sábado, 12 de novembro de 2016

Uma lição para muitos...

Hoje em Lajes...


ONDE ESTÃO ESSES QUE VIVEM A CRITICAR OS GOVERNO PETISTAS >> Apresentador Ratinho do SBT e seu filho caem nas investigações da lava jato

Resultado de imagem para RATINHO DO SBT E SEU FILHO CAEM NAS INVESTIGAÇÕES DA LAVA JATOMINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
23º. fase da OPERAÇÃO LAVA JATO do JUDICIÁRIO FEDERAL DO PARANÁ, denominada "ACARAJÉ", encontrou uma SuperPlanilha da Odebrecht na casa do presidente da Odebrecht Infraestrutura, com o registros de valores pagos à 22 PARTIDOS POLÍTICOS, e agora, a lista de FIGURÕES DA POLÍTICA NACIONAL apresenta nomes de 316 CORRUPTOS que se beneficiaram com propinas desviadas da PETROBRAS.
Dentre eles, aparece o nome do filho do apresentador Ratinho (Carlos Massa), do SBT, o qual se porta no vídeo como o REI DA MORALIDADE TELEVISINADA NO BRASIL.
Ratinho Junior (Carlos Roberto Massa Junior), filiado ao Partido Social Cristão(PSC) do pastor Marcos Feliciano e também atual partido do "Mito" Jair Bolsonaro, foi eleito deputado Federal pelo PSC, e ocupa o cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano no governo do Tucano Beto Richa/PSDB.
A SUPERPLANILHA encontrada pela Polícia Federal na casa de Benedito Barbosa da Silva Junior, alto executivo do grupo Odebrecht, denuncia o filho do apresentador Ratinho com recebimento de propinas na ordem de R$ 250 mil reais.
Ratinho Junior ainda é alvo de Inquérito no Ministério Público do Paraná, na OPERAÇÃO PUBLICANO do GAECO(Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que descobriu um esquema de corrupção dentro da RECEITA ESTADUAL DO PARANÁ.

CAPACITAÇÃO >> FECAM/RN incentiva participação de vereadores no 28° encontro da ABEL

Exibindo

O 28º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) será realizado de 16 a 18 de novembro, em Natal (RN).A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte está movimentando o legislativo potiguar a participar desse grande evento da ABEL, que tem como finalidade promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Para o diretor executivo da FECAM, Emídio Pereira Junior, o encontro é uma oportunidade de compartilhar experiências e proporcionar a ampliação dos conhecimentos nas políticas públicas regionais com inovações e soluções apresentadas por representantes de outros estados. A programação do encontro começa no dia 16, às 18h, com a recepção dos convidados no Plenário da Assembleia Legislativa, onde será servido um coquetel.

Na quinta-feira (16), dará início as palestras a partir das 9 horas com o consultor Legislativo do Senado, Fernando Boarato Meneguim falando sobre a “Análise de Impacto Legislativo”. Às 10h45, o professor Doutor Thiago Dias, Coordenador do Mestrado em Gestão Pública da UFRN e Vice-Presidente da SBAP – Sociedade Brasileira de Administração Pública, palestra sobre “A importância do Planejamento para as Escolas de Governo”. O debate será mediado pelo Diretor de Relações Institucionais da ABEL, Luís Antônio Costa da Silva. Encerrando a programação matinal, o Professor Carlos Russo – Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do RN – apresenta o “Exemplo do Planejamento na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte”.

Após a pausa para o almoço, ainda na quinta-feira (16), haverá a apresentação do Projeto de Música da Escola da ALRN, seguida pela palestra: “Evolução do EAD nas Escolas do Governo”, do Professor Guilherme Ribeiro – Escola do Legislativo de Minas Gerais, sob a mediação da Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itajubá, Cássia Almeida. Às 15h30, o Professor Doutor Hirobonu Sano – Diretor Administrativo-Financeiro da Sociedade Brasileira de Administração Pública aborda o “Sistemas de Gestão Escolar – Rotinas e Qualidade”, tendo como debatedora a Professora Cláudia Oliveira – Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes – RJ. A última palestra do dia fica a cargo do Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis do Senado Federal, Doutor Antônio Helder Medeiros Rebouças: “Os desafios e perspectivas das Escolas do Legislativo num cenário de mudanças políticas”.

