sábado, 23 de maio de 2020

SOBRE A "REUNIÃO MINISTERIAL" >> O Brasil e o mundo perplexos com o modo como se "comportam" o presidento e sua esquipe!


Nenhuma descrição de foto disponível.
Com relação à reunião do dia 22 de abril ocorrida entre o presidento, seus ministros e principais assessores, divulgada ontem a nação, por ordem do STF, serviu apenas para comprovar tudo aquilo que dizíamos dessa corja que está "governando" o Brasil atualmente. Com relação ao conteúdo, vi como um verdadeiro show de horrores, onde podemos escolher quem dos presentes foi pior em suas colocações.

Além do presidento, os ministros da Educação, Meio Ambiente, Economia, direitos humanos, presidência do BNDS, dão uma verdadeira aula de ignorância, ódio, golpismo, fascismo, arrogância, cinismo, corrupção, entreguismo do patrimônio nacional, quebra de decoro, entre outras coisas...

Ah sim, mas é interessante ressaltarmos que, nesse período (22 de abril), já estávamos em pleno avanço da pandemia da COVID-19 e como o vídeo bem mostra, esse assunto em um momento NENHUM foi o tema principal dessa "reunião presidencial", o que é lamentável.

Com relação apedidos de impeachment a partir desse vídeo, transbordam motivos, cabendo apenas escolher um, dois, três... Processos? É difícil qual das falas não é passível disso.

Com relação ao gado que ainda busca motivos para justificar tais aberrações, fica o nosso alento a eles: tudo isso foi dito e feito em nome de deus e da família!

Por Canindé Rocha - Professor e Presidente do DM PT-Lajes/RN

sexta-feira, 22 de maio de 2020

PREOCUPANTE >> Taxa de isolamento no RN é de apenas 40%, informa SESAP


image.png


Na entrevista coletiva desta quarta-feira(21), a Secretaria de Estado e Saúde Pública divulgou mais um boletim epidemiológico com os números do coronavírus no Rio Grande do Norte.
O Rio Grande do Norte registra 264 novos casos de coronavírus, em um total de 4.060, com mais de 12 mil suspeitos, 9.117 descartados e 178 mortes. Nas últimas 24 horas, 08 óbitos confirmados. Sob investigação estão 40 mortes.
A taxa de isolamento, de acordo com levantamento feito nessa quarta-feira(20) é de apenas 40% – distante dos 60% - números considerados ideias para a diminuição de casos.

POR UM SISTEMA TRIBUTÁRIO MAIS JUSTO >> Deputada Natália Bonavides PT/RN apresenta propostas para taxar grandes fortunas no Brasil

image.png

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) apresentou, na Câmara dos Deputados, quatro projetos de lei para taxar grandes fortunas. As propostas apresentam alternativas para o enfrentamento da crise sanitária, social e econômica que o Brasil atravessa. A cobrança de impostos sobre a renda de milionários é um tabu no país. Os opositores à proposta argumentam usando a ameaça como justificativa, alegando que, para não pagar imposto, os mais ricos levariam o dinheiro para o exterior.

O projeto 2009/2020 pretende revogar a Lei nº 13.586, de 28 de dezembro de 2017 que mudou o regime fiscal  com a justificativa de atrair empresas estrangeiras para atuarem no ramo petrolífero no Brasil. Já o PL 2011/2020, se aprovado, vai realizar uma atualização na tabela de alíquotas do imposto sobre os rendimentos e proventos de pessoas físicas, aumentando a isenção das pessoas físicas e criando três novas faixas de alíquotas para as pessoas que possuem rendimento mensal muito alto (acima de R$ 62,3 mil por mês).

Para a parlamentar do PT, o sistema tributário brasileiro é injusto e os projetos visam o aumento da justiça fiscal.

