sábado, 25 de maio de 2013

Secretário confirma >> Irmã de Rosalba ganhava sem trabalhar



Secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca confirmou ao Portal No Ar que a ex-vice-prefeita e ex-deputada estadual Ruth Ciarlini (DEM) não estava dando plantões no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Ao confirmar a ausência dela nos plantões, o secretário anunciou o corte do ponto. “O fato é que os plantões (de maio) não foram dados. Ela não compareceu aos plantões. Então, a determinação da secretaria é corte dos plantões do mês de maio”, acrescentou.
O secretário relatou que a irmã da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) retornou ao serviço público em janeiro e foi lotada no Hemocentro. Ainda no primeiro mês do ano tirou férias e só foi para o HRTM em abril.

“Até dezembro, Ruth Ciarlini estava trabalhando como vice-prefeita de Mossoró. Regressou ao trabalho no mês de janeiro, mas em férias. Em fevereiro, março e abril ficou lotada no Hemocentro, em Mossoró. No dia 18 de abril, o hospital foi informado por ofício da Segunda Unidade Regional de Saúde Pública que ela estaria a partir de maio no hospital como assistente social e com escala de plantões”, frisou.

Ao falar sobre a sindicância aberta para investigar o que houve no HRTM, Luiz Roberto Fonseca garantiu que a governadora está disposta a “cortar na própria carne” em nome da moral. A governadora não compactua com irregularidades. Conheço a governadora, ela tem firmeza, não vai permitir qualquer tipo de irregularidade, se esta houver”, acrescentou.

Fonte: Blog de Carlos Santos

Pedra Preta: Crise entre Executivo e Legislativo com relação ao repasse do duodécimo

Prefeito Luiz de A]Haroldo e Presidente da Câmara, Jadson Mendes


No município de Pedra Preta está existindo um desentendimento entre o prefeito Luiz de Haroldo e o Poder Legislativo devido o gestor não está repassando o duodécimo que a Câmara tem direito de forma integral, como de direito.
O vereador Jadson Mendes Presidente da Câmara, disse que há dois meses vem recebendo o repasse do duodécimo com 30% a menos, isso já somam um prejuízo de 60% do repasse. A postura do chefe do executivo de Pedra Preta vem se demonstrando intransigente e autoritária em relação aos representantes da câmara municipal daquele município. 

Através de sua assessoria o prefeito identifica uma possível dívida da câmara em relação ao repasse do INSS, o que foi rapidamente negado e comprovado através de ofícios em que a Câmara anexa comprovantes de pagamento das guias da previdência pagas rigorosamente em dia.
Todo esse impasse não coube melhor sorte se não atribuir a juíza de direito da comarca de lajes, a responsabilidade de cobrar o pagamento dos direitos da Câmara, o presidente Jadson Mendes protocolou neste dia 23/05/2013 um mandado de segurança com pedido de liminar, destacando dentre tudo, que ao descontar sem previsão legal o prefeito poderá ser responsabilizado.
Fonte: Blog de Assis Silva

Emprego e Renda >> Natal concentra emprego e rendimentos no Estado


A grande concentração de renda e postos de trabalho no Rio Grande do Norte ainda está na capital, de acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre/2011), divulgado ontem pelo IBGE.

A construção está em quarto lugar entre as que mais empregam no Estado. Em Natal, é a terceira. Saiba mais 

Remuneração alcança R$ 1 tri no país

Do total de  654.089 de pessoas ocupadas, 51,5% está em Natal que fica com 62,9% dos rendimentos (R$ 6,8 bilhões). A taxa de crescimento real do salário médio entre 2008 e 2011 foi de 13,4% - a 4ª maior taxa do Nordeste. Em 2011, a média era de 3,2 salários mínimos , maior que a média no estado, de 2,6 mínimos.

“Essa centralização é prejudicial para o crescimento, porque confirma que maior parte da renda está nas mãos de uma minoria e dificulta a economia no interior”, disse Passos.

Em Natal, as maiores perdas de participação ocorreram nas atividades de Administração pública, 1,9 ponto percentual, e Indústrias de transformação, 1,8 ponto percentual.

