sábado, 12 de julho de 2014

Eleições 2014 >> Coordenação Geral da Campanha de Dilma Rousseff no RN esteve reunida no Hotel Maine



A campanha está divida em três grandes eixos: Infraestrutura, Temática e Regionais e tem Geraldo Pinto, como Coordenador Geral.  Na ocasião, ele deu informes nacionais sobre a campanha e mostrou a estrutura de governança da mesma no estado.

O encontro contou com a participação da candidata ao senado, Fátima Bezerra e do seu suplente Jean-Paul Prates, além do presidente do PT de Natal, Juliano Siqueira.

Fátima ressaltou a importância na divulgação por parte da militância do conteúdo programático e no legado do governo Lula e Dilma para o povo Brasileiro.

Em nível estadual, a campanha conta com as seguintes páginas no Facebook: Muda Mais RN Muda RN.

Publicado por PT Natal

12 coisas que você provavelmente nunca ouviu falar sobre o massacre ao povo palestino


1 – Apenas no primeiro dia deste novo massacre (julho de 2014) foram realizados 273 ataques aéreos (cerca de 11 por hora) em uma área com 40 km de comprimento por 12 km de largura povoada por 1,7 milhão de pessoas (uma das áreas mais densamente povoadas no mundo). Imaginem a catástrofe que é uma área do tamanho do Plano Piloto de Brasília com uma população tão grande assim e recebendo um pesado bombardeio aéreo a cada 6 minutos. A estimativa dos hospitais é que ficarão sem recursos para atender os feridos em dois dias. A eletricidade é intermitente e não existe qualquer indicativo de que Israel parará o massacre, apesar dos pedidos de diversas nações do mundo.

2 – Embora o Acordo de Paz firmado em 1948 entre a Palestina e Israel (país que estava sendo criado naquele momento) garantisse a divisão quase igualitária do território entre estes dois países (55% para Israel e 45% para a Palestina), desde 1967 (ano da Guerra dos Seis Dias), Israel ocupa ilegalmente os territórios palestinos, restringindo cada dia mais seu tamanho. Ainda no ano de 2012, Israel ocupava 78% do território e este número não para de crescer. Cada dia que Israel permanece e avança sobre os territórios palestinos ocupados é uma afronta aos Direitos Humanos e ao acordo internacional que poderia trazer finalmente paz para aquela região.

3 – A ocupação israelense é seletiva, tomando dos palestinos as terras férteis, com acesso a água e recursos naturais, inviabilizando qualquer chance de subsistência ou desenvolvimento soberano. Hoje os territórios palestinos dependem de Israel para ter acesso a tudo (água, energia, alimentação, telecomunicações etc.). Israel tomou o peixe do povo palestino e lhes proibiu de pescar.

4 – Todo tipo de ajuda humanitária precisa passar antes por Israel, que proíbe visitas de ativistas de Direitos Humanos e pessoas interessadas em diminuir a dor dos palestinos. Existem casos de ativistas que morreram tentando impedir a derrubada de casas palestinas em locais que estavam sendo invadidos por Israel. O caso de Rachel Corrie, que foi atropelada a sangue frio por um trator que destruía casas palestinas em áreas que estavam sendo tomadas por Israel, é emblemático. Em 2012, um tribunal israelense foi isentado de qualquer culpa no assassinato, alegando culpa da vítima e não do soldado que assumiu o controle do trator após o trabalhador que o operava ter se recusado a passar por cima da jovem militante.

5 – A Faixa de Gaza está no litoral do Mediterrâneo. No entanto, não é possível enviar ajuda pelo mar para o povo palestino, pois Israel proíbe. Em 2010, um corajoso grupo de onze ativistas de Direitos Humanos de diversas partes do mundo (incluindo uma vencedora do prêmio Nobel da Paz, Mairead Corrigan, uma das poucas premiadas que realmente merecia tal honra) conseguiu um navio para levar comida e materiais escolares para a Faixa de Gaza pelo mar. Embora o navio, batizado de Rachel Corrie, já tivesse sido inspecionado pela ONU e por autoridades iraquianas, com pedidos do governo irlandês para que não fosse interceptado, foi tomado violentamente por Israel, que impediu sua chegada, prendendo e deportando toda a sua tripulação. Não foi a primeira nem a última vez que isto aconteceu, envolvendo casos de assassinatos de ativistas nas invasões e tomada dos barcos.

