sábado, 6 de fevereiro de 2021

AÇÃO DE EXTENSÃO DO IFRN CAMPUS LAJES >> Núcleo de Arte oferta curso de Extensão de Introdução à Educação Musica

Com o objetivo de fomentar a formação artística e a reflexão sobre Arte, em suas múltiplas linguagens, como campo criativo e de conhecimento junto aos alunos e servidores do Campus Avançado Lajes do IFRN, o Núcleo de Arte Itaretama, lança ao público interno a oportunidade de formação dentro do campo da educação musical. 

A ação de extensão Música em Pauta - Introdução a Educação Musical, que tem como objetivos promover aprendizagem de noções básicas de teoria e apreciação, intervalos, escalas, ritmos, cifras e acordes entre outros aspectos da linguagem musical, se trata de curso de curta de extensão de curta duração dentro do campo da teoria musical. As inscrições para ela estarão abertas de 04 de fevereiro de 2021 à 08 de fevereiro de 2021 (ver link ao final da matéria).

O projeto contará com uma turma no turno matutino e outra no turno vespertino e será ofertado virtualmente em encontros pela plataforma Google Meet. O projeto terá encontros semanais e terá duração total de dois meses. Para participar os interessados não precisam ter noção de ensino musical

Podem se inscrever, através do formulário abaixo, alunos e servidores e do IFRN - Campus Avançado Lajes.

Núcleo de Arte Itaretama é um projeto de extensão do Campus Avançado Lajes iniciado em 2016 e foi aprovado pelo EDITAL Nº. 03/2020-PROEX/IFRN-NUARTES e é promovido por políticas sistêmicas do IFRN.

Para outras informações e esclarecimentos, interessados podem entrar em contato pelo e-mail: paiva.larissa@ifrn.edu.br 

Inscreva-se aqui: LINK DE INSCRIÇÃO

Fonte:  https://portal.ifrn.edu.br/campus/lajes/noticias/nucleo-de-arte-oferta-curso-de-extensao-de-introducao-a-educacao-musical

NENHUMA NOVIDADE >> Com salários atrasados, terceirizados confirmam protesto para a próxima semana

Os servidores terceirizados que prestam serviço a várias secretarias da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) estão organizando um protesto, que irá acontecer na próxima terça-feira, 9, em frete à Câmara Municipal de Mossoró (CMM). O protesto ocorre devido ao atraso no pagamento dos salários dos servidores terceirizados, referentes a dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

Além dos salários atrasados, os servidores também estão sem receber o vale alimentação, o que configura uma renda zerada por dois meses. A data da paralisação das atividades e realização do protesto foi escolhida com base no retorno das atividades da CMM. “É um movimento que foi decidido juntamente com as categorias e com os sindicatos, já que vai haver abertura do orçamento na Câmara, no dia 9”, informou a coordenadora em Mossoró do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (Sindlimp/RN), Aldeíza Sousa.

Ela informa que foram enviados ofícios às secretarias, informando sobre a paralisação das atividades neste dia, além da possibilidade de greve. Nesta quinta-feira, 04, a PMM informou, por meio de nota, que deve apresentar o calendário de pagamento de todos os servidores da prefeitura até o dia 22 de fevereiro. “Em coletiva de imprensa realizada no dia 28 de janeiro, a equipe econômica do município informou que até o dia 22 de fevereiro será apresentado calendário de pagamento dos salários atrasados dos servidores”, informou a nota.

Mesmo com a resposta da Prefeitura sobre o pagamento dos salários, o protesto está mantido, uma vez que os sindicatos estão levando em consideração a situação de mais de 800 profissionais que estão há dois meses sem receber salários e vale alimentação. “São mais de 800 trabalhadores e eles não podem ficar nesse jogo, nesse sofrimento, que é trabalhar sem receber. Cada um tem suas necessidades”, informou Aldeíza Sousa.

