sábado, 11 de setembro de 2021

A POLÍTICA NACIONAL APÓS 7 DE SETEMBRO >> Fiquemos atentos aos que agora tentam mostrar-se como oposição a Bolsonaro...


Depois do fiasco das mobilizações do último dia 07 de setembro "conclamadas" pelo crucro que temos a frente da presidência do país, que foi obrigado a se desculpar publicamente pelas asneiras ditas contra o regime democrático, teremos amanhã outras mobilizações, dessa vez contrárias ao desgoverno Bolsonaro, porém, organizadas pelo MBL que é um dos responsáveis pela tragédia política e administrativa pela qual o Brasil está sofrendo.

Torna-se importante lembrarmos que, em virtude do notório derretimento político de Bolsonaro e sua corja, muitos agora querem mostrarem-se como oposição a esse desgoverno, no intuito de tentarem tirar algum proveito nas eleições que se aproximam.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

BOLSONARO E A DATAS CÍVICAS >> A cada data comemorativa, um show de horrores para a nação!

Bolsonaro, que tenta mostrar-se como patriota e admirador do militarismo, sempre traz para o Brasil situações bem constrangedoras nas principais datas cívicas do país, digo isso por perceber que alguns atos antidemocráticos  realizados pelo presidento nessas datas realmente "mexeram" com a nossa República!. 😂😂😂...

Vejamos:

No dia 22 de abril, data que a História marca como a chegada dos portugueses ao nosso território, aconteceu a "famosa reunião ministerial", que serviu para nos mostrar um pouco de como esse coiso e sua equipe de desgoverno nos bastidores planejam e tratam as questões referentes ao nosso país. Foi onde ouviu-se do Sinistro do Meio Ambiente, a célebre frase: "...vamos passar a boiada" no intuito de aproveitar a o período da pandemia para acelerar o nível de crimes cometidos contra o país e também o sinistro da educação aproveitou para ameaçar o Poder Judiciário. Como resultado disso, o presidente somou mais um processo junto com esses ministros que tiveram que deixar as referidas pastas.

E agora na última terça-feira, 07 de setembro data em que comemora-se a Independência do Brasil, tivemos um ensaio de golpe elaborado pelo próprio presidente, que acabou em mais um fiasco. Como isso é bem recente, os resultados desse ato golpista ainda estão sendo mensurados pelos demais poderes constituídos. Porém, dois dias depois, ele já teve que retratar-se publicamente perante as próprias instituições as autoridades as quais ele atacou. 

E seguindo o calendário de datas comemorativas nacionais, a próxima que teremos é no dia 15 de novembro, quando comemora-se a Proclamação da República. Aguardamos ansiosos para ver qual será o "acontecimento"! 😱😱😱

Por Canindé Rocha - Professor da rede pública em Lajes/RN

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

RACHADINHA OU MORTE ... EIS A QUESTÃO!

O desgoverno Bolsonaro, passou mais de 2 meses sem governar, apenas articulando junto às suas bases eleitorais (empresários, algumas igrejas evangélicas, agronegócio e uma parcela dos pobres que imagina ser rica) a realização de um grande ato no dia 7 de setembro. Porém, pelo que se viu foi um ato bem menor do que ele desejava e mais um show de horrores em suas falas que ganhou o nome de atos antidemocráticos, pelos absurdos doas pautas apresentadas, nos quais o próprio presidente, mas uma vez imaginou que esse o momento seria propício para "emparedar" as demais forças democráticas e dar um golpe branco, para que dessa forma pudesse livrar-se dos vários processos os quais ele e seus filhos já respondem e ainda até de um possível pedido de impeachment.

Imaginávamos que por ser uma data simbólica para  nosso país, ele falaria sobre a situação de vida do povo brasileiro e o que faria para contornas essas crises. Mas nada disso, o que serviu para comprovar assim o que já temos dito por várias vezes, esse é um governo que não tem preocupação algumas com as necessidades da população, apenas busca livrar-se da cadeia, usando para isso seus apoiadores que compram suas ideias de violência, preconceito e ignorância.

Mas pelo visto mais uma vez o "tiro" do coiso saiu pela culatra! 

