sábado, 13 de outubro de 2018

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E A EDUCAÇÃO >> O resultado poderá ser desastroso para a classe trabalhadora

É importante que a categoria esteja a essa onda conservadora que já tem feito vários ataques a Educação Pública. E como exemplo exemplo concretos desses ataques, posso citar: 
A busca pela aprovação do projeto escola sem partido;
A retirada das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes do Currículo do Ensino Médio; 
A BNCC recentemente aprovada sem o amplo debate com a categoria; 
A extinção do Conselho Nacional de Educação das decisões, entre outras coisas absurdas.

E para completar esse pacote de maldades, agora o coizo apresenta em seu "programa de governo" essa proposta descabida e imoral, que se por ventura seja posta em prática resultará numa grande massa de desempregado oriundos da Educação Pública.


COMPOSIÇÃO POLÍTICA >> Perfil da nova ALRN será conservador, mas centro-esquerda amplia bancada


O perfil da próxima Assembleia Legislativa continuará conservador, com a maioria dos partidos ligados ao campo do centro-direita e agora até da extrema-direita. No entanto, as eleições deste ano mostraram um crescimento dos partidos de centro-esquerda na Casa.

O PT dobrou a bancada elegendo dois deputados (Isolda Dantas e Francisco do PT), o PSOL terá seu primeiro representante (Sandro Pimentel), o PHS manteve a cadeira do deputado Souza, identificado com o perfil de centro, e o Solidariedade elegeu dois deputados, um deles o servidor público Allyson Bezerra, ideologicamente afinado com o centro-esquerda.
Em compensação, a extrema-direita terá seu representante com a eleição do coronel Azevedo, que fez campanha usando o nome do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL).
Mesmo perdendo três deputados, o PSDB seguirá sendo o maior partido da ALRN, com 5 deputados eleitos. Ao todo, 14 siglas elegeram parlamentares. À exceção dos tucanos, os demais partidos serão representados por dois ou um deputado (veja quadro ao final desta matéria). Seguindo a lógica empresarial das campanhas, o presidente da Assembleia Legislativa foi o primeiro colocado. Ezequiel Ferreira de Souza obteve 58.221 votos, o único que ultrapassou a marca dos 50 mil eleitores.

O legislativo estadual terá a renovação de um terço dos deputados. Das 24 cadeiras, 9 serão ocupadas por nomes novos. Dos parlamentares que deixam a Casa legislativa, 7 não conseguiram se reeleger ou eleger seus sucessores, um foi condenado e impedido de concorrer às vésperas da eleição e um se elegeu deputado federal.

Saíram de cena representantes de famílias tradicionais do Estado, como Larissa Rosado (filha da ex-deputada federal Sandra Rosado), Jacó Jácome (filho do deputado federal Antônio Jácome), Ricardo Motta (pai do deputado federal Rafael Motta), Gustavo Fernandes (filho do ex-deputado estadual Elias Fernandes) e Márcia Maia (filha dos ex-governadores Lavoisier Maia e Wilma de Faria).

José Adécio tentou “transferir” a vaga para o filho Gustavo Costa e também naufragou. O herdeiro teve 22.767 e não conseguiu se eleger por conta do coeficiente eleitoral, embora tenha tido mais votos que quatro dos deputados que entraram.

Carlos Augusto Maia, que começou a legislatura no PSD e em janeiro migrou para o PCdoB após desentendimentos com o Governo, também ficou de fora.
O ex-prefeito de Goianinha e deputado estadual Disson Lisboa (PSD) deixará o mandato em 31 de dezembro após ser impedido de concorrer este ano em razão dos efeitos da lei da Ficha Limpa. Condenado pela Justiça, ele ainda é líder do governo Robinson na ALRN e tem ido trabalhar desde o ano passado com tornozeleira eletrônica. Disson apoiou a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, o campeão de votos.

