sábado, 9 de abril de 2016

EM LAJES >> Projeto Vila Cidadã chega ao interior do estado neste fim de semana


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), levará, neste sábado (09) e domingo (10), o projeto Vila Cidadã para o interior do RN. 


As primeiras cidades do interior  a serem contempladas serão Pedro Avelino (no sábado, 09 ) e Lajes (no domingo, 10). O projeto vai oferecer um dia de cidadania, lazer, educação e uma série de serviços para a população dos municípios. Em Lajes, no domingo, o evento será na Casa de Cultura, das 10h às 16h, e contará com os mesmos serviços e a entrega de 250 cheques do programa Microcrédito do Empreendedor para moradores do município e de Santana do Matos.


A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, explica que o projeto está sendo bem aceito pela população e ressalta o compromisso do governo em levar esses serviços essenciais do Estado para próximo das pessoas. “O Vila Cidadã foi pensado para atender as pessoas que precisam de serviços básicos como a emissão da identidade, orientação jurídica, entre outros. É um programa que valoriza o cidadão, promovendo um dia de lazer, educação e cidadania. E agora temos a satisfação de expandir e levar esses serviços para o interior”, ressalta.

O Vila Cidadã é uma ação integrada entre as diversas secretarias do Governo do Estado, numa parceria do projeto Transformando Destinos e do Ronda Cidadã. A ideia é oferecer os serviços públicos para os moradores das comunidades e bairros em situação de vulnerabilidade social na Capital e no interior do estado. Lançado em agosto, em Mãe Luiza, zona leste de Natal, o projeto foi considerado um sucesso com cerca de 2 mil atendimentos.

Veja no link abaixo os serviços que serão oferecidos:

BOA NOTÍCIA >> STF concede liminar favorável ao RN suspendendo devolução de repasses ao Fundeb

Foto de Fátima Bezerra.

A senadora Fátima Bezerra comemorou nesta sexta-feira (8) decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a devolução de R$ 192,4 milhões do Estado e municípios do Rio Grande do Norte à União, face compensações indevidas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Uma vitória muito importante em defesa da Educação do Estado e dos municípios potiguares”, disse a senadora.

Fátima esteve desde o início junto do governador Robinson Faria; vice-governador Fábio Dantas; secretários do RN e representantes da Femurn e bancada federal, em audiências em Brasília, na tentativa de impedir a devolução dos recursos pelo RN. A comitiva dialogou com os ministros da Educação, Aloízio Mercadante; e do STF, Marco Aurélio Mello, este último relator do processo impetrado pelo Estado e Femurn.
Foto de Fátima Bezerra.
Durante as audiências, a senadora destacou o caos que seria para Estado e municípios devolverem recursos orçamentários à União, ainda mais diante da crise financeira que afeta todo o país. Na ocasião, ela destacou a expectativa de que o STF acolhesse o pedido do RN e evitasse que estado e municípios fossem penalizados.
Entenda
O Rio Grande do Norte foi contemplado em 2015 com compensações indevidas repassadas pela União, via Fundeb. O cálculo para saber se o Estado faz jus às compensações é aplicado de acordo com a média arrecadação/custo-aluno e o RN declarou que a receita consolidada foi inferior ao que posteriormente um recálculo feito pelo tesouro nacional aferiu. Ou seja, a União diz que o RN recebeu, em 2015, um valor superior ao que tinha direito e por isso teria que devolvê-lo. O recálculo se deu após questionamentos de outros entes federados.

ARTISTAS CONTRA O GOLPE >> Tico Santa Cruz vem a Natal falar sobre política e democracia

O cantor carioca Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas Roque Clube, virá a Natal no dia 27 deste mês para participar de uma bate papo no campus Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 
 
O encontro tem como tema “Democracia, ativismo, cultura e juventude”. Tico tem tido maior destaque fora da agenda cultural nos últimos meses em virtude de seu ativismo político. 
 
Ele é abertamente contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, figurando hoje como uma das principais vozes em defesa do governo no ambiente político nacional. 
 
Sempre engajado com a política, Tico foi estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas não chegou a concluir seu curso. 
 
O evento no IFRN Central é organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com a Ubes, o DCE da UFRN e a Frente Brasil Popular–RN. 

