sábado, 4 de fevereiro de 2012

Programação do Carnaval 2012 em Lajes do Cabugi

O melhor carnaval da Região Central

O prefeito Benes Leocádio, acompanhado do vice-prefeito Mário Madruga, apresentou ao público presente na abertura do 16º Campeonato de Blocos, a programação de Show para o Carnaval 2012.

Eis a Programação:

Sexta, dia 17: Zé Pereira, depois shows com Bonitões Eletrico e Som Music;

Sábado, dia 18: Shows com Matamoforse, Banda Feras e Rede de Balanço;

Domingo, dia 19: Shows com Arrapazziada, Muvukão e Resenha;

Segunda, dia 20: Shows com Bneca Safada, Karamba na Kara e The Froiz;

Terça, dia 21: Shows com Itanildo, Di Bom Tamanho, Pegação e Só a Nata;

Arrastões Domingo, Segunda e Terça com Bonitões Elétrico, Di Bom Tamanho e Boneca Safada....

Com informações do site robsoncabugi.com

"Resultados" do governo do dem...

Desgoverno RosaDem contribui para diminuir o emprego no RN. Queda foi de 58%

Fonte: site do Dep. Fernando  Mineiro

A pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgada ontem e publicada na edição desta quarta-feira do Novo Jornal mostra: o saldo de empregos gerados no RN em 2011 foi o terceiro pior desde 2003. Foram gerados 12.269 empregos formais no período ante 29.739 em 2010. Uma queda de 58,7%.

Os dados vão na contramão da tendência nacional. O ano de 2011 foi o segundo melhor da série histórica em todo Brasil, menos no nosso Estado, que é o único governado pelo DEM em todo o país. Durante o primeiro ano do governo Rosalba, o RN perdeu empregos em todos os setores, com exceção da agropecuária, que gerou 544 vagas formais.

O desempenho foi pior, inclusive, que no ano de 2008, em plena crise mundial. Na época foram gerados pouco mais de 17 mil postos de trabalho. O que chama a atenção é o fato de o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Benito Gama, não saber quais os motivos que levaram a essa queda tão expressiva. O jornal cita uma hipótese interessante: o aumento das importações.

Importações? Com a aprovação da lei do Import-RN no final do ano passado, que visa estimular as importações no Estado, com benefícios fiscais inconstitucionais, vale frisar, qual será a tendência da geração de empregos em 2012?

Nas análises das causas do baixo percentual, deve-se levar em consideração o papel do governo no mal resultado. Em um estado onde a economia é fortemente influenciada pela ação estatal, a governadora Rosalba Ciarlini do DEM suspendeu obras, cancelou convênios com prefeituras, não efetuou pagamento de fornecedores e investiu pouco. O resultado de 2011 com certeza foi impactado por essas medidas governamentais.

Uma visita impecável

Fonte: Blog do contrapontoPIG


A presidente Dilma Rousseff completou sua a Cuba, comportando-se como verdadeira estadista, reforçando as relações entre os dois países e evitando os ardis plantados para que agisse como porta-voz dos Estados Unidos, reproduzindo as ladainhas provenientes de Miami e da Casa Branca. Dilma foi a Cuba em visita oficial para estreitar os laços com um país que precisa de mais investimento e de mais produtividade para avançar economicamente e manter suas conquistas sociais.

Assim como aconteceu com Lula, foi cobrado de Dilma que se manifestasse sobre a situação dos direitos humanos em Cuba. O que os responsáveis pelas cobranças desejavam, no fundo, era que ela sequer fosse lá, como todos os presidentes brasileiros desde a revolução de 1959 até Lula. Mas já que Dilma, assim como Lula, não se rende à agenda ditada de Washington, que se manifestasse publicamente contra as restrições políticas na ilha.

É curioso como a questão dos direitos humanos em Cuba “sensibiliza” tanto certas pessoas. Não se vê a mesma indignação em relação a qualquer outro país. Ninguém pediria que Dilma, em viagem aos Estados Unidos, se posicionasse publicamente pelo fechamento de Guantánamo, em pleno território cubano, mesmo com a cobrança recente feita pela alta-comissária para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, Navi Pillay, que apontou a base como local de constante violação destes direitos.

Dilma se recusou a tratar a questão dos direitos humanos como arma de combate político ideológico, e frisou que desrespeitos acontecem em todos os países, inclusive no Brasil. Não seria nada agradável para nós recebermos a visita de um chefe de Estado estrangeiro e ouvir comentários sobre a violência da ação de despejo dos moradores do Pinheirinho ou sobre a desumanidade da maior parte dos nossos presídios.

