sábado, 3 de novembro de 2012

Hoje tem festa dos 24 anos da banda Grafith

 
Hoje é o dia da grande festa de aniversário do banda Grafith, 24 anos de sucesso!
 
O Aniversário é da banda Grafith, mas quem ganha são os fãs desta grande banda. A banda preparou um mega festão, aqueles de parar a cidade. 
 
A Comemoração de 24 anos de sucesso será na Shock Show neste sábado, 03 de novembro a partir das 21 horas.

Estudantes de Mossoró realizam 1º Festival de Música

A Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa realiza o 1º Festival de Música através do programa Mais Educação, em consonância com os projetos Ensino Médio Inovador e o Ensino Médio Noturno Diferenciado.

O evento começa em duas etapas, sendo que a primeira já se inicia na próxima terça-feira, dia 06, e segue até o dia 08. A segunda mostra será nos dia 22 e 23 de novembro.

A direção ressalta que o principal objetivo é promover a educação integral dentro das escolas públicas de Mossoró.

Na pauta do evento, os alunos se apresentarão movidos por estilos como o Rock, o Pop, Xote, baião, xaxado, forró axé, samba e muitos outros estilos.

Fonte: Jornal de Fato 

Mais uma reunião com funcionários da APAMI


No dia 31/10/2012, aconteceu  mais uma reunião buscando resolver a situação do Hospital Aluízio Alves em Lajes. 

A atual direção que tem a frente a Dra. Ana Karina Lopes, o Prefeito Benes, o Advogado da APAMI juntamente com os funcionários daquela instituição que ficaram sem receber seus salários a mais de 1 ano, se reuniram  para tentar negociar uma forma de pagamento do débitos com os funcionários que chega a  mais de 300.000,00 (trezentos mil reais).

Mesmo com todos os problemas encontrados, a atual direção do Hospital juntamente com o prefeito de Lajes estão confiantes de que até o dia 03 de Dezembro possam entregar o Hospital Aluizio Alves aberto à comunidade lajense.



Campanha
Faça sua parte, não jogue seu cupon fora, não custa nada apenas. Deposite a sua contribuição para esta entidade que um dia lhe a de ajudar. Várias caixas como esta, estão distribuídas em comércios, padarias, entre outros.

Com informações e imagnes do Blog Cabugi Notícias

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Morre aos 93 anos, a filha caçula da primeira prefeita da América Latina

Ivonilde Soriano de Souza em frente ao Museu Particular Alzira Soriano, memorial da primeira prefeita eleita da América Latina.

A filha caçula da primeira prefeita da América Latina, Ivonilde Soriano de Souza aos 93 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (2) .

Segundo informações, véspera do dia de finados ela sentiu-me mal e foi levada às pressas para Natal onde teve que fazer uma cirurgia de uma Hérnia no estômago.
SUA VIDA
Na residência onde Alzira Soriano nasceu, em Jardim de Angicos, a 124 quilômetros de Natal, ela guarda carinhosamente fotos valiosas do começo do século XX, além de objetos pessoais.

Ivonilde fazia questão de mostrar aos visitantes com orgulho o local de nascimento de sua mãe, hoje museu particular, localizado ao lado da igreja matriz do município.

PEDIDO
Morando na residência desde então e empenhada em não deixar morrer a memória da mãe, Ivonilde não deixava descaracterizar a casa. Seu maior sonho é transformá-la em memorial com o apoio do poder público municipal.
 
Fonte: Júnior Martins

Miss Mundo Rio Grande do Norte 2013

Acesse o link e participe da enquete sobre a Top 5 para o Miss Mundo Rio Grande do Norte 2013?

http://www.foconamoda.com/2012/10/miss-mundo-rio-grande-do-norte-2013.html

Veja as fotos das concorrentes e vote:
Alana Moreira - Miss São Gonçalo

Alice Monteiro - Miss Dr. Severiano

Anny Albuquerque - Miss Tibau do Sul

Camila Santos - Miss Várzea

Cyntia Fernandes - Miss Lajes

Dani Amaro - Miss Mossoró

Edrisara Florêncio - Miss Extremoz

Fernanda Freitas - Miss Ceará-Mirim

Flávia Daniele - Miss Apodi

Heloisa Campos - Miss Natal

Isabel Gonzaga - Miss Lagoa de Velhos

Ludmila Alves - Miss Parnamirim

Mara Rubia - Miss Assú

Marylia Pereira - Miss Fernando Pedroza

Polyana Medeiros - Miss Santana dos Matos

Shirllen Figueiredo - Miss Nova Cruz

Tassila Santos - Miss Ipanguaçu

Tathianni Azevedo - Miss Angicos

Verônica Moura - Miss Florânia

Micarla afastada. Cadê o Agripino Maia?

