sábado, 10 de maio de 2014

Chuva muito boa em nossa cidade

Tivemos na tarde desse sábado, 10 de maio, uma chuva muito boa em nossa cidade.

E isso é um motivo que nos traz bastante alegria em virtude do longo período de estiagens pelo qual estamos passando nesses últimos anos. Abaixo algumas imagens que registraram esse fato:

Passagem molhada sobre o Rio Salgado


Não teve drenagem que desse jeito... a rua do Gavião toda alagada

 Imagens: Facebook de Sidkley Salvador Mendes Salvador e Leidinha Barbosa

Convite

Pessoal, neste sábado, 10/05, às 19:30 hs, haverá mais uma reunião no Centro Espírita Mensageiros de Luz. 
 
O tema será: Vigiai e orai, a palestra será proferida por Fernanda de Sá Leitão. Participem!
 
Paz e luz para todos!
Fonte: Facebook da Profª  Auziene Miranda

10 DE MAIO DIA DO GUIA DE TURISMO >> O MELHOR ANFITRIÃO DE UMA CIDADE!! PARABÉNS AMIGOS!!!

Leandro Souza, Cícero Eleutério, João Augusto e José Eudes: Trilheiros da Caatinga
Mesmo alguns não reconhecendo o desenvolvimento dessa atividade em nossa cidade, hoje já se pode colocar o turismo como uma fonte de geração de renda, embora que a ainda bem abaixo do potencial que nossa região e nosso município tem.

Quero na oportunidade fazer referência a Associação Trilheiros da Caatinga que tem realizado um bom trabalho no desenvolvimento dessa atividade, seja com relação as várias trilhas realizadas tanto com com grupos locais como também com grupos de fora, e através da comunicação que realizam nas mídias sociais, o que tem ajudado bastante  a divulgar as potencialidades turísticas de Lajes.

Trilheiros da Caatinga em uma de suas trilhas ao Pico do Cabugi em 2013

O QUE É MAIS LEGAL NA PROFISSÃO? 

Um guia de turismo deve não apenas saber se comunicar, mas também saber contar bem uma história e tornar um assunto interessante para que seu grupo queira ouvir o que ele tem a dizer. Além disso, ele precisa ter desenvoltura para falar em público, inclusive usando a linguagem corporal.

Quebra da rotina. Cada dia estar em um local diferente e com pessoas diferentes. Um turista aprende muito com seu guia de turismo, mas nós também aprendemos muito com cada passageiro que viaja conosco.

 A troca com outras pessoas é uma experiência riquíssima. É muito satisfatório saber que, no momento livre de alguém, você pode lhe proporcionar lazer, descontração e educação, além de lhe oferecer a possibilidade de conhecer novos lugares, acompanhá-los nessa descoberta e contribuir para que estes sejam momentos inesquecíveis.

Opinião >> José Dirceu foi feito refém




Por Antonio Lassance no Correio do Brasi - Antonio Lassance,  é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor de Ciência Política.

José Dirceu está preso por ter cometido dois crimes: o de ter sido Chefe da Casa Civil do Governo Lula e o de ter dito que seu partido tinha um projeto de poder. Essa não é uma desculpa de quem defende Dirceu. 

Esses foram os argumentos lavrados na peça de acusação contra o ex-ministro, levada ao STF e que resultou em sua condenação. É isso o que está atribuído como “crimes” cometidos por Dirceu.

Ser integrante de um partido, ser membro de um governo, disputar um projeto de poder, nada disso jamais foi crime para ninguém. Mas foi para José Dirceu.

Muita gente não sabe, mas Dirceu nunca foi sequer acusado de ter recebido ou distribuído dinheiro do mensalão. Não foi acusado de desvio de um único centavo de dinheiro público, nem de lavagem de dinheiro. Ele não chefiou quadrilha, conforme o próprio STF concluiu.

Qualquer pessoa, como manda a lei, sob essas circunstâncias, estaria livre, mas não José Dirceu. Ele é um cabra marcado para ficar na prisão.

Condenado ao regime semiaberto, continua em regime fechado, sem direito a trabalhar. Não por ser um criminoso, não por ser perigoso, mas por ser um troféu, como disse o doutor em Direito pela UFMG, Luiz Moreira, membro do Conselho Nacional do Ministério Público (em entrevista ao jornalista Paulo Moreira Leite, da revista IstoÉ). Ele não está preso por algo que tenha feito, e sim pelo que representa.

Não é preciso gostar ou concordar com o que pensa José Dirceu para reconhecer que ele é um homem digno submetido a uma condição indigna, injusta, arbitrária.

Toda e qualquer pessoa que tenha um pingo de senso de justiça e de espírito crítico deveria se indignar com a situação de quem tenha sido condenado sem provas.

No mínimo, mais pessoas deveriam considerar estranho que alguém sentenciado ao regime semiaberto seja mantido em regime fechado graças a boatos e suspeitas de adversários. Ditaduras prendem pessoas por boatos, por acusações falsas, por suspeitas de desafetos. Democracias jamais deveriam admitir tal coisa.

Não é preciso ser filiado a qualquer partido ou ser de esquerda para defender que qualquer pessoa, seja ela quem for, tenha respeitado o seu direito de ser tratado com um mínimo de dignidade e tenha sua sentença cumprida à risca.
 

Assembleia Legislativa debate fim do fator previdenciário


Servidores aposentados de diversos estados brasileiros lotaram o auditório Robinson Faria, na Assembleia Legislativa do RN, na manhã de ontem, para debater o fim do fator previdenciário para aposentados e pensionistas. A audiência pública foi proposta pelo deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) e visa discutir a PEC 555/2006 que está tramitando na Câmara dos Deputados desde 2006 e quer reduzir 20%, a cada ano, sobre o total cobrado dos inativos, até ficar completamente extinto, após os 65 anos de idade. As entidades representativas dos servidores públicos entendem que a cobrança pode ser considerada uma tributação. Para ser aprovada no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a PEC precisa de 308 votos favoráveis, numa votação em dois turnos. Aprovada na Câmara, a proposta é encaminhada ao Senado Federal.

Participaram da audiência o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), a deputada federal Fátima Bezerra (PT), a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), o deputado Fernando Mineiro (PT), o coordenador geral de Normatização e Acompanhamento Legal, Narlon Gutierrez Nogueira, que na ocasião representou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas do Estado, Roberto Kuspski, e o presidente do Movimento dos Servidores Aposentados, Edson Haubert.


