sábado, 16 de novembro de 2019

HOJE EM NATAL >> A 4ª Feira Cultural da Reforma Agrária Popular, levando os sabores da luta e resistência.

A imagem pode conter: 2 pessoas

INTRUSO E REJEITADO >> Torcidas do Santos protestam contra presença de Bolsonaro em estádio


Torcidas organizadas do Santos estão protestando contra a presença de Jair Bolsonaro no estádio do time. Bolsonaro anunciou que irá à VIla Belmiro, neste sábado (16), assistir ao clássico contra o São Paulo. A Torcida Jovem do Santos e a Torcida Sangue Jovem protestaram e emitiram notas contra a presença de Bolsonaro.

Segundo a nota da Torcida Jovem, os posicionamentos de Bolsonaro são incompatíveis com a “pluralidade social, racial, étnica e cultural da torcida santista”. A nota cita inclusive a luta contra a ditadura militar por parte da torcida.

A Torcida Sangue Jovem afirmou que Bolsonaro agride "bandeiras plurais" da torcida e do clube que são "alvo de constantes ataques pelos posicionamentos de Bolsonaro". A nota registra que "repudiamos sua presença [de Bolsonaro] em nossas arquibancadas".

Leia a nota da Torcida Jovem do Santos:

À Presidência,

O G.R.C.E.S. TORCIDA JOVEM DO SANTOS recebeu com total descontentamento a informação de que Jair Bolsonaro estará na Vila Belmiro no próximo sábado (16), acompanhando o jogo do Santos.

Repudiamos o palanque político que essa visita significa e reforçamos que os posicionamentos ideológicos de Bolsonaro são incompatíveis com a pluralidade social, racial, étnica e cultural da torcida santista e de toda a história de luta da TORCIDA JOVEM contra a ditadura militar, enaltecida por esse político.

Além disso, Bolsonaro torce para um time rival da capital, tornando sua presença no estádio ainda mais desnecessária.

O SANTOS FUTEBOL CLUBE tem se posicionado frequentemente sobre diversas causas sociais, honrando sua história de 107 anos e servindo como exemplo aos demais clubes do Brasil. Não fazemos amistosos contra os que tentam acabar com a nossa liberdade”

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

CONTRARIANDO A LÓGICA E A GEOPOLÍTICA >> A Teoria da Terra plana segundo os seguidores de Olavo de Carvalho e Bolsonaro!


BOLSONARO CRIA BARREIRAS PARA ATUAÇÃO DE AUDITORES >> Auditores do Trabalho denunciam MP 905/19 em nota pública

sinait nota publica mp 905
A “MP 905 significa interferência na ação fiscal” dos auditores fiscais do Trabalho denuncia o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), em nota pública.
“Dentre as várias alterações propostas para o texto da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho destaca que há profundas mudanças sobre os procedimentos dos auditores-fiscais do Trabalho em suas atividades rotineiras de fiscalização. Profundas e equivocadas, quando não extremamente prejudiciais ao equilíbrio das relações de trabalho e lesivas aos direitos dos trabalhadores. Estes, por sinal, estão sendo totalmente desconstruídos pela MP 905/2019, em complemento ao que já foi efetivado pela reforma trabalhista de 2017”, chama a atenção a entidade sindical.
Na nota pública, o Sinait destaca ainda que “Avança o projeto de enfraquecimento da Fiscalização do Trabalho que vem sendo colocado em prática por muitas vias. Extinção do Ministério do Trabalho, rebaixamento da SIT, ‘simplificação’ das normas regulamentadoras, não realização de concurso público para recomposição do quadro de auditores-fiscais que se encontra extremamente defasado, Reforma Trabalhista que legaliza as irregularidades, entre outras medidas.”
A MP 905/19 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), da última terça-feira (12), e institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, que altera diversos dispositivos da nova legislação trabalhista. Na prática, é uma nova Reforma Trabalhista, 2 anos depois da vigência da Lei 13.467/17, aprofundando ainda mais a precarização nas relações de trabalho.

EM ANGICOS >> Hoje a tarde é a vez de Angicos realizar seu movimento pela liberdade de Lula!