Por Altamiro Borges

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou nesta semana afastamento imediato do cargo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV). A decisão foi tomada pelo desembargador Amaury Moura e atende ao pedido do Ministério Público de 11 de outubro – ou seja, de antes do segundo turno das eleições municipais na capital potiguar. Segundo o MP, há “fortes indícios" de envolvimento da prefeita em fraudes na qualificação e seleção de organizações sociais para gestão das unidades de saúde na cidade.

Documentos recolhidos pela Operação Assepsia da Polícia Federal, em junho, revelaram os indícios de participação de Micarla de Sousa. Nove pessoas foram presas na ocasião, entre elas um procurador, um ex-secretário da Saúde e o secretário de Planejamento. De acordo com o MP, entidades contratadas pela prefeitura inseriam despesas fictícias nas prestações de contas entregues à Secretaria Municipal da Saúde como forma de desviar recursos públicos. Os contratos somariam cerca de R$ 26 milhões.

Presidente dos demos está na berlinda

O desembargador Amaury Moura notificou o presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Martins, para que dê posse ao vice-prefeito, Paulinho Freire (PP). O afastamento da prefeita marca o fim de uma gestão desastrosa. Recente pesquisa do Ibope indica que ela tinha 92% de rejeição – o maior índice entre os prefeitos de capitais. Milhares de jovens saíram às ruas de Natal para exigir o “Fora Micarla”. Desgastada, ela nem concorreu à reeleição. Carlos Eduardo Alves, do PDT, venceu o pleito no segundo turno.

O único efeito prático do afastamento da “verde” Micarla é que ajuda a desgastar ainda mais a imagem do senador Agripino Maia, presidente nacional do DEM e o seu principal cabo-eleitoral em 2008. O demo adora posar de paladino da ética. Nesta semana, ele chegou a articular com os presidentes do PSDB e do PPS pedido de abertura de ação contra o ex-presidente Lula, acusando-o de chefe do “mensalão”. Depois, a sigla mais suja do que pau de galinheiro desistiu da iniciativa golpista. Agripino agora está na berlinda!

Fátima elogia decisão do Governo de destinar 100% dos royalties para a Educação



A proposta é uma alternativa “concreta” para garantir a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor nos próximos 10 anos.


Repercutiu positivamente na bancada do PT na Câmara a proposta do Governo Dilma Rousseff de destinar 100% dos royalties da exploração do petróleo do pré-sal ao setor da Educação. A proposta é uma alternativa “concreta” para garantir a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor nos próximos 10 anos.

A coordenadora do Núcleo de Educação da bancada do PT na Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), elogiou a decisão do governo. “Essa é uma visão de estadista da presidenta Dilma, que prova mais uma vez que não governa apenas olhando para o presente, mas sim para o futuro do país, pensando nas futuras gerações”, destacou.

Ainda de acordo com a parlamentar, os recursos dos royalties vão dar “sustentabilidade orçamentária e financeira para o país cumprir as metas do PNE”. “Da ampliação das creches até as vagas no ensino superior, passando pela valorização profissional e salarial do magistério”, exemplificou.
 
Fonte: Nominuto.com

Confira o que abre e fecha no comércio de Natal no feriado de Finados

       Fonte: DN Online
  Nesta sexta-feira, 02 de novembro, feriado do Dia de Finados, o comércio de Natal funcionará em horário diferenciado. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) informa o funcionamento dos principais pontos comerciais durante o 02 de novembro:

Comércio de Rua

Alecrim: A abertura é facultativa, as lojas abrem das 08h às 13h.

Centro da Cidade: A abertura também é facultativa, mas grandes magazines abrem em horários diferentes, como a C&A (09h às 15h), Riachuelo (08h às 16h) e Lojas Americanas (09h às 16h).

Zona Norte: Abertura facultativa até 12h, mas a maioria das lojas fecham.

Shopping Midway Mall

Praça de Alimentação e lazer: 11h às 22h.

Lojas: 12h às 21h.

Natal Shopping

Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.

Lojas e Quiosques: 14h à 21h.

Norte Shopping

Praça de Alimentação: 11:30h às 22h.

Lojas e Quiosques: 15h às 21h

Praia Shopping

Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.

Lojas e Quiosques: 15h às 21h.

Shopping Cidade Jardim

Praça de Alimentação: A partir das 11h.

Lojas e Quiosques: 14h às 20h.

Shopping Via Direta

Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.

Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h.

Supermercados

Funcionamento normal das grandes redes em dias de feriado, das 07 às 22h.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Peço atenção e apoio de tod@s à luta pela Chapada do Apodi

 

Recebido por e-mail: Rogério Dias Xavier (halamid.rogerio
@gmail.com)

 
Suspensa a reintegração de posse do território dos Guarani-Kaiowá, a luta continua. Muitos assinaram a petição e assumiram a causa dos Guarani (através das redes sociais - massa! - todo o apoio aos nossos índios), mas, aqui no RN, na CHAPADA DO APODI, pertinho da gente, ronda o PROJETO DA MORTE e precisamos fazer algo URGENTE!
 