O único que deixa a Assembleia Legislativa de cabeça erguida é o deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT). O parlamentar foi o terceiro mais votado no geral para a Câmara Federal, com 98.070 votos, e fará uma dobradinha com a petista Natália Bonavides.
Os candidatos do campo progressista ganharam mais espaço na próxima legislatura. A bancada de centro-esquerda, por exemplo, triplicou.
Se até 2018 o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) atuou praticamente isolado, a partir do próximo ano serão três deputados do campo progressista: Isolda Dantas e Francisco do PT, ambos do PT, e Sandro Pimentel, do estreante PSOL. Na coligação formada por PT, PCdoB e PHS, o deputado estadual Sousa (PHS) se reelegeu e costuma votar pautas do mesmo campo.
O Solidariedade elegeu dois deputados: o estreante servidor público Allysson Bezerra, de Mossoró, identificado com o campo de centro-esquerda, além do moderado Kelps Lima.

Apesar da ampliação da bancada progressista, a extrema-direita ganhou um representante. O coronel Azevedo (PSL) fez campanha em cima da popularidade do candidato à presidência Jair Bolsonaro e foi o 18º deputado mais votado, com 27.606 votos. Ele é ex-comandante geral da Polícia Militar no governo Robinson Faria.
Outro detalhe que chama a atenção na nova composição do legislativo estadual é a presença de quatro vereadores eleitos em 2016, três de Natal e uma de Mossoró. Além de Sandro Pimentel (PSOL), também se elegeram Eudiane Macedo e Ubaldo Fernandes, ambos do PTC. Da capital do Oeste vem Isolda Dantas (PT).

Os outros dois novatos são o médico Dr. Bernardo, do município de Almino Afonso, e o empresário natalense Kléber Rodrigues, ambos do Avante, presidido no RN pelo presidente da Câmara Municipal de Natal Raniere Barbosa. Veja como ficou a distribuição dos deputados eleitos por partidos:
PSDB

Ezequiel Ferreira
Gustavo Carvalho
Tomba Farias
Raimundo Fernandes
José Dias

PSD

Galeno Torquato
Vivaldo Costa

PR

George Soares

PROS

Albert Dickson

PT

Isolda Dantas
Francisco do PT

PHS

Souza

PSOL

Sandro Pimentel

MDB

Nelter Queiroz
Hermano Morais

DEM

Getúlio Rêgo

SD

Kelps Lima
Alyson Bezerra

PTC

Eudiane Macedo
Ubaldo Fernandes

Avante

Bernardo Amorim
Kleber Rodrigues

PPL

Cristiane Dantas

PSL

Coronel Azevedo


SAÚDE EM RISCO >> Um em cada oito adultos no mundo é obeso, alerta OMS


Resultado de imagem para Um em cada oito adultos no mundo é obeso, alerta OMS

No Dia Mundial da Obesidade, (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um em cada oito adultos em todo o planeta é obeso. A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade. Já o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso nada seja feito – incluindo 427 mil crianças com pré-diabetes, 1 milhão com hipertensão arterial e 1,4 milhão com aumento do acúmulo de gordura no fígado.
A campanha global em 2018 tem como proposta combater o estigma da obesidade e tratar o assunto com respeito, disseminando informações de maneira responsável, reconhecendo a obesidade como uma doença crônica multifatorial e investindo em políticas públicas de prevenção e tratamento.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica promovem atividades em alguns estados com o objetivo de estimular a prevenção do sobrepeso e da obesidade. A programação está disponível na página da entidade, na internet.
Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontam que mais de 50% da população brasileira tem excesso de peso. As entidades alertam que a obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. “Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer”, alertaram os especialistas.

A VULNERABILIDADE DAS REDES SOCIAIS >> Hackers roubaram dados de 29 milhões de usuários do Facebook


