sábado, 16 de janeiro de 2021

ATENÇÃO AUTORIDADES PÚBLICAS DE LAJES >> A COVID -19 não acabou, muito pelo contrário, nesse período ela está mais agressiva!

Temos visto a todo momento o colapso causado no sistema público de saúde, em vários lugares do país, causado pela grande quantidade de pessoas acometidas por essa pandemia. E mediante isso, surge um importante questionamento: quando aqui em Lajes essa situação será revista, para que possamos diminuir os riscos de um nível mais alto e até mais grave de contaminação? Veio a campanha eleitoral e infelizmente, naquele parece que a COVID-19 havia acabado e agora observamos  que temos em nosso município uma quantidade considerável de pessoas de fora, devido a chegada das empresas eólicas, o que deve ser visto também como mais um fator de precaução.

É importante lembrarmos que também não foram realizadas as festas tradicionais de fim de ano, o que foi importante, mas agora observamos um total relaxamento nesse sentido e vemos muitas aglomerações nas praças, bares e até já festas sendo realizadas em alguns lugares durante os fins de semana.

Imagino que seja momento dos poderes públicos competentes voltarem a atuar (Poder Judiciário, Executivo e Legislativo) tomarem posição e reativarem as medidas preventivas de combate à COVID-19, caso contrário, corremos o risco de daqui a mais alguns dias sofrermos as consequências negativas por falta de atitude agora!

AGORA O COISO QUER ATRAPALHAR O PROCESSO DE VACINAÇÃO >> Governo federal tenta confiscar 6 milhões de doses da Coronavac

O Ministério da Saúde solicitou nesta sexta-feira (15) a entrega imediata de todas as seis milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

O governo de São Paulo vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), segundo apuração do colunista do UOL Ricardo Kotscho com integrantes da gestão estadual.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) alertou nas redes sociais que o governo Bolsonado mandou confiscar todas as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan. “Atrapalharam o processo de produção da vacina, não possuem um plano nacional de vacinação e agora querem confiscar todas as vacinas produzidas em São Paulo”, declarou.

“Solicitamos os bons préstimos para disponibilizara a entrega imediata das 6 milhões de doses importadas e que foram objeto do pedido de autorização de uso emergencial pera a Anvisa”, diz o documento assinado pelo diretor do departamento de logística em Saúde, Roberto Ferreira Dias e endereçado ao diretor-geral do Butantan, Dimas Covas.

“Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este Ministério precisa fazer o devido loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitativa, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19, tão logo seja concedido a autorização pela agência reguladora, cuja decisão está prevista para domingo, dia 17 de janeiro de 2021”, complementa o ofício.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/governo-federal-tenta-confiscar-6-milhoes-de-doses-da-coronavac/

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

VIVA A CIÊNCIA, QUE VENHA A VACINA! >> A urgente necessidade de uma mentalidade voltada para a realidade!

Ano de 2021 e uma das grandes comprovações do atraso pelo qual estamos vivendo é vermos o NEGACIONISMO da Ciência por parte da população, que induzidos por ideias nazifascistas (oriundas desse desgoverno Bolsonaro) que tem levado seus "seguidores" a posicionamentos absurdos, a ponto de rejeitarem a vacinação contra COVID-19, que deverá chegar com  objetivo de salvar vidas. 

Aproveitando isso, vamos mostrar aqui a importância e a eficácia das vacinações no combate a várias doenças que em tempos passados forma causas de inúmeras mortes em todas as partes do mundo! 

Até o presente momento, não existe registro em nenhuma parte do mundo que a vacina tenha transformado alguém em jacaré como estão espalhando os bolsominions! 
 

SOLIDARIEDADE >> Governo da Professora Fátima Bezerra (PT/RN) disponibiliza ajuda para aos amazonenses acometidos pela COVID-19

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

IFRN ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS >> Inscrições dos processos seletivos para 2021 seguem abertas até 22 de janeiro

 

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) segue com inscrições abertas para os cursos técnicos ofertados para 2021. 

São 3.756 vagas nas modalidades técnico integrado ao ensino médio (para quem está concluindo o ensino fundamental), técnico integrado ProEJA (para quem vai fazer o ensino médio e possui 18 anos ou mais) e para o técnico subsequente ao ensino médio (para quem já concluiu o ensino médio e busca uma formação profissional).

As inscrições ficam abertas até o dia 22 de janeiro de 2021, através do Portal do Candidato. Após amplo debate realizado no dia 29 de dezembro, a Instituição decidiu manter o critério de seleção adotado para este ano em razão da pandemia de Covid-19: a análise do histórico escolar. O critério está sendo utilizado em caráter emergencial e não deve ser mantido para os próximos anos.

JUSTIÇA ELEITORAL >> MP Eleitoral defende impugnação da candidatura de Kerinho e Justiça pode devolver mandato de Mineiro

DO BLOG: Com isso o tal do Beto Rosado (integrante de uma das oligarquias potiguares), que assumiu a vaga de Deputado Federal de modo irregular, deverá deixar a função para quem de direito foi eleito, no Caso, o Deputado Fenando Mineiro (PT).

SEGUE A MATÉRIA DO MP/RN:

O Ministério Público Eleitoral apresentou um parecer favorável ao indeferimento do registro de candidatura de Kericlis Alves Ribeiro, que concorreu ao cargo de deputado federal em 2018, no Rio Grande do Norte. Kerinho, como é mais conhecido, disputou as eleições com seu registro “sub judice” e a posterior validação de seus votos permitiu um novo cálculo do coeficiente eleitoral, garantindo ao deputado federal Beto Rosado assumir a vaga que estava com Fernando Mineiro na Câmara Federal. A depender da decisão da Justiça Eleitoral, este último pode reaver o cargo.

