sábado, 17 de janeiro de 2015

Economia Potiguar >> Exportações do RN crescem 6% em dezembro e sal é destaque

Sal produzido na região de Mossoró: destaque nas exportações do RN em dezembro (foto: Canindé Maia)Sal produzido na região de Mossoró: destaque nas exportações do RN em dezembro
As exportações do Rio Grande do Norte registraram aumento de 6,1%, em dezembro de 2014, comparadas com o mesmo mês em 2013. Com base nos números acumulados de janeiro a dezembro de 2014, a expansão foi 1,4% maior à registrada nos 12 meses do ano anterior.
Entre os produtos da pauta de exportação, tiveram crescimentos expressivos tecidos de algodão (126%, em 2014 na comparação com o ano anterior), sal (199%, 2014 em relação a 2013) e chapas plásticas (40%, no ano passado em comparação com 2013).
O sal, produzido na região de Mossoró, apresentou em 2014 o maior valor já registrado em suas exportações em um ano e 797,9 mil toneladas. As exportações de minérios de tungstênio também tiveram um crescimento significativo, com uma expansão anual de 95%.
Os principais destinos das exportações potiguares são a União Europeia, Holanda, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Portugal e França.
Os números foram sistematizados pelo Centro Internacional de Negócio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). O levantamento constatou também que as importações do Estado cresceram 17,9% em 2014, lideradas pelo trigo, fornos e outros equipamentos para a indústria do cimento, geradores eólicos, entre outros ativos e insumos de produção predominantes nas nossas importações.
O comércio cresceu 9,9% e o saldo comercial ficou negativo em US$ 62,3 milhões. Os dados mostram também que as exportações de dezembro foram 4,9% menores que as de novembro do mesmo ano, segundo informações da Fiern.

Ano de 2014 foi o mais quente desde 1880 >> Temperatura média no solo e nos oceanos foi 0,69ºC acima da registrada no século 20.



O ano de 2014 foi o mais quente desde o início dos registros de temperaturas, em 1880, informou hoje (16) Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Relatório da agência aponta que, no ano, a temperatura média no solo e nos oceanos foi 0,69ºC acima da registrada no século 20.

O mês de dezembro do ano passado registrou a maior temperatura média para o período nos últimos 134 anos, quando a temperatura foi 0,77 ºC maior que a média do século passado. A agência informou que as medições feitas pela Agência Espacial dos Estados Unidos, de forma independente, chegaram às mesmas conclusões.

A instituição acrescentou que o aumento da temperatura se espalhou por todo o mundo. As regiões onde foram registrados recordes de calor estão no extremo Leste da Rússia, a Oeste do Alasca, no interior da América do Sul, na maior parte do continente europeu, no Norte de África e também nas regiões costeiras do Leste e do Oeste da Austrália.

A temperatura nos oceanos também foi recorde. Segundo a agência, a temperatura a média da superfície do mar foi a maior da história, ficando 0,57°C acima da média do século 20. 

Fonte: Agência Brasil

Solidariedade >> Bancos de leite do RN pedem doações para reabastecer estoques: Secretaria de Saúde diz que há poucas doações e situação é preocupante.


Banco de Leite tem estoque comprometido em São Carlos (Foto: Reprodução EPTV)

Do G1 RN
A situação dos bancos de leite humano do Rio Grande do Norte é preocupante. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesap), com o aumento da procura e queda no número de doações, a alimentação dos recém-nascidos internados está comprometida. “Embora os estoques sejam sempre limitados, o cenário é ainda pior nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro”, ressalta a coordenadora de Aleitamento Materno da Sesap, Evanuzia Dantas.
No Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, por exemplo, o ano começou com um estoque de apenas 10 litro. Dependendo do bebê, a dieta pode variar de 8 a 400 ml diários, divididos em oito dietas ao longo do dia. “Nenhuma fórmula industrializada é capaz de substituir o leite materno com os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês”, acrescenta a coordenadora.
O RN possui seis bancos de leite humano. São três em Natal, um em Mossoró, um em Parnamirim e outro em Caicó. Neles, o leite materno doado fica armazenado e, depois de devidamente processado, é fornecido com qualidade e segurança de acordo com a necessidade de cada criança. Juntos, os bancos alimentam, em média, 880 bebês por mês.
Recebem o leite materno os recém-nascidos prematuros, aqueles que necessitam de algum cuidado médico, e aqueles cuja mãe é impossibilitada de amamentar por algum problema de saúde.

