sábado, 8 de novembro de 2014

Violência >> Mais um assassinato brutal ocorrido em Lajes

 Infelizmente vimos noticiar  um assassinato ocorrido ontem (07/11) em nossa cidade. Dessa vez foi o Sr. Dedé de Júlio, um integrante da família Salviano, que foi encontrado morto em seu comércio com muitos sinais de violência brutal.

Chamo atenção para esse triste fato,  por observar que crimes desse tipo têm aumentado bastante, não apenas nas grandes cidades, mas também em cidades do interior como a nossa, que até pouco tempo costumávamos citar como um lugar seguro e calmo e vemos que hoje vemos isso mudou drasticamente, fazendo com que a população passe a viver temerosa, desconfiada e de alguma forma até desprotegida.

O sepultamento do sr. Dedé de Júlio, acontecerá na manhã desse domingo, após a missa de corpo presente que acontecerá às 7:00 horas na Igreja Matriz. 

À família Salviano ficam os nossos pêsames e o desejo que Deus possa confortá-los nesse momento difícil.

Saúde >> Senado reforça a prevenção ao câncer de próstata

Iluminação especial do Novembro Azul foi usada pelo Congresso no ano passado Foto: Lia de Paula

Texto determina a capacitação de profissionais na prevenção da doença e eleva para 50 anos a idade mínima de homens a serem beneficiados com exames de detecção  

O Plenário do Senado aprovou ontem o PLS 34/2005, de Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que fortalece o ­Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. O projeto agora vai à sanção presidencial. 

O projeto determina a capacitação de profissionais da saúde na prevenção e detecção do câncer de próstata e altera para 50 anos a idade mínima da população masculina a ser beneficiada com exames de detecção precoce dessa modalidade de câncer. Hoje, a idade mínima é 40 anos.

Em sessão presidida por Paulo Paim (PT-RS) e transformada de não deliberativa em deliberativa especialmente para a votação da proposição, os senadores rejeitaram um substitutivo da Câmara dos Deputados, que incluía outras medidas, e aprovaram o texto original. A votação foi simbólica.

Segundo o Inca, neste ano foram registrados 68,8 mil casos novos de câncer de próstata no país, número que corresponde a 70,42 incidências para cada 100 mil homens.

— Sem considerar os tumores de pele, o câncer de próstata é o maior incidente entre os homens em todas as regiões do país — alertou Ana Amélia.

A senadora também aproveitou para convidar os colegas para sessão especial do Congresso na próxima segunda-feira para celebrar os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer.

A sessão também marca o início da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, que iluminará o prédio do Congresso em azul em novembro.

Fonte: Jornal do Senado

Novembro: Mês da Consciência Negra >> Um tema que precisa ser bastante debatido...

 

A costa oeste africana e o litoral brasileiro já estiveram conectados. Há 200 milhões de anos, os dois territórios começaram a se separar e assumiram as atuais posições, afastados milhares de quilômetros pelo Oceano Atlântico. O mar que os separa é também o responsável pela ligação entre eles nos tempos modernos: 4,4 milhões de africanos o cruzaram contra a vontade entre os séculos 16 e 19 em direção ao Brasil. Essas pessoas tiveram um papel importante na construção do nosso país. “A África está em nós, em nossa cultura, em nossa vida, independentemente de nossa origem pessoal”, defende Mônica Lima e Sousa, coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Leáfrica/UFRJ), no artigo História da África, publicado na Revista do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Por isso, as tradições, a cultura e a trajetória dos descendentes dos africanos escravizados compõem um objeto de estudo importante para todas as crianças e os jovens, negros ou não.

O tráfico negreiro e a escravidão determinaram o presente do nosso país. A população vinda do continente africano criou aqui raízes, família, cultura, história. Hoje, 53% dos brasileiros se declaram pretos ou pardos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013. Esse grupo é grandemente desfavorecido. Dados tabulados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) comprovam: eles são a maioria dos analfabetos, com a maior taxa de distorção idade-série, e o trabalho infantil é mais comum entre eles do que entre brancos (veja gráficos abaixo).

