sexta-feira, 9 de outubro de 2020

PROGRAMA RN + ÁGUA >> Governo da Professora Fátima Bezerra intensifica a política de recursos hídricos para o semiárido potiguar

Foi lançado nesta quinta-feira (08), em Mossoró, o Programa RN + Água, que será executado com investimentos previstos na ordem de R$ 390 milhões e tem a perspectiva de beneficiar 320 mil famílias.

O programa engloba um conjunto de ações a serem executadas pelo Governo do RN a fim de ampliar o acesso à água, priorizando o consumo humano e promover ganhos sociais e econômicos para as populações rurais e urbanas do Estado.

Serão beneficiadas prioritariamente as populações residentes em áreas de vulnerabilidade hídrica, atendendo a assentamentos, remanescentes quilombolas, comunidades indígenas e rurais. O RN + Água representa um esforço institucional integrado, envolvendo várias Secretarias de Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH.

CAROL SE PRONUNCIA >> Parabéns a essa grande atleta e, sobretudo, cidadã brasileira que falou a maioria tem vontade!

Pela primeira vez desde o domingo, quando soltou o "Fora Bolsonaro" diante das câmeras do SporTV, Carol Solberg se manifestou, na noite desta terça-feira.
O protesto repercutiu bastante em todo o país e gerou discussões não só entre os eleitores e críticos do atual presidente, como também fez a CBV soltar uma nota de repúdio polêmica e num tom ameaçador.
Confira o depoimento de Carol em suas redes sociais:
"Gostaria de poder responder a cada um de vocês, mas é impossível dar conta de tantas mensagens. Só quero agradecer demais e dizer que me senti abraçada por todo esse amor. O meu grito é pelo Pantanal que arde em chamas em sua maior queimada já registrada e continua a arder sem nenhum plano emergencial do governo. Pela Amazônia que registra recordes de focos de incêndios.
Pela política covarde contra os povos indígenas. Por acreditar que tantas mortes poderiam ter sido evitadas durante a atual pandemia se não houvesse descaso de autoridades e falta de respeito à ciência. Por ver um governo com desprezo total pela educação e cultura.
Por ver cada dia mais os negros sendo assassinados e sem as mesmas oportunidades. Por termos um presidente que tem coragem de dizer que “o racismo é algo raro no Brasil”.
São muito absurdos e mentiras que nos acostumamos a ouvir, dia após dia. Não posso entrar em quadra como se isso tudo me fosse alheio. Falei porque acredito na voz de cada um de nós. Vivemos em uma democracia e temos o direito de nos manifestar e de gritar nossa indignação com esse governo.
Não sou de nenhum partido, não sou ativista, sou uma atleta. É o que gosto de ser. Eu amo meu esporte, represento meu país em campeonatos mundiais desde meus 16 anos e espero que o ambiente esportivo seja sempre um lugar democrático, onde os atletas tenham liberdade de expressão.
Saber que todas as pessoas que eu admiro e que são importantes pra mim estão do meu lado, me faz ter certeza de que estou do lado certo da história.
Tamo junto!!"
Via @webvolei @carol_solberg

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2020 >> RN tem 9 candidatos com mais de 80 anos; entre mais jovens, 2 completaram 18 anos em agosto

Mais de 80% dos 10,4 mil candidatos que disputam a uma das vagas de prefeito, vice-prefeito ou vereador nos 167 municípios potiguares têm entre 30 e 59 anos de idade. Mas os jovens e idosos também estão na busca por uma oportunidade nas prefeituras e câmaras municipais.

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, o estado tem pelo menos 9 candidatos com mais de 80 anos nas eleições de 2020. O mais velho deles, com 85 anos, disputa a prefeitura municipal de Espírito Santo. Outros dois são candidatos a vice-prefeitos nos seus municípios e os outros seis buscam cargos no Legislativo.

Somando os candidatos com idades a partir de 60 anos, o estado tem 837 idosos disputando a eleição, representando 8% dos candidatos.

Por outro lado, 15 jovens nascidos em 2002 buscam entrar na política ainda aos 18 anos, todos como candidatos a vereador. No Brasil é preciso ter pelo menos 21 anos para assumir cargos de prefeito ou vice-prefeito, por exemplo. Dois dos candidatos mais novos atingiram a maioridade já em agosto de 2020.