Pedido importante >> Encontro de Frei Betto com o Papa: “foi rápido, mas consistente, eu disse tudo o que precisava”

Encontro de Frei Betto com o Papa: “foi rápido, mas consistente, eu disse tudo o que precisava”

Um rápido encontro entre Frei Betto e o Papa Francisco, no último dia 09 de abril, em Roma, na Itália, após a audiência geral realizada todas às quartas-feiras, causou grande controvérsia e a publicação de informações desencontradas. O fato é que o breve encontro, de acordo com Frei Betto em entrevista à Adital, foi o suficiente para que ele pudesse fazer pedidos importantes ao Sumo Pontífice.

Em janeiro deste ano, o frei dominicano enviou uma carta ao Papa dizendo que estaria em Roma de 07 a 14 de abril. Com a ajuda do jornalista italiano Antonio Vermigli e de um vaticanista, a carta chegou às mãos de um assessor direto do Papa, que marcou para que Frei Betto comparecesse à audiência da quarta-feira, pois o Francisco o conhecia e queria falar com ele.

"Quando o Papa passou junto ao lugar em que eu me encontrava eu disse: Santo Padre, eu quero agradecer a carta que o senhor enviou às Comunidades Eclesiais de Base no encontro em Juazeiro (Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará), em janeiro, mas eu gostaria que o senhor sempre lembrasse que as Comunidades não são um movimento da Igreja, são a própria Igreja no meio dos pobres. Gostaria que o senhor também sempre dialogasse, como pai amoroso, com a Teologia da Libertação, que é uma filha fiel à Igreja e que sempre se lembre dos povos indígenas. O encontro foi rápido, mas foi consistente, eu disse tudo o que precisava”, relatou Frei Betto.

O religioso também pediu a reabilitação do Mestre Eckhart e de Giordano Bruno, dois dominicanos da Idade Média condenados pela igreja. "Ele, sempre prestando muita atenção ao que eu dizia falou: reze por isso. Terminei dizendo em latim: Fora dos pobres não há salvação. E ele falou: estou de acordo”.

Frei Betto explicou o pedido de reabilitação dos dois dominicanos. "Mestre Eckhart foi um grande místico alemão centrado na subjetividade humana e com expressões que chocaram os ouvidos de Roma na época; tipo: ‘Eu e Deus somos um’. Ora, São Paulo, muito antes de ser considerado santo, falou isso, ‘já não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim’. A igreja estava entrando no período inquisitorial e qualquer coisa que soasse estranho era motivo de censura ou de condenação. Giordano Bruno foi um homem profético, intuitivo, também um grande místico, foi queimado vivo, pois ele ridicularizou muito os inquisidores, a ponto de dizer aos seus algozes: vocês têm mais medo de mim do que eu de vocês. E isso irrita até hoje as pessoas conservadoras da Igreja, embora cada cidade na Itália, por menor que seja, tenha uma rua Giordano Bruno”.

Sobre esse pedido especial, realizado porque a ordem dominicana completa 800 anos em 2016, Frei Betto interpretou que as palavras do Papa: "Reze por isso”, soaram como quem diz: eu estou de acordo, mas não vai ser fácil.

Questionado sobre quais assuntos abordaria com o Papa caso tivesse mais tempo, Frei Betto afirmou que "falaria da mudança do Estatuto da Mulher na Igreja, pois a mulher até hoje é considerada um ser inferior, por isso não pode ser sacerdote; falaria de Cuba, pediria para ele interferir pela libertação dos cinco cubanos, e falaria da importância dele valorizar os movimentos sociais”.

A rápida troca de palavras entre os religiosos incomodou a imprensa conservadora e provocou a publicação de matérias controversas e com informações erradas. O jornal La República noticiou "Papa recebe teólogo rebelde” e chegou a afirmar que Betto havia sido recebido na Casa Santa Marta, a residência do Papa. A informação foi desmentida pelo L’Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano

"Esse encontro incomodou bastante a imprensa conservadora, que, por sinal, já estava bastante incomodada porque o Papa recebeu Gustavo Gutiérrez, considerado o pai da Teologia da Libertação”, explicou Frei Betto.

Natasha Pitts
Adital
Um rápido encontro entre Frei Betto e o Papa Francisco, no último dia 09 de abril, em Roma, na Itália, após a audiência geral realizada todas às quartas-feiras, causou grande controvérsia e a publicação de informações desencontradas.

O fato é que o breve encontro, de acordo com Frei Betto em entrevista à Adital, foi o suficiente para que ele pudesse fazer pedidos importantes ao Sumo Pontífice.

Em janeiro deste ano, o frei dominicano enviou uma carta ao Papa dizendo que estaria em Roma de 07 a 14 de abril. Com a ajuda do jornalista italiano Antonio Vermigli e de um vaticanista, a carta chegou às mãos de um assessor direto do Papa, que marcou para que Frei Betto comparecesse à audiência da quarta-feira, pois o Francisco o conhecia e queria falar com ele.

"Quando o Papa passou junto ao lugar em que eu me encontrava eu disse: Santo Padre, eu quero agradecer a carta que o senhor enviou às Comunidades Eclesiais de Base no encontro em Juazeiro (Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará), em janeiro, mas eu gostaria que o senhor sempre lembrasse que as Comunidades não são um movimento da Igreja, são a própria Igreja no meio dos pobres. Gostaria que o senhor também sempre dialogasse, como pai amoroso, com a Teologia da Libertação, que é uma filha fiel à Igreja e que sempre se lembre dos povos indígenas. O encontro foi rápido, mas foi consistente, eu disse tudo o que precisava”, relatou Frei Betto.

O religioso também pediu a reabilitação do Mestre Eckhart e de Giordano Bruno, dois dominicanos da Idade Média condenados pela igreja. "Ele, sempre prestando muita atenção ao que eu dizia falou: reze por isso. Terminei dizendo em latim: Fora dos pobres não há salvação. E ele falou: estou de acordo”.


Natal ganha prêmio TOP AVIEST pela sétima vez como melhor "Cidade Brasileira" para se fazer turismo

Natal foi escolhida pela sétima vez  pelos agentes de viagens de São Paulo, como melhor “Cidade Brasileira”, para se fazer turismo. A votação do prêmio foi realizada durante a inscrição feita, pelos agentes de viagens que irão participar do 7º Seminário e AVIESTUR 2014, que será realizado de 15 a 17do corrente na cidade de Holambra (São Paulo).