FESTIVAL LITERÁRIO >> São Miguel do Gostoso recebe festival literário em abril

FliGostoso é organizado pelo Sesc e é mais um evento para entrar no calendário literário do Rio Grande do Norte

A praia de São Miguel do Gostoso vai ganhar um Festival Literário. O FliGostoso é organizado pelo Sesc e é mais um evento para entrar no calendário literário do Rio Grande do Norte, junto com Flipipa, FlipAut e o Festival Literário de Natal, que ocorrem no segundo semestre.
O festival está marcado para ocorrer entre os dias 27 e 29 de abril em uma das praias mais bonitas do litoral potiguar. A programação deve ser fechada em breve. A programação deve se estender por Natal, região metropolitana e cidades do interior do Rio Grande do Norte.
Além do FliGostoso, a instituição prepara a chegada de espetáculos teatrais para Natal, através do projeto Palco Giratório, que promove a circulação de peças por todo o Brasil.

MP combate retenção de cartões de aposentadorias por parte de comerciantes em cidade Salineira

Denúncias apontam que comerciantes estão se apoderando de cartões dos aposentados
Denúncias apontam que comerciantes estão se apoderando de cartões dos aposentados
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 1ª Promotoria de Justiça de Macau, com a Delegacia de Polícia Civil daquela cidade, iniciou na quarta-feira passada, um trabalho para coibir a prática de retenção de cartões de benefícios sociais de idosos por parte dos comerciantes locais.
Na ocasião, foi cumprido mandado judicial de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residência do empreendedor que supostamente realizaria esse crime contra os idosos de Macau.
De acordo com a assessoria do MP, a ação foi desencadeada por meio de denúncias anônimas, dando conta que comerciantes locais mantinham idosos comprometidos com dívidas em seus estabelecimentos. A prática consiste em vender “fiado”, geralmente alimentos, para os idosos e ficar com o cartão de aposentadoria retido na loja, como forma de garantia de quitação da dívida.
O MP alerta que a população prejudicada pode procurar a Promotoria para fazer denúncias de casos semelhantes para que o fato seja investigado e a prática coibida.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

NÃO VAI TER GOLPE! >> O interior se mobilizando a favor da Democracia


Fonte: Caramuru Paiva em sua página no Facebook

EDUCAÇÃO BÁSICA >> Professor pode fazer a inscrição em programa do MEC que permitirá o complemento da formação

Está aberto até 5 de maio próximo o prazo de inscrições na Rede Universidade do Professor, programa do Ministério da Educação que vai sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da educação básica. Com a rede, o MEC oferece vagas de formação inicial a professores efetivos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio que ainda não têm formação nas disciplinas que lecionam.
As vagas são gratuitas, e os cursos serão ministrados por instituições públicas ou comunitárias de educação superior.
A inscrição pode ser feita por:
  • Professores sem nível superior, em busca da primeira licenciatura.
  • Professores licenciados, mas que atuam fora da área de formação, em busca da segunda licenciatura.
  • Professores graduados não licenciados, em busca da formação pedagógica.
Estarão disponíveis vagas em cursos de licenciatura nas áreas de matemática, química, física, biologia, letras–português, ciências, história e geografia.
Os cursos da Universidade do Professor estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano, com a oferta de 105 mil vagas para a primeira licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na modalidade presencial regular, estarão disponíveis vagas remanescentes das instituições federais de educação superior ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para 2017, serão ofertadas vagas em cursos de primeira e segunda licenciaturas e de complementação pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), presenciais, e do sistema UAB, a distância.
As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, no curso adequado à formação do candidato.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

ACOMPANHANDO A TECNOLOGIA >> MPF lança aplicativo para denúncias e pedidos de informações


SAC MPF está disponível de forma gratuita para sistemas iOS e android

O Ministério Público Federal (MPF) também entrou na era dos aplicativos móveis. A partir de agora, qualquer cidadão pode fazer denúncias, solicitar informações e pedir informações processuais à instituição por meio do "SAC MPF", aplicativo gratuito disponível para smartphones com sistemas iOS e android.