Mesmo a velha mídia tentando pregar o caos... o mundo não acabou.


Embrulhando o peixe A derrota do Brasil para a Alemanha levou os suspeitos de sempre a pintar um cenário tenebroso no país. Ok, foi um massacre, mas houve um certo regozijo sádico, um acerto de contas pelo apocalipse estrutural que não veio.

A capa do Globo com um David Luiz de quatro no gramado e a manchete “Vergonha, Vexame, Humilhação” é um exemplo rematado de histeria sensacionalista.

Por incrível que pareça, a vida seguiu adiante no dia seguinte. O jornalista Matthew Futterman, do Wall Street Journal, escreveu um bom artigo contando o que viu nas ruas sob uma perspectiva estranhíssima: o mundo não acabou.

Eis a matéria:
Adivinhe o que aconteceu no Brasil na quarta-feira? 

O sol apareceu. As pessoas foram para o trabalho. Elas dirigiram táxis, abriram supermercados, clicaram em seus computadores para tratar de assuntos jurídicos e financeiros. Médicos curaram os doentes. Assistentes sociais enfrentaram os problemas da grande pobreza neste país de cerca de 200 milhões. A vida continuou. 

Adivinha o que não aconteceu? Cidades não queimaram. Rebeliões em massa não aconteceram. Tanto quanto sabemos, torcedores não se jogaram de edifícios porque sua amada Seleção foi destruída pela Alemanha, por 7-1, na semifinal da Copa. 

À luz cruel do dia, ainda é estranho escrever “Alemanha 7, Brasil 1.” Esse tipo de resultado não acontece neste nível de futebol. O último jogo oficial que o Brasil perdeu em casa foi em 1975. Se eu fosse um nativo, estaria abalado, tentando descrever a debacle que aconteceu em Belo Horizonte. 

Não se engane: a derrota para a Alemanha, para usar a frase favorita do técnico dos EUA, Jurgen Klinsmann, foi uma lástima. As pessoas aqui amam o futebol. O governo declara feriados nos dias de partidas da equipe nacional. Ruas vazias, e eu quero dizer vazias – como se você pudesse montar uma barraca no meio de uma delas e não acontecer nada. 

Ainda assim, não compre a história de que esta perda vai deixar alguma cicatriz indelével em um país tentando desesperadamente prosperar em uma série de áreas que não têm nada a ver com futebol. Essa idéia é um pouco humilhante para os brasileiros, que são a coleção de almas mais acolhedoras com que eu me deparei. 

Houve a mulher na loja de óculos aqui em São Paulo que se recusou a aceitar dinheiro pelo estojo de óculos que ela me deu depois que eu perdi o meu. Houve os estudantes universitários em Natal que me ofereceram um tour pela cidade e uma carona de volta para meu hotel no meio da noite, quando não havia transporte à vista após a vitóriq dos EUA sobre Gana.

Embrulhando o peixe

Lá estava o rabino que, 30 segundos depois de me conhecer, insistiu para que eu fosse jantar no sábado em sua casa (eu fui, e a sopa de matzo ball estava incrível). Houve as inúmeras almas pacientes comigo na rua, esperando enquanto eu tateava meu dicionário de bolso de português, procurando a palavra certa para completar uma pergunta idiota, quando certamente eles tinham algo melhor para fazer.

Estive aqui por um mês. Isso dificilmente me qualifica como um especialista na cultura brasileira. Minha amostragem é pequena e limitada a hotéis, restaurantes, estádios de futebol e pistas de corrida ao lado de praias do Rio, Natal, Recife e algumas outras cidades-sedes. Eu sei do crime e da pobreza.

Mas eu também sei que este é um país incrível, diverso. Encare quatro horas de voo rumo à Amazônia a partir de São Paulo e as pessoas parecem completamente diferentes daquelas em qualquer shopping do país. Em Salvador, você pode muito bem achar que está na África Ocidental. Em cada cidade, pessoas de todos os tons de pele — preto, marrom e branco — preenchem áreas de ricos e pobres. É um país de beleza física impressionante e vastos recursos naturais. O tráfego da hora do rush faz as avenidas de Los Angeles parecerem estradas do interior, um sinal claro de que o lugar precisa de alguns melhoramentos de infra-estrutura, mas também que há um grande número pessoas trabalhadoras que querem tornar o amanhã melhor do que hoje.

