sábado, 18 de abril de 2015

Orgulho lajense >> Vai ser Show...


Hoje, 18 de abril, acontecerá a apresentação de lançamento do tema para a temporada 2015 da quadrilha junina 100% Ferroviário. 

Vamos conferir!!!

Sozinho, o RN supera a soma da potência instalada em todos os países da América do Sul, além da produção de países como Grécia,Bélgica e Noruega.

Turbinas_rio_do_fogo_48130
Fonte: CERNE Press
O Estado do Rio Grande do Norte ultrapassou, nesta quinta-feira, a marca de 2 GW de potência eólica instalada em seu território. O feito se deu com a entrada em operação comercial de 18 unidades geradoras, somando 29.160 MW do parque eólico Morro dos Ventos II, de propriedade da empresa CPFL Renováveis S/A, instalados no município de João Câmara, região do Mato Grande.

Com isso, o RN chega a uma potência instalada de  2.020,157 MW. São 1.133 turbinas eólicas distribuídas por  75 usinas em todo o Estado. O relevante fato ocorre a menos de 1 ano da quebra da barreira de 1 GW, que se deu em maio de 2014 e apenas três anos após o Brasil ter atingido a mesma marca, em 2012.

"O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ultrapassar a barreira dos 2GW eólicos, o que nos coloca em uma posição ímpar. Além disso, temos  a maior matriz eólica estadual do Brasil", diz o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Milton Pinto, reforçando  que atualmente 80% da energia consumida no Estado vem de fontes eólicas. 

O valor de 2,02 GW produzidos no RN supera vários países europeus como Grécia,Bélgica e Noruega, se equiparando aproximadamente a Irlanda e Áustria. Sozinho, o RN supera também o montante de potência instalada de todos os países da América do Sul juntos, com exceção do Brasil.  Atualmente, a capacidade eólica nacional instalada é de  5.841 MW, de acordo com dados da Aneel.


Para o presidente do CERNE e do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN), Jean-Paul Prates,  a quebra desse recorde é resultado do longo trabalho que vem sendo feito há quase uma década e que comprova o imenso potencial do Estado. "Quando aceitei o desafio de desenvolver a energia eólica para o RN, sabia que havia uma riqueza gigantesca a ser explorada. Foi um trabalho em várias frentes, envolvendo várias pessoas. O resultado é esse: em menos de um ano quebramos dois recordes: o do primeiro gigawatt e agora o segundo. Agora mesmo, o RN volta a  aparecer em primeiro lugar em projetos habilitados para o leilão de 27 de abril. Esse é um processo sem volta. Havendo contínuo apoio governamental, estou certo que o destino do RN é manter-se na liderança nacional em energia eólica por muitos anos", afirmou Prates. 
 

Ciclovias >> A senadora Fátima solicitou audiência com a Superintendência Regional do DNIT no RN para debater a justa reivindicação do movimento.

Foto de Fátima Bezerra.

A senadora Fátima se reuniu na manhã desta sexta (17/04) com Renato Galdino e Fabiano Silva, representantes da "Bicicletada Natal".
Em pauta, a inclusão de ciclovias e/ou ciclofaixas, assim como das vias exclusivas para ônibus, nas obras do DNIT previstas para a BR 101, especialmente entre Natal e Parnamirim.
A senadora Fátima solicitou audiência com a Superintendência Regional do DNIT no RN para debater a justa reivindicação do movimento.
A assessoria do mandato se colocou à disposição da "Bicicletada Natal" para idealizar, junto ao movimento, iniciativas legislativas, como o aperfeiçoamento da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
A Bicicletada ilumina as ruas de Natal toda última sexta-feira de cada mês, buscando chamar a atenção da sociedade para a importância de um novo modelo de mobilidade urbana, com prioridade para o transporte coletivo, pedestres, ciclistas e com foco no desenvolvimento sustentável.
Fonte: Fátima Bezerra 

Avançando >> Convocada audiência pública para discussão do Plano Estadual de Educação


Convocada audiência pública para discussão do Plano Estadual de Educação

Educadores e demais profissionais da educação no Rio Grande do Norte estão convidados a participar da audiência pública que vai tratar dos detalhes do Plano Estadual de Educação, elaborado pela comissão especial designada para esse fim.  