Inicialmente, Kerinho teve seu registro de candidatura indeferido por um suposto atraso na entrega de documentos, porém o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) modificou a decisão das instâncias inferiores e acolheu um relatório apontando que o erro havia sido no sistema da própria Justiça Eleitoral. No entanto, tais documentos não incluíam a comprovação de pagamento ou parcelamento de uma multa eleitoral, cujo prazo de apresentação se esgotou em agosto de 2018 sem ter sido cumprido.

O parecer do procurador Regional Eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, aponta que, além dessa multa, novas informações surgiram dando conta de que Kerinho, já durante a campanha, ainda mantinha um cargo comissionado na Prefeitura de Monte Alegre, o que não é permitido pela legislação eleitoral. A Lei das Eleições obriga os candidatos a se desincompatibilizarem de cargos públicos três meses antes do pleito.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Monte Alegre confirmou (com envio inclusive dos contracheques) que Kericlis Ribeiro “ocupou o cargo em comissão de Coordenador de Apoio aos Conselhos, junto à Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social” de fevereiro de 2017 até 30 de dezembro de 2018, portanto durante toda a campanha eleitoral.

“(…) não houve a devida desincompatibilização em relação ao referido cargo de confiança, incidindo assim essa causa de inelegibilidade, o que também constitui óbice ao deferimento do registro de candidatura”, conclui Ronaldo Chaves.

Multa – O MP Eleitoral reforça que, somado a isso, a multa eleitoral cuja comprovação de pagamento ou parcelamento deveria ter sido apresentada até 31 de agosto de 2018 não foi entregue pelo pré-candidato dentro do prazo, o que por si só já deveria resultar no indeferimento do registro. “Essa comprovação do parcelamento da multa somente foi apresentada quando do oferecimento do recurso especial, ou seja, após esgotadas as vias ordinárias com o julgamento do seu pedido de registro de candidatura”.

Kerinho foi, inclusive, intimado pela Justiça Eleitoral a apresentar a comprovação do parcelamento da multa e o comprovante já estava disponível antes do prazo se esgotar, porém “quedou-se inerte, não tendo juntado a documentação pertinente antes do julgamento do registro de candidatura”.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

CHUVAS NO SERTÃO >> Seguem as previsões da EMPARN para a distribuição de chuvas nas várias regiões do RN

De acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, a previsão para estação é dentro da normalidade, devido a influência do fenômeno ‘La Niña’.

“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.

Sobre as chuvas, Bristot explica que nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as chuvas da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, “as chuvas serão ocasionadas pelos sistemas que transitam sobre o Nordeste e são de baixa previsibilidade e podem ou não acontecer. Para o período chuvoso de fevereiro a maio as condições analisadas são propícias para a ocorrência de chuvas acima do normal para o Nordeste como um todo”, comentou.

Para o período de janeiro a março a previsão, por região é:  Oeste do RN com o maior volume com a estimativa de 315 mililitros (mm); as regiões Leste e Central do RN, deverão receber, cada uma, 250 mm; E a região Agreste tem previsão de 188 mm de volume.

Previsão de chuvas- janeiro a março 2021:

Oeste - 390 mm

Central - 300 mm

Agreste - 230 mm

Leste -  409 mm

Previsão para o primeiro  trimestre de 2021 para as regiões do RN. Pelas previsões na Região do Alto e Medio Oeste ficará na média (600 mm) ou um pouco abaixo da média!!!

Fonte: http://www.emparn.rn.gov.br/Conteudo.aspTRAN=ITEM&TARG=247739&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA

LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL >> Projeto no Parque das Dunas irá proporcionar atividades educativas socioambientais

O projeto irá proporcionar um momento de aprendizagem e cuidado com a natureza. A programação terá início na próxima quinta-feira (14) e segue as atividades até o dia 28 de janeiro.

Serão realizadas oficinas de brinquedos recicláveis; visita a Sala de Exposição com a temática: “Um encontro com sua natureza”; Trilha Virtual e Oficina de Carimbo, com a equipe do projeto Jornada no Bosque.

De acordo com a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o projeto De Férias no Parque é uma excelente oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis em contato com a natureza,

As crianças poderão brincar, participar de oficinas e conhecer muito sobre a biodiversidade do Parque, fortalecendo o elo com a Unidade de Conservação, e aprender mais sobre nossa biodiversidade. Lembrando que vamos seguir os cuidados sanitários recomendados pelas autoridades de saúde neste período de pandemia.”

As atividades ocorrerão nas terças e quintas-feiras, em dois turnos, pela manhã, das 08h às 11h, no período da tarde, das 14h às 16h. As turmas terão no mínimo 05 (cinco) pessoas e no máximo 10 (dez), formando dois grupos no horário da manhã e dois no período da tarde.

Para participar é necessário preencher o formulário disponível no site do Parque das Dunas (www.parquedasdunas.rn.gov.br) e ficar atento ao e-mail que será enviado com a confirmação e as orientações para o dia da atividade.

Fonte: https://pantim.com.br/projeto-no-parque-das-dunas-ira-proporcionar-atividades-educativas-socioambientais/

O BRASIL HOJE É SÍMBOLO DO ATRASO E DA IGNORÂNCIA >> Quando vemos o andamento da vacinação contra a COVID-19 em vários outros países