sábado, 16 de fevereiro de 2013

Rejeição ao governos dos Demos >> Protesto quebra (e reforça) clima de fim de governo

Hoje, na Assembleia Legislativa, enquanto a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) lia 56 páginas em cerca de uma hora e 23 minutos, o que quebrou a atmosfera de sonolência na Casa foi a presença de aprovados em concursos da Polícia Civil e Militar, nas galerias.Nada mais legítimo.

Rosalba ignora protestos e apelos. Ocorre que a governadora não gostou… sequer falou no seu discurso sobre a contratação de novos policiais.
A leitura da mensagem anual do governo parecia seguir como exéquias da própria administração Rosalba Ciarlini. Bocejos, pouca presença popular. 

Eis o quadro visto, que surpreendeu a quem conhece esse poder e sabe como costuma ser concorrida a liturgia da leitura anual. Pelo menos surgiram os manifestantes destoando desse clima. 

Em cartazes postados por trás da governadora e separados dela por uma vidraça blindada, mensagens como estas ganharam visibilidade:

“Deputados, precisamos do seu apoio. Nomeação Já!”

“Rosalba, a Polícia Civil está morrendo. Nomeação Já!”

“306 concursados estão desde 2011 aguardando nomeação. Vergonha!!!”

Fonte: Blog de Carlos Santos

Rede Estadual de Educação >> SINTE-RN discute implementação do terço de hora atividade


 

As discussões sobre o terço de hora atividade continuam. A nível nacional destaca-se a votação no Supremo Tribunal Federal que foi de cinco votos a favor e cinco contra. Com esse empate o entendimento jurídico é que os Tribunais Estaduais vão normatizar.

Em 2010, o SINTE-RN fez uma proposta de revisão do plano de carreira dos professores e suportes pedagógico, que se transformou em anteprojeto de lei e que está na Casa Civil desde novembro de 2010. A primeira providência do Sindicato foi levar a reivindicação ao governo pelo cumprimento. A segunda ação foi colocar na proposta de revisão do plano de carreira de 2010, mas o governo Rosalba não envia o projeto de lei à Assembléia Legislativa, apesar da constante cobrança do Sindicato.

A direção do Sindicato resolveu entrar com uma ação judicial, inicialmente na forma de liminar e o juiz negou. Recorreu-se da liminar e o juiz negou novamente sobre os argumentos de que a lei não é auto aplicável e que o estado não está preparado e isso pode causar um colapso no ensino público. “A ação será julgada e se perdemos iremos recorrer ao STF. A outra alternativa que temos é discutir em assembleia da categoria o que a ação já cobra do governo: o pagamento das horas do excedente de trabalho desde a vigência da lei até o presente momento”, comenta a coordenadora geral Fátima Cardoso.

Através do Sindicato pode-se solicitar às promotorias públicas que recomendem à secretaria de Educação o cumprimento da lei. A promotoria de Parnamirim, por exemplo, fez recomendação ao governo do estado. Qualquer interessado que desejar acionar esses poderes estará dando uma grande contribuição para a luta, basta entrar em contato com a direção do SINTE-RN.

Fonte: site do sinte/RN

Praias do RN estão próprias para banho


O carnaval passou, mas as boas condições de balneabilidade das praias potiguares permaneceram. É o que revela o resumo do boletim de Balneabilidade Nº07/2013 do Programa Água Azul, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Dos 48 pontos verificados, apenas no Balneário do rio Pium, em Parnamirim, é que os banhistas devem evitar o contato com a água devido os altos índices de coliformes fecais. Os trechos analisados estão distribuídos entre os 410 km de praias do Rio Grande do Norte, entre Baía Formosa, na divisa com a Paraíba, e Tibau, divisa com o Ceará.

Além do Idema e IFRN, outras entidades fazem parte do programa Água Azul: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vitória Silva Paiva >> Profª lajense nos Estados Unidos participando de um curso de aperfeiçoamento em Lingua Inglesa

Fonte: facebook
Era uma vez uma menina de 09 anos de idade que estudava numa escola pública de Lajes e, para poder ler revistinhas Disney e turma da Mônica, já que seus pais não podiam comprar, copiava e fazia tarefas escolares para uma colega, em troca de ler suas revistas. De tanto ler, imaginava-se nesses lugares mágicos, ao lado dos personagens queridos. 
Era um sonho, um sonho de criança. Esse sonho tornou-se realidade. 09/02/2013 - Salve esta data! Obrigada, Jesus, obrigada comissão Fulbright, obrigada Governo Brasileiro, obrigada Dra. Maureen O'hara! My dream became true!
Era uma vez uma menina de 09 anos de idade que estudava numa escola pública de Lajes e, para poder ler revistinhas Disney e turma da Mônica, já que seus pais não podiam comprar, copiava e fazia tarefas escolares para uma colega, em troca de ler suas revistas. De tanto ler, imaginava-se nesses lugares mágicos, ao lado dos personagens queridos. Era um sonho, um sonho de criança. Esse sonho tornou-se realidade. 09/02/2013 - Salve esta data! Obrigada, Jesus, obrigada comissão Fulbright, obrigada Governo Brasileiro, obrigada Dra. Maureen O'hara! My dream became true!