Facebook

O Facebook informou ontem (12) que 29 milhões de usuários da rede social foram afetados por uma invasão de hackers identificada no último dia 25 de setembro, que resultou no acesso a dados e informações desses perfis. A vulnerabilidade explorada pelos invasores já está corrigida. Não há informação sobre a nacionalidade das pessoas afetadas.  
De acordo com a empresa, do total de pessoas atingidas pela invasão, 15 milhões tiveram nome e detalhes de contato revelados, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo das informações disponíveis em cada conta. No caso de outras 14 milhões de pessoas, os invasores acessaram os mesmos dois conjuntos de dados de contato, bem como outros detalhes em seus perfis, nome de usuário, gênero, local/idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal, cidade atual reportada, data de nascimento, tipos de aparelhos usados para acessar o Facebook, educação, trabalho, 10 últimos check-ins ou locais em que a pessoa foi marcada, website, pessoas ou páginas que a pessoa segue e as 15 pesquisas mais recentes. 
Para acessar os dados, os hackers exploraram uma vulnerabilidade de código do Facebook que existiu entre julho de 2017 e setembro de 2018. A vulnerabilidade foi resultado de uma complexa interação de três diferentes falhas de software e impactou a funcionalidade “Ver Como“, que permite às pessoas verem como seus perfis aparecem para outras pessoas. Isso permitiu que os invasores roubassem tokens de acesso ao Facebook, que foram usados para que eles pudessem ter acesso às contas das pessoas. Tokens de acesso são como chaves digitais que mantêm as pessoas logadas no Facebook para que não precisem digitar novamente sua senha toda vez que acessam o aplicativo. 
Ao todo, segundo a rede social, cerca de 30 milhões de pessoas tiveram os tokens roubados, mas um milhão delas não tiveram os dados roubados pelos hackers, por isso a invasão de dados propriamente atingiu 29 milhões de usuários. 
"As pessoas podem checar se foram afetadas visitando nossa Central de Ajuda. Nos próximos dias, enviaremos mensagens customizadas a cada uma das 30 milhões de pessoas afetadas para explicar quais informações os invasores podem teracessado, bem como medidas que elas podem tomar para ajudar a se proteger, incluindo de emails maliciosos, mensagens de texto ou chamadas telefônicas", informou Guy Rosen, vice-presidente de Gerenciamento de Produto do Facebook, por meio de nota. 
Ainda de acordo com a empresa, o ataque não atingiu outros produtos administrados pelo grupo, como Messenger, Messenger Kids, Instagram, Oculos, Workplace, Páginas, pagamentos, aplicativos de terceiros ou contas de desenvolvedores ou anunciantes. "Enquanto investigamos outras formas pelas quais as pessoas que estão por trás deste ataque usaram o Facebook, bem como a possibilidade de ataques em menor escala, continuaremos a cooperar com o FBI [a Polícia Federal dos EUA], a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda e outras autoridades", acrescentou Rosen. 

Eleições para a Presidência são marcadas por um discurso de ódio: mortes e agressões já acontecem por todo o país