“O Brasil possui um sistema de tributação profundamente injusto, priorizando a tributação do consumo de bens e serviços em detrimento da tributação da renda e do patrimônio. A situação se torna ainda mais dramática quando levamos em conta o aumento da concentração de renda no nosso país. Protocolamos os projetos visando justiça fiscal, mas também para retomarmos os investimentos públicos para fazer frente aos efeitos da pandemia do coronavírus”, disse Natália Bonavides.

Estima-se que no Brasil os 10% mais pobres usem cerca de 32% de sua renda para pagar impostos, enquanto os 10% mais ricos usam 21%. Assim, o sistema tributário se classifica como regressivo, tributando mais quem ganha menos e tributando menos quem ganha mais.

O PL 2712/2020 de autoria de Bonavides acaba com a isenção do Imposto de Renda nos lucros e dividendos, revogando a isenção que consta no art. 10 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995. “O objetivo é aumentar os impostos das grandes mineradoras e instituições financeiras, setores que vêm registrando grandes lucros, apesar da crise econômica em que vive o país”, diz.

No mesmo caminho dos outros três projetos, o de número 2713/2020 dispõe sobre a alíquota da contribuição social sobre o lucro das instituições financeiras e das empresas do setor extrativo mineral, que varia de 9% até 50%, segundo a proposta da deputada.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

ATENÇÃO PROFESSORES >> Nota pública pela aprovação imediata do FUNDEB permanente


2020 05 20 destaque nota2

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de 4,5 milhões de trabalhadores/as das escolas públicas brasileiras, vem a público reiterar a importância da aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/2015, que versa sobre a renovação da política de fundo público para a educação básica, agora de forma permanente, com mais recursos públicos (embora ainda insuficientes) e com critérios mais justos de distribuição aos entes federados.

A CNTE apresentou propostas de emendas ao substitutivo final da relatora, Profª. Dorinha Seabra Rezende, contudo, a correlação de forças no Congresso e o prazo exíguo convém apressar o processo de tramitação da matéria. Ademais, uma importante salvaguarda foi inserida ao texto da PEC 15/2015, prevendo a revisão no sexto ano de vigência da legislação dos critérios de complementação da União e dos fundos estaduais a que se refere o art. 212-A da PEC em comento. E isso abre espaço para rever outras questões que porventura o novo FUNDEB não atenda adequadamente.

A urgência para a aprovação da PEC 15/2015 deve-se ao fato de que o atual Fundo da Educação Básica tem data de vigência até 31 de dezembro de 2020. E a pandemia, as eleições municipais, a crise política e econômica são fatores que tendem a dificultar a tramitação de matérias importantes no segundo semestre. Nesse sentido, a educação não pode correr o risco de perder suas verbas na virada do ano. Seria um verdadeiro desastre para os entes federados e para o pacto federativo romper com a estrutura do FUNDEB, nesse momento.

Diante do exposto, a CNTE requer às lideranças políticas e a todos/as os/as parlamentares do Congresso Nacional, especialmente aos da Câmara dos Deputados, prioridade na tramitação dessa matéria de grande interesse e importância para a educação e o povo brasileiro.

Brasília, 20 de maio de 2020 - Diretoria da CNTE

VALEU A LUTA DOS ESTUDANTES >> Por pressão do Movimento Estudantil o Congresso Nacional e o governo Bolsonaro tiveram que adiar o ENEM


IFRN: REUNIÃO COM DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO >> Conselho de Dirigentes mostra preocupação com a intenção do "reitor" em retomar as atividades


quarta-feira, 20 de maio de 2020

PARABÉNS PELA ATITUDE POSITIVA PAULO WILSON >> o cantor lajense Paulo Wilson realizou uma live solidária e conseguiu doações para APAMI

A imagem pode conter: texto















Abaixo o agradecimento de Paulo Wilson aos doadores:
O BEM, FAZ BEM!
É com o coração cheio de gratidão que venho agradecer a todos que contribuíram para o sucesso do nosso propósito. Não me canso de agradecer a todos os amigos e amigas pelo gesto de solidariedade e amor ao próximo!
Acompanhe nossas redes sociais nos próximos dias pra presenciar a nossa prestação de contas, com a entrega dos itens à APAMI e do alimento a quem mais necessita dele.
DEUS ABENÇOE A VIDA DE TODOS VOCÊS