O lançamento da ferramenta acontece na próxima segunda-feira, 11 de abril, às 14h, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

O aplicativo foi desenvolvido pela área de tecnologia da informação do MPF e é baseado em software já existente, criado para a Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF por meio eletrônico (cidadao.mpf.mp.br). Tanto na Sala de Atendimento ao Cidadão pelo desktop quanto no SAC MPF o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com uma descrição da solicitação.

Vantagem móvel - A mobilidade e o acesso rápido, direto do próprio celular, são as vantagens imediatas de um aplicativo como o SAC MPF. Denúncias, por exemplo, poderão ser feitas quase em tempo real pelo usuário, incluindo imagens como anexo.

Além disso, os aplicativos são mais um passo para a aproximação com o cidadão que está cada vez mais conectado com as novas tecnologias e interessado em exercer sua cidadania, denunciando irregularidades.

No Brasil, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, existem 154 milhões de smartphones interligados à web, número que supera o de computadores desktop no país.

Informações:

SAC MPF
Desenvolvedor: MPF
Disponível: Apple Store e Google Play Store
Download gratuito

Serviço:
Evento: Lançamento do aplicativo SAC MPF
Dia: 11 de abril de 2016
Hora: 14h
Local: Sala do CSMPF, cobertura do bloco


Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

Uma imagem que fala por si...


Nem Lula, nem Dilma!! >> Roberto Freire e Paulinho estão na lista da propina


Documento apreendido pela Polícia Federal revela que alguns dos principais articuladores do impeachment da presidente Dilma Rousseff, como os deputados Roberto Freire (PPS-PE) e Paulinho da Força (SDD-SP), também aparecem na lista de pagamentos da Odebrecht; os partidos de ambos, PPS e Solidariedade, receberam bônus da empreiteira; Freire, cujo nome aparece ao lado do valor de R$ 500 mil, afirma que as doações recebidas pelo PPS foram legais; pagamentos da Odebrecht, no entanto, foram feitos por meio de uma distribuidora de bebidas; o partido diz que imaginava que os recursos vinham da construtora.

Fonte: BRASIL247.COM

Em víde >> Lauro Jardim acha que Dilma virou o jogo

Claramente em um vídeo publica no facebook, o colunista ex-Veja e atualmente na Globo, um dos maiores apoiadores do golpe, Lauro Jardim reconheceu nesta quarta-feira (6) que os golpistas falharam.
“Se a votação fosse hoje, o impeachment não passaria”, diz Jardim.
Suas declarações veio logo após o anunciou de que o PP ficou com Dilma Rousseff e que vai orientar aos seus 51 deputados a votar contra o impeachment.
Os golpistas ainda têm esperança, mas as chances do impeachment passar estão cada vez mais distantes.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

NO RUMO CERTO >> Dilma terá que governar com movimentos sociais, dizem lideranças em ato no Rio contra o golpe

A presidenta Dilma Rousseff, após superar o processo de impeachment, deverá governar dando mais importância aos movimentos sociais. 
A tese foi defendida na noite desta segunda-feira (4) por diversas lideranças políticas, artísticas e religiosas, reunidas em um ato contra o impeachment intitulado Brasil Pela Democracia. ‪#‎BrasilContraOGolpe‬

EM LAJES >> Audiência Pública discutirá sobre a problemática do lixo no município


A situação do lixo e da coleta, o descarte desse material em Lajes e demais aspectos relacionados a esse tema, serão abordados nesta quinta-feira 07/04, em uma audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal a  partir das 19:30 horas.

Esse é um tema de grande importância, por ser um dos grandes problemas mundiais a serem enfrentados pelos governos em suas várias instâncias. 

A comunidade em geral é convidada a prestigiar esse momento e tomar conhecimento sobre esse que é um assunto de grande importância para que venhamos a ter uma cidade com uma melhor qualidade de vida.

Participe!!!