A audiência vai ser realizada no próximo dia 27, às 9 horas, no Auditório Angélica Moura, na Secretaria Estadual de Educação e Cultura, localizada no Centro Administrativo.
Para situar os participantes no trabalho que já foi feito, a SEEC/RN está divulgando, em um só arquivo,  não só o Plano como também o Diagnóstico da Educação Básica e Superior no Estado (2009-2014), que serviu de base para a definição das metas e estratégias deliberadas para o Rio Grande do Norte.  Para acessar os documentos clique aqui.
Em breve, a Comissão de Monitoramento e Divulgação do FEE/RN divulgará as normas para participação da Audiência e para o envio de propostas ao Documento do PEE/RN. 
Quem quiser dar contribuições ao documento deverá enviá-las ao e-mail da professora Fátima Feitosa, representante do IFRN na Comissão (fatima.feitosa@ifrn.edu.br), até o dia 20, juntamente com a ficha de inscrição para participação na audiência preenchida. 
Mais informações pelos telefone  40059981(tarde).

Meio Ambiente e Sociedade >> Brasil: o terceiro país que mais lixo gera


WASHINGTON NOVAES volta e meia se faz presente neste espaço pois é um dos jornalistas mais bem informados sobre questões ecológicas daqui e de fora. Neste artigo do dia 17 de abril em O Estado de São Paulo, sob o título Em boa hora o Papa vai entrar em campo, refrindo-se à sua próxima encíclica sobre ecologia aborda com numerosos dados sobre o destino do lixo e dos materiais recicláveis. Hoje o sistema atual de produção o que mais produz são dejetos, lixo e rejeitos  criando um problema grave para a qualidde de vida no planeta, especialmente os resíduos nucleares de altíssima perigosidade. Lboff
É uma notícia auspiciosa (ESTADO, 5/4, caderno Aliás): o Papa Francisco pretende centrar no tema “meio ambiente e pobreza” sua primeira encíclica, a ser conhecida nas próximas semanas. O documento incluirá também em destaque as mudanças climáticas, junto com considerações sobre a desigualdade econômica no mundo e a afirmação de que “o homem esbofeteou o rosto da natureza”.
Se estivesse vivo, quem se alegraria com a notícia seria D. Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, um dos criadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – cujo processo de beatificação e canonização acaba de ser aberto (ESTADO, 9/4)   e que passou a vida dedicado a ações em favor dos setores mais carentes da sociedade.
No mundo de hoje, a questão não pode passar em branco. Principalmente o que acontece na área dos resíduos, do lixo, onde 15 milhões de pessoas – 4 milhões delas na América Latina – ganham o sustento das famílias trabalhando com a reciclagem de matérias (Banco Mundial, 16/1). Enquanto isso, diz a Agência de Proteção Ambiental norte-americana que no seu país 34 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas a cada ano, são parte dos 5% do lixo mundial gerados naquele país (segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento, os 34 paises mais ricos produzem 50% do lixo total no mundo, que chega a 1,2 bilhão de toneladas anuais (Amazônia.org, 17/1).
Não estamos fora das estatísticas. Há poucos dias o Ministério da Agricultura anunciou (6/4) que vai estimular o consumo de frutas e hortaliças “feias”, que não conseguem mercado, são jogadas fora e daqui por diante poderão ser vendidos diretamente aos consumidores. Segundo estudo da Embrapa, são 30% das frutas e 35% das hortaliças, por causa de embalagens inadequadas, danos no transporte e manuseio, inclusive nas centrais de abastecimento e supermercados. Isso num país que ainda tem, entre beneficiários do Bolsa Família e pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, cerca de 50 milhões de pessoas.
Somos o terceiro país no mundo (após China e Estados Unidos) que mais lixo gera. Estatísticas falam em 220 milhões de toneladas/dia, em torno de 1,2 quilo diário por pessoa. E os estudos mostram que só 58,% do lixo recolhido têm destinação adequada; 41,7% vão para 1.569 lixões e “aterros controlados” em 3.344 municípios. São Paulo gera 18 mil toneladas diárias de resíduos.
