sábado, 7 de setembro de 2019

07 DE SETEMBRO >> Grito dos Excluídos está confirmado em muitas cidades do Brasil. Confira no mapa

image.png

Os trabalhadores e as trabalhadoras vão para as ruas defender direitos, protestar contra a reforma da Previdência e a destruição da Amazônia, e também denunciar o governo de Jair Bolsonaro (PSL) que, em oito meses de mandato, nada fez para aquecer a economia e gerar emprego e renda. Muito pelo contrário, tudo que anunciou é prejudicial ao Brasil e aos brasileiros, como a venda de 17 estatais, o ataque aos programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o fim das aposentadorias para milhões de pessoas.
Os estudantes, que confirmaram que vão de roupas pretas e rostos pintados de verde-amarelo, vão protestar contra o desmonte da educação pública e contra a destruição da Amazônia. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), a ideia é manifestar “luto” em relação às políticas do governo, sem abandonar as cores da bandeira nacional, mas protestando contra fala de Bolsonaro que pediu para todos se vestirem de verde e amarelo no dia 7.
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, formadas por mais de 100 movimentos sociais, também estarão nas ruas.

BOLSONARO QUER ACABAR COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL >> UNE denuncia o que há por trás da "carteirinha digital" de Bolsonaro

Untitled-35.jpg
Do site oficial da União Nacional dos Estudantes (UNE):
O presidente da República, Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira (06/9) um medida provisória que cria uma carteirinha digital chamada “ID estudantil”. Durante o lançamento ele atacou as entidades estudantis – UNE, UBES e ANPG – que tem historicamente defendido e lutado pelo direito a meia-entrada estudantil no país. Em nota as entidades afirmam que é “uma ação autoritária que tem como objetivo retaliar e enfraquecer as entidades estudantis, diante da luta que os estudantes têm realizado contra os cortes na educação”. O texto alerta ainda que é extremamente preocupante as evidências de invasão à privacidade e controle ideológico junto aos estudantes que se apresentam na iniciativa. E relembra que a tentativa do MEC em acessar os dados sigilosos de estudantes nas bases do INEP, em Maio deste ano, iniciativa negada pela procuradoria federal e que gerou a queda do então presidente do Instituto. “A UNE reafirma que não aceita intimidação e que não sairá das ruas na defesa da educação e dos estudantes. A expectativa é que a iniciativa anunciada hoje será rejeitada pela sociedade e negada pelo Congresso Nacional”, ressalta.
Leia na íntegra:
NOTA DAS ENTIDADES ESTUDANTIS – UNE, UBES e ANPG
Carteira de Estudante do governo tenta desviar foco de problemas reais da educação, é retaliação aos estudantes, abuso à privacidade e um retrocesso ao direito da meia entrada.
1 – A criação de uma carteira estudantil pelo Governo Bolsonaro é uma iniciativa demagógica que visa tirar a atenção dos reais problemas da educação e da ciência brasileira. É ainda uma ação autoritária que tem como objetivo retaliar e enfraquecer as entidades estudantis, diante da luta que os estudantes têm realizado contra os cortes na educação. Tal afirmação está evidenciada em diversas manifestações das autoridades governamentais, como o Presidente Bolsonaro que se referiu aos centros acadêmicos como “ninhos de rato”, e afirmou seguidas vezes sua intenção em enfraquecer e perseguir a UNE e os estudantes organizados através desta iniciativa.