O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril foi comunicado da eleição e escolha de Natal, no início da noite de ontem pela coordenação do evento, que confirmou a entrega do prêmio sendo realizada no próximo dia 17 de maio (sábado) durante o congresso que reúne os agentes de viagens do País e empresas que atuam no setor de turismo.

Segundo o secretário Fernando Bezerril a notícia enche de orgulho e satisfação todos os que fazem turismo em Natal. “Estamos ganhando o heptacampeonato, agora como melhor cidade brasileira,  esta foi a semente plantada pelo prefeito Carlos Eduardo,desde seus dois primeiros anos de administração, prosseguindo durante a sua segunda administração onde fomos escolhidos por três vezes e agora mais duas vezes chegando a sétima na preferência dos agentes de viagens"”.

Natal ganha mais uma premiação importante em uma votação onde pesa na escolha, a preferência das pessoas que ao escolher uma cidade para viajar, onde a primeira preferida é a Cidade do Sol. Além do mais São Paulo é o maior estado emissor de turistas para Natal e isso se  reveste de importância para todos que fazem e vivem do turismo nessa cidade como a hotelaria, restaurantes, bares, locadoras, passeios, comércio e serviços que tem nessa atividade econômica a mais importante do Rio Grande do Norte, porque dela dependem 150 mil trabalhadores.

Vocês imaginem quando as intervenções que estão sendo feitas pela Prefeitura do Natal forem concluídas, obras de mobilidade urbana, sinalização turística, padronização de calçadas nos principais corredores de trânsito da capital e por último a urbanização das praias - de Ponta Negra até a praia do Forte.
 
EVENTO
Durante três dias agentes de viagens de todo Brasil estarão reunidos na cidade Holambra (São Paulo) no evento que é considerado o maio do País no segmento do turismo.
A abertura será no dia 15, às 9h no Espaço Ypê, com a realização de palestras, sendo a primeira sobre o tema: “Perspectivas, Tendências e Oportunidades para as agências de Viagens”, seguido de um painel – “Quais estratégias sua empresa utiliza para estimular as vendas através dos agentes de viagens?”. No segundo dia mais um painel “Qual a impacto das novas tecnologias para futuro das agências de viagens” e em seguida a solenidade de entrega do prêmio TOP AVIEST.
Fonte: site Nominuto.com

UMA REFLEXÃO >> QUEM MATOU FABIANE?

Imagem 2
Por Caio Gabriel, Mestre em Estudos Urbanos – UFRN, Professor do curso de Gestão em Politicas Públicas da UERN, Estudante de Direito - UERN, no site Carta Potiguar.

Para quem não está familiarizado com o nome acima, Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, era moradora da comunidade de Morrinhos, região “periférica” do Guarujá, litoral paulistano. Fabiana tornou-se tema dos principais jornais do país por ter se tornando (mais) uma vitima do justiçamento popular, do qual fora trucidada barbaramente pelos seus conterrâneos de bairro após a disseminação de um boato, originado em uma página do facebook (“Guarujá Alerta”), a respeito do rapto de crianças para a realização de rituais de magia negra. O perfil da rede social, pelo o que dar a entender, tem como objetivo, aparentemente, de manter a vizinhança em constante estado de alerta diante da “ameaça” de uma eventual presença de indivíduos que não fazem parte da dinâmica social da região, bem como despertar aos moradores as precauções diante de comportamentos atípicos. Aliás, o que era para ser um mecanismo alternativo de proteção dos moradores, acabou se tornando em mais uma ferramenta de substanciação ao medo coletivo, e Fabiane foi vitima também dessa distorção.

Nem cheguei a abrir os vídeos do assassinato de Fabiana, mas pelos relatos presentes na imprensa, dar-se para ter uma breve noção da tamanha animalidade e ferocidade do crime, que não obstante se assemelham em parte a uma cena do filme A Ilha do Doutor Moreau (John Frankenheimer – 1996), quando os “seres perfeitos” (meio homens meio macacos) atacam enlouquecidamente, com paus, pedras e as próprias mãos, o seu criador, que deitado em uma rede, e sem esboçar quaisquer reações, tem suas vísceras expostas, enquanto seus algozes regozijam alto a sua vitória. Seria coincidência? No caso de Fabiane, quem seria macaco e quem seria homem? Como diria um amigo meu: “respeite os macacos, eles não são dignos dessa comparação”. Não recriminei a opinião do colega, pois suas palavras apenas demonstram o tamanho da descrença em um projeto civilizatório humanizado.

A pergunta inicial desse texto parece ter uma resposta instantânea: de fato, quem matou Fabiane? Automaticamente, responderíamos: “os moradores que a lincharam” em praça pública, a luz do dia, em um ritual festivo semelhante as execuções de criminosos na Idade Média. Mas não! A resposta é bem mais complexa, onde o grupo insano que aplicou a pena mortal à dona de casa apenas se constituiu como o meio sujo de completar aquela sanção imposta bem antes a sua morte, pena esta que pode ser atribuída a uma variedade de instituições junto a opinião pública brasileira, que alimentada por uma mídia especulativa, segregacionista, reacionária, preconceituosa e conservadora, forma a opinião de milhões de cidadãos desse país. Estaria eu responsabilizando os nossos veículos de comunicação pela popularização da vingança privada? Não absolutamente, mas estou lhe atribuindo uma fatia desse bolo azedo que é a nossa tragédia social de todos os dias. Censurar esses veículos seria a chave da questão? Jamais. Mas torná-los conscientes de seu papel pedagógico já seria um bom começo.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Eleições 2014 >> Planalto analisa Datafolha e vê recuperação de Dilma

Eleições 2014 >> Fernando Mineiro: “Vitória em Mossoró sinaliza vitória também no Estado”


Mineiro: “Vitória em Mossoró sinaliza vitória também no Estado”

A derrota da candidata Larissa Rosado (PSB), apoiada por essas lideranças, significa a insatisfação da população quanto às tradicionais oligarquias estaduais, representadas pelas famílias Alves, Maias e Rosados. Para o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a vitória do PSD de Robinson Faria e do PT de Fátima Bezerra “mostra um sentimento que tem no Estado, que é o sentimento da mudança”. Ele afirma: “A chapa PSD-PT teve a sorte – digamos assim – política, o conhecimento político, para poder se colocar como portador das mudanças para Mossoró”.

http://jornaldehoje.com.br/mineiro-vitoria-em-mossoro-sinaliza-vitoria-tambem-no-estado/A derrota da candidata Larissa Rosado (PSB), apoiada por essas lideranças, significa a insatisfação da população quanto às tradicionais oligarquias estaduais, representadas pelas famílias Alves, Maias e Rosados. 