VITÓRIA DA DEMOCRACIA >> MPF dá parecer favorável à posse do reitor eleito no IFRN


MPF dá parecer favorável à posse de reitor eleito no IFRN ...
A própria medida provisória que baseou a nomeação de outro reitor prevê que a nova regra não deveria ser aplicada no caso do instituto potiguar

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou parecer favorável à posse de José Arnóbio de Araújo Filho como reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Ele foi eleito através de consulta interna da comunidade acadêmica, porém o Governo Federal nomeou como reitor temporário - no último dia 17 de abril - Josué de Oliveira Moreira, que sequer participou da consulta, com base em uma medida provisória editada depois da eleição interna.

Em seu parecer, assinado pelo procurador da República Camões Boaventura, o MPF destaca que a própria Medida Provisória MP914 (de 24 de dezembro de 2019) prevê que a nomeação de reitores temporários não se aplica nos casos em que os editais das consultas internas tenham sido publicados antes da data de sua entrada em vigor. No IFRN, o edital foi publicado em 31 de outubro (54 dias antes da MP passar a vigorar) e o resultado das eleições anunciado em 6 de dezembro, sendo homologado pelo Conselho Superior em 11 de dezembro.

Sem respaldo - O Ministério da Educação (MEC) alegou que a nomeação de um reitor temporário ocorreu devido a uma suposta impossibilidade de nomear o reitor eleito e acrescentou – através do twitter - que essa impossibilidade se devia ao fato de José Arnóbio responder a um processo administrativo. O MPF, porém, ressalta que esse argumento não impede a posse, uma vez que a legislação proíbe apenas a nomeação de pessoas condenadas com sentença judicial transitada em julgado. O procedimento ao qual responde o reitor eleito, aliás, poderá resultar no máximo em uma irregularidade administrativa.

“(...) não constitui realmente justificativa razoável para evitar sua nomeação, em face do princípio da presunção de inocência”, destaca o procurador, complementando que nem mesmo se a MP fosse anterior à eleição impediria a candidatura dele ao cargo. “Ou seja, a decisão simplesmente ignora toda a legislação específica sobre a matéria, não tendo respaldo, seja na lei nova, seja na antiga.”

Impessoalidade - A medida provisória determina também que o ministro da Educação pode designar um reitor temporário quando o cargo se encontrar vago e não houver como homologar o resultado da votação, em razão de possíveis irregularidades no processo de consulta. Segundo o MPF, no entanto, a eleição observou todas as normas vigentes e o próprio órgão da Advocacia-Geral da União junto ao IFRN informou que não houve qualquer irregularidade na escolha.

“A nomeação de Josué de Oliveira Moreira, que sequer participou do processo de escolha, para o referido cargo, mostra-se temerária, pois afrontou, além do princípio da segurança jurídica, os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, em desvio de finalidade”, registra o representante do Ministério Público Federal.

Para Camões Boaventura, a escolha pelo nome de Josué de Oliveira se baseou claramente na proximidade entre o posicionamento político do reitor temporário e o do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que privilegiou “interesse de cunho pessoal em detrimento da escolha da comunidade acadêmica”, desrespeitando o princípio da impessoalidade. “Sem sombra de dúvidas, a nomeação atendeu a interesses outros, não primando pelo cumprimento dos interesses do ente federal, pela observância das finalidades públicas.”

Liminar - O procurador indica que não havia motivação para ignorar a escolha da comunidade acadêmica e que a posse de um reitor temporário violou a autonomia garantida pela legislação aos institutos federais. A Justiça chegou a conceder liminar suspendendo os efeitos da portaria que nomeou Josué de Oliveira e concedendo prazo para nomeação do reitor eleito, porém a União obteve a suspensão dessa liminar no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O parecer do MPF foi dado na Ação Civil Pública 0802626-02.2020.4.05.8400, impetrada pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Sinasefe).