Em outras palavras, o Brasil é muito mais do que uma camisa canarinho e uma obsessão com o futebol.

O colapso contra a Alemanha certamente vai despertar algum exame de consciência nacional sobre como o Brasil cultiva e desenvolve a sua próxima geração de estrelas do futebol. O país tem um enorme banco de talentos, mas acidentes não podem mais acontecer no esporte. Vencer nesse nível hoje significa não apenas talento, mas dinheiro, treinamento e uma estratégia coerente. 

“Quando você pensa sobre isso”, disse uma brasileira de 20 e poucos em um bar na noite passada,  “é meio engraçado. Quer dizer, sete gols. É engraçado, né?” 

Eu vou apostar que o Brasil como um todo vai se sair muito bem depois disso. Chateado um pouco, claro, mas em última análise, tudo vai dar certo. De muitas maneiras, já deu.
Sobre o Autor: Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Projeto Trilha Noturna Luar do Sertão viverá sua segunda experiência sábado

Caminhada terá como destino final a Lagoa do PiatóCaminhada terá como destino final a Lagoa do PiatóASSÚ - Numa realização da unidade gestora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), em Assú, e a prefeitura, está sendo anunciada amanhã, dia 12 de julho, a segunda edição do projeto ambiental Trilha Noturna Luar do Sertão. O evento consiste numa caminhada de 7,5km de extensão, saindo da Floresta Nacional (Flona) do órgão federal com destino à Lagoa do Piató.

A concentração se verificará entre 18h e 19h, e a projeção é de duas horas de caminhada, de acordo com informação do biólogo Mauro Guimarães, gestor da unidade florestal. Aos interessados em participar a organização recomenda o seguinte kit: tênis, roupa de caminhada (ideal manga e calça comprida) e lanterna. "Também esperamos participantes com disposição, harmonia e alto astral", observou o biólogo.

Outras informações sobre o evento na própria sede da Flona ou pelo telefone (84) 3331-1757. A primeira programação do gênero foi realizada no dia 12 de abril deste ano. O representante do ICMbio frisou que a iniciativa busca tornar a reserva ambiental mais conhecida da população de Assú e região. Frisou que a unidade está à disposição para que possa ser explorada de forma sustentável.
RESERVA

de Assú, criada 18 de julho de 2001, compreende uma área de 215 hectares, com flora e fauna exuberantes, tornou-se refúgio de animais que migram à procura de alimentos que encontram em abundância. Merecem destaque as espécies de aves (nambu, asa branca, rolinha, galo de campina, cancão e sabiá), assim como variados tipos de répteis (cobras e tejos), além dos mamíferos (peba, preá, veado campeiro e sagui do nordeste).

Logo mais terá Brasil na disputa pelo 3º lugar

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ariano Suassuna: "queremos a reeleição de Dilma"

ariano suassuna dilma eduardo camposO escritor Ariano Suassuna declarou que Eduardo Campos não deveria visar 2014; “Não é o momento pra isso. Não estou falando na política miúda. Nunca me omiti na política, faço política com ‘P’ maiúsculo. Tenho interesse no Brasil. Por enquanto nós estamos querendo a reeleição de Dilma”

A possível candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, não deverá contar com um apoio de peso. O escritor Ariano Suassuna, que sempre militou ao lado das hostes socialistas, declarou, segundo o Jornal Vanguarda, de Caruaru, Agreste pernambucano, que neste momento, Eduardo não deveria visar 2014. “Não é o momento pra isso. Não estou falando na política miúda. Nunca me omiti na política, faço política com ‘P’ maiúsculo. Tenho interesse no Brasil. Por enquanto nós estamos querendo a reeleição de Dilma”, teria declarado o escritor na saída do seminário Juntos por Pernambuco, que aconteceu nesta quinta-feira (21), em Gravatá, Agreste do Estado.

De acordo com o Vanguarda, Ariano disse não estar esquecido da história do ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo, e que considera o governador como “o político mais brilhante que já conheci na minha vida”. “Não estou esquecido da história de Miguel Arraes. Eduardo nem tem idade, nem tempo de luta suficiente, mas é o político mais brilhante que eu conheço. Acho que ele é o mais apto a levar a diante os avanços do governo Lula”, disse.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/ariano-suassuna-queremos-a-reeleicao-de-dilma.html

Concurso Público >> Prefeitura de Parnamirim vai realizar novo concurso para a Educação

 A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou ontem o projeto de lei complementar de autoria do Executivo dispondo sobre a criação de vagas na estrutura da Secretaria de Educação. É o primeiro passo para a realização de novo concurso público para atender à demanda do ensino básico, que tem hoje cerca de 30 mil alunos distribuídos em 46 escolas do ensino fundamental e 19 centros infantis.