Como doar
Para fazer a doação, a mãe pode entrar em contato com qualquer banco de leite, pessoalmente ou por telefone, onde receberá as devidas orientações sobre a ordenha e armazenamento corretos. Durante as visitas domiciliares, a coleta do leite é feita com apoio de uma técnica em enfermagem.

Em Natal
· Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) – (84) 3215-5957 / 0800-721-0078
· Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) – (84) 3232-7728
· Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) – (84) 3232-3669

Em Parnamirim
· Maternidade do Divino Amor – (84) 3272-4367

Em Mossoró
· Banco de Leite de Mossoró (vizinho à Casa de Saúde Dix-Sept Rosado – (84) 3315-3471/3478

Em Caicó
· Banco de Leite de Caicó – (84) 3421-2018 /2354

Mídia e sociedade >> Coronéis eletrônicos continuam no Congresso dos atuais 40 parlamentares que controlam diretamente emissoras de radiodifusão, somente 7 tentaram e não conseguiram se reeleger.

Coronéis eletrônicos continuam no Congresso dos atuais 40 parlamentares que controlam diretamente emissoras de radiodifusão, somente 7 tentaram e não conseguiram se reeleger.

Por Bia Barbosa*

Passado o segundo turno das eleições presidenciais, volta à tona a discussão sobre a nova composição do Congresso Nacional e sobre como Dilma governará diante do crescimento de bancadas conservadoras. Nada foi dito até agora, entretanto, sobre um segmento parlamentar que tem tido enorme sucesso na defesa de seus interesses: os radiodifusores.
Não é novidade no Brasil o controle de meios de comunicação de massa por políticos – fenômeno conhecido por “coronelismo eletrônico”, em referência aos velhos oligarcas que controlavam o voto a partir do domínio da terra. Nas últimas décadas, também o domínio do ar – por onde trafegam as ondas do rádio e da televisão – passou a ser determinante para que políticos se perpetuem no poder.
Os casos clássicos já se tornaram folclore: a família Sarney, no Maranhão; a família Magalhães, na Bahia; Collor, em Alagoas; Barbalho, no Pará; e por aí vai. O que é pouco difundido, por questões óbvias, é que a prática do coronelismo eletrônico é disseminada em todo o país e adotada pela grande maioria dos partidos.
Dos atuais 40 deputados e senadores que controlam diretamente emissoras de radiodifusão, somente 7 tentaram e não conseguiram se reeleger neste pleito. Os que garantiram mais um mandato estão em partidos como PSB, PV, PRB, PDT, PSD, DEM e PR, representando estados como SC, SP, RJ, GO, PE, PI e RO. Ou seja, os coronéis da mídia tem várias colorações partidárias e muitos sotaques.
Alguns alçaram voos mais altos que o Parlamento nacional. O deputado Renan Filho (PMDB) foi eleito em primeiro turno para o governo de Alagoas. Em sua declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral e também nos dados da Anatel, Renan Filho aparece como sócio do Sistema Costa Dourada de Radiodifusão, que possui três rádios no interior do estado.
Já o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também do PMDB, disputou – mas perdeu no segundo turno – o governo do Rio Grande do Norte, tendo na bagagem pelo menos quatro emissoras de rádio e a outorga da TV Cabugi, que leva o sinal da Globo aos potiguares.
Por fim, sem que este aspecto tenha sido destacado em seu currículo, concorreu ao posto mais alto do Executivo um conhecido radiodifusor de Minas Gerais: Aecio Neves, que, ao lado de sua mãe e sua irmã, é acionista da rádio Arco-Íris, retransmissora da Jovem Pan em Belo Horizonte. Outros parentes de Aecio, que agora voltou ao Senado, também controla emissoras no interior do estado.
Nenhum desses políticos reconhece praticar ilegalidades. Apesar de o artigo 54 da Constituição proibir que deputados e senadores firmem contrato com concessionárias de serviço público, deputados federais e senadores – assim como vereadores, prefeitos, deputados estaduais e governadores – continuam controlando canais de rádio e TV.
O Ministério das Comunicações, responsável por fiscalizar o serviço, alega estar de mãos atadas. Apesar de se declarar contra a posse de emissoras por políticos, o Ministro Paulo Bernardo disse que é preciso aprovar uma nova regulação do setor para proibir a prática.
Não é esta a compreensão do Ministério Público Federal e de amplos setores da sociedade que denunciam o uso político deste espaço público e a contaminação de processos eleitorais por emissoras de parlamentares. Tramita há três anos no Supremo Tribunal Federal uma ação movida pelo PSOL, a partir de iniciativa do Intervozes, que pede justamente o cancelamento dessas outorgas e a exigência de que radiodifusores eleitos, antes de tomar posse, se desfaçam do controle acionário dessas empresas. Trata-se de uma medida republicana, fundamental não só para garantir eleições livres, mas para que os meios de comunicação deixem de ser usados para fins privados no Brasil.