O projeto de irrigação do DNOCs prevê entregar as terras que garantem a subsistência de milhares de famílias da chapada do Apodi e a água da barragem de Sta Cruz a 5 grandes empresas da fruticultura irrigada. Sabemos o que isso significa: A transformação de um território camponês produtor de alimentos saudáveis em uma zona de produção de frutas para exportação com base na utilização em GRANDE escala de agrotóxicos. Isto não é desenvolvimento, é DeStRuIçÃo!

A luta pela Chapada é dos agricultores e agricultoras, é do campo, da cidade, é minha, é sua, é nossa! - Se o campo não planta, a cidade não janta! - A saúde humana é a saúde da natureza! #
LutareResistirPelaChapadadoApodi!

Setur apresenta projeto para criação de novo roteiro turístico no RN



O secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes, e o especialista em espeleologia do Centro de Estudos de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Diego Bento, apresentaram ao gerente geral da Petrobras no RN, Luis Ferradans, e ao corpo técnico da estatal dois projetos para a expansão do turismo no interior do Estado e criação de novas opções turísticas.

Um dos projetos trata da criação de um roteiro turístico com as cavernas existentes em solo potiguar. Ao todo, foram catalogadas 205 grutas no RN não apenas dentro do Parque Nacional de Furna Feia, entre os municípios de Mossoró e Baraúnas, como também em Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Severiano Melo, Martins e Apodi.

De acordo com o secretário Renato Fernandes, o Rio Grande do Norte tem a maior quantidade de cavernas do Brasil, além de sediar o mais novo parque nacional, o da Furna Feia, criado pela presidente da República Dilma Rousseff. Motivos que justificam um maior investimento no turismo ligado à natureza, uma tendência em todo o mundo.

O outro projeto trata da construção de cercas ao longo dos 80 quilômetros do Parque Nacional da Furna Feia, como forma de garantir a integridade, segurança dos visitantes e total preservação do espaço.

“Os projetos foram entregues e o diretor da Petrobras gostou muito. Ele informou que o documento será enviado aos setores competentes para análise o quanto antes”, declarou Fernandes.

O titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) classificou como “produtiva e muito positiva” a reunião com o gerente geral da estatal e lembrou que “a Petrobras tem se mostrado grande parceira dos projetos e empreendimentos no Rio Grande do Norte”.
 
Fonte: Nominuto.com

Projeto Arena das Dunas será exposto no Natal Shopping



Desde ontem 31, os clientes Natal Shopping poderão conferir de perto detalhes do projeto Arena das Dunas que está sendo construída na capital potiguar para receber os jogos da Copa do Mundo em 2014. Além da exposição das maquetes física e eletrônica do estádio, serão 12 totens com a cronologia da obra e todas as ações sociais realizadas pela empresa OAS, construtora da Arena. O público será recebido em um lounge hospitalidade com todo conforto para tirarem todas as dúvidas sobre o projeto.

Segundo o último levantamento, a Arena das Dunas encerrou setembro de 2012 com 38,57% das ações concluídas. A instalação do anel inferior das arquibancadas já está concluída nos setores oeste e sul e o setor leste está em finalização. São mais 1,2 mil trabalhadores no canteiro de obras para erguer o estádio que será palco de quatro partidas durante a primeira fase da Copa de 2014. O quarto jogo na Arena é o que promete atrair mais atenções: em campo estará o cabeça de chave D1, disputando a última rodada do grupo.

O estádio da capital potiguar terá capacidade para 42 mil torcedores, sendo 10 mil assentos removíveis. A previsão de entrega do projeto é para dezembro de 2013 e o investimento na Arena ultrapassa os R$ 400 milhões.

O projeto fica em exposição até o dia 26 de novembro no segundo piso do Natal shopping e a entrada é gratuita.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

AGUARDADO » Edital do 1º concurso da Assembleia Legislativa do RN sai até dezembro



Do DN Online

O 1º concurso da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande Norte deverá sair ainda neste ano, antes do recesso, que começa no dia 15 de dezembro. A informação foi confirmada por sua assessoria, que confirmou o edital em fase dos últimos ajustes para o seu anúncio. O certame oferecerá 70 vagas de níveis médio e superior, com faixa salarial de R$ 1.969,00 a R$ 13.495,74. A tabela completa de cargos e vencimentos será divulgada na publicação do edital.

A realização de concurso público é uma das principais metas da atual gestão da Assembleia Legislativa. O concurso será uma das mais importantes etapas da reestruturação administrativa implantada na Casa que avança com a criação de novos projetos e serviços para atendimento à população. O Portal da Assembleia (www.al.rn.gov.br) disponibiliza as medidas tomadas pela Casa para o cumprimento integral das regras estabelecidas pela Lei Número 12.527 de Acesso à Informação.