O Brasil é um país que aposta nas relações multilaterais como forma de pressão e de resolução de conflitos. Ele não vai fazer o papel de juiz do mundo e sair por aí condenando outros países, até porque tem suas próprias mazelas. Isso não significa omissão, pois o Brasil ganhou recente relevância no cenário internacional justamente por sua ação diplomática independente e soberana, que o leva a ser convocado a atuar nas mais complexas questões mundiais. Temas delicados, como direitos humanos, não se tratam com bravatas unilaterais, principalmente quando envolvem nações em situações extraordinárias, como a cubana, vítima de um bloqueio implacável há meio século.

Diria que a visita da presidente do Brasil a Cuba transcorreu de forma impecável e com acentuado caráter político. No trabalho prévio às 48 horas que ela passou na ilha, o chanceler brasileiro Antonio Patriota conversou com autoridades cubanas sobre questões relativas aos direitos humanos, e o Brasil concedeu visto de turista à blogueira Yoani Sánchez, que deseja vir ao país. Ao mesmo tempo, Patriota não aceitou o discurso fácil da condenação e, assim como Dilma faria em solo cubano, ressaltou que uma questão mais urgente e multilateral seria o fim da base de Guantánamo.

Com o crescimento de sua economia e a capacidade financeira de que dispõe atualmente, o Brasil tem muito mais a contribuir com Cuba ajudando no seu desenvolvimento, com implicação direta no bem estar das pessoas. As relações comerciais cresceram 31% de 2010 para 2011, e o Brasil é o segundo parceiro comercial de Cuba na América Latina, depois da Venezuela. Existem oportunidades para empresas brasileiras em Cuba, como provam as obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, com a participação da Odebrecht.

Cuba precisa melhorar sua agricultura e recuperar seu parque produtivo, e o Brasil pretende participar deste esforço com a tecnologia e os processos desenvolvidos pela Embrapa, e, sobretudo, com um olhar mais solidário em relação aos vizinhos latino-americanos. Sentimento este, por sinal, muito inspirado por Cuba e seu internacionalismo, sempre manifestado pela presença de médicos e professores, onde for necessário, e não pelas armas ou posturas imperialistas.

Falta de reconhecimento literário

Escritores potiguares sentem desvalorização do mercado

De Sérgio Vilar para o Diário de Natal

Obras escondidas entre prateleiras nas livrarias e eventos que não valorizam o potencial do mercado local. Essas são as principais queixas de quem se dedica ao ofício da escrita no Rio Grande do Norte. Um evento realizado nesta semana na livraria Nobel da Avenida Salgado Filho, Tirol, reuniu diversos escritores potiguares para falar um pouco sobre suas trajetórias profissionais, suas obras e estilos literários. O 1º Café Literário, como ficou conhecido o encontro, teve como principais convidados Leonardo Barros, Marcos Monjardim e Gustavo Diógenes, que abriram espaço para discussão.

"Existe uma desvalorização das obras publicadas aqui no estado, as próprias editoras não acreditam no potencial e você acaba tendo que fazer publicações independentes", afirma Leonardo Barros, 35 anos, que já lançou quatro livros, a maioria como publicações independentes. De acordo com ele, a divulgação do próprio livro se torna uma tarefa difícil por falta de apoio das editoras. "Mas essa falta de apoio não se deve apenas às editoras. O hábito de leitura dos potiguares é bem menor do que em outras cidades e muita gente que vai até a livraria se limita apenas aos best-sellers americanos", acrescenta.

Feedback

O jovem escritor Gustavo Diógenes tem apenas 17 anos, mas já sente dificuldades em lidar com a realidade do mercado. O autor de Acáci Mundo 17 diz que existe espaço, mas que o problema está na falta de divulgação. "Eu tenho um blog para divulgação do meu livro, mas a gente sente falta de eventos como este que são essenciais para que o público nos conheça melhor e para que nós mesmos conheçamos os leitores e, a partir daí, colher informações valiosas, como se o tipo de narrativa é apropriado, se estamos realmente conseguindo transmitir a mensagem do livro e até melhorarmos como escritor", diz.