Desigualdades entre brancos e negros no Brasil

Infográfico Racismo no Brasil Créditos: Vilmar Oliveira

Apesar de a legislação valer há mais de dez anos, ainda são poucos os casos em que ela é bem incorporada ao cotidiano das escolas. Uma pesquisa realizada por diversos órgãos (leia o artigo com os resultados aqui) aponta os principais entraves para a efetivação dela: há escassa formação sobre o assunto, poucos docentes conhecem a norma e muitos não a consideram legítima. “O processo de implementação enfrenta resistências e obstáculos pelos mesmos motivos que justificam a existência da lei: no Brasil, há um racismo silencioso que desqualifica o debate sobre a discriminação”, explica André Lázaro, pesquisador da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso).

Mudar esse cenário requer trabalho em diversas frentes, das políticas públicas ao cotidiano da sala de aula. As redes precisam oferecer formações e debater o tema para que os administradores das escolas incentivem a incorporação dele em diversos âmbitos e os professores incluam conteúdos relacionados à história e à cultura africana e afro-brasileira em suas aulas. “A prática nas instituições também deve estar articulada aos projetos de formação”, afirma Rodrigo Ednilson de Jesus, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos envolvidos na pesquisa sobre a implantação da lei. Para repensar as próprias práticas e posições, os docentes devem observar suas atitudes e expectativas em relação aos alunos com diferentes cores de pele. Será que há tratamentos distintos para alunos negros e brancos? Todos recebem atenção, carinho e elogios? O primeiro passo para superar o racismo silencioso é justamente combater o discurso de que não há racismo. Em entrevista a NOVA ESCOLA, o historiador francês Pap Ndiaye afirma: “É necessário que as práticas sejam coerentes com a fala. Os educadores, por exemplo, podem ter comportamentos discriminatórios ao orientar os estudantes sobre as possibilidades de carreira. Para as de ensino técnico, muitos encaminham os alunos que não são brancos. Para os demais, por sua vez, é recomendado um curso universitário. A escola não está imune à discriminação".

Na sala de aula, não basta só problematizar atitudes racistas vindas dos alunos ou da comunidade escolar mas também rever o conteúdo ministrado. O objetivo deve ser desconstruir visões estereotipadas sobre africanos e afro-brasileiros e mostrar a importância deles na construção das sociedades contemporâneas. Para isso, é fundamental tratar do protagonismo desses grupos em diversos momentos da história, representando-os como seres humanos que criaram laços familiares, produtos culturais e que têm trajetórias próprias na história.

Neste especial digital, apresentamos os principais eixos de conteúdo que o professor pode abordar com as turmas de Ensino Fundamental: Identidade Negra, História da África, A luta dos negros no Brasil, Cultura afro-brasileira, e Recursos Pedagógicos, uma seleção de materiais de referência para apoiar a sua formação e para trabalhar em sala. (Use o menu superior para navegação entre as seções)

A incorporação do tema ao projeto político-pedagógico, a influência do contexto local em uma escola baiana e um projeto bem elaborado por um professor são contados na reportagem de capa da revista NOVA ESCOLA de novembro, que estará nas bancas a partir do dia 12 de novembro.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Atenção galera que vai fazer o ENEM, está chegando a hora...

FICA A DICA

Está chegando a hora! Se você estiver sem o seu documento de identificação (por perda ou roubo), poderá apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova. Não dê bobeira e confira a lista de documentos aceitos: http://goo.gl/KV2lD3

FICA A DICA

Está chegando a hora! Se você estiver sem o seu documento de identificação (por perda ou roubo), poderá apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova. 