A Assembleia Legislativa publica o que determina rigorosamente a lei: Competências e atribuições legislativa e administrativa, estrutura organizacional, endereços e telefones unidades e horários de atendimento ao público; registros de repasses feitos pelo Tesouro Estadual ou transferências de recursos financeiros de quaisquer espécies; registros de despesas.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Assembleia vai receber 1º Fórum de Energia do RN

Nos próximos dias 5 e 6 de novembro, empresários, pesquisadores, profissionais técnicos e gerenciais, além de outros interessados no setor da energia, vão ter uma excelente oportunidade para debater o panorama atual do mercado energético no Rio Grande do Norte.
 
A primeira edição do Fórum Estadual de Energia do RN – FEERN – vai discutir as atividades do setor que estão em curso, os desafios, os investimentos e resultados já obtidos na área. O evento será realizado na Assembleia Legislativa do RN, situada ao lado da Praça 7 de Setembro, Cidade Alta. 
 
Organizado pela Comissão de Energia, presidida pelo deputado Fernando Mineiro (PT), da Assembleia Legislativa, em parceria com o Centro de Tecnologia de Gás e Energias Renováveis (CTGás-ER) e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), o fórum também vai propor debates sobre as diretrizes federais, estaduais e municipais aplicáveis aos segmentos de petróleo e gás, energia eólica e solar, biomassa e biocombustíveis.
 
Durante os dois dias, o público poderá conferir palestras e painéis, ministrados por autoridades, profissionais e especialistas na área energética. Entre os temas abordados, destacam-se as pesquisas, projetos e perspectivas para o biocombustível e o mercado de gás natural no nordeste e no RN, o cenário atual e perspectivas para o petróleo e as energias renováveis.  
 
Também está prevista uma palestra especial com o Coordenador Nacional da Campanha de Energias Renováveis do Green Peace, Ricardo Baitelo. Além dele, outros representantes de empresas e instituições ligadas ao setor devem ministrar palestras. 
 
O evento conta, entre outros,  com o apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), SEBRAE-RN e Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP). A programação completa, os nomes dos palestrantes convidados e outros detalhes podem ser acessados em www.feern.com.br.
 
Fonte: Site do Dep. Estadual Fernando Mineiro / Assessoria FEERN 

NOTA DO BLOG:  

Ainda no ano passado, foi apresentado e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Lajes, através de nosso Mandato, um Requerimento com o objetivo realizar uma Audiência Pública, visando esclarecer todos os segmentos municipais sobre os impactos sociais, economicos e ambientais que isso trará para o nosso município. 

Porém, até o presente momento estamos a esperar que a Câmara Municipal se mobilize para realizar essa audiência que deve ser considerada de grande importância para o desenvolvimento de Lajes.

Ufersa oferece cursos de informática de graça em três municípios

Dando continuidade às ações do Projeto “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados”, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró da UFERSA realiza, a partir deste mês de novembro, cursos de informática voltados para jovens de bairros carentes e pessoas com vínculo as empresas incubadas pela IAGRAM dos municípios de Serra do Mel, Angicos e Apodi.

Ofertado inicialmente em Mossoró, a capacitação agora se estende a outros municípios potiguares. “O curso está previsto para iniciar no próximo dia 10 de novembro nesses municípios. A expectativa é formar 18 turmas até o final do projeto. Logo mais, vamos abrir uma nova turma para jovens de bairros carentes de Mossoró na Escola Duarte Filho, que fica perto da UFERSA”, afirmou o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes.

Neste mês de outubro, Giorgio realizou visitas aos três municípios para verificar a infraestrutura das estações digitais que receberão o projeto, e incentivar a participação das comunidades. A capacitação será ofertada com aulas teóricas e práticas, e compreenderá os conteúdos relacionados à informática, bem como o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação como vídeos, internet e ambientes virtuais.

Na Serra do Mel, o público-alvo serão os membros e os filhos dos apicultores da Associação de Apicultores da Serra do Mel – Apismel. Já em Angicos, o curso será coordenado pela Ineagro - Incubadora Multissetorial de Empresas do Sertão do Cabugi - e direcionado para os jovens da comunidade, além dos membros e cooperados. Enquanto que em Apodi, ele será voltado para os membros e cooperados da equipe da COOPAPI - Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Coordenado pelo professor da UFERSA Marcos Fernando Machado, o projeto tem o financiamento do Ministério das Comunicações e é direcionado para a promoção da inclusão digital e o apoio à profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar, ampliando as capacidades da juventude no campo através das TIC´s direcionadas às melhorias na gestão e comercialização da produção.

Fonte: Jornal de Fato 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Governador de fato e de direito do RN

Fonte: site Carta Potiguar

Agora é oficial. Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini, que já dava as cartas oficiosamente, assume a principal secretaria do Governo do Estado, a chefia do gabinete civil.