Para o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a vitória do PSD de Robinson Faria e do PT de Fátima Bezerra “mostra um sentimento que tem no Estado, que é o sentimento da mudança”. Ele afirma: “A chapa PSD-PT teve a sorte - digamos assim - política, o conhecimento político, para poder se colocar como portador das mudanças para Mossoró”.

Modismo e saúde >> Anvisa suspende 15 marcas de tintas para tatuagem

No Brasil, há apenas três marcas de tintas regulares para tatuagem (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)No Brasil, há apenas três marcas de tintas regulares para tatuagem (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (6) 14 marcas de tinta para tatuagem por falta de registro no país. São elas: Intenze, Eternal Ink, Suprema Collors, Solid Ink, Drawing Ink 700, Extrema Magic Collors, Master Ink, Kuro Sumi, Murano, Kactus, Kokkai Sumi Ink, Infinity Tattoo Ink, Korrai Sumi Ink e Bowery Ink.

De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União, a orientação da agência é que as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios apreendam e inutilizem as unidades encontradas no mercado.

Outra medida também publicada hoje no Diário Oficial da União visa a impedir o uso da tinta Indian Ink em tatuagens. De acordo com a Anvisa, o produto tem registro, mas o próprio rótulo traz a informação que a tinta não deve ser utilizada para este fim. Neste caso, a orientação é que as vigilâncias sanitárias apreendam o produto quando ele for encontrado em estúdios e feiras de tatuagem.

A Anvisa já havia suspendido a marca de tinta para tatuagem Supreme, fabricada por Tseva Indústria e Comércio, em janeiro passado, após receber uma denúncia do Ministério Público do estado de São Paulo.

A pigmentação artificial permanente para pele, incluindo as tintas de tatuagem, é regulamentada pela Anvisa por meio da Resolução da Diretoria Colegiada de número 55 publicada em 2008, a RDC 55/2008. No país, há três marcas de tintas regulares para tatuagem: a Starbrite Colors, a Electric Ink e a Irons Work.  

Fonte: Agência Brasil

Turismo durante a copa do Mundo >> Saiba de qual país Natal deve receber mais turistas na Copa

Torcida americana é esperada em peso em Natal na Copa (Foto: Getty Images)Torcida americana é esperada em peso em Natal na Copa (Foto: Getty Images)Se depender de torcida, os Estados Unidos serão um dos fortes candidatos ao título da Copa do Mundo de 2014. Somente em Natal, 20 mil norte-americanos são esperados durante o Mundial. A capital potiguar receberá, dia 16 de junho, a partida da seleção dos EUA contra Gana. Segundo informações da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, a partida desperta, inclusive, o interesse do governo dos EUA, que estuda enviar um representante à capital potiguar.

De acordo com um levantamento da empresa espanhola Forward Data, em parceria com a Pires & Associados no Brasil, o maior número de reservas para Natal é de visitantes dos EUA, com 29%. Depois aparecem os uruguaios, com 14% das reservas, seguidos da Itália, com 7%.

“Em Natal, o crescimento foi superior aos 1000% nas reservas internacionais emitidas para a Copa do Mundo em relação ao mesmo período do ano passado”, comentou Sérgio Vilar, da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte.

Apesar de não ter jogo em Natal, a Alemanha ganha destaque nos números dos estudos da Forward Data. Em relação a tempo de permanência, os alemães só perdem para os norte-americanos. De acordo com os dados, os visitantes ficarão em Natal entre 9 e 21 dias, em média.

Quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo estão marcadas para a Arena das Dunas. No dia 13 de junho, a disputa começa com México x Camarões. Depois, no dia 16, é a vez de Gana x Estados Unidos. Já em 19 de junho, o Japão encara a Grécia. No dia 24 de junho, Uruguai x Itália se enfrentam.

Curiosidades
» O Consulado Geral dos EUA, sediado em Recife, estima um total de 187 mil turistas norte-americanos no Brasil durante a Copa. Destes, 20 mil são previstos para Natal, onde acontece o primeiro jogo desta seleção.

» Em recente visita à Arena das Dunas, integrantes do consulado japonês indicaram a previsão de 7 a 10 mil japoneses em Natal, empolgados com a partida contra a Grécia, e ainda a presença de um integrante da família real japonesa.

» Há estimativa de que 3,7 mil mexicanos cheguem a Natal de ônibus, a partir de um cruzeiro ancorado em Recife.

» Natal foi contemplada como a terceira cidade-sede da Copa do Mundo com maior acréscimo no número voos para o período, num total de 274 novos.

Outros dados:
» Centro de Mídia: Para receber jornalistas não credenciados pela FIFA, o Governo do Estado, a UFRN e a Prefeitura de Natal montaram um Centro de Mídia na área onde é ministrado o curso de jornalismo da Universidade Federal do RN, a 2 km da Arena, com estúdio de TV e rádio e computadores com acesso a internet de banda larga. Os jornalistas credenciados já têm à disposição o centro de mídia da FIFA, na Arena das Dunas.

» O governo do estado pretende criar estandes de atendimento ao turista no aeroporto e na rodoviária interestadual. No aeroporto haverá um fanzone para turistas e imprensa nacional e internacional, com agentes credenciados e poliglotas.

» Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte ostenta o maior número de leitos do Brasil. Somente em Natal há 30 mil, afora outros 12 mil espalhados pelo estado (notadamente na Praia de Pipa). As acomodações são suficientes para a demanda em todos os níveis de acomodação: do popular ao alto luxo. Seguindo a orientação do Ministério do Turismo, foram cadastradas casas, albergues, vagas em quartos e até repúblicas.