IFRN LAJES REALIZA AÇÃO DE INCLUSÃO DIGITAL >> O IFRN Campus Avançado Lajes realiza a entrega de computadores, através de doações

O IFRN Campus Avançado Lajes realizou doações de equipamentos que foram cedidos ao Campus, por meio de doações de pessoas físicas e/ou jurídicas, como parte da Campanha “Doe chances, doe sonhos, doe oportunidades”, promovida pelo Instituto de forma sistêmica, através de ação direta da Direção Geral do Campus Avançado Lajes. 

Em 2021, mesmo com o Edital de Auxílio Digital, onde foram destinados recursos para itens e equipamentos eletrônicos para estudantes em condições de vulnerabilidade social, a Instituição não conseguiu atender a todos. 

A campanha recebeu a doação de computadores, notebooks ou tablets seminovos, para atender a esses estudantes que, neste momento, encontram-se sem condições de acompanhar as aulas no formato remoto emergencial, por não possuírem equipamento eletrônico. 

A Direção Geral do Campus Avançado Lajes mobilizou os Servidores David (setor de TI) e Feliphe (setor de Assistência Estudantil), para triagem, preparação e entrega dos equipamentos aos alunos que não puderam ser atendidos com o auxílio digital. Até o momento, foram disponibilizados 22 computadores. Além disso, outros estão sendo preparados para atender mais estudantes.

Fonte: https://portal.ifrn.edu.br/campus/lajes/noticias/ifrn-campus-avancado-lajes-realiza-a-entrega-de-computadores-atraves-de-doacoes

CULTURA >> Cooperativa Cultural da UFRN celebra 44 anos com desconto para leitores

A Cooperativa Cultural da UFRN decidiu comemorar com os leitores os 44 anos da principal livraria de Natal. Nesta segunda-feira (6), o público – associado ou não – poderá comprar qualquer livro na loja com 20% de desconto. Além da promoção, a diretoria também vai sortear dois livros por mês, do grupo Record, até dezembro de 2021.

O público pode adquirir os livros de forma presencial, pela internet (acesse aqui)  ou pelo whatsApp 9-9864-1991, com entrega para a região Metropolitana de Natal.

A Cooperativa Cultural vem travando uma batalha desde o início da pandemia para não fechar. A campanha #ApoieACooperativa atraiu centenas de leitores, que contribuíram de diversas formas com a instituição.

Um convênio científico-cultural com o Adurn-Sindicato também foi fundamental para garantir as portas abertas, bem como uma parceria com o Sicoob RN e a seleção, entre 213 livrarias do país, no Projeto Retomada, campanha promovida pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Ao todo foram repassados R$ 10 mil para cada uma das livrarias selecionadas.

“A Livraria é hoje um marco na cidade e na UFRN. Ao longo desses anos ela se tornou um ponto de convergência, de encontros e ideias. Ela já nasceu democrática e acolhedora. É um espaço de múltiplas representações culturais e artísticas que vem resistindo por mais de quatro décadas e agora mais do que nunca.”, destaca José Correia Torres Neto, vice-presidente da Cooperativa.

Por mais de quatro décadas, a Cooperativa Cultural Universitária do RN, está voltada para a prestação de serviços culturais aos três segmentos da UFRN: docentes, discente e servidores técnico-administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem contribuído de forma permanente com a instituição através de apoio a eventos no âmbito da UFRN – nacionais e internacionais – e fora dela.

Atualmente é a Livraria com maior acervo e diversidade de títulos do Rio Grande do Norte.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/cooperativa-cultural-da-ufrn-celebra-44-anos-com-desconto-para-leitores/

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O 7 DE SETEMBRO EM LAJES >> Qualquer semelhança é mera coincidência ...

Como já comprovamos, os bolsominions são mesmo iguais em todos os lugares, rsrsr. Ontem, dia 07 de setembro, aqui em Lajes/RN foram realizados alguns "atos" que merecem ser destacados:

1º) Um fiasco de carreata, pois mesmo com uma intensa mobilização de mais de 15 dias, através pressão política, econômica e religiosa envolvida, o movimento ficou bem aquém do que os organizadores imaginaram;

2º) O prefeito, que por falta de coragem de assumir-se como legítimo bolsominion que é, escondeu-se atrás da formalidade e inaugurou um ponto de internet em uma praça da cidade. Fato que me faz lembrar muito essa outra grande inauguração mostrada na foto abaixo:

DESAFIO BASTANTE IMPROVÁVEL >> Vencer uma disputa majoritária no RN criticando Lula e defendendo o legado de Bolsonaro?