Anselmo de Carvalho, que estava esquentando a cadeira para o primeiro-damo, foi realocado para a controladoria.

O gabinete civil já foi ocupado pelo advogado Paulo de Tarso Fernandes, que tinha plenos poderes para deliberar e tomar decisões.

Pelo histórico de maior centralização governamental, não resta duvida de que, se já mandava de fato, agora Carlos Augusto mandará de (não por) direito.

ATRASO
Aquela cultura de que o marido coloca a mulher para se candidatar, para ele mandar depois ainda bastante presente pelas nossas bandas.

Não tenha mais dúvida. Em 2014, se votar em Rosalba Ciarlini, estará elegendo Carlos Augusto Rosado, seu marido e agora chefe da Casa Civil.

#CAIXA2DODEMNORN
Impressiona também a falta de, digamos, pudor administrativo. Até o presente momento, Carlos Augusto Rosado não se explicou sobre o Caixa 2 do Dem no RN.

O primeiro-damo é uma das “estrelas” das conversas telefônicas gravadas com autorização da justiça. Em 2006, ele aparece negociando apoio em troca de dinheiro e fazendo menção a valores não contabilizados da eleição de Rosalba Ciarlini ao senado.

Ê… RN sem norte e sem sorte. Mais detalhes sobre o #Caixa2doDemnoRN: http://www.blogdodanieldantas.com.br/p/caixa-2-do-pfl-em-2006.html

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação tem lançamento dia 31

 
Fonte: Blog da Paróquia de Lajes
 
Uma programação, composta de palestra e programa radiofônico, marca o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação - Muticom, dia 31, quarta-feira próxima. Pela manhã, das 9 às 11 horas, o lançamento será no auditório do Laboratório de Comunicação, no Campus da UFRN, em Natal. Na ocasião, será proferida uma palestra sobre o tema: “Comunicação e participação: meios e processos”, com o Padre Ermanno Allegri, diretor da Agência de notícias Adital, de Fortaleza (CE). Além da palestra, será apresentada a programação e a canção do 8º Muticom, que será sediado na UFRN, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. Da solenidade, também participarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Campina Grande (PB) e membro da Comissão de Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; diretores e professores da UFRN e representantes da imprensa potiguar.

Ainda, no dia 31, das 14 às 15 horas, algumas emissoras de rádio levarão ao ar o programa “Especial Muticom”, com a participação dos coordenadores do evento; da Irmã Élide Fogolari, da CNBB; do Professor Miguel Pereira, da PUC/RJ, que coordenou a sétima edição do Mutirão; da Irmã Helena Corazza, presidente da Signis Brasil, e de pessoas de várias partes do Brasil, que já estão se preparando para participar do 8º Muticom.

As duas atividades marcam um ano de preparação para o evento.

O combate a dengue não pode parar >> Natal tem o maior número de casos suspeitos de dengue no RN


Natal está liderando a lista dos municípios do Rio Grande do Norte com o maior número de notificações de casos suspeitos de dengue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), foram registrados 12 mil pacientes na capital potiguar que podem estar com a doença. 

Também está na listagem as cidades de Mossoró (2195), Parnamirim (2051), João Câmara (818) e Currais Novos (816).

A Secretaria divulgou essas informações a partir do boletim Semana Epidemiológica nº 40, que aponta os dados notificados desde o início do ano até o dia 06 de outubro. O Estado, ao todo, possui 31.548 casos suspeitos, sendo que apenas 11.210 pacientes foram confirmados até o momento. São 107 municípios que apresentam incidência alta da doença. 

A Sesap tem um programa de combate a dengue, que realiza estudos de prevenção e vigilância epidemiológica contra a doença. Para evitar a prolife-ração, a Secretaria pediu para que a população não jogue o lixo em terrenos baldios e evitar recipientes que acumulem água.

A Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, ressalta que a dengue é uma doença 100% evitável e a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é a única maneira de evitá-la.

A coordenadora reforça ainda que a população deve procurar os serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. “As pessoas devem evitar a auto-medicação e procurar os serviços de saúde para que os casos possam ser devidamente tratados.

Fonte: Jornal Metropolitano

Mais de 5,7 milhões de estudantes farão o Enem neste fim de semana


 

Brasília – No próximo fim de semana, 5.791.290 estudantes brasileiros farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste marcado para os dias 3 e 4 de novembro é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país.

Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.

No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

“Acho que o Enem dá mais oportunidade para muitas pessoas. É uma prova que, comparada aos vestibulares, é mais fácil porque considera muitos conhecimentos gerais”, avaliou a estudante Bárbara Albuquerque Faraco. Aluna do Colégio Setor Oeste, escola pública de Brasília, ela estuda quatro horas por dia para conseguir uma vaga no curso de Comunicação Social na Universidade de Brasília (UnB). “Estudo desde o início do ano, mas reforcei a carga nos últimos três meses. A vida de estudante não é fácil, mas sei que vai ter resultado”.

Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional.

Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No sábado (3), primeiro dia de provas do Enem, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, no último dia do exame, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.

A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.

LAJES DE LUTO: Morre um dos grandes nomes da luta pelos direitos dos Trabalhadores rurais

Ele fez história ao lado do seu grande amigo e companheiro de lutas, o saudoso Cláudio do Sindicato. José Juarez da Silva, o “Juarez do Sindicato”, morreu no final da tarde desta segunda-feira, 29, em sua residência, na zona rural de Lajes.

Líder e sindical, defensor dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Lajes e da região central, Juarez, com o seu jeito muito simples, sempre observador, levou o nome de Lajes em todos os cantos do estado. Juarez, militante do PT, apaixonado por politica e religioso, devoto de Nossa Senhora da Conceição, deixa uma grande lacuna no meio rural da nossa cidade.

Os familiares de Juarez não informaram as causas reais que o levaram a óbito. Segundo levantamentos feitos por nossa redação, Juarez vinha lutando há alguns meses contra uma doença que o levou por diversas vezes a internamentos na capital do estado. O líder sindical lajense foi submetido a algumas cirurgias, mas não conseguiu vencer os sérios problemas de saúde que estava vivendo.

No último dia 13 de junho Juarez tinha assumido o comando do Sindicato pela segundo vez após vencer a eleição que o levou a reeleição para o exercício de 2012 a 2016. O evento contou a presença de varias autoridades e a comunidade rural de Lajes.

Velório e Sepultamento
O Velório do corpo de José Juarez da Silva acontecerá na Sede do Sindicato localizado na Rua Aristóteles Lima durante toda esta terça-feira, dia 30. Às 16h00min acontece na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição a Missa de Corpo Presente e em seguida o Sepultamento no Cemitério Municipal de Lajes.

Fonte: Blog do Robson

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Assembleia presta homenagem a militares do RN que integram Missão de Paz no Haiti

Por iniciativa do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN), a Assembleia Legislativa realiza sessão solene nesta terça-feira (30), em homenagem aos militares que integração o 17º Contingente da Força de Paz do Haiti.
 
A solenidade terá início às 10h, no Plenário Clóvis Motta e vão ser homenageados todos os militares que integrarão a missão de reconstrução no Haiti. No total, são cerca de 700 homens. O RN mandará 200 militares.

O 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT1), comandado pelo Coronel Rogério Franco Rozas, possui militares da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, subordinada ao Comando Militar do Nordeste, de outras Unidades do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, das Forças Militares do Paraguai e do Exército Peruano.

A tropa é formada integralmente por voluntários que passaram por uma criteriosa e rigorosa seleção em suas unidades. Os militares vão embarcar para a missão no dia 4 de novembro, e até lá passarão por avaliações e observações e permanecerão no país caribenho por no mínimo 6 meses.

"A tropa brasileira e em especial os potiguares tem  uma importante missão, de contribuir com a Organização das Nações Unidas na manutenção da paz e de fortalecer as instituições nacionais daquele país", disse Ricardo Motta.

Com informações da ACS/ ALRN

PT e PSB saem das urnas com mais prefeituras e eleitores; PMDB recua


 
No balanço final da eleição de 2012, o PT e o PSB foram os partidos que mais ampliaram o número de prefeituras conquistadas e o contingente de eleitores a governar em relação a 2008. O PSD, em sua primeira disputa, obteve um lugar entre os maiores partidos, mas terá pouca influência nas cidades grandes. O PMDB encolheu tanto em número de prefeituras quanto de eleitores. O PSDB elegeu menos prefeitos, mas praticamente manteve sua fatia do eleitorado. E o DEM manteve sua tendência de definhamento.

Principal vencedor da eleição, o PT conquistou prefeituras que, somadas, concentram 20% do eleitorado. Em 2008, as cidades petistas abrigavam 16% dos eleitores do País. Sem o triunfo em São Paulo, o partido teria até recuado no quesito eleitorado governado - sozinha, a capital paulista abriga pouco mais de 6% dos brasileiros com direito a voto.

Primeiros colocados no ranking do eleitorado, os petistas ficaram em terceiro no número de prefeitos eleitos, com 633. O fato revela que o PT ainda tem dificuldades para conquistar as pequenas cidades, seara na qual o PMDB é a legenda mais forte.

O PT elegeu quatro prefeitos de capitais neste ano, menos do que em 2008 (seis) e 2004 (nove), mas ampliou seu espaço no conjunto dos 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, o chamado clube do 2.º turno. Nesse grupo, os petistas vão governar 30% do eleitorado - porcentual acima de sua média nacional.