SEGUINDO O EXEMPLO >> Torcidas organizadas de times do Rio farão ato pela democracia

:
Grupo Torcedores pela Democracia está convidando torcedores de diversos times do Rio de Janeiro para um ato em defesa da democracia e do mandato da presidente Dilma Rousseff; "Se trata de reagir, de defender o voto e de dizer que não vamos engolir a seco esta ofensiva! 
Nós, torcedores dos times do Rio de Janeiro, não concordamos com o impeachment da presidenta Dilma, pois, não houve crime de responsabilidade", diz o grupo, que declarou apoio ao protesto realizado pela torcida do Corinthians; evento acontecerá no próximo sábado, 9, a partir das 10 horas, na estátua de Belini, no estádio do Maracanã.

Bispo emérito de São Félix do Araguaia defende mandato de Dilma

Em carta aberta publicada na internet, o bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, defendeu o mandato da presidenta Dilma Rousseff contra o processo de impeachment que classifica como uma “tentativa de golpe”.


“Repudiamos a tentativa de desestabilização de um governo democraticamente eleito, sob o risco de conduzir o país ao caos generalizado”, afirma.


A chamada “Carta Aberta às Comunidades Sobre a Atual Conjuntura Política do Brasil” também é assinada pelo atual bispo Adriano Vasino e pelos agentes pastorais da Prelazia de São Félix do Araguaia.

A carta denuncia ainda que a crise política tem sido tratada de forma superficial e manipulada pela grande mídia, a serviço de grupos conservadores. Ressalta ainda que o aprofundamento da crise resultará em retrocesso dos avanços sociais obtidos nos últimos anos.


AVALIAÇÃO >> Hotelaria do RN é avaliada como a melhor do Brasil

Maior site de viagens do mundo publicou levantamento dos estados com as melhores acomodações, restaurantes e atrações.

O Tripadvisor, maior site de viagens do mundo, divulgou na WTM Latin America, seu levantamento dos estados brasileiros melhores avaliados em acomodações, restaurantes e atrações turísticas em 2015.
As hospedagens do Nordeste se destacaram na primeira lista, com Rio Grande do Norte sendo líder na avaliação dos usuários com 4,03, sendo preferência dos usuários como melhor lugar do Brasil para se hospedar, seguido de outros dois estados nordestinos: Alagoas (4,02) e Ceará (4). A média brasileira foi de 3,89, as pontuações vão de zero a cinco.
O presidente da Associação Brasileira da Indústrita de Hotéis no RN (ABIH-RN), José Odécio Júnior, comentou o bom desempenho. “Esse resultado é muito positivo, pois mostra que estamos no caminho certo, é o reflexo do grande esforço e do trabalho, aliado ao profissionalismo e comprometimento da nossa hotelaria. Para além da qualidade de nossos equipamentos hoteleiros, ora reconhecida, ressalte-se ainda que somos um dos destinos mais baratos do Brasil, segundo o PANROTAS, o que só vem a destacar a eficiência, o empreendedorismo e a nossa capacidade competitiva num setor, cuja concorrência, está cada vez mais acirrada. O que mais nos honra é que esse resultado vem exatamente do público consumidor,  nossos hóspedes, e através do maior site de viagens do mundo, o TRIP ADVISOR, um reconhecimento do belo trabalho que aqui se faz. Parabéns aos nossos hoteleiros”.
Segundo a gerente sênior de Relações com a Mídia para Espanha e América Latina, Blanca Zayas, o resultado das avaliações brasileiras mostra que os estabelecimentos do País vêm se preocupando com a qualidade de seus serviços. O resultado da pesquisa foi publicado no maior portal de turismo do Brasil, o Panrotas.
O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo e ajuda turistas a planejarem e reservarem sua viagem. O site traz dicas de milhões de viajantes e inúmeros recursos de planejamento, além de contar com links para as ferramentas de reserva que pesquisam centenas de sites para encontrar os melhores preços de hotéis.
Os sites do TripAdvisor juntos formam a maior comunidade de viagens do mundo, com 350 milhões de visitantes por mês e mais de 320 milhões de avaliações e opiniões, cobrindo mais de 6,2 milhões de acomodações, restaurantes e atrações. Os sites operam em 48 mercados em todo o mundo.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre o Lixão será na Câmara

Na semana passada falamos aqui no Blog que a Audiência Pública sobre o lixão de Lajes aconteceria no Centro Pastoral, porém, a presidência do legislativo nos comunicou que o evento foi transferido para a sede do poder legislativo, no mesmo horário, às 19h30min.
A Audiência contará com a presença de autoridades locais e será um momento importante para discutir a questão dos catadores de lixo e conhecer os trabalhos que estão sendo feitos para o consórcio do aterro sanitário em Assú.
Fonte: Blog do Robson Cabugi

LUTA CONTRA O PRECONCEITO >> Racismo e relação de poder...