Construção

Os maiores ganhos de participação, por sua vez, foram observados na Construção (Construção de edifícios) e Atividades administrativas e serviços complementares (Serviços para edifícios e atividades paisagísticas), 1,9 e 1,4 pontos percentuais, respectivamente.

Em relação a geração de empregos formais, a construção civil respondeu por 47,8 mil pessoas. A baixa média salarial no setor, explica o presidente do Sinduscon/RN, Arnaldo Gaspar Júnior, se deve ao forte percentual de serventes, 40% do total de empregados, como divulgado em pesquisa Perfil do trabalhador da construção civil. “Isso puxa a média para baixo, mas nos últimos cinco anos, o setor teve o melhor aumento real de salários”, frisa Gaspar Júnior.
 
Jornal Tribuna do Norte

Procon vai lançar o programa “Limpe seu Nome”

Programa favorece para que os consumidores tenham os nomes limpos além de contribuir para o aquecimento do comércio varejista.

O Procon RN vai lançar, em junho, o programa “Limpe seu Nome”. Uma parceria  com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Banco do Brasil vai permitir que os consumidores que estiverem com o nome negativado no SPC ou SERASA, possam financiar os débitos a juros abaixo do mercado com uma linha de crédito especial.

Para o coordenador-geral do Procon estadual, Araken Farias, o programa favorece para que os consumidores tenham os nomes limpos além de contribuir para o aquecimento do comércio varejista em todo o Estado.
Na próxima segunda-feira (27), haverá uma reunião com os parceiros para definir todos os critérios do programa.

Fonte: Nominuto.com

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Rede Estadual de Educação >> SINTE/RN planeja resposta para negação do governo em pagar 1/3 de hora atividade

Mais uma vez o governo não cumpre com suas responsabilidades e desobedece até a justiça. “Quanto é difícil calar, principalmente quando se trata de desrespeito ao direito liquido e certo, como é o pagamento do terço da hora atividade. Quando um gestor se coloca acima de todos. Quando essa superioridade fere o direito e ameaça as instituições”, desabafa a coordenadora geral Fátima Cardoso.

Esse é o sentimento da direção do Sindicato perante a negação do estado em cumprir a lei e uma ação judicial, além de indeferir o direito dos trabalhadores. Para a sindicalista, se fosse um cidadão comum – um professor – já estaria preso.

“O governo quer um enfrentamento, um conflito. Nestes próximos dias se a governadora não efetuar o pagamento iremos convocar a categoria para dar uma resposta. Chega de enrolar. Será que esse governo quer ser rotulado como o que tenta se sustentar de calotes?”, critica a sindicalista.

De acordo com pesquisas de opinião, o nível de rejeição de Rosalba Ciarlini é de 70%, índice que tende a aumentar se as atitudes continuarem como estão. O SINTE/RN exige respeito e o cumprimento à legislação.

Fonte: sinte/RN

Alerta >> Mais de Mil pessoas já sofreram acidentes com motos em 2013 no RN, diz Sesap

Moto atingiu veículo que cruzava pista entre Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)

Número foi divulgado pelo setor de urgência do maior hospital do estado. Até esta quarta, total de 1502 ocorrências de acidentes foram notificadas.

 Fonte: G1 RN

Mais de mil pessoas se envolveram em acidentes com motos somente no primeiro semestre deste ano no Rio Grande do Norte. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (22) pelo setor de urgência do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, unidade de referência em pronto-atendimento no estado. Nesse período, o hospital notificou 1502 atendimentos de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito.
Segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas, como a ingestão de bebidas alcoólicas e a falta de uso dos itens de segurança. O documento também destaca o crescimento dos casos registrados mês a mês. Em janeiro, foram computadas 394 ocorrências de trânsito. Em fevereiro, foram 453 e em março o número subiu para 655.
Natal lidera com 53,74% do total de vítimas de trânsito. Em segundo lugar, estão as cidades que compõem o cinturão da Grande Natal, registrando 18,78% das ocorrências. Os demais municípios do RN somam outros 25,80%.
Em comparação com os números de 2012, houve uma redução na média diária de acidentes. De janeiro a março de 2012, a média diária de acidentes com moto chegou a 17 vítimas. Este ano, no mesmo período, a média corresponde a 16 ocorrências.
Para a diretora geral do Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pinheiro, grande parte dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados caso houvesse um rigor maior tanto na fiscalização nas rodovias, quanto no acesso à habilitação de novos pilotos e motoristas. “O acesso à carteira nacional de habilitação deve ser mais rigoroso e as blitz da Polícia Rodoviária Federal mais constantes. Quanto mais o condutor sentir o peso e a responsabilidade de possuir esse documento, mais ele pensará antes de cometer alguma irresponsabilidade no trânsito”, afirmou.