São 175 vagas de professor nível superior, 102 de agente administrativo, 12 de intérprete de libras e oito de instrutor de libras. Para professor, intérprete e instrutor, a jornada de trabalho é de 30 horas semanais; a de agente, de 40 horas.
O piso salarial de professor com 30 horas semanais é de R$ 1,8 mil,  mais vantagens previstas no Plano de Cargos implantado em 2012. O concurso será realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O lançamento do edital estava na dependência da aprovação dos cargos pela Câmara, mas o calendário provisório prevê a publicação até o final de julho e as provas em outubro.

Além de permitir a inclusão mais eficiente de alunos com deficiência auditiva (libras) no sistema municipal de ensino, outra novidade do concurso é a criação do cargo de professor regente de laboratório de informática, que terá como principal atribuição atuar como parceiro dos professores, transformando o laboratório em espaço extensivo da sala de aula.

Parnamirim tem hoje 300 alunos com necessidades especiais. A cidade conta com 13 salas multifuncionais, distribuídas em diferentes escolas, funcionando como polos de atendimento nos bairros.

Meio Ambiente e sociedade >> Por uma vida menos plastificada...

A foto mostra uma imensa baleia que morreu após ingerir mais de 20 quilos de diferentes tipos de plástico. A autópsia mostrou ainda que o material era proveniente dos Países Baixos, onde as sacolas são usadas por trabalhadores que comercializam tomate no mercado europeu.
Apesar de suas 50 toneladas e 14 metros de comprimento, poucos quilos de plástico, um material sintético produzido pelo Homem, foi suficiente para matar o mamífero. :'(
www.jornalciencia.comA foto mostra uma imensa baleia que morreu após ingerir mais de 20 quilos de diferentes tipos de plástico. 
 
A autópsia mostrou ainda que o material era proveniente dos Países Baixos, onde as sacolas são usadas por trabalhadores que comercializam tomate no mercado europeu.

 Apesar de suas 50 toneladas e 14 metros de comprimento, poucos quilos de plástico, um material sintético produzido pelo Homem, foi suficiente para matar o mamífero. 

MONUMENTO HISTÓRICO >> As vítimas da ditadura militar serão homenageadas em monumento no parque Ibirapuera, em São Paulo.

MONUMENTO HISTÓRICO

As vítimas da ditadura militar serão homenageadas em monumento no parque Ibirapuera, em São Paulo.

O projeto, do arquiteto e artista plástico Ricardo Ohtake, será formado por chapas brancas e uniformes de aço com os nomes dos mortos e desaparecidos políticos do Brasil entre 1964 e 1985.

A homenagem quer gravar na história aqueles que lutaram por um país livre.

As placas ficarão entre outros dois importantes monumentos, o Obelisco – mausoléu dos mortos da Revolução Constitucionalista de 32 – e o Monumento às Bandeiras. 

Leia em http://bit.ly/1qNYI98O projeto, do arquiteto e artista plástico Ricardo Ohtake, será formado por chapas brancas e uniformes de aço com os nomes dos mortos e desaparecidos políticos do Brasil entre 1964 e 1985.
 
A homenagem quer gravar na história aqueles que lutaram por um país livre.

As placas ficarão entre outros dois importantes monumentos, o Obelisco – mausoléu dos mortos da Revolução Constitucionalista de 32 – e o Monumento às Bandeiras.

Leia mais em http://bit.ly/1qNYI98

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fátima recebe diretoria da Associação de Cabos e Soldados do RN


A candidata ao Senado pelo PT, deputada Fátima Bezerra, recebeu ontem (8) dirigentes da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACSPM/RN). O presidente da entidade, Roberto Campos, destacou a atuação da parlamentar em defesa da categoria, sobretudo no período em que ela reivindicava um plano de carreira junto ao Governo do Estado.