Igualmente vem acontecendo em todos os lugares do Brasil, hoje a tarde será a vez do Diretório Municipal de Angicos/RN que está convocando, filiados e militantes e a população em geral para participarem do movimento em comemoração a liberdade de Lula!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

DIVULGANDO >> Convite: Comunidade do Assentamento Boa Vista em Lajes realizará torneio de futebol no próximo domingo, dia 16

ESCLARECENDO >> As prisões e seus reais motivos!

Tenho observado que alguns leitores nas redes sociais, talvez por falta de conhecimento histórico, ou simplesmente por revanchismo e ódio insistem em afirmar que Lula é bandido ...

NOVO FUNDEB >> Blogagem coletiva: precisamos falar sobre o novo Fundeb!

WhatsApp Image 2019 11 12 at 15.57.10
#BlogagemColetivaNovoFundeb A CNTE convoca produtores de conteúdo (blogueiros, podcasters, youtubers, influenciadores digitais) de todo país para a participação na blogagem coletiva sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que pretende tornar o Fundeb permanente e com mais recursos da União. Basta produzir conteúdo sobre a necessidade desse Novo Fundeb para a educação pública e marcar a CNTE. No dia 27 de novembro, vamos publicar os links com os materiais produzidos ao longo da campanha. Participe! Marque neste post seus canais de educação favoritos e vamos ampliar o debate.  

Um dos principais mecanismos de financiamento da educação pública brasileira está em risco: o Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - tem vigência assegurada até 31 de dezembro de 2020. Se não for renovado, quase metade das escolas públicas do país poderão fechar as portas!

Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convoca produtores de conteúdo de todo país para participarem da blogagem coletiva sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que pretende tornar o Fundeb permanente e com mais recursos da União.

Blogueiros, produtores de podcasts, canais de Youtube, sites, influencers e afins podem participar: basta publicar conteúdo na internet debatendo a necessidade deste novo Fundeb - permanente e com mais recursos - no seu município. Após a publicação, é só marcar com a hashtag #BlogagemColetivaNovoFundeb e enviar o link do material produzido para a CNTE. O prazo para participação vai de 12 a 26 de novembro de 2019. No dia 27, vamos fazer um balanço, publicando na página da CNTE (www.cnte.org.br) os links doa materiais produzidos . 

A CNTE está promovendo um grande debate em torno desta PEC 15/2015 com as entidades filiadas e a comunidade escolar. Na avaliação da CNTE, só uma população bem informada poderá pressionar deputados e senadores para a aprovação de uma PEC que de fato atenda a demanda por uma educação pública de qualidade. O Fundeb já provou ser um instrumento extraordinário para aumentar o número de matrículas nas escolas públicas. Mas os recursos ainda são insuficientes: precisamos incluir, com qualidade, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes que ainda estão fora da escola. Também é necessário  atender os quase 80 milhões de jovens e adultos acima de 18 anos de idade que não concluíram a educação básica e os mais de 13 milhões de adultos analfabetos no país. 

BETINHO E O COMBATE A FOME NO BRASIL >> Perseguido pela Ditadura, ele lutou até a morte contra a fome no Brasil