» A estimativa do governo do estado para investimentos no Rio Grande do Norte provocados pela realização da Copa gira em torno de R$ 5 bilhões, sendo os principais deles o Complexo Arena das Dunas e o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Por Paulo Victor Correia, Portal da Copa em Natal.

Tecnologia social >> Rio Grande do Norte ganhará 68 dessanilizadores do Água Doce

Rio Grande do Norte ganhará 68 dessanilizadores do Água DoceConvênio de R$ 10,9 milhões beneficiará 28 mil pessoas que sofrem com a seca

O Rio Grande do Norte receberá 68 sistemas de dessalinização para levar água potável a mais de 28 mil potiguares que vivem no semiárido. O coordenador do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Renato Saraiva, está com sua equipe técnica nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/05) em Natal para o II Encontro Estadual do Programa Água Doce no estado.

Na oportunidade, serão apresentados os resultados dos diagnósticos realizados e as comunidades que serão beneficiadas com a implantação dos sistemas. Além disso, será realizada oficina de capacitação para os técnicos responsáveis pela construção e recuperação dos sistemas, instalação e manutenção de dessalinizares em comunidades rurais da região.

METODOLOGIA

“É extremamente importante essa capacitação, pois estamos treinando a empresa licitada para que, junto com o estado, os sistemas sejam implantados totalmente dentro da metodologia do programa tanto no aspecto da obra, como na questão social e ambiental”, explicou Renato Saraiva. “O Rio Grande do Norte é o primeiro estado, dos nove convênios que estão em andamento, a passar para segunda fase do programa, a fase de obras”. O coordenador do Água Doce afirmou ainda que o recurso necessário para a execução das obras já está disponível.

Coordenado pelo MMA, o programa é uma ação do governo federal com o objetivo de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Lançado em 2004, passou a integrar o plano Brasil sem Miséria há dois anos e consiste na implantação e recuperação de aparelhos de dessalinização em áreas rurais de baixa renda do semiárido. Abrange os nove estados do Nordeste e Minas Gerais e já beneficiou, até agora, mais de 100 mil pessoas.

INDICADORES

O programa prioriza as regiões em situações mais críticas. Lugares com os menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldades de acesso aos recursos hídricos serão os primeiros a serem contemplados. Assim como o Índice de Condição de Acesso à Água do Semiárido (ICAA), desenvolvido a partir do cruzamento dos mesmos indicadores.

O objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, com a instalação desses sistemas de dessalinização nas comunidades mais carentes da região. No Rio Grande do Norte, foram diagnosticadas 248 comunidades rurais de 57 municípios. O convênio de R$ 10,9 milhões firmado com o estado prevê a instalação de 68 sistemas de dessalinização para atender a 28 mil pessoas. 

MPF recomenda à UFRN divulgar dados da correção de provas subjetivas em seus concursos



Entendimento é que, sem essas informações, os candidatos ficam privados dos subsídios necessários para interpor possíveis recursos

O Ministério Público (MPF/RN) recomendou à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que garanta aos candidatos de seus concursos o acesso aos dados de correção das provas subjetivas, ainda que de forma sucinta. O intuito é assegurar que eles tomem conhecimento dos critérios que orientaram as bancas avaliadoras a conceder suas notas, de forma a poderem ingressar com recursos, quando necessário.

A recomendação, assinada pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel, já foi encaminhada à reitora Ângela Paiva e estipula um prazo de 10 dias para que sejam informadas as medidas adotadas pela instituição. O texto ressalta, contudo, que os dados a serem disponibilizados pela UFRN podem ser sucintos, podendo inclusive se limitar aos critérios não atendidos total ou parcialmente pelo candidato.

A medida adotada pelo Ministério Público Federal originou-se de denúncias quanto ao concurso público regido pelo edital 013/2013, destinado ao provimento de cargos de Técnico-Administrativo em Educação na UFRN. Nesse processo seletivo não teria sido disponibilizada, quando da divulgação da prova de redação, a folha de correção com a análise da banca.

A universidade confirmou que as folhas de correção não foram divulgadas, somente tendo disponibilizado a “expectativa de resposta”. No entender da procuradora, “a referida conduta da Administração, além de ir de encontro ao direito à informação e da motivação dos atos administrativos, dificultaria o exercício do direito à ampla defesa, consubstanciado pelo direito à interposição de recurso”.

O MPF considera que a própria instituição de ensino, ao divulgar os critérios que orientam a avaliação da prova discursiva, deve possibilitar ao candidato conhecer em que critérios atendeu ou não a expectativa da banca. “(...) subtraído do candidato o conhecimento – ainda que de forma sucinta – os detalhes da pontuação que lhe foi atribuída pela banca, em consonância com a 'expectativa de resposta' divulgada, fica sobremaneira dificultado o exercício do direito de recurso”, destaca a recomendação.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Prestando contas >> SESC Saúde da mulher apresenta resultado das ações em Lajes


Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 7, na sala de reuniões do Palácio Alzira Soriano um encontro com a equipe de coordenação da unidade móvel do SESC Saúde da Mulher que esteve em Lajes durante dois meses realizando diversos atendimentos.


A apresentação dos trabalhos foram feitas por Priscila Supejante (coordenadora de educação em saúde), Thayane Barros (Educadora em Saúde) e Isabel Santos (Técnica em Enfermagem), durante a explanação aos membros do executivo lajense, foram feitas declarações da satisfação do SESC em ter uma ótima estadia no município com o apoio incondicional da Prefeitura através da secretaria de saúde.

Para o prefeito Benes Leocádio a cidade passou por uma oportunidade que não tem preço que pague os serviços realizados. “Só temos a agradecer pela vinda do SESC a nossa cidade nesta parceria com a Prefeitura, e vamos torce para ter a unidade de volta o mais breve possível”, disse Benes.

Os exames ofertados foram: Educação em Saúde, exame cito-patológico, mamografias e ultrassonografias.  

Veja os números dos atendimentos realizados aqui em Lajes:

Preventivos: 753

Mamografias: 536

Ultrassonografias: 364

Educação em Saúde: 6.422

Total: 8.075


Fonte: Blog do Robson Cabugi

MPB de luto >> Morreu o cantor Jair Rodrigues

NOTA DO BLOG: 

Talvez muitos não lembrem-se, mas o cantor Jair Rodrigues esteve conosco em um momento muito importante para nossa cidade no ano de 1997, quando ele fez um show em praça pública para a comemorar a inauguração da Adutora Sertão Central que acabava de chegar aqui em Lajes. 