* Bia Barbosa é jornalista, mestre em políticas públicas e integrante da coordenação do Intervozes.

Colaboração: Jaime Patias
Por Bia Barbosa*
Passado o segundo turno das eleições presidenciais, volta à tona a discussão sobre a nova composição do Congresso Nacional e sobre como Dilma governará diante do crescimento de bancadas conservadoras. Nada foi dito até agora, entretanto, sobre um segmento parlamentar que tem tido enorme sucesso na defesa de seus interesses: os radiodifusores.

Não é novidade no Brasil o controle de meios de comunicação de massa por políticos – fenômeno conhecido por “coronelismo eletrônico”, em referência aos velhos oligarcas que controlavam o voto a partir do domínio da terra. Nas últimas décadas, também o domínio do ar – por onde trafegam as ondas do rádio e da televisão – passou a ser determinante para que políticos se perpetuem no poder.

Os casos clássicos já se tornaram folclore: a família Sarney, no Maranhão; a família Magalhães, na Bahia; Collor, em Alagoas; Barbalho, no Pará; e por aí vai. O que é pouco difundido, por questões óbvias, é que a prática do coronelismo eletrônico é disseminada em todo o país e adotada pela grande maioria dos partidos.

Dos atuais 40 deputados e senadores que controlam diretamente emissoras de radiodifusão, somente 7 tentaram e não conseguiram se reeleger neste pleito. Os que garantiram mais um mandato estão em partidos como PSB, PV, PRB, PDT, PSD, DEM e PR, representando estados como SC, SP, RJ, GO, PE, PI e RO. Ou seja, os coronéis da mídia tem várias colorações partidárias e muitos sotaques.

Alguns alçaram voos mais altos que o Parlamento nacional. O deputado Renan Filho (PMDB) foi eleito em primeiro turno para o governo de Alagoas. Em sua declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral e também nos dados da Anatel, Renan Filho aparece como sócio do Sistema Costa Dourada de Radiodifusão, que possui três rádios no interior do estado.

Já o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também do PMDB, disputou – mas perdeu no segundo turno – o governo do Rio Grande do Norte, tendo na bagagem pelo menos quatro emissoras de rádio e a outorga da TV Cabugi, que leva o sinal da Globo aos potiguares.

Por fim, sem que este aspecto tenha sido destacado em seu currículo, concorreu ao posto mais alto do Executivo um conhecido radiodifusor de Minas Gerais: Aecio Neves, que, ao lado de sua mãe e sua irmã, é acionista da rádio Arco-Íris, retransmissora da Jovem Pan em Belo Horizonte. Outros parentes de Aecio, que agora voltou ao Senado, também controla emissoras no interior do estado.

Nenhum desses políticos reconhece praticar ilegalidades. Apesar de o artigo 54 da Constituição proibir que deputados e senadores firmem contrato com concessionárias de serviço público, deputados federais e senadores – assim como vereadores, prefeitos, deputados estaduais e governadores – continuam controlando canais de rádio e TV.

O Ministério das Comunicações, responsável por fiscalizar o serviço, alega estar de mãos atadas. Apesar de se declarar contra a posse de emissoras por políticos, o Ministro Paulo Bernardo disse que é preciso aprovar uma nova regulação do setor para proibir a prática.

Não é esta a compreensão do Ministério Público Federal e de amplos setores da sociedade que denunciam o uso político deste espaço público e a contaminação de processos eleitorais por emissoras de parlamentares. Tramita há três anos no Supremo Tribunal Federal uma ação movida pelo PSOL, a partir de iniciativa do Intervozes, que pede justamente o cancelamento dessas outorgas e a exigência de que radiodifusores eleitos, antes de tomar posse, se desfaçam do controle acionário dessas empresas. Trata-se de uma medida republicana, fundamental não só para garantir eleições livres, mas para que os meios de comunicação deixem de ser usados para fins privados no Brasil.

* Bia Barbosa é jornalista, mestre em políticas públicas e integrante da coordenação do Intervozes.