Livrarias podem atuar como centros culturais

Para o franqueado da Nobel e escritor, Aluísio Azevedo Júnior, a falta de um espaço físico para o autor potiguar nas livrarias e dessa interatividade entre escritores e leitores são fatores determinantes para provocar esse sentimento de desvalorização. "A Nobel Salgado Filho tem essa proposta diferenciada, nossos autores são destacados logo na entrada da livraria com uma estante exclusiva e, semanalmente, estamos promovendo essa interação entre os artistas, escritores locais e o público em geral. Acreditamos que uma livraria deve ser trabalhada como um centro cultural e não apenas uma loja para vender livros", relata.

Medida socialmente correta

Juiz diz que bebida alcoólica é combustível para violência

Está no jornal Zero Hora.

Titular do Juizado Especial Criminal, o juiz Marco Aurélio Martins Xavier quer erradicar as drogas do Olímpico e Beira-Rio, responsáveis por 70% das ocorrências nos dois estádios em dias de jogos. Uma das ideias é afastar do futebol os torcedores detidos em flagrante e também aumentar o valor das penas por posse de drogas.

Outra é usar cães farejadores no momento das revistas nas catracas, já que a maconha ou a cocaína são escondidas nas roupas dos consumidores. O juizado especial criminal, que atua ao lado da Brigada Militar, ajudou a diminuir a violência entre torcedores nos estádios da Dupla. Hoje, a droga é a maior preocupação.

Martins Xavier, por outro lado, acha que a volta do álcool (cerveja), é um retrocesso: “Álcool nas arquibancadas é combustível para a violência”.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 em Lajes - está chegando a hora...

Começa hoje campeonatos de Blocos


Terá inicio nesta sexta-feira, 3, mais uma edição do Campeonato de Blocos Carnavalesco. Para este ano, pelo menos 24 equipes estarão na competição dividida em três categorias. A categoria principal com equipes que pontuaram mais na edição de 2011, a segunda categoria são equipes iniciantes e que obtiveram poucos pontos no ano passado.

Em mais uma edição, o público também poderá assistir a jogos com equipes femininas, são quatro times que representam seus blocos. Todos os jogos serão realizados na Quadra de Esportes Manoel Procópio de Moura.

Programação do Carnaval

O prefeito Benes Leocádio disse ontem, em reunião da coordenação do Carnaval 2012 que pretende anunciar na abertura dos jogos a Programação de Shows nos cinco dias de Folia em Lajes do Cabugi.

Com informações do site robsoncabugi.com

Para aquele nosso amigo que não suporta a ideia de Lula ser o Cara...


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi selecionado como vencedor do International Four Freedoms Award 2012 

 Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
São Paulo, 1º de fevereiro de 2012

A fundação holandesa Roosevelt Stichting anunciou nesta terça-feira (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi selecionado como vencedor do International Four Freedoms Award 2012 (em português, “Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012).
A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades” se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.
Em seu comunicado, a Roosevelt Stichting diz que Lula é uma inspiração à comunidade internacional por sua “ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que por tanto tempo flagelou seus cidadãos menos afortunados”.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 12 de maio em Midelburgo, na Holanda. Além do homenageado principal, a Roosevelt Stichting concederá quatro medalhas:
Liberdade de opinião e expressão: Al Jazeera

Liberdade de culto: arcebispo Bartholomew I
Liberdade das privações: Ela Ramesh Bhatt
Liberdade dos temores: Hussain al-Shahristani

Saiba mais sobre o prêmio no site da Roosevelt Stichting:

Fonte: PT Nacional

Iniciativa importante e resultados positivos

Lei Seca diminui chamados do Samu em 60% no RN

De Sérgio Henrique Santos, especial para o Diário de Natal

Se depender das pretensões do Governo do Estado, está fechado o cerco contra os condutores alcoolizados. Os dados parciais da Operação Lei Seca, que integra a Operação Verão, foram divulgados ontem e mostram que em pouco mais de um mês, entre 23 de dezembro e 31 de janeiro, foram feitos 3.100 testes de bafômetro e 395 carteiras de habilitação foram apreendidas. No total, a Operação Verão realizou 5.300 abordagens a veículos (3.100 carros e 2.200 motos), constatando 81 crimes de trânsito e recolhendo 161 motos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 60 CNHs vencidas também foram recolhidas.

Cerco fechado porque, de acordo com as palavras do comandante do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), coronel Francisco Canindé de Freitas, sua equipe só vai sossegar quando, "numa grande operação, o número de CNHs apreendidas chegar a zero". De acordo com o coronel, a Operação Verão da Secretaria Estadual de Segurança (Sesed) termina após o Carnaval."Mas a Operação Lei Seca continua", garante.