Mas há boas notícias. O Executivo federal vetou artigo na medida provisória que, por decisão do Senado, prorrogava por quatro anos o prazo dos municípios para fechar lixões. Já o município de São Bernardo do Campo informou há pouco tempo que estendeu para todas as residências, em toda a cidade, o processo de coleta seletiva; e que até 2017 chegará a 10% o total da reciclagem. O Ministério do Meio Ambiente e entidades representativas das indústrias produtoras de lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e luz mista fizeram acordo setorial para implantar a logística reversa na área, que permitirá receber de volta os rejeitos e dar-lhes destinação adequada. O sistema começará por cinco Estados (SP,RJ, PR, RS, MG).
Também vale a pena mencionar que no Departamento de Pesquisa da USP em São Carlos, SP, conseguiu-se retirar parte do lixo despejado em esgotos e utilizar na produção de concreto a areia, agora misturada à areia comercial. Além disso, cerca de 15% do que do que surge na limpeza está em plásticos, tecidos, papéis e “até preservativos (ambientebrasil, 23/3).
Já o engenheiro eletrônico e professor Luís Namura conseguiu, com uma equipe de pesquisadores, desenvolver, em laboratórios coligados ao Instituto Tecnológico da Aeronáutic, processo que dissocia a matéria em seus elementos componentes (quebra as moléculas) e, a partir daí, quando essas partículas se reagrupam, formar novos elementos úteis para propósitos humanos. A energia necessária vem do próprio resíduo, que deixa de ser lixo. Os subprodutos são totalmente inertes, formam uma pedra (composto cerâmico), com a consistência da brita, com valor comercial. E subprodutos do processo, como alumínio de embalagens tetrapack, podem ser recuperados. No processo também se pode recuperar energia, com co-geração, a partir dos gases. O processo já foi patenteado.
Em hora de avanços como esses, o Ministério de Minas e Energia consegue aval do Tesouro Nacional para empréstimo de R$3,8 bilhões, destinados a custear um terço das obras da usina nuclear Angra 3 (O Globo, 9/4) e aumentar a produção de energia – e do perigosíssimo lixo nuclear, para o qual não se encontrou ainda solução no mundo (aqui, ele continua a ser armazenado nas próprias usinas). O custo final da usina já dobrou em relação aos cálculos iniciais, está em mais de R$13 bilhões.
Já a Justiça federal embargou acordo da Prefeitura de Tabatinga (AM) com a da cidade de Letícia, Colômbia, que lhe permitiria importar o lixo da última, que não consegue, na temporada de chuvas, transferi-lo para um lixão. A Prefeitura de Tabatinga alega que já exportou seu lixo para Letícia em condições semelhantes.
E, para completar, continuamos mergulhados no drama do cancerígeno amianto, do qual somos o maior exportador (embora ele esteja proibido em mais de 50 paises). O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu que é constitucional a lei estadual que proíbe a extração e exploração do amianto crisotila ou branco (Fernanda Giannasi, 7/4) – embora haja legislação federal (9055/1995) em sentido contrário. No Brasil, são vendidas 150 mil toneladas anuais do produto, principalmente em 160 milhões de telhas, e 1,5 milhão de caixas dágua por ano. E há milhares de casos comprovados de doenças graves provocadas pelo produto.]
E assim vamos, para a frente e para trás, com a geração de resíduos urbanos, segundo a ONU (amazonia.org 12/1), crescendo três vezes mais rapidamente que a população mundial.
Por Leonardo Boff

Pensando no futuro >> Hoje, 18 de abril a LBV comemora o Dia Nacional do Livro Infantil com atividades literárias


Exibindo DSC_0151.JPG
Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade promoveu nesta sexta-feira, 17, uma tarde literária para os meninos e meninas atendidos. Voluntários do projeto “Gibiteca Itinerante” participaram da ação e caracterizados como personagens da Turma da Mônica interpretaram histórias infantis para a garotada.