Recuo
Não se pode dizer que o PMDB teve um resultado ruim nesta eleição - afinal, manteve o primeiro lugar no ranking dos prefeitos eleitos, com 1.025, e só ficou atrás do PT no do eleitorado a governar (17%). Mas o partido se saiu pior do que há quatro anos.

O principal recuo dos peemedebistas ocorreu no clube do 2.º turno. Em 2008, no grupo das cidades com mais de 200 mil eleitores, a legenda venceu em municípios que abrigavam 26% do eleitorado nacional. Agora, sua participação vai cair para 14%.

Mas a capilaridade do PMDB no interior impulsionará a legenda daqui a dois anos, quando serão eleitos os novos integrantes da Câmara dos Deputados. Há correlação direta entre o número de prefeitos e o de deputados eleitos, especialmente se as vitórias nos municípios não se concentrarem em poucos Estados. O PMDB elegeu prefeitos em todas as unidades da federação onde houve disputa, façanha só repetida pelo PT.

Salto
Destaque no 1.º turno, com a conquista de duas capitais de grande peso político - Belo Horizonte e Recife -, o PSB chega ao final da disputa com saldo positivo sob todos os aspectos, principalmente no número de eleitores a governar.

O partido presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos - já citado como possível candidato a presidente em 2014 -, deve governar cerca de 11% do eleitorado a partir da posse dos novos prefeitos, em 2013. É um salto em relação ao porcentual obtido em 2008: 6%. Em número de prefeitos, o PSB avançou de 310 para 439.

Quase nanicos
Em termos comparativos, o DEM terá neste ano o pior desempenho de sua história. Vai eleger prefeitos que comandarão 5% do eleitorado, menos da metade que obteve há quatro anos. Mas 2008 foi um ano atípico para o DEM - o partido conquistou na época a capital paulista, com a reeleição de Gilberto Kassab.

O mesmo Kassab desestruturou as bases municipais do DEM ao criar o PSD, no ano passado, e atrair centenas de políticos de seu antigo partido. A nova legenda elegeu 496 prefeitos e governará 6% do eleitorado. No grupo das 83 maiores cidades, porém, sua influência será menor: governará apenas 3% dos eleitores.

Fonte: Jornal de Fato

Besteiras “imortais” de Merval Pereira

http://jenipaponews.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Muitos “calunistas” da velha mídia estão com enxaqueca. Eles previram que as esquerdas - principalmente o PT - seriam derrotadas nas eleições municipais; que a liderança do ex-presidente Lula estava “definhando”; que Serra atropelaria o “poste” Fernando Haddad; e que o midiático julgamento do “mensalão” ressuscitaria a oposição demotucana. Erraram feio nas suas previsões – ou melhor, na sua torcida! Entre eles, um merece destaque pelas besteiras “imortais” que escreveu: Merval Pereira, o colunista das Organizações Globo.

Em junho, no artigo intitulado “O mito e os fatos”, publicado no jornal O Globo, ele escreveu: “O candidato do bolso do colete de Lula, o ex-ministro Fernando Haddad, continua sendo apenas isso, mais uma invenção do ex-presidente... Se juntarmos a redução da influência de Lula no eleitorado com a incapacidade demonstrada até agora por Fernando Haddad de ser um candidato minimamente competitivo, teremos uma eleição que sugere ser muito mais difícil para o PT do que parecia meses atrás”.

Na véspera do primeiro turno, Merval Pereira voltou a fazer suas “brilhantes” previsões. “A ‘mais complicada’ eleição paulistana pode acabar deixando de fora da disputa Fernando Haddad, o candidato que o ex-presidente Lula tirou do bolso de seu colete, outrora considerado milagreiro. Terá sido a primeira vez em que o PT não disputará o 2º turno na capital paulista, derrota capaz de quebrar o encanto que se criou em torno das qualidades quase mágicas do líder operário tornado presidente”.

O “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL) não errou apenas nas suas avaliações sobre a eleição no Brasil. Ele também se destacou neste ano por ter anunciado a morte iminente do presidente da Venezuela. Em fevereiro passado, ele garantiu que “a saúde de Hugo Chávez pode afetar a eleição presidencial. Os últimos exames, analisados por médicos brasileiros, indicam que o câncer está em processo de metástase, se alastrando em direção ao fígado, deixando pouca margem a uma recuperação”.

Por estas e outras bravatas – que confundem jornalismo com torcida partidária –, Merval Pereira deveria ganhar outro prêmio da ABL: o de “imortal em besteiras” publicadas na velha imprensa nativa.

domingo, 28 de outubro de 2012

A força de Lula: superou de uma vez só, os Demotucanos, a mídia conservadora, o STF... Por isso ele é o cara!

O Ex-ministro da Educação durante os governos Lula e Dilma, Fernando Haddad o prefeito eleito de São Paulo tinha 3% no Ibope em maio... 
Acabou saindo do 6º lugar para superar, nas urnas, um candidato bem mais rodado, porém desgastado...
 