A continuidade do trabalho começa desde já, com a repetição das abordagens no próximo final de semana na saída do Circo da Folia, que reúne milhares de pessoas em Pirangi, Parnamirim. "Na operação da semana passada usamos 30 bafômetros e 30 homens. Na próxima avaliamos usar 50 bafômetros e pelo menos 50 homens. Durante cinco horas, vamos abordar todos os veículos", adiantou o tenente Eann Styvenson Valentim Mendes, coordenador da operação, chamado entre os colegas de farda como 'Super-Homem'. Embora reconheça que é destemido, ele dispensa a alcunha e credita ao CPRE o sucesso da operação, justificando: "Os números atestam que estamos fazendo o correto, salvando vidas. Isso nos deixa muito satisfeitos".

Apesar do transtorno causado por causa do gigantesco engarrafamento que se forma na saída da festa - uma das maiores da temporada e que neste final de semana terá como atrações principais Asa de Águia e Ricardo Chaves - o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já registra redução de 60% no número de ocorrências na região metropolitana.

Parcerias

Além do SAMU, o CPRE conta com vários parceiros para realizar a Operação Lei Seca: Polícia Rodoviária Federal (PRF) e secretarias de Trânsito e Transporte de Parnamirim (Setra) e de Mobilidade Urbana de Natal (Semob). Na Operação Verão, também conta com ajuda do Corpo de Bombeiros na segurança dos banhistas na orla marítima.

Serviços de péssima qualidade

Serviços da TIM falham em Natal

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

O possível rompimento de um cabo de fibra ótica afetou os serviços da operadora de telefonia TIM ontem, em Natal, provocando falhas em chamadas e serviços de dados. Usuários da operadora enfrentaram, durante grande parte da manhã, problemas de conexão. Muitos utilizaram a rede social Twitter para se manisfestar contra a empresa.

No início da noite, a operadora enviou nota à imprensa informando que os "serviços de voz e dados no estado já haviam sido normalizados". Ainda na nota, a empresa informou que está programado um investimento de R$ 93 milhões na infraestrutura, no triênio 2011 -2013, que beneficiará diretamente os usuários potiguares.

A assessoria da empresa não soube informar, no entanto, qual foi o real motivo da queda na conexão. Informações extra oficiais dão conta de que o problema foi ocasionado pelo rompimento de um cabo de fibra ótica. A possibilidade foi confirmada pelo diretor da TIM, Marco Girasole, ao deputado federal Henrique Alves - que, logo em seguida, repassou a informação através do seu Twitter oficial. Também no Twitter, o deputado considerou "alarmante a reclamação de tantos em relação à operadora".

A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou a unidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Rio Grande do Norte, mas a agência informou desconhecer o problema com a conexão, que teve início no final da noite de quarta-feira (1º). A Anatel comentou ainda que não havia recebido um posicionamento oficial da empresa e que nenhum usuário informou a agência sobre o problema.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Notícias sobre o Show Bote Fé

Ingresso para o show católico custará R$ 50,00, mas está por R$ 25,00

 Fonte: Jornal do RN

Foto: Divulgação. Para acessar o portal
do Padre Marcelo, CLIQUE AQUI.
O ingresso para o show do "Bote Fé", que terá a presença do Padre Marcelo Rossi, está a venda na Catedral Metropolitana de Natal, na Central Bote Fé do Natal Shopping e outros pontos de Natal e do Interior, pelo preço promocional de R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (estudante e idoso). O preço normal do ingresso será R$ 50,00.

O show, dentro da programação preparatória para a Jornada Mundial da Juventude do próximo ano, será no dia 10, a partir das 17 horas, na Praia do Forte em Natal.
O show, que terá a presença de 30 cantores católicos, entre eles o Padre Marcelo, será produzido pela Sony Music.

Por que a mídia e seus fiéis seguidores não dão notícias como essa?

Laíssa, catadora de papel, fez hoje sua matrícula na USP

Essa é a geração dos jovens inspirados pelo presidente Lula, não tem mais retorno, eles vão ganhar o mundo. Laíssa, ex-catadora, entrou na USP! Moçada da área de biológicas, gestão ambiental, solidários em geral dêem uma força para a Laíssa. Histórias de superação: catadora na Universidade, que venham muitas Laíssas... Leia mais: Blog Maria Frô.