Foi um belíssimo show com muita festa e alegria.
 

 Por  Ivan Lins - Oficial em sua página no facebook

Perdemos mais uma fonte riquíssima de alegria.

Luciana, Jairzinho e todos os familiares devem estar com uma dor daquelas. Era um homem muito amado, amoroso, do bem.
Deixo aqui minhas condolências à família. Que Deus esteja com todos. 

 

Com os agentes de saúde, mais uma conquista >> A Deputada fátima Bezerra Fátima comemora criação do piso salarial de agentes de saúde

Fátima comemora criação do
piso salarial de agentes de saúde

A deputada federal Fátima Bezerra comemorou nesta quarta-feira (7) a aprovação do projeto de lei que regulamenta o piso nacional de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A matéria foi aprovada à unanimidade pelo plenário da Câmara Federal e segue agora para apreciação do Senado.

“Eu fico muito feliz de ter dado minha contribuição para a aprovação deste projeto, pois se trata de fazer Justiça a uma categoria que desempenha um papel muito importante no contexto da saúde pública em nosso país. Esses profissionais desenvolvem com muito zelo um trabalho de prevenção, de orientação a mais de 130 milhões pessoas Brasil a fora”, frisou a parlamentar.

A participação da deputada Fátima Bezerra em defesa da causa dos profissionais agentes de saúde e de endemias não é de hoje. Em 2009, ela foi a relatora da Emenda Constitucional (EC) n.º 63, que instituiu o piso salarial dos profissionais da área e o plano de carreira da categoria – passo necessário para a regulamentação discutida hoje.

O partido da deputada, o PT, também é protagonista nesta história. A atuação dos parlamentares petistas em defesa dos agentes remonta à década de 90. A primeira PEC [Proposta de Emenda Constituição] n. 51/2006 foi aprovada no intuito de reconhecer a estabilidade dos profissionais, que haviam sido absorvidos na área sem concurso público. Uma caminhada que vem sendo construída para o desfecho mais esperado.

Fátima parabenizou os agentes comunitários do RN e de todo o país pela capacidade de resistência e luta. “Eles nunca abdicaram do sonho de ter o seu piso salarial e o plano de carreira e com muita luta, persistência e ousadia estão conseguindo transformar esse sonho em realidade", frisou a deputada.

Piso será de R$ 1.014,00

Com a aprovação da proposta, os vencimentos dos agentes, cujos salários-base variam atualmente de R$ 678 a R$ 950, passam a ser de R$ 1.014,00. Atualmente, há cerca de 260 mil agentes comunitários de saúde e 63 mil agentes de combate a endemias em todo o País. O governo estima que o custo adicional para os cofres da União será de R$ 2,5 bilhões.A deputada federal Fátima Bezerra comemorou nesta quarta-feira (7) a aprovação do projeto de lei que regulamenta o piso nacional de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A matéria foi aprovada à unanimidade pelo plenário da Câmara Federal e segue agora para apreciação do Senado.

“Eu fico muito feliz de ter dado minha contribuição para a aprovação deste projeto, pois se trata de fazer Justiça a uma categoria que desempenha um papel muito importante no contexto da saúde pública em nosso país. Esses profissionais desenvolvem com muito zelo um trabalho de prevenção, de orientação a mais de 130 milhões pessoas Brasil a fora”, frisou a parlamentar.

A participação da deputada Fátima Bezerra em defesa da causa dos profissionais agentes de saúde e de endemias não é de hoje. Em 2009, ela foi a relatora da Emenda Constitucional (EC) n.º 63, que instituiu o piso salarial dos profissionais da área e o plano de carreira da categoria – passo necessário para a regulamentação discutida hoje.

O partido da deputada, o PT, também é protagonista nesta história. A atuação dos parlamentares petistas em defesa dos agentes remonta à década de 90. A primeira PEC [Proposta de Emenda Constituição] n. 51/2006 foi aprovada no intuito de reconhecer a estabilidade dos profissionais, que haviam sido absorvidos na área sem concurso público. Uma caminhada que vem sendo construída para o desfecho mais esperado.

Fátima parabenizou os agentes comunitários do RN e de todo o país pela capacidade de resistência e luta. “Eles nunca abdicaram do sonho de ter o seu piso salarial e o plano de carreira e com muita luta, persistência e ousadia estão conseguindo transformar esse sonho em realidade", frisou a deputada.
Piso será de R$ 1.014,00

Com a aprovação da proposta, os vencimentos dos agentes, cujos salários-base variam atualmente de R$ 678 a R$ 950, passam a ser de R$ 1.014,00. Atualmente, há cerca de 260 mil agentes comunitários de saúde e 63 mil agentes de combate a endemias em todo o País. O governo estima que o custo adicional para os cofres da União será de R$ 2,5 bilhões.

A seca seletiva da imprensa brasileira >> A crise da água em São Paulo não está sendo coberta pela imprensa.

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A crise da água em São Paulo não está sendo coberta pela imprensa. Está sendo encoberta, isso sim.

Pergunto se o distinto amigo e a querida amiga viu uma reportagem sequer, acompanhada das fotos correspondentes, sobre as “obras” que vão permitir o bombeamento da água do fundo das represas do Cantareira, viu?

Para não dizer que não houve nenhuma, houve uma, mostrando dois tratores limpando uma área junto à represa do Atibaia.

Nada mais.

Hoje, o Cantareira deve amanhecer com apenas 9,8% de sua capacidade, já que os 10% de ontem são apenas obra do “arredondamento” feito pela Sabesp. O relatório da Agência Nacional de Águas já apontava 9,9%.

O maior reservatório, Jaguari-Jacareí, está reduzido a 2,5% de seu volume.

Vou dar os números, que são públicos e acessíveis pela internet.

Em 31 de janeiro, o Cantareira tinha 217 bilhões de litros de água. Ao fim de fevereiro, 160 bilhões. Terminou março com 127 bilhões de litros.

