter uma debandada para o lado do PMDB que rompeu com o governo. Mas se por um lado Dilma perdeu o partido de Temer, ela pode ter o PP, PR, PSD.
Com a saída do PMDB foram abertas vagas em sete ministérios e mil cargos estão a disposição para serem articulados e usados para barrar o impeachment.

Restituição do Imposto de Renda terá sete lotes em 2016

Resultado de imagem para Restituição do Imposto de Renda terá sete lotes em 2016
A restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2016, com base no ano-calendário de 2015, será efetuada de junho a dezembro deste ano em sete lotes. A informação foi publicada na edição desta terça-feira, 29, do Diário Oficial da União (DOU).
A Receita Federal informa que as restituições serão priorizadas pela ordem de entrega da declaração. Logo, aqueles que enviam as declarações primeiro, recebem a restituição mais cedo. De acordo com  a Delegacia da Receita Federal em Mossoró (DRF), até a segunda-feira, 28 de março, 12.500 contribuintes já haviam enviado as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 (IRPF), o que representa cerca de 21% do total esperado no município, que é de  61.000 declarações.
O primeiro lote da restituição será liberado no dia 15 de junho. No período de julho a setembro, o recurso também será liberado no dia 15. Já outubro terá as restituições no dia 17, o mês de novembro no dia 16 e em dezembro os contribuintes receberão no dia 15. 
Neste ano, os contribuintes podem entregar as informações até o dia 29 de abril.  Em todo o Brasil, a Receita Federal deve receber 28,5 milhões de declarações, volume 2,1% maior que o registrado no ano de 2015. O valor da restituição é disponibilizado ao contribuinte na agência bancária indicada na declaração do imposto.