Dados sobre Educação: Livros, nem pensar...

Tempos "modernos" na educação

Pesquisa encomendada pela Secretaria de estado de Educação do Rio, com 4 mil alunos do ensino médio da rede pública, mostra que 14% não leram um só livro nos últimos cinco anos. Outros 11% leram apenas um, e 26%, dois ou três.

A pesquisa revelou também que 93% dos estudantes têm celular, e 78%, computador.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Luta

Campanha salarial inicia nos Municípios

A novidade das eleições majoritárias e proporcionais nos municípios este ano leva a direção do Sinte a convocar a categoria no período de férias para agir com rapidez. Será necessário realizar assembleias de deliberação de pautas e pedido de audiências com antecipação já que o período para isso este ano será mais curto.

Já houve reunião com a categoria em Campestre; a direção já encaminhou as campanhas salariais de Vera Cruz, de Goianinha, de Serra Caiada e de Tangará. Esta semana a direção tomará novas providências em relação a outros municípios com o objetivo de mobilizar a categoria o quanto antes.

Fonte: site do Sinte/RN

Nota do Blog: Estou em Natal esses dias participando, enquanto dirigente estadual dessa entidade, de um Curso de Formação Sindical promovido pela CNTE/SINTE. E essa tem sido uma das questões definidas e encaminhadas pela diretoria estadual do  SINTE/RN.

Cinema

Bilheteria dos nacionais cresceu em 2011

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Na recente Mostra Aurora, em Tiradentes, o que esteve em discussão foi o cinema brasileiro de autor - não apenas os diretores e seus temas, mas os métodos de produção que estão dando forma a um cinema alternativo, de nicho Observadores internacionais, de festivais como Cannes, San Sebastián e Veneza, analisaram a repercussão desse cinema, que tende a ser o preferido dos curadores europeus, nas mostras paralelas dos maiores eventos fílmicos do mundo. O papo agora é outro. Manoel Rangel, diretor presidente da Ancine, a Agência Nacional de Cinema, entra em cena para falar do mercado.

E para comemorar - os números finais das bilheterias em 2011 confirmam a tendência de alta verificada desde o começo de 2010. O mercado, como um todo, aqueceu-se. Os ingressos vendidos no País chegaram a 143,9 milhões e a renda bruta nos cinemas totalizou R$ 1,44 bilhão. O Brasil consolidou-se como um dos maiores mercados do mundo. Intuitivamente, você deve ter percebido isso. Não foi por acaso que Tom Cruise, Michael Bay, Vin Diesel, Antonio Banderas e Salma Hayek estiveram no Rio para lançar seus filmes ao longo do ano.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lição de história: A Cuba que Dilma visita



Aqueles que se preocupam com o sistema politico interno de Cuba, tem que olhar não para Havana, mas para Washington. Ninguém pode pedir a Cuba relaxar seus mecanismos de segurança interna, sendo vítima do bloqueio e das agressões da mais violenta potência imperial da história da humanidade.
por Emir Sader, em seu blog

Assim que Fidel e seus companheiros tomaram o poder e o governo dos EUA acentuou suas articulações para tratar de derrubar o novo poder, a grande burguesia cubana e uma parte da classe média alta foram se refugiar em Miami. Bastava esperar que mais um governo rebelde capitulasse diante das pressões norte-americanas ou fosse irremediavelmente derrubado. Afinal, nenhum governo latinoamericano rebelde tinha conseguido sobreviver. Poucos anos antes Getulio Vargas tinha se suicidado e Peron tinha abandonado o governo. Os dois governos da Guatemala que tinham ousado colocar em prática uma reforma agrária contra a United Fruis – hoje reciclada no nome para Chiquita -, sofreram um violento golpe militar.

Como um governo cubano rebelde, em plena guerra fria, a 110 quilômetros do império, conseguiria sobreviver? Cuba era o modelo do “pátio traseiro” dos EUA. Era ali que a burguesia cubana passava suas férias como se estivesse numa colônia sua. Era ali que os filmes de Hollywood encontravam os cenários para os seus melosos filmes sentimentais. Era ali que um aristocrata cubano tinha importado Esther Williams para inaugurar sua casa no centro de Havana, mergulhando numa piscina cheia de champanhe.