Herbert José de Sousa, mais conhecido como Betinho, foi o idealizador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, movimento em favor dos pobres e excluídos.
Betinho nasceu na cidade de Bocaiúva, no norte de Minas Gerais, em 3 de novembro de 1935 e, junto com seus dois irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia, e desde a infância sofreu com outros problemas, como a tuberculose. Foi criado em ambientes inusitados: a penitenciária e a funerária, onde o pai trabalhava. Mas sua formação teve grande influência dos padres dominicanos, com os quais travou contato na década de 1950. Integrou a Juventude Estudantil Católica (JEC) e a Juventude Universitária Católica (JUC).
Graduou-se em 1962 em Sociologia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o governo de João Goulart assessorou o MEC, chefiou a Assessoria do Ministro Paulo de Tarso Santos, e defendeu as Reformas de base, sobretudo a reforma agrária.
Com o golpe militar, em 1964, mobilizou-se contra a ditadura, sem nunca esquecer as causas sociais. Com o aumento da repressão, foi obrigado a se exilar no Chile, em 1971. Lá assessorou Salvador Allende até sua deposição, em 1973. Conseguiu escapar do golpe de Pinochet refugiando-se na embaixada panamenha. Posteriormente morou no Canadá e no México. Durante esse período, foram reforçadas as suas convicções sobre a democracia.
Em 1981, junto com os economistas Carlos Afonso e Marcos Arruda, fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), e passou a se dedicar à luta pela reforma agrária, sendo um de seus principais articuladores. Conseguiu reunir, em 1990, milhares de pessoas no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma manifestação pela causa.
Betinho também integrou as forças que resultaram no impeachment do presidente da República Fernando Collor de Mello. Mas o projeto pelo qual se imortalizou foi, provavelmente, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, movimento em favor dos pobres e excluídos.
Em 1986, Betinho descobriu ter contraído o vírus da AIDS em uma das transfusões de sangue a que era obrigado a se submeter periodicamente devido à hemofilia. Em sua vida pública esse fato repercutiu na criação de movimentos de defesa dos direitos dos portadores do vírus. Junto com outros membros da sociedade civil, fundou e presidiu até a sua morte a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. Seus irmãos, Henfil e Chico Mário, também contraíram o vírus HIV em transfusões de sangue e acabaram morrendo em 1988. Mesmo assim, Betinho não deixou de ser ativo até o final de sua vida, dizendo que a sua condição de soropositivo o forçava a “comemorar a vida todas as manhãs”.
Betinho morreu em 9 de agosto de 1997, no Rio de Janeiro, já bastante debilitado pela AIDS. Deixou dois filhos: Daniel, filho do seu primeiro casamento com Irles Carvalho, e Henrique, filho do segundo casamento com Maria Nakano, com quem viveu por 27 anos.
Em 18 de agosto de 2010, a Comissão de Anistia concedeu à família de Betinho uma indenização mensal, além de um montante retroativo, em razão da perseguição política sofrida por ele durante a ditadura militar, comprovada por documentos encontrados nos arquivos do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

IGREJA E SOCIEDADE >> III Jornada Mundial dos pobres

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Aconteceu a abertura da semana da III Jornada Mundial dos pobres, instituído pelo Santo Padre o Papa Francisco no ano de 2017. 

O papa propõe com esse dia refletir sobre as situações de pobreza no mundo. Na arquidiocese por meio do vicariato para as pastorais sociais, o arcebispo Dom Jaime fez a abertura das atividades nesta semana, na comunidade do Potengi, com ações sociais e encerrando com a missa presidida pelo Arcebispo. 

Durante esta semana acontecerão outras atividades com ações e grupos de reflexão nas paróquias, no dia 14 será realizado um seminário para refletir o tema. O seminário vai acontecer no Centro Patoral Dom Heitor, das 8h as 17h da quinta-feira.

As inscrições pelo site: sarrn.org.br. @ Natal, Rio Grande do Norte

Fonte: FÓRUM Inter-Religioso do RN

HISTÓRIA SENDO RECONTADA >> Pesquisadora da UFRGS é premiada por cartografia de territórios negros nos mapas históricos de Porto Alegre