Atividades artísticas serão incluídas nos projetos pedagógicos das escolas públicas de todo o país


Atividades artísticas serão incluídas nos projetos pedagógicos das escolas públicas de todo o país


Mais Cultura nas escolas é uma parceria entre os ministérios da Cultura e da Educação

Com intuito de estreitar as relações entre a educação e a cultura, o programa Mais Cultura nas Escolas propõe que o ambiente escolar seja entendido e vivenciado como espaço de produção e circulação da diversidade cultural brasileira. A iniciativa, lançada nessa terça-feira (21), é resultado da parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e consiste na inclusão de atividades artísticas e culturais nos projetos pedagógicos das escolas públicas de todo o Brasil.

Segundo a ministra Marta Suplicy, a intenção é inserir a cultura no cotidiano dos alunos de forma a criar uma integração com a comunidade. “Queremos que os agentes culturais que vivem nas proximidades das escolas as procurem, em todos os cantos do Brasil. O mais interessante é dar incentivo e apoiar esses produtores de cultura a ir adiante, aprimorar a sua arte passando isso aos estudantes”, afirmou.

Artistas, grupos e mestres de cultura popular e tradicional, arte educadores, cinemas, pontos de cultura, museus e bibliotecas podem elaborar projetos fazendo com que eles dialoguem com as metodologias educacionais de cada série. “Com os agentes culturais, iremos melhorar o cenário e aumentar o interesse dos envolvidos nesse ambiente, além de contribuir com a qualificação de todos, tanto dos professores, dos alunos e dos artistas que participarão”, ressalta a coordenadora de Cultura e Educação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Thais Santos.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Quase 53 mil ficam sem aula

A secretária municipal de Educação, Justina Iva, disse que, por enquanto, não terá como atender o pleito de reajuste salarial dos professores. Durante coletiva realizada ontem, a secretária argumentou que, caso concedesse o reajuste de 34,56%, o Município ultrapassaria o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), a greve está mantida para hoje. A paralisação das aulas em 141 escolas municipais foi aprovada por 90% dos professores na segunda-feira, 20. Uma nova reunião está agendada para esta sexta-feira (24), às 17h30, entre o prefeito Carlos Eduardo e dirigentes do Sinte/RN.
 
 
do facebook da Profª  Jucyana Myrna

Greve dos Educadores da Capital >> Assembleia confirma greve na educação municipal de Natal

Os educadores municipais de Natal irão paralisar suas atividades profissionais a partir desta quarta-feira, dia 22. A decisão foi oficializada na tarde de hoje(20), em assembleia realizada na Assen.

Os educadores reivindicam uma reposição das perdas salariais na ordem de 34%, mais o pagamento de direitos funcionais da categoria como as promoções, que não são pagas há cerca de dois anos. Segundo a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, o total da dívida da prefeitura com os educadores ultrapassa R$ 1 milhão e 500 mil.

 
No caso específico dos educadores infantis, a reivindicação é que seja pago o reajuste salarial referente ao Plano de Carreira do segmento.

Fátima Cardoso explica que esses são direitos que pedem ação em caráter de urgência. “Assim como a estrutura das escolas, os educadores vêm amargando um desgaste inaceitável em seus salários e nos seus direitos mais elementares. Quando se está em uma emergência não dá para esperar”, afirma Fátima.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, não oficializou nenhuma resposta às reivindicações da categoria. Apenas prometeu uma audiência para a próxima sexta-feira (24) e sua assessoria apenas anunciou, verbalmente, o pedido de um prazo de 45 dias para atender algumas das reivindicações. 

A diretora do Sinte-RN Vicência Arimateia, avalia que a decisão de entrar em greve se deu devido à indignação da categoria diante da falta de prioridade do governo para com a educação.