Não dê bobeira e confira no link a seguir a lista de documentos aceitos: http://goo.gl/KV2lD3

O desespero da oposição tem fundamento. O Brasil continua avançando

O que a oposição percebeu é que os últimos três anos do Governo Dilma podem ser o ápice do atual projeto nacional-desenvolvimentista, iniciado em 2002.

Obras da Vila Olímpica que abrigará os atletas nas Olimpíadas 2016 | Foto: Alex Ferro

É preciso olhar o atual ataque que a oposição político-midiática-financeira está fazendo ao Governo Dilma para além da onda de ódio disseminada em setores da classe média para que se compreenda os seus reais motivos.

As razões para um ataque tão virulento, beirando ilações de apoio a um Golpe de Estado, obviamente não estão na indignação do PSDB, da Rede Globo, da Veja, ou do capital financeiro em relação a corrupção, com a qual sempre conviveram tranquilamente, quando lhes convinha.
O que a oposição percebeu é que, após atravessar mais um ou dois semestres com dificuldades econômicas, os últimos três anos do Governo Dilma podem ser o ápice do atual projeto nacional-desenvolvimentista, iniciado em 2002.

A partir do segundo semestre do ano que vem, o Governo começará a inaugurar as grandes obras dos Governos Lula e Dilma, como a transposição do Rio São Francisco; as Hidrelétricas de Belo Monte (a terceira maior do mundo), de Jirau e de Santo Antônio; a expansão e construção de pelo menos 6 metrôs que estão em obras e dezenas de BRTs; pontes, como a de Laguna (SC) e a segunda Ponte do Guaíba (RS); grandes trechos da Ferrovia Norte Sul; ampliação e modernização dos maiores aeroportos do país; plataforma de petróleo; refinaria Abreu e Lima, que será a mais moderna do país; entre muitas outras.

A Petrobrás que nos últimos anos fez muitos investimentos para se preparar para o pré-sal, volta a se capitalizar a partir de 2016 e as extrações de Petróleo quadruplicam nos próximos três anos.
Além disso, a inflação tende a recuar e a economia voltar a crescer, gerando mais alguns milhões de empregos. E, de quebra, a Presidenta ainda inaugura a Cidade Olímpica e o Parque Olímpica e recepciona as Olimpíadas e as ParaOlimpíadas de 2016, em um megaevento que tende a ser 6 vezes maior que a Copa do Mundo.

Neste cenário, dá para entender o desespero da oposição e seu desatino golpista. Eles sabem que tudo o que foi plantado nos últimos 12 anos, será colhido nos próximos quatro.

Refinaria Abreu e Lima construída inteiramente com tecnologia nacional

Hidrelétrica de Belo Monte entrará em operação em 2015 com carga suficiente para atender a 40% do consumo residencial de todo o País

Novo Terminal do Aeroporto Guarulhos com capacidade para receber 34 aeronaves e 12 milhões de pessoas por ano na primeira fase.
O Parque Olímpico do Rio de Janeiro será o palco dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016

Pré-sal irá garantir recursos para educação com a destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal


A Transposição do Rio São Francisco irá garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados do CE, PE, PB e RN

Seleção >> Ufersa abre concurso para professor efetivo em diversas áreas



Ao todo, seleção servirá para 13 cursos e acontecerá em três etapas. Candidatos precisam ter mestrado ou doutorado na referida área de atuação ou em áreas afins.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) abre seleção para contratação de mais 21 professores efetivos. Podem participar profissionais com graduação nos cursos de Matemática, Psicologia, Filosofia, Pedagogia, Biologia, Ciências Sociais, Engenharia de Pesca, Oceanografia, Engenharia Elétrica, Agronomia, Letras Inglês, Letras Libras e Engenharia da Computação.

Há a exigência para que o candidato tenha mestrado ou doutorado na referida área de atuação ou em áreas afins. As vagas são destinadas aos campus de Mossoró, Angicos e Caraúbas.