"Fátima esteve o tempo todo do nosso lado, inclusive intermediando nossas reivindicações. Com a ajuda dela, pudemos seguir no movimento grevista que resultou na implantação do plano de carreira, sem as represálias de praxe impostas aos militares", observou.

Ele explicou que a categoria foi ameaçada, à época, de prisões dos grevistas e do envio de tropas federais no intuito de pôr fim à paralisação. E afirmou que a participação de Fátima, no sentido de dialogar com os Governos estadual e federal (ministro da Justiça e secretários nacional e estadual de Segurança) foi essencial para o desfecho positivo da questão.

Além do presidente da ACSPM/RN, Roberto Campos, estiveram com a senadora o dirigente Cabo Queiroz, e representantes do Fórum das esposas da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN.

História dos índios está exposta no Museu Câmara Cascudo

Exposição, que segue até o dia 27 de setembro, propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil.

O Museu Câmara Cascudo está com a exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros” aberta ao público desde o dia 10 de junho, de terça à sexta, das 9h às 17h, e no sábado das 13h às 17h. O valor de entrada é de R$ 2 (inteira), exceto para grupos de escolas públicas com visitas agendadas, idosos acima de 60 anos e crianças de até 6 anos.

A exposição, que segue até o dia 27 de setembro, propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional.

Com foco na região Nordeste, ela está integrada por quatro espaços distintos – o primeiro encontro, o mundo colonial (a história que se pode ler nos livros e documentos), o mundo indígena (outra narrativa) e o Brasil contemporâneo (com suas lutas e desafios).

Cancelamento de serviços de celular, internet e TV ficará mais fácil

Celular: novas regras de serviço entrarão em vigor amanhã (ABr)Celular: novas regras de serviço entrarão em vigor amanhã (ABr)A partir do dia 8, ficará mais fácil cancelar serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TVs por assinatura. O cancelamento poderá ser feito por telefone, terminais ou internet, sem necessidade de falar com atendentes. O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais.

Esses benefícios estão previstos no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que entra em vigor nesta terça-feira. Com o RGC, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) busca diminuir o número de reclamações feitas por consumidores a sua central de atendimento.

Além de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos clientes, as lojas associadas às operadoras terão também de fazer registro de reclamações, bem como atender a clientes que buscam resolver problemas em suas contas. O retorno sobre reclamações relativas a cobranças terão de ser feitos em, no máximo, 30 dias. Se a empresa não cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o valor em dobro.

Outra vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que as empresas operadoras terão a obrigação de retornar as ligações, caso estas caiam. As novas regras fixam, ainda, validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas. Caberá às empresas informar aos clientes pré-pagos a data de expiração dos créditos e, aos pós-pagos, que os limites de serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os limites previstos no plano contratado.

No caso dos pós-pagos, as novas regras preveem, ainda, faturas mais detalhadas, de forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O regulamento prevê que os pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam agrupados no mesmo contrato.

Ofertas e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes – prática relatada em queixas reportadas à Anatel. Além disso, os contratos com fidelização terão validade máxima de 12 meses

Contatada pela Agência Brasil, a Oi informou já estar implementando as mudanças exigidas pelo novo regulamento, apesar de considerar alguns prazos “incompatíveis com a complexidade das alterações necessárias”. A Telefônica Vivo informa também confirma que está implantando e trabalhando para cumprir as obrigações do novo RGC, com cerca de 200 pessoas “engajadas para adaptar os sistemas de atendimento ao cliente às novas regras em um prazo extremamente curto”.

A Claro, igualmente, informou que está implementando as disposições do RGC, para “cumprir o grande volume de determinações previstas”. Já a TIM disse que “trabalha para se adequar” ao regulamento nos prazos apresentados. Para a TIM, “mudanças que reforcem os direitos dos consumidores e contribuam para a melhoria da relação entre clientes e empresas são sempre benéficas”.

A GVT informou que está “trabalhando intensamente" para cumprir, até amanhã (8) as regras previstas. Segundo a empresa, devido ao grande número de mudanças exigidas e ao curto prazo concedido para sua implementação, “estão sendo realizadas várias adequações em todos os sistemas e rotinas de relacionamento com o cliente”.

A Agência Brasil entrou em contato com a SKY e a NET, mas, até o fechamento deste texto, não obteve posicionamento das operadoras sobre o cumprimento dos novos prazos previstos no RGC.  

