sábado, 21 de setembro de 2019

21 de setembro >> Dia da Árvore!

A POLÍTICA AGRÍCOLA DO GOVERNO BOLSONARO >> O agro é tóxico, o agro é morte!


NÃO AO ÓDIO, A ARROGÂNCIA E A VIOLÊNCIA >> Tenha 'atitude construtiva', sugere presidente da Assembleia Geral da ONU a Bolsonaro e outros estreantes

diplomata equatoriana María Fernanda Espinosa
Em sua última entrevista coletiva como presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, na segunda-feira, em Nova York, a diplomata equatoriana María Fernanda Espinosa aconselhou o presidente Jair Bolsonaro e os demais chefes de Estado que farão sua estreia no encontro a virem com uma "atitude construtiva" ao evento principal, marcado para o próximo dia 24.
Questionada pela BBC News Brasil sobre que conselho daria ao presidente brasileiro e aos outros líderes estreantes, Espinosa disse que a ONU é um lugar de "diálogo", "concordância" e "conversa".
"Esta é a casa do diálogo. Esta é a casa da concordância. Esta é uma casa para se conversar. Esta é uma casa onde nos reunimos e fazemos acordos sobre coisas que faremos para melhorar o mundo", disse. "Então, eu diria que, quem quer que venha, tem que ter uma atitude construtiva. Com uma atitude que compreenda que todos fazemos parte da comunidade global e que todos pertencemos à mesma espécie, a espécie humana."
No cargo desde o ano passado, Espinosa passa nesta terça-feira o bastão para o nigeriano Tijjani Muhammad-Bande, que assume como presidente da 74ª Sessão da Assembleia Geral.
Em entrevista à TV Record veiculada na segunda-feira, Bolsonaro confirmou que viajará para Nova York no próximo dia 23, onde fará o discurso de abertura da Assembleia Geral - uma tradição que o Brasil mantém desde a época da criação da ONU, após a Segunda Guerra Mundial. Em 1947, o diplomata Oswaldo Aranha era chefe da delegação brasileira e presidiu a primeira sessão da Assembleia.
Da BBC News Brasil em Londres

ARTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO >> Projeto Viva o Centro de Natal será apresentado em Nova York

viva o centro de natal

O projeto de revitalização urbana Viva o Centro de Natal, apoiado pela Prefeitura de Natal e pelo Governo do RN será apresentado na Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável, na cidade de Nova York, Estados Unidos. O evento ocorre paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas.
A apresentação será nesta terça-feira, dia 24 de setembro, como resultado da pesquisa do professor da UFRN, Julio Rezende, com co-autoria do professor Álvaro Oliveira e Irani Santos.
A Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável (ICSD) discute práticas associadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
A apresentação sobre o Viva o Centro de Natal relata a recuperação econômica, social e cultural do principal bairro da Cidade Alta da capital potiguar. A rápida mudança do comércio local urbano para os shoppings levou a uma súbita degradação do centro de Natal, que concentrava grande parte das atividades comerciais, culturais e sociais.
A pesquisa relata a visão estratégia, o plano de ação e atividades do movimento Viva o Centro de Natal que trouxe de volta a vitalidade para o bairro da Cidade Alta, com maior foco no Beco da Lama.
Trata-se de um movimento de sucesso envolvendo todas as partes interessadas da Cidade Alta, desde empresários até cidadãos engajados em uma parceria com o poder público e outras instituições.
Do editor: Interessante lembrar ainda o trabalho da atual gestão da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba).