Os trabalhadores fazem parte de três sindicatos que atuam em várias Secretarias. Além do Sindlimp, protestarão ainda os terceirizados do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares no Estado do Rio Grande do Norte (Sindhoteleiros) e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Hospitais, Clínicas e Laboratórios Privados de Mossoró (SINTRAHPAM).

“Os terceirizados do Sintrahpan representam o pessoal da saúde, o pessoal do Sindhoteleiros são as cozinheiras e merendeiras, e o Sindlimp sendo representado pelos Auxiliares de Serviço Geral (ASG). São mais de 800 pais e mães de famílias que os sindicatos representam. São quatro ou cinco contratos que as empresas têm com a Prefeitura. O secretário de Finanças já nos recebeu, e a empresa nos respondeu através de ofício que existem faturas em aberto que não foram pagas pela Prefeitura. O trabalhador não pode ficar nesse jogo de empurra, empurra. Por isso, vamos protestar”, informou a coordenadora do Sindlimp.

Em relação ao protesto que está confirmado para a próxima terça-feira, 9, Aldeíza Sousa falou que serão utilizados carros de som, que irão circular pelo centro de Mossoró na segunda-feira, 8 e na própria terça-feira, informando à população sobre a situação dos terceirizados do município.

Assembleia vai decidir se categoria entra em greve ou aguarda Município

A coordenadora em Mossoró do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (Sindlimp/RN) informou que, após o protesto, que será realizado na terça-feira, 9, os terceirizados de Mossoró irão definir se iniciam uma greve ou se aguardam o calendário de pagamentos da Prefeitura.

Nesta quinta-feira, 4, a PMM informou que deve divulgar o calendário de pagamentos dos servidores até o dia 22 de fevereiro. Informou também que a Administração está somando esforços para cumprir com as obrigações junto aos servidores, para que os mesmos não venham a ser prejudicados.

Diante desta resposta, os sindicatos que representam os mais de 800 trabalhadores que prestam serviço às Secretarias de Mossoró informaram que realizarão o ato em forma de protesto e, em seguida, deve ser realizada uma assembleia com os presentes para definir sobre a possibilidade de greve.

“Realizaremos o ato, de forma pacífica, e após este ato, tendo o quantitativo necessário para a realização de uma assembleia, nós iremos decidir de damos continuidade à paralisação ou se vamos aguardar até o dia 22, que é o prazo dado pela PMM. Caso não tenha nenhum acordo ou sinalização do município, vamos optar pela greve”, explica a coordenadora do Sindlimp.

Fonte: https://defato.com/mossoro/93953/com-salrios-atrasados-terceirizados-confirmam-protesto-para-a-prxima-semana

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PRECAUÇÃO DEVE SER A META >> MPRN recomenda não realização de festas privadas ou públicas de Carnaval em quatro municípios

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou medidas às Prefeituras e às Secretarias de Saúde de Caicó, Serra Negra do Norte, São Fernando e Timbaúba dos Batistas para garantir a não realização de shows e eventos durante o Carnaval. O objetivo é reduzir aglomerações em virtude da pandemia da Covid-19. Os documentos estão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

A recomendação considera que o relatório para orientação e tomada de providências sanitárias para os três municípios, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) no último dia 28 de janeiro, aponta que a partir do indicador composto, foi obtido o score 5 (risco extremo) para o referido município, e indica que, nesse caso, o gestor municipal deve adotar medidas com ênfase restritiva. 
 
Dessa forma, o MPRN recomenda a suspensão imediata de quaisquer eventos de massa, públicos ou privados, promovidos ou patrocinados pelo ente público ou por particular, envolvendo as festividades do carnaval, que impliquem em aglomerações de pessoas, por meio da edição de Decreto Municipal. 
 
Cada Município deve abster-se de decretar ponto facultativo para o funcionalismo municipal durante as festividades do Carnaval que se aproxima, assim como cancelar as autorizações para realização de eventos públicos ou privados que possam gerar aglomeração de pessoas, que porventura tenham sido anteriormente liberados no âmbito de seu território. O que inclui também a proibição da realização de atividades públicas ou privadas que possam gerar aglomeração de pessoas, sobretudo aqueles corriqueiramente realizadas em clubes, sedes de bloco, casas com piscinas locadas ou cedidas, no âmbito do seu território, excetuadas as que envolvam residências familiares e que respeitem um número razoável de participantes.
 