2 – É extremamente preocupante as evidências de invasão à privacidade e controle ideológico junto aos estudantes que se apresentam na iniciativa. Nas palavras do Secretário de Educação Superior do MEC foi um erro histórico “se manter distante dos nossos clientes que são os nossos estudantes“ e que “temos que ter uma nova forma de se comunicar com os estudantes”. Em maio deste ano foi pública a tentativa do MEC em acessar os dados sigilosos de estudantes nas bases do INEP, iniciativa que foi negada pela procuradoria federal e que gerou a queda do então presidente do Instituto.
3 – Para Iago Montalvão, presidente da UNE “A prioridade nesse momento deveria ser a retomada nos investimentos em educação, uma vez que a pesquisa brasileira e as universidades federais passam por uma situação extremamente grave. Enquanto isso o governo quer criar novas despesas para atacar as entidades estudantis e impedir a luta dos estudantes contra os cortes.” A UNE reafirma que não aceita intimidação e que não sairá das ruas na defesa da educação e dos estudantes. A expectativa é que a iniciativa anunciada hoje será rejeitada pela sociedade e negada pelo Congresso Nacional.
4- Essa medida contrasta com o discurso adotado no lançamento, como por exemplo a presença caricata do empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que já foi notificado pelo Ministério Público e processado pela justiça por divulgação de fake news. Além da insinuação de que as entidades estudantis estivessem “promovendo o socialismo” nas universidades, em uma clara tentativa de Bolsonaro criar uma falsa polarização na sociedade.
Sobre a Lei da Meia Entrada
5 – A lei da meia entrada (12933/2013) é resultado de debate realizado entre estudantes, artistas e produtores culturais. Esta legislação foi consolidada após mais de 10 anos de debates no Congresso Nacional, e tem representado uma nova condição para a meia entrada estudantil, garantindo o benefício a quem de fato tem direito, o combate as fraudes e a proteção ao equilíbrio econômico dos produtores culturais.
6 –Na cerimônia de lançamento Jair Bolsonaro mentiu sobre o número de emissões de carteiras e o valor arrecadado pelas entidades estudantis para confundir e enganar a opinião pública brasileira. Desde a sanção da nova lei, a UNE emitiu em média de 150 mil documentos por ano sendo que mais de 20 mil de forma gratuita. Portanto, cerca de 2% do total de estudantes de ensino superior emitiram documentos diretamente com a UNE sendo que a ampla maioria o fez diretamente com seus, Grêmios, Centros, Diretórios Acadêmicos, Associações de Pós Graduandos e Entidades Estaduais. A receita proveniente da emissão de carteiras é fonte de financiamento de toda esta rede de entidades estudantis brasileiras, o que reforça a capacidade de independência e organização destas entidades que estão sendo atacadas.
7 – A UNE, UBES e ANPG já emitem gratuitamente o documento para estudantes de baixa renda sem nenhum custo aos cofres públicos, conforme prevê a Lei 12.933/2013.
8 – A UNE está extremamente preocupada com o retrocesso que poderá ser causado ao próprio direito a meia entrada dos estudantes. Com a aprovação da nova lei (12933/2013) um novo fôlego de seriedade tem sido construído com amplo esforço das entidades estudantis organizadas, que emitem seus documentos hoje padronizados em todo o Brasil e com certificação digital. É lamentável a irresponsabilidade do Governo Federal em propor uma alteração nas regras sobre a meia entrada via Medida Provisória, desrespeitando o Congresso Nacional, causando uma enorme insegurança jurídica e colocando em risco o próprio direito de milhões de estudantes.
São Paulo, 06 de setembro de 2019.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

EM LAJES >> Prefeitura convida a população para o Desfile Cívico da Independência, que acontecerá neste dia dia 6.

A imagem pode conter: texto

O QUE TEMOS A FRENTE DESSE GOVERNO! >> Além de fascistas, burros e incompetentes, também são paranoicos!