A PAZ SE FAZ NA DIFERENÇA E NA TOLERÂNCIA >> I Caminhada Inter-Religiosa da Paz, 21 de setembro de 2019.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Objetivo: Celebrar o Dia Mundial da Paz (21 de setembro), através do diálogo inter-religioso, visando quebrar o preconceito e o racismo, e acima de tudo, visando trazer o amor ao próximo, independente de crença, cor, raça, sexo, e assim, pedindo PAZ para todo o Rio Grande do Norte.
Programação:
15:00 - concentração no viaduto da Ponte Newton Navarro - Estrada da Redinha
16:00 - saída em caminhada subindo a Ponte Newton Navarro
16:30 - primeira parada: em cima da ponte - discussão da temática da Vida, do setembro amarelo (prevenção do suicídio) e da paz entre os povos do mundo (organizado pelos Muçulmanos, Fé Bahá'í, Judeus e Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Natal, Tai-Chi-Chuan)
17:30 - segunda parada: praça da bíblia - discussão sobre a vida do peregrino Jesus, as lutas, as necessidades e o sofrimento do povo; a bíblia como palavra de Deus (mês da bíblia) para os cristãos (organizado pela Arte Mahikari, Católicos (Anglicanos, Romanos, Independentes, etc.), Evangélicos, Batistas, Messiânicos, Independentes, etc. e demais cristãos)
18:15 - terceira parada: imagem de Yemanjá - discussão sobre o combate a intolerância religiosa, a liberdade de culto, a vida dos povos quilombolas, indígenas e a proteção de nossas florestas e oceanos (organizado pela Umbanda, Candomblé, Jurema, Povos Indígenas, Espíritas)
18:45 - horário previsto de encerramento

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

LUTA PELA EDUCAÇÃO >> Hoje (20/09) é dia de Parada da Educação do RN e de todo Brasil



A educação do Rio Grande do Norte e de todo o país está sendo convocada a parar as atividades nesta sexta-feira (20/09) em alusão ao dia em defesa do Brasil. O chamado está sendo feito pela CNTE, CUT e outras centrais sindicais. Em pauta, a defesa da soberania nacional, dos direitos sociais e trabalhistas e da preservação do meio ambiente. A data escolhida coincide com o Dia de Mobilização Internacional e de Greve Global pelo Clima, que é organizado pela Coalizão Pelo Clima.

Em Natal, haverá ato unificado nas ruas a partir das 14h30. A concentração está marcada para acontecer na Praça Cívica, Centro da capital.

O dia 20 de setembro integra a jornada de luta contra a agenda liberal do governo Bolsonaro. Ao longo deste ano (2019), várias manifestações nacionais aconteceram. Foram destaque os tsunamis da educação de 15 e 30 de maio e 13 de agosto, bem como a Greve Geral de 14 de junho.

UM FUTURO 100% LIMPO: APOIE OS JOVENS EM GREVE PELO CLIMA



A Amazônia está virando fumaça. A Groenlândia está derretendo. E agora as Bahamas foram devastadas por uma tempestade monstruosa! As mudanças climáticas não são uma ameaça distante. Elas estão acontecendo agora.

É por isso que, logo antes de uma importante cúpula global sobre o clima, Greta Thunberg, uma jovem de apenas 16 anos, vai levar milhares de crianças e jovens para fora das salas de aula, às ruas, em um esforço mundial para exigir que os líderes respondam a essa emergência climática com uma guinada urgente para 100% de energia limpa.

eles estão pedindo que nos juntemos a eles. Pais, avós, tias, tios, irmãos, irmãs... Vamos mostrar apoio público massivo a essas crianças corajosas que estão lutando pelo futuro da vida na Terra.

Quando nosso apelo estiver gigante, a Avaaz vai garantir que todas as nossas vozes sejam ouvidas pelos principais líderes à frente dessa cúpula, com um grande esforço de ativismo e pressão pública por um futuro seguro e sustentável para os nossos filhos e as gerações que ainda estão por vir. Assine agora e compartilhe com todo mundo!



Nós apoiamos os jovens que estão mobilizados pelo clima, e pedimos à ONU e aos governantes de todo o planeta que declarem emergência climática e tomem medidas urgentes para transformarmos o mundo com 100% de energia limpa.

PARTICIPE COM APENAS UM CLIQUE


Greta navegou bravamente pelo Atlântico em um pequeno barco para liderar as mobilizações antes da cúpula. Desde que iniciou as greves pelo clima, no verão passado, milhões em todo o mundo se juntaram a ela. Mas a jovem estudante também enfrentou abusos e ameaças de trolls de extrema-direita.

Agora, quando os líderes mundiais se reunirem em Nova Iorque, é hora de mostrar um enorme apoio aos jovens defensores do clima e sua luta por um planeta habitável. É um momento crucial: o acordo de Paris exige que os países coloquem em ação planos concretos para enfrentar a emergência climática. Mas isso não vai acontecer sem uma expressiva pressão pública.