Na sexta-feira (18), a programação inicia às 9h, com a apresentação do “Projeto de Teatro na Escola da ALRN. A Jornalista Virginia Malheiros Galvez, Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, abre os debates com o tema “Comunicação para a Cidadania”, mediado pelo Diretor-Executivo da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Palmeira – PR, Jornalista Edson Gil Santos Júnior. Em seguida, haverá a   apresentação das Escolas do Legislativo e de Contas, em que cada instituição terá cerca de 15 minutos entre exposição e perguntas dos participantes.

Sobre a Abel

A ABEL, Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas é uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas.

Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Caatinga, entre a desertificação e as técnicas sustentáveis

Benedito Domingos que trabalha com espécies nativas da caatinga como fitoterápico. Foto: Flavio Forner
Benedito Domingos trabalha com espécies nativas da Caatinga para uso fitoterápico. Foto: Flavio Forner
Uso comercial de espécies da Caatinga para a indústria farmacêutica e de cosméticos, criação de pequenas usinas de energia alternativa capazes de bombear água de cisternas para irrigação e popularização da ecogastronomia com plantas nativas do semiárido foram algumas das propostas discutidas por 350 cientistas, gestores públicos, lideranças comunitárias e produtores rurais que se reuniram no sertão alagoano nesta semana. O foco do 3º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, que aconteceu no Centro Xingó, em Piranhas (AL) entre os dias 03 e 04 de novembro era promover diálogos sobre desafios e possibilidades criadas por este tipo de clima, que é determinante no modo de vida de 25 milhões de brasileiros espalhados por todos os estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais.
Nesse contexto, um dos maiores dilemas vividos hoje no sertão segue sendo o processo de desertificação da Caatinga: ao todo, já existem 11 mil quilômetros quadrados de área em situação severa que já assumem as características de deserto: elevadíssimas temperaturas, baixíssima pluviosidade e solos e açudes salinizados. Os prejuízos vão além da sensação térmica e da perda da biodiversidade. Segundo o pesquisador Alfredo Ribeiro, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), que integrou a mesa de discussão sobre mudanças climáticas do evento, o estado de Pernambuco gasta hoje cerca de R$12,00 para dessalinizar cada metro cúbico de água em comunidades mais remotas, que não têm acesso à água potável e precisam recorrer aos açudes de água salobra. Segundo esclarece o cientista, que integra a Rede Clima, em boa parte dos casos, a água no semiárido já manifesta a presença de elevada quantidade de sal devido às condições naturais do solo, mas, com o avanço do processo de desertificação, muitas fontes de água que eram propícias ao consumo humano acabam se tornando salobras por conta desse novo cenário biogeoquímico.
Segundo os climatologistas, embora os modelos climáticos prevejam um clima mais adverso na região, a desertificação, em si, é uma condição relacionada à ação antrópica e não necessariamente a um fenômeno climático, porque o índice pluviométrico na região é relativamente alto se comparado a outras regiões de semiárido no mundo. “O território com menor índice pluviométrico do sertão tem mais chuva do que a região mais chuvosa de Israel”, compara o cientista Marcel Bursztyn, doutor em desenvolvimento econômico pela Universidade de Paris. Ele explica que a deterioração dos solos nesse caso tem a ver com o desmatamento focado em criação de gado e exploração de madeira para produção de carvão.
Seminário Internacional Convivência com o Semiárido em Piranhas, AL. Foto: Empire Studio/IABS
Seminário Internacional Convivência com o Semiárido, em Piranhas, Alagoas. Foto: Empire Studio/IABS
Tecnologia a favor da biodiversidade
Uma das entidades à frente da organização do evento é o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade IABS, que atua com projetos voltados para a inclusão produtiva de comunidades do sertão. De acordo com o diretor presidente da instituição, Tadeu Assad, o grande diferencial do encontro é proporcionar a integração de saberes locais e o conhecimento científico. Essa conexão, na sua visão, é muito importante para propiciar o aprimoramento de tecnologias sociais que possam melhorar a convivência com o bioma da Caatinga que, segundo ele, tem muito potencial a ser explorado. Na mesa das Mudanças Climáticas, Marcel Bursztyn e Saulo Rodrigues Filho, que integram a Rede Clima, apresentaram uma pesquisa da rede baseada em 1.140 questionários aplicados no semiárido para identificar as principais vulnerabilidades climáticas percebidas pelos produtores rurais. Mais de 70% dos entrevistados relataram prejuízos relacionados ao clima como perda de safra, elevação da temperatura e deslocamento do período chuvoso. Para Marcel, a partir dessa percepção é essencial estimular medidas de adaptação entre os produtores rurais. Tadeu Assad explica que, embora o clima tenha a tendência de ficar mais adverso com as mudanças climáticas, existe uma série de tecnologias que vêm demonstrando resultados positivos na região e, caso sejam implementadas de maneira mais consistente, podem garantir a qualidade da terra e o acesso à água. Entre os exemplos estão os biodigestores que permitem a produção de fertilizante para adubação orgânica, que recupera a fertilidade da terra, a barragem subterrânea, que represa a água de riachos que se formam no inverno debaixo da terra e o uso de energia solar para bombeamento de água de cisternas para irrigação, além de estrutura para a proteção de nascentes. Essas e outras técnicas focadas em garantir a produtividade agrícola já são utilizadas em propriedades hoje atendidas pela instituição e algumas delas existem no próprio Centro Xingó que sediou o curso.
Fidel Mejica, mexicano que atua com produção comercial de palmas. Foto: Empire Studio/IABS
Fidel Mejica, especialista na produção comercial de palma, no México, que já identificou 400 espécies da planta. Foto: Empire Studio/IABS
Uma das mesas mais comentadas no evento, porém, foi um debate sobre uso comercial da biodiversidade da Caatinga, incluindo diferentes tipos de cactos como alternativa econômica mais adaptada ás condições da região, já que a agricultura de subsistência convencional enfrenta muitos desafios devido ao déficit hídrico. Entre os palestrantes estava o especialista Fidel Mejiá, que falou da experiência na México de produção comercial de palma para alimentação humana e outros usos. “Ao todo, o México tem identificadas 400 espécies de palma e nós produzimos cerca de 300 diferentes produtos à base dessas plantas, que têm alto valor nutritivo e terapêutico”, explicou Fidel. Entre os produtos processados à base da palma estão shampoos, sabonetes, doces, picles, molhos e diversos remédios. “A palma tem efeito antidiabético, antioxidante e anti-inflamatório” comenta o especialista. A professora Márcia Márcia Vanuza Silva, doutora em biologia celular e docente da Universidade Federal de Pernambuco é uma das grandes entusiastas da ideia. Hoje, ele conduz uma pesquisa que investiga o potencial fitoterápico e nutricional de 100 plantas nativas da Caatinga, que poderiam passar a ser indicadas na lista de plantas terapêuticas prescritas pelo SUS ou ser utilizadas na merenda escolar dos colégios do semiárido. A pesquisa parte do conhecimento dos próprios moradores locais, como benzedeiras e líderes comunitárias, mas se utiliza de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz para testar o princípio ativo e a segurança das plantas. Segundo Márcia, atribuir valor comercial à Caatinga talvez seja a melhor estratégia para inibir o desmatamento degradante da região.
Timóteo Domingos, um precoce dono de restaurante que usa ingredientes típicos do semiárido. Foto: Flavio Forner