Foto de Partido dos Trabalhadores.
Sempre ouço algumas pessoas desinformadas e brancas questionarem sobre a questão das cotas e até da existência do racismo, do preconceito contra os negros(as)..."Para haver racismo, deve haver relação de poder, e a população negra não é a que está no poder. 

Acreditar em racismo reverso é mais um modo de mascarar esse racismo perverso em que vivemos.", explica a filósofa e feminista Djamila Ribeiro

Leia mais em http://bit.ly/1QL2yvX

E o filho de Lula, que diziam ser dono da Friboi, de metade da galáxia, do Oceano Atlântico... >> O atual momento político tem servido para nos mostrar algumas verdades

ESTRANHO, Não tenho visto o nome do filho de Lula (que a mídia burguesa, sempre fez questão de colocar) nas várias listas que têm surgido nos últimos dias em que aparecem nome de políticos, empresários... envolvidos em desvios de recursos, com contas no exterior e todo tipo de movimentação financeira obscuras em paraísos fiscais, tipo: Panama PapersLista da Odebrecht ...


REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Pressão do SINTE rende publicação de novas aposentadorias e ADTs


A pressão quase que diária do SINTE/RN nas Secretarias de Educação e Administração  em busca da implementação dos direitos funcionais da categoria segue rendendo frutos.
No Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 1° de abril foram publicadas novas aposentadorias de professores/as da rede estadual. Confira o DOE do dia 01/04 clicando AQUI.
Já no DOE do dia 31/03 mais ADTs (quinquênios) foram divulgadas. Confira a lista clicando AQUI.
A diretora de assuntos jurídicos do SINTE/RN, professora Vera Messias, comemora os direitos conquistados, bem como lembra que estas vitórias são fruto da estratégia do Sindicato.
Fonte: SINTE/RN

MEC fará quatro simulados nacionais do Enem

Resultado de imagem para MEC fará quatro simulados nacionais do EnemA Hora do Enem é voltada para os 2,2 milhões de estudantes no terceiro ano do ensino médio. A plataforma começou a ser acessada nesta terça-feira. Para participar, o estudante, seja de escola pública ou privada, precisa fazer um cadastro. Além dos simulados, a plataforma oferece aulas e exercícios. Cada estudante recebe um plano individual de estudos de acordo com os objetivos no exame.
 
"Será um simulado online do MEC, para cada um poder participar e saber o desempenho que teria no Enem, qual nota tiraria, se está bem ou não. O estudante recebe, em seguida, um plano de estudo personalizado", explica o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
 
O programa é baseado no projeto Geekie Games, desenvolvido desde 2013. "Quando você se cadastra, pode escolher o seu objetivo, o curso que quer fazer. O computador calcula quanto tempo você precisa estudar. O estudante recebe o plano de estudo individualizado com quais aulas precisa assistir e exercícios que precisa fazer", acrescenta o ministro.
 
As aulas serão disponibilizadas online, em plataforma denominada Mecflix, "Já fizemos estudos, duas horas e meia de estudos por dia na plataforma melhora em media 30% o desempenho no Enem. Estudem, estudem. E quando estiverem cansados estudem mais um pouco, que não faltam condições", a-conselhou o ministro.
 
Pelos menos quatro simulados nacionais serão feitos até a data do Enem. Haverá provas nos dias 30 de abril, 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato da prova e terá dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.
 
Além do acesso pela internet, a Hora do Enem veiculará diariamente, às 18h, aulas nos canais públicos, comunitários e universitários na televisão em todo o país. Nos finais de semana, haverá reprise dos programas. A intenção é possibilitar o acesso daqueles estudantes que não possuem conexão com a internet.
 
Outra iniciativa para possibilitar o acesso será disponibilizar computadores nas universidades, institutos federais e algumas instituições privadas. Os estudantes que quiserem usar esses terminais, precisam se inscrever no site da Hora do Enem entre 11 e 15 de abril.
 