Além disso, o MPRN recomenda a intensificação da fiscalização quanto a não realização de eventos e à adoção das medidas de segurança sanitária, como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras, com vistas a garantir o controle da epidemia; a adoção de providências para ampliar a testagem e notificação de todo e qualquer caso ou óbito suspeito, confirmado ou descartado de Covid-19; o fortalecimento e a intensifique das ações da Vigilância Sanitária local com vistas a monitorar o comportamento da epidemia do coronavírus na localidade; e a busca ativa de casos suspeitos de Covid-19, Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e rastreio de contatos por meio das equipes de atenção primária em saúde.
 
Foi concedido o prazo de cinco dias para que as Prefeituras encaminhem resposta por escrito ao MPRN sobre a adoção das medidas constantes na recomendação.

OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR >> Com vários exemplos exitosos, MST planeja abrir Armazém do Campo em Natal e pede apoio ao Governo do RN

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Rio Grande do Norte espera tirar do papel em breve um sonho antigo dos agricultores: o Armazém do Campo, espaço onde o MST comercializa produtos orgânicos e desenvolve ações culturais, reunindo artistas engajados na defesa da reforma agrária no país.

Há um diálogo costurado com o Governo do Estado para a cessão de um prédio público onde os agricultores possam instalar o Armazém em modelo semelhante ao que já existe em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Petrolina. Apesar do interesse, não há prazo nem definição sobre o espaço a ser cedido.

A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu na segunda-feira (1º) representantes da executiva nacional e estadual do MST. Entre as pautas debatidas no encontro estava o Armazém do Campo. O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar Alexandre Lima foi designado para tocar o projeto.

Procurado pela agência Saiba Mais, ele afirmou que o Governo instalou uma mesa de negociação permanente com o MST:

– Vamos avaliar e ver qual a melhor opção para viabilizar essa demanda”, disse.

O diretor da executiva estadual do MST Hilder Andrade explica que as negociações começaram no início de 2019 e estão evoluindo agora:

– A gente apresentou a sugestão para a governadora, foi uma das propostas de campanha dela e formalizamos o pedido no início do ano passado. A ideia é garantir um prédio onde a gente possa fazer a instalação do Armazém e futuramente veremos outras formas de apoio. Muitas vezes é a governadora que nos cobra o projeto. Por ela, acho que vai andar. Vamos ter uma conversa na próxima semana”, disse.

O Armazém do Campo vende tanto alimentos orgânicos como industrializados. Andrade diz que os acampamentos do MST no Estado já têm condições de oferecer feijão e farinha. Já outros produtos, a exemplo de arroz, café, açúcar e cachaça viriam das cooperativas organizadas pelo Movimento no sul do país.

A produção local deve aumentar em breve. As duas agroindústrias que tiveram projetos lançados no final do ano passado – e serão construídas nos municípios de Pureza e Ceará-mirim – já estão na fase da tomada de preço e vão incrementar o cardápio com milho, cuscuz, frutas e macaxeira:

– Há uma demanda enorme de produtos e no Nordeste só há Armazém do Campo em Recife e Petrolina. É um espaço de comercialização de alimentos, mas também de cultura. Teremos ações literárias e apresentações de músicos, poetas e artistas que estão com a gente na luta pela reforma agrária no país. É um espaço de encontro”, disse.

O MST acompanha no Rio Grande do Norte aproximadamente 50 assentamentos e coordena 35 acampamentos, incluindo as comunas. Juntos, os espaços reúnem mais de duas mil famílias.