Fonte: Agência Brasil

Legado positivo >> Copa gera R$ 10,5 milhões em negócios para empresas do RN

Sede da Copa, Rio Grande do Norte contabiliza resultados  Sede da Copa, Rio Grande do Norte contabiliza resultados A realização da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil fomentou novos negócios para as micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte. Pelo menos foi o que ocorreu com as empresas e Microempreendedores Individuais (MEI) atendidos pelo programa Sebrae 2014, que obtiveram até agora um faturamento de R$ 10,5 milhões devido ao evento.

O programa envolveu 3.803 negócios de pequeno porte no Rio Grande do Norte, que foram beneficiados com capacitações, diagnósticos e abertura de oportunidades de negócios. Os números fazem parte do balanço divulgado pelo Sebrae Nacional acerca do programa. Em todo o país, a iniciativa atendeu 43,9 mil empresas brasileiras, que movimentaram meio bilhão de reais.

O resultado reflete a importância da preparação prévia e do comprometimento dos empresários que investiram em capacitação para extrair o máximo das oportunidades proporcionadas por um grande evento.

O Sebrae investiu R$ 90 milhões nesse programa, para a realização de atividades como diagnóstico empresarial, cursos de capacitação, certificação e eventos para criar novas frentes de comercialização. Somente no Rio Grande do Norte, o investimento foi de aproximadamente R$ 5 milhões.

O trabalho desenvolvido pelo Sebrae iniciou em 2011 com a elaboração do Mapa das Oportunidades. Realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo detectou 356 possibilidades de negócios em diferentes setores da economia potiguar, com atividades ligadas ao comércio, turismo, artesanato e construção civil.

O papel do Sebrae no Rio Grande do Norte foi decisivo para que as possibilidades virassem negócios sólidos. A instituição disponibilizou capacitação, através de projetos focados nas oportunidades identificadas. Além da qualificação, outra frente de atuação do Sebrae com foco na Copa foram as articulações para aproximar pequenas empresas de grandes grupos, com rodadas e encontros de negócios.

Identificar as áreas mais promissoras para os pequenos negócios foi o primeiro passo de um processo que envolveu ainda programas de Competitividade Empresarial - com capacitações em diversas áreas do negócio como Gestão e Finanças; disseminação de oportunidades, promoção de Rodadas de 

Negócios, inclusive internacionais.
Também conferiu visibilidade a produtos e serviços e a venda direta para o público em iniciativas como a loja Brasil Original, instalada em Natal, na Praça da Árvore de Mirassol.

FAMÍLIA >> 8 dicas para aproveitar uma ida a um centro histórico

Foto: Toda cidade tem elementos que podem contar a sua históriaSaiba como juntar diversão e conhecimento em um passeio pra lá de educativo em sua própria cidade

Toda cidade tem elementos que podem contar a sua história

Morar no Rio de Janeiro, uma cidade conhecida por suas belezas naturais e por sua rica história é, claro, um privilégio. E poder viajar para tantos países diferentes também tem um custo - bem alto para a maioria das famílias brasileiras, por sinal. Mas que tal buscar inspiração no exemplo de Sut-Mie e aproveitar as férias e os fins de semana para explorar a história da sua cidade junto com o seu filho e, assim, mostrar a ele que estudar história pode ser muito divertido? E não pense que a sua cidade não tem centro histórico só porque não é tão antiga quanto o Rio de Janeiro, por exemplo. Toda cidade, por mais recente que seja no mapa do Brasil, começou em uma praça, uma igreja, uma casa e tem elementos que podem contar a sua história.

"As famílias precisam redefinir o que é lazer. Visitar um centro histórico pode ser um passeio muito interessante para reunir a família. Até mais do que interessante: importante", afirma Sandra Oliveira, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela explica que a história cria raízes, mostra para a criança quem ela é e onde ela está. "E, a partir disso, ela pode começar a estabelecer metas e objetivos - para si mesma e para a sua cidade. O conhecimento da história cria raízes e dá asas", completa Sandra.

E o mais legal é que um passeio com o seu filho para conhecer a história da sua cidade pode - e deve! - ser um momento muito divertido e prazeroso, uma oportunidade de aproximação. "Uma atividade como essa proporciona o diálogo familiar", diz Susana Zaslavsky, doutora em Educação e professora da Faculdade Porto-Alegrense (Fapa). Mas lembre-se: você não é o professor do seu filho e não tem a obrigação de ter respostas para todas as perguntas. O mais divertido é vocês tirarem as dúvidas juntos.