MONITORAMENTO DE PRAGAS >> Equipes do IDIARN mantêm monitoramento na área livre da mosca-das-frutas para garantir a produção certificada

Neste período de pandemia o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN tem realizado uma força tarefa com equipes para manter a ação do monitoramento de pragas executado na área livre da mosca-das-frutas e na área tampão. Devido à sua importância, a atividade é executada de forma contínua, abrangendo os 12 municípios potiguares aptos para a produção de fruta no Estado.

O monitoramento visa garantir a realização dos acordos internacionais de exportação de frutos frescos de melão e melancia, assegurando os mercados conquistados pela fruticultura do Estado, e mantendo a produção e os empregos em um momento delicado para a economia.

Os acordos comerciais com os países importadores, recomendam a execução do monitoramento de forma contínua, sendo auditado periodicamente. O servidor que executa essa atividade recebe um treinamento específico que obedece aos procedimentos recomendados nos referidos acordos internacionais.

“Para dar continuidade ao monitoramento os fiscais e agentes agropecuários estão tomando todas as medidas de prevenção necessária, como por exemplo: o uso de máscara de tecido, a diminuição de pessoas na equipe, uso do álcool em gel e a higienização veicular”. - Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal, Magnos Lacerda.
O melão exportado é produzido dentro da área livre de mosca-das-frutas, que conta com 13 municípios aptos a exportação da fruta, são eles: Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Upanema, Grossos, Ipanguaçu, Mossoró, Porto do Mangue, Serra do Mel e Tibau. Já a área tampão atualmente é composta por: Governador Dix-Sept Rosado, Caraúbas, Campo Grande, Paraú, Itajá, Triunfo Potiguar, Jucurutu, São Rafael, Angicos, Pedro Avelino, Pendências e Macau.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN

terça-feira, 19 de maio de 2020

ATENÇÃO POPULAÇÃO >> O IBGE está realizando pesquisa via telefone. Atenda, participe, faça sua parte!



REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Concurso e pagamentos de direitos serão temas de audiência entre o SINTE e a SEEC nesta terça,19


As diversas questões que envolvem concurso público e pagamentos de direitos dos trabalhadores da Rede Estadual de ensino serão os temas levados pela direção do SINTE/RN a mais nova audiência agendada com a SEEC. O encontro virtual, que está marcado para a tarde desta terça-feira (19), foi solicitado pelo Sindicato por meio de ofício eletrônico na última quinta, 14 de maio. Confira o ofício AQUI.
Ao todo, a entidade propõe discutir 18 pontos da pauta dos profissionais da educação estadual. São eles:
1. Pagamento dos/as concursados/as recém – ingressos de imediato;
2. Pagamento dos/as professores/as temporários;
3. Implementar a redução de documentos para ingresso no serviço público;
4. Deixar a comissão de acúmulo de cargos para ser a última, a dar o parecer final sobre o ingresso no serviço público;
5. Efetuar pagamento de salário logo no primeiro mês de trabalho, do concursado em via de ingressos no serviço público;
6. Convocação de concursados das séries iniciais, componentes curriculares e suportes pedagógicos;
7. Prorrogação do concurso público de 2015, por igual período dos decretos governamental;
8. Pagamento da carga suplementar dos dias de fevereiro e abril;
9. Pagamento de horas extras para profissionais que trabalham em escolas de tempo integral;
10. Manter o pagamento da carga suplementar e horas extras atualizadas ao mês em curso;
11. O Secretário apresentar a proposta de ciclos para os anos 2020 e 2021, para discussão com o SINTE-RN; Número de Protocolo no SEI: 00410029.001715/2020-55
12. Pagamento imediato da função gratificada dos/as diretores/as e vice-diretores. O porquê da retirada de gratificações para quem já recebia em abril;
13. Pagamento das gratificações de representação de gabinete;
14. Implementação dos quinquênios;
15. Enviar ao SINTE/RN, cópia do projeto de lei da Educação em tempo integral;
16. Estruturar a comissão de revisão da Lei Complementar 322/2006;
17. Encaminhar emenda à Lei Complementar 432/2010, sobre a abertura do enquadramento;
18. Promover verticalmente, os profissionais do curso normal, mestre e doutor cujas vagas existam.