Comunicado enviado aos servidores do ministério Foto: Reprodução

BRASÍLIA - O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações orientou seus servidores que darão plantão em 7 de setembro  a não se aproximar das janelas do prédio da pasta, em Brasília, durante as comemorações da Independência do Brasil. Motivo: "Não dificultar o trabalho dos Observadores do Exército (que podem confundir a situação com alguma ameaça real e reagir de forma ostensiva ou até letal)".
O comunicado chegou no fim de um e-mail, encaminhado aos servidores na quarta-feira, com orientações sobre o acesso à Esplanada durante o evento. Todos os anos, a via dos ministérios em Brasília é palco de um desfile em comemoração à data, com integrantes das Forças Armadas. Este ano, é o primeiro em que Jair Bolsonaro participa como presidente. Haverá um esquema de segurança reforçado, com atiradores de elite.
O e-mail explica aos servidores que a Esplanada será fechada para o evento, restrita apenas aos plantonistas. O comunicado traz ainda o pedido para que as janelas fiquem fechadas, com persianas e cortinas abertas.
No fim do e-mail, como "observação", o aviso sobre o risco para servidores que se aproximarem da janela:
"Caso algum servidor esteja de plantão no dia 07, orientamos a não se aproximar das janelas durante o evento para não dificultar o trabalho dos Observadores do Exército (que podem confundir a situação com alguma ameaça real e reagir de forma ostensiva ou até letal)". 
Procurado para comentar o assunto, o ministério não respondeu até a publicação da reportagem.

OPORTUNIDADE >> Governo do RN abre processo seletivo simplificado para seleção de profissionais técnicos de nível superior

A imagem pode conter: texto
Sethas RN· 
⚠️Atenção, profissionais graduados em Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Antropologia, Ciências Sociais (Sociologia e Ciências Políticas), Direito e Administração Pública ou de Empresas.
O Governo do RN, por meio Sethas, em parceria com a fapern, abriu processo seletivo simplificado para seleção de profissionais técnicos de nível superior, para atuarem como pesquisadores-bolsistas no projeto de pesquisa “Inovação na Gestão do Sistema Único de Assistência Social no Estado do Rio Grande do Norte”. 
Serão disponibilizadas 13 bolsas, com carga horária de 30h semanais, no valor de R$ 2.500 e validade de 12 meses. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 16 de setembro presencialmente ou por meio de endereço eletrônico.
Saiba mais: www.sethas.rn.gov.br

O Brasil está de luto! Lute!"

image.png

"Nosso futuro está sendo destruído por um governo fascista e incompetente. Que odeia a educação, devasta a Amazônia, retira direitos dos trabalhadores e promove a violência contra negros, mulheres, homossexuais e mais pobres. 

LANÇADO PLANO DE RECUPERAÇÃO DA MALHA VIÁRIA DO ESTADO >> Verba arrecadada com multas será usada para recuperar estradas no RN


O dinheiro arrecado pelo Detran do Rio Grande do Norte em multas de trânsito será usado pelo Governo para investir em recuperação e manutenção de estradas. A governadora Fátima Bezerra lançou nesta quinta-feira (5) um plano de recuperação da malha viária estadual. Ao todo, serão investidos R$ 13 milhões para recuperar as rodovias do Estado até o final de 2019. O programa vai além do tradicional e paliativo tapa-buracos. A ideia, segundo a governadora, é que o Departamento de Estradas e Rodagens se responsabilize pela execução e manutenção permanente dos trabalhos. Dos R$ 13 milhões disponíveis, R$ 8 milhões serão empregados nas estradas propriamente e R$ 5 milhões na sinalização.
“Há dez anos não havia investimento na sinalização. Estamos devolvendo os recursos das multas à sociedade, aplicando na melhoria das estradas e na sinalização, o que vai garantir condições regulares de trafegabilidade e mais segurança para todos”, afirmou a governadora.
O Governo concluiu um levantamento completa das rodovias estaduais, identificou as necessidades e as áreas prioritárias.
As estradas com maior tráfego nos sete distritos rodoviários do Estado – em todas as regiões – serão as primeiras a receber os serviços. Segundo o diretor do DER, Manoel Marques, dos mais de 3 mil quilômetros da malha estadual, 1.200 estão em condições regulares de trafegabilidade.
“Existe uma diferença entre o que foi feito em gestões anteriores e o que vamos fazer agora. O plano de conservação não ficará restrito apenas ao tradicional tapa-buracos. Vamos fazer ainda a capinação dos acostamentos, limpeza dos canais de drenagem e manter um programa de manutenção preventiva nas estradas recuperadas”, explicou o diretor do DER Manoel Marques.
Durante as obras o DER vai sinalizar o eixo central das rodovias para dar maior segurança aos motoristas e indicar os locais de ultrapassagem permitida e proibida.
Nos primeiros meses do ano, o DER investiu R$ 6,3 milhões nas rodovias estaduais com recursos da Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (CIDE). Este valor, entretanto, foi suficiente apenas para atender 45% das obras necessárias.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