As inscrições começaram nesta quinta-feira, 6, e vão prosseguir até o dia 4 de dezembro, pelo endereço eletrônico: http://www2.ufersa.edu.br/sistemas/concursos/publico/exibir_concurso/99. A taxa de inscrição varia entre R$ 45,00, R$ 65,00 e R$ 95,00, a depender do regime de trabalho oferecido: 20hs semanais, 40hs semanais com ou sem dedicação exclusiva.

A seleção é composta por três etapas, sendo a primeira uma prova escrita de conhecimento específico de caráter eliminatório; uma prova de aptidão didática, também de caráter eliminatório e, por último, exame de títulos, de caráter classificatório. A prova escrita está marcada para acontecer no dia 8 de fevereiro de 2015.

Capital do Estado >> Prefeitura divulga programação oficial do ‘Natal em Natal’

A apresentação do Paralamas do Sucesso acontece no dia 19 de dezembro na Arena das Dunas.

Fagner, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Zeca Baleiro e Monobloco são algumas das atrações confirmadas. Teatro, literatura, artesanato e gastronomia também estão entre as atrações.

A população terá opções para todos os gostos ao longo dos mais de quatro meses de duração do evento que começou em outubro com a 16ª edição do salão de Artes Visuais e vai até o dia 6 de janeiro com a celebração da festa de Santos Reis. Nesse meio tempo a cidade vai receber eventos nas mais diversas manifestações culturais como dança música, teatro, cinema, literatura, audiovisual, artes plásticas, fotografia e gastronomia.

Confira AQUI a programação completa.

Das principais atrações musicais, a primeira a se apresentar é o Monobloco, no dia 12 de dezembro, na Arena das Dunas. No dia seguinte o cantor Zeca Baleiro faz show no mesmo local. Em 14 de dezembro, Zé Ramalho se apresenta no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. A apresentação do Paralamas do Sucesso acontece no dia 19 de dezembro na Arena das Dunas. No dia seguinte é a vez do cantor Fagner se apresentar no Ginásio Nélio Dias.

O prefeito também destacou a realização do Festival Literário de Natal (Flin), que será realizado de 6 a 8 de novembro. De acordo com Alves, o evento se constitui em um importante fórum para o debate sobre a produção literária brasileira e conta com a participação de mais de 53 escritores locais e nacionais dentre eles Eucanaã Ferraz, Alberto Cícero, Adriana Calcanhoto, Jorge Mautner, Mario Magalhães e Arnaldo Antunes.

O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, também falou sobre o Natal em Natal e agradeceu a confiança e o apoio que a gestão do prefeito Carlos Eduardo tem pelo segmento cultural. O principal ponto destacado por ele foi à valorização do artista e da produção local imprimida nessa administração. “Estamos promovendo uma política cultural de vanguarda, consistente e que da voz e vez aos entes principais desse processo que são os artistas. O prefeito acerta mais uma vez ao robustecer o Natal em Natal 2014 que será um sucesso”, afirmou.

Fonte: G1/RN

MPF inspeciona irregularidades ao longo do Rio Piranhas-Açu >> Situação de seca vem sendo agravada com desvios e barramentos irregulares

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu promoveu uma inspeção, na tarde dessa terça-feira (4), para verificar as atuais condições do Rio Piranhas-Açu. O procurador da República Victor Queiroga percorreu trechos do curso d'água, entre Pendências e Alto do Rodrigues, junto com representantes da Defesa Civil do Município de Pendências. Ele confirmou a existência de irregularidades ao longo do rio e constatou os problemas decorrentes de três anos de estiagem.

A inspeção teve como objetivo verificar as condições do Piranhas-Açu, bastante precárias devido à seca, além de identificar agressões promovidas em seu curso e avaliar o impacto dessas irregularidades na diminuição do volume de água, o que vem prejudicando o consumo humano e a atividade agropecuária da população ribeirinha. Os principais problemas incluem barramentos e desvios irregulares.