Dengue: 53,7% dos municípios do RN têm alto risco de epidemia, diz Sesap

O Rio Grande do Norte está com sério risco de epidemia de Dengue na maioria dos municípios. Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou o mapa da vulnerabilidade para a identificação das áreas com maior risco para a ocorrência da doença neste ano. Ao todo, 53,7% dos municípios potiguares têm risco alto ou muito alto de uma epidemia.

De acordo com a Sesap, o mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos por alguns parâmetros pré-definidos: incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes); Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (percentual de imóveis que possuíam focos positivos de dengue); Índice de Infestação Predial de 2012; Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias); e Densidade Demográfica de 2012.
 
.
 
Com o mapa elaborado através da análise dos números referentes a anos anteriores, a Sesap tem o direcionamento de onde focar as ações de combate à proliferação do vírus e dar subsídios para que os municípios também possam intensificar as ações contra a doença. De acordo com o mapa elaborado, a maior parte da população do Rio Grande do Norte estará em locais com alto risco de epidemia.

No levantamento realizado ficou constatado que as maiores cidades do Rio Grande do Norte aparecem como as mais vulneráveis a uma epidemia de dengue. Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Caicó e Macaíba são algumas das cidades com risco de epidemia considerado "muito alto".

"Estamos programando um cronograma de visitas de monitoramento nos municípios da Grande Natal, que são os que apresentam grande densidade populacional e maior risco de chuva, por estarem na região litorânea. Trabalhando com estes municípios o nosso objetivo é diminuir a sobrecarga na assistência dos hospitais", explicou Stella Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Para o restante dos municípios a Sesap irá trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) para que façam um acompanhamento mais de perto com os municípios pertencentes à sua região, dando continuidade às atividades rotineiras de combate a dengue. 
 
Jornal Tribuna do Norte
 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lajes recebe visita da Deputada Fátima Bezerra e da equipe técnica do IFRN

Na manhã dessa sexta-feira, 15 de fevereiro a Deputada Federal Fátima Bezerra - PT, estará visitando nossa cidade juntamente com a equipe técnica do IFRN, cuja visita tem por objetivo visitar o local onde seá construída a Unidade Presencial do IFRN aqui em Lajes.

A Deputada Fátima Bezerra será acompanhada por autoridades locais e também pelo professor Canindé Rocha, autor da solitação da vinda do IFRN para nossa cidade.

Estado >> SINTE-RN convida trabalhadores da rede estadual para assembleia geral


Horário de verão termina à zero hora deste domingo dia 17


 
O horário de verão termina a 0:00 hora de domingo, dia 17 de fevereiro. Na madrugada de sábado, os moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além de Tocantins, terão que atrasar o relógio em uma hora. O horário de verão adotado para a economia de energia está em vigor desde o dia 21 de outubro do ano passado.
 
Um decreto do governo publicado em 2008 diz que o horário deve começar sempre no terceiro domingo de outubro e terminar no terceiro domingo de fevereiro. 

Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Interatividade >> Blog Lajes do Cabugi realiza enquete sobre o Carnaval 2013 em Lajes

Visando saber a opinião dos nosso leitores sobre o carnaval 2013 em Lajes, elaboramos essa enquete, para que você participe através de sua opinião sobre como foi o carnaval desse ano em nossa cidade.

Caso deseje, deixe também seu comentário, justificando o seu voto.



Cofre cheio >> Governo do RN arrecada 270% a mais de ICMS

O governo do Estado melhorou os mecanismos de combate à sonegação fiscal elevou a arrecadação própria e está menos dependente dos repasses do governo federal. Isso é o que mostra um estudo sobre o comportamento das três principais fontes de arrecadação estadual nos últimos dez anos.

O estudo realizado pela analista técnica da unidade de gestão estratégica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), Alinne Priscilla Dantas Silva, levou em conta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e os royalties do petróleo.

No caso do ICMS, a arrecadação saltou de R$ 1 bilhão em 2002 para R$ 3,7 bilhões no ano passado, um crescimento de 270%.

Em 2002, o ICMS representava 54,61% da arrecadação desses tributos; em 2012, essa participação subiu para 61,88%. No sentido inverso está o Fundo de Participação. Apesar de ter aumentado 179% no período de dez anos, a participação do FPE caiu de 39,8% em 2002 para 34% em 2012.