Segundo Mercadante, a Hora do Enem não tem custo para o ministério, pois é uma parceria com o Sistema S, conjunto de organizações de entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional. Fazem parte o Senai, o Sesc, o Sesi e o Senac.

terça-feira, 5 de abril de 2016

EVENTO LITERÁRIO EM LAJES >> Escola Marta Bezerra realiza Chá Literário na noite dessa terça-feira.



Escola Municipal Marta Bezerra Medeiros, até a comunidade do Conjunto CEHAC e proximidades, a abertura do nosso 4° Chá Literário: LENDO NAS RUAS, um momento de leitura e muita informação.

Venha saborear do nosso chá!! 

É DESSE JEITO >> a" indignação seletiva"


GOLPE NUNCA MAIS >> Estão querendo ressuscitar um cadáver para justificar o golpe


Basta um cadáver para justificar o golpe. Pois é isso que estão tentando. Querem ressuscitar a morte do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, ocorrida em 2002, para justificar o golpe da retirada da presidenta Dilma do Poder. Ou seja, querem incriminar o PT a todo custo com resvalo em Dilma.  A ação, intitulada Operação Carbono 14, é uma referência a análises para identificar a datação de fósseis. Até o nome da operação remete a um cadáver.
O texto da Folha chega a ser tendencioso quando diz que “as provas levantadas pela Lava Jato deram novo fôlego à investigação da morte de Celso Daniel, ocorrida em 2002”.
Os procuradores da Lava Jato dizem que não investigam a morte de Celso Daniel, embora tenham questionado testemunhas, durante a investigação, sobre a possibilidade da cúpula do PT no crime, inclusive Lula.
Mesmo o juiz Sérgio Moro, em seu despacho, disse ser possível que haja uma ligação entre um esquema de corrupção na prefeitura de Santo André com a morte de Celso Daniel.
No entanto, o delegado Marcos Carneiro Costa, que a época da investigação atuou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil do Estado de São Paulo, contesta a versão da Promotoria de que o assassinato do petista teria sido um crime político. Segundo ele, tratou-se de um sequestro comum seguido de morte, mesma versão da Polícia Civil que, também, em 2005, reabriu o inquérito sobre o caso, relatando-o à Justiça com a mesma conclusão do anterior, de que teria se tratado de um crime comum.
Fato é que já tentaram prender Lula, não conseguiram. Impediram ele de ser ministro, mas o Supremo Tribunal Federal vai analisar isso ainda na próxima quinta-feira, e agora tentam ressuscitar um cadáver para justificar um golpe anunciado.
Gostaria de ter visto o juiz Sérgio Moro com a mesma desenvoltura na Operação Acarajé, em que foi descoberta uma lista com mais de 300 nomes de políticos que recebiam propina da Odebrecht, lista essa só divulgada após um mês. Coincidência ou não nessa lista não constava o nome de Lula nem de Dilma.

O Ministério do Desenvolvimento agrário financiou 20 feiras da agricultura familiar para 300 agricultores/as familiares do Agreste Litoral Sul