VAMOS TODOS ADERIR A ESSA CAMPANHA NACIONAL >> Contra os retrocessos na Educação e em todos os demais segmentos de nosso pais


CAPITAL MAIS LIMPA DO BRASIL >> Ação do ‘Dia Mundial da Limpeza’ deverá recolher 16 toneladas de lixo em Natal

image.png
                                   Cerca de seis mil voluntários irão às praias da capital em 21 de setembro
A segunda edição do Dia Mundial da Limpeza será realizada em Natal no próximo dia 21 de setembro, em parceria da Prefeitura do Natal com o Instituto Cidade Limpa. A ação deverá reunir cerca de seis mil voluntários integrantes de ONG’s e associações, além de estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros segmentos da sociedade civil. Este ano, durante o evento será lançado o projeto que objetiva tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.
Para a edição 2019, a expectativa é que os voluntários recolham cerca de 16 toneladas de resíduos, superando a marca de 2018, quando foi coletado mais de 13 toneladas de resíduos, fato que destacou Natal nacionalmente.
O Dia Mundial da Limpeza acontecerá em Natal a partir das 9h, prosseguindo até às 13h, envolvendo a faixa litorânea que vai de Ponta Negra até a Redinha. A Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, trechos da Cidade Alta e da Avenida Nilo Peçanha também serão beneficiados pela ação dos voluntários.
Foto: Kaline Lucena
“Esses locais serão os principais alvos dessa ação, mas diante do grande desafio que está por vir, teremos um papel ainda maior, que é educar, conscientizar e engajar os moradores da nossa linda cidade para que ela se torne mais limpa do Brasil”, explica Nayara Azevedo, diretora do Instituto Cidade Limpa. Segundo ela, a atitude do prefeito Álvaro Dias de vestir a camisa do projeto “mostra que ele está sintonizado com um tema que está na ordem do dia em todo o mundo – o meio ambiente”.
Além de órgãos do poder público municipal, como as Secretarias de Educação, Turismo, Urbana, Meio Ambiente, STTU, Saúde e Comunicação, a iniciativa ambientalista e o projeto de colocar Natal no topo das cidades com o melhor índice de limpeza urbana do Brasil, contam também com o apoio do SEBRAE, Fecomercio, FIERN e Câmara Municipal de Natal.
“Essa ação será apenas um início de um grandioso trabalho. Para tornar Natal a capital mais limpa do país, vamos mobilizar todos os habitantes incansavelmente, até que cada um se conscientize da importância que é manter o meio ambiente limpo, tanto para a natureza como para todos os seres vivos”, enfatiza Nayara.
Informações sobre como apoiar ou participar do evento podem ser obtidas através do fone (84) 99989.0275 ou do e-mail: nayara@institutocidadelimpa.com.brsergio@institutocidadelimpa.com.br;
SERVIÇO:
Instagram:
@institutocidadelimpa
@diamumdialdalimpezanatal

A NATURALIZAÇÃO DO RACISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS >> "... E mesmo depois depois de cem de libertação ... "

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
As marcas nas costas do adolescente negro torturado pelos seguranças de um supermercado em São Paulo são o símbolo das chagas abertas - e não saradas, do nosso passado racista, colonial e escravocrata.
Episódios como esse não são novidade na nossa história, mas estão cada vez mais recorrentes em função do fascismo emergente no Brasil que legitima o tratamento violento e desigual dado à população negra no Brasil
É preciso reconhecer, discutir e denunciar o racismo brasileiro. Conhecer a história para construir um presente e um futuro que não admitam a repetição de atrocidades acontecidas nos tempos de escravidão.