Saúde >> No Rio Grande do norte, 32 municípios poderão solicitar novas vagas no Mais Médicos



Novo edital do Programa visa a atender cidades mais vulneráveis e garante às prefeituras 100% das vagas do Provab. Inscrições para municípios e médicos brasileiros começam nesta sexta-feira (16).
O Ministério da Saúde vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contração na Atenção Básica.
O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
A seleção, aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos. No estado do Rio Grande do Norte, 32 municípios poderão solicitar novas vagas pelo Programa.
Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/). Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social.
Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.
Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.
Fonte: Ministério da Saúde

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Atentados na França >> Liberdade de expressão não dá o direito de insultar o próximo, diz Papa Francisco

Da  France  Presse

FACEBOOK
O Papa Francisco condenou na última quinta-feira (15) os assassinatos realizados em nome de Deus, mas insistiu que a liberdade de expressão não dá o direito de "insultar" o próximo, em referência aos ataques realizados na semana passada na França, especialmente o contra o jornal "Charlie Hebdo", no qual 12 pessoas foram mortas.

Os comentários do Papa foram feitos a bordo do avião que o levava do Sri Lanka às Filipinas.

O ataque contra o "Charlie Hebdo" foi motivado pela publicação de charges do profeta Maomé, considerado sagrado pelos muçulmanos. A representação gráfica do profeta é proibida, e os muçulmanos consideraram ofensivos e uma provocação os desenhos de Maomé.

O pontífice disse que tanto a liberdade de expressão como a liberdade religiosa "são direitos humanos fundamentais". "Temos a obrigação de falar abertamente, de ter esta liberdade, mas sem ofender", continuou.

"Não se pode ofender, ou fazer guerra, ou assassinar em nome da própria religião ou em nome de Deus", afirmou.

O Papa lembrou que no passado houve guerras nas quais a religião desempenhou um papel determinante. "Também nós fomos pecadores, mas não se pode assassinar em nome de Deus", insistiu.

"Acho que os dois são direitos humanos fundamentais, tanto a liberdade religiosa, como a liberdade de expressão", completou.

"É verdade que não se pode reagir violentamente, mas se Gasbarri [ele se referiu a um de seus colaboradores junto com ele no avião], grande amigo, diz uma palavra feia da minha mãe, pode esperar um murro. É normal!", assegurou.

Francisco lamentou que haja "muita gente que fala mal de outras religiões ou das religiões (...), que transforma em um brinquedo as religiões dos demais".

Para o pontífice, estas pessoas "provocam" e foi quando estimou que "há um limite para a liberdade de expressão".

Desenvolvimento X Meio Ambiente >> Desmatamento para extrair minerais e lenha provoca desertificação no RN

,
    Desmatamento no Brasil: preocupação também no RN (foto: Agência Câmara)Desmatamento no Brasil: preocupação também no RN (foto: Agência Câmara)

    A região do Vale do Açu vem sendo desmatada para a extração de argila e lenha, bem como para a exploração de minerais, segundo a Petrobras. Para ajudar a mudar esse panorama, a empresa concebeu o projeto Vale Sustentável, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que vai ajudar a reflorestar áreas desérticas do Vale do Açu.

    Com o projeto, serão recuperados mais de 1 milhão de metros quadrados de áreas degradadas, em dois anos. Aproximadamente 65 mil mudas de espécies nativas, como cajueiro, umbuzeiro, juazeiro e cajarana já estão sendo cultivadas e serão plantadas em fevereiro e março.
    Além disso, 10 mil mudas de árvores frutíferas já foram distribuídas na região. As mudas recuperarão a cobertura florestal de dez assentamentos de reforma agrária.
    Coordenado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea), o projeto Vale Sustentável é resultado de uma parceria entre a Associação, a Petrobras, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sindicatos de trabalhadores e associações comunitárias de assentamentos rurais da região.
    A proposta é criar uma rede de coletores de sementes nativas do bioma caatinga, recuperar áreas degradadas suscetíveis à desertificação mediante o plantio das espécies cultivadas, promover a educação ambiental e formar agentes ambientais que protejam o patrimônio recuperado e disseminem os conhecimentos obtidos.
    “Pretendemos formar uma rede de 40 coletores de sementes, regulamentados no Ibama, que vendam a produção para viveiros que atenderão ao projeto. O material didático para essa formação já nos foi fornecido pelo Instituto. Queremos formar, também, cerca de 40 agentes ambientais jovens, com idade entre 12 e 18 anos, que deverão estar matriculados no ensino regular e receberão bolsas para remunerar seu trabalho", explica o coordenador do projeto e presidente da Anea, Francisco Auricélio de Oliveira Costa.
    (Fonte: Petrobras)

    Atenção motoristas >> Detran alerta para informação falsa sobre renovação de CNH


      Condutor com CNH vencida fica impedido de dirigir enquanto não regularizar situaçãoCondutor com CNH vencida fica impedido de dirigir enquanto não regularizar situação
      O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) alerta quanto a uma informação falsa que está circulando nas redes sociais sobre o prazo-limite para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mensagem afirma que se o documento não for renovado no prazo de 30 dias após o vencimento, o usuário deverá refazer todo o processo de habilitação, o que não é verdade.