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

CONTRA O RETORCESSO NA EDUCAÇÃO >> Estudantes ocupam Secretaria Estadual de Educação em protesto contra o desmonte da educação



Os estudantes da rede pública do RN ocuparam a Secretaria Estadual de Educação no final da tarde desta quinta-feira (10).
A ação faz parte das atividades de resistência que estão acontecendo em todo o país contra à PEC 241/55 e a Reforma no Ensino Médio. Os alunos também protestam por reformas nas escolas do Estado, regularização do quadro de professores, entre outras melhorias.

Fonte: http://sintern.org.br/blog/estudantes-ocupam-secretaria-estadual-de-educacao-em-protesto-contra-o-desmonte-da-educacao-publica/

AS CONTRADIÇÕES DESSA CRISE >> Enquanto vemos os governos tentam tirar tirar direitos dos trabalhadores em nome do arrocho financeiro, por outro lado temos essa situação!

POR ISSO ESSES GOLPISTAS TOMARAM O GOVERNO >> Governistas impedem a divulgação de gastos da 'farra com os aviões da FAB'

11 DE NOVEMBRO >> DIA NACIONAL DE GREVE

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Hoje é dia dos estudantes brasileiros tomarem para si os rumos do país, é dia de dizer que lutar vale a pena é que só a luta muda a vida. 
É dia de ocupar tudo contra a PEC 55, por nenhum direito a menos! Ocupou? Manda pra gente.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

NOVEMBRO AZUL EM LAJES >> Secretaria Municipal de Saúde de Lajes/RN promove evento sobre o câncer de próstata

CONTRA A INTOLERÂNCIA >> Caminhada Contra a Intolerância Religiosa e a Favor da Diversidade em Natal/RN


A Articulação de Mulheres de Axé Iyagba Orí, a Associação de Mulheres de Axé do RN - AMA juntamente com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - COEPPIR no dia 12 de novembro de 2016 realizarão a Caminhada Contra a Intolerância Religiosa e a Favor da Diversidade do RN. 