O Projeto Gibiteca itinerante Jovens leitores, idealizado pela professora Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz, atua no auxilio e trabalho escolar com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, através do gibi. “Esse momento é importante para que as crianças tenham o hábito pela leitura. Aqui na LBV elas são estimuladas diariamente nessa prática, isso melhora seu aprendizado”, disse a professora.

Durante o encontro as crianças receberam orientações dos jovens quanto a descoberta de suas habilidades a prática da leitura, como também aproximar as crianças nesse contexto logo na infância, proporcionando o aprendizado e sua imaginação no campo da literatura. (....) “O projeto é uma das maneiras de trazer para as crianças o desejo pela busca do conhecimento através da leitura”, descreveu a estudante Amanda Caroline Romão da Silva, integrante do projeto Gibiteca.

Atento as apresentações do grupo Vinício Santos, 14 anos, atendido na LBV, descreveu uma leitura em forma de gibis e compartilhou entre seus colegas: “Foi muito bom esse encontro com a Turma da Mônica, aprendi que devemos sempre fazer boas amizades e colocar em prática o que aprendemos. Até recebi um exemplar do gibi”.

Em Natal, RN, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Dos Caicós, 2148 — Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.

Por arivaldoo@gmail.com , LBV - Natal/RN


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Regional >> Acontecerá na manhã de hoje, 17/04, em Pedra Preta uma Audiência Pública para discutir a Barragem do Alívio

Rede Estadual >> SINTE/RN negocia pauta de reivindicações dos professores da rede estadual com SEEC


Promoções verticais e horizontais, convocação de concursados, condições de trabalho e plano de carreira dos funcionários da educação foram alguns dos pontos debatidos na audiência entre o SINTE/RN e o Secretário Estadual de Educação Chagas Fernandes.

Veja abaixo o resultado da audiência:
1 – Repasse dos 13,01%, referente a Lei do Piso Salarial, para os profissionais cedidos a outros órgãos

O secretário anunciou que um projeto foi elaborado para estender o reajuste salarial dos educadores cedidos a outros órgãos do governo. Segundo ele, o projeto de lei está na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e vai seguir para a Casa Civil. O SINTE/RN continuará acompanhando os desdobramentos dessa questão.

2- Distribuição dos concursados dentro do polo
O SINTE/RN pediu que o governo flexibilize a distribuição de professores para as suas cidades de origem. O secretário disse que se reuniu com as DIRECs e deverá flexibilizar a lotação dos profissionais mediante critérios a serem definidos.

3 – Pagamento do pessoal contratado em 2014 e que não recebeu seus salários entre maio e dezembro
O secretário disse que os salários da maioria dos profissionais foram pagos em março e que continuam a ser pagos neste mês de abril. Chagas Fernandes disse ainda que há processos pendentes na Sub Coordenaria de Recursos Humanos, Secretaria de Administração e CONFIN.

4- Promoção vertical
A direção do SINTE/RN solicitou esclarecimentos acerca da não realização de promoções e o número de profissionais prejudicados. Porém, o secretário respondeu que há cerca de 3 mil requerimentos. Quanto a não publicação das promoções, o gestor disse que o setor jurídico da SEEC apresentou um impedimento de ordem legal, que é a limitação para o número de cargos a serem preenchidos.
Segundo ele, será necessária uma lei que possibilite a criação de mais cargos que permitam as novas promoções. Por sua, vez o SINTE solicitará um parecer acerca desse tema. Se houver concordância, o Sindicato irá exigir a imediata elaboração desta lei.