Mapa dos territórios negros em Porto Alegre em 1916

Areal da Baronesa, Ilhota, Parque da Redenção, Bacia do Mont’Serrat e Colônia Africana – atual bairro Rio Branco. Esses são alguns dos territórios de Porto Alegre onde entre os anos 1800 e 1970 existiram espaços de moradia, de trabalho, de manifestações de práticas culturais, como carnavais e batuques, e de lazer das populações negras da Capital. Apesar desse conhecimento, informações mais detalhadas sobre esses territórios ainda são inexistentes e os povos negros seguem ocultados das narrativas oficiais sobre o processo de construção da Capital.
Por Annie Castro, Do Sul21
Para mudar o cenário de invisibilização desses espaços, a professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre Daniele Vieira decidiu usar seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para elaborar uma cartografia dos locais que foram ocupados pela população negra na cidade e recuperar a história desses territórios. Segundo ela, a falta de representação visual em mapas faz com que esses espaços fiquem perdidos dentro do imaginário da cidade ou até mesmo tenham localizações distorcidas e minimizadas em relação à importância que tiveram no processo de construção do espaço urbano porto-alegrense.
“Eu sou geógrafa e queria saber onde esses territórios estavam localizados, porque eu tinha informações muito difusas. Tinham perguntas como: onde eles estavam, que área eles ocupavam dentro da cidade e quando eles existiram. Não sabia se era no século 19 ou no século 20, se eles duraram cinco ou 40 anos. As pessoas sempre falavam, por exemplo, que a Ilhota era ‘mais ou menos na região do [Ginásio] Tesourinha’. Tá, sim, mas eu me perguntava o quanto na região do Tesourinha. Era uma rua ou eram duas quadras? Conforme eu fui pesquisando, vi que alguns espaços chegavam a ser praticamente um bairro inteiro”, relatou Daniele ao Sul21.
De acordo com a professora, a contribuição principal da sua dissertação, que recebeu o nome de “Territórios negros em Porto Alegre (1800-1970): geografia histórica da presença negra no espaço urbano”, foi mostrar para as pessoas que onde hoje existem certos bairros na cidade, antigamente existiram territórios negros que foram importantes para a cultura e para a história da população negra da Capital. “A principal contribuição é que as pessoas consigam enxergar que onde hoje tem o Rio Branco existia um bairro chamado Colônia Africana, que as pessoas consigam ver onde estão esses espaços; saber que o Mont’serra era majoritariamente negro e saber o que acontecia nesses espaços”, disse.

Daniele Vieira - mulher negra grávida, de cabelo curto cacheado, usando vestido listrado branco e preto - em pé, apontando para um cartaz na parede
Daniele durante o recebimento do Prêmio de melhor dissertação nacional na área Planejamento Urbano e Regional. 

Daniele afirma que talvez tenha sido esse o motivo que fez com que seu trabalho fosse premiado duas vezes neste ano. Em maio, a dissertação ganhou o XI Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano Regional”, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), na categoria Dissertação de Mestrado. Já no dia 5 de setembro, a pesquisa recebeu honrosa de dissertação do Prêmio Maurício de Almeida Abreu, na área de Geografia Humana, durante o XIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege).
Ruptura com a narrativa de marginalização

terça-feira, 12 de novembro de 2019

O PT/RN realizou seu 7º Congresso Estadual comemorando a liberdade de Lula!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas






























Na sexta (8) e no sábado (9), aconteceu em Natal a etapa estadual do 7º Congresso Nacional do PT - Lula Livre, com a participação de delegados/as, filiados/as e militantes petistas de todas as regiões do RN.

Logo após uma carreata pelas ruas de Natal em comemoração a Liberdade de Lula, aconteceu a abertura do Congresso Estadual do PT/RN, às 19h, na sede social do América e contou com a presença dos deputados estaduais: Isolda Dantas e Francisco, dos vereadores natalenses: Divaneide Basílio e Fernando Lucena, além da presença da Governadora Fátima Bezerra e do Vice-Governador Antenor Roberto (PCdoB). A deputada Federal Natália Bonavides justificou sua ausência em virtude dela está juntamente com outros membros do PT nacional acompanhando o ato pela liberdade de Lula em Curitiba/PR. Em virtude disso, foi adiado um debate que estava previsto para acontecer no sábado pela manhã entre as candidaturas que disputam a Presidência Nacional do PT: Gleisi HoffmannMargarida SalomãoValter Pomar e Paulo Teixeira.

No sábado contamos com a presença do Senador do PT/RN Jean Paul Prates e recebemos a visita dos companheiros do PSOL/RN, do PCdoB/RN e de representantes de movimentos sociais e sindicais que estiveram prestigiando esse momento. Ainda em clima de comemoração aconteceu a plenária em que foram discutidas questões internas do partido, apresentações de teses, resoluções moções e por fim a eleição para escolha do presidente estadual do PT/RN, que reelegeu o companheiro Júnior Souto. Em novembro, entre os dias 22 e 24, acontecerá a etapa final do Congresso, que irá escolher a nova Direção Nacional do PT - Partido dos Trabalhadores.