O estado ainda tem 41 candidatos com 19 anos e 51 com 20 anos de idade. Somados todos os jovens com até 29 anos, são 1.162 candidatos, que representam 11,1% das candidaturas nas eleições municipais de 2020.

Fonte: https://trampolimdanoticia.com.br/index.php/2020/10/07/rn-tem-9-candidatos-com-mais-de-80-anos-entre-mais-jovens-2-completaram-18-anos-em-agosto/

terça-feira, 6 de outubro de 2020

ELEIÇÕES E CIDADANIA >> Encontro de Incidência Política nas Eleições 2020

No dia 02 de outubro de 2020, a Articulação do Semiárido Potiguar – Asa Potiguar, realizou, através da plataforma ZOOM, o Encontro de Incidência Política da Agricultura Familiar para a Convivência no Semiárido nas Eleições 2020. Participaram dessa atividade, além de candidatos e candidatas ao executivo e ao legislativo, representantes de entidades de ATER, Unidades Gestoras da ASA, Coordenações das Microrregionais, Sindicatos e Representantes de Grupos. A live foi amplamente divulgada nas redes sociais e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Asa Potiguar. Esse encontro teve como mediador Marcírio Lemos, coordenador da ASA no Rio Grande do Norte.

Neneide Lima, Coordenadora da Rede Xique Xique, reafirmou a importância das organizações da sociedade civil estarem unidas na defesa de uma plataforma que atenda diretamente a Agricultura Familiar e as experiências de Agroecologia e Economia Solidária, já em curso. 

Marialda Moura (pesquisadora da ANA), destacou que a experiência da Pesquisa-ação, realizada pela Articulação Nacional da Agroecologia – ANA e demonstrou que as experiências mais exitosas identificadas na pesquisa, foram aquelas em que os espaços de democracia participativa foram valorizados; que uma politica publica para ter efetividade precisa ser garantida como politica de Estado, sendo isso possível com a aprovação de Leis Municipais e Estaduais. 

A Deputada Isolda Dantas (PT), candidata a prefeita de Mossoró, ressaltou a importância de fortalecer os movimentos sociais, traduzindo suas pautas em segurança jurídica. Que a criação de Leis é fundamental, porém, se faz necessário  a cobrança dos movimentos sociais para que essas leis possam ser cumpridas. 

O Deputado Francisco do PT, integrante da Frente Parlamentar de defesa da Agricultura Familiar e  presidente da Frente Parlamentar das Águas, ressaltou a importância das Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido, sobretudo no período de estiagem.

Divaneide Basílio, vereadora em Natal (PT) e candidata a reeleição, enfatizou a importância da realização de ações do/a vereador/a no  estímulo ao desenvolvimento de práticas agroecológicas, além da importância das  leis e a fiscalização. 

Para finalizar, o Ex. Prefeito e candidato no município de Santana do Seridó, Adriano Gomes, trouxe o tema do Saneamento Básico e a importância do Reuso de Água, sendo para ele,  uma pauta de máxima urgência no semiárido. 

Durante o encontro de Incidência Política, houve a participação especial de agricultores e agricultoras que apresentaram a importância das politicas publicas em sua vida e a consequência e importância do voto, D. Ilma Maria (sttr Caraúbas), Golinha (Sítio do Góis – Apodi), Moneide (Agricultora de Governador Dix Sept Rosado) e Ana Neris (agricultora de São Rafael).

Acesse o canal da ASA Potiguar para assistir a live:  https://youtu.be/N_kNI-JwsMw

DEMOCRACIA >> A importância de candidaturas antibolsonaristas nas eleições 2020

As campanhas eleitorais estão nas ruas para eleger vereadores e prefeito nas cidades brasileiras. Assim como nas últimas três eleições, a presente será um momento decisivo de defender um projeto de sociedade e articular os municípios para derrotar o atual governo federal que segue avançando com os retrocessos iniciados no Governo Temer-PSDB. Portanto, eleger candidaturas majoritárias e proporcionais anti-bolsonaristas e populares em 2020 é extremamente importante para 2022. 