Por Divaneide· Vereadora do PT/Natal

O BRASIL DEIXADO POR LULA: QUANDO OS DADOS FALAM POR SI >> Comparando o Brasil de 2002 ao de 2013… segundo a OMS, a ONU, o Banco Mundial, o IBGE, o Unicef etc…

Resultado de imagem para lula e o povo
Leiam e tirem as suas próprias conclusões….
1. Produto Interno Bruto:
2002 – R$ 1,48 trilhões
2013 – R$ 4,84 trilhões
2. PIB per capita:
2002 – R$ 7,6 mil

2013 – R$ 24,1 mil

3. Dívida líquida do setor público:
2002 – 60% do PIB

2013 – 34% do PIB


4. Lucro do BNDES:
2002 – R$ 550 milhões
2013 – R$ 8,15 bilhões

5. Lucro do Banco do Brasil:
2002 – R$ 2 bilhões

2013 – R$ 15,8 bilhões

6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
2002 – R$ 1,1 bilhões

2013 – R$ 6,7 bilhões

7. Produção de veículos:
2002 – 1,8 milhões

2013 – 3,7 milhões

8. Safra Agrícola:
2002 – 97 milhões de toneladas

2013 – 188 milhões de toneladas

9. Investimento Estrangeiro Direto:
2002 – 16,6 bilhões de dólares

2013 – 64 bilhões de dólares

10. Reservas Internacionais:
2002 – 37 bilhões de dólares

2013 – 375,8 bilhões de dólares

11. Índice Bovespa:
2002 – 11.268 pontos

2013 – 51.507 pontos

12. Empregos Gerados:
Governo FHC – 627 mil/ano

Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

13. Taxa de Desemprego:
2002 – 12,2%

2013 – 5,4%

14. Valor de Mercado da Petrobras:
2002 – R$ 15,5 bilhões


15. Lucro médio da Petrobras:
Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano

Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

16. Falências Requeridas em Média/ano:
Governo FHC – 25.587

Governos Lula e Dilma – 5.795

17. Salário Mínimo:
2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)

2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
2002 – 557%

2014 – 81%

19. Posição entre as Economias do Mundo:
2002 – 13ª

2014 – 7ª

20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas
21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
2002 – 86,21

2014 – 305,00

22. Passagens Aéreas Vendidas:
2002 – 33 milhões

2013 – 100 milhões

23. Exportações:
2002 – 60,3 bilhões de dólares

2013 – 242 bilhões de dólares

24. Inflação Anual Média:
Governo FHC – 9,1%

Governos Lula e Dilma – 5,8%

25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas
26. Taxa Selic:
2002 – 18,9%

2012 – 8,5%

27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário
28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas
29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas
30. Capacidade Energética:
2001 – 74.800 MW

2013 – 122.900 MW

31. Criação de 6.427 creches
32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados
33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 
50 milhões de beneficiados
34. Brasil Sem Miséria : 
Retirou 22 milhões da extrema pobreza
35. Criação de Universidades Federais:
Governos Lula e Dilma – 18