Era em Cuba que os milionários norteamericanos desembarcavam com seus iates diretamente aos hotéis com cassinos ou às suas casas, sem sequer passar pelas alfândegas. Era ali que os marinheiros norteamericanos se embebedavam e ofendiam os cubanos de todas as formas possíveis. Era para Cuba que a Pan American inaugurou seus vôos internacionais. Era ali que as construtoras de carros norte-americanas testavam seus novos modelos, um ano antes de produzi-los nos EUA. Foi em Cuba que a máfia internacional fez seu congresso mundial no fim da segunda guerra, para repartir os seus mercados internacionais, evento para o qual contrataram o jovem cantor Frank Sinatra para animar suas festas. Em suma, Cuba era um protetorado norteamericano.

Os que abandonaram o país deixaram suas casas intactas, fecharam as portas, pegaram o dinheiro que ainda tinham guardado e foram esperar em Miami que o novo governo fosse derrubado e pudessem retomar normalmente sua vida num país de que se consideravam donos, associados aos gringos.

Luta pela Educação

Nova liminar sobre o 1/3 de hora atividade favorece trabalhadores 

 

Não há dúvida sobre a aplicação da Lei 11.738/08, que trata do Piso Nacional e que determina que 1/3 da jornada de trabalho deve ser executada fora de sala de aula. Os resultados sobre isso já têm aparecido. Primeiro o Sindicato dos Professores de São Paulo recebeu a decisão em juízo sobre a aplicabilidade imediata desse direito pelo gestor. Agora, uma professora de Praia Grande-RJ teve liminar concedida sobre o 1/3 de hora atividade. As assessorias jurídicas do Sinte/RN também já estão preparadas para o trabalho em caso de prefeitos ou a governadora quererem brincar com essa questão. 

Assembleia da Rede Estadual definirá Campanha Educacional e Salarial

No próximo dia 29 de fevereiro, os Trabalhadores em Educação da rede estadual discutirão a Campanha Educacional e Salarial para 2012. 

A assembleia será realizada às 9h, na Escola Estadual Winston Churchill. Tanto funcionários, quanto professores devem participar.

Fonte: sinte.org.br
 

Cultura

Custeio de viagens em atividades culturais


Artistas, técnicos, estudiosos e agentes culturais poderão ter auxílio financeiro para despesas de viagens em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras. Na última sexta-feira (27), foi lançado o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. 

Com investimento de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. As inscrições para viagens em abril vão até 12 de março. Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens. 

Desde o último edital, lançado em julho do ano passado, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade, estada durante o período de participação no evento, inscrição e confecção de material para a atividade, entre outras despesas. O candidato deve informar, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro. 

Fonte: secom.gov.br

Confira aqui  o Edital de Intercâmbio.

Jornal Nacional distorce contra Cuba


Do Blog do Miro

Em agosto de 2011 as Organizações Globo lançaram, com grande estardalhaço, um documento intitulado "Princípios Editoriais", contendo as "normas e condutas que os veículos do grupo devem seguir para que seja cumprido o compromisso de oferecer jornalismo de qualidade", conforme noticiou o G1, portal do grupo.

Quem conhece minimamente o histórico dos meios de comunicação da família Marinho – no conjunto da população brasileira, é um contingente ínfimo de pessoas – sabe que os tais "princípios" não passam de alegoria, balela, conversa pra boi dormir, (mais uma) tentativa de iludir ou enganar incautos sobre a verdeira natureza do grupo Globo: uma instituição política disfarçada de empresa de informação e entretenimento.


Indo ao que interessa, na edição do Jornal Nacional – principal produto jornalístico da Globo, que é assistido todas as noites por dezenas de milhões de pessoas em todo o Brasil – de terça-feira (31/1), foi exibida uma reportagem sobre a visita da presidenta Dilma a Cuba.

A abordagem da emissora, que considera Cuba uma ditadura onde a liberdade é sufocada e o povo vive oprimido, não espanta e nem sequer incomoda muito, embora a parcialidade se transforme muitas vezes em desonestidade.

“O diabo está nos detalhes”, diz um célebre ditado inglês.

No encerramento da matéria, o apresentador William Bonner leu nota que seria uma manifestação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Federal. Para isso o JN recorreu ao 2º vice-presidente do órgão.

“Sobre as declarações de Dilma, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Arnaldo Jordí, do PPS do Pará, lamentou que o governo brasileiro tenha deixado a garantia dos direitos individuais fora da pauta de discussões em Cuba. O deputado disse ainda que a comunidade internacional não aceita mais a privação de direitos como a liberdade de expressão e de organização política”. (William Bonner, JN, 31/01/2012).