Impasse sobre terreno do Centro de Formação Patativa do Assaré segue há 17 anos

Durante a audiência com os representantes do MST, a governadora Fátima Bezerra sugeriu a ampliação das atividades oferecidas no Centro de Formação Patativa do Assaré, localizado em Ceará-mirim, incluindo cursos profissionalizantes.

Antes desse passo, no entanto, os agricultores cobraram a cessão definitiva do terreno, que pertence Patrimônio da União. Havia uma negociação em andamento durante os governos dos ex-presidentes Lula e Dilma, mas o chegada de Temer e, principalmente a eleição de Jair Bolsonaro, esfriaram o acordo.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/mst-planeja-abrir-armazem-do-campo-em-natal-e-pede-apoio-ao-governo-do-rn/

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

REBANHO PROTEGIDO >> Campanha de vacinação contra Febre aftosa imuniza 93,64% do rebanho no RN

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN divulga o balanço final da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte. Neste segundo momento o índice de cobertura do rebanho chegou a 93,4%, mantendo o Estado entre as maiores coberturas vacinais de todo o Nordeste.

Iniciada em novembro, a segunda etapa da campanha precisou ser prorrogada devido a pandemia do Coronavírus e o calendário de eleições municipais, mesmo com esses acontecimentos, os índices se mantiveram positivos.

A prorrogação para o prazo da vacinação aconteceu até 15 de dezembro e para a declaração dos rebanhos até 15 de janeiro, tudo para garantir uma maior adesão por parte dos produtores.

Esses números se devem ao esforço realizado por todas as equipes que trabalharam juntas nesta primeira etapa. Agradecemos todo o apoio e comprometimento das equipes de fiscais e técnicos do Idiarn, EACS (Escritórios de Atendimento), Emater, Secretarias de Agricultura dos municípios, associações de criadores, sindicatos rurais, lojas revendedoras e de todos os produtores do Rio Grande do Norte.

A primeira etapa da campanha de 2021 contra a aftosa acontecerá durante o mês de maio em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nessa etapa a vacinação será obrigatória para os animais de todas as idades.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN

COMPETÊNCIA E ATUAÇÃO >> Deputado Francisco do PT é o novo líder do Governo Fátima

A governadora Fátima Bezerra anunciou, nesta quarta-feira (03), em reunião com a bancada governista da Assembleia Legislativa, o nome do deputado estadual Francisco Medeiros (PT) como novo líder do Governo na Casa. O deputado George Soares (PL), que ocupava a função, assumirá a primeira secretaria da Mesa Diretora da ALRN.

“A partir de agora terei uma missão igualmente importante à frente da primeira secretaria e achei por bem conversar com a governadora para que fosse realizado um rodízio entre nós da bancada. E o nome que ela escolheu, do deputado Francisco, não poderia ser melhor indicado. Eu continuo fiel ao Governo e trabalhando na articulação política dentro da Assembleia”, disse George.

A governadora agradeceu a dedicação e lealdade do deputado George, do PL, no período em que ocupou a liderança e disse ter certeza que continuará contando com a sua experiência e capacidade de liderança nos projetos do governo que serão encaminhados à Casa Legislativa.

“Francisco é outro que dispensa comentários. Um parlamentar qualificado, ex-prefeito muito bem avaliado da cidade de Parelhas, e um deputado atuante, que conhece o estado e defende os interessantes da população”, acrescentou a governadora.

O deputado Francisco Medeiros agradeceu a confiança da governadora e dos colegas de bancada, disse reconhecer o importante trabalho de George na liderança e assinalou que encara o desafio como “uma importante missão para ajudar o povo do Rio Grande do Norte e fazer o Governo Fátima avançar cada dia mais”.

Natal (RN), 03 de fevereiro de 2021.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

AVANÇANDO >> Governo da Professora Fátima Bezerra anuncia concursos para o Itep e para oficiais da Polícia Militar

O Governo do Rio Grande do Norte vai realizar concurso público para contratar 276 servidores para o Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep). A governadora Fátima Bezerra autorizou, no início da tarde desta segunda-feira, 1º de fevereiro, a contratação da banca examinadora para o certame, o Instituto AOCP. A autorização veio acompanhada do anúncio de outro concurso que prevê 211 vagas para oficiais da Polícia Militar (PM). "Estamos anunciando novas ações para melhorar a segurança pública e estabelecendo um marco histórico: em pouco mais de dois anos estaremos contratando pessoal para renovar os quadros de todos os órgãos da segurança pública estadual", declarou a governadora.