O objetivo da caminhada é promover ações contra todos os tipos de Intolerância, racismo e violência, desejamos promover o respeito e o diálogo mostrando que todos nós somos iguais e podemos professar a nossa fé.


Concentração: 14h no final da Avenida Itapetinga.


E com relação ao resultado da eleição dos Estados Unidos....



SINTE/RN REVERTE DECISÃO SOBRE HORA AULA

Resultado de imagem para SINTE/rn DECISÃO SOBRE HORA AULAA assessoria Jurídica do SINTE-RN conseguiu reverter na justiça a questão sobre o cumprimento da carga horária que por decisão anterior da justiça determinava que o cumprimento fosse baseado na hora relógio e não mais em hora aula. 

A sentença havia sido proferida pela Juiza  Drª Francimar Dias de Araujo da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal. O Estado tinha de 30 dias para cumprir a medida.  

Após tomar conhecimento da notificação, o SINTE-RN recorreu da  decisão por meio de sua assessoria jurídica. Segundo o advogado do Sindicato, Dr. Carlos Heitor,  foi verificado que  o processo estava   sendo  conduzido  simultaneamente perante dois tribunais do mesmo grau, um e outro igualmente competentes para julgá-lo, o que caracteriza   estado  litispendência. 

“Analisamos o caso e entendemos que havia litispendência com a nossa ação do ⅓ hora atividade, pois se trata do mesmo objeto “. Esclareceu o Advogado.      

Mediante o argumento apresentado pela defesa do Sindicato, o desembargador Claudio Santos  expediu liminar  requerendo que o Estado fosse novamente intimado 

A Dra. Juiza Ana Claúdia Secundo Lemos despachou determinando ao Estado o cumprimento da Liminar do Desembargador, pois a mesma já estava em vigor. 

O SINTE-RN, através do Coordenador geral, professor Romulo Arnaud, comemorou a decisão em favor da categoria; “Conseguimos neutralizar os efeitos da sentença através de nossa assessoria jurídica, e manter nosso direito com a carga horária baseada na hora aula. Uma vitória que só conseguimos com muita luta e organização”, afirma Romulo.

Fonte: http://sinteregionalmossoro.blogspot.com.br/2016/11/sinte-reverte-decisao-sobre-hora-aula.html?spref=fb

TEMPORADA 2017 >> Quer fazer parte da nossa equipe? Essa é a oportunidade.

Imagem inline 1
O Cabugi Goats anuncia o seu primeiro Try Out (recrutamento) para a temporada 2017. 
Que acontecerá na data 11/12/2016, a partir das 15:00h na escola Olímpio Procópio, próximo ao hospital. 
Venha fazer parte da equipe, venha ser mais um Goats.
Material para levar:
- Chuteira.
- Garrafinha de água.
- Calção de jogo.

Fonte: Cabugi Goats  em sua página no Facebook

Temer ataca Aposentados: Piso do INSS será inferior ao salário mínimo




Resultado de imagem para Michel Temer vai reduzir o piso dos benefícios pagos pelo INSS.O governo do presidente interino Michel Temer vai reduzir o piso dos benefícios pagos pelo INSS. A medida faz parte das propostas da reforma da Previdência Social e deverá ser implementada com a criação de um salário de referência para as aposentadorias e pensões, desvinculando seus valores do reajuste do salário mínimo. O objetivo é estabelecer uma renda menor para os segurados, reduzindo o rombo da Previdência, que este ano está estimado em R$ 133 bilhões. Atualmente, mais de 21 milhões de segurados do INSS recebem o piso nacional.
A proposta já foi defendida pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, logo que assumiu a pasta e também é prevista no projeto ‘Uma ponte para o Futuro’, elaborado pelo Instituto Ulysses Guimarães e que traça diretrizes do governo interino, como medidas da reforma previdenciária, entre elas a criação de uma única idade mínima para a aposentadoria. O documento destaca a necessidade da desindexação dos benefícios do INSS ao reajuste do salário mínimo.
“É indispensável que se elimine a indexação de qualquer benefício ao valor do salário mínimo. O salário mínimo não é um indexador de rendas, mas um instrumento próprio do mercado de trabalho”, diz um trecho do documento, em que se ressalta que “os benefícios previdenciários dependem das finanças públicas e não devem ter ganhos reais atrelados ao crescimento do PIB, apenas a proteção do seu poder de compra”.
A ideia do governo interino é de que essa desvinculação comece a valer a partir do próximo ano e ocorra antes da mudança na fórmula de correção do salário mínimo. Isso, segundo fontes, aliviaria as contas públicas.
Mas o projeto deverá encontrar resistência no Congresso Nacional, que terá de aprovar a medida, e também pelas centrais sindicais e associações representativas dos segurados. Como a Constituição Federal prevê que nenhum benefício pode ser inferior ao salário mínimo (art. 201), a União terá que submeter uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Diretor do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), o advogado Luiz Veríssimo critica a medida, que considera “indigna” para aposentados e pensionistas. “O salário mínimo já não garante para a pessoa um poder de compra satisfatório. Se reduzir mais, corre o risco de comprometer a sobrevivência e dignidade dos brasileiros”.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PARA ONDE ESTAMOS INDO >> Vejam nas mãos de quem está a Educação. E alguns ainda defendem o projeto Escola Sem Partido...