Fonte: Sinte/RN

Hoje o Deputado Fernando Mineiro - PT realiza audiência pública sobre Apicultura

Neste dia 22 de maio (quarta-feira), o Mandato do deputado Fernando Mineiro realiza audiência pública para debater a "Situação da Apicultura no Rio Grande do Norte". A atividade ocorre às 15h, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

Estão convidados para a audiência o Secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – SAPE, Tarcísio Bezerra Dantas; a Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Gunthinéia Alves de Lira; o Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Lionel Segui Gonçalves; Presidente da Câmara Técnica da Apicultura do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Rio Grande do Norte - CEDRUS/RN, Lecy Carlos Gadelha Júnior; o Diretor Técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, João Hélio da Costa Cavalcante Júnior e o Presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Norte – FARN, Guiomar Neves Lopes; Luiz Eduardo Carneiro Costa, Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS; Henderson Magalhães Abreu, Diretor Geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte - Emater-RN; Raimundo Costa Sobrinho, Delegacia Federal do MDA no Estado do Rio Grande do Norte; Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio, Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Norte - SFA/RN do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; Júlio César de Andrade Neto, Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí; Gerbson Azevedo de Mendonça, Coordenador da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí; Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira, Superintendente Estadual do Banco do Brasil; Kassius Marques Fonseca, Representante do Banco do Brasil na Câmara Técnica do Mel e Derivados; João Nilton Castro Martins, Superintendente Regional do Banco do Nordeste do Brasil; Orlando Gadelha Simas Sobrinho, Representante do Banco do Nordeste na Câmara Técnica do Mel e Derivados.

Fonte: Assessoria do Mandato

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cena lamentável >> Agressão a técnico do Potiguar-M ganha repercussão Nacional


 Fonte: Jornal de Fato

A covardia contra o técnico Celso Teixeira cometida por pelo menos três jogadores do América ganharam repercussão nacional. Vários sites do País repercutiram a agressão sofrida pelo treinador e Espn Brasil gerou as imagens em seu programa de esportes.
 

Após a decisão por penalidades máximas que terminou com o título dos mossoroenses, o técnico foi agredido pelas costas com uma "voadora" pelo jogador Renatinho Potiguar. Caído, ele ainda foi chutado por Ricardo Baiano e Índio Oliveira. Este último, não fosse o técnico se defender com as mãos, teria causado um ferimento grave ao agressor.
 

"Técnico do Potiguar é agredido e dispara contra mecão", "Celso Teixeira acusa jogadores do América de agressão", Potiguar é campeão sobre o América e tem técnico agredido", foram algumas das manchetes utilizadas por sites do Brasil para falar sobre a agressão.
 

Estas manchetes acima são do Terra Brasil, do Futnet e do Povo Online, de Fortaleza. Os atletas do América ainda quiseram justificar a agressão. Ricardo Baiano, por exemplo, alegou que sua família foi xingada pelo treinador.

Congresso de comunicação discute 'Natal na pauta do mundo'

Encontro acontece entre os dias 21 e 23 de maio,na UNP da Roberto Freir. Evento é promovido pela UNP, em parceria com a Inter TV Cabugi.

Do G1 RN

"Natal na pauta do mundo". Esse é o tema do II Congresso de Comunicação e Educação do Rio Grande do Norte e I Encontro de Educação e Comunicação da UNP (Educom) que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, e é promovido pela Universidade Potiguar em parceria com a Inter TV Cabugi. O evento acontecerá na Universidade Roberto Freire e discutirá como a cidade está se preparando para a Copa do Mundo de 2014, incentivando uma reflexão sobre a realização dos projetos voltados para o evento nos âmbitos político, econômico, social e cultural.

O encontro traz no seu leque de reflexões as questões que visam as políticas voltadas para inúmeros setores do desenvolvimento social: o planejamento econômico, a geração de empregos, a estabilização do comércio, o turismo sustentável e a preservação patrimonial da cidade; o setor de transportes e o planejamento urbano, entre outros.

Além disso, o evento abordará os aspectos culturais que permeiam as relações sociais, como as identidades culturais; a relação entre a História e a memória; o uso social da língua portuguesa nos meios de comunicação; o papel da mídia e da imprensa na comunicação com a sociedade; o uso da língua inglesa no setor de serviços da cidade; e o comportamento ou papel da sociedade receptora no contexto da Copa do Mundo.