IFRN oferta 78 vagas remanescentes para técnico integrado ProEJA


A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou, nesta quarta-feira (7), o Edital 12/2014 das vagas remanescentes do processo seletivo para os cursos Técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos (ProEJA), regido pelo Edital 05/2014
As 78 vagas ofertadas são para os cursos de Manutenção e Suporte em Informática e Agroecologia do campus Ipanguaçu, e Zootecnia do campus Apodi.  
A inscrição do candidato será feita exclusivamente via internet, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN (http://ingresso.ifrn.edu.br), a partir das 18h de hoje, até as 23h59 do dia 12 de maio.
Caso o estudante não tenha acesso a internet, poderá realizar a inscrição em qualquer um dos campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital.
Não haverá prova para preenchimento das vagas. Os candidatos inscritos deverão comparecer a uma reunião no dia 14 de maio de 2014, às 9h, no campus para o qual está inscrito, conforme endereços apresentados também no Anexo I.

Exposição destaca beleza de flores e plantas cultivadas no RN

Cultivo de orquídeas será tema de oficina durante exposição (Moares Neto/Agência Sebrae)Cultivo de orquídeas será tema de oficina durante exposição (Moares Neto/Agência Sebrae)Toda a diversidade, beleza e delicadeza da flora cultivada no Rio Grande do Norte serão os destaques da Exposição de Flores e Plantas Ornamentais do Estado. Promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a exposição será aberta na próxima quinta-feira (8) e prossegue até o dia 11, no Norte Shopping, das 10h às 22h . 

A mostra concentra uma variedade de espécies - entre antúrios, gerânios, cactos, plantas suculentas, bastões e até ervas medicinais e aromáticas - que vão agradar ao público visitante do shopping. O evento prenuncia o Dia das Mães, considerado o segundo maior período de comercialização de flores do ano.

Participam da mostra oito expositores, a Bonsai Nordeste, Coisas Naturais, Encanto do Gerânio, Biosphera Cactos Ornamentais, Quinta Tropical, Agrofito, JP Flores e a cooperativa Potyflores, que agrega 11 produtores. Essas empresas e produtores estão expondo os produtos para vendas diretas aos freqüentadores do centro de consumo. De acordo com a gestora do Projeto de Flores e Plantas Ornamentais do Sebrae-RN, Sergina Fernandes, uma das novidades da exposição é a comercialização de kits fitoterápicos durante o evento.

Para a gestora, a iniciativa visa ampliar os canais de vendas para os produtores atendidos pelo projeto, e, ao mesmo tempo, estimular o consumo desses produtos no Rio Grande do Norte tanto em datas comemorativas quanto no restante do ano.

Outro atrativo do evento são as oficinas que serão realizadas diariamente no shopping, ideais para quem deseja aprender a melhor cultivar alguns exemplares da nossa flora. Serão oferecidas as oficinas de orquídeas, bonsai, cactos e suculentas e uma específica de arte floral, para aqueles que pretendem aprender a montar arranjos e buquês florais.

As plantas e flores estão dispostas em oito caramanchões, que tomarão conta do shopping, além de um lounge. A produção da exposição leva a assinatura das floristas Gleide Brandão e Maria Cândida. “Todo o projeto dessa exposição foi inspirado nas necessidades dos produtores para dar uma maior visibilidade aos produtos e proporcionar melhor integração com o público visitante”

Na exposição, os consumidores poderão conferir espécies tropicais, temperadas, ervas aromáticas e medicinais, buquês, arranjos, acessórios e bonsais, todos cultivados na grande Natal. Somente a cooperativa Potyflores vai levar para o evento dezenas de exemplares de red opal, golden touch, bastões do imperador, antúrios, bihai e folhagens em geral. Uma diversidade de cores, texturas e cheiros que agradam os olhos e que pode ser tornar uma excelente opção de presente para o Dia das Mães.  

(Agência Brasil)

Essa semana, na sexta-feira dia 09 de maio, é o Dia de Bike ao Trabalho!!!!! Aceita o desafio?


Leve alguém de bike ao trabalho


Chegou a hora! Entramos na semana do dia 9 de maio, o dia De Bike ao Trabalho 2014!! \o/
E para engajar ainda mais gente para esta missão, lançamos o Desafio #3 com uma simples meta para você: Leve alguém de bike ao trabalho!

Desafio #3 – Leve alguém de bike ao trabalho Como muitos sabem, o Bike Anjo é aquele que acompanha um(a) ciclista iniciante pelas ruas, dando mais segurança e mostrando como é contagiante pedalar. Temos visto como essa simples ação pode transformar a vida de muitas pessoas e é uma forma de trazer mais bicicletas às ruas. Por isso, o nosso Desafio De Bike ao Trabalho #3 é que você leve alguém de bike ao trabalho!

E claro, o convite se estende para toda a organização onde você trabalha, seja por meio de algum incentivo a quem for de bike ao trabalho ou uma recepção calorosa aos ciclistas com um café da manhã, por exemplo. Se você quer inscrever uma iniciativa desse tipo, clique AQUI.

Não há um nível seguro para o uso de agrotóxicos, diz professor

Da CUT

O professor Wanderlei Pignati, médico sanitarista e doutor na área de toxicologia, têm feito há alguns anos um estudo criterioso sobre os impactos do agronegócio no meio ambiente e na saúde da população.

Atualmente, o professor foca seu trabalho na questão dos agrotóxicos. Ele apresentou na terça-feira (28/04) no  Seminário Nacional sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos e modelo de produção no campo promovido pela CUT em parceria com o centro de solidariedade da AFL-CIO, alguns fatos e dados que comprovam que não há um nível seguro para o uso de agrotóxicos.

Os impactos da cadeia produtiva do agronegócio são diversos. Aqueles de maior efeito para saúde e meio ambiente como poluições, intoxicações agudas e crônicas estão diretamente relacionados ao uso de agrotóxicos. “Verdadeiros venenos que apresentam riscos sanitário, ocupacional e ao meio ambiente”, resumiu Pignati.

Estudo da professora e doutora em Geografia pela USP, Larissa Mies, mostra que nos últimos 11 anos foram notificados 60 mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil. Isso representa cinco mil casos por ano e um episódio de intoxicação a cada 90 minutos.

Já o relatório divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a presença de resíduos de agrotóxicos em 1.655 amostras de alimentos apontou que em 36% das amostras analisadas em 2011 e 29% das amostras verificadas em 2012 os resultados foram considerados insatisfatórios.