Mais algumas imagens desse evento:
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna




LULA ESTÁ LIVRE, INCRÉDULOS, APESAR DOS CASUÍSMOS! >> O homem do povo, nos braços do povo!

Pra não ter que usar um termo pejorativo, até por respeito aos leitores, digo: Lula está livre, incrédulos, apesar do casuísmo que tentam agora promover para mudar a Constituição no que diz respeito a prisão após condenação em segunda instância, conforme reza a Carta Magna do país. Já está em discussão no Congresso uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para mudanças.

O Palácio do Planalto escalou Sérgio Moro, o ex-juiz que foi o algoz de Lula e responsável pela prisão do ex-presidente para pilotar a estratégia de enfrentamento e perseguição contra o líder das forças populares e progressistas brasileiras. 

O ministro da Justiça do governo de extrema-direita está confrontando a decisão do STF de proibir a prisão após condenação em segunda instância e vai exercer pressão sobre o Congresso Nacional para reverter a decisão da Suprema Corte através de uma emenda à Constituição.   

Lembro aos incrédulos que a suspeição de Moro será julgada pelo STF.   A defesa do ex-presidente Lula questiona a imparcialidade de Moro na condução da Lava Jato. O caso deve ser julgado neste mês na Segunda Turma do Supremo. Esse julgamento, que pode anular a condenação do tríplex, tornaria Lula novamente elegível, o que representaria uma ameaça a Bolsonaro em 2022.

Esse o grande medo da ultra-direita, porque sabem que se Lula obtiver seus direitos políticos recuperados, dificilmente num embate eleitoral ele seria vencido.

Lula já se prepara para percorrer o Nordeste, região que sempre teve um perfil de esquerda. Agora livre, leve e solto, o ex-presidente vai poder falar ao eleitorado. A direção do PT prepara a primeira viagem de Lula para à região. Será no próximo dia 17, para Recife (PE), onde o ex-presidente deve participar do Festival Lula Livre.

O ex-presidente Lula já está em plena ação política depois que deixou a prisão em Curitiba no último sábado (8). Ele vai tomar a frente dos entendimentos com outros partidos de esquerda visando fechar coalizões eleitorais para as eleições municipais de 2020. Lula sempre foi um grande articulador político, e agora livre do cárcere vai trabalhar isso com maior liberdade.

DESTAQUE EDUCACIONAL >> Escola Municipal Profª Marta Bezerra em Lajes foi a São Paulo receber premiação por projeto desenvolvido sobre os ODS

A imagem pode conter: 27 pessoas, incluindo Cleide DE Freitas Andrade e Angélica Necilda Cpc, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Neste último final de semana, 08 a 10/11, aconteceu em São Paulo/SP, a premiação do concurso "arte com energia" que tem foco nos ODSs - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo programa da empresa de energias renováveis EDP. Concurso este onde a empresa EDP energias renováveis veio até a escola municipal prof° Marta Bezerra de Medeiros.
Este concurso aconteceu em várias escolas de todo Brasil, e aqui em Lajes, a escola Marta Bezerra foi a única contemplada.
A imagem pode conter: 25 pessoas, pessoas sorrindo
Conseguimos conquistar duas premiações no concurso, que tem foco nas ações ambientais através dos ODSs - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável deste ano:

✅  2° "B", da professora Jussara Fabiana, com o tema de sua ação: Jardim e arte na escola. ODS 15 - Vida sobre a terra.
5° "A", da professora Angélica Necilda, com o tema de sua ação: Mais atitude, menos lixo. ODS 14 - Vida debaixo d'água.