Os conferencistas de abertura serão o editor-chefe de qualidade e projetos especiais na Rede Globo de Televisão, jornalista Sidney Garambone, e o diretor de criação de design da agência África, Hugo Aranha. O evento contará ainda com palestra do doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, José Guilherme Santa Rosa. A coordenadora do programa do Livro Didático da Secretaria de Educação do RN e do Programa Agentes de Leitura do RN, professora Salizete Freire, será a conferencista de encerramento do congresso.

Serviço
O evento é voltado para alunos, professores e colaborares da UNP e de outras instituições de ensino, profissionais das áreas de Educação e da Comunicação do RN e dos estados vizinhos, e profissionais das escolas parceiras do programa UNP Orienta. As inscrições custam R$ 30 para alunos da UNP, R$ 60 para alunos de outras instituições e R$ 120 para profissionais do mercado.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Boatos >> Guerra de guerrilha com o Bolsa Família

 
Rede de boatos sobre suposto fim do Bolsa Família é claramente sinalizador de tática de guerrilha eleitoreira. Mas efeito deve ser contrário. A dimensão que a boataria tomou, não é por acaso.

O corre-corre foi grande às agências e caixas eletrônicos para saque desse benefício social.
Veja detalhes AQUI.

Do Blog de Carlos Santos

Deputada Federal Fátima Bezerra discute sobre a Expansão do Ensino Superior no Vale do Assú e região

Imagem Interna

O Mandato da Deputada Fátima Bezerra (PT), Assembleia Legislativa do RN, a Prefeitura Municipal do Assú, a Universidade Federal do Semi-árido – UFERSA e a Universidade Federal do RN – UFRN convidam instituições públicas, sociedade civil e demais interessados para participarem da Audiência Pública que vai discutir à seguinte temática “Expansão do Ensino Superior no Vale do Assú e região”, que será realizada no dia 20 de maio do corrente às 15:00h, no Plenário da Câmara Municipal de Assú.

domingo, 19 de maio de 2013

Hoje a Igreja Católica celebra o dia de Pentecostes

Escola Estadual Pedro II e Grêmio Estudantil realizam simulado para o ENEM

Teve início na tarde de ontem se extendendo até a manhã de hoje 19, um simulado realizado em parceria entre a Escola Estadual Pedro II, o Grêmio Estudantil da referida Escola e alguns ex-alunos,  (Íkaro Patrício, Gabriela, Alan, Alessandra, Daniele e Gideão), que sempre têm contibuindo com as ações da nossa escola.

Na tarde de ontem aconteceram as provas de ciências humanas e suas tecnologias, ciências dá natureza e suas tecnologias e na 
manhã de hoje 19, prova de redação, linguagens códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Tivemos inscritos 118 e um comparecimento 61 participantes.

Parabenizamos a todos os envolvidos nessa importante iniciativa que só vem a contribuir para um melhor desenvolvimento educacional de nossa cidade. 

Com informações de Fernanda Gabriela, membro da diretoria do Grêmio Estudantil da Escola Pedro II

Mecão rumao a mais um título estadual

América e Potiguar fazem neste domingo a batalha final do Campeonato Estadual 2013


Depois de travarem duelos decisivos, finalmente chegou o momento da verdade para América e Potiguar. Neste domingo (19), os finalistas disputam o título do futebol estadual em decisão marcada para as 17h, no Estádio Barretão, na cidade de Ceará-Mirim.

Ambos entraram na final em pé de igualdade. No primeiro jogo, realizado na quarta-feira, 15, em Mossoró, saiu empate por 2x2. Por isso, em caso de novo empate, a taça será decidida na cobrança de tiros livres na marca do pênalti. Só a vitória interessa.

Antes dessa partida, Potiguar e América decidiram o returno vencido pelo clube mossoroense, após um empate em Goianinha (0x0) e uma vitória em Mossoró (2x1). Na fase classificatória dos turnos, os clubes jogaram duas vezes e o América levou a melhor vencendo ambas por 2x1 e 4x1.

Com informações do Jornal de Fato