As primeiras 7 feiras da agricultura familiar implantadas no território Agreste Litoral Sul significaram imediata abertura de mercado e acréscimo na renda dos agricultores e agricultores envolvidos. Os municípios que tiveram as feiras inauguradas foram Nova Cruz, Santo Antonio, Brejinho, São José do Mipibu, Vera Cruz, Senador Georgino Avelino e Serrinha. Ao todo serão 20 feiras implantadas nesta região com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Governo Federal através de convênio firmado com a EMATER/Governo do RN.
O casal Gutemberg (29) e Aline (24) mora na zona rural de Serrinha e participou da abertura da feira vendendo a farinha de mandioca produzida artesanalmente na propriedade da família. “Nós dois fazemos faculdade, mas queremos nos formar e seguir a vida no campo. Por isso a feira é tão importante”, afirmou a agricultora Aline que está cursando ciências contábeis. No caso do município de Serrinha, a feira da agricultura familiar ganhou uma importância muito além da roça porque reativou a feira livre municipal que havia sido extinta.
De acordo com o Delegado Federal do MDA, engenheiro agrônomo Caramurú Paiva, o perfil dos/as feirantes mostra que entre os/as 300 agricultores/as beneficiados/as representam uma ampla diversidade com presenças marcantes de jovens, mulheres, artesãs/ãos, povos de comunidades tradicionais, quilombolas e assentados/as da reforma agrária. “O objetivo das feiras é fortalecer um ambiente de comercialização solidária e oportunizar a inclusão de segmentos que geralmente tem dificuldade de escoamento de suas produções”, afirmou Paiva.
As feiras como espaços ofertantes de alimentos saudáveis
As feiras implantadas e as que estão em processo de implantação vão muito além das infraestruturas. A definição deste projeto aconteceu bem antes, em 2013, através do Plano de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e Solidário do Território Agreste Litoral Sul. O investimento saiu do PROINF, uma modalidade de recurso do MDA/Governo Federal que é aprovada pelas representações públicas e da sociedade civil que participam do Colegiado Territorial. “O colegiado têm representantes das cooperativas, associações, sindicatos, ONG, prefeituras, órgãos do Governo do Estado e Governo Federal. Lá foi onde debatemos e aprovamos as feiras”, explicou o sindicalista Aldo, coordenador do colegiado territorial.
Em seguida, o colegiado aprovou que o Governo Federal fizesse o repasse do recurso de R$ 305.000,00 através de convênio firmado com a EMATER. A última etapa foi também um dos mais importantes passos quando se realizou o planejamento da produção e uma série de intercâmbios e capacitações para preparar os agricultores e as agricultoras para a nova forma de venda direta ao consumidor excluindo as figuras dos atravessadores. Nesta etapa do trabalho foi importante a assessoria técnica oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial que acompanha o território a partir de um convênio firmado junto ao MDA/Governo Federal.
A agrônoma Geane Bezerra foi uma destas assessoras e explica que em sintonia com a EMATER foi realizado um intercâmbio para conhecimento da experiência paraibana com feiras da agricultura familiar e foi constituída uma comissão territorial composta por agricultores/as, sindicalistas, prefeituras, EMATER, NEDET e MDA. “Além do planejamento para garantir a diversidade de produtos nas feiras, a principal conclusão da comissão é que a produção que vai ser vendida em sua maioria já é orgânica e aquelas que ainda não são serão assessoradas para a conversão agroecológica”, informou Geane Bezerra. De fato, a EMATER tem uma estratégia especial e assessoria às famílias que estão no projeto das feiras.
Até o final de abril estarão implantadas todas as feiras da agricultura familiar do Território Agreste Litoral Sul e junto com elas vêm essa expectativa de elevação da renda rural, aquecimento das economias locais e aumento da oferta de alimentos saudáveis para as populações do interior do Rio Grande do Norte. O caminho está aberto e parece promissor.

Fonte: Delegacia Regional do MDA/RN

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Um ato que mostra a grandeza desse partido >> PT de Natal realiza plenária e recebe 203 novos filiados