As professoras Jussara e Angélica, juntamente com as diretoras da escola, Janete e Selma, estiveram na capital paulista, recebendo a premiação, trocando experiências e resultados do programa com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODSs.
Além disso, ainda levaram o título de uma das "melhores escolas do país", segundo a EDP


A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Angélica Necilda Cpc, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

MEDICINA NATURAL >> Cidreira tem efeito relaxante, calmante, analgésico, diurético, digestivo, antidepressivo e mais























Essa sem dúvidas, é a planta da vovó, não é mesmo, quem nunca tomou um chazinho dessa maravilhosa folinha verde. A Cidreira é uma erva que é nativa do Sri Lanka e sul da Índia, mas agora cresce em muitos países ao redor do mundo.
Os talos da planta são um ingrediente comum na culinária asiática, mas também é possível fazer capim-limão para fazer chá.
A planta tem folhas longas que são semelhantes às das ervas marinhas. Embora existam 55 espécies de capim-limão, apenas as variedades das Índias Orientais e das Índias Ocidentais são adequadas para uso na culinária.
Vários pesquisadores estão interessados nos benefícios de saúde e medicinais de beber chá de capim-limão. Neste artigo, vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios de saúde que este chá pode oferecer e considerar as evidências que sustentam as alegações.
A inflamação é um fator em muitas condições adversas de saúde, incluindo dor e doença cardíaca. Como tal, o chá de capim-limão pode ser uma bebida benéfica para as pessoas incorporarem em sua dieta.

Abaixo estão sete benefícios adicionais de saúde que podem resultar de beber chá de capim-limão.

1. Aliviando a ansiedade
Muitas pessoas acham que beber chá quente é relaxante, mas o chá de capim-cidreira pode oferecer mais propriedades para reduzir a ansiedade.
De acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, cheirando capim-limão pode ajudar as pessoas com ansiedade. Embora algumas pessoas já inalem óleo essencial de capim-limão para aliviar o estresse e a ansiedade, os pesquisadores ainda precisam de mais evidências para confirmar esse benefício.
2. Abaixando o colesterol
De acordo com um artigo no Journal of Advanced Pharmaceutical Technology & Research, o consumo de extratos de capim-limão parece diminuir o colesterol em animais.
O estudo observa que a reação é dose-dependente. Isso significa que quantidades maiores de capim-limão podem diminuir ainda mais o colesterol.
3. Prevenindo a infecção
De acordo com o Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering, os resultados do estudo sugerem que o capim-limão pode ter algumas capacidades de prevenção de infecção.
Por exemplo, a erva parece reduzir a incidência de aftas, uma infecção fúngica que comumente afeta pessoas com sistemas imunológicos debilitados, como aqueles com HIV.
4. Aumentando a saúde bucal
Em muitos países onde a planta de erva-cidreira é nativa da região, as pessoas pegam os talos de capim-limão e os mastigam como uma maneira de melhorar a saúde bucal e manter a boca limpa.
A revista Food Chemistry publicou um estudo confirmando esses achados. Os autores analisaram 12 ervas e descobriram que os extratos vegetais de capim-limão eram um dos mais potentes inibidores do crescimento bacteriano em amostras de laboratório.
Eles usaram bactérias que podem causar cavidades na boca, incluindo Streptococcus sanguinis.
5. Aliviar a dor
De acordo com um estudo, o capim-limão pode ser capaz de bloquear a dor. Isso significa que beber chá de erva-cidreira pode ajudar a impedir que uma pessoa sinta dor.
6. Aumentando os níveis de glóbulos vermelhos
Os resultados de um estudo de 2015 sugerem que a ingestão diária de infusões de chá de capim-limão por 30 dias pode aumentar a concentração de hemoglobina, o volume globular e a contagem de glóbulos vermelhos no corpo.
Os pesquisadores fizeram exames de sangue de 105 pacientes humanos no início e, depois, aos 10 e 30 dias de estudo. Eles concluíram que beber chá de capim-limão aumenta a formação de glóbulos vermelhos.
Embora eles não tenham identificado exatamente como o capim-limão faz isso, eles sugeriram que as propriedades antioxidantes do chá poderiam ter um papel importante.
7. Aliviar o inchaço
Beber chá de erva-cidreira pode ter efeitos diuréticos, o que significa que estimula os rins a liberarem mais urina do que o habitual.
De acordo com um estudo de pequena escala no Journal of Renal Nutrition, beber chá de capim-limão aumenta a produção de urina mais do que outras bebidas.
Este efeito diurético no corpo pode ser benéfico nos casos em que a retenção de água leva ao inchaço. Este é um sintoma comum da síndrome pré-menstrual (TPM).