Esse não deve ser o clímax da atual novela do cenário político brasileiro que inicia em 2015 através de uma crise econômica e política no Brasil, gerada por fatores da crise fiscal internacional de 2009 e a falta de representantes que correspondesse aos anseios da população. Este contratempo foi o momento oportuno para que um ex-militar expulso do Exército por más condutas candidatasse à presidência da República com discursos fortes e aparente realista à uma população cansada da política, desacreditada da tão jovem democracia e dos altos índices de violência que assolava o país.

Autodeclarado conservador, autoritário, cristão (sendo o estado laico), patriota (usando recursos visuais do amarelo e do verde), favorável à família tradicional (sendo que toda forma de amor é válida) e ao porte de armas (negando assim uma responsabilidade do estado), o deputado federal há quase 30 anos pelo PSL do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro ganhava o eleitorado brasileiro com seus ataques aos movimentos populares, elites progressistas e segmentos desfavorecidos da sociedade. 

As pessoas que valorizam a história, logo lembram de um mesmo ex-militar expulso do Exército por más conduta na Alemanha dos anos de 1930, ganhou o eleitorado alemão da época com as mesmas características apresentadas por Bolsonaro, gerando uma enorme catástrofe em âmbito internacional que envergonha o país europeu até os dias atuais. Essas pessoas apresentavam essa semelhança provando que este não era o melhor caminho a seguir. A maioria ignorante e iludida colaborou com que este projeto fosse eleito quase no primeiro turno e posteriormente eleito no segundo. 

Daí em diante, o plano de governo adotado por Temer após o golpe de 2016 se agravou como a venda de nossas riquezas a preço de banana, a desvalorização do serviço público, os cortes na educação, o desrespeito à autonomia das comunidades acadêmicas nas instituições públicas de ensino, a volta do país ao mapa da fome, a censura aos veículos de comunicação e intelectuais, a falta de sensibilidade com a saúde das pessoas em tempos de pandemia, a desvalorização das juventudes brasileiras, atletas e jovens – extinguindo os Ministérios do Esportes, Cultura e Cidades (que visava combater as desigualdades sociais, transformar as cidades em espaços mais humanizados e ampliar o acesso da população à moradia, saneamento e transporte), dentre outros retrocessos.

Atualmente é comum ver pessoas e mais pessoas afirmando que foram iludidas com esse projeto (não por falta de aviso) e que com o atual presidente é impossível construir uma sociedade mais justa, fraterna, digna e verdadeiramente democrática que caiba nossos sonhos. Isso significa que uma onda e força anti bolsonarista e candidaturas comprometidas com a construção de governos populares que priorizam o diálogo começam a ganhar força nas redes e ruas, devendo chegar nas urnas

Sabendo que as pesquisas eleitorais são manipuladas, mas representam um certo reflexo (não exato) do comportamento eleitoral às campanhas e a conjuntura das cidades. Em diversas capitais, pessoas comprometidas com o bem-estar comum social e anti-bolsonarismo lideram e/ou avançam nas intenção de votos, se transformando numa articulação que as cidades terão para derrotar o atual governo federal em 2022. Em diversas capitais, candidatos oriundos da esquerda como Manuela D’ávila (PCdoB) em Porto Alegre, Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, Marília Arraes (PT) em Recife e Edmilson Rodrigues (PSOL) em Belém avançam ou/e lideram as pesquisas como nomes anti-bolsonaristas do 2° turno das eleições com reais chances de serem eleitos.

Já no Rio de Janeiro, o anseio das pessoas pela a candidatura de Marcelo Freixo (PSOL) – atualmente maior nome da esquerda no estado – representa o desconforto da população fluminense aos governos conservadores do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), do ex- governador Wilson Witzel (PSC) que teve seu processo de impeachment aprovado pela a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (RJ),na última semana; além do atual presidente da república Jair Bolsonaro (ex-PSL). 

Mas Freixo pensa mais alto e estratégico, acredita que a força só é garantida quando há união dos partidos de centro-esquerda e esquerda para derrotar o bolsonarismo. Isso porque essas legendas historicamente são independentes em meio à conjuntura, assim não havendo uma união esquerdista e conseguinte a desistência da candidatura de Freixo à Prefeitura do Rio, após seu excelente desempenho nas eleições de 2012 e 2016, quando chegou ao 2° turno contra Eduardo Paes (em 2012) e Crivella (em 2016).