O PT de Natal realizou um ato de filiação coletiva, no final da tarde de sábado (2), no plenarinho da Assembleia Legislativa, com a participação da militância e das principais lideranças da legenda no RN. No total, 203 pessoas ingressaram oficialmente na agremiação. O deputado estadual Fernando Mineiro saudou os novos petistas, afirmou que a chegada deles “motiva o partido” e disse ter convicção de que “iremos derrotar o golpe”.
Um dos novos filiados é o ex-vereador natalenses Olegário Passos, que, emocionado, disse estar “voltando para casa”. Ele relembrou o início da militância no PT, afirmou ter sido um dos “pioneiros neste partido” e se disse “honrado” por ter “carregado a estrela” da legenda.
_DSC4666
“As diferenças políticas que nos separaram não romperam os laços de afetos que sempre nos uniram”, declarou, ao se dirigir à senadora Fátima Bezerra. Para Mineiro, Olegário disse que será “um soldado” da candidatura dele a prefeito de Natal.
Fátima e Mineiro ressaltaram a importância das novas filiações, mas destacaram também a alegria de ver antigos militantes retornarem ao partido, justamente no momento em que a legenda enfrenta uma campanha orquestrada para criminalizá-lo.
O jornalista esportivo Edmo Sinedino, ao explicar por que decidiu se filiar ao partido, emocionou a todos que participavam da plenária ao afirmar que estava entrando na legenda porque o PT “tirou mais de 30 milhões de pessoas da miséria e tirou nosso país do mapa mundial da fome”.
“Para os fascistas isso não é nada, mas para mim é muita coisa. Respeitem o meu partido, respeitem a militância do meu partido e respeitem Lula e Dilma”, declarou, sendo aplaudido de pé pelo público.
Ao falar no final da plenária, Mineiro fez uma avaliação da conjuntura nacional. Ele destacou que há uma polarização entre esquerda e direita no país, mas ponderou que a maior parte da população está indiferente a isso. “A novidade”, comentou, “é que há outros setores, além dos partidos, dos sindicatos e das organizações tradicionais, que estão se posicionando em defesa da democracia”.
“Quando a gente vê artistas, jovens, religiosos, intelectuais e movimentos de periferia, entre outros, irem às ruas em defesa da democracia, isso é de extrema importância para a história política do país”, avaliou.
“Estamos indo além das nossas fronteiras. Isso é o que me dá convicção de que vamos vencer essa parada”, completou.
Mineiro disse, ainda, que o dia 31 de março, quando 40 mil pessoas saíram às ruas de Natal, entrou para a história como uma data que marcou a “celebração da democracia”. “A diferença é que não fomos para a rua com ódio, mas com a esperança de continuar transformando o país”, concluiu.
Além de Mineiro e Fátima, a plenária contou com a presença dos presidentes dos Diretórios Municipal e Estadual, Juliano Siqueira e Eraldo Paiva, respectivamente, do vereador petista Hugo Manso e do vereador e pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de Natal George Câmara.
Fonte: Fernando Mineiro em sua ágina no Facebook

COMEMORAÇÃO >> 25 anos de ordenação sacerdotal do Padre Edilson Soares Nobre


Direita sentiu o baque das grandes manifestações


Na sexta feira (01), os deputados Antonio Imbassahy (PSDB) e José Carlos Aleluia (DEM), entraram com representações junto à Procuradoria Geral da República contra o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). O líder da minoria, Miguel Haddad (PSDB) avisou que os oposicionistas também entrarão com ações contra a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), o MST (Movimento dos Sem Teto) e a Presidenta Dilma Roussef. 



As acusações dos deputados da oposição contra os líderes do movimento social são de "incitação ao crime" e "formação de milícia privada". Eles teriam, segundo os deputados oposicionistas, incorrido nesses crimes por terem afirmado que haverá resistência ao processo de impeachment em curso. 

O deputado José Carlos Aleluia defende abertamente a prisão dos líderes do movimento social:  “O senhor Boulos já anuncia atos desta natureza criminosa em várias cidades do país. Ele não pode ficar impune. O delito de incitação ao crime, de acordo com o Código Penal, prevê pena de três a seis meses de detenção ou multa”. 

No caso da Presidenta da República, a acusação dos oposicionistas é a de que ela tem denunciado que há um golpe está em curso no país. Segundo o deputado Antonio Imbassahy, a presidenta não pode se posicionar de forma contrária a um instrumento que está na Constituição e cujo rito foi estabelecido pelo STF. 

Diante desses fatos a Presidenta do PCdoB, Luciana Santos afirmou que  "os golpistas sentiram o baque das enormes manifestações de ontem (31). Eles também estão percebendo que o governo está recuperando rapidamente terreno no Congresso Nacional. Trata-se de uma reação truculenta e desesperada de quem está vendo o jogo virar. Não vamos aceitar a criminalização dos movimentos sociais". 

Segundo a deputada pernambucana, a ação junto à Procuradoria Geral da República movida pelos deputados da oposição é intolerante e antidemocrática:  "esse ato é a prova definitiva do descompromisso desses setores com a democracia.  Não aceitam o resultado das urnas e nem admitem o direito constitucional de manifestação. Querem dar um golpe e ainda por cima calar o país, os trabalhadores e a própria Presidenta da República". 


 Do Portal Vermelho