E isso começa agora. Vamos apoiar Greta e os jovens defensores do clima e sair às ruas para reafirmar a nossa demanda por energia 100% limpa aos governantes e líderes antes do encontro. Assine agora e compartilhe com todo mundo!

VERGONHA >> Nova derrota internacional de Bolsonaro: Pela 1ª Vez, acordo com Brasil é vetado por parlamento de um país europeu

Citando crise ambiental, Legislativo austríaco aprovou moção para forçar governo de Viena a vetar tratado comercial entre Mercosul e União Europeia. Itamaraty teme que medida abra onda de decisões contrárias ao acordo pela Europa.

GENEBRA – Pela primeira vez, um Parlamento de um país europeu aprova uma moção para forçar seu governo a vetar o acordo comercial entre a UE e o Mercosul. A decisão foi tomada pelo Parlamento Austríaco, na noite de quarta-feira, gerando fortes preocupações entre diplomatas brasileiros sobre a possibilidade de que Viena abra uma onda de rejeições pelo continente.

O acordo, depois de 20 anos de negociações, foi fechado em junho e comemorado pelo governo brasileiro como uma das principais conquistas diplomáticas do país. Mas, para que entre em vigor, todos os países da UE precisam aprová-lo no Conselho Europeu e, depois ratificá-lo, em seus respectivos Parlamentos.

Oficialmente, os austríacos vetaram o acordo sob o argumento de que as políticas ambientais de Jair Bolsonaro seriam inaceitáveis.

No Parlamento, chamou a atenção o fato de que praticamente todos os partidos –de direita, de extrema-direita e socialistas– apoiaram o veto ao tratado.

A única exceção veio dos liberais. A moção, assim, pede que o governo de Viena vete, no Conselho Europeu, a aprovação do texto.

O partido social-democrata, SPO, comemorou o veto. “Trata-se de um grande triunfo para os consumidores, para o meio ambiente, para a proteção de animais e para os direitos humanos”, declarou.

A surpresa, na votação, foi a decisão do partido conservador de também dar seu apoio. O OVP considerou que não há como retomar o processo negociador.

Mas diplomatas alertaram que a crise ambiental pode estar sendo instrumentalizada. Antes mesmo dos incêndios, o governo de Viena era um dos que mais resistiam ao acordo com o Mercosul, alegando que não estaria disposto a abrir seu mercado agrícola.

Ao lado da França, os austríacos chegaram a escrever uma carta para protestar contra o ritmo acelerado que a Comissão Europeia havia adotado no processo de diálogo.

“Encontraram agora um motivo que forte apelo popular para justificar seu protecionismo”, criticou um diplomata brasileiro de alto escalão na Europa.

No Itamaraty, o temor agora é que o veto austríaco seja repetido por outros Parlamentos. Desde o encerramento das negociações, grupos ambientalistas, de consumidores e ONGs têm feito campanha contra o tratado.

Governos como o da França anunciaram que estão avaliando o impacto ambiental do acordo, antes de dar um sinal verde.

O tratado ainda vem no momento em que a diplomacia brasileira tem sua imagem manchada por conta dos incêndios na Amazônia.

Mas, também, pelas ofensas proferidas por Bolsonaro contra líderes internacionais. Em diferentes países, deputados têm sido pressionados a tomar uma atitude dura contra o governo brasileiro por conta de sua política ambiental.

Fonte: https://antropofagista.com.br/2019/09/19/nova-derrota-internacional-de-bolsonaro-pela-1a-vez-acordo-com-brasil-e-vetado-por-parlamento-de-um-pais-europeu/?fbclid=IwAR3_uQYaOyEa-_ck3vzZF2mozl_w_BjNYOKc1d3oKVDZMmz4cIm4xAjh91E

RECONHECIMENTO A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS >> Marielle Franco e Raoni Metuktire são indicados para o prêmio Sakharov

Internacional/Direitos Reservados/Agência Brasil
A vereadora Marielle Franco, assassinada em março do ano passado no Rio de Janeiro, e que tinha como bandeira a luta a favor dos direitos humanos, foi indicada nesta quinta-feira pelo Parlamento Europeu ao prêmio Sakharov para a liberdade de consciência.
Os grupos majoritários do Parlamento anunciaram hoje seus candidatos para o prêmio, concedido desde 1988 pela Eurocâmara em reconhecimento da luta pelos direitos humanos no mundo.
Por Agência efe