Resultado de imagem para Eleições são marcadas por um discurso de ódio

Com o resultado obtido no último dia 07 de outubro, quando brasileiros de todo o país foram às urnas para elegerem seus deputados estaduais/distritais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da República, o Brasil agora tem a missão de eleger o seu presidente entre os dois nomes mais votados. O segundo turno de uma eleição é sempre a possibilidade mais promissora para todos nós discutirmos os projetos e planos de governo de cada um dos concorrentes, já que nessa etapa das eleições só nos resta a escolha entre dois. Acontece que, nessas eleições de 2018, não é isso que está se dando.
O Brasil não está discutindo projetos e programas de governo. Essa eleição está marcada por um aspecto estarrecedor: o nível de violência dos discursos de um dos candidatos chegou a tal ponto que, não se contendo em ficar só nas palavras, extrapolou para as ruas e o país está submerso em um clima de violência política nunca visto em nossa história. O discurso de ódio e os gestos de violência desse candidato, que chegou ao cúmulo de orientar uma pequena criança em seu palanque a fazer o movimento com as mãos de como se atira com uma arma de fogo, não foi contido a ponto de evitarmos que essa violência chegasse às ruas. Todos nós, como sociedade, tratamos essas excrecências de forma pouco séria. Esse tipo de conduta e palavras proferidas por esse candidato não poderiam ser vistos de forma tão permissiva como o fizemos. O Ministério Público e a Justiça Eleitoral deveriam ter atuado com rigor para coibir esse tipo de ação fascista.
O que vemos hoje é a extrapolação desse discurso e dessas condutas para as ruas, causando uma onda de violência com a qual não tínhamos costume em conviver no Brasil. No último período, desde quando começaram as atividades de campanha eleitoral, o país está estarrecido com a violência a olhos nus promovida pelos eleitores desse candidato: no Amazonas, aluno persegue e atira mesa contra professor; em Belo Horizonte, mulher é agredida ao dizer que não votaria no referido candidato; em Curitiba, estudante da UFPR é agredido e quase morre por usar um boné do MST; em Salvador, um capoeirista é morto por apoiadores desse candidato; em Natal, professor é ameaçado de morte por pai de aluno; no Rio de Janeiro, irmã da vereadora morta Marielle Franco é reconhecida e agredida com seu filho no colo; em Maceió, mulher é agredida por afirmar que não votaria no mencionado candidato; em Porto Alegre, mulher é atacada, agredida e teve marcada em seu corpo, com navalha, o símbolo da suástica nazista. Os casos não param de acontecer e de se proliferar pelo Brasil afora. Atinge pobres e ricos e tampouco faz distinção entre anônimos e famosos. O comediante Marcelo Adnet deu declarações públicas de ameaças que vem sofrendo e reconheceu estar sentindo medo. A jornalista Mirian Leitão, do Grupo Globo de Comunicações, também está sofrendo ameaças depois de escrever um artigo condenando a ditadura militar brasileira, que ocorreu entre 1964 e 1985, no Brasil.
Alguém já disse que não é necessária a vitória desse candidato para sentir na pele no que o país se transformará com a sua eventual vitória. Esse é o candidato sem projetos para o país e que sequer tem coragem de participar dos debates eleitorais nesse segundo turno, tradição em todo o mundo nessa etapa das eleições. O caldo de violência já foi propalado e o país vive um momento permissivo com esse discurso de ódio propagado pelas redes sociais, já na campanha eleitoral, que o Tribunal Superior Eleitoral se mostra incapaz de conter. As pessoas estão se sentindo autorizadas a praticar atos de violência nas ruas contra quem pensa diferente. Até representantes do poder público, a quem caberiam assegurar a primazia da lei no país, estão permissivos com esse clima. O delegado que atendeu a jovem na delegacia em Porto Alegre teve a pachorra, acreditem, de dizer que o símbolo marcado em sua pele, não era a suástica nazista, ao contrário do que todos viram nas redes sociais, divulgado pela própria vítima depois do lamentável ocorrido.
Temos em nossas mãos a possibilidade de barrar a atrocidade que representa a eventual vitória desse sujeito que fomentou, com discursos de ódio e gestos de violência, o estarrecedor momento por qual passamos. No dia 27 de outubro, temos a responsabilidade de dar um basta nesse clima de ódio que assolou o nosso país. O Brasil não vai aderir a esse clima!

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

CORRIDA PRESIDENCIAL >> Para não dar chance a Bolsonaro de fugir do debate, a Band muda a data do evento


 image.png

A Band transferiu o debate que faria com Fernando Haddad e Jair Bolsonaro nesta quinta (11) para a outra sexta (19).
O programa também deverá ser gravado no Rio, onde Bolsonaro mora, para evitar deslocamentos.
A medida foi tomada para que Bolsonaro possa participar, já que foi proibido pela equipe médica ao menos até o dia 18.
Na data, o candidato passará por uma reavaliação médica, provavelmente sendo liberado.

O MEDO E O TERROR COMO FUNDAMENTO >> Grupo neonazista de Niterói (RJ) cola cartaz com ameaça contra minorias.

image.png
A candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) fez explodir o pensamento fascista, violento e discriminatório que até então estava oculto em parte da sociedade brasileira. Digo isso em virtude das várias situações que vieram a tona estimuladas por suas infelizes declarações públicas. 


"Estamos de olho em você", diz a mensagem do cartaz, com a imagem de um homem vestido com o uniforme da Ku Klux Klan, grupo norte-americano de supremacia branca que persegue minorias.