Leia a seguir oito dicas para organizar uma emocionante visita a um centro histórico (pode ser da sua cidade ou não) junto com o seu filho. E incentive-o a chamar amigos. Quanto mais crianças, mais divertido fica o passeio!

Fonte:  Educar

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...




Ganhamos a Copa. O Brasil está dando um show de organização e simpatia. Está sendo  lindo ver a alegria que provocamos no mundo todo. Os costarriquenhos, os mexicanos, os norte americanos... enfim, todos. O mundo se apaixonou pelo Brasil.

Perdemos um jogo. Contra uma Alemanha que deu show de bola. Mas quem não tenta não vive. Tentamos e perdemos.

O Brasil foi mais Brasil nesses dias. Uma nação protagonista, que brilha e vai brilhar muito no mundo. E isso vai ficar na história. Nada diminui o nosso orgulho de ser brasileiros.

O povo brasileiro não desiste nunca e já que os "brasileiros" que jogaram na seleção não conseguiram nos representar, com certeza nós conseguiremos !!!

Os jogadores "brasileiros" irão voltar para a Europa e continuar recebendo em Euro, cabe a nós brasileiros (as) trabalharmos para reeleger a presidente Dilma Rousseff para que possamos ter um salário melhor, uma vida cada vez melhor.

E quanto ao nosso povo, PARABÉNS pela grande demonstração de espírito esportivo e pela maturidade de nosso povo, que diferentemente do que alguns poucos imaginavam em caso de derrota iria se revoltar e perder o senso de razão e da civilidade.
 

Mais uma vez parabéns pelos belos exemplos dados em todos os momentos dessa copa do mundo que está sendo realizada em nosso país, pois estamos mostrando ao mundo que o Brasil que temos um povo muito educado e receptivo...
 

Essa é mais uma das grandes lições dessa copa!  

Meio Ambiente >> Revitalização da Biodiversidade do Rio Cobra em Jardim do Seridó/RN

Foto de Prefeitura De Jardim Do Seridó.

Matéria publicada pela Prefeitura de Jardim do Seridó sobre o Projeto de Revitalização da Biodiversidade do Rio Cobra.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) do Governo do Rio Grande do Norte estão concluindo na Região Seridó, o Projeto de Revitalização da Biodiversidade do Rio Cobra, financiado pelo Banco Mundial. 

Ao final serão construídas 57 barragens subterrâneas que beneficiando três municípios: Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Jardim do Seridó. 

Foto de Prefeitura De Jardim Do Seridó.

Os trabalhos se concentraram no Povoado Currais Novos (de baixo) na propriedade pertencente aos familiares de Miguel Paulino de Medeiros (in memorian). Nesta localidade, a barragem subterrânea beneficiará diretamente seis famílias na produção de alimentos para o homem e animais.

No município de Jardim do Seridó, essa foi a oitava das nove barragens que serão construídas.

Foto de Prefeitura De Jardim Do Seridó.

Recebendo adesões >> Prefeito de Jardim do Seridó anuncia apoio a Fátima: “Melhor opção”


O prefeito de Jardim do Seridó, padre Jocimar Dantas, do PMDB, anunciou nesta manhã (8) o apoio à candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado. “Eu não poderia me posicionar diferente. É muito claro para nós de Jardim do Seridó, que Fátima é a melhor opção para nossa cidade e para o Rio Grande do Norte”, comentou o prefeito.

Padre Jocimar se reuniu com a deputada em Natal acompanhado do presidente do PT no município, Janildo Dantas, e do chefe de Gabinete da Prefeitura, João Eudes. Na ocasião, ele destacou que graças à ação de Fátima enquanto parlamentar Jardim do Seridó foi contemplada com benefícios, como a creche modelo, recursos destinados à pavimentação, transporte, aquisição de maquinário agrícola, entre outros.

“Nosso apoio, além da parceria política que já temos, é como forma de gratidão, por tudo que a deputada fez por nossa cidade. Sabemos que ela eleita senadora vai lutar ainda mais por Jardim e pelo RN”, completou o prefeito.

A deputada Fátima Bezerra agradeceu o apoio do grupo de padre Jocimar e garantiu que uma vez eleita continuará a luta em defesa da educação e de melhores condições de vida para os potiguares. “Parcerias como essa nos incentivam ainda mais a continuar a luta”, finalizou a senadora.