      O Detran esclarece que o condutor tem até 30 dias após o vencimento da CNH para renová-la, no entanto não há prazo-limite. Segundo o órgão, o que ocorre é que o motorista que não renovar a carteira de habilitação neste período fica impedido de dirigir enquanto não regularizar a situação.

      A única penalidade existente é para o condutor que for flagrado na direção de um veículo com a CNH vencida. Neste caso, ele comete uma infração gravíssima com multa de R$ 191,54, mais 7 pontos na carteira. A CNH é recolhida, e o veículo fica retido até que um habilitado se apresente para conduzi-lo.

      Para renovar a CNH, em qualquer período após o vencimento, é necessário ir ao Detran portando a CNH e o Comprovante de Residência. No Detran, basta requerer o serviço de renovação da CNH, apresentar a documentação necessária, efetuar as taxas de pagamento, realizar exame clínico-médico e aguardar a nova CNH no endereço fornecido.

      Taxas do Serviço para renovar CNH:
      1º Caso
      RENOVAÇÃO COM PROVA DE ATUALIZAÇÃO
      Sem Atividade Remunerada
      RENOVAÇÃO DA CNH R$ 63,00
      EXAME CLÍNICO-MÉDICO R$ 41,00
      EXAME DE ATUALIZAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA CNH R$ 30,00
      TOTAL R$ 134,00

      2º Caso
      RENOVAÇÃO SEM PROVA DE ATUALIZAÇÃO
      Sem Atividade Remunerada
      RENOVAÇÃO DA CNH R$ 63,00
      EXAME CLÍNICO-MÉDICO R$ 41,00
      TOTAL R$ 104,00

      quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

      Uma amostra grátis >> Para aqueles que dizem "sentir saudades" do regime militar (ditadura)


      Evento >> Construindo a Educação para a Diversidade


      Mídia e sociedade >> O atentado à liberdade de opinião nas ações contra blogs

      Não vou discutir sentença judicial através do Blog. Digo isso a propósito da condenação que me foi imposta pela justiça do Rio de Janeiro em ação movida pelo jornalista Ali Kamel, das Organizações Globo.
      Mas é evidente que a série de ações de grupos de mídia contra jornalistas blogueiros são não apenas um atentado à liberdade de expressão, como um profundo fator de desequilíbrio em um dos pilares da democracia brasileira: o mercado de opinião.
      Em uma democracia, um dos pressupostos básicos são os freios e contrapesos – o sistema de equilíbrio que impede o exercício do poder absoluto.
      Quando, a partir de 2005, os grupos de mídia resolveram atuar em forma de cartel no mercado de opinião, acabaram criando um poder quase absoluto de construir ou destruir reputações.
      Não se trata de um poder trivial. No mercado de opinião movem-se todos os agentes sociais, políticos e econômicos. É nele que se constroem ou destroem-se reputações. E é também o palco para embates corporativos, para grandes disputas empresariais. Todos são afetados positiva ou negativamente por ele, juízes, ministros, políticos, celebridades, médicos, líderes populares.
      E os grupos de mídia reinam de forma absoluta nele.

      Ora, grupos de mídia são empresas com interesses próprios, nem sempre transparentes. E com prerrogativas constitucionais de atuação garantidas pelos princípios da liberdade de imprensa – frequentemente confundido com garantias constitucionais, como liberdade de expressão e direito à informação.

      Governo do Estado do RN divulga calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais de 2015

      Janeiro - dias 28, 29 e 30
      Fevereiro - dias 25, 26 e 27
      Março - dias 27, 30 e 31
      Abril - dias 28, 29 e 30
      Maio - dias 27, 28 e 29
      Junho - dias 26, 29 e 30
      Julho - dias 29, 30 e 31
      Agosto - dias 27, 28 e 31
      Setembro - dias 28, 29 e 30
      Outubro - dias 28, 29 e 30
      Novembro - dias 26, 27 e 30
      Dezembro - dias 28, 29 e 30
      (13º salário dia 18/12)