A foto de um cartaz colado em Niterói (RJ) e assinado pelo grupo de ultradireita Imperial Klans of America Brasil com uma mensagem intimidadora contra diversos grupos sociais, como gays, judeus, muçulmanos e negros, começou a circular nesse domingo (20) em redes sociais.

E a lista desse tipo  atitudes discriminatórias e violentas é extensa, a ponto de a CNBB vir a público pedir que as pessoas, independente de sua escolha política, desarmem os ânimos, pois chegamos ao extremo de até já ter havido além inúmeras agressões físicas até várias pessoas já foram assassinadas simplesmente por estarem com roupas vermelhas e demonstrarem apoiadoras de Haddad ou de partidos de esquerda.

IRREGULARIDADES >> Bombas apreendidas pela ANA no Piancó e Piranhas serão devolvidas

A Agência Nacional de Água (ANA) vai devolver as bombas de captação de água apreendidas entre os anos de 2016 e 2018, no açude Curema e nos rios Piancó e Piranhas. A devolução acontecerá nos dias 16 e 18 deste mês de outubro.
A entrega será feita individualmente, em cada propriedade. Para receber as bombas, cada proprietário precisa ter em mãos o documento de identificação e o termo de apreensão da respectiva bomba de captação de água.
Apesar da entrega das bombas, a ANA alerta aos irrigantes que a situação dos açudes naquela bacia hidrográfica ainda é crítica. Por esta razão, a Agência impõe algumas regras que devem ser observada pelos usuários: É permitida a irrigação de no máximo 0,5 hectare por usuário; os demais usos da água podem captar até 0,25 L/s. Não há restrição para a água que será utilizada para o consumo das pessoas e para matar a sede dos animais; o descumprimento das regras pode gerar multas com valor base de R$ 3.000,00, lacre e apreensão de bombas e equipamentos.

CRIMES ELEITORAIS >> Votação no RN teve 33 prisões por crimes eleitorais no 1º turno

image.pngA Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou os números finais da Operação Eleição 2018 no Rio Grande do Norte. Foram 33 prisões envolvendo crimes eleitorais em todo estado, sendo: 20 de boca de urna; 4 de transporte irregular de eleitores; 3 por compra de votos; 1 roubo; 1 homicídio; 1 desacato; 1 apreensão de material; 1 porte ilegal e 1 caso de desobediência.
Os casos ocorreram nos municípios de Santa Cruz, Macau, Natal, Touros, Serra do Mel, São José de Mipibu, Santana do Matos, Pureza, Poço Branco, Pendências, Maxaranguape, Caraúbas, Parnamirim, Jucurutu, Governador Dix-Sept Rosado, Pedro Velho, Mossoró, Venha Ver, Ceará-Mirim, Santo Antônio, Baía Formosa e Canguaretama.
Nas cidades de Passa e Fica e Pedro Velho, o Ministério Público Eleitoral (MPE) apreendeu material de compra de voto. Em Passa e Fica, foram encontradas na residência de uma pessoa ligada a candidatos a deputado estadual duas listas com nomes de pessoas e informações relativas a possíveis pagamentos efetuados a cada uma delas.
Já em Pedro Velho, foi apreendida uma lista com nomes de pessoas e pagamentos distintos para cada, cujos valores variam de R$ 500 a R$ 4,5 mil. Havia também comprovantes de votação de eleitores, possíveis promessas de consultas médicas e “santinhos” dos candidatos a deputado estadual e federal Galeno Torquato e Benes Leocádio, ambos eleitos.
Com informações da Sesed e MPRN

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

POSICIONAMENTO CIDADÃO >> Corpo docente e técnico da UERN se posiciona contra o projeto de fascismo e de intolerância social


CNBB PEDE QUE OS CRISTÃO FIQUEM ATENTOS >> Uma disputa que não é apenas partidária!


COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA >> Alta renovação no Senado; são 47 novos representantes

senadofederal2019












Das 54 cadeiras em disputa para o Senado Federal, foram eleitos 47 novos senadores, o que corresponde a renovação de 87%. Apenas 8 dos atuais senadores conseguiram se reeleger.