5 – Promoção horizontal
A direção do SINTE/RN cobrou do governo o pagamento das promoções atrasadas relativas ao período de 2006 a 2015, período que corresponde a 4 letras. Porém, o secretário respondeu que vai levar essa questão ao governador Robinson Faria.

6 – Convocação de novos concursados
O secretário informou que tem conversado com o governador sobre a falta de professores para suprir a demanda da rede estadual de ensino. Entretanto, disse que ainda não há um prazo determinado para ocorrer uma nova convocação.

7 – Reativação do comitê gestor do Profuncionário
O secretário estadual disse que está providenciando uma portaria de reorganização e que será ativado o mais rápido possível;

8 – Condições de trabalho para o pessoal da SEEC
O gestor informou que está ouvindo os setores e que já licitou 300 computadores e que há uma reforma programada para a SEEC. O SINTE continuará vigilante.

9 – Plano de carreira dos funcionários da educação
O SINTE/RN relatou o descumprimento tanto no que diz respeito a carreira e ao salário. Ficou encaminhado que o Secretário irá mediar audiência com a Secretaria de Administração com a finalidade de discutir todas as pendências dos funcionários.

Exemplo de Amor e determinação >> Avó carrega neta deficiente em suas costas, todos os dias, para que ela possa ir à escola


Exibindo
A história de Yibin City, da província de Sichuan, na China, prova que o amor da família supera barreiras.

Fang Mei Qiu é deficiente física e tem 14 anos de idade, mas não perde um dia de aula. Tudo graças a sua avó de 66 anos, que oferece a ela um “transporte” para ir à escola todos os dias de manhã. Juntas, eles andam quatro quilômetros de estradas de montanha, à pé.

Fang Mei nasceu com as rótulas dos joelhos danificadas, tornando-se incapaz de suportar seu próprio peso. Por isso, ela não pode ficar mais do que alguns minutos em pé sem sentir uma dor excruciante, e muito menos andar à pé para a escola. Ela constantemente precisa de ajuda para se locomover. Infelizmente, seu pai a deixou quando era apenas um bebê e sua mãe se casou de novo em seguida, deixando Fang Mei sob os cuidados de seus avós. Enquanto o avô está muito velho e doente para fazer a maioria das coisas, a avó cuida das necessidades da menina e do resto da casa.

A avó acorda às 5 da manhã todos os dias. Às 7 da manhã, elas começam sua jornada para a escola com Fang Mei nas costas da avó, parando para descansar pelo menos cinco vezes durante a caminhada. Leva uma hora e meia para viajar os dois quilômetros de ida, e para voltar, a mesma distância e o mesmo tempo. E elas nunca se atrasam: a avó garante que elas chegam à escola 8h30, que é quando começa o primeiro horário. Elas vêm fazendo isso há cinco anos.




A tarefa a que a avó se compromete todo dia é difícil, mesmo para alguém que é muito mais jovem e mais forte. Aos 66 anos, é complicado pensar como essa senhora consegue. Entretanto, ela disse que só se preocupa em como Fang Mei vai administrar sua vida quando o casal de idosos morrer.

Por sua vez, Fang Mei disse que faz tudo que pode para fazer o trajeto mais fácil para avó. Ela tenta suportar seu peso em duas muletas de bambu artesanais, e tenta andar durante o tempo que ela pode. Ela também estuda muito, por isso, todos os esforços da avó vão valer a pena um dia.

Depois que a história apareceu nos meios de comunicação chineses, as autoridades locais decidiram intervir e ajudar. A família mudou-se para uma casa mais perto da escola e deram a Fang Mei uma cadeira de rodas para poder se movimentar sozinha. As autoridades também convocaram instituições médicas locais para analisar se a condição da jovem pode ser melhorada.

quinta-feira, 16 de abril de 2015