No Distrito de Pedrinhas, zona rural de Pendências, verificou-se que alguns braços secundários do Piranhas-Açu estão completamente secos. Já no ponto em que o rio se encontra com o mar, foi constatado que a água se encontra completamente salobra e não vem sendo renovada, inviabilizando o consumo humano e a criação de animais na região.

O procurador recebeu a informação que, no povoado de Porto do Carão, a comunidade está sendo abastecida por carros-pipa, em virtude da pouca quantidade de água naquele trecho do rio. Observou-se ainda, na zona urbana de Pendências, onde é realizada a captação de água, a presença de poluição e de construções possivelmente irregulares às margens. No local a profundidade atual é de apenas 1,33m, quando em épocas de cheias pode alcançar 6 metros.

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) já haviam sido oficiados pelo Ministério Público Federal para que verifiquem as possíveis irregularidades no uso do rio e promovam ações em prol de um melhor uso de suas águas, priorizando sempre o consumo humano.

“Constatamos que, de fato, o nível do rio está muito baixo e encontramos barramentos possivelmente irregulares, como um de pedras localizado na zona urbana de Alto do Rodrigues. Vamos agora analisar o material coletado e avaliar quais medidas extrajudiciais podem ser adotadas, sem contar que reforçaremos o pedido para que a ANA e o Idema regularizem a situação, evitando que as famílias que dependem do Piranhas-Açu sejam ainda mais prejudicadas”, reforçou o procurador da República.

Participaram da inspeção o coordenador da Defesa Civil de Pendências, Ezequias Florêncio, e um representante da Prefeitura de Pendências, Francisco Ubiratan Bezerra. As informações levantadas serão analisadas dentro do procedimento que já tramita na Procuradoria da República em Assu.


Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Financiamento Educacional >> Infraestrutura escolar recebe aporte de R$ 338,9 milhões

 A nona parcela de 2014 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a oitava parcela do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) já estão liberadas nas contas correntes de estados, municípios e do Distrito federal.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 274,5 milhões para apoiar a alimentação de alunos da educação básica de todo o Brasil e R$ 64,4 milhões para auxiliar o transporte de estudantes residentes em áreas rurais.

Este ano, o orçamento do Pnae é de R$ 3,6 bilhões, para beneficiar 43 milhões de alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos).

O dinheiro é transferido em 10 parcelas mensais, para atender 200 dias letivos no ano, e deve ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar, sendo 30% empregados na compra direta de produtos da agricultura familiar.
Transporte
Os repasses do transporte escolar são feitos em nove parcelas a estados e municípios com estudantes da educação básica residentes na zona rural.

A transferência é automática, sem necessidade de convênio, e o recurso deve ser utilizado no custeio de despesas diversas, como consertos mecânicos, compra de combustível ou terceirização do serviço. O orçamento do programa para este ano é de R$ 644 milhões.

 

Economia >> Mais de R$ 1,7 bilhão serão injetados no RN com o 13º salário

Segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgada na última terça-feira, 4, aponta que o pagamento do 13º salário deve injetar na economia do Rio Grande do Norte o montante de R$ 1,77 bilhão até dezembro. Este número representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Serão beneficiados cerca de 1,2 milhão de potiguares. O rendimento mensal estimado pelo órgão é de R$ 1.372,46.

Em todo o Brasil, mais de 84 milhões de pessoas terão direito ao benefício que pagará ao em torno de R$ 158 bilhões. O Dieese informa que este valor é superior ao pago no ano passado que ficou em R$ 143 bilhões, o que significa um acréscimo de 10,1%.

Estima-se que aproximadamente 2,39 milhões de pessoas passarão a receber o benefício neste ano por terem requerido aposentadoria ou pensão, por terem se incorporado ao mercado de trabalho ou ainda por terem tido o seu vínculo empregatício formalizado.