PROJETO APROVADO >> Aeroporto Augusto Severo abrigará Centro Cultural sobre a 2ª Guerra Mundial

DO BLOG: Mesmo com muita gente ainda pedindo e até realizando várias campanhas nas redes sociais para que o aeroporto Augusto Severo em Parnamirim volte a ser o aeroporto oficial da Região Metropolitana de Natal, em substituição ao Aeroporto Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amante e que foi inaugurado para a Copa do Mundo de 2014.

Segue abaixo a matéria:


O terminal de passageiros do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, vai se transformar em Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV). O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Rosano Taveira e aprovado em reunião no Alto Comando da Força Aérea Brasileira, em Brasília, junto à Aeronáutica. A prefeitura prevê que, além de dar funcionalidade ao antigo terminal, o CCTV vai impulsionar o turismo da cidade e da região, gerando mais emprego, renda e oportunidades de negócios.

O Centro vai contar a participação de Parnamirim durante a 2ª Guerra Mundial. Em junho passado o projeto foi apresentado para pesquisadores e intelectuais da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL). Segundo foi apresentado, na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando chegou ao estado Paul Vachet, com a finalidade de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.
Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.
Serão utilizados, segundo foi apresentado na ANRL três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal. O projeto conta com a parceria do Sebrae/RN, que há mais de 3 anos desenvolve a ideia daquilo que virá a ser um circuito histórico e cultural com a utilização de diferentes equipamentos e espaços, em Natal e em Parnamirim, diretamente ligados com esse período. A ideia já foi exposta neste ano na 5ª edição da Feira dos Municípios e dos Produtos Turísticos do RN (Femptur) e para o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, John Barret e o Cônsul de Diplomacia Pública de Educação, Cultura e Imprensa, Daniel Stwart.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

EM LAJES >> Nosso parabéns a Escola Municipal Professora Marta Bezerra celebra mais uma ano de contribuição a educação lajense!

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: comida
Segue nossa programação para o quarto dia, das comemorações dos nossos 27 anos de crisopázio.
OBS: Devido a uma parada educacional que irá acontecer nesta sexta-feira dia 20/09, a programação que iria ser realizada neste dia, irá acontecer amanhã, dia 19/09.

A missa de ação de graças, pela passagem dos 27 anos da Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros, irá acontecer no pátio da referida escola.

FUTEBOL POTIGUAR >> Estádio do América será inaugurado em setembro; ingressos estão à venda

Resultado de imagem para Estádio do América será inaugurado em setembro; ingressos estão à venda

A bola vai rolar no estádio próprio do América Futebol Clube, a Arena América que vai receber a sua primeira partida no dia 14 de setembro e nada melhor do que propiciar este momento aos craques do passado, ex-atletas que honram o manto alvirrubro e se dividirão em duas equipes: Amigos de Souza e Amigos de Moura.

Para o presidente Eduardo Rocha, nada mais justo do que prestigiar nossos craques que, em um passado próximo, proporcionaram glórias ao torcedor alvirrubro. “É a realização de um sonho. Eles (ex-atletas) realizaram sonhos nossos enquanto estavam em campo. Como não lembrar dos elencos que conquistaram a primeira, segunda e únicas ascensões à Série A do Campeonato Brasileiro? O que dizer do time que trouxe para o Rio Grande do Norte o título de Campeão do Nordeste levando um Estado à disputa de uma competição sul-americana? Estão na história do clube e merecem entrar para a história do nosso Estádio”, disse.

A inauguração chegou a ser sinalizada para o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, porém o conflito de datas traria dificuldades de ordens de segurança e logística em razão do desfile cívico, ficando prejudicadas a segurança e mobilidade.

“Muitos militares estarão entregues ao desfile e outros trabalhando nas interdições em toda a cidade, o que prejudicaria nosso esquema de segurança para a inauguração.