Governo FHC – zero

36. Criação de Escolas Técnicas:
Governos Lula e Dilma – 214

Governo FHC – 0
De 1500 até 1994 – 140

37. Desigualdade Social:
Governo FHC – Queda de 2,2%

Governo PT – Queda de 11,4%

38. Produtividade:
Governo FHC – Aumento de 0,3%

Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

39. Taxa de Pobreza:
2002 – 34%

2012 – 15%

40. Taxa de Extrema Pobreza:
2003 – 15%

2012 – 5,2%

41. Índice de Desenvolvimento Humano:
2000 – 0,669

2005 – 0,699
2012 – 0,730

42. Mortalidade Infantil:
2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos

2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

43. Gastos Públicos em Saúde:
2002 – R$ 28 bilhões

2013 – R$ 106 bilhões

44. Gastos Públicos em Educação:
2002 – R$ 17 bilhões

2013 – R$ 94 bilhões

45. Estudantes no Ensino Superior:
2003 – 583.800

2012 – 1.087.400

46. Risco Brasil (IPEA):
2002 – 1.446

2013 – 224

47. Operações da Polícia Federal:
Governo FHC – 48

Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

48. Varas da Justiça Federal:
2003 – 100

2010 – 513


49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)
50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria
FONTES:

42 – OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU
37 – índice de GINI: www.ipeadata.gov.br
45 – Ministério da Educação
13 – IBGE
26 – Banco Mundial

Notícias, Informações e Debates sobre o Desenvolvimento do Brasil: www.desenvolvimentistas.com.br

Confira os 7 shows gratuitos da Meia Maratona do Sol em Natal


post image


Com o objetivo de aliar cultura e esporte, o Rota Musical apresenta na edição 2019 da Meia Maratona do Sol, que acontece em Natal no dia 21 de setembro, artistas potiguares de diversos ritmos. Para embalar os 21km do principal percurso da Meia do Sol, o Rota Musical levará às ruas da zona sul de Natal sete palcos. Uma oportunidade para a população e mais de 3 mil turistas que correm a prova curtirem uma programação de shows de forma gratuita e conhecerem melhor o trabalho de artistas locais.
Os sete pontos de apresentação receberam nomes que identificam o Rio Grande do Norte. A distribuição das atrações ficou assim: na saída do estádio, o palco Arena das Dunas recebe Raffa Ferraz que canta os sucessos do momento; após o túnel a UFRN, o palco Potengi alegra os corredores com o rock da banda Os Monstros; já depois da volta dos 21km, terá Faya Soul no palco Via Costeira com reggae, pop e soul; e, colado no retorno dos 10km, na Av. Roberto Freire, o palco Rota do Sol traz o samba de Nulance.
Ainda na programação, a tradicional banda de rock potiguar Moby Dick embala os atletas no palco Parque das Dunas, que será montado no acesso da UFRN por Ponta Negra; na rotatória da UFRN, o axé a irreverencia da Gota Elétrica dá o gás para a reta final da corrida; e, no palco Canto do Mangue, que ficará na marginal da BR 101, a banda Fuxico de Feira canta toda tradição da música nordestina. As novidades do projeto podem ser conferidas no site do evento.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL >> Campus de Assú realiza terceira edição do Econaçu nesta terça-feira


image.png“As novas perspectivas de investimento para o quadriênio 2020-2023” será o eixo principal das discussões do III Encontro Nacional de Economia do Vale do Açu (ECONAÇU). O evento será aberto nesta terça-feira, 03, e, segue até a próxima quinta-feira, 05, no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAWSL/UERN), em Assú.
O ECONAÇU pretende contribuir nesta edição para as discussões no campo das previsões de novos investimentos no quadriênio 2020-2023 em nível internacional, nacional e regional, propiciando o debate e a publicação de trabalhos científicos capazes de gerar novas possibilidades diante da temática.
A conferência de abertura será às 19h e traz como discussão “Análise do investimento no panorama internacional no quadriênio 2020-2013”, ministrada pelo Prof. Dr. Anderson Luiz Resende Mol (UFRN). Além de três conferências, a programação conta com mesas temáticas, minicursos e apresentações de artigos.
O evento tem como público-alvo professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e gestores ligados e/ou interessados na temática e sociedade em geral.
Mais informações podem ser obtidas através do site do evento.