Fátima Bezerra registrou que o Itep já foi contemplado com o Plano de Carreiras, Cargos e Salários, outra reivindicação antiga dos servidores, e a polícia civil já teve autorizada a realização de concurso. A governadora destacou que estas ações se somam a outras já consolidadas ou em curso como a contratação de 1.022 policiais militares, a realização do curso de formação para contratar mais 360 policiais militares, a incorporação de 332 novos bombeiros militares, além da convocação de 82 policiais penais. “Isso significa o esforço e a preocupação do Governo do Estado com a segurança da população e também em garantir tranquilidade para a sociedade, como um todo, viver e trabalhar em segurança", ressaltou.

O diretor do Itep, Marcos Dantas, disse que o concurso "é mais uma grande conquista porque vai sanar a deficiência de pessoal em Natal e no interior. Esse concurso contempla metade do quadro de pessoal do Itep previsto em lei". Coordenadora do Sindicato dos servidores do Itep (Sinditep), Rosely da Silva Costa afirmou que o concurso é a consolidação de uma reivindicação esperada há muitos anos e que vai melhorar muito os serviços prestados". Para Fábio Menezes, presidente do Sindicato dos Peritos, "a decisão em realizar o concurso é um marco histórico que vai trazer resultados positivos para a população do RN".

Também presente ao anúncio, na sede da governadoria, o vice-governador Antenor Roberto, que é procurador aposentado, destacou que em 38 anos como servidor público nunca viu uma administração contemplar todos os órgãos da segurança pública como agora. "Não há precedente na história do RN. As ações do atual governo são estratégicas e beneficiam toda a população proporcionando mais qualidade na segurança pública".

CONCURSO ITEP

- O concurso do Itep/RN terá um total de vagas de 276, distribuídas em sete cargos. Os salários variam de R$ 2.807,33 até R$ 7.440,00.

- A banca organizadora escolhida para o concurso foi o Instituto AOCP.

- Todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público.

- O último concurso ocorreu em 2018.

- O Itep tem sedes em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

- Atualmente, o Itep/RN tem cerca de 600 servidores. O número varia mensalmente de acordo com a saída de profissionais (aposentadorias, afastamentos, pedido de exoneração).

Fonte: ASSECOM/RN

POSICIONAMENTOS >> Como votou a bancada federal do Rio Grande do Norte para a presidência da Câmara dos Deputados

Apenas dois, dos oito deputados da bancada federal do Rio Grande do Norte votaram em Baleia Rossi (MDB–SP), candidato colocado como de oposição ao governo federal para a presidência da Câmara dos Deputados em Brasília. Foram eles: Rafael Motta (PSB) e Walter Alves (MDB).

Já os parlamentares Benes Leocádio (Republicanos), João Maia (PL), General Girão (PSL) e Carla Dickson (PROS) votaram no candidato de Bolsonaro, Arthur Lira (PP - AL). Beto Rosado, que ainda pôde votar antes de sair do cargo que será assumido por Mineiro (PT), declarou voto e disse que Lira estava em “consonância com as pautas importantes para o Brasil e que seria a melhor opção para que a Câmara tenha voz”.

Apenas Natália Bonavides defendeu a construção de uma candidatura própria de esquerda e não votou em nenhum dos candidatos.