Em 2018, levei pau por um ano porque disse repetidas vezes que o noticiário estava descolado da realidade e Garibaldi, Agripino, etc não tinham chances. O mesmo ocorre agora – os postulantes da base bolsonarita local recebem toda atenção, como se do grupo saísse o provável vencedor. Mas como levar uma disputa majoritária no RN contra Lula e defendendo o “legado de Bolsonaro”?! A política sempre nos prega peças, mas acho improvável.

A crise é muito grande. A fome alcança de alguma forma 40% da população. No RN, um estado pobre, esse cenário é ainda pior. O programa Bolsa Família vem em processo de desarticulação desde o governo Temer. A inflação engole o poder de compra e o desemprego é elevado. As perspectivas até o pleito de 2022 são de crescimento pífio.

Tudo bem que a eleição local tem relativa autonomia em relação ao pleito nacional. Há uma história própria, digamos assim. Só que não tem como desconsiderar qualquer possibilidade de nacionalização.

E aí, caro leitor, como é possível ingressar no pleito do ano que vem, defendendo o presidente Jair Bolsonaro no RN, um estado eminentemente lulista?

Sim, vai rolar muita fake news, ou seja, o de sempre – a esquerda quer sexualizar crianças, implementar o comunismo e por aí vai. Só que Jair Bolsonaro não é mais novidade. Ele terá de falar a respeito de seus quatro anos. Os seus apoiadores também. E, não aposte contra para não perder, Bolsonaro continuará agitando e fazendo confusão, espantando o eleitor moderado e o investidor em geral.

As manifestações de hoje (07/09) já deram a linha. Não se engane com carreata, uma forma de inflar movimento quando se tem pouca gente. Saindo do mundo de Tirol e Lagoa Nova, não sobra ninguém. Após quase um mês de organização, de vereadores, deputados, prefeitos e empresários da base bolsonarista, gastando e fazendo diversos chamamentos, eles não conseguiram encher a praça cívica.

É preciso começar a trabalhar com a possibilidade do bolsonarismo manter, após 2022, apenas um punhado de parlamentares “raízes”, estes os únicos beneficados pelas ações de hoje. É o que de fato se desenha para o ano que vem.

Fonte: https://opotiguar.com.br/como-vencer-uma-disputa-majoritaria-no-rn-criticando-lula-e-defendendo-o-legado-de-bolsonaro/

terça-feira, 7 de setembro de 2021

LULA FALA AO BRASIL >> Na noite ontem, 06 de setembro o povo brasileiro mais uma vez ouviu a fala de um verdadeiro Estadista

Em mais um pronunciamento à nação, na noite de ontem, o povo brasileiro teve o prazer de ouvir o ex-presidente Lula, que mais uma vez se dirigiu a nação mostrando qual deve ser o verdadeiro papel do governante de um pais tão grande como o nosso e que agora vivemos uma situação gerada pela incompetência do atual presidente que está se transformando em diversas crises de ordem: econômica, social, ambiental e política e que estão afetando de forma muito grave a vida do população mais pobre.


Em sua fala, Lula que é considerado perante o mundo o maior presidente da história desse país, mostrou quais deveriam ser a s prioridades para que o Brasil volte a priorizar os caminho da paz, do combate a fome, da geração de empregos, da soberania...

Que 2022 chegue logo e que derrotemos esse troço transvestido de Presidente da República, para que assim o povo brasileiro volte a ter uma vida com dignidade!

Valeu Lula! 

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

PELO DIREITO Á VIDA >> Grito dos excluídos reunirá mais de 50 organizações, movimentos sociais e políticos para manifestação em Natal no 7 de setembro

O Feriado de Independência será marcado pelo retorno do Grito dos Excluídos em Natal. A manifestação, que não ocorre na capital potiguar desde 2013, volta a acontecer em meio ao caos provocado pela crise econômica, sanitária e política no país. O ato está marcado para o próximo dia 7, terça-feira, com concentração a partir das 9h, na Praça das Flores, no bairro Petrópolis, e saída às 10h em direção a Praia do Forte.