O PSL e a Rede registraram maior crescimento no Senado, com a ocupação de 4 novas cadeiras cada. O PSD ganhou 2 e poderá obter outra, a partir de 2019, caso o senador Antonio Anastasia (PSDB) seja eleito para o governo de Minas Gerais.

O MDB foi o partido que mais perdeu cadeiras, 7 no total. Na sequência aparece o PT, que perdeu 3, o PSDB e o PSB, que perderam 2 cada.

O Senado será fragmentado na próxima legislatura: passa de 17 para 22 partidos com representação na Casa.

As maiores bancadas continuarão sendo do MDB (11) e do PSDB (8), sendo que o PSD (7) passará a ser a 3ª maior bancada, superando PT e PP, com 6 cada, dividindo a 4ª posição.

Nomes de peso no Senado, como o atual presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE), além de Romero Jucá (MDB-RR), Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), Edison Lobão (MDB-MA), Garibaldi Alves Filho (MDB-RN), Jorge Viana (PT-AC), Magno Malta (PR-ES), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Cristovam Buarque (PPS-DF), não foram reeleitos para a Casa.

Mulher
O Senado Federal terá 7 senadoras na próxima legislatura. Foram eleitas Daniella Ribeiro (PP-PB), Eliziane Gama (PPS-MA), Dra. Zenaide Maia (PHS-RN), Juíza Selma Arruda (PSL-MT), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Leila do Vôlei (PSB-DF), e Soraya Thronicke (PSL-MS).

Em relação à bancada atual (13 senadoras), houve redução de 6 representantes das mulheres na futura composição do Senado Federal.

Veja, na sequência, tabela com os índices de reeleição e renovação, desde 1994, como ficaram as bancadas partidárias, e a composição da Casa para a Legislatura 2019-2027.

DIREITOS HUMANOS >> Caso Marielle Franco é destaque em campanha global de direitos humanos

image.png

A Anistia Internacional lançou ontem no Brasil a campanha global Escreva por Direitos (Write for Rights). Em 2018, o foco são mulheres, gênero e defensoras dos direitos humanos. A entidade reforçou que a discriminação, o abuso, a intimidação e a violência afetam de forma desproporcional as mulheres e, em particular, as que se posicionam publicamente na sociedade. Um dos destaques da campanha é a vereadora Marielle Franco, reconhecida defensora dos direitos humanos e morta em marçodeste ano no Rio de Janeiro.
A diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, defendeu que, sete meses após o assassinato de Marielle e Anderson Gomes (motorista do carro onde a vereadora estava no momento em que foi morta), é fundamental que a sociedade se mantenha firme, exigindo respostas e pressionando para que os responsáveis sejam identificados e levados à Justiça. A história de vida de Marielle, segundo Jurema, se junta agora à história de mulheres de outros nove países que lutam por um mundo mais justo.

Ativistas

Nove dos dez casos escolhidos pela Anistia Internacional para a campanha são de mulheres ativistas, e o décimo é de uma comunidade no Quênia cujas mulheres estão sendo impactadas pela expulsão de suas terras ancestrais. Além de Quênia e Brasil, há casos na Ucrânia, no Marrocos, na Venezuela, na África do Sul, no Quirguistão, no Irã, na Índia e no Vietnã. Com exceção de Marielle, as mulheres e ativistas que integram a campanha seguem atuando em seus países, muitas, segundo a entidade, em situação de risco.
“A campanha irá mobilizar pessoas no mundo todo em apoio a estas ativistas, dando visibilidade aos casos e celebrando o papel dessas mulheres que levantam suas vozes contra as injustiças e lideram processos de transformação em seus países”, informou a Anistia Internacional.
Com duração de cinco meses, a Escreva por Direitos segue até 8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher. O processo envolve apoiadores da Anistia Internacional, profissionais da educação e grupos de ativismo na realização de atividades que vão desde aulas temáticas em escolas até eventos públicos em praças ou cafés. Os eventos serão registrados por meio da Plataforma Escreva por Direitos, onde é possível também ter mais detalhes sobre cada um dos casos.