Meu voto no primeiro turno foi em Erundina (PSOL), por entender que a disputa se deu entre duas candidaturas da direita, ambas golpistas e sustentáculos da política ultraliberal. Venceu a que teve o apoio explícito de Bolsonaro, ainda no primeiro turno, o que comprova que os votos da esquerda poderiam ter se unido em torno de uma plataforma popular e anti-Bolsonaro”, escreveu Natália em seu instagram.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/veja-como-votou-a-bancada-federal-do-rio-grande-do-norte-para-a-presidencia-da-camara-dos-deputados/

VERGONHA >> Com esse desgoverno do coiso, o Brasil é visto como sinônimo de atraso em todos os segmentos

A Ministrada Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares  (goiabeira) foi vaiada pela sociedade civil presente na XIV Conferência Regional da Mulher da América Latina e Caribe ontem, 02 de fevereiro, na sede da ONU, no Chile. 

A Sociedade civil ouviu a fala de costas! Vergonha pouca é bobagem! Obrigado amigas e hermanas! 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

ESTÁ APENAS COMEÇANDO >> Caminhoneiros realizam manifestação na BR-304, em Mossoró

Os estados do Rio Grande do Norte e Bahia registraram manifestações de caminhoneiros nesta segunda-feira (1), dia marcado para o início da greve da categoria em todo o país. Nesta manhã, protestos também aconteceram em São Paulo . 

Por volta das 11 horas, houve um bloqueio parcial na BR-304/RN, na altura de Mossoró, conforme informou o Ministério da Infraestrutura. 

O fechamento da rodovia durou cerca de uma hora, após negociações da Polícia Federal Rodoviária com os caminhoneiros para a liberação da via.

EDUCAÇÃO EM PAUTA >>Trabalhadores em Educação da Rede Estadual definem em assembleia com aulas remotas a partir de 01/02 e cobram vacina

Quase 400 trabalhadores e trabalhadoras em educação da Rede Estadual de Ensino participaram da Assembleia ordinária da categoria convocada pelo SINTE/RN. A Assembleia, realizada em formato virtual na tarde desta sexta-feira (29/01), através da plataforma Zoom, foi a primeira a acontecer este ano e teve como ponto central a campanha salarial e educacional 2021.

Com relação ao início das aulas, a categoria foi favorável ao retorno das atividades a partir de 1º de fevereiro, destacando que, nesse momento, as aulas deverão ocorrer exclusivamente em formato remoto. Em meados de março, após a conclusão do ano letivo de 2020, o SINTE/RN vai reavaliar o cenário da pandemia e voltará a se reunir com a categoria e com o Governo do Estado para tratar do formato das aulas no ano letivo 2021.

A Assembleia foi dirigida pela coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso. Também participaram da Assembleia os coordenadores gerais, prof. José Teixeira e prof. Rômulo Arnaud, além de outros dirigentes da Entidade.

Dentro do tema da campanha salarial e educacional 2021, foi apresentada e debatida a pauta de reivindicações da categoria. Entre os 27 pontos da pauta, alguns destaques são: o estabelecimento de um cronograma para efetivação de promoções; a confecção de carteira funcional; a publicação de portaria para retomada dos trabalhos da comissão de Reformulação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração do Magistério; e o cumprimento da lei 322/2006 que trata de férias.

Com aval dos/as trabalhadores/as em Educação, foi acatada a agenda de lutas da CNTE e CUT. A categoria também ressaltou a necessidade da imunização em massa. Sobre isso, o Sindicato deverá conduzir uma campanha em suas mídias digitais cobrando agilidade na vacinação e reforçando a importância de os trabalhadores em educação estarem entre os grupos prioritários para receber a vacina, nos moldes da campanha “Profissionais da Educação: vacina já!”, apoiada pela CNTE.

A audiência com a Governadora Fátima Bezerra, realizada em 28 de janeiro, foi outro tema discutido na Assembleia. O SINTE comunicou à categoria que a governadora compreendeu os argumentos do Sindicato sobre a necessidade das aulas remotas e que, após reunião com o Ministério Público, o Governo voltará a se reunir com o Sindicato para tratar desse tema.