CONTRA O RETROCESSO >> UNE convoca atos para o dia 11 de novembro: “Não vamos nos calar”


Nesta sexta-feira, 11/11, será dado mais um sinal de que estudantes e trabalhadores não aceitarão os retrocessos impostos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. 

Greve geral, paralisações e manifestações estão programadas para um dia unificado de luta. Segundo Carina Vitral, presidente da UNE, as ocupações das universidades vão realizar atos neste dia: “Vamos fazer protestos contra os retrocessos em cada canto do Brasil e as universidades vão contribuir com os seus movimentos”.Ao lado de centrais sindicais e movimentos sociais, a União Nacional dos Estudantes programa dia nacional de luta e paralisação para denunciar retrocessos do governo Temer.


Hoje são 172 universidades ocupadas pela garantia da educação de qualidade e o número deve aumentar até sexta-feira. “Vão acontecer mais ocupações até o dia 11”, diz Carina.
Hoje são 172 universidades ocupadas pela garantia da educação de qualidade e o número deve aumentar até sexta-feira. “Vão acontecer mais ocupações até o dia 11”, diz Carina.
Educação ameaçada

Uma das principais bandeiras dos protestos é contra a emenda constitucional que congela os gastos básicos, como da saúde e educação, pelos próximos 20 anos. Aprovada na Câmara, a PEC 55 defendida pelo governo Temer ainda será votada no Senado e acumula críticas. Para a UNE, a emenda esvaziaria a educação pública e daria espaço para o ensino particular.


Se uma medida semelhante tivesse sido aplicada em 1998, por exemplo, congelando os investimentos como estavam naquele ano, apenas corrigidos pelo IPCA, a educação teria perdido R$ 378,7 bilhões nos últimos 18 anos, calcula Gustavo Balduíno, secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em matéria do jornal Nossa Voz.
A UNE tem alertado ainda para os perigos que o fortalecimento das grandes empresas estrangeiras de educação superior pode oferecer aos estudantes, com a diminuição de gastos públicos na área e cortes em programas como Prouni e Fies. (leia matéria)
Se uma medida semelhante tivesse sido aplicada em 1998, por exemplo, congelando os investimentos como estavam naquele ano, apenas corrigidos pelo IPCA, a educação teria perdido R$ 378,7 bilhões nos últimos 18 anos
Movimentos unidos

Faz um mês que o movimento estudantil definiu a paralisação da próxima sexta, em reunião do dia 12 de outubro. “Temos uma pauta de retrocesso muito intensa. E só com mobilização será possível mostrar que os estudantes não estão satisfeitos e não vão ficar calados”, disse a vice-presidente da UNE Moara Correia Saboia, na ocasião. Desde então, mais de 170 universidades foram ocupadas, no que já é o maior movimento das lutas dos estudantes dos últimos 15 anos.


Para o dia 11/11, sindicatos, frentes, movimentos sociais, sem-terra e sem-teto também prometem greves, paralisações e atos em todo o Brasil. Uma grande manifestação foi marcada em São Paulo saindo de vários pontos da cidade e convergindo na Sé, no Centro da capital paulista.
“Esta é uma luta não só dos estudantes, mas de toda a sociedade”, diz Carina Vitral, presidente da UNE
A data de luta foi definida em conjunto com movimentos de todas as áreas, o que ajuda a mobilizar a opinião pública, segundo Carina: “Esta é uma luta não só dos estudantes, mas de toda a sociedade”.
Depois do dia 11, haverá outra paralisação no dia 25 de novembro, além de uma caravana à Brasília para acompanhar o primeiro turno da votação da PEC 55 no Senado, dia 29 de novembro.