Sobre a campanha

Todos os anos, a Anistia Internacional seleciona casos de pessoas e comunidades vítimas de violações de direitos humanos ou em risco iminente de sofrer violações ao redor do mundo e convida apoiadores e ativistas a entrarem em ação. Atendendo ao chamado, pessoas planejam e realizam atividades diversas, mobilizando comunidades, famílias e amigos a escreverem e assinarem cartas, manifestando solidariedade e pressionando autoridades por justiça.

PRAZO ELEITORAIS >> Eleitor que não votou tem 60 dias para justificar ausência


image.png


O eleitor que não pôde votar no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral.
Há também a possibilidade de enviar o formulário pelo correio para o juiz eleitoral da zona eleitoral. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno da votação.
Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito.
Pela internet, o eleitor pode justificar a ausência utilizando o “Sistema Justifica” nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais. No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar.
O requerimento de justificativa gerará um código de protocolo que permite ao eleitor acompanhar o processo até a decisão do juiz eleitoral. A justificativa aceita será registrada no histórico do eleitor junto ao Cadastro Eleitoral.

Segundo turno

Quem não votou no primeiro turno e nem justificou não fica impedido de votar no segundo turno, dia 28 de outubro.

Multa

Para regularizar sua situação eleitoral, o cidadão terá de pagar uma multa R$ 3,61 por votação não comparecida. 
O Tribunal Superior Eleitoral explica que a não regularização da situação com a Justiça Eleitoral pode resultar em sanções, como impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.
A não justificativa também pode impedir que o eleitor participe de concorrência ou administrativa da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, além de ficar impedido de se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo e função pública.

Eleitores no exterior

No caso dos brasileiros que estavam no exterior no dia da votação, eles também deverão encaminhar o formulário de justificativa pós-eleição e a documentação comprobatória até 60 dias após o turno ou em 30 dias contados a partir da data de retorno ao Brasil.
Se estiver inscrito em zona eleitoral do exterior, o eleitor deverá encaminhar o requerimento diretamente ao juiz competente ou ainda entregar nas missões diplomáticas e repartições consulares localizadas no país ou enviar pelo sistema justifica.

SAÚDE DA MULHER >> Mais de 35% descobriram câncer de mama já avançado, mostra estudo

Pesquisa do Instituto Oncoguia ainda revelou que 36% descobriram metástase por acaso; média de idade para diagnóstico é 37 anos e, de metástase, 40.
 Quando a agente de saúde Regiane Costa, 40, descobriu que tinha câncer de mama, o tumor já havia se espalhado para o pulmão e os ossos. O motivo: erro de diagnóstico. “Aos 35 anos, notei uma bolinha na base do seio e fui à ginecologista. Ele pediu um ultrassom e constatou que era nódulo de gordura”, conta.

Mais de um ano depois, a bolinha havia se tornado uma ferida. No entanto, mais uma vez, a ginecologista não cogitou câncer. “Ela afirmou ser bactéria e me prescreveu corticoide”.

Encaminhada para uma microcirurgia, uma mamografia pré-operatória revelou que a “ferida” era um tumor maligno em estágio avançado. Foram 12 sessões de quimioterapia, a retirada e reconstrução da mama e um tratamento que se prolonga até hoje.

Regiane não está sozinha. Assim como ela, mais de 35% das mulheres descobriram o câncer de mama já em estágio avançado, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (2), pelo Instituto Oncoguia, que dá apoio a pacientes com câncer.

A média de idade para o primeiro diagnóstico é aos 37 anos, e do diagnóstico da metástase, aos 40, sendo a idade média para o câncer de mama, de maneira geral, aos 44 anos. “Ficamos impressionados ao observar, neste levantamento, a presença de doença metastática em mulheres muito novas”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

A pesquisa foi realizada com mais de 250 pacientes com câncer de mama metastático – que já espalhou para outros órgãos. O Instituto ressalta que o câncer metastático é um estágio avançado da doença. Controlar a doença e manter a qualidade de vida são as prioridades desta fase. A maioria das mulheres que participaram do estudo não tinha histórico de câncer na família, o que poderia explicar a pouca idade no momento do diagnóstico, segundo Luciana.