Fonte: http://sintern.org.br/em-assembleia-historica-trabalhadores-as-da-rede-estadual-concordam-com-aulas-remotas-a-partir-de-01-02-e-cobram-vacina-para-profissionais-da-educacao/

MPRN recomenda que municípios permitam apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais em situação de risco alto

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) duas recomendações para que os gestores municipais e da saúde pública de Marcelino Vieira e Florânia observem o cumprimento da legislação expedida em razão da pandemia da Covid-19, e permitam apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais em situação de risco alto.

A atuação das Promotorias de Justiça das duas comarcas está pautada na precaução, compatibilizando-se com o respeito aos demais direitos e garantias constitucionais em vigor. Nos documentos, o MPRN elenca diversas atividades como serviços considerados essenciais (veja ao final da matéria).
 
Nos documentos, o Ministério Público explica que considerou parâmetros de indicadores compostos para monitoramento da pandemia pela Covid-19 no estado do RN, formado por variáveis relativas à assistência, à situação epidemiológica e à testagem. Atualmente todas as regiões de saúde encontram-se nos níveis de 2 a 3, ou seja, risco tolerável a risco médio, e que o cenário atual aponta um maior número de municípios entrando para a faixa amarela (3 e 4) do indicador composto, assim refletindo em um maior percentual da população potiguar exposta ao aumento do risco de contágio para Covid-19.
 
Assim, o MPRN recomendou também que as Prefeituras promovam a restrição da mobilidade social com o objetivo de alcançar o mínimo de 50% de isolamento social, bem como reforcem a adoção dos protocolos sanitários junto aos estabelecimentos comerciais com funcionamento permitido, bem como nos demais locais públicos, como o uso da máscara e a utilização de álcool em gel à 70%.
 
As recomendações também descrevem outras ações a serem tomadas pelos gestores públicos, bem como os canais de apoio que eles podem se utilizar para a efetiva adoção dos termos recomendados. Para ler os documentos na íntegra, clique aqui.
 
Serviços essenciais em situação de risco alto para contágio pela Covid-19:
 
Segurança privada; Transporte e entrega de produtos e cargas em geral e serviço postal; Serviços necessários a viabilizar o transporte e entrega de cargas em geral, para o fornecimento de refeições prontas, como pontos de apoio ao caminhoneiro, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas; Atividades necessárias a viabilizar o transporte e entrega de cargas em geral, incluindo oficinas, borracharias e lojas de autopeças; bem como dos serviços considerados essenciais em situação de lockdown: assistência médico-hospitalar, incluindo clínicas, serviços de odontologia, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde; restaurantes e lanchonetes sem acesso de público externo; Distribuição e comercialização de medicamentos; Distribuição e tratamento de água; Serviços funerários; Atividades jornalísticas; Captação e tratamento de lixo e esgoto; Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e animais; Estabelecimentos de saúde animal; Produção e comercialização de alimentos; Transporte público com regulamentação; Hotéis, pousadas e similares, e os serviços que sejam prestados exclusivamente a hóspedes.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O PRESIDENTE COISO ESTÁ ATUANDO >> Hoje, 01 de fevereiro, teremos eleição para presidentes da Câmara Federal e do Senado

 

FASCISTA TRANSVESTIDO DE MÉDICO >> Médico de Natal indica a paciente vídeos de Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino para tratamento contra a covid-19

Uma parcela da categoria médica de Natal está indo além de receitar medicamentos sem comprovação científica para o combate a covid-19. É o caso do médico e atirador esportivo natalense Bruno Matoso. Durante a semana, atendendo no pronto-socorro do hospital Rio Grande, ele indicou a uma paciente com sintomas de covid remédios como Azitromicina e Ivermectina, ambos já rejeitados pela comunidade científica mundial no combate à pandemia, e ainda recomendou que a mulher assistisse a dois vídeos no Youtube dos jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino sobre orientações ao tratamento precoce da doença.