A pesquisa é feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de informações do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Foi dado o sinal de alerta >> Dnocs afirma que reservatórios estão em estado “crítico”

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atende a vários municípiosBarragem Armando Ribeiro Gonçalves atende a vários municípiosOs reservatórios construídos e administrados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) no Rio Grande do Norte estão em situação crítica necessitando de permanente monitoramento por parte dessa instituição para suportarem o período de estiagem (que já perdura há três anos), cumprindo com as principais finalidades, qual seja a de abastecer as populações e dar de beber aos animais.

A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves - o maior do Estado, com capacidade de armazenar 2,4 bilhões de m³ de água - está no momento com 878.264.000 m², ou 36,5% de sua capacidade. O reservatório abastece um grande número de municípios potiguares, através de uma rede de sistemas de adutoras e ainda é fonte hídrica para o perímetro irrigado Baixo-Açu, segundo a notícia veiculada através do portal institucional do Dnocs na internet.

O açude Itans, que tem capacidade de armazenar 81.750.000 m³ de água, está com apenas 7.950.000 m³ ou 9,7% do total. O açude Sabugi, cuja capacidade total é de 65.335 m³, está com 12.041.000 m³ (18,4%). Esses dois açudes são responsáveis pelo abastecimento de populações do Seridó e dos perímetros Itans e Sabugi, implantados pelo Dnocs nos anos setenta do século passado.

PREOCUPAÇÃO
Porém, dos grandes reservatórios potiguares, o que está em situação mais crítica é o açude Pau dos Ferros, responsável pela irrigação do perímetro de mesmo nome e abastecimento da cidade de Pau dos Ferros.
Com capacidade total de acumular 55.881.000 m³ de água, o reservatório está com apenas 1.993.000 m³, ou 3,5% de seu potencial, o que é muito preocupante, de acordo com o setor de monitoramento da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Rio Grande do Norte.

Governo Federal corta anuncios de estatais na Veja e Época


Parece que o governo não se esqueceu da matéria baseada de fofoca da Revista Veja, e tem cortado o mal pelas pontas, e vai cancelar os anúncios da Petrobras, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Só com a petrolífera, a “revista da suposta matéria, baseada em fofoca de WhatsApp em uma sessão fechada a justiça” vai deixar de arrecadar 6.1 milhões de reais. E parece que não para por ai, os cortes vão se estender a revista Época, também, que hoje em dia, mais parece uma área de lazer tucana.
.
A guerra política esta chegando ao cool financeiro, e não sabemos até aonde isso vai chegar. Cortes dessa magnitude nessas revistas que está sendo usado como marionete, de algum interesse é uma manobra, pode ser um tiro certeiro, e nessa recessão mundial, atacar o PT sem provas vai parecer um péssimo movimento.

A editora Abril, e a Globo vão começar a se preocupar com outros meios de comunicação do grupo, que podem ser atingidos com essa restrição de anúncios. O Partido dos Trabalhadores já deixou bem claro que a revolta não é pelas denuncias, mas sim por divulgá-las sem aval da Policia Federal, e sem provas concretas, só o depoimento de um Delator que ora diz uma coisa ora diz outra; para simplificar, nem as pessoas comuns, gostam de acusações sem provas, imagina os presidentes Lula e Dilma.

Esclarecendo >> Três mitos sobre o Bolsa Família

 bolsafamiliaide 

A campanha eleitoral recém-encerrada foi marcada por grandes polêmicas e reacendeu uma que há muitos anos desperta fortes paixões e ira Brasil adentro: a existência do Bolsa Família. Criado há dez anos, a partir de consolidação de vários programas sociais como Bolsa Escola e Auxílio Gás, o maior programa de transferência condicionada de renda (para recebê-lo é preciso atender a requisitos como frequência escolar e cumprimento do calendário de vacinação) do mundo atende hoje 50 milhões de brasileiros. Debater o programa e suas implicações futuras é saudável e do jogo democrático, desde que a discussão não esteja contaminada por mitos que não têm sustentação.