Curioso a emissora ter recorrido à terceira pessoa na hierarquia da CDH – a presidenta é a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e o 1º vice-presidente é o deputado Domingos Dutra (PT-MA) – apenas para garantir a manifestação de um deputado que faz oposição ao governo federal, embora apresentado como porta-voz de uma instituição especializada nas questões de direitos humanos.

Questionei a deputada Manuela D’Ávila pelo Twitter e ela confirmou que não foi procurada pela reportagem, como eu suspeitara. E falei por telefone com o deputado Dutra, que também não foi contatado pela Globo.

Tirando dos pobres

Um Robin-hood pelo avesso na Floresta de Sherwood do RN

Fonte: Blog do Carlos Santos

O Governo Rosalba Ciarlini (DEM) vai se notabilizando como  o “Governo Robin-hood pelo avesso”.

Tira dos pobres para dar aos ricos na floresta de Sherwood do Rio Grande do Norte. Nem frei “Tuck” salva-nos.

O herói mitológico inglês se daria mal por aqui. O Rei Ricardo Coração de Leão venceria o destemido inimigo do seu reino, com a ajuda providencial da “Rosa”.

A gestão “Rosa” insiste em afanar migalhas de servidores de carreira, com salários modestos, que se seguravam com gratificações e outros complementos à remuneração.

Mas esquece de atacar de frente os supersalários, como chegou a proclamar como uma cruzada, no início do ano passado.

Assim caminha a humanidade do poder potiguar…
Pobre RN!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comunicado

Em virtude de está em Natal participando de um Curso de Formação Sindical, realizado pelo SINTE/CNTE, não tive ainda como atualizar nosso blog. 

Em breve voltataremos com novas notícias.

Atenciosamente, 
Canindé Rocha

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Estadual 2012

O Campeonato de Futebol do RN, versão 2012, teve prosseguimento ontem com pelo menos três clássicos. Os  jogos terminaram confirmando a boa fase de três equipes: ABC, Coríntians e Santa Cruz. Os três venceram seus adversários e seguram, respectivamente, os 1º, 2º e 3º lugares na competição, no primeiro turno.
Eis os resultados de ontem:
ABC  4  X  2  América
Caicó  0  X  3  Coríntians
Potiguar  1  X  1  Baraúnas
Palmeira  1  X  0  Alecrim
Assu  2  X  3  Santa Cruz
Classificação:
1  ABC  -  11
2  Coríntians  -  10
3  Santa Cruz  -  09
4  Palmeira  -  09
5  Potiguar  -  07
6  América  -  06
7  Assu  -  06
8  Caicó  -  06
9  Baraúnas  -  05
10 Alecrim  -  03

Quadrilha 100% Ferroviário em ação

TEMPORADA 2012 – PRIMEIRO ENSAIO BOMBOOOOOOUUUUUUU!!!!

O primeiro ensaio do Arraia 100% Ferroviário foi um sucesso, nós que fazemos a coordenação do Grupo ficamos surpresos com a presença dos antigos componentes e também com a chegada dos novos, que agora vão somar neste sonho que começar a se realizar, e pode ter certeza que pelo que vimos nos primeiros minutos de coreografia montada, o espetáculo vai ser um dos maiores que já fizemos nestes 10 anos de batalha, iremos fazer você admirador do Grupo se arrepiar e ter o prazer em dizer que Lajes têm sim uma Quadrilha Estilizada, e que representa tanto a cultura local como a de nosso Rio Grande do Norte. Podem esperar que estaremos mas uma vez entre as melhores em todos os Concursos e Festivais deste belo Estado do RN.

Ferroviário 10 anos de historia e encanto, e você que está interessado em fazer parte desta historia é só procurar a coordenação e fazer parte dos ensaios e reuniões.

Confira a abaixo as fotos da reunião e também do primeiro ensaio que foi show!!!!


Fonte: Blog 100% Ferroviário

Para aqueles que sentem falta de FHC ou até mesmo de Serra no governo...

BID elogia modelo de desenvolvimento brasileiro em Davos, na Suíça

Enviado por Luis Nassif

Brasília – No penúltimo dia ontem (28) do 42º Fórum Mundial Econômico, em Davos, na Suíça, o Brasil foi tema de um painel de debates. O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Moreno, elogiou os resultados positivos obtidos nos últimos anos no país. Segundo os participantes do evento, o modelo brasileiro de crescimento associado ao desenvolvido social é destaque no cenário internacional.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, Alexandre Teixeira, participaram do painel denominado Brasil Outlook, mediado pelo jornalista John Defterios, da emissora norte-americana CNN.