Uma justa homenagem



 
Perdi meu pai no acidente que aconteceu na Arena Corinthians, em novembro de 2013. Ele trabalhou para construir o estádio, e foi um dos 8 operários falecidos em acidentes nas obras da Copa do Mundo.
A alegria que transbordava em minha casa foi enterrada junto com meu pai, mas não quero que a memória dele seja esquecida. Criei este abaixo-assinado para pedir um monumento para os trabalhadores que morreram na Copa. Por favor me ajude dando sua assinatura.
Fiquei triste quando assisti a abertura e não ouvi nenhuma menção aos operários que deram suas vidas pelos estádios da Copa. A FIFA e o governo precisam lembrar que por trás do “espetáculo” existem famílias sofrendo pela perda dos seus entes queridos, como a minha.
Se você concorda com a construção de um monumento em memória aos trabalhadores falecidos nas obras da Copa do Mundo, por favor clique aqui e assine esta petição.
Obrigada,
Keille Pereira.

Após aprovação do PNE, movimentos buscarão Lei de Responsabilidade Educacional


 LRE estipula punição a gestores caso não haja melhoria na Educação; PNE prevê aprovação da Lei no prazo de um ano

Escrito por:  CUT Nacional

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi sancionado em junho, após forte movimentação da CUT e outras entidades sociais. Mas, mesmo com o Projeto garantindo importantes avanços, José Celestino Lourenço, o Tino, secretário nacional de Formação da CUT, atenta que ainda falta um documento que atribua sanções para quem não cumprir diretrizes que melhorem a Educação no País. Com ele, os gestores públicos seriam obrigados a se comprometer com a melhoria dos índices educacionais.
 
“Nós vamos, a partir de agora, discutir para aprovar uma Lei de Responsabilidade Educacional. Nós temos a Lei de Responsabilidade Fiscal e queremos a de Responsabilidade Educacional”, salienta Tino. Segundo as metas do PNE publicadas no Diário Oficial da União de 26/6/14, há o período de um ano para a aprovação da “Lei de Responsabilidade Educacional, assegurando padrão de qualidade na educação básica, em cada sistema e rede de ensino, aferida pelo processo de metas de qualidade aferidas por institutos oficiais de avaliação educacionais”.
 
Tino destaca que há uma proposta no Congresso, mas não será de fácil tramitação. “Porque prevê a punição de governadores e prefeitos que não cumprirem com a destinação correta dos recursos para a Educação. Esse projeto é mais um elemento para a gente verificar o uso bem feito das verbas que serão destinadas às várias políticas, porque hoje há denúncias de desvios, como do FUNDEB, para questões que não são vinculadas diretamente ao ensino. E aí é claro que não avança a escola, a infraestrutura, e mesmo a valorização profissional”, afirma o secretário CUTista.
 
A proposta a que Tino se refere é o Projeto de Lei nº 7.420/06. Segundo o artigo 4 do PL, caso não haja efetivo empenho do poder público na melhoria dos índices educacionais, os responsáveis podem ser enquadrados em crime de responsabilidade, infração político-administrativa e mesmo improbidade administrativa.
 
Os movimentos sociais da área debatem a iniciativa.
 
Avanços garantidos
A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso, em junho, é uma vitória dos movimentos sociais historicamente comprometidos com o avanço da qualidade da Educação no País. Para a CUT, o PNE garante grandes avanços a médio e longo prazo, sendo o maior deles a universalização da qualidade de Educação.
 
“O maior mérito do PNE é que universaliza a Educação de maior qualidade para o conjunto da população brasileira. Nesse quadro de desigualdades que nós temos no Brasil, ainda há quem queira escola pobre para pessoas pobres. O PNE vai no sentido contrário”, afirma o secretário nacional de Formação da CUT.
 
Para o dirigente, outro papel importante do documento é dar parâmetros para outras instâncias da Federação construírem estratégias para a qualidade da Educação regional. “O Plano Nacional estava sendo aguardado para servir como referência para a elaboração de Planos Estaduais e Municipais de Educação. As diretrizes apontadas no PNE serão utilizadas e, assim, se constrói um sistema de Educação de qualidade”, destaca Tino, para quem uma ação nacional articulada é fundamental para o sucesso das metas até 2024.