O detalhe é que entre 2009, ano seguinte à crise das hipotecas nos Estados Unidos, que derrubou as bolsas de valores no mundo todo e colocou o sistema financeiro em xeque, o Fundo de Participação teve um crescimento de apenas 36,9%.

Fonte: Tribuna do Norte

No dia 15 desse mês, acontecerá o lançamento da Campanha da Fraternidade que celebra 50 anos com programação no RN


 

A Arquidiocese de Natal anuncia que a programação em comemoração aos 50 anos de história da Campanha da Fraternidade está pronta. No próximo dia 15, na capital potiguar, acontece o lançamento nacional da CF 2013, que este ano tem como tema 'Fraternidade e Juventude'.

Um dia antes, no entanto, a programação alusiva ao evento começa na cidade de Nísia Floresta, que fica na região metropolitana, a 35 quilômetros de Natal. Lá, as atividades têm início às 14h, com acolhida ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'aniello. Também estarão presentes o secretário nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e o assessor nacional da CF, padre Luiz Carlos Dias.

Ainda em Nísia Floresta, às 15h, haverá missa na Igreja de Nossa Senhora do Ó. Logo em seguida, reabertura da casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Às 16h30, visita ao túmulo de Nísia Floresta e, às 17h, visita à comunidade Timbó, onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade no Brasil.

No dia 15, no Centro de Convenções de Natal, haverá o seminário 'Igreja, fundamento de fraternidade'. O evento começa às 8h30 com a solenidade de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013. Durante a manhã, serão proferidas três palestras que enfatizarão a trajetória da CF, tendo como expositores o arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, o professor Otto Santana e o padre José Adalberto Vanzela, ex-assessor da CNBB.

Suspensa eficácia de lei que proibia limite de tempo para uso de créditos de celular



Foi suspensa, até o julgamento final da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4715, a eficácia da Lei 4.084/2011, do Estado do Mato Grosso do Sul, que veda a imposição de limite de tempo para a utilização de créditos ativados de telefones celulares pré-pagos.

A decisão unânime ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), durante sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF). A ADI foi ajuizada pela Associação das Operadoras de Celulares (Acel) contra a norma sul-mato-grossense, sob alegação de que a competência para legislar sobre serviços de telecomunicações é privativa da União.

Ao proibir a prescrição dos créditos dos celulares pré-pagos, a lei estadual define que seu objetivo é “o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria de sua qualidade de vida, bem como a transparência e a harmonia das relações de consumo”. De acordo com a lei, o descumprimento da vedação sujeita as operadoras às sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) – entre elas multa, suspensão temporária da atividade, revogação de concessão e cassação de licença.

Resultado Positivo >> Corpo de Bombeiros registra queda de 44% no número de acidentes no Carnaval


O Corpo de Bombeiros registrou uma queda de 44% no número de acidentes nas estradas do Rio Grande do Norte, no final de semana de Carnaval. Segundo informações repassadas pelo tenente Christiano Couceiro, a redução se deu entre outros fatores pela rigidez da Lei Seca.


“A nova Lei Seca deixa o motorista mais temeroso e consciente de que bebida e direção não combinam. E hoje essa combinação é uma das grandes responsáveis pela morte de tantas pessoas nas estradas”, lembra.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre sexta-feira (8) e domingo (10) quatro pessoas morreram nas rodovias do Rio Grande do Norte, uma queda se comparado ao mesmo período do ano passado quando nove pessoas morreram nas estradas vítimas de acidentes de trânsito.


Ainda segundo a Corporação, nenhum afogamento foi registrado nas áreas monitoradas pelo Corpo de Bombeiros.

 
“Infelizmente ainda notificamos dois afogamentos, um em Macaíba e outro em Touros, mas essas áreas não são monitoradas pelos nossos homens”, disse Couceiro. Segundo ele, 167 bombeiros trabalham diariamente no Carnaval, sendo 60 guarda-vidas em 18 postos espalhados pelo litoral potiguar.

Fonte: Jornal de Fato

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Caern alerta para a economia de água durante carnaval


O carnaval é um período em que muitas cidades potiguares aumentam o consumo de água devido ao número adicional de visitantes. 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) explica como os foliões conscientes podem evitar possíveis problemas, brincando sem gerar desperdícios. 
 
DICAS

Reduzir o tempo do banho. Banhos rápidos de no máximo 15 minutos economizam água e energia.

Fechar a torneira enquanto escova os dentes.

Acionar a descarga no vaso sanitário apenas quando necessário.
Realizar uma limpeza prévia das louças para retirar os resíduos sólidos e facilitar a lavagem.

Utilizar um balde para lavar o carro e um regador para aguar as plantas, dispensando a mangueira.

Tratar a água de piscinas para não ser preciso trocá-la com frequência.

Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e reutilizar a água sempre que possível.