COM BOLSONARO, O BRASIL PERDE EM TUDO! >> Devido a incompetência e a arrogância desse governo, o Brasil fica de fora de inciativas mundiais

segunda-feira, 18 de maio de 2020

IFRN NO COMBATE AO CORONAVÍRUS >> Uma instituição educacional que muito tem contribuído com as necessidades sociais do RN

O AVANÇO DA DEVASTAÇÃO >> Brasil tem ‘cinco Itálias’ de terras subutilizadas para especulação”







Com quase 160 milhões de hectares de terra subutilizada pela agricultura no Brasil, não se sustenta o argumento do governo Bolsonaro de que é preciso abrir áreas de produção nas terras indígenas. A avaliação é do economista Ladislau Dowbor, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Em análise feita ao Seu Jornal, da TVT, com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2017, o economista calcula que há no país 350 milhões de hectares de estabelecimentos agrícolas. Desse total, 220 milhões têm o solo dentro das condições consideradas ideais para a plantação. Mas apenas 63 milhões de hectares são utilizados para a lavoura temporária e permanente, enquanto os outros 157 milhões são de terra subutilizada.
“Isso dá cinco vezes a Itália. E é basicamente a terra que está no rentismo, que você especula, espera valorizar, ou você usa para pecuária extensiva”, avalia Dowbor. “É uma subutilização radical do solo.” De acordo com ele, na contramão do que o governo argumenta, era preciso cobrar imposto sobre a terra parada, a exemplo do que ocorre na Europa. E, principalmente, garantir apoio financeiro e técnico aos pequenos e médios agricultores.
“A pequena e média agricultura, com 23% do solo, assegura mais de 70% dos alimentos produzidos no Brasil”, pontua. “Nós podemos apoiar os municípios, fazer cinturões verdes, produzir localmente. E não só transportar com grandes distâncias a produção. Nós sabemos o que fazer. Agora, dizer que a gente precisa invadir as áreas indígenas, que precisa destruir a Amazônia por razões produtivas, isso é francamente uma farsa.”

PREVENÇÃO >> Professores de Natal poderão se vacinar contra três tipos de vírus da gripe a partir de 18/05


Os professores da rede pública e privada de ensino de Natal poderão se vacinar contra três tipos de vírus da gripe a partir de 18 de maio, próxima segunda-feira. A vacinação acontecerá até 06 de junho nos postos de saúde da capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina protege dos vírus da gripe influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.
Vale lembrar que essa campanha não protege a população contra o vírus da Covid-19. Mas visa impedir que as pessoas gripem e busquem o sistema de saúde, que no momento está super lotado e em breve pode entrar em colapso. Até o momento o mundo ainda não dispõe de vacina que possa imunizar as pessoas do novo Coronavírus. No entanto, pesquisadores estão trabalhando incansavelmente para isso.
Esta etapa, que é a terceira, também visa vacinar crianças de 6 meses a 6 anos, deficientes, adultos entre 55 e 59 anos e gestantes e mães no período de pós parto de até 45 dias. As outras duas etapas imunizaram pessoas que trabalham na área da saúde e idosos.
Veja abaixo o cronograma da terceira etapa de vacinação em Natal contra os vírus da gripe influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B:
11 a 17 de maio (sexta-feira): Crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, mães no período de pós parto de até 45 dias e deficientes
18 de maio a 06 de junho: Professores da rede pública e privada da capital e adultos entre 55 e 59 anos.