Além disse, trata-se de um feriado nacional e muitos torcedores aproveitam para viajar. Então reavaliamos e definimos, como melhor data, 14 de setembro”, explica o Diretor Comercial, Ricardo Valério, que compõe a Coordenação de Inauguração ao lado do Engenheiro responsável pela obra, Francisco Sobrinho.

“Desejamos fazer uma grande festa com a participação da torcida, atendendo o anseio do nosso maior patrimônio. Lembramos, por oportuno, que o dia 14 de setembro é igualmente emblemático para nosso América, tendo em vista que foi também num dia 14, que o nosso glorioso Mecão foi fundado e nada mais representativo do que inaugurarmos o nosso  caldeirão a Arena América, sonho de cada torcedor Americano neste dia emblemático que ficará em nossas lembranças para a posteridade, completou Valério.

PROGRAMAÇÃO
No dia da Inauguração, os portões serão abertos às 11h no intuito de que todos cheguem cedo para evitar quaisquer transtornos nos acessos à Arena, bem como ofertar um maior conforto para que o torcedor possa se acomodar no estacionamento e 5 mil lugares inicial ofertados na arquibancada.
“Embora, inicialmente, o estádio tenha a capacidade física para 5 mil expectadores, o América pretende instalar, à qualquer época, arquibancadas móveis, podendo chegar de 15 a 20 mil torcedores”, esclareceu Ricardo Valério que complementou, “A torcida é soberana e se formos surpreendido por um público superior aos 5 mil, podemos correr e ampliar na medida da procura para que ninguém fique de fora”.

A programação festiva está prevista para começar às 12h com apresentações artísticas que vão animar a festa até as 18h.

A solenidade de inauguração oficial será realizada às 14h, com a presença de autoridades como a Governadora do Estado, o Prefeito de Parnamirim, o  Presidente da Federação e diretoria rubra. Na ocasião, haverá o descerramento da placa de inauguração, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional.

Ainda durante o evento, serão prestadas homenagens as grandes nomes da imprensa potiguar que com o seu dom, acompanharam as conquistas do Alvirrubo como Hélio Câmara, Everaldo Lopes  e Francisco Inácio, o “Pank”.

A partir das 15h, a bola vai rolar com o jogo épico entre os amigos de Souza (time do acesso à Série A) e os Amigos de Moura (time campeão da Copa do Nordeste), num desfile de craques que marcaram época do América. Craques com Souza, Moura, Gito, Carlos Mota, Paulo Isidoro, Baíca, Fabiano, Robson, Rogerinho, Saraiva, César, Pancinha, Ivan Silva, Carioca, Paulinho Kobayashi, Lúcio Cúrio, dentre outros, vão participar do jogo, numa tarde que tem tudo para virar inesquecível.
“O jogo ainda será marcado pela expectativa para saber quem irá marcar o primeiro, e histórico gol, da Arena América”, concluiu o Presidente Eduardo Rocha.

INVESTIMENTO E AGRADECIMENTO
Na primeira etapa da Arena América, foram investidos cerca de R$ 7,8 milhões de reais em edificações e instalações dentro do padrão FIFA. “Uma das maiores satisfações dos dirigentes do América, é que o clube não se desfez de nenhum patrimônio e nem arcou com nenhum empréstimo externo, sendo tudo angariado pela venda de cadeiras, camarotes e campanhas da nossa apaixonada torcida”, disse orgulhosamente o Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Dr. José Vasconcelos da Rocha.

“Além da força da nossa torcida, não posso deixar de externar nossos agradecimentos à toda Comissão de Construção que será devidamente homenageada. Ao citar o Conselheiro Dr. Medeiros, cito a todos que contribuíram com a luta que abraçamos ao longo desses mais de 8 anos, inclusive a todos os ex- presidentes e as diretorias que nos antecederam e que, igualmente, deixaram aqui as suas contribuições inegáveis e marcantes, e que estarão imortalizadas para sempre nos muitos metros de cimento, suor e sacrifícios”, finalizou o homem que dará nome ao Estádio.

INGRESSOS
Os bilhetes para o jogo histórico do dia 14 de setembro começarão a ser comercializados na próxima terça-feira (27), na Sede Social do Clube, ao preço social de R$ 20 juntamente a uma aposta na Timemania marcando o Mecão como Time do Coração. O valor promocional se estenderá até o dia 31 agosto, quando passará a ser vendido ao preço de R$ 30.