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

MAIS UM GOLPE NO CONTINENTE AMERICANO >> Lula, Nicolás Maduro e Cristina Kirchner denunciam golpe contra Evo



Na manhã deste domingo (10), Evo Morales convocou novas eleições, mas o anúncio não foi suficiente para conter o golpe de Estado / Divulgação/Governo da Bolíviagolpe de Estado na Bolívia gera repercussões neste domingo (10), mobilizando políticos, movimentos populares, especialistas e militantes em geral. Por meio de seu perfil no Twitter, o ex-presidente Lula (PT) destacou que Evo Morales foi “obrigado a renunciar”. “É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres”, completou o petista, classificando o contexto boliviano como “golpe de Estado”.
Adotando tom semelhante, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) provocou a Organização dos Estados Americanos (OEA): “A OEA abriu caminho para o golpe na Bolívia. Podia se manifestar sobre o que acha dos últimos acontecimentos”. A declaração é uma referência à proposta feita pelo organismo de anular o primeiro turno das eleições bolivianas, com realização de um novo pleito no país.
A líder da minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirmou que teme pelos segmentos indígenas, mulheres, camponeses e organizações sociais e ressaltou que o país de Morales é “uma das economias que mais cresciam, garantidora de direitos e recuperação da seguridade social”. Em um posicionamento oficial, a Secretaria De Relações Internacionais do PCdoB disse condenar “energicamente o golpe perpetrado contra o legítimo presidente da Bolívia, Evo Morales” e prestou solidariedade ao povo do país.
O líder do PSOL Guilherme Boulos seguiu a mesma linha e disparou críticas à oposição do país. “A quartelada boliviana virou golpe militar. E isso depois de Evo ter aceitado a convocação de novas eleições Inacreditável que em 2019 a América Latina volte a viver cenas de 50 anos atrás. Onde está agora a OEA, tão ‘preocupada’ com a democracia boliviana? Não ao golpe”, declarou Boulos, que também é um dos líderes nacionais do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).
Internacional
Os protestos e manifestações de solidariedade a Morales e à população do país vizinho vieram também de outros chefes de Estado, como é o caso de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. Via Twitter, ele disse condenar o “golpe de estado” contra Morales, a quem chamou de “irmão”. “Os movimentos sociais e políticos no mundo nos declaramos em mobilização para exigir a preservação da vida dos povos originários bolivianos vítimas de racismo”, destacou.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel também se solidarizou com Evo Morales. Os dois países mantém forte relação política. O mandatário repudiou o que chamou de “estratégia golpista opositora que começou na Bolívia, que custou mortes, centenas de feridos e manifestações condenáveis de racismo contra os povos originários”.
Em outra manifestação de solidariedade vinda de Cuba, o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, disse que a chancelaria de Havana “condena energicamente o golpe de Estado na Bolívia”. “Nossa solidariedade com o irmão presidente Evo Morales, protagonista símbolo da reivindicação dos povos originários de nossa América”, disse Rodríguez, convocando ainda uma “mobilização mundial pela vida e pela liberdade de Evo”.
Já a ex-presidenta da Argentina Christina Kirchner adotou um tom de ironia e afirmou que “manifestações violentas sem nenhum tipo de limitação por parte das forças policiais incendeiam casas e sequestram pessoas enquanto as Forças Armadas ‘sugerem’ ao presidente indígena e popular Evo Morales que renuncie”. Ela também cobrou “ações claras em defesa da democracia, independentemente de qual seja a orientação política dos governos que surgem da vontade popular”.
Movimentos populares
Com a frase “ditadura nunca mais”, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) destacou a ocorrência de “um golpe militar” e sustentou que “quem deve decidir o futuro de seu país é o povo”. Dirigente nacional da entidade, João Paulo Rodrigues lembrou Simón Bolívar. “Ao mesmo tempo em que as tempestades do golpismo dos Estados Unidos atormentam nossos povos, os ventos da esperança e da luta contra o fascismo e o neoliberalismo ecoam em todos os países”, afirmou, em manifestação feita pelas redes sociais.
A vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Jessy Dayane, também somou sua voz aos protestos contra a oposição boliviana. Ela afirmou que “setores empresariais e as oligarquias racistas e misóginas, que nunca aceitaram as conquistas populares do governo de Evo Morales, vinham numa crescente de violência que se intensificou nos últimos dias, forçando a renúncia de Evo em nome da preservação da vida do povo boliviano”.
Brasil de Fato