OPORTUNIDADE » Concursos no RN oferecem 475 vagas; salários de R$ 622 a 8 mil


UFERSA

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS -, divulgou na última sexta-feira, 28, o Edital do concurso que prevê 57 vagas para professor efetivo da Instituição. As vagas contemplam diversas áreas do conhecimento e serão distribuídas para o Campus Pau dos Ferros (21), Mossoró (20), Caraúbas (14) e Angicos (2).

Entre as oportunidades, 8 são para professor da classe adjunta e 49 para classe assistente, ambos de nível 1 e com Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, com remuneração inicial de R$ 7.637,66 e de R$ 4.955,58, respectivamente. As inscrições, no valor de R$ 90,00 para as vagas destinadas aos mestres e de R$ 130,00 para os doutores, devem ser realizadas exclusivamente pelo site da UFERSA, até o dia 29 de outubro.

O concurso será dividido em três fases, sendo elas a Prova Escrita, de Aptidão Didática e o Exame de Títulos. A primeira avaliação, de caráter dissertativo, ocorrerá no dia 18 de novembro, das 8h às 12h. Os aprovados nessa fase estarão aptos para a prova didática, que terá a data do sorteio dos temas e definição dos horários divulgados após o resultado da prova escrita. Já a prova de títulos, com os candidatos aprovados na prova didática, ocorrerá no dia 22 de Novembro, a partir das 13h.

O resultado final do concurso, com validade de um ano e prorrogável por igual período, será divulgado no dia 3 de dezembro. Outros detalhes podem ser obtidos na CPPS da UFERSA, através do telefone 3317-8262, ou pelo email cpps@ufersa.edu.br


PREFEITURA VIÇOSA


A Prefeitura de Viçosa, distante 358 quilômetros de Natal, abre inscrições para concurso público nesta segunda-feira (08). A seleção visa o preenchimento de 38 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622 a R$ 8.000.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 8 de outubro a 8 de novembro pelo site www.conpass.com.br. A taxa vai de R$ 30 a R$ 65. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente na sede da prefeitura, localizada na Rua Ozéas Pinto, 140.

PREFEITURA DE EXTREMOZ


Com a responsabilidade técnico-administrativa da empresa Conpass Concursos Públicos e Assessorias, foi publicado nesta semana o certame 001/2012 da prefeitura de Extremoz, situado na região metropolitana e localizada a 16km de distância de Natal. A oferta é para o provimento direto de 380 postos de trabalho para profissionais de nível fundamental, médio e superior, com salários de R$ 656,44 a R$ 1.841,11 e jornadas semanais de 30h e 40h. De acordo com o Executivo local, todos os contratos serão firmados em regime estatutário.

Para concorrer bastará realizar inscrição de 22 de outubro a 22 de novembro no posto de atendimento (rua dos Coqueiros, nº 44, Conjunto Alto Extremoz) das 8h às 12h e das 14h às 18h ou, ainda, pelo site www.conpass.com.br. Será disponibilizado manual do candidato ao custo de R$ 6,00 e o cartão de inscrição poderá ser retirado no local ou impresso entre os dias 26 e 28 de dezembro. As taxas de participação serão de R$ 37,00, R$ 47,00 e R$ 57,00, conforme escolaridade do candidato.

A previsão é de que será aplicada prova escrita no dia 13 de janeiro de 2013, composta de 20 ou 40 questões, conforme o cargo; e prova de títulos, com entrega de documentação entre os dias 22 de outubro e 23 de novembro no local de inscrições.
 
Fonte:  DN Online

PLEITO » Confira curiosidades sobre o 2º em Natal e em outras localidades do país


1) Neste domingo (28), vão às urnas 31.725.967 eleitores. Das 50 cidades onde ocorrerá o segundo turno, 17 são capitais de Estado. São Paulo é o estado com o maior número de cidades que terão eleição no último domingo de outubro: 12. Em seguida vem o Rio de Janeiro (7) e em terceiro o Paraná, onde todos os cinco municípios com mais de 200 mil eleitores terão nova eleição.

2) A prestação de contas dos candidatos tem o prazo de até o próximo 6 de novembro para os concorrentes do primeiro turno e de até 27 do mesmo mês para o segundo turno.

3) O TRE/RN contará mais uma vez com a colaboração dos cerca 10 mil mesários que trabalharam no primeiro turno. As cartas de convocação recebidas para a votação do dia 7 de outubro valem também para o próximo domingo, quando os mesários devem se dirigir ao mesmo local, no mesmo horário em que trabalharam no primeiro turno.

4) Semelhante ao que ocorreu no 1º turno das eleições municipais em todo o estado do Rio Grande do Norte, a Cosern disponibilizará atendimento especial com reforço das equipes de prontidão e manutenção em localidades estratégicas de Natal para manter a normalidade do fornecimento de energia elétrica no 2º turno das eleições da capital.