Não bastasse a pandemia, o povo brasileiro também é vítima de uma política econômica de morte, cujos dados se expressam no retorno do país ao mapa da fome, na alta da inflação (7%), no aumento do custo de vida (alta de preços da gasolina, do gás de cozinha, dos alimentos), nas altas taxas de desemprego, batendo a casa dos 15% de brasileiros desempregados, além do aumento da população em situação de rua, que ultrapassa o total de 221 mil pessoas”, anuncia o panfleto da manifestação.

Com o tema “vida em primeiro lugar”, o movimento ressurge em busca de participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda. Além disso, também pede a saída do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do vice dele, Hamilton Mourão (PRTB).

“Então é urgente já que que ah a vida do povo brasileiro seja devolvida”, afirma Aparecida Fernandes, representante do Movimento Nacional Fé e Política. Ela argumenta que não só a saída do atual governo é necessária, como a apresentação de novas alternativas para as populações mais vulneráveis do país. Essa é, segundo Fernandes, a cobrança do movimento.

Apesar do hiato de quase 10 anos, o Grito dos Excluídos de 2021 estará na 27ª edição. Aparecida lembra que o movimento é organizado pela igreja Católica e foi cessado após guinada conservadora dentro da própria igreja, em Natal.

Em 2013, o Grito, que é uma manifestação pacífica, foi interrompido por repressão policial, segundo registro do portal A Verdade. Na época, cerca de 800 pessoas estavam reunidas no ato tradicionalmente realizado no dia 7 de setembro, desde 1995.

Participam do Grito O Movimento Sem Terra, Pacto Pela Vida e Pelo Brasil, Movimento Laudato Si’, Movimento Nacional de População em Situação De Rua (MNPR), Marcha Mundial das Mulheres, partidos políticos de esquerda, Policiais Antifascistas, diversos sindicatos e parlamentares de Natal e do estado potiguar. Ao todo, são mais de 50 representatividades com participação confirmada no ato ocorre simultaneamente em diversas cidades do país.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/pelo-direito-a-vida-grito-dos-excluidos-reunira-mais-de-50-organizacoes-movimentos-sociais-e-politicos-para-manifestacao-em-natal-no-7-de-setembro/

domingo, 5 de setembro de 2021

A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E A QUESTÃO AMBIENTAL >> Num momento em que estamos passando por uma crise hídrica, com alto custo de energia...

Pois é, e vermos essa notícia e num momento em que nosso país passa por uma crise hídrica que está refletindo-se diretamente na vida da população brasileira, a partir do custo alto do preço da energia elétrica e saber que o AGRONEGÓCIO é quem consome a maior parte da água e o pior ainda, a penas para exportar essa produção.

AINDA SOBRE O AGRONEGÓCIO, VOCÊ SABIA? 

Que para produzir 1 kg de carne de boi, são utilizados 15,4 mil litros de água. No meio agrícola, a soja é uma das campeãs, com 1,8 mil litro para cada quilo produzido.

Que também grande parte do desmatamento e do envenenamento dos nossos rios são causados por esse modelo de produção agrícola?

Não é atoa que sempre temos os grandes produtores do agronegócio como um dos principais apoiadores do governo Bolsonaro!

A FALTA DE VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Por outro lado vemos o abandono das políticas públicas voltadas para os pequenos agricultores do país que são responsáveis por grande parte do que consumimos diariamente. 

Enquanto que para a produção agrícola familiar ou agroecológica, o consumo de água é mínimo, não usa-se agrotóxicos e ainda  temos a grande variedade de alimentos a um custo muito mais baixo!

Então vejam que o AGRO não é tão positivo como a mídia tenta nos fazer acreditar!  

RESULTADOS DE UM MANDATO CIDADÃO >> Atuação de Natália Bonavides (PT/RN) a coloca mais uma vez entre as mais atuantes!

Vote em Natália Bonavides no prêmio Congresso em Foco 2021!
Já está aberta a votação para o prêmio Congresso em Foco 2021!

Para votar basta acessar o link: https://premio.congressoemfoco.com.br/cadastro/, preencher as informações e votar em Natália Bonavides em todas as categorias!

Em 2020 fomos o mandato potiguar mais bem avaliado na Câmara e em defesa da educação, e a segunda deputada federal do nordeste mais bem avaliada na categoria Melhores da Câmara.
Seguimos firmes na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contamos novamente com seu voto na premiação deste ano.

Hashtag e textão não definem essa votação. Simbora votar, companheirada!