SERVIÇO:
Inauguração da Arena América
14 de setembro (sábado), a partir das 12h
Ingressos Social: R$ 20 + Timemania (até dia 31/08 – R$ 30 a partir de 01/09) e R$ 40 para os comprados na hora se ainda tiver algum para ser vendidos.

COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL >> UERN sedia reunião que vai discutir relação entre agricultores e empresas de energias renováveis

O Departamento de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu n último dia 13, a Associação Energia Renovável Potiguar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).
O encontro teve como objetivo discutir a otimização dos convênios realizados entre o Estado e os agricultores familiares na produção de energia solar no Estado do Rio Grande do Norte.
Nos últimos anos o Rio Grande do Norte passou a ser alvo de investimentos em projetos de geração de energias eólica e solar e grande parte deles são desenvolvidos em propriedades rurais de agricultores familiares, que cedem suas terras em troca de uma pequena participação nas receitas dos empreendimentos.
Há uma preocupação em fazer melhorar a qualidade dos acordos entre empresas e agricultores. Esta será uma das questões abordadas na reunião.
Impactos
Outro ponto discutido foi sobre os incentivos fiscais e  o impacto desses investimentos nas atividades agropecuárias. Há uma necessidade de estudos sobre impactos econômicos e sociais da ocupação de áreas agricultáveis em alguns projetos, especialmente os de fonte fotovoltaica, que podem levar a uma redução abrupta da atividade agropecuária, ocasionando queda de receitas, desocupação de mão de obra e desabastecimento de gêneros alimentícios na região.

BOLSONARO E O MEDO DA ARTE E DA CULTURA >> Filme "Marighella" é censurado e tem lançamento cancelado no Brasil

filme Marighella censurado cancelado
Em meio ao cerceamento do governo Bolsonaro na Ancine, "Marighella", de Wagner Moura, tem estreia cancelada. A data do lançamento marcaria tanto o mês em que se completam cinquenta anos do assassinato de Carlos Marighella quanto o dia da Consciência Negra
O filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, teve seu lançamento adiado indefinidamente no Brasil.
Em nota, a produtora O2 Filmes informou que a estreia do longa, prevista inicialmente para o dia 20 de novembro, foi cancelada porque os realizadores não conseguiram “cumprir os trâmites” exigidos pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).
A data escolhida inicialmente para o lançamento marcaria tanto o mês em que se completam cinquenta anos do assassinato de Carlos Marighella quanto o dia da Consciência Negra.
As verbas para a produção e comercialização do filme vêm do Fundo Setorial Audiovisual (FSA), administrado pela Ancine. A distribuição é da Paris Filmes.
Recentemente, a agência já havia negado dois pedidos da produtora O2 Filmes referentes à “Marighella”. O primeiro dizia respeito ao reembolso de parte do dinheiro investido na produção do longa, no valor de R$ 1 milhão. O segundo pedia adiantamento de verbas de comercialização, referentes justamente ao lançamento do filme.
“É impossível não pensar que existe uma articulação política para criar esse tipo de ambiente”, disse o diretor Wagner Moura à revista Época na ocasião. Ele já previa, então, que a negativa da Agência poderia atrapalhar a estreia do filme.
Ao jornal O Globo, a O2 responsabilizou a demora da Ancine em ratificar o repasse de verbas do FSA.

Controle e corte de verbas

Desde o início do mandato, Jair Bolsonaro (PSL) vem declarando recorrentemente que pretende ampliar o controle sobre as produções audiovisuais brasileiras apoiadas pela Ancine. Nesta terça-feira (10), Bolsonaro afastou o presidente da agência, Christian de Castro, e outros quatro servidores.
“É Bíblia embaixo do braço e que saiba 200 versículos da Bíblia”, disse o presidente, ao jornal Valor Econômico, sobre a busca do perfil do substituto para assumir a Ancine. As declarações foram feitas à jornalistas no Quartel General do Exército, em Brasília.
A Agência tem orçamento anual de quase R$ 1 bilhão, e o setor do audiovisual movimenta anualmente R$ 25 bilhões.
Para o ano que vem, de acordo com a proposta orçamentária encaminhada pelo Executivo ao Congresso, pode haver um corte de 43%, reduzindo a verba do FSA, gerido pela Ancine. Os recursos previsto para o Fundo em 2020 somam R$ 415,3 milhões.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela O2 Filmes

“Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, está cancelada.
Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).
Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça”.