Em Natal, a liderança do atual prefeito, que é alinhado ao bolsonarismo e candidato das oligarquias Álvaro Dias (PSDB), nas pesquisas mostra o histórico da capital potiguar em ainda ser uma cidade ultrapassada, conservadora, elegendo prefeitos vindos e/ou apoiados pelas famílias tradicionais que regem a cidade há mais de 60 anos, tornando a cidade  receosa em experimentar projetos populares.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/a-importancia-de-candidaturas-antibolsonaristas-nas-eleicoes-2020/

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

OUTUBRO, MÊS DA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO RN >> Mais uma Lei de grande relevância social do Deputado Estadual Francisco do PT

O mês de outubro é o mês da Escola Democrática, conforme o dispositivo do Art. 6º da Lei Estadual nº 10.569/2019, de iniciativa do Deputado Estadual e Professor Francisco do PT, quando precisamos de Escolas abertas ao conhecimento, aos novos saberes, as vivências, a ciência, as novas tecnologias, de educação formal, profissional e capaz da formação crítica, contribuindo para a plenitude do exercício da cidadania.
 
A Escola brasileira, pública ou privada, profissional ou confessional precisa ser cenário de informação, de conhecimento, saber, de pesquisa, de ciência, de formação técnica e de humanidades, que faça o letramento, alfabetize e forneça condições para a interpretação, comprometida com a sua localidade, comunidade, Município e os outros entes da Federação, pugnadora da civilidade e urbanidade, de profundo conhecimento da História e outras ciências.
 
A Constituição da Republica estabelece ‘que a educação, direitos de todos e dever do Estado’ seja voltada para o exercício da cidadania e qualificando para o trabalho, ministrado com ensino com a liberdade de aprender, ensinar e pesquisar, dentro de um contexto da pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas com valorização dos profissionais da educação escolar.
 
Igualmente a Constituição Estadual revisada o ano passado, após trinta anos nos seus artigos 134 e seguintes pertinentes à espécie dispõe que a educação seja voltada para o ‘preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’ com os mesmos postulados de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, dentro de um panorama de pluralismo de ideais e concepções pedagógicas.
 
Escola democrática é aquele que a comunidade escolar elege seus diretores e coordenadores pedagógicos, que promove a eleição do Conselho Escolar, que mantém o conselho de líderes escolares, possibilita a eleição do grêmio estudantil sem intervenções, elabora o projeto pedagógico, valoriza os profissionais com capacitação permanente e um quadro de carreiras dando as condições da profissionalização.
 
A Lei da Escola Democrática de iniciativa do Professor e Deputado Francisco do PT com base nos preceitos constitucionais, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado com a sanção da Governadora Fátima Bezerra, consolida os princípios da liberdade de aprender, do pluralismo das ideias, de solidariedade humana e para o exercício da cidadania.

No mês de outubro considerado o mês da Escola Democrática, mesmo através das “lives”, muito usual nos tempos de preservação contra a pandemia, aos educadores comprometidos com ensino/aprendizagem, promovam o debate, concursos, e arte sobre a escola democrática, que incentive a reflexão, a capacidade crítica, o bom debate, e que seja bastante dialogado com a comunidade escolar.
 
Os colegiados das políticas da educação, tanto os Conselhos Municipais, os Conselhos de Escolas, as Secretarias Municipais de Educação, as organizações comprometidas com a Educação podem tomar a iniciativa de proporcionar a sociedade o debate sobre a Escola democrática, trazendo informações e conhecimento a todos os segmentos da cidadania e contribuindo com a educação para o desenvolvimento humano.

ATENÇÃO PAIS E EDUCADORES >> MEC de Bolsonaro coloca a Educação Inclusiva em risco. Precisamos lutar contra mais esse retrocesso!

Diga não ao decreto 10.502 de 30 de Setembro de 2020 isso é retrocesso para inclusão. Não podemos permitir que tamanho absurdo aconteça, sabemos o quanto é difícil acontecer de fato a inclusão, algumas escolas entendem que integração é inclusão, por isso nós pais lutamos incansavelmente para que um dia possamos ver nossos filhos incluídos, que como todo ser humano conquiste seu espaço e antes de olharem para sua deficiência, olhem para seu potencial, para o ser humano que ali está, que muitas vezes nos ensinam mais do que ensinamos a eles.

Todo ser humano é único. Tire seu preconceito do meio que quero passar!!