Mito 1: Mais pessoas estão tendo filhos só para receber o benefício – As taxas de natalidade no Brasil estão em declínio há décadas. Em 1970, a mulher brasileira tinha, em média, 5,8 filhos. Em 2000, eram 2,3 filhos por mulher. Em 2004, quando diversos programas sociais já existentes, como o Bolsa Escola e o Auxilio Gás, foram consolidados e expandidos transformando-se no Bolsa Família, a taxa bruta de natalidade bruta por mil habitantes era 18,66; hoje é de 14,47, segundo o IBGE. As taxas têm apresentado queda continua em todas as regiões do país.  Além disso, o Censo de 2010 revelou que as maiores quedas porcentuais nas taxas de natalidade ocorrem entre mulheres negras das regiões Nordeste (29,1%), Norte (27,8%) e Sul (25,3%). Este último dado, por si só, desmente uma serie de comentários preconceituosos propagados em redes sociais.  

Mito 2: Quem recebe o Bolsa Família se acomoda e não trabalha –  Vez ou outra, vídeos como um que mostra uma beneficiária se queixando do valor do benefício, insuficiente para que ela comprasse uma calça de marca para a filha, não só transformam-se em virais,mas são ainda interpretados como sinal de que o programa gera acomodação e vadiagem. Os fatos, mais uma vez, desmentem essa visão: 72% daqueles que recebem o Bolsa Família trabalham.  Para muitos, o programa representa uma ajuda extra, a garantia de uma dieta melhor, a compra de produtos básicos que antes não eram acessíveis. Além disso, mais de 1,7 milhão de famílias já abriram mão do benefício desde que ele foi criado. Estudos sugerem ainda que o programa estimula o empreendedorismo.

Mito 3: Programa é como jogar dinheiro fora -  Os impactos de programas de transferência de renda vão muito além dos econômicos. E justamente por causa das condicionalidades é preciso tempo e muito análise para determinar quais os efeitos estendidos de políticas públicas dessa dimensão. Há sinais sobre efeitos-colaterais positivos do programa (originalmente concebido para erradicar a pobreza extrema), como, por exemplo, um melhor desempenho escolar entre os beneficiários. Do ponto de vista estritamente econômico, o programa é bem sucedido. De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (Ipea), cada R$ 1 gasto com o Bolsa Família adiciona R$ 1,78 ao Produto Interno Bruto (PIB). Ainda de acordo com o Ipea, o programa tem um custo baixo (0,4% do PIB), mas um grande efeito multiplicador sobre a economia.

Debater o Bolsa Família, a necessidade de melhorá-lo, aperfeiçoá-lo e até mesmo extingui-lo é importante para definir o futuro do Brasil. Mas para que essa discussão seja significativa, é preciso antes desarmar a bomba de desinformação e preconceito que rodeia o programa.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Oportunidade de cursar graduação


ATENÇÃO!!! Interessados em cursar Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, ainda TEM VAGA!! 

Entrem em contato: 96466936

Destaque >> Lajes fará parte da delegação que representará o RN nas Olimpíadas Escolares Brasileiras

 O Secretário de Esportes e Lazer de Lajes, José Laureano Alves foi mais uma vez convidado pelo secretário de Estado Joacy Bastos, a fazer parte da delegação que representará o Rio Grande do Norte nas Olimpíadas Escolares Brasileiras na categoria 15 a 17 anos, que será realizado na cidade de João Pessoa nos dias 11 a 15 de novembro. 

O reconhecimento de um bom trabalho e das grandes parcerias com a secretaria de estado faz com que nosso secretário venha obter êxito em seus projetos.

PARABÉNS LAUREANO ALVES, QUEM TRABALHA É RECONHECIDO!

Fonte: facebook da profª  Irene Martins