METÁSTASE É DESCOBERTA POR ACASO

Cerca de 36% delas descobriram a metástase por acaso, sem ter conhecimento do câncer no organismo. Mais de 60% das pacientes disseram ter metástases no osso, seguido de pulmão, fígado e cérebro, ainda de acordo com o estudo.

A pesquisa demonstrou ainda que 20% não sabe qual o seu tipo de câncer de mama. O Instituto destaca que os tumores de mama diferem entre si e isso influencia no tipo de tratamento que será realizado.

“O tumor pode variar de acordo com o tipo de receptor que ele tem. Receptores são como fechaduras específicas e somente a chave certa pode ativá-los. Há tumores que são hormônio-positivos, outros expressam uma proteína chamada HER2. E há tumores chamado de triplo negativo, que não expressam nem HER2 nem hormônios”, informa o Instituto.

Segundo Luciana, são essas informações que vão definir o tratamento adequado e proporcionar mais tempo e qualidade de vida a um paciente.

TÉCNICO INTEGRADO >> Cerca de 22 mil estudantes fazem prova neste domingo (14) para o IFRN


Resultado de imagem para ifrn
Estudantes inscritos no processo seletivo devem chegar ao local de prova até as 12h45

Neste domingo (14), 21.985 estudantes em todo Rio Grande do Norte devem fazer prova para o Exame de Seleção do IFRN. O processo seletivo é referente aos cursos técnicos de nível médio integrado ao ensino médio. Os estudantes inscritos concorrem a um total de 3.148 vagas para cursos em 20 campi do Instituto.

HORÁRIO
A prova será aplicada à tarde, das às 17h.  Os candidatos devem chegar até as 12h45, horário em que os portões serão fechados.O processo seletivo é formado por uma prova de Língua Portuguesa e uma de Matemática, cada uma com 20 questões de múltipla escolha, e uma produção textual. 

O QUE LEVAR
O candidato deve, obrigatoriamente, levar o documento original com foto usado no ato de inscrição. O cartão de inscrição, disponível no portal do candidato, deve ser levado para verificação do local de prova. As folhas de respostas devem ser preenchidas com caneta esferográfica azul ou preta fabricada em material transparente. 

O gabarito das questões objetivas deve ser divulgado na página do processo seletivo na segunda-feira (15).

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

NOTA PÚBLICA PELA DEMOCRACIA >> OAB se manifesta contra o projeto de ódio, discriminação e exclusão que está em voga nessas eleições.


Resultado de imagem para oab

Os Presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu repúdio às diversas manifestações discriminatórias contra o povo nordestino que têm sido divulgadas nas mídias sociais desde a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais em curso.

O Brasil vive um momento crucial em sua democracia e, no processo eleitoral, é legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população. Contudo, as manifestações políticas devem sempre respeitar os princípios e valores fundamentais da ordem republicana, notadamente a tolerância, a dignidade da pessoa humana e o objetivo comum de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

É crucial, portanto, que o salutar confronto de ideias neste período eleitoral não descambe no discurso de ódio e em manifestações discriminatórias, as quais, por sua natureza, violam o princípio democrático. O crime de racismo, declarado inafiançável e imprescritível pelo Constituinte originário, deve ser repudiado e combatido por todos os cidadãos brasileiros, independentemente de suas convicções políticas e das correntes ideológicas que abracem.

O delicado momento vivido por nossa jovem democracia exige de todos o empenho por manter a união do povo brasileiro em toda a sua diversidade, não apenas de raça, sexo e cor, mas também de origem. Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de racismo e de discriminação.

OAB ALAGOAS - Presidente Fernanda Marinela
OAB BAHIA - Presidente Luiz Viana
OAB CEARÁ - Presidente Marcelo Mota
OAB MARANHÃO - Presidente Thiago Diaz
OAB PARAÍBA - Presidente Paulo Maia
OAB PERNAMBUCO - Presidente Ronnie Duarte
OAB PIAUÍ - Presidente Francisco Lucas
OAB RIO GRANDE DO NORTE - Presidente Paulo Coutinho
OAB SERGIPE - Presidente Inácio Krauss