As discussões em tom de otimismo, contrastaram com o clima de apreensão dos debates em Davos cujo tema principal é a crise econômica internacional que atinge principalmente países da zona do euro, como a Grécia, Espanha e Portugal.

O mediador perguntou a Patriota se o Brasil está pronto para assumir parte da liderança que é exercida pelos Estados Unidos e por alguns países que sofrem os impactos da crise econômica internacional. O chanceler respondeu que os Estados Unidos se mantêm na liderança, assim como outros países.

Porém, Patriota acrescentou que o Brasil tem conquistado seu espaço no cenário internacional pelos esforços feitos para conciliar o crescimento sustentável com os programas de inclusão social e respeito ao meio ambiente. Segundo o chanceler, essa liderança é natural pelo empenho dos brasileiros.

O ministro lembrou ainda que a associação de ações relativas ao estímulo para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dominarão as discussões da Conferência Rio+20, que ocorrerá de 13 a 23 de junho, no Rio de Janeiro. Patriota ressaltou que em um mundo multiétnico e que as questões nucleares estão no topo das discussões, esses temas devem ocupar um lugar de destaque.

Comércio entre detentos tornou-se prática comum nas instituições prisionais do RN

Fonte: Jornal O Mossoroense


drogas_encontradas_no_presidio

Quem pensa que já viu de tudo nessa vida, não imagina que existe uma "sociedade" à parte dentro dos presídios, espalhados pelo país inteiro, onde funcionam regras, conduta, ética e, principalmente, comércio entre os presos. São coisas inusitadas e atípicas que causam estarrecimento à sociedade.

Para mostrar esse lado obscuro e desconhecido da população, a reportagem do O Mossoroense percorreu várias instituições carcerárias e penais para conseguir entender a realidade dos presos e as "práticas comerciais" desenvolvidas nas unidades. Foram entrevistados diretores, presos e populares no sentido de explicar como funcionam as engrenagens dentro das cadeias.

O major Humberto Pimenta, diretor da Cadeia Pública de Mossoró Juiz Manoel Onofre de Sousa, disse que dentro da unidade existe uma prática comercial entre os presos, onde eles comercializam entre si vários produtos e objetos sem que exista dinheiro vivo circulando entre eles.

"Nós temos conhecimento que entre os detentos funciona uma espécie de comércio, mesmo não sendo permitido a entrada de dinheiro. No entanto, para vender seus produtos e objetos os presos contam com a ajuda dos familiares do lado de fora da cadeia", explica o major.

O Carnaval potiguar já teve início

Natal já tem seu Rei Momo e Rainha do Carnaval 2012

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A estudantes Andreza Cristina Silva de Sousa e o empresário Francisco Lima receberam o título de realeza carnavalesca

Já é carnaval em Natal. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de sexta-feira (27), com a escolha de Francisco Lima como Rei, Andreza Cristina Silva de Souza, a Rainha, e Raissa Rafaela de Moura, como Rainha do Frevo do reinado de momo 2012. O evento, chamado de Baile da Saudade, foi realizada no pátio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), com muito frevo, marchinhas e animação um público atento assistiu aos desfiles de seis candidatos a Rei Momo, seis a Rainha do Carnaval e cinco ao título de Rainha do Frevo 2012.

Divulgação
A estudantes Andreza Cristina Silva de Sousa e o empresário Francisco Lima receberam o título de realeza carnavalescaNo palco montado no pátio da Funcarte, os candidatos e candidatas a realeza carnavalesca, desfilaram com muita simpatia, gingado e muito samba no pé, numa prévia de que o carnaval natalense promete ser um dos mais animados dos últimos anos. Para o vencedor na categoria de Rei Momo e Rainha do Carnaval uma premiação de R$ 3 mil para cada e R$ 2 mil para a Rainha do Frevo 2012.

Para animar a festa com muito samba, frevo e tradicionais marchinhas carnavalescas, os cantores Eugênio Bezerra, Rodolfo Amaral, Dodora Cardoso, Kelly Wange, além da orquestra de frevo Pirilampos, do maestro Maurício e a bateria da escola de samba Balanço do Morro, campeã do carnaval natalense em 2011.