LITORAL POTIGUAR >> MPF articula órgãos pela limpeza e investigação da origem dos resíduos de óleo nas praias do RN

Resultado de imagem para Óleo nas praias do RN: MPF articula órgãos pela limpeza e investigação da origem dos resíduos

Em audiência na sede do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), na terça-feira (17), o procurador da República Victor Mariz reuniu representantes do MP Estadual, Ibama, Idema, Defesa Civil, Capitania dos Portos, Polícia Federal e dos municípios de Parnamirim, Nísia Floresta e Goianinha para discutir o aparecimento de manchas de óleo em praias do litoral potiguar. O objetivo é somar esforços para limpeza e descarte adequado dos resíduos, além de identificar a origem e responsáveis pelo derramamento.
A servidora do Ibama, Fabíola Patrícia, apresentou as informações colhidas, até então, sobre o tipo do resíduo, possíveis causas do seu aparecimento e locais identificados. Uma amostra do material foi enviada para análise em laboratório no Rio de Janeiro. O instituto deve concluir mapeamento das áreas afetadas no RN, por meio da realização de sobrevoos e vistoria por terra, até esta sexta-feira (20). Ela ressaltou a necessidade da retirada do óleo das praias, costões rochosos e vegetações atingidos, para evitar a contaminação de outras áreas pela ação diária das marés.
Para Victor Mariz, “ficou clara a importância da limpeza urgente das áreas afetadas. Para isso, é imperioso o engajamento de todos, a começar pelos órgãos presentes na reunião.” O MPF requisitou ao Ibama e Idema orientações técnicas sobre a substância e a forma adequada de coleta, armazenamento e descarte. Esse material será reunido em recomendação, a ser enviada para as prefeituras dos municípios afetados, a fim de minimizar riscos para banhistas e trabalhadores.
Laudo - A análise do óleo também irá subsidiar a investigação da origem da substância. Em relato preliminar, a Petrobras informou ao Ibama que não se trata de óleo utilizado pela empresa. Ainda é aguardado laudo final, pedido pelo Ibama e MPF, que deve conter mais informações sobre a composição das manchas.
O MPF solicitou, ainda, ao Idema, a realização de campanha ambiental educativa para conscientização de banhistas sobre os possíveis efeitos do contato com o óleo e os cuidados necessários. Também foi solicitado apoio ao Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN, por meio de estudos informações pertinentes.
Óleo - As primeiras manchas de óleo apareceram no litoral do Nordeste no começo de setembro. No RN, foram identificadas há cerca de 10 dias, em diferentes pontos do litoral, trazidas pela maré. Até o momento, a área com maior concentração de resíduos é Barra de Tabatinga, em Nísia Floresta, litoral Sul do estado, principalmente nos rochedos. O Ibama também identificou as manchas na Via costeira, praia de Pirambúzios, Perobas, Jacumã, Búzios, Camurupim, Pirangi do Sul e Maxaranguape. A mesma substância também foi encontrada em praias de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e, nos últimos dias, no Piauí e Maranhão.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

EM LAJES >> Logo mais teremos mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar. Esperamos vocês!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE >> Governo do Estado firma parceria com IFRN para desenvolvimento da Educação no Estado