Garcia e Constantino não têm conhecimento técnico sobre o tema, são defensores radicais do presidente Jair Bolsonaro e vêm fazendo campanha em favor do chamado “kit-covid”, que inclui ainda a cloroquina e a hidroxicloroquina, medicamentos que também são inócuos no tratamento à covid-19, segundo as principais organizações nacionais e internacionais de saúde.

Médico foi candidato a vereador pelo PRTB e obteve 240 votos

O médico Bruno Matoso foi candidato a vereador de Natal em 2020 pelo PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, mas obteve apenas 240 votos. Em vídeo divulgado em 30 de outubro, próximo das eleições, se disse “cristão e conservador”, chamou de “vírus chinês” o coronavírus, afirmou que ele e a esposa contraíram a covid-19, mas ressaltou que há uma doença ainda mais perigosa: o sistema.

Nas redes sociais, Bruno Matoso é um defensor das pautas bolsonaristas, tais como o armamento da população. Em outro vídeo divulgado para a campanha eleitoral em outubro do ano passado, o médico aparece num estande de tiro, dispara três vezes, diz que é ex-campeão brasileiro de tiro rápido e precisão, pede voto em partidos conservadores de direita e ataca a esquerda.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/medico-de-natal-indica-a-paciente-videos-de-alexandre-garcia-e-rodrigo-constantino-para-tratamento-precoce-contra-a-covid-19/

CRESCEM AS MOBILIZAÇÕES PEDIDNDO FORA BOLSONARO >> Carreatas em 17 capitais pedem impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos

Manifestantes saíram às ruas novamente neste domingo (31) para reforçar o coro pelo pedido de impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). A exemplo da primeira edição dos atos, os protestos foram realizados por meio de carreatas e bicicletaços, de modo a respeitar as medidas sanitárias contra a propagação do coronavírus, que já matou mais de 220 mil pessoas no Brasil.

Segundo a Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, que integram a organização, cerca de 26 cidades em todo o país realizaram mobilizações ao longo do dia, sendo 17 capitais: Belém, Porto Velho, Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina, Natal, Aracaju, Campo Grande, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

O descaso frente aos impactos da pandemia e o atraso na apresentação de um plano nacional de vacinação foram as denúncias mais destacadas nas manifestações. 

Os protestos deste domingo (31) contaram também com reforço internacional, com a realização da 4ª edição do Stop Bolsonaro Mundial, com a participação de mais de 20 países, de acordo com o movimento. A ação denuncia o genocídio causado pela negação e descaso sanitário do governo federal  frente à pandemia. Também foram lembrados os crimes ambientais praticados em série pelo governo brasileiro, como a devastação dos biomas Amazônia e Pantanal.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2021/01/31/mobilizacao-pro-impeachment-de-bolsonaro-ganha-o-mundo-com-novos-atos-neste-domingo

domingo, 31 de janeiro de 2021

EM LAJES >> Escola Estadual Pedro II emite comunicado à comunidade escolar sobre o retorno das aulas.


Atenção pais e estudantes da Escola Estadual Pedro II, estamos retornando com as aulas remotas para cumprir os 25% da carga letiva de 2020.

Segunda dia 1° faremos encontro pedagógico, em seguida postaremos a agenda de atividades.

Bom retorno, aguardando todos. Retornem para os grupos de Whatsapp e para a sala de aula do Google Clasrrom.

Extraído fda página do Facebook de Irene Martins

ATENÇÃO FREQUENTADORES DAS PRAIAS >> A Grande Natal tem três locais impróprios para banho, de acordo com o boletim de balneabilidade

A Lagoa de Pitangui, em Extremoz, a Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta e o Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim estão estão impróprios para o banho de acordo com o Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, emitido nessa sexta-feira (29). 

O estudo é feito em 33 pontos na Grande Natal, distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz. No período do verão, a análise é ampliada para as demais praias do litoral totalizando 51 pontos, compreendidos entre Baía Formosa até Tibau. 

O documento classifica e informa aos banhistas quais as condições das praias monitoradas. A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA). O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.


Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/balneabilidade-grande-natal-tem-tres-locais-improprios-para-banho/ | Agora RN