COM LULA LIVRE >> O país respira melhor

image.png
O presidente Jair Bolsonaro fez de conta que não viu. Natural que tenha sido assim. O dia, ontem, era de Lula. E ele, Bolsonaro, nada ganharia se tentasse disputar os holofotes com um adversário que deixava a prisão depois de 580 dias e na condição de mártir.

Bolsonaro pode ser bom de bico nas redes sociais onde mesmo assim, vez por outra, costuma derrapar. É bom também nas entrevistas diárias à saída do Palácio da Alvorada onde fala o que quer e se recusa a responder a perguntas incômodas.
Faltavam-lhe, porém, imaginação, versatilidade e domínio da língua para encarar debates ao vivo e de improviso. Teve a sorte de escapar ao confronto com os demais candidatos à presidência da República na reta final da campanha do ano passado. Muita sorte.
Sem a experiência do pai, os moleques Eduardo e Carlos, embora aconselhados a guardar silêncio, rangeram os dentes. O deputado atirou no seu alvo preferido, o Supremo Tribunal Federal. E o fez, por hábito, valendo-se de uma fakenews. Escreveu no Twitter:
“Cagam na cabeça da sociedade, ignoram o risco de botar em liberdade 160.000 presos. Não esqueçam que latrocidas, por exemplo, cometem seus crimes independente da vítima ser de direita ou esquerda”.
O número de presos a serem postos em liberdade é de menos de 5 mil. E nem todos sairão do cárcere. Eduardo sabe disso. Mas o que importa é tocar terror entre os devotos do pai. Lula livre é uma oportunidade imperdível para reunir a tropa dispersa.
Estranhamente, o vereador reagiu como se tivesse perdendo o jogo. Para variar, foi curto e grosso. Enalteceu o pai que, por sua vez, havia enaltecido o ex-juiz Sérgio Moro ao admitir que deve a ele a sua eleição. E tascou no Twitter:
“Não tenho dúvidas que esse jogo virará! O Brasil não aceita mais o show dos bandidos do PT, PCdoB, Piçóu (PSOL) etc! Paciência e inteligência! Sei que o jogo virará rapidamente”.
Para o bem ou para o mal, só agora o show vai começar. Há 10 meses que os Bolsonaros governavam sem dispor de algo chamado oposição. Não havia sequer um arremedo dela. O PT navegava desnorteado. Os demais partidos batiam cabeça no Congresso.
Faltava alguém para dizer: “É por aqui”. Não falta mais, goste-se ou não dele. O governo dos números será obrigado a enxergar que por trás deles escondem-se pessoas. Ciro Gomes será obrigado a repensar seu papel. E o chamado Centro a apressar o passo.
As ruas ficarão mais coloridas porque, para muita gente que se refugiou desanimada em casa e no trabalho, a esperança voltou. E, com ela, a retomada das discussões sobre os problemas que dilaceram o país e a construção de alternativas não contempladas.
É fato que, vencidos os primeiros dias de alumbramento, Lula ficará frente a frente com a realidade de ser um ficha suja impedido de se candidatar a qualquer coisa, e um condenado por corrupção que responde a uma penca de processos.
Mesmo que se livrasse de todos eles, ainda dependeria de uma decisão do Supremo para resgatar o sonho de presidir o país pela terceira vez a partir de 2023– e desta, com o discurso de que lhe imputaram crimes que jamais cometeu. Será possível?
Por ora não importa. Sextou. Façam a festa. Desde ontem o Brasil respira melhor.