Um caso emblemático - em 2006, fazendeiros dessecavam soja transgênica para a colheita com paraquat (herbicida) em pulverizações aéreas no entorno do município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Uma nuvem tóxica foi levada pelo vento para a cidade e matou milhares de plantas ornamentais e medicinais, dessecou as plantas de 65 chácaras de hortaliças do entorno da cidade e desencadeou um surto de intoxicações agudas em crianças e idosos.

A partir deste fato, uma equipe do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal do Mato Grosso, liderada pelo professor Wanderlei Pignati, iniciou uma pesquisa no local entre 2007 a 2010 para coleta de dados e amostras.

O município de 37 mil habitantes, possuía IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,818 (3º do MT), produziu em 2010 cerca de 420 mil hectares entre soja, milho e algodão e consumiu 5,1 milhões de litros de agrotóxicos, principalmente herbicidas, inseticidas e fungicidas.

“Os resultados detectaram um uso intensivo de agrotóxicos nas lavouras, fato determinante para a contaminação dos vários componentes ambientais e da população, das famílias e do leite materno”, relatou Pignati.

O professor ressaltou que apesar da publicação da instrução normativa 02/2008 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que proíbe a pulverização aérea a 500 metros de fontes de água potável, córregos, criação de animais e residências, há um desrespeito contínuo a norma.

Ele aponta também falhas no controle social, na fiscalização pública e nos estudos sobre o impacto da utilização desenfreada destes produtos.

Banidos em outros países, alguns agrotóxicos continuam sendo empregados livremente no Brasil, país que lidera o ranking mundial de consumo de agrotóxicos e que mais emprega pesticidas em suas lavouras. Em 2010, o consumo foi de 828 milhões de litros, o equivalente a cerca de cinco litros de veneno por habitante.

Os danos à saúde vão desde aos agravos agudos (gastrointestinais e hepáticos), como também agravos crônicos psiquiátricos (depressão, distúrbios do desenvolvimento), neurológicos (surdez, doença de Parkinson), desreguladores endócrinos (diabetes, hipotireoidismo, infertilidade, aborto), teratogênicos (má formação, abortos), mutagênicos (induz defeitos no DNA dos espermatozóides e óvulos) e carcinogênicos (mama, ovário, próstata, testículo).

Vignati destacou algumas medidas urgentes a serem ratificadas como o cumprimento da legislação, proibição de pulverizações por avião e do uso de agrotóxicos já barrados na União Européia, fim dos subsídios públicos a esses venenos.

“Esta deve ser uma luta da CUT e de toda população, seja ela rural ou urbana, pois direta ou indiretamente todos são afetados. Na União Européia a proibição dos agrotóxicos ocorreu a partir de uma conscientização e mobilização dos consumidores e esse é o caminho que devemos seguir, com a divulgação sobre efeitos da utilização indiscriminada destes produtos para a saúde e meio ambiente”, disse Pignati, que integrou a primeira direção da CUT.

Antes da apresentação do professor da UFMT, o Seminário contou com a participação de Jasseir Fernandes, Jacy Afonso, Eduardo Guterra e Rogério Pantoja, todos da direção nacional da CUT, além do presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto e da diretora do centro de solidariedade da AFL-CIO, Jana Silverman. As lideranças enfatizaram a importância do Seminário para aprofundar a análise e o debate sobre um tema ainda pouco conhecido na sociedade.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Meio Rural >> Quando o agronegócio aperta o gatilho

IMG-20140505-WA0006
Frederico Henriques, Sociólogo e Educador Popular

Hoje, dia 6 de Maio de 2014, aconteceu mais um triste episódio na luta pela reforma agrária no Brasil. Dois companheiros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Chacal1 e Civan2, foram assassinados após um ato bem sucedido na rodovia no entorno de Apodi.

A chapada do Apodi é uma das áreas com o solo mais rico do nosso Estado, que sempre sofreu com os grandes períodos de estiagem. Apesar das dificuldades do clima adverso, assentamentos e importantes experiências agroecológicas vinham sendo desenvolvidas em toda esta região. A partir de uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional e do Sr. Deputado Henrique Alves o governo federal propôs uma iniciativa de irrigação, conhecido como o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi. Longe de beneficiar as milhares de famílias Sem Terra no Estado ou os projetos vigentes, a água que passará por toda a Chapada não será compartilhada com os assentados, muito menos haverá qualquer processo de reforma agrária.

Contra esta política do agronegócio e da especulação da terra na região do Apodi, o MST junto a diversos movimentos em defesa da terra ocuparam há oito meses, com mais de 1200 famílias, a região beneficiada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), dando um recado claro aos governos e às elites que dominam o Rio Grande do Norte.

Durante todos estes meses, estes movimentos têm pedido uma audiência com o Ministro Gilberto Carvalho – Secretaria-Geral da Presidência da República – para conseguir debater a situação das famílias acampadas e negociar a desapropriação para a reforma agrária do perímetro beneficiado pela DNOCS. Esta agenda nunca foi marcada e a farsa se transformou em tragédia.

Neste dia 6 de Maio, o Ministro da presidenta Dilma esteve no RN não para debater os problemas do nosso Estado, mas pedindo uma reunião com os movimentos, especialmente a CUT e o MST, para conter as manifestações durante a Copa – como vem fazendo em todas as cidades sede.

Em vez do diálogo, a chegada do Ministro foi anunciada com um confronto da Polícia Rodoviária Federal numa manifestação do MST, que exigia a aceleração das desapropriações prometidas pelo governo na região de Santa Maria. Em outra manifestação simultânea na região do Chapada, o movimento retira os 500 trabalhadores, com o intuito de não aumentar o tensionamento com o governo.

É neste contexto que no trecho entre o acampamento Edivan até Apodi, dois homens numa moto sem placa atiraram e assassinaram os dois acampados do movimento, com o objetivo de calar e assustar os acampados e o movimento dos que lutam pela reforma agrária na região. Mais uma vez o agronegócio ceifa a vida de lutadores.

Não podemos mais tolerar os dados alarmantes da violência no campo. Não podemos mais tolerar as constantes ameaças que jagunços armados fazem a trabalhadores desta região. Não podemos mais tolerar que uma democracia os movimentos continuem sendo criminalizados.

Em defesa da democracia no Campo e pela desapropriação do perímetro irrigado da Chapada do Apodi. SOMOS TODOS CIVAN E CHACAL.

1Francisco Laci Gurgel Fernandes
2Francisco Alcivan Nunes de Paiva