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

O Governo do Estado assinou com o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), na tarde desta terça-feira, 17, o Protocolo de Cooperação Técnica para a criação da Rede Rio Grande do Norte de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação, que prevê uma série de ações com o objetivo de fortalecer a educação profissional pública no Estado.
“A assinatura desse protocolo é muito significativa para mim que, enquanto militante da causa da Educação, sempre almejei uma rede pública de ensino de qualidade para o nosso estado. Lutei muito para isso como parlamentar e, agora como governadora, tenho a satisfação de firmar esse compromisso para expandir a rede de educação tecnológica no Rio Grande do Norte. E ter como parceira uma instituição como o IFRN que é referência em todo o país, que lidera o ranking nacional do IDEB, é para nós muito gratificante”, disse a governadora Fátima Bezerra.
O documento assinado pela governadora, secretários de governo e diretores da rede IFRN vai proporcionar a interligação da expertise do Instituto Federal, que tem mais de 100 anos de educação profissional, com a rede estadual de ensino. O foco é o desenvolvimento de parcerias e de ações de inovação e fortalecimento da oferta de educação profissional pública no estado, bem como a transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos, voltados ao desenvolvimento da sociedade potiguar.
Em seu discurso, o secretário estadual de Educação relembrou a atuação da governadora Fátima, enquanto era parlamentar, para expandir as unidades do IFRN para todas as regiões do estado. “É uma grande satisfação para nós vermos realizado mais esse projeto. Eu acompanhei a luta da então deputada federal Fátima Bezerra em Brasília, por novas unidades do IFRN no nosso estado. Foram idas e vindas ao Ministério da Educação, mas ela nunca desistiu e conseguiu aprovar a criação dessas novas unidades”, disse o secretário.
O reitor do IFRN, Willys Farkat reiterou ressaltando as boas perspectivas com o novo projeto. “Já era um desejo antigo nosso firmar essa parceria. Agora chegou a oportunidade de podermos desenvolvermos ainda mais ações em benefício do Rio Grande do Norte, além das que já existem em andamento. Este protocolo vem consolidar nossos projetos em conjunto, fortalecendo tanto o Estado quanto o IFRN.
Estão envolvidas as secretarias de Educação, Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais, Planejamento Administração, Desenvolvimento Econômico e Fapern.
Pelo IFRN, estão envolvidos 22 campi: Jucurutu, Lajes, Natal-Zona Leste, Parelhas, Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.
Também participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; os secretários Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico); Aldemir Freire (Planejamento); Fernando Mineiro (Gestão de Projetos); o secretário-adjunto da Administração, Iranildo Germano; o diretor da Fapern, Gilton Sampaio; o representante da Funpern, Erivan Amaral; o senador Jean-Paul Prattes; o deputado Francisco Medeiros; além de diretores, ex-reitores e professores do IFRN.

EM LAJES >> Empreendimento oferece alimentação como sinônimo de saúde

Nenhuma descrição de foto disponível.
Todos nossos cardápios tem um certo objetivo que é atender as necessidades do cliente que necessita atingir uma vida saudável.
Se você quer mudar os seus hábitos alimentares, tem interesse em uma boa alimentação balanceada, nós fornecemos esse produto (alimentação). 

Alem de tudo isso, é saborosa! Comida saudável não tem segredos, e sim o resultado da sua saúde a longo prazo.
A saúde em primeiro lugar!

RECONHECIMENTO DO PAPEL SOCIAL DA UERN >> Governo Fátima destina quase R$ 11 milhões para a UERN

image.png

Recursos virão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, que pela primeira vez beneficiará a Universidade

A governadora Fátima Bezerra (PT) incluiu, por meio de sua gestão, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Fundo Estadual de Combate Pobreza (FECOP). Com essa iniciativa pioneira, a instituição receberá R$ 10.879.200,00 (dez milhões, oitocentos e setenta e nove mil e duzentos reais) nos próximos 4 anos.
O dinheiro chegará à universidade em quatro parcelas, a partir do próximo ano. Em 2020, serão R$ 2.721.600,00. Em 2021, a parcela será de R$ 2.052.000,00. Já em 2022, serão R$ 2.457.600,00 , enquanto que em 2023, virão R$ 3.648.000,00. O dinheiro será utilizado para custear ações da assistência estudantil. A inclusão da UERN, pela primeira vez no FECOP, é um reconhecimento ao papel social e inclusivo desempenhado pela instituição.
O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destacou o apoio da governadora Fátima Bezerra e da secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Íris Oliveira. “É uma vitória muito grande para UERN em parceria com o Governo do Estado através da Sethas. 
Agradecer a governadora Fátima Bezerra e a secretária Íris. A gente fica satisfeito e poderemos fazer várias ações com bolsas, restaurantes e bibliotecas. Faremos o melhor uso para a maior quantidade de pessoas”, frisou. 
Com informações da AGECOM/UERN